Oportunidades externas

A Embaixada dos Estados Unidos informa que terá lugar, em 
Washington, no próximo dia 23 de março, o Fórum Beyond Borders Innovation, vloltado para pessoas e entidades que fomentam inovação.

Mais informações poderão ser consultadas no website goo.gl/KgtZE5


Abstract Submission System is Now Open

http://eventos.abcm.org.br/cobem2017/

COBEM is the ABCM International Congress f Mechanical Engineering. COBEM takes place every two years in a Brazilian city.
 The 24th version of the Congress will be held in Curitiba, at the Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
 After more than two decades, COBEM will take place inside a university campus. 
COBEM is a comprehensive event, which gathers students, engineers and scientists of many different fields that contribute of the 
advances in mechanical engineering and related fields. People from around world are welcome to participate in the 24th edition 
of the congress, to discuss important issues such as sustainability, new manufacturing approaches, thermal and fluid sciences, 
numerical modeling among others important subjects.

Ricardo D. Torres

Conference Chair

 


O período de inscrições vai de 05/02/2017 a 31/03/2017 para a primeira fase

O Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell tem como objetivos valorizar, incentivar e divulgar trabalhos de INOVAÇÃO EM CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA, com foco em prevenção e educação, bem como trabalhos clínicos e outras iniciativas que proponham melhorias em gestão de saúde, ciência e educação públicas e privadas, políticas de prevenção, qualidade de atendimento e tratamento, além de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira.

A cada edição do Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell são indicadas áreas de ciências importantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional, com prioridade nacional, que atenda às políticas públicas do governo federal e, principalmente, aos ensejos da academia e que seja de relevância para a sociedade brasileira. As áreas escolhidas para a edição de 2017 são: Biotecnologia Agro&Industrial; Produtos Naturais: Novos fármacos e abordagens terapêuticas; Doenças Emergentes: Novas estratégias terapêuticas e alvos letais; Saúde Mental: Descobertas que facilitam a vida; Biologia Sintética ou Engenharia Genética: Da básica ao cerco ao alvo; Química fina de materiais: Rotas sustentáveis e novos (nano)materiais.

Para cada área de ciências acima, a premiação será considerada para duas categorias Professor e Estudante do Ensino Superior da Graduação ou Pós-Graduação. A cada edição do Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell é indicada uma área de empreendedorismo empresarial , a área escolhida para a edição de 2016 é: - Prêmio Empreendedor do Ano - Empresas de Biotecnologia em geral ou voltadas para a área de saúde que se destacaram com a promoção da saúde de forma gratuita ou no desenvolvimento de produtos voltados para o avanço tecno-científico brasileiro.

A escolha dos ganhadores é feita em três etapas:

1ª Etapa (de 05/02/2017 a 31/03/2017) - Os seis cientistas (professores e/ou alunos / graduação ou pósgraduação) e empreendedores mais indicados pelos inscritos no website www.institutonanocell.org.br de cada área serão automaticamente classificados para a segunda fase.

2ª Etapa (de 01/04/2017 a 01/06/2017) - Os usuários cadastrados no portal Instituto Nanocell (todos e quaisquer usuários reais) votam nos seus favoritos, por meio da internet, (votação no site www.institutonanocell.org.br) e os cientistas/empreendedores mais votados somam pontos na média final das notas recebidas pela comissão da 1ª banca, sendo que: - O 1° indicado mais votado pelos usuários de cada área e categoria somará 1 ponto na média. - O 2° indicado mais votado pelos usuários de cada área e categoria somará 0,8 ponto na média. - O 3° indicado mais votado pelos usuários de cada área e categoria 0,5 ponto na média

3ª Etapa (de 05/06/2017 a 25/07/2017) - Votação e escolha dos quatorze ganhadores: um Professor e um Estudante do Ensino Superior (graduando ou pós-graduando) de cada área listada no Art. 3º. e uma Empresa da categoria Empreendedor, dentre os 39 finalistas da 2ª Etapa, realizada por uma comissão composta por membros de Comitês de Assessoramento, fundações, associações e sociedades científicas e educacionais brasileiras e estrangeiras de diferentes instituições públicas e privadas.

