Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Maria Benko Iseppon

Tecnologias

Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
  • bioinformática, ômicas e biotecnologia aplicadas ao feijão-caupi visando à resistência contra patógenos e pragas
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 29/11/2019-30/11/2022
Foto de perfil

Ana Maria Benko Iseppon

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • inferências genômicas e biotecnológicas aplicadas às plantas do nordeste brasileiro
  • Plantas possuem os maiores e mais redundantes genomas de nosso planeta, suportando grandes mudanças na dinâmica e proporção entre DNA codificante e não codificante. Tal plasticidade se deve a mecanismos de duplicação genômica ou em tandem, gerando cópias redundantes de clusters gênicos que podem ser mantidas ou eliminadas em um posterior processo de diploidização. Tal plasticidade resulta em um número significativo de isoformas proteicas com funções específicas, observadas para várias categorias moleculares, com ênfase para famílias proteicas associadas à resposta a estresses ambientais e bióticos. Com o advento das ômicas um grande volume de dados encontra-se disponível em bancos de dados públicos, bem como em plataformas de acesso restrito geradas pelo grupo proponente. O Brasil apresenta alta biodiversidade, mas ainda são escassas as pesquisas abordando aspectos genéticos e moleculares das plantas e microrganismos em ambientes neotropicais. Nesse cenário a região Nordeste do Brasil se destaca por abrigar os domínios da Mata Atlântica e da Caatinga, com diversas formações vegetacionais como os brejos de altitude, as restingas, manguezais, cerrado, bem como diversas subcategorias da caatinga, sendo considerada um dos centros mundiais de biodiversidade. Ao mesmo tempo que é crucial conservar a biodiversidade remanescente, é fundamental o desenvolvimento de cultivares adaptadas às condições da região, especialmente considerando que 30% da população Brasileira vive nessa região, cuja economia tem forte dependência da agricultura e da pecuária. Os grupos brasileiros proponentes têm trabalhado em análises de genômica funcional e estrutural envolvendo plantas, patógenos microbianos e estresses ambientais. Nesse sentido, temos identificado e avaliado genes/proteínas candidatos para o entendimento das relações planta-patógeno e planta-ambiente (especialmente seca e salinidade), avaliando seu potencial biotecnológico. Os estudos incluirão prospecção de transcriptomas gerados pelo nosso grupo a partir de espécies altamente adaptadas a condições estressantes do nordeste Brasileiro, incluindo uma leguminosa arbórea conhecida popularmente como ‘Catingueira’ (Cenostigma pyramidallis), uma leguminosa arbustiva do semiárido (Stylosanthes scabra), além de uma espécie usada na medicina popular (Calotropis procera, Apocynaceae). Todas as espécies chamam a atenção pelas condições de estresse que conseguem suportar. Também dispomos de transcriptomas de plantas cultivadas, como a videira (Vitis vinifera), o feijão-caupi (Vigna unguiculata) e a soja (Glycine max). Serão selecionadas moléculas de categorias específicas, incluindo peptídeos antimicrobianos, fatores de transcrição e genes responsivos à seca e à salinidade nas plantas citadas, avaliadas comparativamente a dados disponíveis em bancos públicos com ferramentas de bioinformática. As inferências biotecnológicas incluirão expressão heteróloga e testes in vitro e in vivo de proteínas e peptídeos isolados ou sintetizados. Ao final do estudo pretendemos ter desenvolvido no mínimo duas plantas transgênicas ou com genomas editados, expressando e transmitindo genes de interesse, além de análises de atividade in vitro com peptídeos/proteínas selecionadas com vistas a patenteamento. Todas as pesquisas aqui propostas já se encontram em andamento, incluindo como as parcerias do presente projeto. O projeto inclui 24 pesquisadores, dos quais 13 são bolsistas de produtividade do CNPq, sendo sete nível 1 e seis nível 2. Além desses o projeto conta com cinco pós-doutorandos, orientados por três pesquisadores do projeto. A pesquisa envolve até o momento 14 doutorandos, cinco mestrandos e 11 alunos de graduação, incluindo bolsistas PIBIC e PIBITI. O apoio solicitado no presente projeto visa complementar recursos anteriores, propiciando a continuidade e finalização das pesquisas em andamento.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ana Maria Blanco Martinez

Ciências da Saúde

Medicina
  • associação das terapias celular e gênica em modelo de transecção e tubulização de nervo isquiático
  • Lesões nervosas periféricas afetam milhares de pessoas, reduzindo suas capacidade motora e qualidade de vida. Apesar do potencial regenerativo do sistema nervoso periférico (SNP), lesões com perda de um segmento do nervo tornam a recuperação funcional desses indivíduos um desafio. Nesses casos é preciso lançar mão de estratégias que induzam ou potencializem a regeneração das fibras nervosas. Nosso laboratório vem investindo nos últimos anos o potencial regenerativo de várias estratégias, entre elas o uso de tubos biodegradáveis para ligação dos cotos do nervo lesado, utilização de terapia celular (células tronco mesenquimais, células de Schwann, células da glia embainhante olfatória) de terapia gênica (plasmídeos de VEGF e G-CSF, isolados ou combinados), além de exercícios físicos. Nossos resultados têem sido bastante promissores o que nos incentiva a continuar pesquisando novas estratégias em busca de protocolos que possam ser translacionados para a clínica médica. Os efeitos da interação da utilização de tubos biodegrádaveis e das terapias gênica e celular na regeneração nervosa ainda precisam ser investigados. Em relação à terapia celular, as células-tronco derivadas do tecido adiposo de humanos (hADSC) têm despertado grande interesse de pesquisadores devido ao seu grande potencial terapêutico, à facilidade de extração a partir do tecido adiposo e por não possuírem problemas éticos, já que podem ser doadas pelo próprio paciente. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo investigar os efeitos da associação de tubos biodegradáveis (poli ácido láctico), terapia celular com as hADSCs e terapia gênica com VEGF e G-CSF na regeneração de nervo isquiático em camundongos. A regeneração do nervo será avaliada através de técnicas morfológicas, quantitativas, bioquímicas e funcionais. O laboratório possui equipamentos e infraestrutura necessários para o desenvolvimento do projeto, com exceção da confecção dos plasmídeos contendo VEGF e G-CSF que será realizado no CINTERGEN, São Paulo com a colaboração do Professor Sang Won Han, com quem temos uma parceria bastante profícua. Esperamos que os resultados deste trabalho sejam convertidos em protocolos essenciais na clínica médica.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Ana Maria Caetano de Faria

