Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Estado do conhecimento sobre Educação Especial na região Centro-Oeste

    Coordenador: Doracina Aparecida de Castro Araujo
    Currículo
    Área:Educação Especial

    Período de 27/12/2011 a 26/12/2013

    Os estudos sobre Educação Especial são crescentes nos Programas de Pós-Graduação do Brasil, conforme dados de pesquisas realizadas por grupos e linhas do CNPq. Nesses estudos, o interesse dos pesquisadores pela temática educação especial tem ampliado, principalmente após a Declaração de Salamanca (1994), que foi aprovada com vistas à minimizar as injustiças sociais cometidas contras o Público Alvo da Educação Especial (PAEE). Nesse contexto, compreende-se que a análise das teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação da Região Centro-Oeste, contribui para identificar a evolução das pesquisas e a tendência teórica dos pesquisadores sobre essa temática na região Centro-Oeste, desde a criação dos programas de pós-graduação. Na realização do estudo optou-se pela pesquisa bibliográfica e, foi trilhado um ciclo metodológico com início no levantamento bibliográfico sobre as teorias educacionais. Em seguida foi realizado um mapeamento dos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Centro-Oeste. Após o mapeamento foi realizado um levantamento das teses e dissertações que discutem a temática educação especial. Posterior ao levantamento foi iniciada a análise desse material, organizado em seis categorias, a saber: altas habilidades, cegueira ou deficiência visual, deficiência física, deficiência intelectual, síndromes e surdez ou deficiência auditiva. Na sequência foram identificadas nas teses e dissertações as teorias que têm preponderado nas produções intelectuais dos estudiosos da Região Centro-Oeste. Esse ciclo não se fechou, considerando a necessidade de se levantar esses dados nas outras regiões do País para que se compreenda o interesse pela temática e, assim, minimizar esforços em torno da repetição de pesquisas já realizadas, além de possibilitar o preenchimento de lacunas existentes nos estudos realizados. Espera-se com os resultados alcançados contribuir com pesquisadores que se interessam e realizam pesquisas sobre essa temática.

  • GRUPOS OPERATIVOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PROMOÇÃO DO SEGUIMENTO TERAPÊUTICO DE IDOSOS DIABÉTICOS

    Coordenador: Ana Paula de Oliveira Marques
    Currículo
    Área:Saúde Pública

    Período de 28/12/2011 a 27/12/2013

    O Projeto foi desenvolvido em ambulatório gerontogeriátrico, vinculado a Instituição de Ensino Superior de natureza pública e federal. Teve por objetivo geral capacitar idosos, pessoas com idade equivalente ou superior a 60 anos, portadores de diabetes mellitus, a lidar com a doença e suas limitações, por meio da realização de grupos operativos de educação em saúde. A técnica de grupos operativos pressupõe o sujeito ativo que ao interagir com o meio ambiente, constrói e reconstrói seu ritmo e estilo de vida relacionado a sua doença, favorecendo assim a melhor adesão ao tratamento e aos cuidados com a doença. Os idosos identificados como diabéticos, a partir da busca dos prontuários existentes no Serviço foram convidados a participar dos grupos operativos, os quais foram estruturados apoiados no Modelo Pedagógico de Paulo Freire dos Círculos de Cultura. Todas as temáticas trabalhadas nos encontros subsequentes ao inicial, foram escolhidos pelos próprios idosos que assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e autorizaram a gravação e transcrição das falas por ocasião da realização dos encontros. Para análise das falas foi empregado o Programa Analyse Lexicale par Contexte d'um Ensemble de Segmente de Texte (Alceste). Este programa organiza sequências de palavras ou frases por meio do critério de frequência mínima, originando a Unidade de Contexto Elementar - UCE, que permite a reconstrução do discurso coletivo das falas. O projeto traz como principais contribuições; a capacitação dos idosos participantes no tocante a sua própria doença, com esclarecimento de suas dúvidas e desenho de estratégias de intervenção ajustadas à clientela, além da produção de artigos e apresentação de trabalhos científicos por parte da equipe executora do projeto, contribuindo para a ampliação do conhecimento científico na área da Gerontologia.

