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Instituto Federal de São Paulo
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Currículo
Título do Projeto:
formação de doutores em áreas estratégicas
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade do Extremo Sul Catarinense - SC - Brasil
Vigência:
08/01/2020-07/01/2025
Oséias da Silva Martinuci
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sindemias e informações geográficas: contribuições para a análise integrada e gestão intersetorial
Resumo:
A saúde é um fenômeno definido por uma multiplicidade de fatores situados desde o plano biológico até os condicionantes macroestruturais. A crise global de Covid-19 evidenciou isso dramaticamente e exigiu respostas ágeis e assertivas em todos os níveis da gestão pública. Nesse contexto, a The Lancet, uma das mais respeitadas revistas científicas, argumentou, em editorial, que a Covid-19 não é uma pandemia, mas sim uma sindemia. Tomar a Covid-19 apenas como uma pandemia implica em respostas acadêmicas e de gestão insuficientes ou mesmo inadequadas. Entendê-la, entretanto, como uma sindemia, convida a uma visão mais ampla do problema, compreendendo questões de educação, emprego, habitação, alimentação e ambiente, sublinhando, portanto, suas origens sociais. Soluções exclusivamente biomédicas tendem a falhar. Estudos realizados no Brasil, ao longo de 2020 e 2021, concluíram que as maiores taxas de infecção e de mortalidade ocorreram entre as populações mais vulneráveis e em territórios urbanos com precariedade de infraestruturas sanitárias. Em Maringá (PR), cidade com mais de 436 mil habitantes, isso não ocorreu. Análises preliminares, nos primeiros 365 dias desde a ocorrência do primeiro caso, indicam que as áreas da cidade com melhores condições de vida tiveram taxa de incidência de 112 casos por mil habitantes e 17 mortes por dez mil, enquanto nas áreas com piores condições, os valores foram, respectivamente, de 76 e 15. A hipótese é que essa diferença tenha se dado em razão tanto do efeito umbral de condições socioeconômicas mínimas quanto das políticas e medidas sanitárias locais adotadas no período. Ainda pouco referenciada no Brasil, a aplicação da teoria das sindemias, a partir da análise integrada dos dados das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, apoiada na Geoestatística e no uso de tecnologias de geoinformação, pode ajudar a encontrar respostas e propor soluções para o enfrentamento de novas crises sanitárias.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
10/06/2022-30/06/2025
Osmar Olinto Möller Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
plumas de rios como vetores principais da poluição marinha por plástico (plumplas)
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
22/07/2020-31/07/2023
Osvaldo Pompilio de Melo Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
caracterização de interações moleculares ligadas ao processo de tradução, e ao complexo eif4f, visando identificação de alvos para o desenho racional de novos inibidores contra tripanosomatídeos patogênicos
Resumo:
Patógenos humanos da família Trypanosomatidae, gêneros Leishmania e Trypanosoma, provocam doenças de impacto e cuja cura depende de drogas tóxicas e pouco eficientes. Métodos convencionais de identificação de compostos contra estes organismos têm se mostrado pouco efetivos e novas estratégias de controle são necessárias. Um alvo importante de antibióticos é a tradução dos mRNAs em proteínas, um dos mais complexos processos celulares e que tem sua etapa de iniciação como a mais divergente, embora ainda pouco explorada como alvo de drogas. Esta etapa tem como elemento chave o complexo eIF4F (formado pelos eIF4E, eIF4G e eIF4A) que reconhece os mRNAs através da sua extremidade 5 e facilita sua ligação subsequente aos ribossomos. Este complexo tem como parceiro direto a proteína PABP, ligante da extremidade 3 dos mRNAs, e em mamíferos tem sido investigado como alvo de inibidores com potencial ação terapêutica. Os tripanosomatídeos possuem ao menos cinco complexos do tipo eIF4F, com propriedades incomuns e baseados em diferentes homólogos de eIF4E e de eIF4G. Diferentes complexos interagem com parceiros distintos, como homólogos de eIF4A e PABP, ligados a funções diferenciadas e ainda indefinidas, com a equipe proponente deste projeto tendo sido protagonista na sua caracterização. Esta proposta irá aplicar uma abordagem multidisciplinar, incluindo ferramentas de biologia molecular, manipulação genética, química de proteínas, simulação computacional e cristalografia, na caracterização de interações envolvendo estes complexos e passíveis de inibição. Interações entre subunidades e entre estas e parceiros específicos serão investigadas em T. cruzi, T. brucei e/ou L. infantum. Pretende-se identificar elementos responsáveis pelas interações entre pares selecionados de proteínas, avançando na compreensão da função de diferentes complexos e no conhecimento sobre a tradução eucariótica e gerando subsídios para a identificação de inibidores da tradução de tripanosomatídeos.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Osvaldo Ronald Saavedra Mendez
