Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • II Feira de Iniciação Científica e Tecnológica de Jaraguá do Sul

    Coordenador: Julio Eduardo Bortolini
    Currículo
    Área:Física Geral

    Período de 30/12/2011 a 29/12/2013

    Projeto não realizado. Recursos devolvidos.

    Feira de ciências educação básica iniciação científica e tecnológica
  • Difusão de prata, iodo e de outros produtos de fissão nuclear em camadas de carbono e de carbeto de silício

    Coordenador: Enio Frota da Silveira
    Currículo
    Área:Propriedades de Transportes de Matéria Condensada (Não Eletrônica)

    Período de 26/11/2010 a 25/11/2013

    A energia elétrica produzida através de reatores nucleares apareceu nos anos 50 e conheceu forte desenvolvimento. No final dos anos 60 e início dos 70, o Brasil iniciou um grande esforço para dominar a nova técnica mas seu programa ficou essencialmente restrito às centrais Angra I e II. Mesmo com a retomada mais recente com a central Angra III, a imagem da indústria nuclear ainda está embaçada com os permanentes receios do armazenamento de rejeitos radioativos e com os acidentes ocorridos com os reatores de Chernobyl (26 de abril de 1986) e de Fukushima (11 de março de 2011). Deve ser informado que estes projetos basearam-se respectivamente em moderador de grafite e vaso de água quente a alta pressão. Alguns projetos de reatores da próxima geração (IV) buscam encapsular unidades do combustível nuclear com revestimentos capazes de impedir a liberação de materiais radioativos em caso de acidentes. Índia, Brasil e África do Sul são países que optaram por investir pesadamente em centrais nucleares e é natural que suas respectivas comunidades acadêmico-científicas das áreas envolvidas se associem no esforço de conseguir ou aprimorar tecnologias que aumentem a eficiência e segurança das futuras centrais. Um dos novos reatores nucleares em desenvolvimento é o PMBR (Pebble Bed Modular Reactor), projetado para oferecer mais segurança em caso de acidentes, para ser flexível quanto à potência da demanda e ser operacionalmente eficiente. Neste contexto, o objetivo principal deste projeto é o de melhorar a compreensão do fenômeno de difusão dos produtos de fissão através das paredes que mantêm o urânio confinado nos reatores nucleares de nova geração do tipo PBMR. Basicamente, busca-se determinar os parâmetros de difusão dos produtos de fissão através dos materiais que constituem o revestimento do combustível UO2, levando-se em conta as condições em que o moderador se encontra durante a operação do reator. Encontrou-se que o revestimento de carbeto de silício mantém a estrutu

    combustivel nuclear reator PBMR difusao de prata produtos de fissão
  • Efeitos de leptina na resposta inflamatória e metabolismo lipídico em células relacionadas com resposta inflamatória na obesidade.

    Coordenador: Clarissa Menezes Maya Monteiro
    Currículo
    Área:Metabolismo e Bioenergética

    Período de 15/12/2011 a 14/12/2013

    A obesidade é uma doença caracterizada por um excesso de tecido adiposo, atingindo milhares de pessoas no mundo todo e que leva ao desenvolvimento diversas patologias como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Isto porque, o tecido adiposo, além da sua função de armazenamento de lipídeos, também produz uma variedade substâncias relacionadas com a modulação da resposta imunológica. Consequentemente, o obeso possui grande quantidade de moduladores inflamatórios, o que pode prejudicar diversas funções fisiológicas. A leptina foi a primeira proteína relacionada com o controle da saciedade, identificada como produto do tecido adiposo. Ela atua no hipotálamo e tem como principal função a regulação do apetite. Além de atuar no hipotálamo, a leptina apresenta ação em outras regiões do nosso organismo, como no sistema imunológico. Diversos estudos científicos demonstraram que a leptina é capaz de ativar células que atuam na resposta inflamatória. Recentemente nosso grupo observou que a ativação de macrófagos via leptina é feita através da ativação de outras proteínas importantes para sinalização celular assim como o número de organelas celulares importantes para a resposta inflamatória. Assim, neste projeto estudamos das vias de sinalização celular envolvidas na resposta imunológica relacionada com a obesidade, com foco na avaliação dos efeitos da leptina nos diferentes depósitos tecido adiposo. Analisando especificamente a participação da leptina na ativação de leucócitos, assim como alterações na produção de citocinas decorrentes do excesso de tecido adiposo.

    mTOR leptina macrófago inflamação obesidade copúsculo lipídico
  • Estratégias pré e pós-colheita de controle de contaminação por micotoxinas