Ciências Biológicas

Imunologia
  • efeitos da administração do lactococcus produtor de il-22 na diabetes tipo 1 experimental
  • A mucosa intestinal abriga o maior tecido linfóide e é o principal sítio de estimulação antigênica do organismo. A imunidade contra patógenos e a tolerância à microbiota e a antígenos da dieta depende de um balanço entre inflamação e regulação nesse local. Há uma correlação entre alterações em componentes do tecido linfóide associado ao intestino e a diabetes tipo 1 (DT1), doença caracterizada pela destruição das células-beta produtoras de insulina. Apesar da terapia atual da DT1 pela reposição de insulina, a ausência do mecanismo endógeno de controle glicêmico traz graves consequências ao organismo à medida que a doença progride. Várias alterações inflamatórias são observadas no intestino de modelos animais de DT1 e em pacientes diabéticos. Além disto, modificações na dieta ou na microbiota resultam em efeitos positivos na doença. Dados preliminares do nosso grupo em camundongos NOD (non-obese diabetic) que desenvolvem espontaneamente DT1 mostram que esses animais apresentam redução de macrófagos IL-10+ e de células T reguladoras com aumento de células T efetoras do tipo Th17 na mucosa intestinal. Ao mesmo tempo, nos linfonodos pancreáticos, predominam células dendríticas com perfil inflamatório. Nesse projeto, faremos um estudo detalhado das alterações intestinais e da microbiota dos camundongos NOD relacionando-as ao desenvolvimento da doença. Os camundongos congênicos NOR (non-obese resistent) serão usados como controle. Além disto, pretendemos testar um novo agente com potencial imunomodulador já que existe a necessidade da geração de novas alternativas terapêuticas para a diabetes e suas alterações pois a reposição de insulina é insuficiente para conter o curso da doença. Testaremos os efeitos da administração oral do probiótico Lactococcus lactis geneticamente modificado para produzir a citocina IL-22. Pretendemos associar os efeitos probióticos do L. lactis com as ações dessa citocina. A IL-22 estimula a proliferação das células epiteliais, a produção de peptídeos antimicrobianos e de citocinas importantes na homeostase intestinal e da microbiota. A IL-22 é também indutora de genes de regeneração no pâncreas. Este projeto pode contribuir para a geração de abordagens terapêuticas imunorreguladoras para a diabetes tipo 1.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Ana Maria de Mattos Guimarães

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • formação continuada e comunidades de desenvolvimento profissional: aproximações teórico-práticas
  • Este é um projeto de pesquisa qualitativa de base empírica no campo dos estudos sobre o ensino de língua materna, formação e trabalho do professor de Língua Portuguesa. Tem como objetivo mais geral identificar, descrever e analisar, a partir da formação de uma comunidade de desenvolvimento profissional, os modos de apropriação por si e para si, por parte do professor em formação continuada, de conceitos reguladores presentes na Base Nacional Comum Curricular e que prescrevem seu trabalho de ensino, mais especificamente, de ensino da escrita, e os possíveis impactos na sua práxis. Estamos compreendendo por apropriação a transformação, pelo professor, de conceitos reguladores de seu trabalho com vistas a sua transposição didática em práticas de ensino da escrita. A concepção de trabalho do professor, advinda do quadro interacionista sociodiscursivo, embasa tanto esta proposta de pesquisa quando a formação continuada de professores que será desenvolvida no intuito de formar uma comunidade de desenvolvimento profissional. A experiência em desenvolvimento será comparada com projeto de formação ocorrido em Portugal, na Universidade de Aveiro, de modo a produzir aproximações teórico-práticas que possam contribuir para fazer avançar o conhecimento sobre a implementação de políticas públicas e seu impacto no trabalho do professor.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/12/2020
Foto de perfil

Ana Maria de Souza Mello Bicalho

Ciências Humanas

Geografia
  • a centralidade de alimentos de qualidade diferenciada na sustentabilidade rural
  • A proposta de pesquisa é analisar a dimensão socioeconômica de sistemas alternativos de alimentos, orgânicos/agroecológicos e da apicultura e meliponicultura, considerados como sistemas sustentáveis e com produtos de qualidade diferenciada. A prática agrícola lhes imprime um caráter de produto de qualidade diferenciada frente a produtos da agricultura convencional produtivista de monoculturas intensivas em capital, mecanizadas e com alto uso de compostos químicos sintéticos. Alimentos de qualidade diferenciada e sistemas produtivos alternativos sustentáveis são coesos e conectados com a sustentabilidade rural. Sistemas sustentáveis de alimentos são concebidos pela integração e relações de equilíbrio entre recursos humanos (econômicos e sociais) e recursos naturais, a fim de garantir qualidade ambiental, sustentabilidade agronômica, viabilidade socioeconômica, alimentos de qualidade nutritiva e livres de contaminantes, segurança alimentar e do trabalho e renda. Na pesquisa, é objeto de análise a viabilidade socioeconômica, vista pela dimensão dos processos sociais no sistema e como resultantes dele como suporte a modos de vida dignos em resposta à sustentabilidade. Duas questões norteiam a pesquisa, uma quanto à dinâmica e perfil dos produtores, para entender o porquê e como optam por produtos e sistemas sustentáveis e outra direcionada a averiguar se as produções alternativas respondem realmente a pressupostos de sustentabilidade e se são viáveis a longo prazo na admissão de uma transição tecnológica. O suporte teórico-conceitual da pesquisa assenta-se no entendimento da relação dos alimentos de qualidade diferenciada com a constituição de um ambiente rural sustentável. Dois conceitos e sua interação são, portanto, centrais à pesquisa: sustentabilidade rural e alimentos de qualidade diferenciada. Metodologicamente, a análise dos sistemas produtivos de alimentos sustentáveis se apoiará em duas abordagens. Uma considerará o sistema alimentar como um socioagroecossistema, cuja sustentabilidade agronômica depende da qualidade ambiental e da viabilidade socioeconômica de forma integrada. Contudo, o foco será na análise e avaliação da dinâmica dos elementos e atributos sociais nessa integração. Outro método a ser adotado será a análise SWOT cruzando situações favoráveis e desfavoráveis ao sistema investigado, podendo-se, ao final da pesquisa, apresentar diagnósticos dos sistemas analisados e tecer propostas consolidando ou redirecionado ações no quadro do desenvolvimento territorial sustentável. A investigação é orientada aos estados do Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul, que possibilitam comparações de processos de transição de sistemas alimentares sustentáveis em ambientes agrários distintos e contrastantes.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ana Maria Dubeux Gervais

