Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Produção Integrada de Caprinocultura Leiteira

    Coordenador: Lea Chapaval Andri
    Currículo
    Área:Produção Animal

    Período de 01/12/2009 a 30/11/2012

    O projeto "Produção Integrada do Leite de Cabra" foi desenvolvido para que os produtores de leite caprino saibam suas potencialidades e que possam colocar diferentes produtos em mercados variados com o objetivo de vincular qualidade aos produtos, oferecendo ao mercado consumidor um produto diferenciado e com segurança alimentar.

    Produção Integrada Produção de Leite Boas Práticas Agropecuárias Certificação Processamento de Leite e Produtos Lácteos Caprinos.
  • O escolar grafocêntrico e o hipermidiático em práticas letradas contemporâneas

    Coordenador: Ines Signorini
    Currículo
    Área:Lingüística Aplicada

    Período de 03/12/2010 a 02/06/2013

    As atividades de pesquisa no período compreendido por este relatório tiveram como foco principal o estudo das relações entre letramentos escolares convencionais e letramentos hipermidiáticos, mais recentes e tidos como não convencionais no âmbito da tradição escolar de modo geral. O objetivo geral visado foi o de produzir descrições e análises que revelem tais relações em eventos e contextos específicos (escolares e não escolares) da dinâmica sociocultural contemporânea, que é a de apropriação de recursos lingüísticos e sociosemióticos trazidos pelas novas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Estamos compreendendo por apropriação a exploração e uso desses recursos com vistas a um objetivo próprio, não necessariamente o pretendido pelos técnicos que os criaram. Do ponto de vista do ensino e da formação do professor, um resultado importante da pesquisa desenvolvida é que se de fato as TIC podem se tornar importantes nas práticas pedagógicas, é preciso eleger novas práticas pedagógicas. Conforme tem sido mostrado pela literatura no campo dos estudos sobre letramento digital e multiletramento, as TIC implicam em novos modos de construção do conhecimento, seja pelos tipos de interação entre sujeitos, pelas novas configurações de memória individual e coletiva que elas promovem; seja pelas novas possibilidades de construção de sentidos, novas formas de acesso e manipulação da informação, que elas viabilizam. Sem contar o que elas inviabilizam, tornam invisível, excluem; os novos papéis e identidades que favorecem, inclusive de professor e aluno. O que significa dizer que não se trata de ?incrementar? as práticas pedagógicas já existentes através do uso de TIC, mas sim de transformá-las necessariamente.

    multiletramento letramento digital letramento e hipermídia
  • Desordem Oxidativa em Plasmodium falciparum.

    Coordenador: Mariano Gustavo Zalis
    Currículo
    Área:Protozoologia de Parasitos

    Período de 21/02/2011 a 20/02/2013

    Este projeto teve o objetivo de analisar como os parasitas da malaria se comportam quando estão submetidos a ação das drogas como a cloroquina. Como resultado foi observado que o Palsmodium falciparum produz uma série de enzimas de estresse oxidativo para neutralizar a ação da droga.

    Plasmodium falciparum Malaria
  • Desenvolvimento de Dispositivos Supercondutores com Fitas Supercondutoras de YBCO de Segunda Geração

    Coordenador: Rubens de Andrade Junior
    Currículo
    Área:Materiais e Dispositivos Supercondutores

    Período de 10/11/2010 a 09/05/2013

    Este projeto teve por objetivo desenvolver algumas aplicações de fitas supercondutoras de segunda geração em dispositivos elétricos e meios de transporte urbano. Este desenvolvimento se deu em conjunto devido a similaridade dos problemas técnicos envolvidos. Por exemplo, a caracterização e a soldagem das fitas supercondutoras é um problema que atinge a todas as aplicações que abordamos. Também é um problema comum a fabricação de bobinas com fitas supercondutoras e sua simulação. O desenvolvimento de maior impacto que fizemos foi o de uma nova versão para os levitadores do veículo Mablev-Cobra de levitação magnética supercondutora, que está sendo desenvolvido pela COPPE-UFRJ. Este desenvolvimento pode nos permitir inciar a produção no Brasil destes levitadores caso o protótipo se mostre viável para uso no transporte nas grandes cidades. Os limitadores de corrente de curto circuito que estamos desenvolvendo tem por objetivo evitar "apagões" no sistema elétrico como um todo. Este desenvolvimento visa o desenvolvimento de equipamentos capazes de evitar que a rede elétrica seja desligada em uma região inteira devido a um curto circuito em algum ponto. São dispositivos de proteção passivos e confiáveis. O armazenadores de energia magnética, SMES, que estamos desenvolvendo tem uma função similar ao de baterias elétrica porém podem ser descarregados de maneira mais rápida e segura que estas. Este tipo de sistema de armazenamento deve ser mais confiável que as baterias. Em suma este projeto visou nos colocar em condições de competição tecnológica nas novas áreas tecnológicas que se abrem com a diminuição do custo das fitas supercondutoras de segunda geração.

