Oportunidades externas

A Fundação Bill e Melinda Gates e parceiros do Grand Challenges estão recebendo propostas para seus programas de bolsas até 11 de maio de 2016. Para mais informações, visite a página de oportunidades de bolsas.

O "Grand Challenges Explorations" é uma iniciativa para encorajar soluções inovadoras e não convencionais em saúde global. Serão aceitos candidatos com qualquer nível de experiência; em qualquer área, e de qualquer organização, incluindo faculdades e universidades, laboratórios governamentais, instituições de pesquisa, organizações sem fins lucrativos e companhias.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

1 (uma) vaga Professor Pesquisador na área de Imuno/Microscopia

Pré-requisitos: O candidato deve possuir título de Doutor em Ciências Biológicas ou áreas afins, ter interesse para desenvolver pesquisa em tópicos relacionados à interface cérebro-máquina, neuromodulação e neuroreabilitação, além de lecionar na pós-graduação em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS/ISD).

Habilidades exigidas: neurobiologia celular e molecular; microscopia de fluorescência e confocal; processamento de imagens. Publicações em periódicos de relevância internacional; orientações concluídas; participações em projetos de pesquisa e disciplinas lecionadas em programas de graduação ou pós-graduação serão considerados como diferenciais.

Documentos necessários e informações adicionais: O IIN-ELS localiza-se em Macaíba (RN), a 14 km de Natal. O regime de contratação é CLT 40 horas e a faixa salarial é compatível com professor doutor adjunto, incluindo benefícios. Os interessados deverão enviar e-mail para rh@isd.org.br, com o título Seleção Pesquisador Imuno/Microscopia 2016, contendo obrigatoriamente: (i) CV (ou link do Lattes); (ii) Carta de Intenção contendo descrição das habilidades científicas e a pretensão científica atual e futura; (iii) três cartas de referência enviadas diretamente por e-mail. O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas: 1) seleção de candidatos por análise de currículos, carta de intenção e cartas de referência; 2) convocação para entrevista somente os candidatos selecionados na etapa 1; 3) entrevista; 4) aula expositiva; 5) divulgação do candidato selecionado.

Prazo para envio de currículos: 30/04/2016.

http://www.institutosantosdumont.org.br/oportunidades/

 

 

1 (uma) vaga Professor Pesquisador na área de Processamento de Sinais

Pré-requisitos: O candidato deve possuir título de Doutor em Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação ou áreas afins; ter experiência em tópicos relacionados à interface cérebro-máquina, neuromodulação e neuroreabilitação, assim como em orientação de alunos de pós-graduação, além de lecionar disciplinas de processamento de sinais. As atribuições do cargo incluem, mas não se limitam, a exercer atividade de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS/ISD).

 

Habilidades exigidas: Análise e processamento de sinais eletrofisiológicos (spike, LFP ou EEG) ¿ observação: não serão considerados candidatos que não atendam a esta habilidade. É desejável experiência em: programação (C++, Matlab, Python, etc.); processamento em clusters ou GPUs; análise de sistemas dinâmicos lineares e não-lineares; simuladores neurais (Brian, Neuron, etc.); inteligência artificial e algoritmos bio-inspirados; aprendizado de máquina e robótica. Publicações na área em periódicos de relevância internacional e participações em projetos de pesquisa serão considerados como diferenciais.

 

Documentos necessários e informações adicionais: O IIN-ELS localiza-se em Macaíba (RN), a 14 km de Natal. O regime de contratação é CLT 40 horas e a faixa salarial é compatível com professor doutor adjunto. Os interessados deverão enviar e-mail para rh@isd.org.br, com o título Seleção Pesquisador Processamento de Sinais 2016, contendo obrigatoriamente: (i) CV (ou link do Lattes); (ii) Carta de Intenção contendo descrição das habilidades científicas e a pretensão científica atual e futura; (iii) três cartas de referência enviadas diretamente por e-mail. O processo seletivo será composto pelas seguintes etapas: 1) seleção de candidatos por análise de currículos, carta de intenção e cartas de referência; 2) convocação para entrevista somente os candidatos selecionados na etapa 1; 3) entrevista; 4) aula expositiva; 5) divulgação do candidato selecionado.