A divulgação dos resultados ocorrerá até Setembro de 2017, por meio de uma coletiva de imprensa e painel com os agraciados, onde os nomes dos ganhadores serão anunciados pelo presidente do Instituto Nanocell, em local a ser divulgado e publicados no endereço: www.institutonanocell.org.br. O Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell será entregue pelo Presidente do Instituto Nanocell, até outubro de 2017, em local a ser divulgado, com a presença dos ganhadores, e de autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica, tecnológica e empresarial.

Para saber mais acesse: http://www.institutonanocell.org.br/Arquivos/regulamento-premio-ii-nanocell-2017.pdf 

Coordenação de Comunicação Social do CNPq


O MIB, Instituto de Materiais Tecnológicos do Brasil, é uma empresa privada, prestadora de serviços na área de Engenharia de Materiais. Em seus 11 anos de existência o MIB sempre valorizou o conhecimento como a principal ferramenta para o sucesso. Atuando na prestação de serviços e projetos de P&D, o MIB sempre procurou atuar como uma interface ágil entre as necessidades do mercado e o conhecimento que provém das Universidades. Com uma estrutura laboratorial bastante diversificada e projetada especificamente para melhor atender seus clientes e parceiros, o MIB tem atuado com sucesso em diversas áreas do mercado.

Em 2015 o *MIB* lançou oficialmente a /Callidus/, uma plataforma de Engenharia de Materiais que tem na sua concepção o foco no empreendedorismo e inovação, promovendo a comunicação entre o conhecimento científico e empresas que buscam novas tecnologias para o mercado.

Dentro deste cenário, o *MIB* lança o *1º Prêmio /Callidus/ de Tecnologia* - Edição 2017.

Em sua 1ª edição, o vencedor do *Prêmio /Callidus/ de Tecnologia* receberá apoio financeiro de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para o desenvolvimento de ideias com alto potencial de retorno comercial e socioambiental.

As inscrições devem ser feitas no site www.mib.eng.br , com recolhimento de taxa única no valor de R$20,00 a ser destinada integralmente à */Instituição Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta/*, com sede na Rua Sete de Setembro, 1000 - Centro, São Carlos -  SP.


Bolsas de estudo para mestrado para egressos do Ciência sem Fronteiras na Holanda - University of Twente - 
https://www.utwente.nl/en/education/scholarship-finder/the-ut-brazil-scholarship-programme/


The CIFAR Azrieli Global Scholars program is designed to advance the careers of outstanding researchers in their first
academic appointment. By providing the right connections, opportunities and training, this program aims to help earlycareer
researchers achieve success as leaders and agents of change within academia and beyond.

CIFAR Azrieli Global Scholars receive
» $100,000 CDN in research support
» Two-year appointment to a CIFAR global research
network
» Engagement within a CIFAR community with new opportunities to network and collaborate
» Specialized leadership and communications skills training Mentorship from a senior researcher in a CIFAR global research network
» Opportunities to create change within academia and beyond

PROGRAM ELIGIBILITY
CIFAR Azrieli Global Scholars applicants must:
» hold a PhD (or equivalent)
» be employed within the first five years of their first fulltime faculty position (or equivalent)
» be engaged in research that complements and contributes to the themes and goals of aCIFAR global research program
» demonstrate an outstanding level of research achievement and promise of future impact
» have a track record of, or interest in, engaging across disciplines, as well as sectors beyond academia, to enrich and extend the impact of their research.
» be fluent in spoken and written English.
* NOTE: Postdoctoral fellows are not eligible for this program.
» be fluent in spoken and written English.

WHEN
Applications open March 1, 2017, and the submission deadline is May 23, 2017. In-person interviews will take place September
16-17, 2017, in Toronto, Canada.
Additional information and requirements can be found at cifar.ca/global-academy.