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Energia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
instituto nacional de ciência e tecnologia de energias oceânicas e fluviais - ineof
Resumo:
O tema alvo deste INCT é considerado estratégico para o desenvolvimento energético do Brasil. Os investimentos de pesquisa em energias oceânicas e fluviais nos últimos anos tem sido irrelevante no País, desestimulando a formação de recursos humanos e as atividades de pesquisa nas universidades. Esta visão está complemente conflitante com os enormes esforços e investimentos que são realizados na Europa para desenvolver técnicas para extrair energia dos oceanos e de rios com pequenas quedas, dos potenciais remanescentes de bacias hidrográficas já exploradas, de potenciais hidrocinéticos e de sistema não convencionais para geração de hidroeletricidade . O setor energético brasileiro tem concentrado seu interesse no petróleo, gás, hidroeletricidade de grande porte e recentemente, de forma ainda tímida, em energia eólica. Os indicadores de crescimento da carga e as dificuldades ambientais para construir novas usinas hidrelétricas estão levando a um aumento da participação dos combustíveis fósseis na geração de energia, colocando o Brasil na curiosa posição de andar na contramão das tendências mundiais. Pouco se conhece do potencial oceânico no Brasil; a pouca informação disponível está em estudos globais realizados do exterior. No país, poucas três universidades federais vêm desenvolvendo trabalhos de pesquisa quanto ao aproveitamento desta inesgotável fonte de energia, sendo elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com projetos de pesquisa em andamento sobre o aproveitamento de energias oceânicas na geração de energia elétrica. Entre os principais projetos encontra-se a revitalização e instalação de uma usina piloto na barragem do rio Bacanga em São Luís - MA (UFMA UNIFEI, UFRJ) e a instalação de uma usina piloto de aproveitamento undimotriz no Porto de Pecém no Ceará (UFRJ). As energias fluviais foram tratadas em certa medida em algumas universidades no Brasil, tais como a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). As duas primeiras conseguiram desenvolver e patentear equipamentos, sendo o projeto da UNB posteriormente utilizado em um projeto piloto. No entanto, novos equipamentos também patenteados (não só nas instituições, também por inventores independentes) buscam ser desenvolvidos para avançar no aproveitamento desta energia. O presente INCT pretende promover, por meio de colaborações institucionais, a pesquisa cientifica multidisciplinar e o ensino de excelência relacionado aos tópicos de energia oceânica, maremotriz, hidrocinética e fluviais gerando conhecimento estratégico que contribua à diversificação da matriz energética com respeito ao meio ambiente. Através desta proposta pretende-se aglutinar os poucos grupos de pesquisa no Brasil com trabalhos em energia no mar, fluviais de baixas quedas e hidrocinéticas ou atividades aderentes, para deflagrar um processo de colaboração consistente interinstitucional coma valiosa colaboração de especialistas internacionais que decorra na geração de conhecimento, elaboração de protótipos e a formação de recursos humanos em energia oceânicas e fluviais de baixas quedas e hidrocinéticas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
25/11/2016-30/11/2024
Oswaldo Gonçalves Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
15 anos depois: a construção social do mercado do leite caprino no semiárido
Resumo:
Em 2008 e 2009, este pesquisador identificou e analisou um "processo de construção social do mercado" do leite caprino no Semiárido nordestino. Esse é um conceito da Sociologia Econômica, que entende que os fenômenos econômicos são sociais por sua natureza. História, tradições, culturas, valores, ideias, formas de associação, redes, entre outros, são fatores a se compreender. Isso é especialmente importante em regiões marcadas pela histórica pobreza e limitação climática. Assunto que ganha relevância na atualidade num cenário de crise climática, no qual se prevê que significativas parcelas da população sofrerão impactos. O presente estudo visa realizar uma nova rodada de pesquisa, quando se completará 15 anos desde a pesquisa inicial. A criação de caprinos e ovinos remonta à chegada dos portugueses no século XVI e esses animais são vistos de maneira inferiorizada em comparação aos bovinos, cuja criação se liga a status social. Trata-se de uma contradição, na medida em que a criação desses animais é mais adaptada às condições da seca. Essa cultura de resistência é confrontada por uma rede de entusiastas formada por agentes-chave (pesquisadores, gestores, técnicos e criadores) ligados a um conjunto de instituições. Além deles, o governo federal, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolve Programas do Leite em parceria com estados, visando garantir mercados para os produtos da agricultura familiar e segurança alimentar para parcelas da população. Nesse processo induzido, a construção de mercados vem promovendo reestruturação de laços sociais, ampliando o rol de relações a que os indivíduos se submetiam anteriormente à vivência dessas práticas. A independência processual da política pública e a conquista de mercados privados pelos agricultores também chama a atenção. Como isso se encontra hoje? Nesta nova rodada da pesquisa se pretende analisar os desdobramentos desse fenômeno, possibilitando a construção de um quadro comparativo atualizado.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Otavio Henrique Thiemann
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biofísica
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Currículo
Título do Projeto:
agir antes da pandemia - caracterização de vírus com potencial epidêmico
Resumo:
Espécies virais são abundantes na natureza e fundamentais para a biosfera, entretanto novas epidemias tem o potencial de surgir a partir de interações aparentemente inócuas e casuais entre vírus e hospedeiro. Como por exemplo no caso do Zika vírus , o patógeno era conhecido há décadas antes de se tornar um problema de saúde pública mundial e a comunidade científica e de saúde passar a fazer frente a ameaça que representa. Entretanto, havendo conhecimento prévio da biologia da espécie viral e de sua estrutura atômica tal resposta pode ser significativamente acelerada. Aliado a essa iniciativa, estudos da biologia e estrutura viral contribuem com o conhecimento da dinâmica da interação molecular entre proteínas, reconhecimento entre capsídeo-hospedeiro, evasão do sistema imune, produção de vacinas e diagnóstico, entre inúmeros outros. Neste contexto, este projeto irá caracterizar vírus humanos dos gêneros Gemykibivirus, Cyclovirus e Sapovirus envolvidos em gastroenterites e encefalites agudas. Para tanto, proteínas estruturais, formadoras de capsídeo, e não estruturais, polimerases e proteases, serão obtidas por expressão heteróloga para estudos biofísicos e bioquímicos. Partículas semelhantes a vírus (Virus-Like Particles, VLPs) serão montadas para estudos estruturais por cristalografia, difração de raios-X e Crio-Microscopia Eletrônica. Antissoros vírus-específicos serão gerados empregando as proteínas recombinantes e empregados na pesquisa da prevalência destes vírus na população. Inicialmente, investigando amostras de bancos de sangue e posteriormente amostras coletadas de pacientes voluntários, mediante aplicação de Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e aprovação dos conselhos de ética da USP e UFSCar. A correlação da prevalência e sintomatologia permitirá determinar a patogenia associada. Desta forma, este projeto se baseia tanto na pesquisa biofísica e bioquímica como na determinação da relevância para a saúde pública destes gêneros virais.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Otávio Rizzi Coelho Filho
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
efeito da inibição de bradicinina em adultos hospitalizados com covid-19 no remodelamento miocárdico: sub-estudo de um ensaio clínico randomizado
Resumo:
Desde os primeiros relatos da infecção por um novo Coronavírus denominado SARS-CoV-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), a doença conhecida como COVID-19 e se disseminou rapidamente pelo mundo, com mais de 230 milhões de casos e mais de 4 milhões de mortes até o final de Setembro/2021, tendo sido declarado pandemia pela organização mundial da saúde. No Brasil a doença vem progredindo rapidamente, com mais de mais de 21 milhões de infectados e mais de 590 mil mortes confirmadas na mesma data. Apesar da infecção pelo SARS-CoV-2 poder ser assintomática e apresentar um taxa de letalidade baixa na população saudável, indivíduos com comorbidades cardiovasculares e cardiopatia prévia apresentam mortalidade significativamente maior. Por outro lado apesar do mecanismo exato da lesão miocárdica no COVID-19 não estar totalmente esclarecida, pacientes que no decorrer do curso da doença devolvem lesão miocárdica aguda, caracterizada pela elevação de troponina e novas alterações eletrocardiográficas, podem exibir mortalidade até ~ 5 vezes maior que indivíduos sem lesão miocárdica. Apesar de alguns relatos demonstrarem que pacientes infectados com COVID-19 podem desenvolver disfunção do músculo cárdico, nenhum estudo investigou até o momento o remodelamento miocárdico em pacientes infectados com SARS-CoV-2, nem tão pouco o efeito do bloqueio da síntese de bradicinina no remodelamento miocárdio nesse contexto. Até o presente momento, este é o primeiro experimento, que propõe o uso de inovadoras metodologias para investigação de diversos componentes do remodelamento miocárdico em pacientes com quadro grave de infecção pelo SARS-CoV-2 que irão participar de ensaio clinico investigando o bloqueio da síntese de bradicinina, utilizando o inibidor de C1 esterase/calicreína (Berinert) ou a inibição do receptor 2 de bradicinina, utilizando icatibanto (Firazyr). Nesse estudo iremos utilizar técnicas avanças de imagem com ECO e RMC para investigar o remodelamento.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Otávio Rodrigues Machado Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