 

Prazo para envio de currículos: 30/04/2016.

http://www.institutosantosdumont.org.br/oportunidades/

 

 

Mais sobre o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra

(IIN-ELS):

http://www.institutosantosdumont.org.br/instituto-internacional-de-neurocienciasedmond-e-lily-safra/

 

Mais sobre o Instituto Santos Dumont (ISD): http://www.institutosantosdumont.org.br/institucional/

 

Informações para a imprensa:

Ariane Mondo ¿ Assessora de Comunicação ISD ariane@isd.org.br | (84) 3271-3311

 

 


O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) anuncia abertura da Chamada de Propostas para a criação de um Centro de Estudos Alemães e Europeus no Brasil com recursos do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha em cooperação com uma universidade brasileira de destaque.

 Serão aceitas propostas de universidades brasileiras. As propostas podem ser submetidas individualmente, por mais de uma universidade ou por uma universidade brasileira em parceria com uma universidade alemã. O prazo de submissão é 23 de maio de 2016 ao DAAD Bonn. A data esperada para início do fomento é 1º de janeiro de 2017.

O objetivo da chamada é oferecer a uma nova geração de acadêmicos, pesquisadores e estudiosos brasileiros conhecimento, interdisciplinar e orientado à prática, sobre a Alemanha e a Europa contemporâneas relevante ao Brasil e à América Latina. O Centro ajudará a garantir a continuidade da cooperação acadêmica entre Brasil e Alemanha e a promover ligações entre disciplinas que tratem de temas relacionados com a Alemanha.

Acesse o edita da chamada completo em Português: http://portal-adm.cnpq.br/documents/10157/4043146/BRASILIEN_Center-Chamada_de_Propostas_Portugues.pdf/33dab814-1757-4b13-a1d2-dba1bdead123

Inglês: http://portal-adm.cnpq.br/documents/10157/4043146/BRASILIEN_Center-Call_for_Proposals_Englisch.pdf/cac768ae-ad6d-4c57-848a-53e46766af06

Alemão: http://portal-adm.cnpq.br/documents/10157/4043146/BRASILIEN_Center-Ausschreibung_Deutsch.pdf/04aa3213-4851-4009-921b-320c7880a646


O uso de luz síncrotron, pelas mais variadas áreas do conhecimento, tem tido mundialmente um crescimento contínuo. Isso, em parte, se deve ao aumento sistemático do brilho ao longo dos anos, o que permite novos experimentos e novas técnicas. O Brasil, através do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron ¿ LNLS, desenvolveu a tecnologia e construiu a primeira fonte de luz síncrotron no hemisfério sul, ainda única na América Latina. Desde 1997, o LNLS opera esse equipamento como uma facilidade aberta. Apesar desse sucesso, a atual fonte brasileira é uma máquina de segunda geração, com perda contínua de competitividade. Desde 2008, o LNLS trabalha no projeto e construção do novo síncrotron brasileiro - Sirius. Esta será uma das maiores e mais complexas infraestruturas científicas já construídas no país. Concebido como um síncrotron de 4ª geração, projeto 100% nacional e um dos mais avançados do mundo, Sirius abrirá enormes oportunidades para o estudo de materiais - orgânicos e inorgânicos - com grau de detalhe sem precedentes. 

 

Data: 17 de março, quinta-feira, às 16h. - Auditório Abrahão de Moraes 

Entrada franca - Transmissão via: www.iptv.usp.br

 

Mais informações sobre o IFUSP acesse o site:  http://www.if.usp.br

O laboratório de Entomologia de Saúde Pública - Sistemática de Culicidae da Universidade de São Paulo, Brasil, procura por pós-doutorando que seja altamente motivado e cientificamente produtivo para trabalhar no Projeto Temático FAPESP (processo 2014/26229-7) com pesquisa sobre mosquitos vetores de malária em assentamentos rurais da Amazônia brasileira.

