Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sandro José de Andrade

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • leite: o ouro branco de minas gerais
  • No Brasil o interesse de jovens pela ciência geralmente não é despertado nas aulas convencionais onde os assuntos são tratados geralmente de forma abstrata e distante da realidade do aluno. Diante disso, a utilização de um tema gerador como o leite, que faz parte do cotidiano dos alunos de Minas Gerais pode aumentar o interesse dos mesmos pela ciência. O proponente dessa chamada coordenou dois projetos do CNPq envolvendo a parceria entre escola pública e universidade (Chamada CNPq/Vale S.A., 05/2012, processo 474546/2012-1 e Chamada CNPq/Petrobrás, 18/2013, processo 409943/2013-4). Em ambos projetos obteve-se ótimos resultados, inclusive com publicação de artigo científico. O trabalho proposto pretende convidar os demais professores da escola para um trabalho interdisciplinar utilizando a temática “leite”. Isso poderá potencializar o trabalho e atingir um público muito maior. O trabalho terá continuidade nas escolas envolvidas, principalmente, através de Trabalhos Final de Graduação (TFG).
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • 12/01/2021-31/07/2022
Foto de perfil

Sandro Marcio Lima

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • síntese e caracterização de diketopyrrolopyrrole modificado para uso como “fósforo luminescente” em diodos emissores de luz
  • Historicamente, os diketopyrrolopyrroles (DPP) vêm sendo empregado na indústria como pigmentos de alto desempenho devido a suas propriedades ópticas excepcionais, como altas luminosidade e eficiência quântica de emissão. Estas características tornaram os DPPs altamente atraentes para diferentes aplicações, como emissores de luz orgânicos e conversores de energia solar. Independente da aplicação espera-se que um estudo minucioso das características ópticas seja desenvolvido no material. Com isto, na presente proposta estamos unindo esforços entre instituições que tradicionalmente têm demonstrado experiência, ou na síntese de DPPs modificados ou na caracterização espectroscópica e térmica de materiais, para desenvolver um material que tenha características promissoras para aplicação como fósforo luminescente, a fim de serem combinados com diodos emissores de luz para geração de luz branca.
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022