Mitacs is now acceptng applicatons for compettve internatonal research opportunites,
including student travel to and from Canada. The deadline to apply is March 31, 2017 at 5 p.m.
PST.
Projects last 12¿24 weeks and are open to graduate students. Select destnatons are also open
to senior undergraduates. Funding varies by destnaton.
For students in Canada to do research in Brazil:
Globalink Research Award ¿ Brazil
o Open to senior undergraduate and graduate students
o 12- to 24-week projects at universites in Brazil
o $5,000 award
Graduate students in Canada can also apply for the Globalink Partnership Award, which
supports research projects abroad with industry partners in any country except the United
States. Applicants are encouraged to apply by June 9, 2017, for travel in Fall 2017.

A seleção é um programa anual de fomento promovido pelo ICGEB para estimular a pesquisa colaborativa em biotecnologia.

As propostas de projeto de pesquisa colaborativa devem ser encaminhados pelo pesquisador brasileiro por e-mail (documento pdf) simultaneamente para o Liaison Officer do ICGEB no Brasil (icgeb@mctic.gov.br) e como cópia para o ICGEB (crp@icgeb.org) até o dia 30 de abril de 2017.

Após análise das propostas pelo Comitê Científico do Brasil, o Liaison Officer do ICGEB no Brasil poderá apoiar até 3 propostas de projeto de pesquisa colaborativa (CRP) e 2 propostas de "early career return grants".

As propostas endossadas pelo Liaison Officer do ICGEB no Brasil ainda serão avaliadas na 23ª Sessão dos Conselhos de Governadores do ICGEB, a ser realizada nos dias 16 e 17 de maio de 2017.

Para maiores informações sobre o programa CRP, acesse os links abaixo:

http://www.icgeb.trieste.it/research-grants.html

http://www.icgeb.trieste.it/writing-an-icgeb-grant-proposal.html

http://www.icgeb.trieste.it/research-grants-impact.html

http://www.icgeb.trieste.it/faq-for-icgeb-grants.html

http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/4969/CIEGBICGEB.html

Para dúvidas ou informações, entrar em contato por meio dos endereços eletrônicos icgeb@mctic.gov.br ou crp@icgeb.org.

O ICGEB

O Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia - CIEGB (ou ICGEB, em inglês) - foi concebido em 1983 com o objetivo de promover a cooperação internacional para o desenvolvimento e a aplicação pacífica da engenharia genética e da biotecnologia, particularmente entre os países em desenvolvimento, além de promover programas de pesquisa, de treinamento e de serviços de consultoria em todos os campos da engenharia genética e da biotecnologia.

O ICGEB é estruturado em três componentes centrais, localizados em Trieste, (Itália), em Nova Deli (Índia) e na Cidade do Cabo (África do Sul). O Centro apresenta também uma rede de Centros Afiliados localizados nos países membros. O CIEGB é organizado por um Conselho de Governadores (Board of Governors), composto por representantes dos componentes centrais e por um representante de cada estado membro. Atualmente, o CIEGB possui cerca de 61 países membros, organizados em forma de rede, distribuindo informações, orientando a pesquisa e capacitando recursos humanos para atuar em biotecnologia.

Com a finalidade de contribuir para o fortalecimento da base científica dos países membros, o ICGEB promove a interação direta entre cientistas internacionalmente reconhecidos por meio dos programas:

  • Bolsas de estudo:

http://www.icgeb.trieste.it/fellowships.html

  •  Encontros e cursos:

http://www.icgeb.trieste.it/meeting-proposals.html

  • Projetos de Pesquisa colaborativa (CRP):

http://www.icgeb.trieste.it/research-grants.html

A participação do Brasil como país membro do ICGEB iniciou-se em 1994 como consequência do depósito do Instrumento de Ratificação do Estatuto e do Protocolo do ICGEB em 1990. Desde 2002, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Saúde e Biotecnologia, exerce a função de ponto focal do ICGEB no Brasil e o seu Coordenador-Geral exerce a função de Liaison Officer do ICGEB no Brasil.