 

Os interessados devem ter doutorado e experiência em sistemática filogenética e áreas correlatas. Excelentes conhecimentos sobre técnicas moleculares empregadas em taxonomia e genética de populações de insetos vetores. Habilidades computacionais e estatísticas serão de enorme importância. O candidato deverá colaborar tanto em disciplinas e trabalhos de campo realizados no Brasil como no treinamento de alunos de graduação e de pós-graduação.

 

A bolsa é para o período de pelo menos um ano e poderá ser renovada, dependendo do desempenho do candidato, acordo do coordenador do projeto e aprovação da FAPESP. Será dada preferência aos candidatos com alta probabilidade de solicitar e obter financiamentos junto às agências de fomento à pesquisa, por exemplo TDR/WHO entre outras.

 

A data de início é flexível e a posição permanecerá aberta até que seja selecionado candidato com o perfil necessário. Inicialmente, os candidatos deverão aplicar até 17 de março de 2016. Incentiva-se que os interessados façam perguntas e solicitem esclarecimentos sobre o pós-doutorado antes de enviarem os documentos. A posição está aberta para brasileiros e estrangeiros, mesmo aqueles que não tenham conhecimentos da língua portuguesa. Os documentos solicitados para a inscrição são:

 

1.         Curriculum vitae,

2.         Nomes de três pessoas que possam dar referências, caso seja necessário,

3.         Resumo enfatizando como os seus interesses de pesquisa vão ao encontro das pesquisas do laboratório de sistemática de Culicidae,

4.         Resumo sobre seus interesses, idéias e qualificações para solicitar financiamento junto à agências de fomento à pesquisa nacionais e internacionais.

 

Solicita-se que os contatos sejam preferencialmente por meio eletrônico, e-mail: masallum@usp.br

 


O Centro Regional para Ciência Espacial e Educação Tecnológica na Ásia e no Pacífico (RCSSTEAP), abre oportunidade de três bolsas de mestrado no Programa MASTA da Beihang University of Aeronautics and Astronautics (BUAA), localizada em Pequim, na China.

 

As vagas oferecidas no âmbito do Programa MASTA (Master Program on Space Technology Applications) referem-se a: i) Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS); ii) Sensoriamento Remoto e Sistema de Geo-Informação (RS&GIS); e iii) Direito e Política Espacial.

 

Os candidatos ao programa devem atender os seguintes pré-requisitos:

 

· Ter menos de 40 anos até o dia 15 de março de 2016;

 

· Ter experiência profissional na área;

 

· Ter bacharelado, disciplina relevante ou similar ao diploma de bacharel;

 

· Experiência de pesquisa nas áreas relevantes;

 

· Bom domínio da língua inglesa e capacidade de acompanhar aulas nesse idioma.

 

 Os interessados passarão por processo de pré-seleção pela Agência Espacial Brasileira (AEB), instituição parceira do RCSSTEAP. Para tal, devem preencher e enviar seu currículo, acompanhado do documento BASIC INFORMATION OF THE CANDIDATES FOR MASTA 2016, para o e-mail buaa2016@aeb.gov.br até o dia 1º DE MARÇO DE 2016.

 

Os candidatos pré-selecionados terão, então, até o dia 15 de março para fazer sua inscrição final, de acordo com instruções a serem fornecidas pela AEB. Informações detalhadas sobre a instituição, os programas e as bolsas encontram-se nos links abaixo.

  1. http://portal-adm.cnpq.br/documents/10157/3513141/Attachment+1-FOREIGNER+PHYSICAL+EXAMINATION+FORM.pdf/53c043e1-9d6d-41dd-909f-023eb0c6af60
  2. http://portal-adm.cnpq.br/documents/10157/3513141/Attachment+2-List+of+Application+Documents.doc/fec022f8-6274-487d-8d8a-b8ecdb91cfd9
  3. http://portal-adm.cnpq.br/documents/10157/3513141/MASTA+on+GNSS-2016+Announcement-RCSSTEAP%28China%29+final.doc/1fcf58eb-c060-4214-876f-da605eaf25de
  4. http://portal-adm.cnpq.br/documents/10157/3513141/MASTA+on+RS%26GIS+-2016+Announcement-RCSSTEAP%28China%29+final.doc/d134253a-3ff8-4de4-83a1-2ba62d1208aa

O RCSSTEAP é o sexto centro mundial de educação espacial a ser estabelecido em cooperação com o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA). Entre os objetivos do Centro inclui-se o aprimoramento da formação em ciências e tecnologias espaciais de forma a promover o desenvolvimento socioeconômico de países em desenvolvimento.