    Envelhecimento Idosos Educação em Saúde Diabetes Grupos operativos
  • Nono Ciclo de Conferências em Matemática e Estatística da UAME

    Coordenador: Antonio Pereira Brandao Junior
    Currículo
    Área:Álgebra

    Período de 20/12/2012 a 19/12/2013

    Os Ciclos de Conferências em Matemática e Estatística da UAME vêm sendo realizados nos últimos anos no Campus I da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (antigo Campus II da UFPB), na cidade de Campina Grande - PB. Em sua nona edição, o Ciclo de Conferências, realizado pela Unidade Acadêmica de Matemática (UAMat, antiga UAME), contou com palestrantes de vários centros de excelência em pesquisa matemática do Brasil e do Exterior. As palestras, sempre muito interessantes e cientificamente ricas, visaram divulgar as linhas de pesquisa dos palestrantes, bem como incentivar jovens alunos a se tornarem pesquisadores no futuro. Tendo em vista a importância da divulgação científica, a UAMat/UFCG pretende futuramente realizar novas edições do evento.

    Matemática Estatística Ciclo de Conferências
  • Expressão do gene SCARECROW (SCR) nos órgãos vegetativos de uma espécie de Xyris L. (Xyridaceae)

    Coordenador: Nanuza Luiza de Menezes
    Currículo
    Área:Anatomia Vegetal

    Período de 16/12/2011 a 15/12/2013

    Dentro da Botânica, existe uma área de pesquisa denominada Anatomia Vegetal, a qual analisa os tecidos e células que compõem as plantas. As pesquisas nessa área são muito diversificadas e, além de apresentarem sua própria importância como ciência, também contribuem com outras áreas como, Sistemática e Fisiologia Vegetal e Biologia Molecular de Plantas. Dentro da Anatomia Vegetal existe uma linha pesquisa conduzida pela Profa. Nanuza Luiza de Menezes (Departamento de Botânica - USP), na qual a pesquisadora procura demonstrar, através de evidências anatômicas que a planta é uma unidade e que todos os tecidos, no corpo primário da planta, estão presentes nas raízes, no caule e nas folhas. Nesse contexto a Profa. Nanuza trabalha principalmente com o grupo das monocotiledôneas, no qual sempre buscou a compreensão do espessamento primário do caule. Várias Dissertações e Teses já foram orientadas pela Profa. Nanuza e alguns trabalhos científicos já foram publicados, onde se comprovou que o espessamento primário no caule das monocotiledôneas é realizado pela endoderme (camada mais interna do córtex) e pelo periciclo (camada mais externa do cilindro vascular). Como alguns autores ainda acreditam que o espessamento primário no caule das monocotiledôneas é realizado por um meristema denominado MEP (meristema de espessamento primário) a busca por uma prova irrefutável da ideia defendida pela Profa. Nanuza tornou-se imperativa e foi através do uso de técnicas e conhecimentos da Biologia Molecular de Plantas que essa prova foi obtida. Com a descoberta do gene SCARECROW, gene que se expressa na endoderme, de acordo com trabalhos que analisaram raízes, foi possível, conduzindo experimentos de Hibridização in situ, comprovar, na espécie estudada neste projeto, que a endoderme está presente no rizoma e, de fato atua no seu espessamento primário produzindo o córtex, ou parte dele e que o periciclo também atua no espessamento primário, porém dando origem aos elementos vasculares.

    espessamento primário rizoma monocotiledôneas PTM
  • Estudo experimental e numérico dos fenômenos de transferência na secagem de materiais particulados: uso da técnica CFD

    Coordenador: Cezar Augusto da Rosa
    Currículo
    Área:Operações de Separação e Mistura

    Período de 15/12/2011 a 14/12/2013

    O presente projeto teve como objetivo o estudo tanto experimental quanto teórico da secagem de materiais granulares em leitos fluidizados. Um modelo teórico foi proposto e aplicado para a previsão da cinética de secagem de partículas de alumina porosa em leito fluidizado, apresentando bons resultados quando comparado aos dados experimentais. A influência de diferentes condições operacionais na taxa de secagem foi investigada via simulação computacional

    Leito Fluidizado Secagem CFD
  • Extração e Caracterização de Nanocristais de Polissacarídeos para Reforço em Matrizes Poliméricas