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Currículo
Título do Projeto:
a marmorização da carne bovina: estudo dos mecanismos regulatórios da adipogênese e lipogênese em bovinos nelore (bos indicus) e cruzados (bos taurus - bos indicus)
Resumo:
A deposição de gordura intramuscular na carne pode influenciar positivamente nos atributos sensoriais incluindo sabor, suculência e maciez. Neste contexto, considerando o uso crescente no Brasil de técnicas de manejo e nutricionais com o objetivo de produzir carne com maior teor de gordura intramuscular, torna-se importante descrever os mecanismos de sinalização celular e expressão dessa importante característica. Poucos estudos descreveram a adipogênese e lipogênese durante o período neonatal até o desmame ou mesmo a sua persistência até a vida adulta. Até o momento, nenhum estudo foi conduzido com o intuito de elucidar a regulação das vias de sinalização da adipogênese, lipogênese e marmorização da carne de bovinos Nelore e seus mestiços. Considerando que animais zebuínos são preponderantes na pecuária de corte brasileira e produzem carne com baixo índice de marmorização, frente à demanda de carnes de melhor qualidade, tanto no mercado externo quanto no mercado interno, torna-se imprescindível estudos para a melhoria dessa característica. A hipótese do estudo é que a investigação dos processos de adipogênese e lipogênese permitiria o melhor entendimento da fisiologia e metabolismo dos processos envolvidos na deposição de gordura intramuscular. Em virtude disso, seria possível melhorar as estratégias de manipulação dessa característica em animais zebuínos puros e cruzados. Há evidências de que intervenções como a desmama precoce, a injeção intramuscular de vitamina A, a castração e a suplementação de bezerros, as quais serão abordadas no projeto da presente proposta, podem colaborar para a melhoria dessa característica em questão. As estratégias metodológicas a serem utilizadas no presente projeto, a saber: RNA-Seq, RT-qPCR e Proteômica, são ferramentas de análise de vanguarda e mundialmente consagradas para estudos que objetivam desvendar mecanismos e processos fisiológicos que culminam na determinação de características complexas, como a marmorização da carne.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Othon Fernando Jambeiro Barbosa
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
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Currículo
Título do Projeto:
políticas de fomento à produção independente do audiovisual no brasil: continuidades e mudanças
Resumo:
A proposta foca nos aspectos de continuidade e mudança no fomento ao setor do audiovisual no Brasil, e nas relações intra e entre atores institucionais e de mercado. Até 2016, este setor viveu um expressivo ciclo de desenvolvimento. Mas em 2019, a desmobilização das políticas até então implementadas, a paralisação da Agência Nacional do Cinema (Ancine), gestora do fomento, e a interrupção das chamadas públicas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), principal fonte de investimento, juntaram-se aos efeitos da digitalização e do streaming, afetando seriamente a lógica de produção e circulação das obras audiovisuais. O problema do projeto é: como se dá, no novo contexto político, econômico e tecnológico, o relacionamento das produtoras entre si, com as instituições de fomento e com as empresas de exibição e circulação, no que se refere ao financiamento, processos criativos, produção e comercialização dos produtos audiovisuais? A questão a ser investigada tem três vertentes entrelaçadas: (1) como os produtores estão se reorganizando, em termos de processos produtivos, comercialização e internacionalização; (2) que horizonte anteveem nas suas relações com as instituições de fomento; e (3) como estas últimas estão se planejando para o futuro. Apesar de serem exclusivos, os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual não têm sido usados plenamente porque houve alteração nas políticas relativas à sua aplicação, ocasionando reorganizações das produtoras. O incremento da digitalização e do streaming, além da perspectiva de novo governo a partir de 2023 inserem novos elementos no horizonte dos produtores e das instituições de fomento. Serão construídos três cenários comparativos entre as situações nos períodos: 2008 a 2016; 2016 a 2018; e 2019 a 2022; e outro, com base nas continuidades e mudanças observadas nas tecnologias e nos processos de fomento, produção e comercialização.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
