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Instituto Federal de São Paulo
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Severino Matias de Alencar
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de snacks saudáveis enriquecidos com própolis orgânica microencapsulada: avaliação das propriedades biológicas, bioacessibilidade, transporte celular e ação prebiótica
Resumo:
Apesar de legalmente ser considerada um alimento em diversos países, o consumo da própolis é restrito à forma de extratos aquosos ou hidroalcoólicos devido ao seu sabor amargo característico, que torna desafiadora a sua aplicação como ingrediente funcional em alimentos. Neste contexto, além do sabor considerado suave para uma própolis e de não conter metais pesados e resíduos de agrotóxicos, a própolis orgânica produzida em áreas de preservação no Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina se destaca pela elevada atividade antioxidante, relacionada à presença principalmente de lignanas. Assim, o objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de snacks saudáveis, no formato de barras de proteínas e de frutas, enriquecidos com própolis orgânica microencapsulada, produzidas de forma a minimizar os atributos sensoriais indesejados da própolis e, ao mesmo tempo, preservar os benefícios à saúde relacionados à sua ingestão. Para isso, os produtos desenvolvidos serão avaliados por um painel sensorial e será realizada uma simulação in vitro da digestão gastrointestinal destes, assim como da absorção de seus compostos bioativos no intestino delgado, por meio de um modelo de co-cultura com células Caco-2 e HepG2. A capacidade de ERO e ERN, as atividades anti-inflamatória e antimicrobiana, assim como a composição química por LC-ESI-QTOF-MS, serão avaliadas no extrato etanólico encapsulado e não encapsulado e nas barras de frutas/proteínas com melhor desempenho sensorial ao longo da digestão gastrointestinal e do ensaio de transporte celular. O potencial efeito prebiótico relacionado ao consumo delas também será avaliado em ensaios com animais por meio de análise genômica da microbiota das fezes coletadas. Desta forma, esta proposta inovadora envolverá a aplicação de ciência e tecnologia de ponta na investigação dos efeitos fisiológicos da ingestão de alimentos contendo a própolis e com atributos sensoriais agradáveis para a produção em escala industrial.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
27/07/2022-31/07/2024
Sheila Andrade Abrahão Loures
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
x mostra do conhecimento
Resumo:
A Mostra do Conhecimento é um evento realizado desde 2012 e que une e movimenta todo o campus Bom Jesus do Itabapoana do IFFluminense e sua comunidade externa. Há a apresentação de trabalhos científicos do campus e de outras instituições (banner e oral), salas temáticas com os cursos do campus, inúmeras oficinas, minicursos, palestras, atividades culturais e esportivas promovidas por servidores e convidados externos. O campus é aberto à visitação e participação de estudantes, professores e outros membros da comunidade local.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Sheila Araujo Teles
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
covid-19 em profissionais da saúde e da segurança pública residentes em goiânia, goiás um estudo de coorte
Resumo:
A pandemia da COVID-19 (Coronavirus Disease 2019), causada pelo novo coronavirus denominado SARS-CoV-2 (severe acute respiratory síndrome coronavirus 2) está afetando o modo de viver das pessoas em todo o mundo pelo alto risco de contágio, além de exigir recursos humanos e estrutura dos serviços de saúde em grande escala. Indivíduos infectados pelo SARS-CoV-2 podem ser assintomáticos ou apresentar sintomas leves a severo. A transmissão viral ocorre por meio de gotículas/aerossóis ou por contato com superfícies contaminada. Alguns segmentos populacionais estão especialmente em risco para infecção pelo SARS-CoV-2 como profissionais da saúde e trabalhadores da segurança pública, considerados servidores de áreas essenciais. Estes profissionais geralmente possuem longas jornadas, trabalham em diferentes locais e muitos subestimam o poder das medidas preventivas com a prática incorreta da higienização das mãos e uso equivocado dos equipamentos de proteção individual (EPI), tornando-os passiveis de se infectarem e transmitirem o vírus. De maio a