Ciências Humanas

Sociologia
  • groecologia e economia solidária: construindo redes e tecnologias sociais em pernambuco
  • O presente projeto tem como proponente a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal Rural de Pernambuco – (INCUBACOOP/UFRPE), fundada em 1999 atuando desde 2004 na perspectiva de incubação de territórios urbanos, na área de reciclagem de resíduos sólidos, e rurais, no acompanhamento de processos de transição agroecológica e economia solidária. Articulam-se à incubadora na presente proposta o Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC), o grupo de pesquisas Curupiras: colonialidades e outras epistemologias e o Grupo de pesquisa em Agroecologia. A centralidade da proposta está no processo de construção de redes envolvendo as temáticas da agroecologia e da economia solidária e da educação ambiental. A proposta se insere em três territórios delimitados, quais sejam, a Região Metropolitana Norte (RMN) do Recife, o município de Bonito e o terceiro, para o qual convergem os dois outros : na UFRPE. O objetivo geral da proposta, que se concretizará em 18 meses, é aperfeiçoar os processos de incubação de redes de empreendimentos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis, de agricultura familiar e de consumo consciente, a partir de uma ótica territorial, articulando os diferentes atores que nele se encontram (poder público, sociedade civil, movimentos sociais, iniciativa privada), buscando uma melhor qualidade de vida para seus membros e a população que com eles se relacionam na perspectiva do desenvolvimento territorial sustentável, visando a redução das desigualdades sociais e melhoria da renda e qualidade de vida, em sintonia com os objetivos do milênio (Agenda 2030). A metodologia é participativa e tem as comunidades como protagonistas de seus próprios processos emancipatórios, visando fortalecer processos de tomada de consciência quanto à reciclagem de resíduos sólidos e ao consumo de alimentos saudáveis. O projeto visa atingir cerca de 6 000 pessoas nos três territórios, sistematizando a experiência para posterior multiplicação.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/12/2018-31/05/2020
Foto de perfil

Ana Maria D´Ávila Lopes

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • a democracia no diálogo das fontes: análise da atuação da corte interamericana de direitos humanos
  • A recepção pelo Brasil da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH) e o reconhecimento da competência contenciosa da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) vêm levantando questionamentos sobre os contornos e limites da harmonização entre as decisões dessa Corte e as do Poder Judiciário nacional. Trata-se de uma discussão que vem sendo desenvolvida no marco do fenômeno denominado transconstitucionalismo, que propugna um diálogo entre as cortes nacionais e internacionais. Uma das formas como esse diálogo vem se desenvolvendo é o denominado controle de convencionalidade, criado pela Corte IDH em 2006, a partir do qual se exige que juízes e outras autoridades dos países membros do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH) deixem de aplicar norma nacional contrária à CADH e à interpretação que a Corte IDH faz dela. Trata-se, portanto, de uma problemática que não se limita à realidade brasileira, mas que atinge outros países membros do SIDH. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é discutir o respeito ao princípio democrático no marco do diálogo de fontes, especialmente em relação à atuação da Corte IDH, considerando que os efeitos das suas decisões vêm ultrapassando os países que são partes do processo concreto. Em razão da amplitude da temática, a pesquisa será desenvolvida em parceria com a Universidad de Buenos Aires (Argentina), a Pontificia Universidad Católica del Perú (Perú), a Universidad Austral de Chile (Chile) e a Universidade Federal do Pará (Brasil), que, junto com a Universidade de Fortaleza, fazem parte do Consórcio Latino-Americano de Pós-Graduação em Direitos Humanos, rede internacional de pesquisa criada em 2008. Com essa finalidade, além de analisar as condições democráticas que envolvem o processo de eleição dos juízes da Corte IDH, serão também analisados os argumentos por eles utilizados nos seus julgamentos, tendo em vista que a devida justificação das decisões é condição da sua legitimidade democrática. Para tal, recorrer-se-á à teoria argumentativa de MacCormick, com a finalidade de identificar os tipos de argumentos utilizados (linguísticos, sistémicos e teleológicos-deontológicos), assim como o atendimento aos critérios de universalidade, consistência e coerência. Buscar-se-á, portanto, diagnosticar o grau de legitimidade democrática da atuação da Corte IDH, para assim poder contribuir na formulação de mecanismos que permitam seu aprimoramento, de forma a evitar que o diálogo entre as instituições internas e internacionais seja desnaturalizado por posturas antidemocráticas.
  • Universidade de Fortaleza - CE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Ana Maria Esteves Bortolanza

