Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Diversidade de Ciliados Peritríquios (Ciliophora, Peritrichia) no Lago Guaíba, Rio Grande do Sul.

    Coordenador: Laura Roberta Pinto Utz
    Currículo
    Área:Taxonomia dos Grupos Recentes

    Período de 20/12/2011 a 19/12/2013

    O projeto teve como foco de investigação a sucessão ecológica de ciliados sésseis pertencentes à Subclasse Peritrichia. Estes ciliados são abundantes em ambientes de água doce em todo o mundo, mas ainda existe uma grande carência de conhecimento no que diz respeito à ecologia e papel no ecossistema. Como organismos bacterivoros, eles são um elo de ligação entre bactérias e pequenos animais, auxiliando nesta transferência de energia na cadeia alimentar aquática. A dinâmica de sucessão de espécies nunca havia sido investigada em estudos de longa duração. Através do presente estudo verificou-se a existência de uma dinâmica de dominância de espécies ao longo do ano. Além disso, pode-se conhecer e caracterizar diversas espécies que ainda não eram conhecidas, enriquecendo o mapeamento destes organismos em nível global. As análises filogenéticas realizadas neste estudo contribuíram para a melhor compreensão das relações de parentesco destes ciliados entre si. De forma geral, os resultados obtidos permitiram um grande avanço de conhecimento na área de sistemática e ecologia de ciliados peritríquios e abriram caminhos para a realização de investigações mais específicas de biologia e ecologia de espécies determinadas. Os resultados também poderão ser utilizados em comparações com estudos realizados em outros corpos de água doce ao redor do mundo.

    ciliados epibiose sucessão peritríquios
  • Gestão dos Recursos Hidricos e Resíduos Sólidos

    Coordenador: Margarida Marchetto
    Currículo
    Área:Saneamento Básico

    Período de 15/11/2012 a 12/05/2014

    O projeto intitulado Gestão dos Resíduos sólidos e Recursos hídricos foi importante para agregar conhecimentos aos bolsistas envolvidos, conseguiram no decorrer das atividades Conhecer a realidade dos resíduos sólidos gerados no IFMT campus Octayde Jorge e especialmente suas particularidades. Um primeiro passo para a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do instituto. Observou-se a fragilidade do ensino técnico quanto ao conhecimento prático e assuntos do dia a dia relacionado ao acondicionamento seletivo dos resíduos e entendemos que ações educativas didáticas que saibam utilizam dos espaços por esta população ocupada são bem-vindos no processo de mudança de hábitos.As ações selecionadas para o andamento deste projeto procuraram focar na formação de elementos críticos necessários para a realização de uma investigação situacional e um diagnóstico ambiental equilibrado, possibilitando ao aluno a responsabilidade de ampliar horizontes conceituais. O projeto procurou, no limitado e concorrido tempo que teve, proporcionar diferentes vivências aos alunos envolvidos, a fim de que todos os participantes tivessem a oportunidade de conhecer as várias abordagens e formas de gerenciamento dos resíduos sólidos.É um tipo de projeto que precisa ser divulgado e implantado nas escolas brasileiras. Importante para ajudar a minimizar grandes problemas sociais, principalmente na gestão do saneamento nas áreas urbanas.

    qualidade da água Gestão dos resíduos sólidos resíduos de demolição
  • INCT para Excitoxicidade e Neuroproteção

    Coordenador: Diogo Onofre Gomes de Souza
    Currículo
    Área:Proteínas

    Período de 06/01/2009 a 05/10/2015

    O referido projeto tem grande importância para sociedade de modo geral. Através da divulgação com seminários as informações descobertas nos experimentos científicos são divulgadas e atingem uma gama maior de pessoas, incluindo estudantes que ainda estão em formação.

    excitotoxicidade educação em ciências neuroproteção glutamato doença cerebral
  • Estruturação da equipe de competição para olimpíadas em robótica

    Coordenador: Vandilberto Pereira Pinto
    Currículo
    Área:Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação

    Período de 12/11/2012 a 09/02/2014

    O projeto foi divulgado através de um ciclo de palestras e através de apresentações na I mostra de robótica, nos encontros universitários e no congresso brasileiro Em ensino de Engenharia. Como continuidade do projeto pretende-se divulgar através da criação de um site .

    Tecnologia educacional Robótica Robótica na educação
  • Simulador para Operação e Manutenção de Chaves de Manobra em Redes de Distribuição de Energia.

    Coordenador: Fátima Nelsizeuma Sombra de Medeiros
    Currículo
    Área:Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência

    Período de 11/11/2012 a 08/05/2014

    Este projeto apresenta um simulador para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e profissionais na área de engenharia elétrica. A ferramenta usa tecnologias de realidade virtual para melhorar a compreensão das manobras de equipamentos em sistemas de potência de redes de distribuição de energia elétrica. O simulador possui uma rede de distribuição didática virtual em que os alunos utilizam diversas situações reais de operação da rede de distribuição através de tecnologia aplicada. Esperamos que o uso da ferramenta possa contribuir para melhoraria e aquisição de competências profissionais em engenharia, com baixo custo, uma vez que servirá como atividades de laboratório profissional.

  • Engenharia Química: o elo entre você e seu futuro

    Coordenador: Cíntia Soares
    Currículo
    Área:Processos Industriais de Engenharia Química

    Período de 12/11/2012 a 09/02/2014

    O projeto "Engenharia Química: o elo entre você e o seu futuro" visou estimular os estudantes de ensino médio e o estudante de graduação a ingressar e permanecer no curso de Engenharia Química e ampliar a participação do coordenador/professor no processo de formação do estudante. No entanto, apesar da anuência inicial para a execução do projeto tanto por parte da instituição executora (Universidade Federal de Santa Catarina) quanto por parte da instituição co-executora (Curso e Colégio Energia), houve desistência dessa última durante a etapa de indicação do bolsista, fato que inviabilizou a continuidade do projeto. Desta forma, todo o recurso aportado por parte do CNPq para o desenvolvimento desta proposta será restituído integralmente.