outubro de 2020, a Universidade Federal de Goiás (UFG), em resposta a pandemia da COVID-19, iniciou um amplo projeto de extensão para testagem de profissionais de saúde e de trabalhadores da segurança; uma oportunidade ímpar para formação de um coorte de pessoas RNA-SARS-CoV-2 positivas para avaliar carga viral, persistência viral e resposta humoral natural ao SARS-CoV-2. Além disso, verificar nos profissionais da saúde e da segurança pública estudados a adesão a vacina contra SARS-CoV-2 e ocorrência de reinfecção durante o seguimento. Por fim, considerando a recomendação da OMS de aproveitar oportunidades de diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2 para investigar as hepatites virais, este estudo propõe ainda detectar os marcadores das infecções pelo HBV e HCV, bem como os títulos de anti-HBs vacinal na coorte de profissionais de saúde e de segurança envolvidos no estudo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
03/03/2022-31/03/2025
Sheizi Calheira de Freitas
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a influência do nível educacional dos profissionais de contabilidade na qualidade dos relatórios contábeis
Resumo:
Estudos anteriores têm sugerido que o nível educacional de auditores, executivos e demais funcionários pode influenciar o processo de divulgação financeira das empresas, e que o diploma universitário importa. Entretanto, a associação entre a educação formal dos responsáveis técnicos pela elaboração das demonstrações contábeis e a qualidade desses relatórios ainda é pouco conhecida. A presença de técnicos em contabilidade e contadores com níveis diferenciados de educação formal atuando no Brasil oferece uma oportunidade singular para abordar essa questão. Com isso, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar a associação entre o nível de educação dos responsáveis técnicos e três características relacionadas à qualidade das demonstrações contábeis: a) a qualidade dos accruals, b) a propensão da empresa para divulgar fraquezas materiais dos controles internos; e c) a probabilidade da empresa republicar suas demonstrações contábeis. Para tanto, adotará modelos de regressão linear múltipla com dados em painel, adaptados de Call et al. (2017), cujos dados serão coletados por meio de survey e plataformas de informações financeiras, sendo os controles realizados em dois níveis: do responsável técnico e da firma. Em ambos os casos, serão utilizadas as proxies previstas pela literatura e para as quais haja disponibilidade de dados para as empresas da amostra em todos os anos que serão pesquisados. Com isso, espera-se que este trabalho contribua para: i) ampliar o entendimento sobre o papel da educação contábil no ambiente empresarial; ii) fazer avançar as pesquisas que investigam os fatores associados à qualidade da informação contábil; e iii) fornecer evidências da relevância das credenciais acadêmicas para o profissional de contabilidade, gerando implicações práticas para toda a cadeia de envolvidos com a educação contábil (eg. instituições de ensino, conselhos profissionais e governo).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Sheylla Susan Moreira da Silva de Almeida
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo fitoquímico, biológico e desenvolvimento de formulações biocida e repelente contendo extratos e óleos vegetais de espécies da família araceae para o controle de aedes (stegomyia) aegypti (diptera, culicidae)
Resumo:
Este projeto tem por objetivo utilizar óleos e extratos vegetais para obtenção de produtos com atividade inseticida. Sendo assim, este estudo visa desenvolver produtos utilizando nanotecnologia para que a estabilidade e eficácia sejam prolongadas. Portanto, obter sistema nanoestrututurado contendo óleo essencial e frações de extratos vegetais das espécies Montrichardia linifera (Arruda) Schott, Montrichardia arborescens (L.) Schott, Pistia stratioides L., Caladium bicolor (Aiton) Vent., Dieffenbachia seguine (Jacq.) Schott e Lemna minor L. da família Araceae e avaliar a atividade biocida e repelente em Aedes aegypti. A região Amazônica, como em todo território brasileiro, existe a ampla necessidade de combater doenças transmitidas por mosquitos e outros vetores. As mais conhecidas são: malária, dengue, chikungunya e zika vírus, que são transmitidas pelo vetor Aedes aegypti, onde são consideradas um dos principais problemas em saúde pública. Necessitando