23/02/2022-28/02/2025
Otília Deusdênia Loiola Pessoa
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
prospecção de fontes naturais (terrestre e marinha) buscando compostos bioativos através de uma abordagem interdisciplinar: química, metabolômica e farmacologia
Resumo:
Empiricamente identificados como uma das primeiras formas de tratar doenças humanas, os produtos naturais (PN) botânicos passaram a ser globalmente reconhecidos como sendo fundamentais p/ a descoberta de compostos ativos e como fonte de inspiração para o planejamento de fármacos. Posteriormente, surgiram os estudos com os organismos e micro-organismos marinhos, os quais têm se destacado como uma incontestável fonte de substâncias ativas. Estima-se que cerca de 40% dos medicamentos em uso são derivados de PN, originados principalmente a partir de plantas e microrganismos. Reconhecendo o potencial dos PNs, o enfoque da presente proposta será investigar extratos de fontes naturais (ver metodologia), por meio de fracionamentos bioguiados, buscando compostos de estruturas inéditas e ativas, particularmente, terpenos, alcaloides e vitanolideos. Um aspecto inovador da proposta consiste nos estudos de metabolômica aliado a análise multivariada, de plantas medicinais do gênero Plectranthus (Lamiaceae) visando a descoberta e a validação de biomarcadores, e Acnistus arborescens (Solanaceae) para explicar as diferenças de expressão gênica entre as plantas silvestres e as domesticadas, como previamente evidenciado em estudos de isolamento. Foram priorizados os testes farmacológicos: anti-inflamatório, através da inibição da produção de NO e de citocinas inflamatórias em macrófagos estimulados com LPS; gastroprotetor, em modelo de úlcera gástrica induzida por etanol em camundongos; testes de atividade sobre o SNC usando modelos experimentais em zebrafish e em camundongos, com destaque para as atividades ansiolítica, anticonvulsivante e comportamentais, bem como avaliação da inibição da enzima acetilcolinesterase. Ressaltamos que as pesquisas com organismos marinhos e micro-organismos associados são ainda inovadoras e bastante promissoras para nossa região, dada a importância não apenas do conhecimento químico/farmacológico, mas também para a descoberta de novos fármacos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
20/03/2022-31/03/2025
Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
os cursos de pedagogia nas ies brasileiras: análises das dimensões teórico-científicas e prático-organizacionais
Resumo:
A Resolução CNE/CP Nº 02/2019 estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação inicial de Professores para a Educação Básica, impactando a reestruturação dos cursos de Pedagogia do país. A proposta de novas DCN desconsidera as experiências das Instituições de Ensino Superior, as pesquisas sobre epistemologia da Pedagogia e campos de atuação da/o pedagoga/o, como também as críticas direcionadas às DCN específicas para o curso, homologadas em 2006. Assim, problematiza-se as tensões e as perspectivas para o curso de Pedagogia com base no contexto histórico, político e social, destacando dois aspectos: o teórico-científico, que corresponde à epistemologia da Pedagogia, à concepção de formação e aos fundamentos da teoria educacional e os aspectos prático-organizacionais relativos aos componentes curriculares do curso. Considera-se que as reformulações curriculares dos cursos de Pedagogia descaracterizaram a Pedagogia como ciência que investiga os fenômenos educativos em diferentes espaços, fragilizando o processo formativo. O objetivo do projeto é compreender a direção epistemológica e formativa do Curso de Pedagogia no Brasil. Especificamente, busca-se: a) analisar os Projetos Político Pedagógicos (PPPs) dos cursos de Pedagogia e como tais aspectos são traduzidos na organização curricular; b) descrever o perfil profissional e como estão constituídos os eixos epistemológicos da formação no que tange à dimensão teórico-metodológica; c) compreender as concepções de Pedagogia na perspectiva de docentes e discentes. A metodologia pauta-se na abordagem quantitativa e qualitativa, envolvendo a análise documental da legislação e dos PPPs dos cursos de IES públicas e privadas e a aplicação de questionário direcionado a docentes membros dos NDE e discentes. Esta pesquisa, proposta pela Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia, sistematizará um conjunto de dados que poderão gerar proposições para as novas DCNs a serem elaboradas pelo CNE.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Ozerina Victor de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tecnologias educacionais, formação de professores e educação especial: potencialidades de integração e de inovação.