The Bill & Melinda Gates Foundation and its funding partners in the Grand Challenges family of grant programs are inviting innovators to apply for two grant opportunities:

1) Grand Challenges China: New Interventions for Global Health.  This challenge focuses on calls for innovative concepts for safe, effective, affordable and widely utilized interventions, such as vaccines and therapeutics, with the potential to protect against the acquisition, progression or transmission of infectious diseases that disproportionately affect the world¿s poorest.  This call is in partnership with the National Natural Science Foundation of China and requires substantive collaborations between China-based investigators and those based outside of China.

Application deadline is March 15, 2016, 8:00 am Beijing time (March 14, 2016, 5pm Seattle time). For a detailed description of this challenge, please visit the Grand Challenges site.

2) Grand Challenges for Development: Saving Lives at Birth.  USAID, the Government of Norway, the Bill & Melinda Gates Foundation, Grand Challenges Canada, the U.K.'s Department for International Development (DFID), and the Korea International Cooperation Agency (KOICA) have joined together to launch Saving Lives at Birth.  The goal of this program is to find the tools and approaches to help mothers and newborns during their most vulnerable hours.

Application deadline is February 29, 2016.

In addition please also see the following web pages for links to a 10-year retrospective of 14 of the 44 original Grand Challenges in Global Health projects (2005-2015):

Biological Vector Control (O¿Neill, Burt); Chemical Vector Control (Axel, Vosshall; Zwiebel), Curing Latent Infection (Young); Curing Chronic Infection (Baltimore); Vaccine Model Systems (Flavell); Antigen Design (KappeHill); Protective Immunity (KwiatkowskiShaw); Needle-Free Vaccines (BakerSievers); Crop Biofortification (Dale, Tushemereirwe)


O programa oferece a cientistas de países selecionados - entre os quais o Brasil- a oportunidade de estabelecer contatos internacionais no mais alto nível sem restrições relativas a campos de pesquisa. As visitas dos pesquisadores (em nível de pós-doutorado) podem ter duração mínima de dois meses e máxima de seis.

A chamada e aberta a cientistas que concluíram o seu PhD / doutorado dentro do últimos 10 anos e tem uma residência e uma afiliação com uma universidade elegível ou instituição de pesquisa na Áustria. Não há qualquer restrição relativamente à nacionalidade do participante.

O prazo para inscrições é 15 de fevereiro.

Informações detalhadas sobre a chamada e os documentos necessários para a participação podem ser encontradas na página da Academia em: http://www.oeaw.ac.at/en/fellowship-funding/promotional-programmes/joint-excellence-in-science-humanities/jesh-call-outgoing-2015/


A iniciativa é do Escritório de Política de Ciência Federal (BELSPO) que visa atrair pesquisadores no nível de pós-doutorado para trabalhar de 6 a 18 meses com uma equipe belga de pesquisadores. 

Para esta chamada, a lista de países elegíveis é restrito aos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul), todos os países africanos e Vietnam. Esta iniciativa começou em 1981e já foram concedidas 750 bolsas de estudo.

As inscrições seguem abertas até 30 de abril de 2016. Os candidatos selecionados deverão iniciar a sua estadia de pesquisa até 30 de setembro de 2017.

Para mais informações acesse: http://www.belspo.be/belspo/organisation/call_postdoc_en.stm


No dia 19 de março será realizado na UFU a 3ª edição do Curso de Neuroanatomia 3D, promovido pela E do curso de Medicina da universidade. Dirigido a estudantes e docentes das áreas de Ciências Biológicas e Saúde, o evento abordará os avanços da Neurocirurgia, da Neuroimagem e da
Neuroanatomia. O palestrante será Sebastião Nataniel Silva Gusmão, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (biênio 2012-2014).