    Coordenador: Aparecido Junior de Menezes
    Currículo
    Área:Polímeros, Aplicações

    Período de 16/12/2011 a 15/12/2013

    Esse trabalho teve como foco principal a valorização da biomassa vegetal, mas especificamente as fibras de Taboa. Essas fibras são utilizadas por uma comunidade quilombola da região de Sorocaba para a produção da cama de Taboa. Objetivou-se com isso analisar na escala nanométrica um dos constituintes principais desta fibra que é a celulose, ou seja, a nanocelulose. Entretanto, optou-se analisar a nanocelulose na fase cristalina, conhecida como nanocristais de celulose ou whiskers. A segunda etapa do projeto foi obter um compósito reforçado com esses nanocristais e para tal foi escolhido o acetato de celulose como matriz polimérica, devido a sua vasta utilização na indústria que vai desde a fabricação de lentes para óculos até a produção de filtros de cigarro. Sendo o acetato de celulose um derivado de celulose, produziu-se um nanocompósito proveniente de fonte renovável, sem impacto no meio ambiente e com caráter de manejo sustentável devido a característica da taboa de crescer em diversos climas. Um dos maiores desafios para a utilização de fibras e nanofibras de celulose em compósitos é a adesão dessas com polímeros tradicionais como polietileno, polipropileno, ou seja, poliolefinas em geral. Devido ao caráter hidrofílico da celulose, ou seja, de interagir com a água e o caráter hidrofóbico das poliolefinas, não interação com a água, essa mistura é comprometida. Neste trabalho foram realizadas modificações química na superfície dos nanocristais de celulose para promover essa melhor adesão. O reagente utilizado foi o BTDA (Dianidrido Benzofenona Tetracarboxílico ou Dianidrido 3,3,4,4, benzofenonetetracarboxílico com o intuito de promover uma ligação química entre a matriz e os nanocristais. Os resultados obtidos foram promissores e os mesmos serão submetidos a publicação em revista internacional com índice de impacto relevante, além de proporcionar a possibilidade de produção de material nanocompósito com propriedades superiores aos encontrados no mercado.

    nanocompositos celulose Nanocristais
  • Ontologia das Relações Formais, Intencionais e Ontológico-Estruturais

    Coordenador: Guido Imaguire
    Currículo
    Área:Lógica

    Período de 03/01/2012 a 02/01/2014

    A metafísica se ocupa com o estudo das estruturas mais gerais da realidade. Basicamente, ela decide questões de existência e estruturas de dependência ontológica. Na pesquisa, tentei mostrar que a metafísica tradicional omitiu a investigação da categorias das relações. Estas são especialmente importantes porque todas as categorias ontológicas são concatenadas por meio de relações ontológicas fundamentais, cujo estatuto permanece obscuro. Na pesquisa, espero ter contribuído para esclarecer o estatuto dessas relações ontológicas fundamentais.

    intencionalidade relações formais redutibilidade ontologia da lógica
  • Sindicatos e ONGs no desenvolvimento e regulação da nanotecnologia

    Coordenador: Noela Invernizzi Castillo
    Currículo
    Área:Outras Sociologias Específicas

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    A nanotecnologia é caracterizada como a base uma revolução tecnológica e industrial que apenas começa a se desenvolver. A partir do ano 2000, mais de 60 países têm criado algum tipo de programa para promovê-la. O financiamento global, público e privado, direcionado a nanotecnologia tem aumentado significativamente ao longo da última década, e as empresas que incorporam essa tecnologia, assim como os produtos que elas estão lançando ao mercado, se multiplicaram exponencialmente. No obstante as promessas dessa nova tecnologia em diversas áreas, ela vem gerando manifestações de preocupações por parte de diversos grupos sociais organizados, que tem exigido ações dos governos em relação aos potenciais riscos da nanotecnologia e a suas implicações econômicas, sociais e éticas. Esta pesquisa se direcionou a analisar os posicionamentos sobre nanotecnologia de dois tipos de grupos sociais organizados: organizações não governamentais (ONGs) e sindicatos de trabalhadores. Seus posicionamentos se centram na aplicação do princípio de precaução e incluem pedidos de moratória, realização de mais investigação sobre riscos à saúde, ocupacionais e ambientais, regulação específica e obrigatória, transparência de informação e ampla participação pública na governança da nanotecnologia. Mostramos que essas organizações da sociedade civil vêm tecendo colaborações e alianças e tiveram algum êxito em posicionar a temática de riscos e regulação nas agendas dos governos. Para maior informação sobre as implicações da nanotecnologia, ver o material de divulgação Implicações Sociais e Ambientais do desenvolvimento das Nanotecnologias na América Latina. http://pt.scribd.com/doc/102687360/Folleto-Nano-AL-IPen-UITa#fullscreen

