pesquisa do dia

DESTAQUE EM CT&I

CNPq EM AÇÃO

Prêmios

ATUALIDADES

Para se inscrever, é preciso já estudar em cursos de graduação no Brasil ou no exterior

Quem já estuda em cursos de graduação no Brasil ou no exterior pode se tornar um aluno da USP se inscrevendo no processo de transferência externa. São oferecidas mais de 600 vagas em toda a Universidade, e 18 são especificamente destinadas a cursos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), que fica em São Carlos.

As vagas disponibilizadas pelo ICMC estão distribuídas em cinco cursos de graduação: Bacharelado em Ciências da Computação (2 vaga); Bacharelado em Sistemas de Informação (4 vagas); Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica (7 vagas); Matemática (núcleo geral: nesse caso, o aluno pode optar tanto pela habilitação como bacharel ou licenciado ¿ 3 vagas); e Licenciatura em Matemática (2 vaga). Para saber mais sobre cada curso, basta acessar o site do ICMC.

No caso dos cursos de Ciências de Computação e Sistemas de Informação, as inscrições devem ser realizadas até o dia 24 de abril no site da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), pelo link www.fuvest.br/transferencia. O processo seletivo ocorre em duas fases. A primeira é uma prova que ocorrerá no dia 17 de maio, com 80 questões do tipo teste de múltipla escolha, com 5 alternativas cada. Mais informações podem ser obtidas neste Manual. Os estudantes aprovados nesta primeira etapa farão uma segunda prova no dia 7 de julho. As instruções para essa segunda fase estão reunidas em edital específico do ICMC, que pode ser acessado em www.icmc.usp.br/graduacao/ingresso ou clicando aqui.
Já para os três outros cursos do ICMC que oferecem vagas para transferência externa ¿ Matemática Aplicada e Computação Científica, Matemática (núcleo geral) e Licenciatura em Matemática ¿ a seleção ocorre em fase única, em uma prova que será realizada pelo ICMC dia 7 de julho, conforme explicado neste edital: icmc.usp.br/e/535c5. Para concorrer a uma dessas vagas, é preciso se inscrever, de 8 a 9 de junho, por meio do formulário eletrônico que será disponibilizado neste link: www.icmc.usp.br/graduacao/ingresso.

Todos os selecionados nos cursos do Instituto deverão realizar matrículas no Serviço de Graduação do ICMC nos dias 24 e 25 de julho, para ingresso no segundo semestre de 2020. Neste ano, apenas dois cursos não oferecem vagas para transferência externa: o Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados e o Bacharelado em Matemática. 

 

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Crédito das imagens: adaptações de Marcos Santos/USP Imagens

Cursos de Bacharelado em Ciências de Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação
Inscrições até 24 de abril: www.fuvest.br/transferencia
Manual: icmc.usp.br/e/8a36b
Edital da 2ª fase: icmc.usp.br/e/97d29
Matrículas: dias 24 e 25 de julho no Serviço de Graduação do ICMC

Cursos de Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica, Matemática ¿ Núcleo Geral e Licenciatura em Matemática
Inscrições nos dias 8 e 9 de junho: www.icmc.usp.br/graduacao/ingresso
Edital (fase única): icmc.usp.br/e/535c5
Matrículas: dias 24 e 25 de julho no Serviço de Graduação do ICMC

Mais informações
Serviço de Graduação do ICMC: (16) 3373-9639
E-mail: grad@icmc.usp.br

 

Está aberto o processo seletivo para bolsistas no âmbito do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIEGB ou em inglês ICGEB) pelo Programa Arturo Falaschi. O referido Programa oferece anualmente bolsas de PhD, de pós-doutorado e de curta duração para alunos e pesquisadores de países-membros (incluindo o Brasil) para realizar pesquisa em seus componentes centrais localizados em Trieste (Itália), Cidade do Cabo (África do Sul) e Nova Deli (Índia).

Tendo em vista a situação de emergência mundial causada pelo coronavírus, o prazo para todas as solicitações de bolsas de estudo Arturo Falaschi ICGEB foi prorrogado até 15 de abril de 2020.

Maiores informações estão disponíveis no sítio eletrônico: https://www.icgeb.org/activities/fellowship/


As submissões de trabalho para o II Seminário Internacional de Aprendizagem Autorregulada e Motivação foram prorrogadas até 15 de março de 2020.

O evento é promovido pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e acontecerá nos dias 25 a 27 de maio deste ano, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como tema as iniciativas e investigações que adotam como referencial a perspectiva da aprendizagem autorreguladora, nas suas dimensões cognitivas, metacognitivas, motivacionais, afetivas e sócias, no contexto da escolarização formal, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

O seminário tem como objetivos principais: 

  • Promover o avanço teórico-científico e das práticas relacionadas à temática da autorregulação da aprendizagem;
  • Oportunizar o intercâmbio de pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Educação, Psicologia, Psicopedagogia, entre outras que trabalham e se interessem pelo tema e,
  • Gerar contribuições importantes para a área de ensino/aprendizagem, no que concerne às possibilidades de aplicações em sala de aula, ao desenvolvimento de instrumentos de medidas, a melhoria da formação do professor e ao aumento dos estudos transculturais, com base nessa abordagem.

Para mais informações, acesse aqui.