Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Questões epistemológicas e metodológicas da produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil (2000-2010)

    Coordenador: Márcia Aparecida Jacomini
    Currículo
    Área:Política Educacional

    Período de 17/11/2014 a 30/11/2017

    A pesquisa teve como objetivo central analisar as características epistemológicas e metodológicas de teses e dissertações sobre políticas educacionais produzidas no período de 2000 a 2010 nos programas de pós-graduação em educação e identificar as principais tendências dessa produção, indicando possíveis contribuições e lacunas em relação às perspectivas de constituição do campo de estudo em políticas educacionais.Do conjunto de 1.283 trabalhos sobre política educacional, 22 teses e dissertações compuseram o eixo ¿Abordagens teórico-metodológicas¿. Esse conjunto de trabalhos é composto por 12 teses e 10 dissertações, 18 foram defendidos no período de 2006 a 2010 e quatro entre os anos de 2002 a 2004, indicando aumento da produção sobre a temática na segunda metade da década. Os trabalhos foram produzidos em oito universidades de três estados, sendo 12 no Estado do Rio de Janeiro - UERJ (7), UFRJ (4), PUC-RIO (1), nove no Estado de São Paulo - Unesp- Marília (5), Unimep (1), FEUSP (1), UFSCar (2) e uma no Estado do Rio Grande do Sul (UFPel) (1). As análises foram realizadas com base na leitura integral dos textos e preenchimento de ficha de análise, contendo as seguintes informações: objeto de estudo; objetivo; problema de pesquisa; perspectiva epistemológica; referencial teórico; método e procedimentos metodológicos; conclusões e contribuição ao debate.Dos 22 trabalhos, 10 são estudos de revisão; oito são estudos de cunho teórico sobre a produção do conhecimento em educação e quatro tratam de diversas temáticas e não abordaram diretamente a questão da produção do conhecimento em educação ou políticas educacionais.A pesquisa indica necessidade da ampliação de estudos que analisem as questões teórico-metodológicas da produção acadêmica em políticas educacionais, como contribuição à constituição do campo.Conforme orientação do CNPq, segue o link para o vídeo. https://youtu.be/kk9X1bHrVoQ

    Política educacional Produção acadêmica Revisão sistemática.
  • EXCLUSÃO ESCOLAR NA HISTÓRIA BRASILEIRA: PERSISTÊNCIAS E RESISTÊNCIAS (1920-2020)

    Coordenador: Natalia de Lacerda Gil
    Currículo
    Área:História da Educação

    Período de 18/02/2019 a 31/07/2023

    O projeto de pesquisa ?Exclusão escolar na escola brasileira: persistências e resistências (1920-2020)? foi desenvolvido entre 2018 e 2023 e produziu importantes resultados. Três destaques merecem ser feitos nesse sentido. O primeiro diz respeito aos avanços na compreensão sobre como se deu a escolarização das crianças pobres. Foi possível constatar que o termo ?criança pobre? é bastante recorrente na documentação sobre educação da primeira metade do século XX, mas sem indicar precisamente o que isso significa. Um outro ponto importante é que, pela análise de um conjunto de fichas de matrícula de alunas em uma escola profissional (anos 1940), avançamos na compreensão de que a destinação de uma instituição de ensino para as camadas mais empobrecidas da sociedade não significa necessariamente que foi esse o grupo que efetivamente (ou exclusivamente) frequentou a instituição. O segundo destaque se refere à análise do modo como a repetência foi mencionada em jornais da grande imprensa nas décadas finais do século XX. A pesquisa trouxe evidências de que predominantemente os debates se baseavam em ideias pré-concebidas e não em evidências sustentadas em pesquisas acadêmicas. Mesmo quando já se tinha informação sólida que desmentia determinada interpretação, essa seguia sendo veiculada pela mídia. É o caso, por exemplo, da suposta vinculação entre subnutrição e as altas taxas de reprovação escolar. Por fim, avançamos também na caracterização acerca do modo como a exclusão escolar se apresentou no Brasil ao longo do século XX. O principal destaque, nesse caso, é a persistência do afunilamento das matrículas ao longo da escola básica. Pudemos identificar que, apesar de a partir de 1971 a legislação brasileira ter determinado oito anos de escola como direito de todos, a noção da seleção dos melhores alunos como sendo uma tarefa da escola (como no antigo ginásio) continua exercendo impacto nos anos finais do Ensino Fundamental. Vídeo disponível: https://youtu.be/NwhKRQO9YS8

    Exclusão escolar; história; políticas educacionais
  • Rastreabilidade genética de Staphylococcus spp. na cadeia produtiva de leite no estado de Pernambuco, Brasil

    Coordenador: José Wilton Pinheiro Junior
    Currículo
    Área:Doenças Infecciosas de Animais