A metodologia utilizando imagens em 3D vem cooperar para o aprendizado mais aprofundado da neuroanatomia, uma disciplina muito importante na Medicina. O curso pretende atrair estudantes

não só da UFU, mas de outras instituições de Uberlândia e de outras cidades da região.

O evento será realizado no anfiteatro do bloco 2A do Campus Umuarama, a partir das 8 horas. As inscrições podem ser feitas por meio do site http://www.laaufu.com.

Tópicos:

Neuroanatomia http://www.comunica.ufu.br/topicos/neuroanatomia
Neurocirurgia http://www.comunica.ufu.br/topicos/neurocirurgia
3D http://www.comunica.ufu.br/topicos/3d
Neuroimagem http://www.comunica.ufu.br/topicos/neuroimagem
Medicina http://www.comunica.ufu.br/topicos/medicina

 

 

 

 


Estão abertas, até o dia 15 de fevereiro, as inscrições para uma vaga de estágio no Departamento de Sistemas de Computação (SSC) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Podem se candidatar à vaga alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, Análise de Sistemas ou Ciências de Computação que tenham completado pelo menos o 5º semestre do curso.

Os alunos dos cursos de graduação existentes no campus da USP, em São Carlos, terão prioridade na convocação para preenchimento da vaga. Acesse http://www.icmc.usp.br/CMS/Arquivos/arquivos_enviados/SVPEXP_29_Edital%20ICMC%20001-2016%20-%20Computacao.pdf  para conferir o edital completo do processo seletivo.


Estão abertas, até 13 de fevereiro ou enquanto houver vagas, as inscrições para a primeira edição de 2016  do Curso Geral de Propriedade Intelectual a Distância - DL 101P BR, oferecido pelo INPI em parceria com a OMPI (Organização Mundial de Propriedade Intelectual). O curso é online, gratuito, possui carga horária de 75 horas aula e apresenta uma visão geral sobre diversos temas relativos à propriedade intelectual, com enfoque na legislação brasileira, como: Direitos Autorais, Patentes, Marcas, Indicações Geográficas, Desenhos Industriais, Proteção de Novas Variedades Vegetais/Cultivares, Concorrência Desleal, Informação Tecnológica, Contratos de Tecnologia e Tratados Internacionais.

Antes de fazer a inscrição em qualquer curso a distância da OMPI, é necessário que o interessado se cadastre, inicialmente, no Centro de Usuário da OMPI, no site abaixo:

https://www3.wipo.int/accounts/en/usercenter/public/register.jsf

Se a página estiver em inglês ou em outro idioma, selecione ¿Português¿ na parte superior da página.

As inscrições são realizadas diretamente no site de ensino à distância da OMPI, em: https://welc.wipo.int/cas/login?service=https%3A%2F%2Fwelc.wipo.int%2Flms%2Flogin%2Findex.php

Os cursos à distância da OMPI estão relacionados na página da Academia da OMPI: http://wipo.int/academy/pt/courses/rp_catalog/index.jsp

Para informações e mais esclarecimentos sobre os Cursos à Distância do INPI, favor enviar e-mail para: ead@inpi.gov.br


O Museu de Arte Sacra promove um Curso de Extensão sobre o tema "O Império no Brasil: A Arte Neoclássica e o Academicismo", cujo objetivo é apresentar um estudo sobre a arte e a cultura do Brasil Império, discutindo as formas que a arte neoclássica e acadêmica assumiu na sociedade do século XIX.

O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

Período: 02/03 a 01/06 (quartas-feiras) em 12 dias de aulas durante os três meses.

Horário: 19h30 às 22h
Carga horária: 36 horas
Inscrições e mais informações: www.museuartesacra.org.br

A Quatro G está lançando a "I Seleção de Projetos ¿ A Quatro G incentiva a sua pesquisa científica" que tem por objetivo eleger projetos de mestrado e doutorado, no Estado do Rio Grande do Sul, que utilizem técnicas de biologia molecular e que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e para a inovação. Os projetos selecionados terão como apoio o fornecimento gratuito de produtos fabricados pela Quatro G P&D. As inscrições são gratuitas e ocorrem de 18/01/16 a 07/03/16. Para baixar o regulamento e os formulários de inscrição acesse www.quatrogpd.com.br.