Resumo:
Neste projeto de pesquisa, profissionais de duas áreas de conhecimento, a Educação e a Engenharia Elétrica, instados a responder demandas irruptivas da educação remota, problematizam o uso das tecnologias educacionais nas mediações pedagógicas tanto nos currículos da formação inicial de professores quanto nos currículos da Educação Especial, na perspectiva do desenvolvimento da autonomia docente, da inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCDs) e da integração entre tecnologias e currículo para além da condição posta à educação pela atual pandemia. O propósito é compreender a inserção das tecnologias nos currículos de formação de professores, o acolhimento e desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência em escolas comuns e como se opera mudanças substantivas nos processos pedagógicos por meio de tecnologias educacionais. O desenvolvimento da pesquisa se encontra teoricamente amparado na compreensão do processo cíclico das políticas de currículo, na formação integral, nas tecnologias educacionais como prática social e no papel social de circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos na produção tecnológica sustentável. Em decorrência, a abordagem metodológica adotada é qualitativa e experimental, envolvendo estudo bibliográfico, estudo documental, entrevistas semiestruturadas, observação participante e não participantes, workshop entre pesquisadores, professores e estudantes e experimentos em laboratórios de Engenharia Elétrica. A expectativa é de que esta pesquisa possa potencializar a tecnologia necessária à integração curricular e subsidiar políticas públicas em currículo voltadas à inovação pedagógica e à produção de tecnologia socialmente responsáveis na formação inicial de professores e aos processos de escolarização de todo aquele que necessita ser atendido em sua especificidade, em virtude de deficiências ou transtornos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
24/03/2022-31/03/2025
Pablo Barbosa Tozetti
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
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Currículo
Título do Projeto:
i feira de ciências e cultura do colégio edward - feccuce
Resumo:
Ao longo dos anos se arrasta a discussão sobre a questão da relação do ensino x aprendizagem, apresentados atualmente. Formar alunos críticos que consigam passar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aplicá-los no cotidiano é um desafio, e desse modo, coloca-se em questão de que maneira estão sendo construídos os saberes desses alunos. Diante disso, a interação com os projetos da Feira de Ciências, concede a alunos e professores uma proximidade maior no intuito de alcançarem objetivos em comum. De acordo com Santos (2012) às feiras e mostras de ciência são importantes para promover o desenvolvimento da cultura científica. Portanto, para esse espaço pedagógico que se constituem também a Feira de Ciências, no dia 19 de novembro de 2022, será realizada a I Feira de Ciências e Cultura do Colégio Edward, presencialmente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Edward Abreu do Nascimento no município de Pedro Canário ES e tem por objetivo, introduzir a realização de Feiras de Ciências, no calendário escolar, e despertar o interesse nos alunos pelos assuntos relacionados a diferentes áreas do conhecimento. A metodologia será baseada em Projetos, adequando-se melhor a realidade dos alunos, e a proposta da Feira. E justifica-se por oportunizar compartilhamento de conhecimento coletivamente, visto que, desenvolve a capacidade criativa e de invenção dos alunos ao lado dos trabalhos investigatórios, possibilitando a produção de novos conhecimentos e da divulgação científica. A Feira é presencial tendo como público-alvo, alunos e docentes da escola, do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA, abrangendo toda a comunidade local, sendo gratuita e de livre acesso.
Instituição/UF/País:
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
19/09/2022-31/03/2023
Pablo Daniel Carrasco Correa
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
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Currículo
Título do Projeto:
continuidade de expoentes para endomorfismos
Resumo:
Os expoentes de Lyapunov são uma ferramenta fundamental para analisar o comportamento assintótico das equações diferenciais, e por tanto seu estudo é de grande interesse, tanto desde o ponto de vista prático como teórico. O presente projeto aborda uma pergunta natural: como variam os expoentes para pequenas perturbações do sistema? Técnicas habituais permitem reduzir o estudo a tempo discreto, o que leva a considerar iterações de mapas (difeomorfismos) e seus expoentes correspondentes. Neste caso existe abundante literatura, o que contrasta com a escassa quantidade para quando o mapa não é invertível (endomorfismo). Sistemas não-invertíveis são associados a processos irreversíveis, pelo qual é um tema clássico de estudo dentro dos sistemas dinâmicos, mas a parte correspondente à continuidade dos seus expoentes ainda resulta misteriosa. Utilizando avanços recentes em teoria ergódica diferenciável nosso objetivo é elucidar o problema para endomorfismos de superfícies compactas. Precisamente, consideraremos uma superfície compacta orientável (por exemplo, o Toro) e o espaço E de endomorfismos conservativos (de grau maior a um) nela, munido com a topologia Cr. Estudaremos os pontos de continuidades em E das funções que associam a cada endomorfismo seus expoentes. Avanço neste contexto certamente abriria uma linha de pesquisa relacionada a possíveis generalizações. Avanços recentes na teoria (continuidade de expoentes para parcialmente hiperbólicos e para cociclos sobre endomorfismos fixos) dão novas ferramentas que podem ser aplicadas neste problema, que ate agora tinha ficado fora do alcanço da tecnologia existente. Neste projeto, estudaremos como adaptar e combinar os argumentos anteriores para o caso do cociclo derivada (que não é independente do mapa).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Pablo Sebastián Fernández
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
produção (foto)eletroquímica de produtos de valor agregado a partir da conversão de co2 e glicerol
Resumo:
O contínuo crescimento da demanda de energia e os efeitos causados pelo aquecimento global têm estimulado o desenvolvimento de sistemas para de conversão e armazenamento sustentável de energia. No Brasil, há condições ótimas para utilização das energias solar e/ou eólica em grande parte do território. Estas fontes intermitentes de energia fornecem elétrons verdes que podem ser utilizados para a realização de diversos tipos de reações eletroquímicas. De fato, o tema se encaixa nas áreas prioritárias de pesquisa definidas pelo MCTI. O CO2 é um gás gerado durante a queima de combustíveis fósseis em muitos processos industriais e majoritariamente descartado na atmosfera, o que contribui com o aquecimento global. O glicerol é um subproduto da obtenção do biodiesel, uma indústria bem estabelecida no Brasil. Infelizmente, existe hoje um acúmulo de glicerol uma vez que sua geração é maior que a demanda. Assim, neste projeto, propomos o desenvolvimento de materiais para utilizar CO2 e glicerol para a geração de produtos de valor agregado através de processos eletroquímicos. O desenvolvimento de catalisadores com estrutura e composição otimizadas é essencial para realizar estas reações de maneira eficiente (rápida e com altos rendimentos) e seletiva (obtendo o produto desejado). A preparação racional destes materiais não é possível sem o conhecimento dos processos microscópicos que acontecem na interface eletrodo-solução. Assim, neste projeto, além da síntese, propomos estudos sistemáticos utilizando técnicas de caracterização in situ com o intuito de entender como estas reações ocorrem nos seguintes materiais: i) mistura de nanoligas de Cu/Au e nanopartículas de Cu visando o efeito Tandem (para a redução de CO2) e ii) óxidos semicondutores e óxidos de Perovskita e nanopartículas com baixo teor de metais nobres (para a Eletrooxidaççao de glycerol).