assim, de mecanismos cada vez mais eficiente para o controle deste mosquito, onde pode ser usado a obtenção de produtos nanoestruturados contendo metabólitos de origem vegetal, com tecnologia a baixo custo. Nesse sentindo, esse estudo tem a seguinte pergunta-norteadora: nanoemulsões contendo metabólitos secundários das espécies da família Araceae podem ser aplicadas no controle químico de A. aegypti? Este estudo de natureza experimental e quanti-qualitativo apresenta como hipótese de nulidade (H0): as nanoemulsões preparadas à base de metabólitos secundários das espécies da família Araceae não apresentam atividade inseticida contra A. aegypti; e como hipótese alternativa (H1): as nanoemulsões preparadas à base de metabólitos secundários das espécies da família Araceae apresentam atividade inseticida contra ao A. aegypti. Para resolver este problema, propõe-se a extração de metabólitos secundários de espécies da Família Araceae para obter produtos nanobiotecnológicos com atividades biocida e repelente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
Vigência:
05/02/2022-28/02/2025
Shirley Nakagaki
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
preparação de sólidos catalíticos multifuncionais para transformações catalíticas únicas e/ou sequenciais por meio da imobilização de metaloporfirinas e enzimas em sólidos lamelares
Resumo:
A catálise heterogênea empregando metaloporfirinas (MP) vem sendo pesquisada nas últimas décadas, como alternativa para contornar os problemas enfrentados na catálise homogênea empregando esses complexos (falta de robustez das espécies catalíticas nas condições drásticas da reação; reações paralelas envolvendo as espécies catalíticas que possam levar a baixa eficiência da reação e a dificuldade na separação do catalisador para o seu posterior reuso) o que pode tornar o processo catalítico mais interessante e vantajoso para a idealização de produtos tecnológicos. Porém, a seletividade e a alta conversão alcançada na catálise homogênea por MP nem sempre são as mesmas alcançadas na catálise heterogênea e esses são os principais desafios a serem vencidos com o uso de complexos imobilizados. Apesar de todos os avanços nas pesquisas acadêmicas envolvendo MP, a maioria dos relatos se restringe a investigação desses compostos como catalisadores de reações únicas, seja em meio homogêneo seja heterogêneo. Além disso, o relato de catalisadores sólidos multifuncionais envolvendo MP bem como catalisadores capazes de atuar de forma eficiente e seletiva em reações sequenciais é raro. Nos últimos anos nosso grupo de pesquisa vem desenvolvendo catalisadores baseados em MP, principalmente de íons de Fe e de Mn, que foram estudados em processos homogêneos e heterogêneos em reações de oxidação de alcanos, de alcenos e de degradação de corantes orgânicos; sendo investigados mecanismos de reação e diferentes seletividades e atividades, dependendo da substituição na MP e do metal empregado. A heterogenização dessas MP em diferentes sólidos (sílicas, compostos lamelares diversos, vidros porosos, dentre outros) e até mesmo a construção de polímeros de coordenação baseados em blocos porfirínicos, promoveu a obtenção de catalisadores sólidos. A catálise heterogênea possibilitou aos compostos preparados maior tempo de vida do catalisador, sua recuperação do meio de reação e reuso. Além disso, em alguns casos levou a diferentes e inusitadas seletividades. Essa vasta gama de catalisadores, tanto do ponto de vista molecular como da química de materiais, assim como as informações obtidas nos usos catalíticos, aliadas a expertise do grupo na catálise, fizeram com que nosso horizonte pudesse ser ampliado nessa nova proposta de pesquisa. Nesse sentido, no presente projeto pretendemos ampliar e avançar no estudo catalítico e emprego de porfirinas e metaloporfirinas. Diante desse contexto, a proposta aqui apresentada tem como principal objetivo, acreditamos que de forma inédita no país e no exterior, preparar sólidos catalíticos baseados em compostos lamelares da família dos hidróxidos duplos lamelares (HDL) e dos hidroxissais lamelares (HSL) contendo enzimas e diferentes metaloporfirinas sintéticas imobilizadas, visando à utilização desses sólidos como catalisadores em reações únicas e sequenciais. Para tanto o grupo pretende contar com a colaboração de estudantes de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores da