Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • FORMAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COPAS/PORTA-ENXERTOS DE CITROS SOB ESTRESSE SALINO

    Coordenador: Marcos Eric Barbosa Brito
    Currículo
    Área:Engenharia de Água e Solo

    Período de 15/12/2011 a 14/12/2013

    O projeto "FORMAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COPAS/PORTA-ENXERTOS DE CITROS SOB ESTRESSE SALINO", tinha como objetivo identificar genótipos de citros que pudessem ser recomendados para a produção de mudas de citros, e compor o sistema de produção, diversificando os pomares e aumentando a produtividade destes, já que os maior parte dos pomares de citros no Brasil são compostos por plantas da combinação limoeiro 'Cravo', como variedade porta-enxerto, e laranja Pera, como variedade copa. Sendo assim, para que o material possa ser tido como potencial, é necessário que apresente várias informações, dentre estas, a tolerância a problemas de origem biológica, como insetos e doenças, assim como os de origem não biológica, como os problemas naturais, a exemplo da seca e de presença de sais nas águas. A respeito da tolerância a salinidade, os citros são considerados sensíveis a salinidade conforme a literatura, porém, com o programa de melhoramento genético de citros, tem-se obtido novos materiais, frutos de cruzamentos potenciais, o que tem permitido identificar genótipos com maior qualidade. A exemplo, com o projeto desenvolvido, foi possível identificar quatro materiais que possuem características interessantes de tolerância a salinidade, o limoeiro 'Cravo Santa Cruz', que é uma derivação do limoeiro Cravo Comum, além dos híbridos LVK x LCR - 010, TSKC x (LCR - TR) - 040 e o TSKC x CTSW - 041. Neste materiais, pode-se usar água com condutividade elétrica de 2,4 dS m-1, que é uma água com teor de sais não recomendado para consumo humano, mas que pode ser usada na produção de mudas de citros sem inviabilizar a produção. Ainda, para pesquisadores, foi possível identificar mecanismos fisiológicos de tolerância, permitindo melhorar as tomadas de decisão em novas pesquisas.

    Citrus spp fisiologia seleção expressão gênica crescimento
  • NanoMembranas Super-Hidrofóbicas para Indústria de Petróleo

    Coordenador: Antonio Ferreira Ávila
    Currículo
    Área:Mecânica dos Sólidos

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    Foi desenvolvido uma nova tecnologia para limpeza de vazamentos de oleo e hidrocarbonetos (gasolina, querozene, parafina)em ambientes aquaticos (rios, lagos, manges e regioes oceanicas). A inovacao do projeto consiste em duas partes: a primeira o formato do produto, ou seja, na forma de um "saquinho de cha" ou "sache de cafe expresso". A segunda e mais importante inovacao reside no fato do tecido que envolve a parte interna do "sache" ser um tecido de nanomembranas superhidrofobicas, que repele totalmente a agua, e que permite a passagem do oleo apenas. Uma vez que o oleo passe atraves da nanomembrana, o oleo eh absorvido "capturado" pelo grafite expandido que esta dentro do "sache". Os testes mostraram que o "sache" consegue absorver ateh 32 vezes o seu peso em oleo e ateh 60 vezes o seu peso em hidrocarbonetos . Eh importante mencionar que dentro do sache nao existe a presenca de agua. Para recuperar o oleo ou hidrocarboneto basta pressionar o sache.

    nanomembranas fibras vegetais grafeno super-hidrofobicidade vazamentos de petroleo
  • Modelagem Numérica de Propagação de Ondas em Problemas de Domínio Infinito

    Coordenador: Delfim Soares Júnior
    Currículo
    Área:Estruturas

    Período de 15/12/2011 a 14/12/2013

    O presente projeto contempla o estudo e o desenvolvimento de técnicas numéricas para análise de problemas de propagação de onda em domínios semi-infinitos e infinitos. Modelagens computacionais voltadas a problemas complexos e de grande porte de geofísica e de engenharia são focadas, considerando-se abordagens relacionadas a técnicas de contornos absorventes, elementos infinitos dinâmicos e acoplamento entre distintos métodos numéricos.

    Propagação de Ondas Domínios Infinitos Modelagem Computacional
  • II Mostra Científica do IFRS - Campus Restinga

    Coordenador: Roben Castagna Lunardi
    Currículo
    Área:Sistemas de Informação