    Período de 18/02/2019 a 28/02/2022

    Objetivou-se com esse projeto rastrear geneticamente Staphylococcus spp. na cadeia produtiva de leite do estado de Pernambuco. Apenas dois genes pesquisados foram negativos em todos os isolados (mecA e mecC), os genes de resistência mais frequentes em isolados de origem caprino foram tetK (85,71%) e blaZ (48,15%), enquanto em isolados de origem bovina o gene blaZ foi mais frequente (32,47%). Os perfis de resistência fenotípica em isolados de origem caprina mostraram as maiores frequências de isolados resistentes à Penicilina G/ Benzilpenicilina (59%) e Tetraciclina (78%). Isolados de origem bovina mostraram perfis fenotípicos de resistência majoritariamente sensíveis, sendo a única exceção às altas frequências de isolados resistentes observadas nos testes com Penicilina G/ Benzilpenicilina (55,12%). Os isolados de origem caprina mostraram-se fenotipicamente mais resistentes à Tetraciclina que dos isolados de origem bovino (p=0,000). Foram encontrados isolados portadores do sistema CRISPR-Cas tipos II (caprino-14,63%; bovino 12,99%), tipo III (16,26%; 6,49%) e isolados portadores dos dois tipos (II e III) de forma concomitante (26,83%; 2,60%). Os compostos TZ-4.1 e TZ-12.1 apresentam atividade antibacteriana, tendo um efeito bactericida significativo, mostrando potencial para serem utilizados como novos agentes antibacterianos. Informações recorrentes e de similar natureza as obtidas neste projeto, podem direcionar o tratamento nas propriedades amostradas, desta forma, com aumento na eficácia no tratamento da mastite e contribuindo assim com a segurança alimentar e a saúde única.

    terapias alternativas mastite resistência aos antimicrobianos
  • Avaliação de impacto do uso de moedas sociais locais no Brasil

    Coordenador: Lilian Kotviski Fiala
    Currículo
    Área:Economia dos Programas de Bem-Estar Social

    Período de 01/12/2018 a 30/11/2021

    Desde 1998 existe um novo tipo de organização no Brasil com o objetivo de fazer com que a riqueza local permaneça na sua origem. Trata-se dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento e suas moedas locais. Este projeto consegui mapear os Bancos Comunitários de Desenvolvimento que possuem uma moeda social local, que possui paridade com a moeda nacional, o REAL, e é utilizada apenas na área de atuação do Banco Comunitária. Dos 124 bancos mapeados que possuem moeda com esse perfil, apenas 33 encontram-se operantes, 67 dos bancos estão fechados ou inoperantes e 24 bancos possuem sua situação indefinida devido a dificuldade de encontrar uma forma de identificar a sua situação. Dado o grande percentual de bancos em inatividade, percebe-se uma necessidade de melhorar a metodologia para garantir a autonomia, independência e sustentabilidade dos bancos comunitários, de modo que não dependem de recursos ou organizações externas a sua localidade e comunidade para se manter de pé.

    desenvolvimento local economia solidária moedas sociais moedas eletrônicas
  • V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES)

    Coordenador: Lucia Teixeira de Siqueira e Oliveira
    Currículo
    Área:Teoria e Análise Lingüística

    Período de 05/10/2016 a 31/10/2017

    A divulgação da pesquisa em semiótica feita no mundo, a possibilidade de intercâmbios entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a abertura para acordos de cooperação acadêmica e a consolidação da semiótica brasileira como um dos pilares hoje da produção semiótica internacional são algumas das contribuições que o V Congresso Internacional da ABES deixou não só à Pós-graduação da entidade promotora, mas também a todos os Programas de Pós-graduação de universidades brasileiras em que se desenvolve pesquisa em semiótica. A publicação dos anais com os resumos (Gomes, Regina Souza; Mancini , Renata Ciampone (Orgs.). Caderno de Resumos do Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Rio de Janeiro: UFRJ: Faculdade de Letras/Pós-Graduação em Letras (Letras Vernáculas); UFF: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, 2017. 520 p. ISBN 978-85-8363-008-1), os convites à publicação em periódicos brasileiros de artigos de especialistas internacionais e a gravação de depoimentos também serão fatores de estímulo ao desenvolvimento do campo de pesquisa da semiótica, promovido pela realização do Congresso. O Congresso consolidou a importância da Associação Brasileira de Estudos Semióticos e colocou as áreas de Letras e Linguística no centro do processo de afirmação da semiótica como disciplina relevante para a compreensão dos mecanismos de comunicação e produção de textos, obras de arte e objetos midiáticos no mundo contemporâneo.

    semiótica; Greimas; Peirce; Lotman; Umberto Eco
  • Governança regional em saúde no Brasil: o ranking de desempenho e eficiência na Saúde Pública.