Em 2014 um Acordo de Cooperação entre o ICGEB e o CNPq foi assinado com previsão de fomento da pesquisa, desenvolvimento e inovação nas seguintes áreas de conhecimento: biotecnologia, imunologia, biomedicina, doenças infecciosas, biologia computacional, biotecnologia de plantas, biossegurança e avaliação de riscos associados a organismos geneticamente modificados. Sob o escopo do Acordo de Cooperação ICGEB-CNPq, a Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 18/2015 foi lançada para apoiar projetos de P,D&I cujos proponentes foram pesquisadores brasileiros em colaboração com pesquisadores de um dos três componentes centrais  do ICGEB (Cidade do Cabo, Trieste e Nova Deli). Os resultados da Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 18/2015 encontram-se disponíveis pelo link:

http://cnpq.br/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&idDivulgacao=6103&filtro=abertas&detalha=chamadaDetalhada&id=47-614-3678   

Coordenação de Comunicação Social do CNPq


O Centro Regional para Ciência Espacial e Educação Tecnológica na Ásia e no Pacífico (RCSSTEAP ¿ China) oferece 03 (três) bolsas de estudos para Mestrado na Beihang University, com início em setembro deste ano.

As áreas contempladas pelo Master Program on Space Technology Applications (MASTA) são Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS), Sensoriamento Remoto e Sistemas de Geo-Informação (RS&GIS) e Tecnologias em Microssatélites (Micro-Sat Tech).

Os interessados serão pré-selecionados pela Agência Espacial Brasileira (AEB), cabendo ao RCSSTEAP a seleção final.

O curso tem duração estimada de 1 ano e 9 meses, tendo os seguintes pré-requisitos para os candidatos:

- ter menos de 35 anos de idade no ano de admissão;

- ter alguma experiência profissional ou em pesquisa em tecnologias na área espacial;

- possuir o grau de bacharel (ou equivalente) em áreas do conhecimento afins ao programa;

- possuir histórico de atuação em pesquisa em áreas do conhecimento afins ao programa;

- ter bom domínio da língua inglesa e capacidade de participar de aulas ministradas no referido idioma.

Considerando os prazos impostos pelo RCSSTEAP, os Interessados devem observar atentamente o cronograma e os procedimentos a seguir:

I. 1ª Etapa - Pré-seleção (a cargo da AEB) | Período: 24/01/2017 a 24/02/2017

a)       Preencher o documento - Basic Information of the Candidates for MASTA 2017-1;

b)      Enviar o documento acima, juntamente como o Currículo Lattes atualizado no formato pdf, para mastabuaa@aeb.gov.br ;

c)       Destaque-se que, devido aos prazos impostos pelo RCSSTEAP, recomenda-se que os interessados providenciem com antecedência os seguintes documentos de caráter eliminatório para a 2ª Etapa:

- Diploma de Educação Superior (fotocópia autenticada ou original) ou Certificado de Data de Graduação Esperada da universidade que estuda atualmente (acompanhado de tradução oficial);

- Estudo ou Plano de Pesquisa (mínimo de 500 palavras, em inglês ou acompanhado de tradução oficial);

- Duas Cartas de Recomendação de Professores ou Especialistas Acadêmicos (em inglês ou acompanhadas de tradução oficial); -

- Resultados do TOEFL, IELTS ou HSK (Teste de Proficiência em Chinês) ou Certificados de Proficiência Inglês / Chinês -

- Fotocópia da Primeira Página do Passaporte (página de informações);

- Fotocópia do Formulário de Exame Físico e do Relatório de Exame de Sangue, conforme FOREIGNER PHYSICAL EXAMINATION FORM (acompanhados de tradução oficial).

II. Divulgação do resultado da pré-seleção (a cargo da AEB) | Período: 10/03/2017 a 14/03/2017

III.  2ª Etapa - Seleção (a cargo do RCSSTEAP) | Período: 10/03/2017 a 25/03/2017

a)       Seguir as orientações que serão encaminhadas para todos os pré-selecionados;

b)      Preparação para realizar entrevista em vídeo online;

c)       Realizar entrevista em vídeo online;

d)      Enviar a documentação completa até a data limite da etapa.

