Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Plasticidade fenotípica de espécies vegetais de manguezais no estado do Paraná.

    Coordenador: Maria Regina Torres Boeger
    Currículo
    Área:Morfologia Vegetal

    Período de 20/12/2011 a 19/12/2013

    Os manguezais são ecossistemas muito importantes, devido a sua alta produtividade. Apresentam uma estrutura relativamente simples, quando comparada a outros tipos florestais, pois possuem uma baixa diversidade de espécies vegetais. No entanto, as espécies que ali habitam possuem uma grande variabilidade em suas características estruturais e funcionais. Nos manguezais sul-brasileiros são encontradas três espécies vegetais: Rhizophora mangle L. (Rhyzophoraceae), Avicennia schaeuriana Stapf & Leechm. ex Moldenke (Acanthaceae), e Laguncularia racemosa (L.) Gaertn. (Combretaceae). Os poucos estudos sobre a estrutura da vegetação de mangues no Paraná mostraram que a salinidade influencia na densidade e distribuição dessas espécies. Os diferentes mecanismos de eliminação de sal (exclusão, secreção e acumulação de sal) variam entre as espécies e são determinantes na tolerância dos diferentes graus de salinidade. Algumas características morfológicas e fisiológicas respondem de forma mais direta ao teor de sal no solo e, portanto, são mais plásticas. A manifestação dessas características é denominada de plasticidade fenotípica e pode ser entendida como uma resposta da interação de efeitos genéticos e ambientais que atuam conjuntamente para modelar o fenótipo. Nesse projeto, pretendeu-se ampliar os conhecimentos sobre a plasticidade fenotípica de espécies vegetais típicas de manguezais, procurando detectar entre as características estudadas aquelas que apresentam maior plasticidade em relação a um gradiente de salinidade e diferentes condições de fertilidade e textura do solo nos manguezais estudados. As diferenças encontradas nos solos estudados caracterizam um gradiente de inundação entre a borda e o interior do mangue. Estas diferenças influenciam na densidade e área basal das espécies vegetais, exibindo estruturação diferenciada da vegetação. Este padrão não está relacionado apenas com a salinidade da água intersticial mas com a fertilidade do solo ao longo do gradiente.

    morfologia foliar salinidade fotossíntese
  • Tecnologias para produção de pequenas frutas

    Coordenador: Luis Eduardo Correa Antunes
    Currículo
    Área:Manejo e Tratos Culturais

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    Devido às diversas mudanças ocorridas na cadeia produtiva de frutas nos últimos anos, existe uma defasagem de recomendações para implantação dos pomares, condução, manejo de pragas e doenças, conservação e processamento da fruta para os diferentes sistemas de produção adotados. Uma das alternativas para valorizar e agregar valor as frutas de clima temperado é priorizar a produção de frutos destinados ao consumo in natura, mercado este em expansão e que valoriza o produto com preços mais justos. Desta forma, os resultados das ações de pesquisa propostas neste projeto contribuíram para gerar informações e demonstrar à cadeia produtiva e à sociedade, a possibilidade de produzir frutas com o uso racional de insumos, mantendo a qualidade e a rentabilidade desta atividade agrícola. As pequenas frutas representam mais uma oportunidade para o fruticultor diversificar a produção e obter bons lucros. Plantios de espécies como, amora-preta (Rubus spp), mirtilo (Vaccinium spp) e framboesa (Rubus spp) podem render alto retorno em pequenas áreas, existindo, ainda, empresas bem organizadas e conhecedoras do mercado internacional empenhadas em produzir e exportar estas frutas. A grande procura por produtos à base dessas frutas por parte dos consumidores é incentivada, especialmente, por pesquisas que apontam o seu extraordinário valor como alimento funcional. A esse trio de espécies soma-se o morango (Fragaria spp), com cadeia produtiva mais organizada e com significativa importância socioeconômico para os produtores das regiões Sul, Sudeste e até do Centro-Oeste. Assim, apesar dos resultados obtidos ao longo de mais de 10 anos de pesquisa com essas espécies de frutas, ainda persiste uma série de lacunas de pesquisa que necessitam de informações para poderem dar suporte à expansão sustentável da produção e contribuir para a geração de emprego e renda e a mitigação de problemas sociais e alimentares.

