Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Darwin na SNCT2014

    Coordenador: Maria de Fatima Brito Pereira
    Currículo
    Área:Taxonomia de Fanerógamos

    Período de 16/12/2013 a 30/06/2016

    Com o objetivo de divulgar a importância de Charles Darwin para a ciência, sua viagem do Beagle em 1832 e sua passagem por 12 cidades do estado do Rio de Janeiro,foram realizadas atividades durante a SNCT 2014 e 2015 estimuladas pela cessão de exemplares da exposição Darwin Now. Estes exemplares foram doados ao projeto Caminhos de Darwin pelo Conselho Britânico e foram emoldurados para facilitar sua itinerância e cessão aos municípios interessados no tema, principalmente durante a SNCT.

    Popularização da Ciência Divulgação Científica Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
  • LOCALIZAÇÃO E RASTREAMENTO DE DISPOSITIVOS COMPUTACIONAIS MÓVEIS NO CONTEXTO DE CIDADES INTELIGENTES

    Coordenador: Heitor Soares Ramos Filho
    Currículo
    Área:Teleinformática

    Período de 08/11/2013 a 30/11/2016

    O projeto Universal 481631/2013-5 se propôs a avançar o conhecimento em técnicas de localização e rastreamento de dispositivos móveis envolvidos na comunicação no âmbito de cidades inteligentes. A localização de dispositivos móveis é uma tarefa desafiadora mesmo em ambientes externos onde o GPS (Global Positioning System) é amplamente disponível e utilizado. Isso se deve ao fato de que as tecnologias de construção de baterias não evoluíram no mesmo ritmo dos componentes eletrônicos, o que as torna um gargalo para utilização de sensores que consomem grandes quantidades de energia, como o GPS. O principal resultado que obtivemos foi a proposição de uma solução para localização baseada em GPS que desmembra o processamento de informação utilizada pelo GPS e delega para a nuvem computacional parte desse processamento. Para isto, fizemos uso de algumas informações dos satélites GNSS que estão disponíveis publicamente, bem como de uma base de dados de elevação das localidades do planeta com relação ao nível do mar. O serviço de nuvem foi capaz de estimar a localização de um dispositivo a parte de poucos milissegundos de dados de GPS, uma grande economia quando comparada com 30 segundos do GPS convencional e de aproximadamente 2 segundos do GPS assistido pela rede. Com isto, conseguimos diminuir o consumo no dispositivo para 3 ordens de grandeza abaixo. A partir deste projeto foram abertas novas frentes de pesquisa que utilizam dados georreferenciados para novos serviços em cidades inteligentes. O todo, foram publicados 5 artigos em periódicos indexados 3 artigos em conferências e 1 capítulo de livro. O projeto também resultou em formação de recursos humanos, com 2 orientações de mestrado e 6 trabalhos de iniciação científica.

    localização computação móvel Computação ubíqua redes de sensores sem fio
  • XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia - Ciência e Cultura

    Coordenador: João Carlos Salles Pires da Silva
    Currículo
    Área:História da Filosofia

    Período de 18/06/2013 a 17/06/2014

    O XVII Congresso Interamericano de Filosofia realizou-se em Salvador, Bahia, de 07 a 11 de outubro de 2013, com pleno sucesso, tendo resultado de cuidadosa seleção de trabalhos, bem como de convite a pesquisadores de renome, através da rede de sociedades científicas nacionais que compõem a Sociedade Interamericana de Filosofia. O evento contou assim com os principais pesquisadores da área de filosofia de nosso país e com destacados pesquisadores internacionais dos Estados Unidos, Canadá, México e América Latina, bem como da Europa. Foram apresentados cerca de 1000 trabalhos, na forma de comunicações, palestras e conferências, além de mesas redondas. Desses trabalhos, mais de 300 foram apresentados por pesquisadores estrangeiros. O evento foi muito importante e mesmo um marco para o processo de internacionalização da nossa comunidade científica da área de filosofia. A programação completa do evento, com todos os resumos e com o texto completo de muitos dos trabalhos apresentados, encontra-se na página www.sif2013.org, na qual pode ser visto um primeiro vídeo do Congresso. Como um dos resultados do Congresso, o Brasil se tornou a sede da Sociedade Interamericana de Filosofia.

    Internacionalização Ciência Filosofia Cultura Filosofia no Brasil Filosofia nas Américas
  • Suplementação de poedeiras com uso de complexo multienzimático e emulsificante.