UFPR especialistas em química de coordenação e preparação e caracterização de compostos lamelares. A imobilização de complexos porfirínicos e enzima em um mesmo sólido suporte e a adequada caracterização dos novos materiais resultantes é um desafio a ser vencido nesse projeto. No entanto, alguns resultados preliminares estimulantes já foram obtidos. Além disso, a investigação da atividade de cada complexo em reação única bem como em reações sequenciais one pot também serão investigadas. Alguns sistemas catalíticos prova-de-conceito são colocados no projeto mas outros poderão ser investigados no seu desenvolvimento. Devido ao ineditismo da proposta quanto aos aspectos científicos e de inovação e ao que tange a qualidade e originalidade do projeto, visto ser uma proposta desafiadora do ponto de vista de estabelecimento de condições ideais e de ferramenta de caracterização dos sólidos preparados; espera-se avanço em relação ao estado da arte da investigação catalítica de moléculas versáteis como são as metaloporfirinas. Sendo assim, as metas que se pretende alcançar com a execução desse trabalho são: - Obter suportes inorgânicos baseados em compostos lamelares das famílias dos hidróxidos duplos lamelares e hidroxissais lamelares para a imobilização de catalisadores envolvendo metaloporfirinas e enzimas. - Obter metaloporfirinas para fins catalíticos a partir de sais de Mn e Sn. - Desenvolver estratégias adequadas à imobilização de mais de uma metaloporfirina e uma enzima em um mesmo sólido lamelar (proposição ideal - Glucose oxidase), para estudar o desempenho catalítico em reações únicas, multifuncionais e sequenciais. A imobilização de enzimas em sólidos lamelares e a manutenção da atividade enzimática bem como a utilização de catalisadores baseados em enzimas em meio não completamente aquoso é uma das metas mais importantes desse trabalho, visto que são escassos os trabalhos catalíticos envolvendo essa família de sólidos. Nossa abordagem é totalmente inédita no país e os relatos internacionais são ainda poucos, o que nos estimula a propor a preparação e a investigação do uso desses sólidos nesse projeto. - Testar sólidos resultantes da imobilização de uma enzima, uma metaloporfirina, uma enzima e uma metaloporfirina e uma enzima e ao menos duas diferentes metaloporfirinas em reações únicas e reações sequenciais. Ressaltamos que a estratégia aqui proposta é original e inédita e desconhecemos o emprego dessa classe de sólidos a qual o projeto se propõe a preparar, em pelo menos três reações que podem vir a ocorrer em sequência dependendo dos catalisadores e condições otimizadas. - Investigar a capacidade de recuperação e re-uso dos sólidos catalíticos preparados. -Desenvolver estudos cinéticos dos processos catalíticos investigados. - Formar recursos humanos com habilidades e expertise em química inorgânica e catálise. - Reportar os resultados alcançados em revistas especializadas e em eventos científico
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-10/05/2023
Shirley Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudantes com deficiência no ensino superior: trajetórias de escolarização e produções de subjetividades no contexto da pandemia da covid-19
Resumo:
Nos últimos 20 anos, o acesso ao ensino superior no Brasil passou por uma notável ampliação e diversificação. Neste cenário, a permanência e participação de estudantes têm apresentado desafios, cujos sentidos demandam investigação. As pessoas com deficiência representam 0,56% das matrículas no ensino superior. Ao adentrar a universidade, às situações de deficiência como uma diferença social, interseccionadas à raça, gênero e classe, somam-se a fatores estruturais potencializadores de exclusão. Este projeto visa analisar as trajetórias de escolarização e produções de subjetividades de estudantes com deficiência no ensino superior, no contexto da pandemia da Covid-19. Estas questões são ainda pouco exploradas na área de conhecimento específico, o que demonstra a necessidade de pesquisas. Trata-se de uma investigação importante, pois pode fornecer subsídios para o desenvolvimento de tecnologias sociais de acessibilidade de caráter inovador e estratégias de permanência que promovam a qualidade de vida. Se a pandemia tem agudizado desigualdades, cumpre investigar de que modo essas dinâmicas atualizam-se na prática, particularmente junto a pessoas com biografias marcadas