IV. Divulgação do resultado final da seleção (a cargo do RCSSTEAP com apoio da AEB) | Período: 25/03/2017 a 10/05/2017.

V. Preparação para viagem (a cargo do RCSSTEAP e dos selecionados, com apoio de interlocução da AEB) | Período: 25/03/2017 a 01/08/2017.

VI. Viagem para Pequim - China e início do curso (a cargo do RCSSTEAP e dos selecionados) | Período: 01/08/2017 a 01/09/2017.

As bolsas de mestrado serão definidas pelo desempenho nas entrevistas e podem ser de dois tipos:

- Bolsas Integrais (Chinese Government Scholarship - CSC), que cobrem os seguintes itens:

- taxa de matrícula para 9 meses de estudos na Universidade de Beihang (BUAAA);

- taxa de matrícula para 1 ano de projeto de pesquisa avançado;

- acomodações durante o período de estudos na Universidade (não inclusas despesas com água, energia, etc);

- subsídio de subsistência durante a estada na Universidade de 3000 RMB (aproximadamente $ 438,96 dólares) / por mês ou de acordo com a norma da CSC;

- Seguro médico somente para acidentes e hospitalização, de acordo com o padrão da CSC.

- Bolsas Parciais (Beijing Municipal/Beihang Scholarship), que cobrem somente as taxas de matrícula.

As passagens de ida e volta não estão inclusas no programa e são de responsabilidade do interessado.

Comissão de Seleção para Programas de Capacitação no Exterior da AEB

Para saber mais acesse: http://www.aeb.gov.br/centro-de-ciencia-espacial-na-asia-e-pacifico-oferece-bolsa-para-mestrado-na-china/

Coordenação de Comunicação do CNPq 
Com Informações da UNESCO


A Unesco está com processo de seleção aberto para o cargo de diretor do Instituto de Aprendizagem ao Longo da Vida (Unesco Institute for Lifelong Learning - UIL), sediado em Hamburgo, na Alemanha. Os interessados terão até o dia 30 de dezembro de 2016 para apresentar seus nomes.

Entre as exigências os candidatos devem ser, preferencialmente, doutor em educação, humanidades, ciências ou áreas afins; mínimo de 15 anos de experiência profissional na área de educação.  O salário anual do cargo é de US$ 132.419,00, com benefícios como subsídio para educação de crianças dependentes, plano de previdência e seguro médico.

O UIL faz parte do setor de educação da Unesco e goza de autonomia institucional para implementação de seu mandato, voltado à formação continuada, à alfabetização e à educação não-formal de adultos.

Coordenação de Comunicação do CNPq
Com Informações da UNESCO

Escrever reportagens para a Revista Minas Faz Ciência, produzir conteúdo sobre ciência e tecnologia para o canal do YouTube, editar podcasts acerca da produção científica em Minas Gerais e pensar conteúdos para as mídias sociais. Essas são algumas das atribuições dos bolsistas que farão parte do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Os interessados em participar da seleção podem se inscrever até o dia 15 de janeiro de 2017. Há vagas para candidatos graduados em Comunicação Social com habilitação em jornalismo, publicidade e design gráfico ou áreas afins. Todos passarão por três etapas de seleção: análise do Curriculum Vitae e portfólio, dinâmica de grupo e entrevista.

Para se candidatar, os profissionais precisam ter currículo atualizado na Plataforma LATTES do CNPq, estar cadastrados no sistema EVEREST da FAPEMIG e dedicar 20 horas semanais às atividades do Programa. O profissional não pode ter outra bolsa de estudos.

Acesse a chamada completa.

Conheça o Programa

MINAS FAZ CIÊNCIA é o projeto de divulgação científica mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Criado em 1998, começou com uma série de vídeos produzidos em parceria com a Rede Minas. Os próximos passos foram a criação da revista Minas Faz Ciência, de periodicidade trimestral e distribuição gratuita, de um ciclo de palestras mensal e de uma página na internet.