    Coordenador: Adriano Geraldo
    Currículo
    Área:Nutrição e Alimentação Animal

    Período de 09/12/2014 a 30/06/2017

    Objetivou-se com este projeto avaliar a ação do emulsificante de gordura (composto que quebra gorduras da dieta) adicionado a ração de galinhas poedeiras com reduzidos níveis de energia para ver se este tem ação em disponibilizar mais energia para aves. Foram utilizadas aves Hisex Brown, com 25 semanas de idade, fornecendo 5 rações, onde cada uma destas foi testada em 10 gaiolas com 8 aves cada por um período de 84 dias. Rações: CP: Dieta controle com 2775 kcal EM/kg; CP+E: Dieta CP com emulsificante (E) 0,012 %; CN50+E: Dieta CP com redução de 50 kcal EM/kg e 0,012% E; CN100+E: Dieta CP com redução de 100 kcal EM/kg e 0,012 % E; CN150+E: Dieta CP com redução de 150 kcal EM/kg e 0,012 % E. Variáveis avaliadas: produção e peso dos ovos, consumo, conversão alimentar por massa e por dúzia de ovos, peso inicial e final das aves, porcentagem de ovos viáveis, gravidade específica, cor da gema, porcentagens de gema, casca e albúmen, espessura de casca e Unidade Haugh. A suplementação de emulsificantes em dietas com inclusão de 2% de óleo degomado de soja e redução de 150 kcal EM/kg de ração não afetou o desempenho e qualidade de ovos. Na segunda pesquisa avaliou-se a associação do emulsificante a dois diferentes complexos de enzimas com redução de energia na ração. Foram utilizadas aves Hisex Brown, com 56 semanas de idade, com 7 tratamentos e 8 repetições/tratamento, com 10 aves por repetição, duração de 84 dias experimentais. Rações: C: Dieta controle com 2770 kcal EM/kg; CN1: Dieta com redução de 200 kcal/kg EM; CN2: Dieta com redução de 150 kcal EM/kg; CN1 + CEA: Dieta com CE A (250g/t); CN2 + CEB: dieta com CE B (100g/t); CN1+CEA+E: dieta com CEA + E (100g/t); CN2+CEB+E: dieta com CEB + E. As variáveis avaliadas foram as mesmas da pesquisa anterior. O uso dos complexos enzimáticos e do emulsificante em dietas com redução do nível energético não trouxe melhorias no desempenho e qualidade dos ovos de poedeiras semipesadas.

  • Coordenador: Danilo Rheinheimer dos Santos
    Currículo
    Área:Ciência do Solo

    Período de 01/07/2016 a 30/06/2017

    Diante do panorama brasileiro e mundial, o crescimento na produção animal e de grãos gerou no mercado de medicamentos e agrotóxicos um aumento significativo em suas vendas. As ações antrópicas são a base para o aumento destes contaminantes no meio ambiente, os quais são resultantes de fontes pontuais e difusas atingindo diferentes matrizes (água, biofilme, POCIS) ambientais. Os impactos relacionados ao uso desses compostos, frente às distintas rotas de contaminação ambiental, transformações e destino final, são importantes para o conhecimento dos potenciais ambientais de contaminação. A constância dos medicamentos e moléculas de agrotóxicos nos diferentes tipos de ambientes irá influenciar sobretudo, os organismos vivos que se desenvolvem nessas zonas contaminadas e através da cadeia trófica atingem outros organismos vivos, como os seres humanos. As perdas de solo por erosão resultam em contaminação dos mananciais de água, uma vez que o próprio solo se encontra contaminado por produtos farmacêuticos e moléculas de agrotóxicos. O resultado desse aporte nas águas tem efeito no surgimento de estirpes bacterianas resistentes, que podem resultar em um elevado número de mortes no mundo representando risco a saúde humana e animal. Estudos realizados em pequenas bacias hidrográfica nos últimos anos revelam que existem perdas de sedimentos, nutrientes, agroquímicos industriais, as quais são mais acentuadas durante os eventos de chuva com intensidades altas. Portanto, são necessários estudos em escala mais ampla, com enfoque no impacto das atividades antrópicas sobre a produção de sedimentos e qualidade das águas. A bacia estudada encontra-se no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, onde o uso do solo é caracterizado pela agricultura, criação de suínos e aves, agroindústrias e contribuição das cidades. A pesquisa objetivou avaliar a qualidade d'água, frente a presença de moléculas de agrotóxicos e medicamentos fazendo uso de biofilmes, POCIS e água.

    drogas veterinárias dejetos manejo do solo bacia hidrográfica pesticidas qualidade de água
  • Novas Estratégias Multidimensionais em Citometria de Fluxo