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Paloma Maria Silva Rocha Rizol
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
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Currículo
Título do Projeto:
o uso das redes sociais para incentivar mais mulheres nas engenharias.
Resumo:
O problema do baixo número de mulheres nas áreas profissionais de engenharia ocorre em todo o mundo. Hoje no Brasil, de acordo com o INEP (2017), as mulheres que ingressam no ensino superior são 55%, porém mulheres ingressantes no ensino superior em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, da sigla em inglês) representam apenas 14%. Este problema tem sido estudado em todo o mundo e tem-se criado estratégias para atrair mais mulheres para estas áreas. Várias iniciativas e grupos no Brasil estão realizando atividades de modo a contribuir para equidade de mulheres na área de Engenharias. Nesta perspectiva, pode-se citar os grupos: IEEE WIE (Women in Engineering) da UNESP de Guaratinguetá, o GT (Grupo de Trabalho) da Abenge Mulheres na Engenharia, STEM2D, Engenheiras da Borborema IEEE WIE UFCG, entre outros. Neste contexto, o objetivo deste projeto é realizar o levantamento qualitativo e quantitativo da participação feminina nos cursos de Engenharia do Brasil entre os anos de 2004 e 2019, por meio dos Microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Também será realizada a análise nas redes sociais, tais como: Linkedin e Twitter para verificar a inserção e atuação de mulheres no mercado de trabalho. Os dados quantitativos serão tratados por meio de análise estatística e os dados qualitativos serão tratados por meio de analise de conteúdo. Pesquisa exploratória, será realizado o levantamento bibliográfico e documental sobre o tema para composição do estado da arte; análise de conteúdo dos dados do ENADE disponíveis pelo (INEP), com orientação quantitativa e qualitativa; e, a partir destas informações propor estratégias e interações de Comunicação Pública utilizando das redes sociais para estimular e despertar o interesse vocacional das meninas e jovens para as carreiras de Engenharias.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
24/03/2022-31/03/2025
Pâmela Billig Mello Carpes
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Fisiologia
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Currículo
Título do Projeto:
modulação da consolidação e persistência da memória induzida pelo exercício físico: mecanismos envolvidos e aplicabilidade
Resumo:
A prática de exercício físico (EF) após uma aprendizagem pode atuar modulando a consolidação da memória. Já sabemos que uma sessão de EF após um aprendizado melhora a consolidação e persistência da memória por meio de mecanismos catecolaminérgicos no hipocampo, estrutura cerebral essencial para a consolidação da memória. Este projeto tem como objetivo avançar os conhecimentos acerca dos efeitos do EF agudo sobre a modulação da memória e compreender os mecanismos neurobiológicos envolvidos e sua aplicabilidade. Este projeto será desenvolvido a partir de 4 estudos. Para os três primeiros estudos serão utilizados ratos Wistar adultos, e a memória será testada através da tarefa de reconhecimento de objetos (RO). No estudo 1, nós iremos investigar o envolvimento da área tegmental ventral (ATV) e do locus coerulleus (LC), núcleos catecolaminérgicos, na modulação do aprendizado pelo EF agudo, utilizando estratégias farmacológicas e mensurações neuroquímicas. No estudo 2, nós avaliaremos a requisição de síntese proteica hipocampal mediada pelo EF agudo para a promoção da persistência da memória, através de experimentos farmacológicos-comportamentais, de imunoquímica e epigenética. No estudo 3, o efeito e mecanismos do EF agudo na memória serão investigados considerando a fase de consolidação tardia da memória, 12 horas após o aprendizado, utilizando estratégias farmacológicas. O quarto estudo será realizado no contexto educacional, sendo os sujeitos estudantes do Ensino Médio da Educação Básica. Neste estudo avaliaremos os efeitos de uma sessão de exercício no aprendizado dos estudantes através de testes formais de conhecimento, além de mensurar os níveis de cortisol e a atividade adrenérgica (níveis de alfa-amilase salivar). Ao final deste projeto esperamos ter maior compreensão acerca dos efeitos modulatórios e mecanismos de ação do EF sobre a consolidação e persistência da memória, além de insights sobre sua aplicabilidade no contexto educacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Pâmela Freitas Pereira Toassi