O projeto se ampliou em 2011, com os podcasts da série Ondas da Ciência, os programas de televisão do Ciência no Ar, o blog Minas Faz Ciência e as redes sociais Twitter e Facebook.

Em 2016, adicionamos nosso perfil ao Instagram e o blog foi atualizado, passando a integrar o Portal Uai.

O projeto cresceu nestes 18 anos e se consolidou como uma importante iniciativa de divulgação da ciência no país. Tendo como alvo o público leigo, o projeto utiliza a linguagem acessível e o visual atraente para discutir os avanços, descobertas, implicações e controvérsias da área da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Ao disponibilizar informações, esperamos estimular o envolvimento das pessoas nas decisões sobre as políticas e os rumos da produção de CT&I, além de contribuir para o fortalecimento de uma cultura científica no país.

O projeto Minas Faz Ciência é realizado pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Fapemig e pela equipe de jornalistas bolsistas do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica (PCCT).

Além de produzir material para diferentes plataformas e com engajamento da público, em perspectiva transmídias, a grupo propõe-se a refletir sobre o jornalismo científico e o modo de produção vigente. Também somos, assim, um grupo de estudos interessado em contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento da área.

Fonte: FAPEMIG


A Sociedade em Ciência - Branco Weiss Fellowship é um programa único de pós-doutorado. Ele concede a jovens pesquisadores de todo o mundo uma generosa bolsa de pesquisa pessoal, dando-lhes a liberdade de trabalhar em qualquer tópico que escolherem em qualquer lugar do mundo, por até cinco anos, preferencialmente os bolsistas que perseguem projetos não convencionais em novas áreas da ciência, engenharia e ciências sociais.

O programa Sociedade em Ciência foi iniciado e financiado pelo empresário suíço Dr. Branco Weiss, falecido em outubro de 2010. O programa pertence ao Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (ETH) e as submissões vão até 15 de janeiro de 2017. Mais informações acesse http://www.society-in-science.org/

 


Estão abertas, até o dia 18 de dezembro, as inscrições para o segundo intercâmbio Austrália-Brasil

de PhDs, organizado pelo Department of Education com apoio da Australian Academy of Science.

O projeto visa levar para a Austrália cinco pesquisadores brasileiros para período de pesquisa de

dois meses (entre junho e agosto de 2017) em universidades australianas, em áreas consideradas

prioritárias para o país. Os pesquisadores selecionados receberão passagem aérea e acomodação na

Austrália.

Em 2017, o programa deve ocorrer em paralelo com atividade similar com PhDs dos Estados Unidos e do México, aumentando o potencial da rede de contatos internacionais dos pesquisadores.

As regras para inscrição no programa estão disponíveis no website http://brazil.embassy.gov.au/. Os

resultados estão previstos para fevereiro de 2017. A primeira edição do programa, realizada em 2016, teve mais de 400 inscritos e seis pesquisadores selecionados.

Um vídeo com informações sobre os doutorandos e os projetos realizados em 2016 pode ser visualizado em https://www.youtube.com/playlist?list=PL9DfJTxCPaXJ6crfa6JaQwJuZH7QZa0ab


A cidade do Porto recebe de braços abertos o Congresso Nacional de Medicina Interna, a reunião mais importante dos Internistas Portugueses, em Maio de 2017

No Programa do 23ºCNMI,  os organizadores inovaram, desafiando os Congressistas a uma maior participação, com a apresentação de casos clínicos interativos, encontros com peritos, sessões de hot-topics e apresentação de posters com áudio-guia.

É Porto de Confluências, porque a Medicina Interna valoriza a visão global do doente, que precisa sempre da confluência de muitos saberes.