    Coordenador: Carlos Eduardo Pedreira
    Currículo
    Área:Bioengenharia

    Período de 22/12/2010 a 21/04/2014

    A citometria de fluxo é um método amplamente empregado na pesquisa e na prática médica. É a principal ferramenta na caracterização fenotípica de enfermidades infecciosas como a infecção pelo HIV, e de doenças neoplásicas - leucemias, linfomas, e tumores sólidos - ao diagnóstico e também durante o tratamento. Esta caracterização tem fundamental importância prognóstica, dela depende decisivamente o tratamento aplicado ao paciente. É uma técnica capaz de medir simultaneamente diversos parâmetros de milhares de células por segundo e gerar rapidamente uma grande quantidade de informação para cada amostra. É possível avaliar milhões de células em suspensão e obter diversas informações individualizadas de cada célula.A cooperação apoiada por este projeto em muito impulsionou o desenvolvimento da área como pode ser constatado pela considerável quantidade de publicações em periódicos de alto impacto. Os resultados desta colaboração estão em uso efetivo em mais de 50 países incluindo o Brasil. Muitos dos resultados foram postos em prática na UFRJ mesmo antes da publicação definitiva. Desta forma, houve um grande impacto social local resultando entre outros avanços na montagem do laboratório que hoje gera diagnósticos de ponta para não só para as crianças do Instituto de Pediatria da UFRJ, bem como para outros hospitais. Este projeto contempla um enfoque interdisciplinar e vem em resposta a uma crescente necessidade de cooperação transversal nas áreas de engenharia e ciências da saúde. A formação de investigadores com este perfil multidisciplinar é, em nossa opinião, de importância estratégica para que se possa acompanhar e participar ativamente da investigação na área de saúde nos próximos anos. O sucesso desta cooperação vem aumentando de forma substancial a confiabilidade e a reprodutibilidade dos exames realizados por citometria de fluxo, gerando um benefício inestimável para a população de pacientes com suspeita de neoplasias.

    citometria de fluxo classificação de padrões leucemias cancer inteligência computacional
  • Reprogramação genômica em híbridos de tomateiro com fenótipos transgressivos

    Coordenador: Maria Magdalena Rossi
    Currículo
    Área:Microbiologia e Bioquímica do Solo

    Período de 21/11/2016 a 30/11/2019

    Você já escutou falar de heterose ou vigor híbrido? Por que a mula é tão utilizada para o trabalho pesado?O vigor híbrido é a superioridade apresentada por um descendente sobre seus genitores a respeito de caracteres como taxa de crescimento, sucesso reprodutivo e produtividade. O vigor do híbrido é proporcional às diferenças genéticas entre os genitores, aumentando o vigor da progênie junto com o aumento da distância genética entre as linhagens parentais. Isto é, quanto mais diferentes são os pais, mais forte será o filho. Um exemplo deste fenômeno é a mula, um mamífero híbrido originado do cruzamento do asno macho com a égua, duas espécies diferentes. Por sua robustez e adaptabilidade, a mula é um animal de montaria, tração e carga muito utilizado no mundo todo.Em relação as plantas, a grande maioria do milho e do tomate produzidos mundialmente é por meio do plantio de sementes híbridas, obtidas do cruzamento de variedade puras geneticamente diferentes. As plantas híbridas são mais vigorosas, resistentes a doenças e possuem alta produtividade, quando comparadas às variedades puras.Embora o homem utilize híbridos intensamente na agropecuária, tanto para o melhoramento de plantas quanto de animais, os mecanismos biológicos que determinam o vigor híbrido não têm sido elucidados. Isto dificulta a produção de híbridos de forma rápida e eficiente. Por outro lado, os híbridos só têm alto vigor e produtividade na primeira geração, se os grãos colhidos forem semeados, as plantas da segunda geração terão sua produtividade reduzido até em 40%, perdendo por causa da perda do vigor híbrido e a grande variação entre as plantas. Isto leva a necessidade da aquisição de sementes híbridas todos os anos, o qual decorre em um aumento considerável do custo de produção. Caso a ciência consiga compreender os mecanismos que resultam no vigor híbrido será possível desenhar processos de melhoramento genético que permitam obter variedades que reproduzam essas características.

    siRNAs PRODUTIVIDADE RNAseq HETEROSE SOLANUM LYCOPERSICUM METILOMA
  • Produção e caracterização de proteínas recombinantes de Corynebacterium pseudotuberculosis para o diagnóstico da Linfadenite Caseosa em pequenos ruminantes

    Coordenador: Núbia Seyffert
    Currículo
    Área:Biotecnologia

    Período de 23/01/2012 a 22/01/2014

    A linfadenite caseosa, conhecida popularmente como mal-do-caroço, é uma doença que afeta cabras e ovelhas causando grandes perdas econômicas na agropecuária. Para prevenir a proliferação da enfermidade nos rebanhos, propomos desenvolver um Teste de pele que pode ser aplicado nos animais em campo para diagnosticar a doença. Resultados preliminares de nossa pesquisa apontam a ausência de reações adversas nos animais, após a aplicação do teste. Temos como objetivo futuramente, finalizar esse Teste de pele, transferí-lo para a indústria para que possa ser comercializado com um preço final reduzido, favorecendo pequenos e grandes produtores rurais.

