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Questões epistemológicas e metodológicas da produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil (2000-2010)
Coordenador: Márcia Aparecida Jacomini
Currículo
Área:Política Educacional
Período de 17/11/2014 a 30/11/2017
A pesquisa teve como objetivo central analisar as características epistemológicas e metodológicas de teses e dissertações sobre políticas educacionais produzidas no período de 2000 a 2010 nos programas de pós-graduação em educação e identificar as principais tendências dessa produção, indicando possíveis contribuições e lacunas em relação às perspectivas de constituição do campo de estudo em políticas educacionais.Do conjunto de 1.283 trabalhos sobre política educacional, 22 teses e dissertações compuseram o eixo ¿Abordagens teórico-metodológicas¿. Esse conjunto de trabalhos é composto por 12 teses e 10 dissertações, 18 foram defendidos no período de 2006 a 2010 e quatro entre os anos de 2002 a 2004, indicando aumento da produção sobre a temática na segunda metade da década. Os trabalhos foram produzidos em oito universidades de três estados, sendo 12 no Estado do Rio de Janeiro - UERJ (7), UFRJ (4), PUC-RIO (1), nove no Estado de São Paulo - Unesp- Marília (5), Unimep (1), FEUSP (1), UFSCar (2) e uma no Estado do Rio Grande do Sul (UFPel) (1). As análises foram realizadas com base na leitura integral dos textos e preenchimento de ficha de análise, contendo as seguintes informações: objeto de estudo; objetivo; problema de pesquisa; perspectiva epistemológica; referencial teórico; método e procedimentos metodológicos; conclusões e contribuição ao debate.Dos 22 trabalhos, 10 são estudos de revisão; oito são estudos de cunho teórico sobre a produção do conhecimento em educação e quatro tratam de diversas temáticas e não abordaram diretamente a questão da produção do conhecimento em educação ou políticas educacionais.A pesquisa indica necessidade da ampliação de estudos que analisem as questões teórico-metodológicas da produção acadêmica em políticas educacionais, como contribuição à constituição do campo.Conforme orientação do CNPq, segue o link para o vídeo. https://youtu.be/kk9X1bHrVoQ
Política educacional
Produção acadêmica
Revisão sistemática.
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EXCLUSÃO ESCOLAR NA HISTÓRIA BRASILEIRA: PERSISTÊNCIAS E RESISTÊNCIAS (1920-2020)
Coordenador: Natalia de Lacerda Gil
Currículo
Área:História da Educação
Período de 18/02/2019 a 31/07/2023
O projeto de pesquisa ?Exclusão escolar na escola brasileira: persistências e resistências (1920-2020)? foi desenvolvido entre 2018 e 2023 e produziu importantes resultados. Três destaques merecem ser feitos nesse sentido. O primeiro diz respeito aos avanços na compreensão sobre como se deu a escolarização das crianças pobres. Foi possível constatar que o termo ?criança pobre? é bastante recorrente na documentação sobre educação da primeira metade do século XX, mas sem indicar precisamente o que isso significa. Um outro ponto importante é que, pela análise de um conjunto de fichas de matrícula de alunas em uma escola profissional (anos 1940), avançamos na compreensão de que a destinação de uma instituição de ensino para as camadas mais empobrecidas da sociedade não significa necessariamente que foi esse o grupo que efetivamente (ou exclusivamente) frequentou a instituição. O segundo destaque se refere à análise do modo como a repetência foi mencionada em jornais da grande imprensa nas décadas finais do século XX. A pesquisa trouxe evidências de que predominantemente os debates se baseavam em ideias pré-concebidas e não em evidências sustentadas em pesquisas acadêmicas. Mesmo quando já se tinha informação sólida que desmentia determinada interpretação, essa seguia sendo veiculada pela mídia. É o caso, por exemplo, da suposta vinculação entre subnutrição e as altas taxas de reprovação escolar. Por fim, avançamos também na caracterização acerca do modo como a exclusão escolar se apresentou no Brasil ao longo do século XX. O principal destaque, nesse caso, é a persistência do afunilamento das matrículas ao longo da escola básica. Pudemos identificar que, apesar de a partir de 1971 a legislação brasileira ter determinado oito anos de escola como direito de todos, a noção da seleção dos melhores alunos como sendo uma tarefa da escola (como no antigo ginásio) continua exercendo impacto nos anos finais do Ensino Fundamental. Vídeo disponível: https://youtu.be/NwhKRQO9YS8
Exclusão escolar; história; políticas educacionais
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Rastreabilidade genética de Staphylococcus spp. na cadeia produtiva de leite no estado de Pernambuco, Brasil
Coordenador: José Wilton Pinheiro Junior
Currículo
Área:Doenças Infecciosas de Animais
Período de 18/02/2019 a 28/02/2022
