Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • DESENVOLVIMENTO DE CONCRETO GEOPOLIMÉRICO UTILIZANDO METACAULIM E RESÍDUOS INDUSTRIAIS

    Coordenador: Fernando Pelisser
    Currículo
    Área:Materiais e Componentes de Construção

    Período de 19/11/2014 a 30/11/2017

    O cimento geopolimérico pode ser produzido utilizando ? genericamente ? cinqüenta por cento de sua composição por metacaulim, cinqüenta por cento de silicato de sódio (65% de água) e uma pequena quantidade de hidróxido de sódio (¿5%). Este cimento pode ser composto com diferentes tipos de agregados (areias e britas) nas proporções de até 1:5 (cimento:agregados, em massa) atingindo resistência à compressão elevada (¿50 MPa). A composição deste cimento utilizando resíduo do polimento de placas cerâmicas (que apresentam uma homogeneidade do resíduo durante a produção), em teores de 15%, mostram melhorias no desempenho mecânico, atingindo resistências superiores a 70 MPa. O material apresenta adequado desempenho estrutural, comparado ao concreto convencional. Aplicado em uma viga de concreto (aço mais concreto) o concreto geopolimérico armado obteve uma resistência à flexão máxima de 131 kN, sendo 8% superior ao obtido na viga de concreto convencional, com 121 kN. Considerando o exposto, o material apresenta desempenho mecânico para ser aplicado em estruturas, e pode ser considerado um material de baixo impacto ambiental, devido às características das matérias-primas utilizadas.

    Geopolímero Metacaulim Cimento Resíduo.
  • X Semana de Pós-graduação em Física da UFPA

    Coordenador: Claúdio Márcio Rocha Remédios
    Currículo
    Área:Física Clássica e Física Quântica; Mecânica e Campos

    Período de 10/09/2018 a 30/09/2019

    A X Semana de Pós-graduação em Física da UFPA (XSPGF) aconteceu no período de 19 a 23 de novembro de 2018, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, no Estado do Pará. O caráter geral dos cursos selecionados teve sucesso em atrair estudantes de todas as áreas da Física. Com base nisso, temos convicção que foi mais um eventos realizado com sucesso na UFPA (ver site do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA: http://www2.ufpa.br/ppgf/), o número de participantes inscritos foi de quarenta estudantes entre graduação e pós-graduação.

    fisica geral Física Pós-graduação
  • Coordenador: Abdelmoubine Amar Henni
    Currículo
    Área:Geometria Algébrica

    Período de 16/12/2014 a 15/12/2015

    Classificação de objetos em Matemática é um dos problemas mais importantes e mais interssantes. Em Particular, Classificação de algumas soluções particulares, chamadas Instantons, das equações de Euler-Lagrange da Teoria dos Campos de Yang-Mills ajudou a descobrir estruturas muito interessantes em matemãtica, em particular invariantes que ajudam a identificar quando duas dessas soluções são equivalentes. Além disso, estudar o espaço classificante dos Instantons tornou-se um otimo campo para testar validade de conjeturas (e as provar nesses casos particulares) em Geometria Algebrica, gerar exemplos geometricos con estruturas ricas, tais como a estrutura hyper-Kahler e conectar várias ideias e teorias tais como relações entre espaços classificantes e teoria de Representação.

    Espaço de moduli Mônadas Feixes Instantons construções ADHM
  • IV Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades

    Coordenador: Beatriz Ribeiro Soares
    Currículo
    Área:Geografia Urbana

    Período de 11/07/2016 a 30/06/2017

    O IV Simpósio Nacional Sobre Pequenas Cidades ? IV SINAPEQ ? foi realizado de 22 a 25 de novembro de 2016 no Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia ? UFU, na cidade de Ituiutaba/MG. O Simpósio foi organizado pelo grupo de pesquisa Observatório das Cidades e teve como tema Cidades pequenas: dinâmicas, escalas e redes. Discutiram-se as complexas relações socioespaciais destas cidades frente ao atual processo de urbanização, enfatizando suas dinâmicas urbanas e regionais, as diferentes escalas de análises e seus papéis na rede.Objetivando reunir pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, o IV SINAPEQ foi estruturado em eixos temáticos que privilegiaram o debate sobre os aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais das pequenas cidades, sem desconsiderar as relações com o campo, tão fundamentais para a compreensão das dinâmicas, escalas e redes que envolvem tais cidades.Ocorreram apresentações de trabalhos durante o IV SINAPEQ com o objetivo de socializar e difundir a produção científica sobre as pequenas cidades, potencializando o diálogo entre os diferentes pesquisadores interessados na temática. Além disso, também ocorreram conferências, mesas-redondas temáticas e uma plenária final para deliberações. Buscando ampliar o debate sobre as pequenas cidades o Observatório das Cidades também divulgou os Anais do IV SINAPEQ, que estão disponíveis em acesso gratuito em: https://www.sinapeq.com.br/anais.

    simpósio urbano cidade pequena
  • RESPOSTAS CARDIORRESPIRATÓRIAS E FORÇAS DE REAÇÃO DO SOLO DE DIFERENTES EXERCÍCIOS DE HIDROGINÁSTICA REALIZADOS POR MULHERES JOVENS E PÓS-MENOPÁUSICAS

    Coordenador: Luiz Fernando Martins Kruel
    Currículo
    Área:Educação Física

    Período de 28/12/2011 a 27/12/2013

    A partir dos resultados encontrados no presente estudo, conclui-se que diferentes exercícios de hidroginástica podem acarretar em diferentes respostas da força de reação do solo vertical (FRSv), assim como a intensidade de execução (cadências) destes exercícios também pode alterar estes valores. Quando estudamos o impulso, podemos concluir que os maiores valores são encontrados na cadência de 80 bpm, portanto, devemos levar em consideração que esta velocidade mais baixa acarretará em maiores valores de impulso, portanto o profissional deverá prestar atenção quando for realizar uma prescrição dos exercícios de hidroginástica, visto que a duração do estímulo também deve ser analisada. Caso um profissional tenha como objetivo da aula minimizar a sobrecarga articular do indivíduo, sugere-se que sejam utilizados exercícios em cadências mais lentas, como a de 80 bpm, e de apoio bipodal, como os exercícios saltito anterior, saltito lateral e deslize lateral. Deve-se evitar a utilização de exercícios que acarretam maiores valores de FRSv, como por exemplo, o chute, corrida posterior e elevação posterior, que podem chegar em até 1,05 vezes o peso do sujeito na intensidade de 120 bpm. Uma possível progressão dos exercícios seria iniciando um treinamento com os que obtiveram menores resultados de FRSv (saltito lateral, saltito anterior e deslize lateral), aumentando a intensidade para as cadências 100 ou 120 bpm, visto que não foram encontradas diferenças entre as duas.

    hidroginastica frequência cardiaca forças de reação do solo consumo de oxigêno
  • PLASTICIDADE FENOTÍPICA CELULAR E RESTAURAÇÃO DE REDES NEURAIS II

    Coordenador: Fernando Garcia de Mello
    Currículo
    Área:Biofísica Celular

    Período de 21/11/2012 a 31/07/2016

    O projeto contribuiu para o desenvolvimento de novo sistema celular com propriedades dopaminérgicas capazes de restaurar anomalias motoras em modelos animais para a Doença de Parkinson, com eventual aplicação futura no tratamento dessa patologia em humanos. Além disso contribuiu para gerar novos conceitos sobrea a plasticidade de circuitos dopaminérgicos no sistema nervoso central, eventualmente contribuindo para o entendimento de distúrbios neuropsiquiátricos envolvendo dopamina.