    Proteínas recombinantes C. pseudotuberculosis Linfadenite Caseosa diagnóstico
  • Coordenador: Elson Longo da Silva
    Currículo
    Área:Materiais Não-Metálicos

    Período de 01/12/2016 a 31/05/2018

    Os sensores de gás estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia, o mais conhecido dentre é o sensor de fumaça. De modo geral, o funcionamento do sensor de gás dispositivos consiste na detecção da molécula do gás de interesse. Se o gás a ser detectado pelo sensor for nocivo à saúde humana (por exemplo, o CO, NH3, NOx, e O3), esta detecção deverá ser rápida e eficiente de forma a preservar a segurança da pessoa. Estes dispositivos sensores são compostos basicamente de duas partes, o material sensor e o transdutor. O primeiro é responsável pela detecção das moléculas do gás de interesse, a qual ocorre por meio de uma reação química. Esta reação pode implicar na alteração das propriedades físico-química do material sensor, a qual é transformada em um tipo de sinal elétrico pelo transdutor, e então informa o nível de gás detectado. Os sensores de gás disponíveis no mercado funcionam a temperaturas entre 50 e 200 °C, implicando em gasto energético e dificultando sua utilização em ambientes com gases explosivos visto a possibilidade de explosão. Portanto, o principal objetivo deste projeto foi desenvolver materiais sensores que permitam o funcionamento de sensores de gás a temperatura mais próximas a ambiente. Os estudos realizados indicaram que o uso de dois semicondutores acoplados (denominado de heterojunção) permite o funcionamento destes sensores a temperatura ambiente quando estes são iluminados por luz ultravioleta. Em nossa pesquisa, verificamos o potencial da heterojunção ZnO/Co3O4 e do ZnO puro apresentando diferentes morfologias como sensor na detecção de gás ozônio (O3). O ozônio é um gás tóxico que pode prejudicar permanentemente o sistema respiratório humano quando a pessoa é exposta a níveis acima de 100 partes por bilhão (ppb).

    óxidos semicondutores método hidrotermal sensor de gás
  • Estudo do microfresamento de canais para fabricação de microcomponentes em materiais de microestrutura homogênea

    Coordenador: Cleiton Lazaro Fazolo de Assis
    Currículo
    Área:Processos de Fabricação, Seleção Econômica

    Período de 06/01/2015 a 31/01/2018

    Processos de fabricação mais eficientes são o foco de estudo na usinagem de micropeças. Os parâmetros de usinagem deveriam ser adequadamente especificados, não apenas levando em consideração a microgeometria da ferramenta de corte, mas também considerando a microestrutura do material da peça. O objetivo deste projeto de extensão tecnológica é o estudo de parâmetros de usinagem que sejam adequados ao uso das microfresas da MMC METAL DO BRASIL (Subsidiária da Mitsubishi), empresa demandante deste projeto, considerando o uso e aplicações feitas pelo setor manufatureiro no brasil. Corpos de prova de metais de microestrutura de grãos ultrafinos (tamanho de grão < 1 µm) e peças obtidas por manufatura aditiva (MA) foram microusinados pelo processo de microfresamento. Os parâmetros de usinagem variaram de acordo com o experimento proposto. Microscopia laser 3D foi utilizada para qualificar e quantificar a formação de rebarbas, deformação da superfície usinada, desvios geométricos e acabamento dos microcanais. Quanto maior a profundidade de usinagem, maiores as deformações nos microcanais usinados no alumínio. Maiores avanços por dente e profundidade de usinagem minimizaram os desvios geométricos do aço baixo-carbono e aço inoxidável, mas o tamanho das rebarbas aumentou com o aumento da profundidade de usinagem. No microfresamento das peças de MA foi verificado alguma anisotropia da microestrutura dos corpos e prova com a redução do diâmetro das microfresas, devido ao modo de deposição a laser do material durante a fabricação das peças. A estratégia de minimização de rebarbas aplicada no microfresamento por meio do repasse das microfresas, com diferentes condições de usinagem, favoreceram a produção de microcanais sem rebarbas aparentes. Neste projeto foi identificado que o ajuste adequado entre os parâmetros de usinagem, microestrutura da peça e geometria das ferramentas de corte é crucial para garantir a qualidade e precisão de microcomponentes.

    microfresamento canais microestrutura homogênea microfresas
  • Mostrando 1 - 10 de 54203 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último