Mais informações em http://www.scientia-e.com/BESTMAIL/aplicacao3/direciona.php?p1=6&p2=1&p3=26&p4=17932&p5=cdce583589a6b8be149171d02aab695a&p7=comunicacao@cnpq.br&p6=http://www.23cnmi.org/contactos  


Na próxima quinta-feira, dia 24, às 10h30, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) recebe a visita do diretor do Museu de Ciências de Londres, Jonathan Newby. Na ocasião, será celebrado entre as instituições o contrato que leva ao MAST a exposição 3D: Imprimindo o Futuro.

Já apresentada com sucesso na capital inglesa e no Museum of Science and Industry da cidade de Manchester, também na Inglaterra, a mostra reúne 600 peças que revelam como as impressoras 3D têm inspirado o futuro do design. Além disso, visitantes de todas as idades poderão criar seus próprios objetos e conhecer de perto o funcionamento desses novos equipamentos. A previsão é que a exposição seja inaugurada em maio

A Unesco elegeu 2017 o Ano Internacional da Matemática e a assinatura do acordo para a realização da mostra no Rio de Janeiro inaugura as atividades relacionadas ao tema no MAST. Atendendo a uma proposta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados instituiu no Brasil o ¿Biênio da Matemática 2017-2018¿. O objetivo da proposta é divulgar a disciplina no período em que dois importantes eventos acontecem no País: a Olimpíada Internacional de Matemática, no ano que vem, e o Congresso Internacional de Matemáticos, em 2018. O MAST é parceiro de ambas as iniciativas.

 

O MAST fica na Rua General Bruce, no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro.

 


Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), divulgou o início do processo de seleção para o cargo de Diretor (D1) da Divisão de Cooperação Intersetorial e Parcerias, com escritório em Paris e vinculado ao Departamento de África da UNESCO. Os postulantes terão até o dia 21 de novembro próximo para a apresentação de seus nomes pelo e-mail staffingteam@unesco.org.

 

Entre os requisitos exigidos, espera-se que os candidatos tenham nível universitário avançado, de mestrado ou equivalente¿ mínimo de 15 anos de experiência profissional em gestão de programas e análise de políticas no campo da cooperação regional ou internacional¿ e domínio das línguas de trabalho da Unesco (inglês e francês). O salário anual do cargo é de US$ 139.446,00, que também oferece benefícios como subsídio para educação de crianças dependentes, plano de previdência e seguro médico.

 

A referida divisão tem a atribuição de coordenar a cooperação entre estados membros da UNESCO e organizações regionais africanas, reforçando parcerias em prol da implementação da Prioridade África. O cargo exige estreito contato com representantes da União Africana, da Comissão Econômica da ONU para a África e do Escritório da UNESCO para a UA e a UNECA (em Adis Abeba), entre outros. Ademais da qualificação dos candidatos, o processo de seleção levará em conta os critérios de distribuição geográfica e de equidade de gênero.

Mais informações acesse http://icsc.un.org/rootindex.asp 


Evento acontece dia 21 de novembro, às 14h. Conferência será proferida pelo Doutor Claude-Olivier Doron, da Universidade Paris Diderot
 

No dia 21 de novembro, às 14h, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza a conferência "Raça e Liberalismo na França no início do século XIX", com o Doutor Claude-Olivier Doron, da Universidade Paris Diderot (Paris VII). Promovida pela Coordenação de História da Ciência (CHC), o evento acontece no Auditório do Prédio Anexo.

O objetivo é realizar uma reflexão sobre as relações entre o pensamento político liberal na França do início do século XIX e a utilização de um quadro de análise das sociedades e de sua história baseado nos conceitos de "raça" e "luta entre as raças". A conferência será proferida em inglês e terá transmissão ao vivo pelo site (www.mast.br).

Já no dia 22, o Doutor Claude-Olivier Doron irá realizar o workshop "A história do conceito de risco: entre saberes e poderes", das 13h30 às 17h, na Sala de Aula da Biblioteca Henrique Morize, também no MAST.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: MAST


A Embrapa Agroenergia em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária promovem o curso de Computação científica com Python para processamento de dados de fenotipagem, com foco na capacitação de estudantes e profissionais da área de ciências agrárias interessados em técnicas avançadas de fenotipagem de plantas. O evento acontece durante os dias 22 e 23 de novembro, das 8h às 17h no prédio da Embrapa Agroenergia, em Brasília, DF.