Ciências Humanas

Educação
  • a formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na educação infantil
  • Partindo do contexto das demandas de pesquisas em educação infantil, com foco nos processos de ensino e aprendizagem, particularmente, nos estudos fundamentados na perspectiva teórico-metodológica da teoria histórico-cultural, esta pesquisa como projeto guarda-chuva objetiva analisar como crianças de 5 anos formam a atitude autora e leitora no processo de apropriação da cultura escrita, a partir de condições organizadas e atividades desenvolvidas para esse fim. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, a ser realizada por meio de observações, entrevistas e experimentos pedagógicos. A pesquisa justifica-se em vista dos resultados das avaliações institucionais – PISA, IDEB, ANA – que revelam um quadro preocupante sobre as competências para ler e escrever textos, apontando a necessidade de investigações dessa temática. Será desenvolvida em uma escola da rede municipal de educação infantil de Uberaba, MG., reunindo as pesquisas em andamento de orientandos, do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa em Instrução e Desenvolvimento (GEPIDE) e da pesquisadora. O estudo será feito em três etapas ao longo de 36 meses. Na 1ª etapa serão realizadas observações e entrevistas coletivas para compreender como as crianças se relacionam com os escritos no ambiente escolar. Na 2ª etapa serão planejados e desenvolvidos quatro experimentos pedagógicos, com 4 atividades cada um, com 15 crianças. Os experimentos pedagógicos enfatizam a organização do ambiente escolar com elementos da escrita para a atividade do brincar; a roda inicial de conversas sobre o cotidiano para a elaboração de textos em que a pesquisadora é escriba; a elaboração de textos interpretativos das crianças sobre seus próprios desenhos que serão registrados pela pesquisadora a partir das falas; a criação de textos coletivos após a escuta de histórias de um acervo da literatura infantil que serão lidas pela pesquisadora. A pesquisa apoia-se principalmente nos fundamentos da teoria histórico-cultural, em Vygotsky, Luria, Leontiev e Freinet e em autores contemporâneos que discutem a temática. Pretende-se apresentar como resultados finais uma análise sobre a formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita pelas criança e, como produto final um caderno impresso sobre os procedimentos teórico-metodológicos que podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação infantil na rede municipal de educação de Uberaba.
  • Universidade do Sul de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Ana Maria Fontenelle Catrib

Ciências Humanas

Educação
  • construção da universidade promotora de saúde: estudo comparativo entre brasil e portugal
  • A aquisição de estilos de vida saudáveis entre jovens é determinante para a garantia de uma vida adulta com saúde e o ambiente universitário é campo fértil para a realização de práticas educativas que promovam saúde. A promoção da saúde é uma estratégia de articulação transversal na qual se confere visibilidade aos fatores que colocam a saúde da população em risco e às diferenças entre necessidades, territórios e culturas. Discussões sobre educação e promoção da saúde no âmbitos nacional e internacional poderão e deverão evoluir em direção a operacionalização de programas que possibilitem uma melhor qualidade de vida dos estudantes. Este estudo tem o objetivo analisar as concepções de gestores, docentes e acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza-UNIFOR e da Universidade do Porto-UP, das áreas de Humanas e de Saúde, sobre ambientes universitários saudáveis e promotores de saúde. A proposta irá trabalhar com um desenho misto, que incorpora métodos e técnicas de coleta e análise dos dados quantitativos e qualitativos, para o conhecimento das experiências de promoção da saúde na universidade, com o intuito de auxiliar na construção de políticas públicas educacionais direcionadas à construção de ambientes saudáveis.
  • Universidade de Fortaleza - CE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Ana Maria Freitas Teixeira

Ciências Humanas

Educação
  • a entrada na vida universitária: processo de afiliação de estudantes de bacharelados interdisciplinares na universidade federal do recôncavo da bahia (ufrb)
  • Nos últimos anos o acesso ao ensino superior no Brasil passou por uma massificação e democratização significativa. Mas o número de fracassos, ou grandes dificuldades encontradas pelos estudantes durante seu primeiro ano de estudos universitários também atestam que a democratização do acesso ao saber está longe de terminar, e exige ferramentas pedagógicas mais eficientes. Outra mudança foi o processo de interiorização e alteração no perfil dos estudantes universitários indicando dificuldades na transição ensino médio-ensino superior. Fruto desse processo de interiorização a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi criada em 2005 num desenho multicampi. Desde então a UFRB ampliou seu raio de atuação com um total de 7 Centros de Ensino: Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC); Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL); Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Formação de Professores (CFP); Centro de Cultura Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) e Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), os dois últimos implantados entre 2013-2014. Recentemente, a UFRB vem implementando o sistemas de ciclos de formação com a criação de Bacharelados Interdisciplinares (BI’s): Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas e Tecnológicas (BICET-CETEC), Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BIES-CETENS), Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS-CCS), Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (BICULT-CECULT), todos eles implantados a partir da segunda metade dos anos 2000 sendo os mais recentes o BICULT e BIES que datam de 2013-2014. Articulado a essas iniciativas e sensível ao processo de transição entre ensino médio e ensino superior frente aos desafios do processo de afiliação dos novos estudantes, sem esquecer as altas taxas de evasão, a Instituição implantou, em 2014, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares e Formação Geral (NUVEM) que implementou uma série de dispositivos de ensino, pesquisa e extensão para fortalecer a formação geral dos estudantes dos BI’s, e a realização de pesquisa acadêmica focando o ensino superior e vida universitária. Dentro desse cenário o objetivo central da pesquisa está em identificar e analisar os processos de afiliação universitária dos estudantes que ingressam na UFRB em especial nos Bacharelados Interdisciplinares instalados em 3 dos campi da Instituição: CECULT, CETENS e CCS junto aos quais o NUVEM vem desenvolvendo suas ações. Trata-se de elaborar uma análise transversal que coloca em evidencia processos de afiliação a condição de estudante em 3 BI’s que transitam em áreas de conhecimento distintas: Humanidades, Tecnologias e Saúde. Associado a esse objetivo está, igualmente, a intenção de fortalecer as atividades de pesquisa do Núcleo produzindo um conjunto de dados capazes de contribuir na implementação de estratégias de constituição de uma pedagogia de afiliação universitária mediante o estabelecimento de parâmetros concretos de avaliação das ações implementadas. A definição do foco da pesquisa em torno dos três Bacharelados Interdisciplinares (BI’s) desses três campi se justifica por diferentes aspectos, quais sejam: a) tratam-se de experiências de formação em ciclo recentes e mesmo muito recentes na UFRB, b) estão instalados nos Centros de Ensino em que o NUVEM desenvolve suas ações de formação geral no intuito de favorecer a afiliação universitária dos estudantes que ingressam nesses cursos, c) dois desses BI’s (Cultura e Energia) funcionam em Centros recém implantados numa dupla novidade para as localidades em que se encontram, c) entre esses BI’s estão aqueles em que se verificou a maior e a menor nota de corte pelo sistema de ingresso Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)/Sistema de Seleção Unificada (SISU) para os últimos anos: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) com nota de corte em torno de 700 pontos e Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (BICULT) em torno de 500 pontos, indicando uma significativa disparidade no desempenho desses estudantes no ENEM fator que pode sugerir obstáculos importantes à afiliação dos estudantes BICULT, d) o Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BIES) vinculado ao CETENS figura, tanto para 2014.1 como 2014.2, como um dos cursos de maior concorrência com respectivamente 47 e 44 inscritos para uma vaga. Além disso o CETENS é o Centro de Ensino em que se registra a maior proporção de estudantes que ingressam pelo sistema de cotas: 71% para 2014.1 e 63% para 2014.2. Campo de pesquisa: três Centros de Ensino e seus BI’s, sendo os estudantes os sujeitos centrais. A metodologia: base nas ciências humanas e sociais em aproximação com etnometodologia, suporte para análise dos métodos que os atores sociais usam para agir e interpretar ações cotidianas. Instrumentos: diários de afiliação, entrevistas, oficinas, questionários.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Ana Maria Gonçalves Duarte