Objetivou-se com esse projeto rastrear geneticamente Staphylococcus spp. na cadeia produtiva de leite do estado de Pernambuco. Apenas dois genes pesquisados foram negativos em todos os isolados (mecA e mecC), os genes de resistência mais frequentes em isolados de origem caprino foram tetK (85,71%) e blaZ (48,15%), enquanto em isolados de origem bovina o gene blaZ foi mais frequente (32,47%). Os perfis de resistência fenotípica em isolados de origem caprina mostraram as maiores frequências de isolados resistentes à Penicilina G/ Benzilpenicilina (59%) e Tetraciclina (78%). Isolados de origem bovina mostraram perfis fenotípicos de resistência majoritariamente sensíveis, sendo a única exceção às altas frequências de isolados resistentes observadas nos testes com Penicilina G/ Benzilpenicilina (55,12%). Os isolados de origem caprina mostraram-se fenotipicamente mais resistentes à Tetraciclina que dos isolados de origem bovino (p=0,000). Foram encontrados isolados portadores do sistema CRISPR-Cas tipos II (caprino-14,63%; bovino 12,99%), tipo III (16,26%; 6,49%) e isolados portadores dos dois tipos (II e III) de forma concomitante (26,83%; 2,60%). Os compostos TZ-4.1 e TZ-12.1 apresentam atividade antibacteriana, tendo um efeito bactericida significativo, mostrando potencial para serem utilizados como novos agentes antibacterianos. Informações recorrentes e de similar natureza as obtidas neste projeto, podem direcionar o tratamento nas propriedades amostradas, desta forma, com aumento na eficácia no tratamento da mastite e contribuindo assim com a segurança alimentar e a saúde única.
terapias alternativas
mastite
resistência aos antimicrobianos
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Avaliação de impacto do uso de moedas sociais locais no Brasil
Coordenador: Lilian Kotviski Fiala
Currículo
Área:Economia dos Programas de Bem-Estar Social
Período de 01/12/2018 a 30/11/2021
Desde 1998 existe um novo tipo de organização no Brasil com o objetivo de fazer com que a riqueza local permaneça na sua origem. Trata-se dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento e suas moedas locais. Este projeto consegui mapear os Bancos Comunitários de Desenvolvimento que possuem uma moeda social local, que possui paridade com a moeda nacional, o REAL, e é utilizada apenas na área de atuação do Banco Comunitária. Dos 124 bancos mapeados que possuem moeda com esse perfil, apenas 33 encontram-se operantes, 67 dos bancos estão fechados ou inoperantes e 24 bancos possuem sua situação indefinida devido a dificuldade de encontrar uma forma de identificar a sua situação. Dado o grande percentual de bancos em inatividade, percebe-se uma necessidade de melhorar a metodologia para garantir a autonomia, independência e sustentabilidade dos bancos comunitários, de modo que não dependem de recursos ou organizações externas a sua localidade e comunidade para se manter de pé.
desenvolvimento local
economia solidária
moedas sociais
moedas eletrônicas
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V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES)
Coordenador: Lucia Teixeira de Siqueira e Oliveira
Currículo
Área:Teoria e Análise Lingüística
Período de 05/10/2016 a 31/10/2017
A divulgação da pesquisa em semiótica feita no mundo, a possibilidade de intercâmbios entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a abertura para acordos de cooperação acadêmica e a consolidação da semiótica brasileira como um dos pilares hoje da produção semiótica internacional são algumas das contribuições que o V Congresso Internacional da ABES deixou não só à Pós-graduação da entidade promotora, mas também a todos os Programas de Pós-graduação de universidades brasileiras em que se desenvolve pesquisa em semiótica. A publicação dos anais com os resumos (Gomes, Regina Souza; Mancini , Renata Ciampone (Orgs.). Caderno de Resumos do Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Rio de Janeiro: UFRJ: Faculdade de Letras/Pós-Graduação em Letras (Letras Vernáculas); UFF: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, 2017. 520 p. ISBN 978-85-8363-008-1), os convites à publicação em periódicos brasileiros de artigos de especialistas internacionais e a gravação de depoimentos também serão fatores de estímulo ao desenvolvimento do campo de pesquisa da semiótica, promovido pela realização do Congresso. O Congresso consolidou a importância da Associação Brasileira de Estudos Semióticos e colocou as áreas de Letras e Linguística no centro do processo de afirmação da semiótica como disciplina relevante para a compreensão dos mecanismos de comunicação e produção de textos, obras de arte e objetos midiáticos no mundo contemporâneo.
semiótica; Greimas; Peirce; Lotman; Umberto Eco
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Governança regional em saúde no Brasil: o ranking de desempenho e eficiência na Saúde Pública.