  • iULBRA - Incubadora Tecnológica da ULBRA

    Coordenador: Nádia Teresinha Schroder
    Currículo
    Área:Garantia e controle de qualidade farmacêuticos

    Período de 05/01/2012 a 04/01/2014

    O projeto Incubadora Tecnológica da ULBRA, que objetivou a ampliação e modernização da infraestrutura disponível para as empresas, obteve total êxito, superando as expectativas e tendo com resultado uma incubadora tecnológica moderna, preocupada com modelos e políticas de gestão da qualidade, que oferece às suas empresas e projetos incubados, estrutura segura, moderna, com salas de reuniões, auditórios, equipe de apoio e consultores gratuitos, moderna estrutura de comunicação, contribuindo, assim, para o desenvolvimento regional a partir da inovação gerada pelas empresas incubadas, com o apoio e suporte da ULBRA.

    parque tecnológico inovação incubadora tecnológica
  • Narrativas na formação inicial em Pedagogia e na formação contínua de professores iniciantes

    Coordenador: Rosa Maria Moraes Anunciato
    Currículo
    Área:Tópicos Específicos de Educação

    Período de 30/12/2011 a 29/12/2013

    Ainda hoje, são escassas as iniciativas de políticas de acompanhamento de professores iniciantes no Brasil, por isso, delineamos uma investigação envolvendo licenciandos em Pedagogia e professores iniciantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, egressos do curso de Pedagogia, que possuem uma aproximação temporal no sentido de que uns estão próximos de iniciar-se na docência e outros que estão há apenas alguns anos do seu tempo de estudante. A construção e reconstrução das histórias pessoais e sociais das pessoas têm inspirado muitas pesquisas e revelado que os professores apresentam um considerável desenvolvimento profissional quando passam por essas experiências. O desenvolvimento profissional do professor, concebido como um processo reflexivo e crítico sobre a prática educativa, é potencializado pelo movimento de escrita na medida em que esta exige (re)elaboração e (re)significação do pensamento pela própria estrutura do ato de escrever que possibilita uma formulação mais acurada das ideias do que a comunicação oral. Os processos de formação contínua de professores em ambientes online permitem transformá-los em ambientes virtuais de aprendizagem em que se entrecruzam diferentes vozes (de pesquisadores, pós-graduandos, professores iniciantes e licenciandos) em um diálogo formativo. Envolver professores em formação e professores iniciantes em grupo colaborativo composto por participantes de áreas diversas, tem-se constituído num espaço de reflexão, possibilitando-lhes revisitar sua formação, (re)significar conceitos, tendo a prática pedagógica docente como eixo das reflexões produzidas. Assim, as narrativas elaboradas e discutidas em grupo são potencializadoras de desenvolvimento profissional ao permitir olhar para a própria história, partilhá-la e olhar para o grupo, tendo a história do outro como elemento para pensar a própria história, como possibilidade de identificação/ estranhamento/transformação.

    desenvolvimento profissional professores iniciantes formação de professores narrativas
  • Perfil clínico dos usuários de crack no Estado do Piauí.