Engenharias

Engenharia Civil
  • misturas asfálticas produzidas com ligante modificado por lignossulfonatos
  • A pavimentação asfáltica brasileira, assim como de outros países, necessita constantemente de avaliação e renovação devido à deterioração dos pavimentos, notadamente dos pavimentos asfálticos. As patologias existentes são originárias do mau uso da via devido a grandes solicitações para as quais o pavimento não foi projetado, de deficiências na execução do processo construtivo, do emprego de materiais com propriedades insuficientes para atender à necessidade, e ainda das condições climáticas atuantes, entre outras causas. O revestimento do pavimento, camada que é responsável pela transferência de cargas de roda para camadas inferiores (base, sub-base e subleito), é uma parte crítica da estrutura das rodovias por receber as solicitações do tráfego e está submetida diretamente aos fatores ambientais. Assim, a modificação de ligantes asfálticos visa melhorar o comportamento mecânico e em consequência, o desempenho funcional dos pavimentos, superando algumas desvantagens do ligante puro. Dessa forma, aliado à busca por modificadores de ligantes asfálticos surge em paralelo o conceito de sustentabilidade e isso vem abrindo espaço para tecnologias com a utilização de modificadores naturais e reaproveitados de processos industriais. A lignina é uma macromolécula heterogênea, tridimensional, com alto teor de carbono, presente em quase todos os vegetais, e, é um subproduto da indústria de papel e celulose, sendo obtida em maior escala com geração de milhões de toneladas a cada ano, podendo ser utilizada como modificador de ligantes asfálticos. Este projeto objetiva estudar as propriedades físicas, químicas e reológicas de ligantes asfálticos e o desempenho de misturas asfálticas produzidas com o ligante modificado por adição de lignosulfonato (lignina) proveniente de três espécies vegetais nos teores de 3%, 6% e 9%. Para atingir o objetivo proposto serão realizados ensaios de caracterização física, dentre eles, ponto de amolecimento, penetração, viscosidade; caracterização química podendo destacar o FTIR e a cromatografia em coluna; cracaterização reológica com os ensaios de MSC, Pg, Pg contínuo e o Las e ensaios de caracterização mecânica da mistura asfáltica, a saber: Resitência à Tração, Módulo de Resiliência, Lottman Modificado. Estes ensaios serão realizados na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na Associação Técnico Cientifica Ernesto Luis de Oliveira Júnior (ATECEL) bem como em outras universidades parceiras. Os resultados obtidos provavelmente terão destaque no âmbito nacional e internacional, à vista da relativa escassez de grupos de pesquisa que atuam nas áreas de abrangência do projeto proposto. Os resultados permitirão publicações em periódicos indexados e congressos. Além disso, o projeto contribuirá para formação de recursos humanos nesta área específica, uma vez que envolve alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia Civil da UFCG.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ana Maria Gondim Valença

Ciências da Saúde

Odontologia
  • polimorfismos genéticos estão associados à ocorrência de mucosite oral grave decorrente do tratamento quimioterápico em crianças e adolescentes com leucemia linfoblástica aguda?
  • A mucosite oral severa (MOG) se constitui em uma condição que, frequentemente, acomete crianças e adolescentes em tratamento quimioterápico, existindo diferentes fatores de risco para sua ocorrência. A presente proposta tem por objetivo testar a hipótese de que polimorfismos genéticos estão associados à ocorrência de MOG em pacientes pediátricos (0 a 19 anos) com LLA, submetidos à quimioterapia que inclua o metotrexato. O cenário do estudo será um hospital de referência para diagnóstico e tratamento do câncer no estado da Paraíba, situado na cidade de João Pessoa. Serão coletadas informações relativas à: a) dados sociodemográficos: sexo, idade, cor de pele, cidade de residência, tipo de doença de base (LLA ou não), grupo sanguíneo, fator Rh (coletadas quando do diagnóstico); tempo desde a última vez que tomou a quimioterapia, classe do quimioterápico, frequência de doses do quimioterápico, número de leucócitos e de plaquetas, nível sanguíneo de creatinina (coletadas a cada um dos 10 períodos de avaliação); b) condição de saúde bucal (cárie dentária, doença periodontal e mucosa oral – esta última mensurada pelo Oral Assessment Guide (OAG) modificado; c) fluxo salivar; d) composição microbiológica da saliva/biofilme (bactérias totais, estreptococos do grupo mutans, Streptococcus mutans e Candida spp.; e) citocinas da saliva (IL-2, IL-4, IL-6, IL-10, TNF- e IFN-γ); f) polimorfismos genéticos - ABCC2 (-24C>T, rs717620), ABCG2 (Val12Met, rs2231137), ABCG2 (Gln141Lys, rs2231142), ABCC4 (Lys304Asn, rs2274407) e MTHFR (Ala222Val, rs1801133). Mediante regressão logística binária múltipla, será testada a associação das diferentes variáveis independentes com o desfecho “ocorrência de mucosite oral grave”, pelo método de backward, no software R (3.1.3), adotando-se um nível de significância de 5%. Serão construídos modelos preditivos para a ocorrência de mucosite oral grave a partir de variáveis explicativas em análise.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Ana Maria Jansen Franken