Coordenador: Cláudia Souza Passador
Currículo
Área:Administração Pública
Período de 18/12/2015 a 31/12/2017
O tema governança regional na saúde brasileira é recente e poucos estudos foram desenvolvidos nessa linha de pensamento, de forma que a sua caraterização é ainda um mistério, devido as diversas modificações que este sistema vem sofrendo. Como forma de sanar esta problemática, o projeto abordou a sua caracterização em diferentes perspectivas: 1) segundo o aspecto legal, ou seja, como o regime jurídico da saúde e de sua regionalização evoluíram no tempo; 2) quanto à sua revisão teórica, isso é, os principais trabalhos desenvolvidos na área; 3) panorama das regiões de saúde no Brasil por meio de tabelas e mapas. Por fim, considerações sobre a caracterização do sistema de governança regional em saúde no Brasil em geral.Como resultado, o leitor também pode acessar o "Mapa Interativo do ranking de desempenho e eficiência na Saúde Pública" elaborado pelos pesquisadores no link abaixo:https://drive.google.com/open?id=1GILNdrQky2FtrI6agO3zdnvmmaV_d2nj
Saúde Pública; SUS; Regionalização
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Pesquisa e Desenvolvimento de Alternativas de Manejo e Uso Sustentáveis dos Recursos Naturais do Semiárido Brasileiro
Coordenador: Sergio Vicentini
Currículo
Área:Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Período de 28/04/2011 a 27/06/2013
Para o Instituto, o Programa PCI tem sido de fundamental importância no desenvolvimento de suas atividades de CTI no Semiárido. Desde sua criação, vem obtendo excelentes resultados e muitos dos bolsistas têm sido absorvidos pelo mercado de trabalho, dada a qualidade das pesquisas por eles realizadas
Manejo; Uso Sustentável; Semiárido
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Análise da institucionalização de instrumentos gerenciais em empresas brasileiras na perspectiva dos gestores e usuários
Coordenador: Romualdo Douglas Colauto
Currículo
Área:Ciências Contábeis
Período de 12/11/2010 a 11/11/2012
A dinâmica de mercado leva as organizações a desenvolverem ações e adotarem práticas gerenciais padronizadas. A escolha dos instrumentos gerenciais pode estar tanto relacionada à legitimidade quanto à necessidade de adoção dos instrumentos que aperfeiçoem a prática de gestão. Tais observações remetem a possibilidade de empresas distintas adotarem o mesmo instrumento gerencial e mesmo assim obterem desempenho semelhante, assim como, empresas do mesmo ramo ou setor adotarem instrumentos semelhantes e auferirem desempenho distinto. Pesquisas sobre a Teoria Institucional tem sido utilizadas para explicar os fenômenos organizacionais por meio do entendimento do como e do por que as estruturas e processos organizacionais tornam-se legitimados e quais suas consequências nos resultados planejados para as organizações.
Nesse sentido, os estudos desenvolvidos neste projeto investigaram como as organizações escolheram seus instrumentos gerenciais e se eles estão efetivamente institucionalizados em suas práticas de gestão.
Teoria Institucional. Instrumentos. Análise.
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II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical - TeMA
Coordenador: Ilza Maria Costa Nogueira
Currículo
Área:Composição Musical
Período de 05/10/2016 a 31/10/2017
Existe uma tensão inevitável entre o abstrato e o prático na sala de aula de teoria musical. Quando as abstrações são fortemente enfatizadas, a aula se torna enfadonha e alienada da realidade musical. Por outro lado, quando se enfatiza técnicas fortemente associadas com um estilo muito específico, a aula poderá estreitar tanto o foco o que desencoraja a transferência dos conceitos subjacentes para repertórios mais amplos. Saber como mediar entre os extremos da abstração excessiva e da especificidade desproporcional torna-se, então, um desafio fundamental para a pedagogia da teoria musical. Um exame dos atritos entre o abstrato e o concreto na pedagogia da teoria musical pode ajudar a esclarecer assuntos específicos relacionados com o ensino de disciplinas tais como contraponto, harmonia e forma; assim como pode também iluminar os objetivos mais amplos da pedagogia da teoria musical. Esta foi a preocupação fundamental da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical ao conceber o tema do seu segundo congresso (Teoria e Análise Musical em Perspectiva Didática) e escolher os especialistas convidados a proferir conferências, ministrar seminários e expor em mesas-temáticas.
Análise Musical
Congresso Musical
Teoria da Música
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12o. ENCONTRO BRASILEIRO DE FÍSICA DOS PLASMAS EBFP 2013
Coordenador: José Leonardo Ferreira
Currículo
Área:Física de Plasmas e Descargas Elétricas
Período de 09/07/2013 a 08/07/2014
Plasma é um fluído em geral gás ionizado elétricamente neutro que apresenta varios tipos de propriedades que podem e são utilizadas no dia a dia da sociedade moderna. Lampadas de mercurio, neon , argonio; circuitos integrados, eliminação de poluentes e produção de energia são algumas das aplicações mais importantes do quarto estado da materia, o plasma.
Fisica dos Plasmas e Descarags Eletricas