    Glia Dopamina Parkinson
  • Lectinas como estratégia de neuroproteção em processos isquêmicos

    Coordenador: Rodrigo Bainy Leal
    Currículo
    Área:Farmacologia Bioquímica e Molecular

    Período de 11/11/2013 a 30/11/2016

    As células do sistema nervoso central são reguladas por sinais (neurotransmissores) que se ligam a locais específicos da superfície celular chamados receptores e canais iônicos, que são de natureza glicoproteica, ou seja, são proteínas que apresentam açúcares ligados. As lectinas são proteínas que reconhecem e se ligam a açúcares. No cérebro são observadas algumas delas como galectina-1 e pentraxina-2 que podem regular algumas funções importantes como desenvolvimento, proliferação celular e até exercerem atividades protetoras sobre os neurônios. No presente projeto nós estudamos a capacidade de lectinas obtidas de plantas da biodiversidade brasileira de exercerem neuroproteção frente a processos isquêmicos cerebrais. Para isso foi utilizado um modelo in vitro de isquemia, que consiste em submeter fatias cerebrais mantidas em placas no laboratório à privação de oxigênio e glicose (POG). Nossos principais resultados indicaram que ConBr, uma lectina purificada de um feijão brasileiro (Canavalia brasiliensis) protegeu as células nervosas da morte causada pela POG (modelo de isquemia). Essa ação foi devida a capacidade de ConBr regular receptores e canais iônicos que permeiam cálcio, via interação com açúcares, de forma a diminuir o aumento excessivo de cálcio dentro dos neurônios decorrente do processo isquêmico. Dessa forma, baseados nos resultados, podemos sugerir que algumas lectinas de plantas como ConBr pode representar uma estratégia para reverter ou minimizar processos neuropatológicos advindos de processos isquêmicos, através da regulação de glicoproteínas da superfície celular e de vias de sinalização intracelular, produzindo neuroproteção e estimulando a neuroplasticidade. Além da relevância científica do tema, o desenvolvimento desta proposta fortaleceu colaborações com grupos de pesquisa Nacionais e Internacionais e propiciou a formação de recursos humanos qualificados em nível de mestrado, doutorado e iniciação científica na área de neuroquímica.

  • Senhoras Donas de Guimarães: um estudo das práticas e estratégias testamentárias de mulheres vimaranenses nos Setecentos

    Coordenador: Marize Helena de Campos
    Currículo
    Área:História do Brasil

    Período de 06/01/2015 a 31/01/2018

    A investigação Senhoras Donas de Guimarães: um estudo das práticas e estratégias testamentárias de mulheres vimaranenses nos Setecentos é parte final de uma trilogia que teve como primeiro estudo a tese de doutorado intitulada Senhoras Donas: economia, povoamento e vida material em terras maranhense (1755 1822) seguido pela pesquisa pós doutoral, intitulada SENHORAS DONAS DAMTRE DOURO Y MINHO: um estudo comparativo das práticas testamentárias de mulheres lusitanas e maranhenses nos (1722 1822). Sua abordagem dedicou-se a continuar e aprofundar as observações e análises feitas ao longo das pesquisas anteriores apresentando como protagonistas mulheres vimaranenses e suas práticas testamentárias no decorrer do século XVIII. Tomando como base documental um conjunto de Registros Paroquiais, no qual constam os 18 Livros de Testamentos de 18 Paróquias pertencentes a Guimarães e disponibilizados on line, pelo Arquivo Municipal Alfredo Pimenta ? Guimarães ? Portugal, o estudo identificou e contextualizou práticas e estratégias femininas contidas nas disposições testamentárias e que revelaram, tal qual nos estudos anteriores um destacado privilégio para heranças femininas. Aquilo que era suposição tornou-se confirmação: a prática de estratégias de favorecimento feminino a partir dos legados testamentários. Este trabalho deixou evidente a decisão de nomear mulheres como herdeiras principais de terras, ouro e dinheiro comportamentos adoptados com vistas a transmitir às gerações vindouras poderes e privilégios no que se refere a perpetuação da casa e sua descendência. Assim, a pesquisa contribui não apenas com o aprofundamento das reflexões acerca da História de Mulheres em Portugal, mas também para o entendimento mais amplo de uma história que nos referencia.