 

Qualquer dúvida ou sugestão envie e-mail para selecao@quatrogpd.com.br.

O Grupo de Dinâmica de Sistemas na Sloan School of Management do MIT convoca pesquisadores pós-doutores para trabalhar em um novo estudo que examina o futuro da mobilidade automotiva.

Mais informações (em inglês):

The study will examine issues including: the evolution of vehicle technologies and fuels, the availability of roads and refueling infrastructure, consumer preferences, and disruptive technologies such as shared and autonomous vehicles. The researcher will be responsible for modeling vehicle fleet dynamics under a range of technology and policy scenarios, requiring strong collaboration with experts in academia and industry. The study is expected to commence in April 2016.

The ideal candidate will have: a PhD in engineering, management or similar, with demonstrated expertise in simulation modeling using system dynamics, agent-based modeling or related disciplines; research experience in the study of innovation diffusion in the automotive, transportation or energy industries; an understanding of discrete choice models; a proven publication record; and the ability to work independently.

To apply, please send your CV and cover letter that includes the names of up to three references to Prof. David Keith at dkeith@mit.edu. Applications will be reviewed from February 19th 2016, continuing until the position is filled.

Lançado pela Embaixada do Reino Unido no Brasil a iniciativa procura disseminar as pesquisas realizadas entre os dois países no âmbito da pós-graduação.

O #SwBUKChallenge é destinado a ex-alunos de Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Pós-Doutorado do Ciência sem Fronteiras ¿ Reino Unido que já retornaram ao Brasil. O objetivo é que esses estudantes possam divulgar o resultado de suas pesquisas e explicar as vantagens da parceria acadêmica entre os dois países.

Para se inscrever, os ex-alunos devem preencher um formulário com informações pessoais e uma breve descrição da pesquisa realizada. É também obrigatório enviar o link para um vídeo de 2 a 4 minutos, no qual o pesquisador deve explicar seu trabalho de maneira clara e acessível ao público leigo.

Como prêmio, o vencedor levará duas viagens: uma para São Paulo, no começo de Março, a fim de participar do painel julgador na final do concurso SwB UK Ambassador 2016; e outra, com data ainda a ser confirmada, para o Reino Unido. Nessa segunda ocasião, o ganhador poderá matar as saudades de sua antiga universidade, entrar em contato com novos pesquisadores na mesma área de atuação que a sua e visitar escolas, a fim de motivar estudantes mais novos a respeito da produção científica e da carreira acadêmica.

Confira o regulamento completo e inscreva-se já através do formulário online


Os Estados Unidos, por meio do Escritório de Política de Ciência e Tecnologia (OSTP), divulgaram a iniciativa "Nanotechnology Startup Challenge for Cancer" (NSC2), competição em nível mundial que visa à inserção no mercado de novas tecnologias de combate ao câncer.

O programa constitui desdobramento de uma das medidas previstas na terceira edição da "Strategy for American Innovation", lançada pela Casa Branca recentemente.

A competição, aberta para participação individual ou em equipe, de qualquer nacionalidade, apresenta como requisito principal a criação de "start-up", por meio da qual a invenção selecionada poderá ser comercializada.

Na participação em equipe, com número mínimo de três participantes, pelo menos dois dos integrantes devem ser ou estudantes de Graduação, ou de Pós-Doutorado ou estar cursando Residência Médica. Os organizadores incentivam a formação de equipes com perfis variados, com participantes não só provenientes da Academia, mas, sobretudo com experiência empresarial.

Acesse o site: "http://www.nscsquared.org" e saiba como participar.


Essas atividades fazem parte da iniciativa CNPq-British Council do programa Brasil Newton Researcher Links. O Workshop acontece entre o dia 1° e 5 de março de 2016, em Recife, Pernambuco.

Lançado no Brasil pelo Ministro das Finanças britânico George Osbourne em abril de 2014, o Fundo Newton de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes vai investir £9 milhões (mais de R$ 34 milhões) por ano no Brasil durante três anos, em projetos com parceria e intercâmbio de pesquisadores e instituições brasileiros com o Reino Unido.

