Projetos de Pesquisa

 

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Willer Luciano Carvalho

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • avaliação do impacto do programa caminho da escola no transporte escolar rural do brasil
  • Os estudantes brasileiros, em especial os que residem em zonas rurais, enfrentam uma série de dificuldades para terem acesso à educação e se manterem nas escolas. As longas distâncias de caminhada, ou os longos trajetos dentro do serviço de transporte coletivo, trazem para as crianças desafios diários que por vezes as impedem de dar continuidade ao seu processo de aprendizagem. Por essas razões, o oferecimento do ensino público gratuito, muitas vezes, não é suficiente para permitir o acesso ou até mesmo para assegurar a permanência desse aluno na escola. Foi pensando nessa realidade que o legislador constituinte atrelou ao dever de oferecer a educação, outras obrigações, como o oferecimento da merenda escolar, do material didático e do transporte para os alunos da rede pública de ensino. Diante disso, o Governo Federal criou, no ano de 2007, o programa intitulado “Caminho da Escola”, uma política pública que busca melhorar as condições do transporte das crianças no deslocamento entre a casa e a escola, por meio da renovação e padronização da frota utilizada no transporte escolar, garantindo segurança e qualidade nos veículos, além do acesso e permanência dos alunos nas escolas e a redução da evasão escolar. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto do programa Caminho da Escola na melhoria da qualidade do transporte escolar rural do Brasil. Para tal, será realizada uma comparação da situação desse serviço no país antes e após a implantação do programa Caminho da Escola. Dessa forma, como base de dados para a situação do transporte escolar rural do Brasil no período anterior à implantação do programa será utilizada a pesquisa Web realizada em 2006 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, em pareceria com a Universidade de Brasília, na qual houve a participação de 2.277 municípios, e o proponente deste projeto participou como pesquisador e coordenador. Já para o período após a implantação do programa, será desenvolvida uma nova pesquisa Web, a ser encaminhada a todos os municípios Brasileiros, com questões que possibilitem a avaliação dessa política pública. Assim, pretende-se avaliar o processo evolutivo desse serviço de vital importância para as crianças brasileiras, apontando os ganhos e possíveis problemas encontrados, permitindo gerar conhecimentos para que os gestores e tomadores de decisão aprimorem as políticas públicas relacionadas com o Transporte Escolar Rural.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022