    Coordenador: Elisabete Yurie Sataque Ono
    Currículo
    Área:Micologia

    Período de 21/12/2011 a 20/12/2013

    O controle realizado por meio de metodologias confiáveis e de custo acessível à comunidade produtora é essencial para garantir o fornecimento de alimentos de alta qualidade quanto à contaminação por fungos toxigênicos/micotoxinas. Uma melhor integração com o setor agropecuário-industrial do Estado por meio de um sistema permanente de controle eficiente associado a baixo custo garantiria o fornecimento de alimentos de melhor qualidade e seguros à população consumidora.

    fungos toxigênicos fumonisinas ocratoxina A imunoensaios aflatoxinas PCR em tempo real
  • RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E IDENTIFICAÇÃO DOS RECURSOS E DAS NECESSIDADES DOS PAIS DE PRÉ-ESCOLARES INCLUÍDOS

    Coordenador: Fabiana Cia
    Currículo
    Área:Educação Especial

    Período de 26/12/2011 a 25/12/2013

    Esta pesquisa investigou duas temáticas: relação família e escola de crianças pré-escolares matriculadas na escola comum e família. Acredita-se ser importante investigar tais temáticas, pois a inclusão escolar ocorre cada vez mais com maior frequência na idade pré-escolar, além disso, sabe-se que quando há uma parceria entre pais e escola, a criança é beneficiada. Pois, os pais podem passar informações sobre a saúde e os comportamentos do seu filho para os agentes escolares e, os agentes escolares, por sua vez, podem transmitir informações sobre a criança, para os pais, considerando especificamente o contexto escolar. Assim, este estudo foi realizado com 162 pais e/ou responsáveis e 164 professores/agentes escolares de crianças pré-escolares público alvo da educação especial (deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento) ou com atraso no desenvolvimento/problemas de comportamento. Quanto à relação família e escola, embora pais e agentes escolares reconheçam a importância de uma relação mais próxima, ainda existem lacunas na relação. De um lado, os agentes escolares precisam repensar aspectos da relação estabelecida, compreendendo características individuais de cada família, para efetivar uma relação possível e positiva entre as duas instâncias, para além de conseguirem estabelecer estratégias efetivas para construir uma relação mais próxima com tais famílias. Por outro lado, muitos pais não sabem como agir ou mesmo como auxiliar o professor em prol do desenvolvimento do aluno. Quanto às necessidades e aos recursos, notou-se que as famílias necessitam de informação e apoio da comunidade. As famílias demonstraram estimular e acompanhar os seus filhos, ficando a maior responsabilidade para as mães. Notou-se também que pais que se envolvem mais em atividades escolares dos filhos em casa e que têm maior repertório de habilidades sociais educativas, os filhos tendem a ter melhor desempenho nas atividades escolares e menor índice de problemas de comportamento.

    educação especial Relação família-escola pré-escolar inclusão família
  • Estudo e Desenvolvimento de Sensor Ressonante, Telemétrico e Passivo para Medição de Umidade.

    Coordenador: Sérgio Francisco Pichorim
    Currículo
    Área:Engenharia Médica

    Período de 16/12/2011 a 15/12/2013

    Um sensor medição de umidade foi desenvolvido. Ele é fino o suficiente para ser colocado entre as páginas de um livro. Ele pode ser usado para medir a umidade de materiais como: papel, madeira, areia e solo. Ele é apenas constituído um fino subtrato onde são colocadas duas trilhas condutoras de cobre enroladas em espiral. O uso desta espiral dupla como sensor de umidade é uma novidade e apresentou bons resultados em testes. O sensor trabalha sem fio, ou seja a comunicação com ele se dá por um enlace de rádio frequencia, cuja frequencia é modulada pelo valor da umidade do meio.

    Sensor de Umidade Sensor Passivo Sensor Telemétrico
  • Coordenador: Solange Muglia Wechsler
    Currículo
    Área:Fundamentos e Medidas da Psicologia