O Programa Researcher Links, cofinanciado pelo Fundo Newton, oferece oportunidades a pesquisadores em início de carreira do Reino Unido e Brasil para interagir, aprender uns com os outros e para explorar oportunidades para a construção de colaborações de pesquisa de longa duração.

CNPq irá cobrir os custos relacionados com a participação na oficina, incluindo: passagens aéreas (nacionais e internacionais), hospedagem e refeições. Os participantes devem ter seguro viagem e seguro médico.

Formulário deve ser preenchido e enviado antes do dia 30 de dezembro de 2015 para os organizadores do workshop por e-mail:

Para os candidatos do Brasil: khoury@pq.cnpq.br ou hjkhoury@gmail.com

Para os candidatos do Reino Unido: b.hutton@ucl.ac.uk

Acesse todas informações do workshop aqui


O Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica (CONCYTEC), por meio da Cienciactiva, lançou a convocatória "Magnet" com o objetivo de atrair  oportunidades de negócio e contribuir para o aumento de pesquisadores no país.

A iniciativa busca fortalecer e consolidar as instituições acadêmicas e científicas do Peru, nas áreas prioritárias de pesquisa para o país. Procura ainda, contribuir para a formação de capacidades científicas e tecnológicas ao mais alto nível, e incentivar o desenvolvimento de redes de investigação, regionais e internacionais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 1 de dezembro de 2015. Mais informações em http://www.cienciactiva.gob.pe/cienciactiva/convocatorias/proyectos/magnet

A chamada é parte do programa CONCYTEC, para promover a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a competitividade.


As Ações Marie Sk¿odowska-Curie (MSCA) foram inspiradas no nome da cientista franco-polaca com dois Prémios Nobel e pioneira no domínio da radioatividade. No âmbito do pilar de Excelência Científica do programa de financiamento de pesquisa e inovação da União Europeia, Horizonte 2020, as MSCA visam assegurar o máximo desenvolvimento e dinamismo no capital intelectual a fim de gerar novas habilidades, conhecimento e inovação.

Dispondo de um orçamento de 6,16 mil milhões de euros até 2020, estas ações dão apoio à formação e ao desenvolvimento das carreiras profissionais na área da pesquisa, valorizando em especial as competências ligadas à inovação. O programa financia a mobilidade internacional e intersetorial e a excelência em pesquisa, em todos os domínios, numa abordagem "da base para o topo".

As ações concedem apoio e financiamento aos pesquisadores em todas as fases da carreira, independentemente da sua nacionalidade e de seus domínios de trabalho. As MSCA também apoiam os doutorados industriais, que conciliam pesquisa acadêmica com trabalho exercido em empresas. Assim, os cientistas têm a possibilidade de adquirir experiência no setor privado e completar a sua formação com competências ou disciplinas úteis para a sua carreira e inserção no mercado de trabalho.

Dotar os pesquisadores de competências novas e diversificadas e, simultaneamente, proporcionar-lhes condições de trabalho atrativas constitui um aspeto crucial. Além de promoverem a mobilidade entre países, estas ações procuram também quebrar as barreiras - reais ou supostas - entre o mundo acadêmico e os demais setores, em especial as empresas. Várias iniciativas do programa promovem a participação, nomeadamente, da indústria na pesquisa aos níveis de doutorado e pós-doutorado.

Existem quatro grandes tipos de ações:

Redes de treinamentos inovadores (ITN): apoio a redes de formação inovadora que visam desenvolver novos pesquisadores.

Bolsas individuais (IF): apoio à mobilidade internacional de investigadores experientes, com a possibilidade de trabalharem fora do setor académico.

Intercâmbio de pessoal de pesquisa e inovação (RISE): apoio à cooperação internacional e intersetorial.

Cofinanciamento (COFUND): de programas regionais, nacionais e internacionais que financiem bolsas de formação em investigação ou de bolsas que impliquem mobilidade entre países.

Mais informações: http://ec.europa.eu/research/mariecurieactions/index_en.htm