    Coordenador: Claudete Ferreira de Souza Monteiro
    Currículo
    Área:Enfermagem em Saúde Mental

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    O estudo sobre o Perfil clínico dos usuários de crack do estado do Piauí, realizada por pesquisadores do Grupo de Estudos Sobre Enfermagem, Violência e Saúde Mental da Universidade Federal do Piauí, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e com apoio financeiro do CNPq por meio do Edital Universal n.14/2011, obteve um perfil, em sua maioria, de indivíduos solteiros, do sexo masculino, adultos jovens, com baixa escolaridade (ensino fundamental incompleto), desempregados e provenientes de famílias de baixa renda, com queixas de cáries, perdas dentárias, bolhas ou lesão na mucosa oral e nasal, coriza. Além dessas queixas foram registradas zumbido e vertigem, alterações sistêmicas graves como o aumento da frequencia respiratória e da pressão arterial e hemoglobina e hematócrito abaixo do padrão de normalidade e outros indícios hematológicos importantes. Em relação ao padrão de consumo informaram serem compulsivos, com uso do crack a mais de um ano e uso diário e precisando de quantidades cada vez maiores para obter o efeito desejado. Iniciam antes dos 18 anos e associam o crack com a maconha, solventes, álcool e tranquilizantes. Entre os fatores que levam ao consumo do crack destacam-se o fácil acesso, a alta disponibilidade e preços acessíveis, associados ao isolamento e violência urbana. A busca por tratamento é guiada pelos familiares, entretanto ocorre muitas recaídas em função de um desejo de consumir a droga, avaliada no estudo como de grave intensidade. Apresentam ainda importante sintomas de depressão e ansiedade. Para que o tratamento e prevenção do uso de crack sejam eficazes, as políticas públicas devem levar em consideração o perfil dos usuários e envolver a família, amigos e pessoas comprometidas com a causa.

    Enfermagem. Epidemiologia Saúde Mental Cocaina crak
  • Espaços coletivos e formação de professores centrada na escola

    Coordenador: Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha
    Currículo
    Área:Tópicos Específicos de Educação

    Período de 30/12/2011 a 29/12/2013

    O objetivo da investigação foi compreender como os espaços coletivos da escola, especialmente as aulas de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) e Conselhos, vão se constituindo e sendo apropriados pelos professores como experiências de formação. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública estadual paulista durante os anos de 2012 e 2013. Os pesquisadores acompanharam vários grupos de professores e puderam reconhecer singularidades nos modos de apropriação do trabalho coletivo como espaços e tempos de formação. Reconheceram algumas condições facilitadoras para promoção da reflexão e revisão das práticas pedagógicas: relação de confiança entre os membros do grupo, que compartilhavam um sentimento de pertencimento e aceitavam as diferenças; colaboração orientada pelo diálogo e compreensão dos pontos de vista; problemas da escola tomados como pontos de partida para a reflexão coletiva; socialização e revisão das práticas dirigidas para a intervenção a favor da aprendizagem dos alunos; compromisso com práticas coletivas de formação de professores e estudantes; teorias científicas assumidas como material que favorecia a reflexão; registro compreendido como oportunidade de reflexão e partilha; entre outras. No entanto, alguns limites para a formação centrada no contexto de trabalho também foram identificados: organização da jornada e disponibilidade de participação nas ATPC; sobrecarga de trabalho dos professores; formas de contratação e vínculo com a escola. Diante de condições de trabalho desgastantes e vínculos profissionais precários, a formação centrada na escola faz-se um imenso desafio para a equipe gestora e para os professores que assumem que sua formação se dá no exercício de sua prática profissional. O desafio principal é, justamente, ?sustentar? a formação nas ATPC, isto é, manter o trabalho a favor do diálogo e da cultura de colaboração.

    desenvolvimento profissional docente trabalho coletivo formação centrada na escola
  • Estudo de Excitações Topológicas Em Estruturas Magnéticas Confinadas

    Coordenador: Ricardo Lopes da Silva
    Currículo
    Área:Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas

    Período de 22/11/2010 a 21/11/2013

    Materiais magnéticos são fortes candidatos para a fabricação de dispositivos de alta tecnologia, tais como mídias de armazenamento ultrarrápidas e de alta densidade, portas lógicas magnéticas, confecção de materiais hibridos/semicondutor (filtros de spins, transistores de spins, etc), etc. O estudo proposto neste projeto possibilita o entendimento das propriedades térmicas e dinâmicas destes materiais que possuem grande apelo tecnológico. Com os resultados obtidos, tentamos e tentaremos encontrar explicações convincentes para os vários experimentos recentes em sistemas de spins na presença de fortes campos aplicados e, se possível, sugerir futuros experimentos e desenvolvimentos para essa classe de materiais de grande interesse.