    Período de 11/10/2013 a 10/01/2014

    El pensamiento crítico descansa en tres habilidades fundamentales: razonamiento, solución de problemas y toma de decisiones. El pensamiento tiene que cambiar la realidad, no solo nuestras ideas, debe servir para algo más que producir conocimiento, debe resolver problemas. Y este cambio es el que se debe atender en todo intento de aprender o enseñar a pensar. Tiene que apreciarse que pensar es útil, que se logran nuestros fines o que se resuelven nuestros problemas. La vertiente aplicada del pensamiento crítico, termina en la acción, en resolver los problemas con eficacia y en tomar decisiones sólidas. Y para esto, es imprescindible una buena reflexión. Por lo tanto, razonar, decidir y resolver deben plantearse como mecanismos de pensamiento inseparables y dependientes unos de otros. Con una buena reflexión se diseña un buen plan de acción, que se ejecuta con buenas estrategias de decisión y de solución de problemas El pensamiento crítico se puede entender como una teoría de la argumentación o de la acción. El pensamiento crítico, como una teoría de la acción, ¿habla¿ con la realidad, se abordan problemas o se plantean objetivos, que se intentan resolver o alcanzar.. El pensamiento crítico como una teoría de la acción redefine la argumentación haciéndola un medio, no un fin. Pensar ahora es solucionar problemas, no solo razonar. El fin, ya no es la argumentación, sino lograr nuestros propósitos, que se resumen, en definitiva en uno, el bienestar personal, como objetivo o problema vital más importante, para cualquier persona. Al concebir el pensamiento crítico como acción nos obliga a poner en práctica nuestros planes, no es posible dejarlos en el terreno de la imaginación, se impone su ejecución. Aquí, pensar es razonar y decidir para resolver problemas.

    pensamento critico criatividade avaliação psicologica
  • PROJETO, MONTAGEM E CARACTERIZAÇÃO DE UM FILTRO DE MASSA USANDO TOF

    Coordenador: Varlei Rodrigues
    Currículo
    Área:Metrologia, Técnicas Gerais de Laboratório, Sistema de Instrumentação

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    Nano-agregados atômicos são partículas com 2 - 10^7 átomos, com composição e formas variadas. Suas propriedades podem ser fortemente definidas por efeitos quânticos e de superfície, como também podem se aproximar das características macroscópicas nas maiores. Desta forma, elas oferecem enormes possibilidades para estudos em ciência básica e aplicada.Uma das maneiras de obter estas nanopartículas é pela condensação do vapor de metal em um de gás inerte, como gotas de chuva. O objetivo deste projeto foi projetar, montar e caracterizar um filtro para selecionar as partículas em tamanho para produzir amostras para estudos de propriedades magnéticas e catalíticas. A execução deste projeto contribuiu para o desenvolvimento da instrumentação necessária para trabalharmos na síntese e seleção em massa de agregados metálicos e assim prepararmos amostras de boa qualidade, ou seja, onde controlamos a estrutura da matriz e o tamanho e a composição dos agregados dopantes na faixa de tamanho entre alguns átomos até centenas deles.

    nanopartículas filtro de massa
  • Estudo da participação de mediadores lipídicos, seus receptores e vias de sinalização na doença do enxerto versus hospedeiro (GVHD)

    Coordenador: Vanessa Pinho da Silva
    Currículo
    Área:Farmacologia Bioquímica e Molecular

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    Quarenta por cento dos indivíduos que recebem transplante de medula óssea, como estratégia clínica para tratamento de leucemias e outros tipos de cânceres ou doenças hematológicas, são acometidos da doença do enxerto-versus-hospedeiro (GVHD, sigla em inglês de graft-versus-host disease). A enfermidade é de difícil controle e se caracteriza por forte resposta inflamatória e imune contra o indivíduo transplantado e atinge órgãos como fígado, intestino, pulmão e pele e tem alta taxa de mortalidade. Pensando em uma forma de controlar a doença nosso grupo, utilizando estratégias genéticas ou farmacológicas, bloqueou a ação da enzima 5-lipoxigenase, importante molécula envolvida na resposta inflamatória, e demonstrou uma proteção do desenvolvimento da doença em camundongos. Os animais que foram transplantados com células deficientes na 5-lipoxigenase ou foram tratados com inibidores dessa enzima apresentaram maior sobreviva e menor lesão em órgãos alvo da doença: intestino e fígado.

    citocina quimiocina inflamação mediador lipídico GVHD
  • Qualidade dos óleos e das gorduras utilizadas como ingredientes na ração de suínos

    Coordenador: Caio Abércio da Silva
    Currículo
    Área:Nutrição e Alimentação Animal

    Período de 17/01/2012 a 16/01/2014

    As fontes graxas avaliadas, óleo de soja refinado ou bruto, óleo degomado de soja, banha suína e óleo residual de fritura, que representam as principais matérias primas energéticas utilizadas nas raçoes de monogástricos de interesse comercial no país, mostram-se livres de contaminantes e resíduos e demonstram ser passíveis de uso em raçoes de suínos destinados ao abate, com resultados semelhantes entre si considerando as características de maior interesse econômico em nível de produtor e da indústria e de satisfação sensorial do consumidor. Destaca-se todavia que há uma maior oxidação da carne de suínos alimentados com gordura suína quando o produto é mantido por um período de refrigeração mais prolongado.

    Contaminantes oxidação reciclagem desempenho
  • Mostrando 1 - 10 de 46188 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último