    YBCO SMES LCCCS Fitas 2G
  • Identificação e caracterização de novos determinantes de virulência do patógeno humano Cryptococcus gattii

    Coordenador: Marilene Henning Vainstein
    Currículo
    Área:Micologia

    Período de 12/11/2010 a 11/05/2013

    A criptococose, ?a doença do pombo?, representa uma das mais importantes infecções fúngicas de natureza sistêmica e permanece um desafio na prática médica. A meningoencefalite é a forma clínica mais comumente diagnosticada, ocorrendo em mais de 80% dos casos, quer sob forma isolada ou associada ao acometimento pulmonar. É uma micose de porta de entrada inalatória causada por fungos do complexo Cryptococcus neoformans, atualmente com duas espécies: Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii. A mortalidade por criptococose está estimada em 10% nos países desenvolvidos chegando a 43% nos países em desenvolvimento como a Tailândia em um tempo médio de sobrevida de 14 dias. No Brasil, dentre os fungos patogênicos de importância clínica, o complexo de espécies Cryptococcus destaca¿se como o principal causador de micoses letais em aproximadamente, 51% dos pacientes portadores do vírus HIV acometidos pela síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Muitos fenótipos de C. neoformans e C. gattii são necessários para o alto potencial de virulência destes microrganismos. O principal fator de virulência destes patógenos é a produção de uma cápsula polissacarídica, seguido pela síntese de melanina e habilidade de desenvolvimento a 37°C. Estas características são reguladas por fatores encontrados no ambiente do hospedeiro, como a hipóxia, e as privações de glicose e ferro. O ferro, por exemplo, é essencial tanto para o patógeno quanto para o hospedeiro, uma vez que ambos necessitam deste metal para o correto funcionamento de enzimas essenciais. A definição da atividade de determinados genes e/ou proteínas em processos relacionados à interação patógeno¿hospedeiro é fundamental para o estabelecimento de possíveis alvos para o desenvolvimento de novas drogas e vacinas.

    determinantes de virulência criptococose hipóxia cryptococcus gattii
  • PREPARAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE FÓSSEIS DA COLEÇÃO CIENTÍFICA DA SEÇÃO DE PALEONTOLOGIA DO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DA FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL (MCN/FZBRS)

    Coordenador: Jorge Ferigolo
    Currículo
    Área:Paleontologia Estratigráfica

    Período de 30/11/2010 a 30/05/2013

    A preparação dos fósseis se refere aos processos pelos quais os mesmos são retirados das rochas, e limpos a fim de serem estudados e publicados em trabalhos científicos, bem como utilizados em dissertações e teses de mestrado e doutorado. Os fósseis são também importantes para as exposições em museus, onde servem para fins de educação ambiental em relação à evolução da vida na Terra. Os fósseis são também importantes em relação ao turismo, e por isso mesmos importantes para o desenvolvimento sócio-econômico da região e do país como um todo.

    Coleção científica Paleontologia Brasil patrimônio fossilífero
  • ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS E MATERIAIS INTERATIVOS PARA PLANETÁRIOS

    Coordenador: Sérgio Mascarello Bisch
    Currículo
    Área:Métodos e Técnicas de Ensino

    Período de 01/06/2010 a 30/04/2013

    O projeto ?Elaboração e Desenvolvimento de Metodologias e Materiais Interativos para Planetários? é uma realização na área da Educação em Astronomia por meio do uso de planetários voltada, principalmente, para estudantes e professores da Educação Básica, mas também dirigida ao público em geral, que teve como principal objetivo aprimorar e intensificar a interação com o público e o aproveitamento pedagógico das atividades desenvolvidas pelos planetários, buscando fazer com que a visita a estas instituições se constitua num evento marcante, motivador e, para as turmas de escolas, integrado a atividades e/ou projetos desenvolvidos na própria escola, envolvendo uma preparação prévia e um aproveitamento posterior do impacto produzido pela visita. Ao longo do projeto foram elaborados e aplicados materiais e metodologias que buscam aumentar a participação e envolvimento do público com as atividades desenvolvidas pelos planetários, tais como: estímulo à integração das visitas a atividades a serem realizadas na escola antes e depois da visita, durante o agendamento da visita e por meio de um serviço de plantão pedagógico; disponibilização, para professores e estudantes, de artigos, textos, roteiros de atividades e materiais didáticos da área de Astronomia e da Educação em Astronomia para aprofundamento de estudos e elaboração de projetos de ensino; desenvolvimento de metodologias e materiais para a produção e apresentação de sessões de planetário mais interativas, que utilizem recursos multimídia e um dispositivo de interação que permita aos grupos que visitam o planetário registrar suas escolhas individuais ao conteúdo apresentado; elaboração e desenvolvimento de sessões tendo como tema obras literárias inspiradas ou que façam referência à Astronomia e que ilustrem e promovam maior interação entre ciência, cultura e artes; uso intensivo da internet para comunicação e interação com o público, com a criação e desenvolvimento do website do Planetário de Vitória.