    Coordenador: Cláudia Souza Passador
    Currículo
    Área:Administração Pública

    Período de 18/12/2015 a 31/12/2017

    O tema governança regional na saúde brasileira é recente e poucos estudos foram desenvolvidos nessa linha de pensamento, de forma que a sua caraterização é ainda um mistério, devido as diversas modificações que este sistema vem sofrendo. Como forma de sanar esta problemática, o projeto abordou a sua caracterização em diferentes perspectivas: 1) segundo o aspecto legal, ou seja, como o regime jurídico da saúde e de sua regionalização evoluíram no tempo; 2) quanto à sua revisão teórica, isso é, os principais trabalhos desenvolvidos na área; 3) panorama das regiões de saúde no Brasil por meio de tabelas e mapas. Por fim, considerações sobre a caracterização do sistema de governança regional em saúde no Brasil em geral.Como resultado, o leitor também pode acessar o "Mapa Interativo do ranking de desempenho e eficiência na Saúde Pública" elaborado pelos pesquisadores no link abaixo:https://drive.google.com/open?id=1GILNdrQky2FtrI6agO3zdnvmmaV_d2nj

    Saúde Pública; SUS; Regionalização
  • Pesquisa e Desenvolvimento de Alternativas de Manejo e Uso Sustentáveis dos Recursos Naturais do Semiárido Brasileiro

    Coordenador: Sergio Vicentini
    Currículo
    Área:Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos

    Período de 28/04/2011 a 27/06/2013

    Para o Instituto, o Programa PCI tem sido de fundamental importância no desenvolvimento de suas atividades de CTI no Semiárido. Desde sua criação, vem obtendo excelentes resultados e muitos dos bolsistas têm sido absorvidos pelo mercado de trabalho, dada a qualidade das pesquisas por eles realizadas

    Manejo; Uso Sustentável; Semiárido
  • Análise da institucionalização de instrumentos gerenciais em empresas brasileiras na perspectiva dos gestores e usuários

    Coordenador: Romualdo Douglas Colauto
    Currículo
    Área:Ciências Contábeis

    Período de 12/11/2010 a 11/11/2012

    A dinâmica de mercado leva as organizações a desenvolverem ações e adotarem práticas gerenciais padronizadas. A escolha dos instrumentos gerenciais pode estar tanto relacionada à legitimidade quanto à necessidade de adoção dos instrumentos que aperfeiçoem a prática de gestão. Tais observações remetem a possibilidade de empresas distintas adotarem o mesmo instrumento gerencial e mesmo assim obterem desempenho semelhante, assim como, empresas do mesmo ramo ou setor adotarem instrumentos semelhantes e auferirem desempenho distinto. Pesquisas sobre a Teoria Institucional tem sido utilizadas para explicar os fenômenos organizacionais por meio do entendimento do como e do por que as estruturas e processos organizacionais tornam-se legitimados e quais suas consequências nos resultados planejados para as organizações. Nesse sentido, os estudos desenvolvidos neste projeto investigaram como as organizações escolheram seus instrumentos gerenciais e se eles estão efetivamente institucionalizados em suas práticas de gestão.

    Teoria Institucional. Instrumentos. Análise.
  • II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical - TeMA

    Coordenador: Ilza Maria Costa Nogueira
    Currículo
    Área:Composição Musical

    Período de 05/10/2016 a 31/10/2017

    Existe uma tensão inevitável entre o abstrato e o prático na sala de aula de teoria musical. Quando as abstrações são fortemente enfatizadas, a aula se torna enfadonha e alienada da realidade musical. Por outro lado, quando se enfatiza técnicas fortemente associadas com um estilo muito específico, a aula poderá estreitar tanto o foco o que desencoraja a transferência dos conceitos subjacentes para repertórios mais amplos. Saber como mediar entre os extremos da abstração excessiva e da especificidade desproporcional torna-se, então, um desafio fundamental para a pedagogia da teoria musical. Um exame dos atritos entre o abstrato e o concreto na pedagogia da teoria musical pode ajudar a esclarecer assuntos específicos relacionados com o ensino de disciplinas tais como contraponto, harmonia e forma; assim como pode também iluminar os objetivos mais amplos da pedagogia da teoria musical. Esta foi a preocupação fundamental da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical ao conceber o tema do seu segundo congresso (Teoria e Análise Musical em Perspectiva Didática) e escolher os especialistas convidados a proferir conferências, ministrar seminários e expor em mesas-temáticas.

    Análise Musical Congresso Musical Teoria da Música
  • 12o. ENCONTRO BRASILEIRO DE FÍSICA DOS PLASMAS EBFP 2013

    Coordenador: José Leonardo Ferreira
    Currículo
    Área:Física de Plasmas e Descargas Elétricas

    Período de 09/07/2013 a 08/07/2014

    Plasma é um fluído em geral gás ionizado elétricamente neutro que apresenta varios tipos de propriedades que podem e são utilizadas no dia a dia da sociedade moderna. Lampadas de mercurio, neon , argonio; circuitos integrados, eliminação de poluentes e produção de energia são algumas das aplicações mais importantes do quarto estado da materia, o plasma.

    Fisica dos Plasmas e Descarags Eletricas
  • Mostrando 61441 - 61450 de 62245 resultado(s).
  • Página: 
  •  Primeiro
  •  Anterior
  • Próximo 
  • Último