por barreiras de acesso. A questão proposta é plausível uma vez que dados quantitativos e o conhecimento tácito das situações de exclusão que as pessoas com deficiência vivenciam no ensino superior indicam a necessidade de perspectivas metodológicas voltadas para a escuta sensível das mesmas. Para se atingir o objetivo proposto a pesquisa visa desenvolver, sob a orientação da instituição executora e em colaboração com 5 universidades-base, distribuídas pelas 5 regiões do país, 3 atividades metodológicas fundamentais de coleta de dados submetidas à análise de conteúdo: (1) pesquisa documental e bibliográfica acerca de políticas educacionais e levantamento de estatísticas das diferentes regiões (Fase I); (2) realização de grupos focais (Fase II); (3) realização de entrevistas em profundidade (Fase II).
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
24/03/2022-31/03/2025
Sibelli Passini Barbosa Ferrão
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
utilização de extrato vegetal obtido a partir das flores de alcachofra (cynara cardunculus scolymus l.) para produção de queijos e avaliação de sua qualidade
Resumo:
A coagulação do leite é uma das etapas mais importantes na fabricação do queijo, envolvendo modificações da micela de caseína pela ação de proteinases específicas. Proteases de fontes vegetais vêm sendo estudadas como coagulantes do leite, e a flor da alcachofra (Cynara Cardunculus var Scolymus l.) possui potencial ação coagulante do leite em substituição a quimosina microbiana. O presente estudo possui como objetivos avaliar a utilização de extrato vegetal obtido das flores de alcachofra (C. cardunculus L.) e seu efeito sobre as características químicas, protéicas e sensoriais de queijo ao longo do processo de maturação. Serão obtidos extratos vegetais a partir das flores maduras da alcahofra (C. scolymus L.) e serão tomados como referência o extrato das flores maduras do cardo (C. cardunculus L.) e coalho microbiano (Aspergillus niger var. Awamori). Após caracterização dos extratos serão elaborados queijos a partir do leite pasteurizado de vaca e ovelha, adicionados de cultura mesofílica (Lactococcus lactis ssp lactis e Lactococcus lactis ssp cremoris), com 3 repetições para cada um dos coagulantes. Os queijos serão armazenados em BOD a 13ºC e armazenados por 30 dias. A qualidade e influência dos coagulantes serão avaliadas comparativamente para sua composição química, propriedades físico-químicas, textura, análise sensorial (Perfil Descritivo Otimizado-PDO, aceitação e intenção de compra), perfil proteico e de peptídeos solúveis em água (SDS-PAGE e RP-HPLC) e avaliação dos grupos funcionais por espectroscopia MIR e NIR nos tempos 0, 10, 20 e 30 dias de maturação. Espera-se obter queijos com qualidade nutricional e tecnológica viáveis a partir do uso de coalho vegetal (C. scolymus L.), tornando-se uma alternativa para produção de queijos com posterior transferência de produção para a indústria.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Sidartha Sória e Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
trabalho como ofício: artífices na profissão médica
Resumo:
O projeto propõe analisar um tipo específico de relação entre o indivíduo e sua ocupação profissional qual seja, aquela pela qual o principal fator motivador para o trabalho reside na busca excessiva pela excelência ou pela perfeição em seu exercício , elegendo-se, como caso empírico, a categoria profissional médica. Propõe-se identificar e mapear os fatores sociológicos que favorecem o surgimento deste tipo particular de relação com um trabalho ou profissão. Na linha de frente do combate à pandemia de covid-19 se colocaram os profissionais da saúde. Entre estes um subgrupo chamou atenção, por serem motivados não tanto por razões de ordem altruísta (bem comum, interesse público) ou egoísta (ganhos financeiros), mas por uma relação com o trabalho em que o próprio exercício da atividade parece lhes comprazer. Sobre a atividade do artífice, Richard Sennett observa o fenômeno pelo qual certos indivíduos assumem seu trabalho como ofício, ao que exibem características como a curiosidade metódica, a consciência material e o engajamento contínuo e permanente no aperfeiçoamento da perícia laboral. A importância deste trabalho reside na expectativa de se abrir uma nova abordagem conceitual e analítica na sociologia do trabalho que permita diálogos ativos com