    História de Portugal Testamentos Historia do Brasil História das Mulheres
  • Violação da invariância de Lorentz: desenvolvimento teórico e limites fenomenológicos

    Coordenador: Eduardo Marcos Rodrigues dos Passos
    Currículo
    Área:Teoria Geral de Partículas e Campos

    Período de 18/02/2019 a 28/02/2022

    O projeto visa contribuir no desenvolvimento teórico e fenomelógico no estudo da possibilidade de ocorrência da violação da invariância (simetria) de Lorentz na natureza. A simetria de Lorentz, compostas pelos grupos de transformações de translação (referências inerciais) e rotação (isotropia do espaço-tempo) é a base da relatividade especial e do modelo padrão da física das partículas elementares. Essa simetria de tem sido submetida à testes de altas precisões e se mantendo válida. Contudo, conjecturam-se que tal simetria não se realiza em todas as escalas de energia. A saber, ao nível da escala de Planck, teorias da Gravidade Quântica, propõem que o espaço-tempo seja discretizado, e assim, incompatível com a simetria de Lorentz (transformações contínuas). Observações de anomalias (alto grau de polarização em relação a um eixo ótico) no comportamento de raios cósmicos emitidos por eventos astrofísicos (colapso de estrelas de neutrons, fusão de buracos negros, etc) têm sido tratados como indícios da violação da invariância de Lorentz. O tema tem sido abordado ao nível mundial por diversos físicos a cerca de 30 anos, tanto no contexto teórico/fenomenológico quanto experimentalmente. Atualmente, os estudos encontram-se em fases de refinamentos e atualizações em ambos aspectos e, resultados robustos são produzidos diariamente.

    lentes gravitacionais violação da Invariância de Lorentz teoria de campos efetivas fenomelogia de ondas eletomagnéticas fenomelogia de neutrinos fenomelogia de ondas gravitacionais
  • XI COLÓQUIO HABERMAS E II COLÓQUIO DE FILOSOFIA DA INFORMAÇÃO

    Coordenador: Clóvis Ricardo Montenegro de Lima
    Currículo
    Área:Teoria Geral da Informação

    Período de 20/08/2015 a 19/08/2016

    A realizacao regular dos Coloquios Habermas e de Filosofia da Informacao tem sido um poderoso propulsor para a consolidação dos dois temas como focos de investigacoes academicas avancadas. A reuniao anual de especialistas e interessados tem sido um espaco para compartilhar e discutir artigos que refletem o atual estado da arte das pesquisa. Deste modo a comunidade de pesquisadores pode manter -se sempre atualizada e informada dos assuntos e referencias emergentes. A simples existencia dos Coloquios constitui por si um grande estimulo a pesquisa nestes temas, sendo espaco privilegiado de encontro de grupos de pesquisa que neles estao focados. A publicacao dos Anais agrega a producao deste pesquisadores e seus orientandos, servindo de referencia para outros interessados no assunto. Deste modo os Coloquios cumprem seu papel de serem tambem uma referencia qualificada.O grande tema orientador dos Colóquios de 2015 foi ?Os limites para a liberdadecomunicativa??. Esta questão foi originalmente motivada pelo terror em Paris, mas foirapidamente atualizada para os brasileiros por uma questão mais próxima do seu cotidiano: aforte campanha feita pelos meios de comunicação contra o governo eleito de mododemocrático. Isto torna mais importante diferenciar o conceito de liberdade comunicativa.

    FILOSOFIA DA INFORMAÇÃO ESFERA PÚBLICA HABERMAS INFORMAÇÃO DEMOCRACIA VALIDADE
  • Mostrando 1 - 10 de 57916 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último