O curso será ministrado por Thiago Santos, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária. Serão abordadas as seguintes temáticas: Computação científica interativa; Python e SciPy como solução de computação científica; Computação científica com Jupyter e IPython; Conceitos essenciais da linguagem Python; Representação e manipulação de dados arrays com NumPy; Visualização científica: gráficos, scatter; Problemas em fenotipagem; Visualização de dados de fenotipagem; Visualização de imagens (térmicas, NIR, RGB); Processamento de imagens; Segmentação de objetos, identificação de plantas em imagens; Estatística, reconhecimento de padrões e aprendizado de máquina; Montagem de vetores de características para análise multivariada; Regressão linear;  Seleção de características; e Clustering.

São 20 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas até o dia 18 de novembro pelo e-mail agroenergia.evento@embrapa.br em que devem constar o nome, ocupação, instituição e número para contato.

Inscrições: até o dia 18/11 pelo e-mail agroenergia.evento@embrapa.br

Data: 22 e 23 de novembro

Horário: 08h às 12h e 13h às 17h

Local: Embrapa Agroenergia - PQEB - Av. W3 Norte - Asa Norte, Brasília/DF, 70770-901

A escola de políticas públicas e gestão da Coréia concede bolsas de estudos para a Primavera 2017 com os seguintes programas:

 

¿ Mestrado em Políticas Públicas

¿ Mestrado em Política de Desenvolvimento

¿ Mestrado em Gestão Pública

¿ Ph.D. em Políticas Públicas

¿ Ph.D. na Política de Desenvolvimento

 

A Escola KDI, afiliada do Instituto Coreano de Desenvolvimento (KDI), está na vanguarda da pesquisa em ciências sociais nos últimos 40 anos, fornecendo educação excepcional que combina teorias acadêmicas atuais com a pesquisa prática abrangente e inovador para apoiar a visão nacional e agendas políticas fundamentais.

 

Submissões até o dia 25 de outubro de 2016. Para mais informações Email: admissions@akdischool.ac.kr Website: http://admissions.kdischool.ac.kr/

A competição Prêmio Novos Talentos tem como objetivo estimular pesquisas que promovam a integração entre a Ciência, a Natureza e o Desenvolvimento, na perspectiva da promoção do Alimento Sustentável.

Aproximar jovens universitários das oportunidades acadêmicas, científicas, profissionais e de empreendedorismo embutidas no desafio de aumentar a produção de alimentos em escala planetária e, ao mesmo tempo, intensificar a sustentabilidade dos sistemas produtivos. Este é o objetivo principal do "Prêmio Novos Talentos para a Agricultura Sustentável". No total, a competição vai distribuir aos jovens vencedores prêmios no valor de 55 mil reais, que visam apoiar a formação de Start Ups a partir das idéias selecionadas. 

O prêmio foi criado diante do cenário global que projeta uma crise de oferta de alimentos no horizonte das próximas décadas. É neste contexto que o órgão das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) apela ao Brasil para entregar 40% da demanda suplementar de alimentos ao mercado mundial, um esforço que deve representar um total de mais 100 milhões de toneladas, em vinte anos. 

E, como produzir mais alimentos, tendo que ao mesmo tempo intensificar a sustentabilidade e reduzir o consumo de recursos escassos? "É para este desafio histórico que o "Prêmio Novos Talentos" está convocando os jovens de todas as áreas do conhecimento, voltadas para a tecnologia, que nem sempre convivem com as questões da agricultura", comenta o professor Evaldo Vilela, presidente da FAPEMIG. 

As inscrições serão realizadas até 31 de outubro de 2016, às 18h (horário de Brasília). A inscrição é de caráter individual e deverá ser efetuada por meio de formulário disponível exclusivamente no endereço www.premionovostalentos.com.