    Período de 30/12/2011 a 29/12/2013

    II Mostra Científica do IFRS - Câmpus Restinga: no ano de 2012 realizou-se a segunda Mostra Científica do IFRS - Câmpus Restinga, onde se buscou oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados por estudantes do IFRS - Câmpus Restinga e das instituições de ensino convidadas.Foram 128 trabalhos expostos nos salões de níveis básico (fundamental e médio), técnico e tecnológico (superior), estimulando jovens cientistas a buscar o espírito crítico, a vontade de conhecer, aprender e incluir.. A II Mostra Científica sediou a I Competição Brasileira de Robótica Educacional (I COBRE), que reuniu participantes dos institutos federais do Rio Grande do Sul (IFRS e IFSul), Goiás (IFG), Rio de Janeiro (IFFluminense) e Bahia (IFBaiano) e da UFRGS. Na Feira das Profissões os Professores dos Cursos Técnicos e Tecnológicos do Câmpus Restinga realizaram esclarecimentos sobre os cursos, o perfil do egresso, as possibilidades de trabalho, e outros aspectos pertinentes aos Cursos de interesse da comunidade visitante. A diversidade e pluralidade cultural foram demonstradas nas mais diversas modalidades de atividades no espaço artístico, desde o cine câmpus com exibição de filmes e debates até grupo tradicionalista, bandas de rock, música clássica, ritmos afros, projetos instrumentais, palestras técnicas, e experimentos radiofônicos. Nosso estímulo ao movimento da economia solidária, com 8 empreendimentos da comunidade, que vem ao encontro do que pensamos para educação e sociedade, geração de renda e prevenção à violência, com educação de uma nova forma de pensar e agir em sociedade, em comunidade, e solidariamente. Foram mais de 30 escolas municipais e estaduais que visitaram o evento com transporte oferecido pelos organizadores e instituições parceiras. Por fim, mais de 3.000 pessoas circularam pelos estandes e participaram da II Mostra Científica do IFRS - Câmpus Restinga no ano de 2012.

    Mostra Científica Sustentabilidade
  • II Feira Municipal de Ciências e Mostra Tecnológica de Guarapari-ES: ciência, sustentabilidade e energias renováveis

    Coordenador: Elisabete Corcetti
    Currículo
    Área:Biologia Geral

    Período de 30/12/2011 a 29/12/2013

    O Ifes, campus Guarapari (ES), realizou a II Feira Municipal de Ciências e Mostra Tecnológica de Guarapari (II Feciteg) como atividade que antecedeu 9ª Semana Estadual de C&T no ano de 2012. A intenção desse evento foi reunir alunos, pesquisadores, empresas e instituições de ensino para promover o intercâmbio de informações sobre o desenvolvimento sustentável. Como desdobramento do tema " Energias renováveis" pretendeu-se abordar como tema da II Feciteg " Ciência, sustentabilidade e energias renováveis", valorizando a criatividade, a experimentação, a inovação, a utilização do método científico e a interdisciplinaridade; e promovendo a interiorização do debate sobre a preservação do meio-ambiente e utilização de recursos naturais com responsabilidade sócio-ambiental. A feira teve os seguintes objetivos: Incentivar a atividade científica na educação básica, média e profissional, através da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim na construção do conhecimento. Promover o desenvolvimento da criatividade, da curiosidade, e da capacidade investigativa nos alunos da educação básica, média e profissional para despertar vocações e estimular o trabalho colaborativo e as atividades de iniciação científica. Proporcionar a elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares, provocando na juventude o debate sobre a questão do desenvolvimento sustentável.

    energias renováveis ciência inovação sustentábilidade
  • Envolvimento do lipopolissacarídeo de Herbaspirillum seropedicae na interação com milho (Zea mays).

    Coordenador: Rose Adele Monteiro
    Currículo
    Área:Bioquímica dos Microorganismos

    Período de 16/12/2011 a 15/12/2013

    O Herbaspirillum seropedicae é uma bactéria promotora do crescimento vegetal e é encontrado associado com várias plantas de interesse econômico como milho, arroz, sorgo, trigo, cana-de-açúcar, bananeiras, palmeiras e abacaxizeiros. A utilização do Herbaspirillum seropedicae como biofertilizante pode trazer grandes benefícios para essas culturas. Durante a execução desse projeto nós estudamos duas moléculas que estão envolvidas na interação entre essa bactéria e a planta e mostramos que a ligação do Herbaspirillum seropedicae a raiz de milho ocorre através da interação entre a molécula de Lipopolissacarideo da bactéria e uma lectina de raiz de milho. O entendimento molecular da interação pode ser importante para melhorarmos os efeitos benefícios da bactéria sobre a planta.

    Herbaspirillum seropedicae Lipopolissacarideo milho
  • Caracterização de mecanismos secretórios reguladores de virulência de fungos

    Coordenador: Marcio Lourenço Rodrigues
    Currículo
    Área:Micologia

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    Fungos causadores de doenças humanas matam hoje mais de quinhentos mil indivíduos por ano. Essas doenças, em sua fase mais grave, tem tratamento dificílimo, o que tem levado vários grupos a procurar entender os mecanismos pelos quais os fungos causam danos aos humanos. Nosso grupo tem estudado os meios pelos quais os fungos levam para o lado de fora da células componentes que causam prejuízo ao funcionamento das células humanas. Nessa linha, acreditamos que o bloqueio desses mecanismos pode permitir o desenvolvimento de novas drogas.