    Astronomia Ensino de Astronomia Planetários Interatividade Educação em Astronomia Difusão Científica
  • GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER: IMPACTOS SOCIAL E CIENTÍFICO DA REDE CEDES

    Coordenador: Gisele Maria Schwartz
    Currículo
    Área:Educação Física

    Período de 16/12/2013 a 31/12/2015

    Na perspectiva de contribuir para a análise das ações das Políticas Públicas de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte, a Rede CEDES foi aqui privilegiada, caracterizada e estudada, em suas relações de estabilidade, permeabilidade e seus agentes, buscando compreender os impactos social e científico dos projetos por ela financiados. Sendo assim, o LEL-LABORATÓRIO DE ESTUDOS DO LAZER, do Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências da UNESP- Campus de Rio Claro, apresenta os resultados desta análise em forma de livro organizado pelas Profas. Dras. Gisele Maria Schwartz e Giselle Helena Tavares, disponibilizado gratuitamente pelo Repositório Vitor Marinho da Rede CEDES do Ministério do Esporte, contendo a síntese do relatório da pesquisa desenvolvida, apresentando os seguintes capítulos e seus autores:Capítulo 1: Gisele Maria Schwartz - Diretrizes e interfaces da pesquisa sobre os impactos social e científico do financiamento da Rede CEDES, Capítulo 2: Giselle Helena Tavares- Histórico e Mudanças Políticas da Rede CEDES, Capítulo 3: Fernanda Lopes Andrade e Gisele Maria Schwartz - Impactos sociais das pesquisas financiadas pela Rede CEDES, Capítulo 4: Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro e Denis Juliano Gaspar - Impactos científicos das pesquisas financiadas pela Rede CEDES, Capítulo 5: Nara Heloisa Rodrigues, Luis André Pereira de Oliveira e Marília Amábile Guarizo - Impactos social e científico dos projetos financiados pela Rede CEDES a partir das entrevistas com coordenadores, Capítulo 6: Priscila Raquel Tedesco da Costa Trevisan e Viviane Kawano Dias - Motivos e dificuldades para o desenvolvimento de projetos financiados pela Rede CEDES: percepção dos coordenadores, Capítulo 7: Ivana de Campos Ribeiro, José Pedro Scarpel Pacheco e Gisele Maria Schwartz - Rede CEDES: de ação programática à política pública. Capítulo 8: Giselle Helena Tavares e Gisele Maria Schwartz - Rede CEDES: Legados e Perspectivas. APOIO: CNPq e Ministério do Esporte

  • Workshop e Simpósio Internacional “Técnicas DMRG para Sistemas Fortemente Correlacionados em Física e Química”

    Coordenador: Jose Candido Xavier
    Currículo
    Área:Física da Matéria Condensada

    Período de 03/12/2014 a 02/12/2015

    O workshop reuniu importantes pesquisadores, estudantes e pós-doutores para discutir Técnicas de DMRG.

    Estados Excitados Sistemas de Muitos Corpos Grupo de Renormalização de Matriz Densidade Sistemas Unidimensionais Temperaturas Finitas.
  • Estudos em Economia Dinâmica

    Coordenador: Wilfredo Fernando Leiva Maldonado
    Currículo
    Área:Economia Matemática

    Período de 02/07/2009 a 01/02/2013

    A Economia Dinâmica lida com problemas de alocação de recursos individualmente e socialmente ótimos. Neste projeto foram desenvolvidos três grandes estudos nesta área: Escolha de nível de educação, especulação no mercado de taxa de câmbio e equivalência Ricardiana. No primeiro mostramos como famílias com menor nível de escolaridade e portanto, menor renda, acabam proporcionando aos seus filhos níveis baixos de escolaridade, confirmando assim a armadilha da pobreza. O estudo, aplicado aos estados brasileiros, mostra que em algumas regiões existem polarizações destes níveis, o que serve de guia para políticas públicas no setor. Em relação a especulação na taxa de câmbio, mostramos que em períodos de forte insegurança política a taxa de câmbio sofre de especulação, formando-se uma bolha que tende a desaparecer, na medida que as condições políticas se estabilizem. Na mesma linha de estudo, provamos que os fluxos de capitais estrangeiros respondem positivamente a acúmulos de reservas internacionais, isto porque as reservas garantem de alguma forma o resgate dos investimentos estrangeiros e dos seus retornos. Mostramos que a taxa de juros de mercado não é sensível a taxa de juros do governo para um intervalo de valores desta. Isto mostra a ineficácia deste instrumento no combate a altas taxas de juros de mercado. Por último, modela-se uma economia onde nem todas as eventualidade podem ser cobertas por seguros e analiza-se a equivalência Ricardiana, que propõe a indiferênça em termos reais entre o financiamento do governo via tributação ou via endividamento. Utiliza-se esta modelagem para fazer testes empíricos desta equivalência para países como Brasil, Argentina, México e Chile.

    bolhas Dinâmica da escolaridade equivalência Ricardiana
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