a sociologia das profissões, a psicologia do trabalho e a gestão organizacional. A hipótese central é que existe uma categoria de indivíduos que se destacam em seus campos de atuação a ponto de serem percebidos socialmente como obsessivos e incansáveis em sua dedicação que possuem uma relação com seu trabalho similar à de artífices em contato com seus ofícios, e que existe uma ordem de fatores (morais, éticos, familiares, educacionais) que condiciona o surgimento deste tipo de relação com o trabalho. A abordagem é qualitativa: após a seleção prévia de informantes prevê-se a realização de entrevistas a partir de questões semiestruturadas que visarão captar dados sobre as variáveis referentes aos fatores citados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Sidiney Geraldo Alves
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
dinâmica e universalidade em sistemas complexos
Resumo:
Nosso grupo tem atuado usando de forma complementar abordagens analítica, computacional e experimental em sistemas complexos. Nessa proposta, pretendemos avançar em três linhas de pesquisa. Na primeira, damos continuidade ao estudo da dinâmica de enrugamento de interfaces e crescimento de agregados. Estamos interessados em problemas associados a caracterização da classe de universalidade de modelos discretos tradicionais e a investigações associadas a problemas de eletrodeposição. A investigação de sistemas que apresentam transição de fase para estados absorventes é abordada na segunda linha. Aqui, continuamos trabalhos usando modelagem computacional e teoria de campo médio para observar o efeito da introdução de desordem em modelos tradicionais. Finalmente, na terceira linha, estamos interessados no estudo da dinâmica de forrageamento e facilitação social em cupins. Com forte caráter interdisciplinar, combinamos análise e modelagem tradicionalmente utilizadas na física estatística a experimentos com grupos de cupins confinados para estudar a emergência de comportamentos complexos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
Vigência:
03/03/2022-31/03/2025
Sidney Alves Lourenço
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
centro tecnológico de dispositivos avançados: um laboratório interinstitucional para o desenvolvimento de dispositivos eletro-ópticos facilmente processáveis e de baixo custo baseados em materiais semicondutores orgânicos e inorgânicos nanoestruturados.
Resumo:
Materiais semicondutores são a base de toda eletrônica moderna. Eles compõem a estrutura principal de dispositivos eletrônicos como sensores, diodos e transistores, assim como de dispositivos opto-eletrônicos como fotodetectores, diodos emissores de luz e células solares. Há uma intensa atividade de pesquisa atualmente na área de ciência de materiais, no sentido de desenvolver novas estruturas de materiais semicondutores de misturas desses materiais com nanoestruturas metálicas, que possam ser processados em solução por técnicas de baixo custo e facilmente implementáveis, como spin-coating e spray-pirólise, com o intuito de promover a criação e fabricação de novos dispositivos baseados no processamento relativamente simples e no baixo custo de sua produção. É a denominada eletrônica impressa, de onde vem surgindo diversas possibilidades de sensoriamento, monitoramento e otimização de eficiência energética através dos dispositivos eletro-ópticos desenvolvidos com essa ferramenta. Os pesquisadores que compõem a equipe da presente proposta vêm desenvolvendo há anos estudos em ciência de materiais que possam ser utilizados em dispositivos opto-eletrônicos diversos, como sensores, diodos, transistores, fotodetectores, diodos emissores de luz, e células solares. O ponto em comum é que todos esses dispositivos envolvem o desenvolvimento e aplicação de materiais semicondutores avançados, sejam eles orgânicos, inorgânicos ou híbridos (orgânico-inorgânico) ou resultado de misturas entre semicondutores e nanoestruturas metálicas. Além disso, é de crucial importância para o desempenho dos dispositivos os fenômenos que ocorrem na interface entre esses materiais semicondutores e os outros materiais que constituem o dispositivo, como dielétricos e eletrodos metálicos. A proposta aqui apresentada visa à criação de um ambiente colaborativo, com a troca de informações e expertise dos pesquisadores envolvidos, visando ao desenvolvimento e aprimoramento destes dispositivos.