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • abordagem fuzzy como ferramenta taxonômica: modelo leishmania (viannia)
  • Nossa proposta busca preencher uma lacuna no sistema taxonômico binomial clássico de trabalho, não mais com o conceito de espécies com limites definidos, mas com graus de pertencimento, adaptando a lógica fuzzy para este propósito. A evolução e consequentemente a especiação é um processo continuo que raramente acontece aos saltos. Leishmania spp constitui um grupo protozoário complexo que ainda apresenta diversas questões taxonômicas sem resposta que o atual sistema taxonômico dicotômico não é capaz de resolver, uma vez que não considera “quase espécies”. Aqui pretendemos aplicar a lógica fuzzy que trabalha com gradientes de similaridade, e com graus de pertencimento e não com a clássica taxonomia binomial discreta, como um sistema taxonômico alternativo. Usaremos como protótipo, L. (Viannia), que infecta uma grande quantidade de vertebrados selvagens e domésticos, incluindo humanos, e que está necessita revisão taxonômica. Temos disponíveis 16 genomas de seis cepas de L. (Viannia) obtidas por meio de sequenciamento profundo bem como um enorme conjunto de dados de seqüências de nucleotídeos, abrangendo regiões distintas do genoma de Leishmania. Assim, nossa proposta é usar dados genômicos completos como referências para mapear todas as sequências de nucleotídeos disponíveis com aprendizado de máquina e aproximação fuzzy. Usaremos todo o genoma do parasita e aumentaremos o número de cepas de WGS de humanos e hospedeiros não humanos. Esperamos contribuir com um sistema taxonômico que inclua também formas intermediárias de organismos vivos que no futuro, possa ser aplicado a outras formas de vida. Além disso, iremos contribuir para o conhecimento da diversidade do táxon. Neste modelo, a inteligência artificial e a análise geoespacial demonstram a possibilidade de utilizar esta nova abordagem para identificar áreas de hotspot, na transmissão de populações parasitas “limítrofes”.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ana Maria Leal-Zanchet

Ciências Biológicas

Zoologia
  • taxonomia e filogenia de tricladidos límnicos (platyhelminthes) na região neotropical
  • A diversidade taxonômica dos tricladidos límnicos na região Neotropical tem sido considerada baixa em comparação com outras regiões. No entanto, estudos em andamento têm indicado alta diversidade de Dugesiidae e Dimarcusidae em ambientes límnicos, inclusive em ambientes hipógeos. Adicionalmente, o conhecimento das relações filogenéticas dos Dugesiidae e Dimarcusidae neotropicais ainda é incipiente. O projeto possui o objetivo geral de ampliar o conhecimento da diversidade taxonômica de tricladidos límnicos na região Neotropical e realizar análises filogenéticas, com base em dados morfológicos e moleculares. As amostragens serão realizadas de forma direta em ambientes epígeos e hipógeos da região. Para identificação taxonômica, os animais serão analisados quanto à sua morfologia externa e interna. Para determinação das espécies e análise dos dados filogenéticos moleculares, serão utilizadas Máxima Verossimilhança e Inferência Bayesiana com o conjunto dos dados concatenados. Para a análise cladística dos dados morfológicos, serão considerados caracteres morfológicos utilizados para a descrição de espécies na literatura. Os resultados parciais obtidos serão apresentados em eventos científicos e publicados em periódicos científicos e de divulgação. Os resultados finais serão submetidos para publicação em periódicos de circulação internacional e nacional. Com o desenvolvimento do projeto, pretende-se, também, contribuir ao treinamento científico de biólogos, ao nível de Mestrado e Doutorado, e acadêmicos do Curso de Graduação em Biologia para atuarem como futuros pesquisadores e especialistas na identificação da fauna brasileira e na realização de análises filogenéticas, bem como subsidiar a formação de especialistas para ampliação dos grupos de pesquisa em turbelariologia.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ana Maria Mazotto de Almeida

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • enzimas microbianas: da redução de impacto ambiental de atividades industriais à geração de bioprodutos
  • Nós, seres humanos, impactamos enormemente o meio ambiente. A maneira como escolhemos morar, vestir e satisfazer nossas necessidades alimentares e energéticas não afeta apenas a disponibilidade dos recursos naturais em longo prazo, mas afeta o equilíbrio do planeta como um todo. A forma como consumimos peças de vestuário impacta severamente o ambiente. A indústria têxtil produz anualmente ~100 milhões de toneladas de produtos, sendo um setor industrial importante para a economia brasileira, que tem o quarto maior parque produtivo do mundo. Estima-se que para a produção de 1 kg de material têxtil são necessários 1,5-6,9 kg de produtos químicos. Dentre estes produtos químicos destacam-se os corantes, que são descartados em grandes quantidades, visto que 10-15% dos corantes não são absorvidos pela fibra alvo. O descarte inadequado de efluentes com corantes em ecossistemas aquosos leva à graves problemas ambientais. Os métodos físico-químicos nem sempre são eficientes na descoloração e redução da toxicidade do efluente, entretanto alguns microrganismos são capazes de biotransformar e mineralizar vários produtos químicos através da produção de enzimas, especialmente oxirredutases, e podem ser utilizados no tratamento de efluentes ricos em corantes. Desta forma, a primeira parte deste projeto objetiva isolar microrganismos degradadores de corantes e desenvolver um processo microbiano e/ou enzimático para o tratamento de efluentes têxteis. Além da forma como nos vestimos, nossa alimentação também causa um grande impacto ambiental. Em média o brasileiro consome 42 kg de carne de frango por ano. A avicultura nacional, além de alimentar o mercado interno, também se destaca no mercado internacional, somos o segundo maior produtor de frangos do mundo e o maior exportador, com uma produção anual de mais de 13 milhões de ton. Este é um volume impressionante de produção, que gera um volume igualmente impressionante de penas (aproximadamente 800 mil ton). Uma vez que se trata de um resíduo de demorada degradação, as penas são um grande problema para o descarte. Entretanto, ela é composta basicamente por queratina, uma proteína que se apropriadamente processada pode ser convertida em diversos outros produtos com valor comercial. A segunda parte deste projeto propõe o uso de microrganismos produtores de queratinases para degradação da rígida estrutura das penas e reaproveitamento deste resíduo da indústria avícola. Em linhas gerais, este projeto dividido em duas linhas distintas tem um mesmo objetivo comum, utilizar o potencial biocatalítico de microrganismos na redução do impacto ambiental causado pelo desenvolvimento humano e buscar alternativas para um futuro mais sustentável.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ana Maria Müller de Magalhães