    Spin monopolo vórtice nanodisco Ice Skyrmion
  • Torneios na Gestão de Fundos de Investimento: Impactos na Captação e Persistência da Performance

    Coordenador: Robert Aldo Iquiapaza Coaguila
    Currículo
    Área:Administração Financeira

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    Os resultados da pesquisa evidenciam que a escolha de fundos de investimento não é tarefa simples, dada a grande quantidade de oferta de fundos disponível no mercado. As famílias de fundos oferecem, na maioria de casos, uma ampla gama de possibilidades de escolha de fundos em diferentes segmentos de risco e expectativa de retorno, onde o investidor pode escolher o que for de seu agrado. Em alguns casos, seria melhor escolher fundos de diferentes famílias, mesmo que isso origine maiores custos de procura e de transação. Uma análise cuidadosa das informações proporcionadas pelos fundos e disponíveis em fontes públicas ajudarão na tomada dessa decisão.

    foco performance Famílias de fundos torneios captação líquida
  • Desenvolvimento metodológico em Psicanálise

    Coordenador: Marta Regina de Leão D'Agord
    Currículo
    Área:Tratamento e Prevenção Psicológica

    Período de 06/01/2012 a 05/01/2014

    O Laboratório de Psicanálise tem por objetivo a formação de pesquisadores na produção de conhecimentos concernentes à relação entre psicanálise e psicologia social e institucional. Para tanto, trabalha os fundamentos epistemológicos e metodológicos da clínica através de uma linha de pesquisa, intitulada Psicanálise: subjetivação e Psicopatologia. Nesse sentido, o estudo e desenvolvimento de recursos didáticos para transmissão de conceitos é fundamental. Com esse objetivo, realizamos por dois anos estudos de Lógica e Topologia no Projeto Desenvolvimento metodológico em Psicanálise, com o subtítulo O diálogo da teoria psicanalítica com a Lógica e a Topologia. Nesse projeto, realizamos intercâmbio com pesquisadores do Brasil e da Argentina que também trabalham nessa abordagem da clínica psicanalítica. Trata-se de uma inovação na área de psicologia, na medida em que aproximamos a pesquisa sobre o inconsciente, a prática clínica e a área da lógica. Essa aproximação permite formar novas gerações de pesquisadores e profissionais preparados para justificar com consistência lógica e teórica seu exercício profissional na área do tratamento clínico.

    Psicanálise; Sujeito; Clínica; Lógica; Topologia
  • Estudo de Grafos e seu impacto no Ensino Médio e Superior em Instituições Públicas

    Coordenador: Simone Dantas de Souza
    Currículo
    Área:Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação

    Período de 16/12/2011 a 15/12/2013

    O presente projeto contribuiu no processo de intervenção no cotidiano escolar, em particular, nas aulas de matemática nos níveis médio e superior com a apresentação das situações de pesquisa em sala de aula. Foram realizados estudos sobre aplicações de Teoria de Grafos particularmente em jogos combinatórios. Na vertente de Educação Matemática trabalhamos com o jogo Clobber visando estabelecer uma estratégia de aplicação em alunos do ensino médio e superior de instituições de ensino públicas. Na vertente de Neurociência, foram estudados alguns testes de avaliação neuropsicológica de para ajudar na detecção do TDAH. Nós aplicamos o Clobber em alunos do ensino médio e superior, além de alguns pacientes de uma clínica de neuropsicologia privada. Esta pesquisa visou identificar quais funções o teste consegue captar (tomada de decisão, planejamento, etc), de forma a melhorarmos a metodologia e os exercícios a serem aplicados em sala de aula

    coloração teoria de grafos jogos combinatórios análise e complexidade de algorítmos
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