Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Keuly Luz Bezerra

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • ecoeficiência energética em centros de tratamentos de resíduos sólidos a partir da utilização de sistemas fotovoltaicos e dos princípios de economia circular.
  • A utilização da energia solar é cada vez mais comum em todo mundo. Desde os parques industriais até as unidades residenciais, a eficiência da energia captada por painéis fotovoltaicos vem sendo comprovada dia após dia. No setor de tratamento de efluentes, a utilização da energia solar não só é possível, como apresenta melhores desempenhos, especialmente no que se refere a resultados, custos e sustentabilidade ambiental. O alto custo envolvido no processo de tratamento de resíduos sólidos exige alternativas que possam trazer uma maior economia nessa área. Nesse sentido, é viável (financeira e ambientalmente) a utilização da energia fotovoltaica nas centrais de tratamento de resíduos sólidos? Desta forma, a hipótese do estudo considera que é possível a utilização da energia solar desde que integrada ao ciclo de tratamento e um possível segundo ciclo de vida para as placas inservíveis dos sistemas fotovoltaicos instalados. Diante deste contexto, o presente projeto visa apresentar um estudo técnico de viabilidade do uso da energia solar no tratamento de resíduos sólidos incorporando os princípios de economia circular aos seus processos produtivos. Hoje a energia elétrica compõe um dos maiores custos para o tratamento dos resíduos sólidos e efluentes, de modo que apresentar uma solução técnica a partir do uso das energias renováveis, torna-se necessário, uma vez que esta fonte de energia além de proporcionar redução nos custos operacionais é melhor para o meio ambiente, tornando-a ecoeficiente. Além da redução dos custos operacionais, outro ponto analisado quando se compara a utilização de energias renováveis no tratamento de resíduos sólidos em relação a outras fontes de energia se refere aos benefícios ambientais e a um possível ciclo de vida das placas dos sistemas fotovoltaicos instalados beneficiando outras atividades econômicas inclusive de cunho social.
  • Instituto Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Ana Laura dos Reis Corrêa

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • ensino de literatura: teoria e prática da crítica literária dialética na américa latina.
  • Este projeto de pesquisa tem como objeto o ensino de literatura na Educação Básica nas escolas públicas do Distrito Federal e RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno). Em seu desenvolvimento, a pesquisa articula teoria e prática, uma vez que se propõe a investigar teoricamente, com docentes que pesquisam o tema na América Latina – especificamente no Brasil e na Argentina: na Universidade de Brasília (UnB) , no Instituto Federal de Brasília (IFB) e na SEEDF; em duas universidades argentinas: Universidad de Buenos Aires (UBA) e Universidad Nacional Arturo Jauretche – (UNAJ); no Colégio Técnico de Campinas (COTUCA), subordinado à Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Universidade Federal de Goiás (UFG) –, as possibilidades de maior conexão entre Universidade e Escola no que diz respeito ao ensino de literatura, com base na crítica literária dialética, na realidade presente. Simultaneamente, visa compartilhar, com professores das escolas públicas de Ensino Médio, por meio de quatro cursos de formação semestrais, tais reflexões acerca de estratégias para o desenvolvimento eficaz da leitura da literatura em sala de aula, com vistas à formação humana, integral e crítica de seus estudantes, considerando-se o momento atual e os enormes desafios a serem superados no campo da educação.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025