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aprendizagem de vocabulário por bilíngues e multilíngues
Resumo:
A aprendizagem de vocabulário é um tópico proeminente no estudo de aquisição de segunda língua. Informações sobre como aprendemos novas palavras e sobre como as acomodamos no nosso sistema linguístico já estabelecido podem ser muito informativas no entendimento dos processos envolvidos no aprendizado da língua em si. Compreender os mecanismos que subjazem o léxico mental é fundamental para o entendimento desses processos de aprendizagem. Neste projeto de pesquisa objetivamos avaliar a influência do contexto semântico e não semântico na aprendizagem de palavras novas. Para tanto iremos apresentar aos participantes sentenças contendo palavras raras. Estas sentenças serão manipuladas em relação ao contexto, à língua e à modalidade (apenas escrita ou oral e escrita). O presente estudo tem por base o estudo de Lauro, Schwartz e Francis (2020), cujos resultados demonstraram que os aprendizes lembraram melhor os significados das palavras raras quando elas haviam sido apresentadas em contextos variados do que em contextos repetidos. Pretendemos expandir essa análise através da incorporação de grupos de participantes com a mesma combinação linguística do estudo reportado, mas com diferente dominância linguística, bem como acrescentar participantes com outras combinações linguísticas, sendo bilíngues e trilíngues. A tarefa experimental consistirá na apresentação de 84 sentenças contendo palavras raras, com ou sem estímulo auditivo. Os participantes terão o movimento dos olhos monitorado enquanto leem as sentenças. Como já mencionado, será manipulado o contexto e a língua das sentenças. Após a tarefa de leitura, os participantes irão realizar uma tarefa de julgamento semântico e uma tarefa de completar sentenças. Estas duas últimas tarefas nos fornecerão dados de acurácia e tempo de resposta, os quais nos permitirão inferir sobre as condições nas quais o aprendizado das palavras foi melhor.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
08/04/2022-30/04/2025
Paola Berenstein Jacques
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cronologia do pensamento urbanístico: plataforma on-line e rede colaborativa
Resumo:
A proposta pretende dar continuidade à pesquisa em curso a partir de dois eixos: alimentação do banco de dados, manutenção e divulgação da plataforma on-line
; consolidação da rede de colaboração interinstitucional transnacional das oito equipes da pesquisa, com a realização de oficinas, seminários e publicações coletivas. A plataforma on-line, criada em 2003, e apoiada pelo CNPq desde então, tem como objetivo divulgar e articular resultados de pesquisas sobre urbanismo, visando contribuir para uma construção teórica-metodológica mais complexa da história do urbanismo. A proposta repousa na hipótese que, mesmo após mais de cinco décadas de crítica às formas funcionalistas de intervir nas cidades, ainda é necessária uma desconstrução de epistemologias hegemônicas, com objetivo de dotar as práticas urbanísticas de maior reflexividade quanto aos seus próprios gestos. A plataforma se converteu em importante fonte de informações sobre urbanismo no país e no exterior, sendo utilizada por professores, estudantes, técnicos e público em geral. Só neste ano recebemos mais de 170 mil acessos de 144 países e 2495 cidades. Nossa rede de colaboração hoje possui oito equipes distintas, sediadas em diferentes universidades públicas, configurando novos saltos teóricos, escalas de ação e desafios. Os diferentes trabalhos nesta nova configuração já resultaram na coleção de livros Nebulosas do Pensamento Urbanístico (3 tomos). Com o apoio do CNPq, divulgaremos os resultados dos nossos trabalhos em anais, a partir de três seminários de enfrentamento colaborativo dos problemas de pesquisa, objetos teóricos, procedimentos de tratamento com fontes, dados, periodizações e hipóteses, com participação dos pesquisadores nacionais e de observadores internacionais. Os recursos solicitados visam a atualização e manutenção da plataforma on-line, o fomento à colaboração entre os grupos e a divulgação dos resultados das investigações e dos debates teóricos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
14/02/2022-28/02/2025
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