    Cryptococcus Fungos patogênicos polissacarídeos secreção não convencional
  • ESTUDO DE FSS UTILIZANDO MOTIVOS NÃO FRACTAIS

    Coordenador: Alfredo Gomes Neto
    Currículo
    Área:Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    -Através do projeto em pauta foi dado início a uma linha de investigação científica, que levou ao questionamento da utilização das geometrias fractais em FSS. Foram propostas geometrias mais simples, como por exemplo, os slots, as fendas em formato de U e as estrelas de quatro braços. Essas novas geometrias apresentam uma resposta em frequência que as tornam potencialmente aplicáveis em sistema que requeiram a redução de dimensões e a operação multi-banda. A partir das características observadas para as FSS utilizando geometrias não fractais, foi possível identificar, dentre outras, duas aplicações principais: antenas comutáveis e chipless RFID. -As antenas comutáveis, ou switch-beam antennas, fazem parte das antenas inteligentes, ou seja, antenas capazes de modificar as suas características (resposta em frequência, diagrama de radiação, etc.) para aumentar sua eficiência no sistema de comunicação na qual encontram-se inseridas, classificando-se, basicamente em antenas adaptativas e antenas comutáveis. Em linhas gerais, pode-se afirmar que as antenas adaptativas apresentam uma variação contínua de suas características e as antenas comutáveis um número discreto e limitado de possibilidades. No contexto das antenas comutáveis, as FSS têm atraído a atenção de diversos grupos de pesquisas. No GTEMA/IFPB, primeiramente foi selecionada uma geometria e agora está sendo estudado o processo de ativação das chaves liga-desliga das FSS. -Os sistemas de identificação sem fio, RFID, são encontrados em diversas aplicações no nosso dia-a-dia. Uma de suas classificações é RFID com chip (maior capacidade de armazenamento de informações, porém maior complexidade) e RFID sem chip (menor capacidade de armazenamento, porém menor complexidade). As FSS têm sido utilizadas em sistemas RFID sem chip, o que vem sendo pesquisado no GTEMA/IFPB. Os primeiros resultados obtidos (numericamente e experimentalmente) indicam a aplicabilidade da utilização das geometrias não fractais no desenvolvi

    antenas WCIP FSS Fractais
  • O impacto da Inovação na Criação de Valor

    Coordenador: Leonardo Fernando Cruz Basso
    Currículo
    Área:Administração da Produção

    Período de 14/12/2011 a 13/12/2013

    Este trabalho dá prosseguimento às pesquisas que estamos realizando sobre o impacto da inovação no desempenho financeiro das empresas operando no Brasil. Utilizamos três bases de dados do IBGE para realizar a pesquisa para o ano de 2005 ( a pesquisa utilizando os dados de 2008 esta sendo realizada no projeto anual do Mackpesquisa para o ano de 2013), a PINTEC ( Pesquisa de Inovação Tecnológica), a PIA ( Pesquisa Industrial Anual) e a PAS ( Pesquisa Anual de Serviços). O cruzamento das bases foi necessário porque a PINTEC não coleta as variáveis financeiras necessárias para mensurar o desempenho financeiro (lucratividade e margem). Para aprimorar o constructo que representa a capacidade de inovar da empresa realizamos análises fatoriais com os agrupamentos das variáveis coletadas pela PINTEC, agrupamentos fundamentados pelo Manual de Oslo. Continuamos a constatar um resultado obtido em pesquisas anteriores: a pouca relevância no Brasil para a utilização de mestres e doutores nos processos de inovação, o que indica que o foco é mais na inovação em processos do que a inovação em produtos, que requer pessoal mais qualificado. Em seguida, Partindo de um constructo sobre a capacidade de inovar das empresas, fundamentado no Manual de Oslo,introduzimos uma variável latente que mensura o resultado do processo de inovação (representada por duas variáveis, a participação da venda de novos produtos na receita liquida e a participação das vendas exportadas no total da receita líquida) e uma variável latente que mensura o desempenho financeiro ( a lucratividade e margem (retorno sobre vendas)).Ao contrário do que esperávamos não encontramos impacto do resultado do processo de inovação sobre o desempenho financeiro; verificamos a existência de um impacto da inovação no resultado e um impacto com baixa relevância pratica (coeficientes angulares desprezíveis) da inovação no desempenho financeiro.

    criação de valor intangíveis capital estrutural capital relacional inovação capital humano
  • Topologia Simplética e Dinâmica de Sistemas Hamiltonianos

    Coordenador: Leonardo Magalhães Macarini
    Currículo
    Área:Sistemas Dinâmicos

    Período de 15/12/2011 a 14/12/2013

    A Geometria Simplética se originou no estudo dos sistemas Hamiltonianos, que descrevem a evolução de sistemas mecânicos conservativos. Embora tenha raízes históricas na formulação geométrica da mecânica clássica, a Geometria Simplética é hoje uma área de interesse independente, sendo alvo de intensa pesquisa e com diversas aplicações em Física. O desenvolvimento de um grupo de pesquisa brasileiro nessa área é de fundamental importância para a pesquisa em Matemática no país, consolidando cada vez mais nossa representatividade internacional.

    homologia de contato curvas pseudo-holomorfas homologia de Floer invariantes globais orbitas periódicas
  • Mostrando 1 - 10 de 45317 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último