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • características do ambiente de trabalho e complexidade dos cenários da prática de enfermagem em hospitais: repercussões na segurança do paciente e qualidade do cuidado
  • Trata-se de projeto de pesquisa com o objetivo geral de analisar como as características do ambiente da prática profissional de enfermagem e da complexidade dos sistemas de cuidado repercutem nos resultados de qualidade da assistência e segurança de pacientes internados. O ambiente da prática profissional da equipe de enfermagem tem sido descrito com algumas características que favorecem ou prejudicam a obtenção de resultados positivos para os profissionais e para os pacientes. A presença de determinados atributos como autonomia, controle sobre o ambiente, assim como a relação colaborativa entre médicos e equipe de enfermagem, tem sido apontada como fatores que podem repercutir na satisfação no trabalho, qualidade do cuidado e segurança do paciente. Frente a essas considerações, o presente estudo propõe-se a analisar as relações entre as características do ambiente de prática da enfermagem e a complexidade dos ambientes de cuidado com as percepções da equipe sobre a segurança do paciente, qualidade do cuidado, satisfação no trabalho e carga de trabalho da equipe, definida pelo número de pacientes atribuídos à equipe de enfermagem. Será conduzida uma investigação com abordagem de método misto, com desenho sequencial explanatório. O projeto será desenvolvido em unidades e setores de hospitais do município de Porto Alegre. Os participantes da pesquisa serão os profissionais que desempenham atividades assistenciais nesses cenários, sendo eles enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem. Também serão sujeitos do estudo, os pacientes internados nas unidades durante os períodos de coleta de dados, dos quais serão computados os dados de qualidade e segurança do cuidado de enfermagem. Estão previstas duas fases para coleta de informações, na primeira, quantitativa, serão coletadas informações por meio de bases de dados institucionais, relativos aos indicadores de qualidade assistencial e segurança dos pacientes, assim como dos profissionais de enfermagem. Serão aplicados questionários auto respondidos aos profissionais, sobre as características do ambiente de prática e de complexidade desses ambientes. Os dados qualitativos serão coletados por meio de entrevistas, grupos focais e caminhadas fotográficas, no cenário em estudo. Os dados serão analisados por meio de análise descritiva, analítica e temática.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ana Maria Paim Camardelo