    Incentivo Interação Ensino Médio Estímulo Engenharia Química
  • Impactos sócio-econômicos da redução do desmatamento previsto na “Política nacional sobre mudança do clima”

    Coordenador: Geraldo Bueno Martha Junior
    Currículo
    Área:Economias Agrária e dos Recursos Naturais

    Período de 16/12/2011 a 15/12/2013

    A utilização de análises setoriais acompanhadas do uso de modelos de equilíbrio geral oferece instrumental interessante para avaliar políticas e para descortinar possíveis cursos de ação de tecnologias e de políticas. O trabalho mostra que assegurar ganhos continuados de produtividade, parcial e total, em níveis pelo menos próximos à média histórica, na próxima década, é estratégico para o país evitar impactos negativos sobre as cadeias produtivas agropecuárias, em particular para aquelas atuando nos estados da fronteira agrícola. De modo mais amplo, assegurar ganhos de produtividade é importante para a manutenção do emprego e renda no setor. As grandes variações no uso da terra devem-se às lavouras e pastagens, sendo o avanço das primeiras sendo compensado pelo retrocesso das últimas. Eventuais subsídios à indústria nacional implicam em substancial evasão dos fatores trabalho e capital do setor agropecuário em direção ao setor industrial. Dada à mudança nos termos de troca, o fator terra tem sua demanda aumentada pelas atividades agropecuárias, o que pode pressionar a manutenção nas taxas de desmatamento. À parte a expressiva distorção provocada pelo subsídio à indústria brasileira, os benefícios totais variaram pouco para o Brasil e para as demais regiões focalizadas no Mundo.

    Cerrado políticas públicas Amazônia agricultura de baixa emissão de carbono modelo aplicado de equilíbrio geral
  • O processo de inovação na gestão do serviço público de saúde na Região do Centro-Oeste

    Coordenador: Andrea de Oliveira Gonçalves
    Currículo
    Área:Administração Pública

    Período de 12/11/2010 a 11/05/2014

    A busca pela inovação na gestão dos serviços públicos de saúde é uma das prioridades de gestores públicos no Brasil e no exterior. Entre os motivos que explica essa busca pela inovação, está cada vez mais presente o movimento new public management. No entanto, os modelos teóricos sobre o processo de inovação disponíveis na literatura têm como base de desenvolvimento o contexto de empresas privadas, em especial do setor industrial. Este contexto difere da gestão pública de saúde, que atua essencialmente no setor de serviços e precisa responder à demandas específicas da administração pública. Portanto, a pesquisa analisa a relação entre os modelos de gestão e o processo de inovação na gestão do setor público de saúde. Parte-se aqui do pressuposto de que a inovação é um processo complexo cujo estudo requer a análise de múltiplas dimensões e as interações entre elas. Neste estudo, destaca-se a análise dos modelos de gestão, dado que um ambiente de trabalho propício ? sua organização, modus operandi, estrutura ? pode fazer diferença para o sucesso da inovação. É estudo de casos múltiplos com abordagem comparativa. A coleta foi realizada na base de dados da Mostra Nacional de Vivências Inovadoras de Gestão no Sistema Único de Saúde -SUS/Brasil, registrados na região Centro-Oeste (Brasil), totalizados em 71 casos. Os dados foram analisados a partir dos critérios: natureza, grau de mudança, nível de abrangência, impacto, recursos utilizados, processo e sustentabilidade da inovação.

    administração pública gestão de serviços públicos inovação
  • SEMINARIO INTERNACIONAL REGIMES DISCURSIVOS DA PACIFICAÇÃO

    Coordenador: Giuseppe Mario Cocco
    Currículo
    Área:Teoria da Comunicação

    Período de 19/06/2013 a 18/06/2014

    As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro representam uma inovação importante em termos de segurança pública. Por um lado, institucionaliza a presença da polícia nas favelas (onde tradicionalmente permanecia ausente), e, pelo outro, abre possibilidades de integração social e produtiva desses territórios tão expressivos da cidade. Porém, esses novos caminhos de construção da cidadania não são evidentes, e exigem muito debate e pesquisa sobre os entraves e armadilhas que a própria experiencia encontra para alcançar esse patamar. O seminario foi organizado com essa finalidade.

    Metropole comunicação e política pacificação segurança pública regimes discursivos
  • Desenvolvimento de Sistemas de Monitoramento e Controle de Motores de Indução Trifásicos

    Coordenador: Abel Cavalcante Lima Filho
    Currículo
    Área:Microeletrônica

    Período de 13/11/2012 a 10/02/2014

    O projeto une diversas áreas da ciência como Engenharia Elétrica Engenharia Mecânica e ciências da computação para possibilitar o monitoramento de motores de indução em um ambiente industrial. Motores de indução estão presentes em praticamente todos os processos de produção, sendo responsáveis pelo processo de conversão de energia elétrica em energia mecânica. A quebra ou o mal funcionamento desses equipamentos podem provocar enormes prejuízos para o setor industrial interrompendo a produção e causando acidentes. A ideia do projeto é permitir o monitoramento desses equipamentos utilizando uma rede de sensores sem fio, identificando falhas antes da quebra total, sobrecarga e a eficiência energética de trabalho dos mesmos. A instalação do sistema pode ser realizada de forma a não interromper a produção.

    motor de indução trifásico Rede de sensores sem fio eficiência energética
  • Mostrando 1 - 10 de 46988 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último