    sindicatos implicações sociais ONGs riscos nanotecnologia construção social da tecnologia
  • SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE ESCOAMENTOS COMPRESSÍVEIS EM MOTORES-FOGUETE

    Coordenador: Luciano Kiyoshi Araki
    Currículo
    Área:Propulsão Aeroespacial

    Período de 15/12/2011 a 14/12/2013

    Escoamentos compressíveis são comumente relacionados à engenharia moderna: seja para o voo de um avião comercial, seja para o lançamento de um satélite de comunicações. No caso de um lançamento, tem-se como veículo lançador um foguete, em cujo interior está um motor-foguete, sujeito a diferentes tipos de fenômenos. Um deles é a presença de ondas de choque, capazes de inviabilizar um lançamento. O objetivo principal deste projeto é o de estudar diferentes parâmetros relacionados ao escoamento em motores-foguete: choques e razões entre oxidante e combustível (e como estes afetam o desempenho de um foguete), através do uso de simulação numérica em computadores. O projeto também tem como enfoque a melhoria da solução numérica, através de técnicas de extrapolação, que permitem reduzir o erro numérico (das simulações), obtendo assim melhores soluções, além do uso de técnicas chamadas de multigrid, que aceleram a obtenção das soluções numéricas em si.

    ondas de choque volumes finitos multigrid erro numérico CFD H2/O2
  • I FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS DA UEPG

    Coordenador: Jeremias Borges da Silva
    Currículo
    Área:Física da Matéria Condensada

    Período de 30/12/2011 a 29/12/2013

    A I FEIRA DE CIÊNCIAS DOS CAMPOS GERAIS (I Feciências) ocorreu nos dias 23,24 e 25 de outubro de 2012, no Centro de Convivência da Universidade Estadual de Ponta Grossa, tendo como coordenador o Professor Jeremias Borges da Silva. A Feciências teve o patrocínio do CNPq e apoio da UEPG, Caixa Econômica Federal e CAPES/PIBID/FÍSICA.A Feira teve como objetivo incentivar os estudantes da educação básica ao estudo das ciências e despertar o interesse por uma carreira científica. Foi um evento aberto ao público para que grupos de alunos das escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino de Ponta Grossa, orientados por um professor, pudessem apresentar seus trabalhos. O evento buscou colocar em evidência a curiosidade e a criatividade de nossos jovens estudante incentivando-os a seguirem uma carreira científica. Foram selecionados dezessete trabalhos, de sete escolas, de Castro e Ponta Grossa, nas áreas de física, matemática, química, biologia e geociências. Participaram alunos do sétimo ano do ensino fundamental a terceiro do ensino médio. A seleção foi feita a partir do trabalho escrito no momento da inscrição. Foram aceitos trabalhos que usassem a metodologia científica no seu desenvolvimento e que proporcionassem o aprendizado de conceitos e linguagens científicas de suas áreas. Foram premiados os trabalhos: Fractais: a geometria da natureza, do Colégio Major Vespasiano; Extração de clorofila A e beta-caroteno utilizando o método de cromatografia em coluna do Colegio Borell du Vernay; Extração de óleos essenciais dos resíduos de laranja provenientes da merenda escolar,do Colégio Elzira Correia de Sá, e Célula eucarionte comestível, do Colégio Marista Pio XII. Foram agraciados com bolsas do CNPq os estudantes do Colégio João Ricardo Von Borell Du Vernay: Ayron Marryel de Almeida Ferraz e Dauane Ferreira Vaz; e do Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa:Eduardo Augusto Buss Wisbiski.

    EXPOSIÇÃO ENSINO BÁSICO DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INICIAÇÃO A CIÊNCIA
  • Mostrando 1 - 10 de 45820 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último