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • catadores de resíduos: de “papeleiros” a protetores ambientais
  • A presente proposta de estudo tem como tema História dos catadores de resíduos sólidos da cidade de Caxias do Sul na construção da profissão. Busca resgatar a história desses com vistas a dar visibilidade aos (des)compassos na construção de identidade social destes trabalhadores, o que, no momento atual, alinha-se a tentativa mundial de obter desenvolvimento sustentável. Em pesquisa realizada entre 2012 e 2015, Oliveira; Camardelo; Stedile (2015) buscaram identificar a forma como os catadores manuseiam os resíduos sólidos, quem são, quais suas condições e modos de vida e como eles “pensam, sentem, agem e resistem” na vida cotidiana e profissional e, por fim, que relações mantêm com o ambiente. Este estudo evidenciou que uma das maiores dificuldades por que passam esses profissionais está relacionada à invisibilidade e a falta de reconhecimento social do trabalho. Significa que ao não ver e reconhecer efetivamente o catador como um profissional que presta um valioso serviço ao meio ambiente a sociedade descarta seus resíduos potencialmente recicláveis de forma a torná-los rejeito, ou em uma linguagem mais popular, “lixo”. Os catadores lidam mais diretamente com os resíduos gerados nos domicílios e no comércio em geral. Assim, o estudo sobre a história destes profissionais pode evidenciar as particularidades e, ao mesmo tempo, fortalecer a história de luta e sofrimento que acompanha a trajetória dos mesmos. Para que essa história possa ser rigorosamente transcrita, é imprescindível que ela seja contada pelos atores que a construíram: os próprios catadores e os registros (mentais, fotográficos ou escritos) de que dispuserem. Tem-se como objetivo geral: resgatar a história dos “catadores” de resíduos sólidos da cidade de Caxias do Sul, com vistas a dar visibilidade aos (des)compassos na construção de identidade social destes trabalhadores. Como objetivos específicos: Identificar precursores do movimento de construção do profissional “catador” na cidade de Caxias do Sul; Resgatar a história de vida desses sujeitos destacando percalços, lutas, manifestações sociais que marcaram o processo de profissionalização do catador; Dar visibilidade sobre o tipo e a importância do trabalho do “catador” para o desenvolvimento da sociedade e do Estado; Caracterizar a importância do trabalho do catador como instrumento de preservação do Meio Ambiente e de consolidação do desenvolvimento sustentável; Sistematizar informações sobre os diferentes momentos históricos do desenvolvimento desta atividade laboral relacionando-os com o processo de regulamentação da profissão e os avanços na legislação referentes aos resíduos. As principais metas tratam de: Incrementar a produção intelectual dos pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, lato e stricto sensu, que venham a se vincular a pesquisa com a publicação anual de, no mínimo, três artigos em periódicos indexados na área, com apresentação de trabalhos em no mínimo três encontros nacionais/internacionais; Produzir e publicar no mínimo duas monografias de graduação/pós-graduação que versem sobre os temas afetos a temática de pesquisa.; Produzir um livro sobre a história, tendências e perspectivas de atuação do profissional catador na cidade de Caxias do Sul; Produzir uma cartilha informativa sobre o tipo e importância do trabalho dos catadores para ser distribuída aos agentes multiplicadores (agentes de educadores ambientais, agentes comunitários de saúde. Agentes endêmicos) professores de escolas do ensino fundamental e médio; Estabelecer parcerias interinstitucionais entre governo, universidades e entidades privadas, no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, na busca de construção alternativas, tanto para a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos, quanto para melhoria na qualidade de vida e de trabalho dos catadores e suas famílias; Divulgar os resultados desta pesquisa mediante a organização de um evento para sua apresentação aos participantes da pesquisa e comunidade em geral, onde se fará uma síntese expositiva sobre os resultados centrais da pesquisa; Realizar evento de Educação Ambiental para divulgação do trabalho do catador e socialização da importância da segregação adequada de resíduos recicláveis pela população para o desenvolvimento do trabalho deste profissional. A metodologia proposta pauta-se na pesquisa qualitativa por possibilitar a compreensão de um fenômeno específico em profundidade e, ao mesmo tempo, levar em consideração a experiência do sujeito pesquisado. Utilizar-se-á a abordagem etnográfica no sentido de que se trata da “descrição de um sistema de significados culturais de um determinado grupo” (LÜDKE; ANDRÉ, 1986, p. 12). O trabalho será desenvolvido diretamente com os catadores de resíduos sólidos do município de Caxias do Sul. A partir de entrevistas preliminares com alguns catadores pioneiros na profissão, serão identificados os sujeitos que possuem características típicas, representativas para compor a amostra, definida pelo método de amostragem não-aleatório. Sendo assim, o tamanho da mesma dependerá da saturação de dados Os dados serão coletados por meio de: Entrevistas de profundidade (abertas) junto aos catadores; Diário de campo, que se trata de um caderno no qual serão construídos dois tipos de registros: descritivo e reflexivo/analítico. A organização, análise e tratamento dos dados terá como referência a análise de conteúdo. Assim, passado a fase do estabelecimento do texto a partir das entrevistas, na sequência, inicia-se a fase de análise dos dados. Desse modo, será necessário realizar a apreensão global das entrevistas em seus aspectos dinâmicos e interativos, para posteriormente identificar os temas nas falas dos entrevistados.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • nudges e a concessão de microcrédito para empreendedores em situação de pobreza: um estudo experimental
  • Este estudo tem como objetivo analisar o efeito de nudges sobre as decisões econômicas relacionadas à aplicação do microcrédito por parte de empreendedores que atuem em ambiente de incerteza e que estejam na faixa de pobreza da população. Muitos estudos têm sido feitos sobre o nível de pobreza e a falta de acesso de populações a serviços e produtos, dentre eles, os financeiros, seja por um perfil econômico social que lhes inviabiliza crédito, seja por falta de literacia financeira, levando-os a uma situação de vulnerabilidade social. O que se tem discutido é se a pobreza influencia o padrão de decisão econômica das pessoas, levando-as à maior aversão ao risco e à propensão ao desconto intertemporal, preferindo o consumo imediato de uma recompensa ao invés de recompensas futuras, com maior ganho. Embora o microcrédito possa ser uma ferramenta eficaz para redução de vulnerabilidade econômica e social, seu sucesso depende do uso adequado do crédito. Estudos mostram que o uso de nudges pode minimizar os vieses decisórios. A revisão da literatura sinaliza que há um campo de estudo a ser explorado envolvendo nudges, a concessão e uso de microcrédito e a decisão de microempreendedores. Optou-se por estudar microempreendedores por se considerar que essa modalidade de empreendedorismo muitas vezes se relaciona a ações que trazem benefícios para uma coletividade e que, portanto, geram impacto social associado à redução do empreendedorismo por necessidade e à melhoria das condições de vida dos sujeitos envolvidos por essas ações, como ocorre no caso do empreendedorismo social. Para atender ao objetivo do projeto, em termos metodológicos o estudo terá três etapas: quantitativa, qualitativa e experimental, cada uma delas visando ao atendimento dos objetivos específicos do projeto. A análise dos dados deverá contemplar métodos quantitativos e qualitativos dependendo das etapas da pesquisa.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ana Maria Saul

Ciências Humanas

Educação
  • o pensamento de paulo freire na atualidade: análise de políticas e práticas
  • O projeto: O pensamento de Paulo Freire na atualidade: análise de políticas e práticas propõe-se a ampliar e aprofundar o trabalho de investigação sobre a materialidade da pedagogia de Paulo Freire, na contemporaneidade. A pesquisa que investiga a presença do pensamento de Paulo Freire na realidade brasileira, conduzida no âmbito da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP recebeu, em duas etapas anteriores, o apoio do CNPq, na modalidade Auxílio Pesquisa - Edital Universal, no período 2010 a 2015 (concluída) e a coordenadora, professora Ana Maria Saul, foi contemplada com Bolsa PQ, categoria 1. Nas duas etapas anteriores, a pesquisa investigou a presença do legado freireano e sua reinvenção, em diferentes contextos da educação brasileira, com destaque para as políticas de currículo e a formação de educadores. A equipe de professores de Pós-Graduação em Educação interessados em pesquisar a contribuição do pensamento de Paulo Freire, na atualidade, vem se ampliando e conta hoje com a adesão de 28 pesquisadores e colaboradores, mestrandos e doutorandos, vinculados a 14 Instituições de Ensino Superior, sediadas em 11 Estados. A pesquisa foi desenvolvida com um importante desenho metodológico, que se caracterizou pela colaboração e solidariedade na produção de conhecimento, concretizando os conceitos de diálogo e participação, na construção do caminho da investigação e análise dos resultados. Os resultados dessa investigação foram registrados em dissertações e teses que estiveram sob a orientação dos professores que integram a equipe de pesquisadores. O presente projeto, ao mesmo tempo em que se propõe a ampliar a produção de dados empíricos sobre a materialidade e reinvenção do legado freireano, na atualidade, nos eixos de currículo e formação de educadores, tem o objetivo de verticalizar a análise de resultados, com indicações que emergiram das etapas anteriores da pesquisa. Trata-se de realizar uma meta-análise dos resultados já produzidos (SAUL, A. M., 2012, 2016), fazendo novas perguntas aos dados até agora encontrados, buscando extrair deles novos conhecimentos, com o crivo crítico de conceitos tais como justiça social, diálogo, participação e transformação, em diferentes contextos e modalidades de educação.
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020