Instituição/UF/País:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Sidney Jose Lima Ribeiro
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fotônica para o futuro
Resumo:
Materiais para Fotônica- A Fotônica é tecnologia-chave do século 21 e a linha de pesquisa se concentra na preparação e caracterização de materiais para a fotônica quais sejam, fontes de luz, guias de luz e detectores à base de vidros especiais e materiais híbridos orgânicos-inorgânicos. Esses materiais se prestam às várias aplicações propostas que vão desde biomedicina até óptica não linear. O desenvolvimento desses materiais e a formação de recursos humanos para a área tem grande impacto econômico e social com a criação de novas empresas e negócios.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
22/07/2021-31/07/2024
Sidney Kuerten
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
dinâmica hidrossedimentológica e depósitos quaternários do rio paraguai no pantanal sul (entre foz dos rios miranda e apa).
Resumo:
O rio Paraguai é o rio-tronco de um sistema deposicional caracterizado pela presença de megaleques fluviais construídos pelos rios que drenam áreas circunvizinhas e por ele próprio. O rio Paraguai atravessa a maior área alagada do planeta, o Pantanal e integra um complexo sistema hídrico não isolado, que recebe ao longo de seu percurso o in put de água e sedimento advindo de importantes afluentes que drenam vastas áreas antropizadas (cerca de 400 mil km²). Assim, cinturões de meandros abandonados, anabranches, avulsões, migrações laterais, alterações na largura, comprimento de onda e curvatura dos canais sugerem, que o rio teve uma história quaternária influenciada por mudanças alóctones (climáticas) e autóctones (avulsões, etc.) suficientemente expressivas para produzir o padrão ora observado no trecho sul (entre a cidade de Corumbá e a foz do rio Apa). Este trecho do rio Paraguai constitui também um importante cenário turístico de pesca, integra a rota de segurança nacional, é uma via de escoamento de commodities que será potencializada pelo corredor bioceânico (Atlântico-Pacífico) com a edificação de um terminal hidroviário e uma ponte estaiada sob o canal. Uma complexa relação hidrológica e sedimentar depende da intensidade das cheias e a hipótese central é que neste trecho, o rio Paraguai apresenta funcionamento herdado, em que formas antigas são re-utilizadas, por condições hidrológicas muito diferentes de sua formação. As implicações, ambientais e ecológicas desse sistema são inteiramente desconhecidas e valorizam em muito os objetivos desta pesquisa (caracterizar o regime hidrossedimentar atual; interpretar os processos responsáveis pelas mudanças no padrão fluvial; e identificar a ocorrência e distribuição de microplásticos). Metodologicamente serão associadas geotecnologias atuais, técnicas de paleoidrologia, de hidrossedimentologia, cronologia absoluta, análises multi-proxy e a identificação e quantificação de microplásticos no Pantanal sul.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Síglia Pimentel Höher Camargo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
plano educacional individualizado (pei): proposições e adequações para a realidade brasileira.
Resumo:
A inclusão de alunos com deficiências está legalmente amparada, refletindo-se no crescente aumento de matrículas destes estudantes na rede regular de ensino. A literatura é farta em documentar as dificuldades e despreparo dos professores frente à inclusão, sobretudo em como ensinar a todos, com qualidade e atendendo aos princípios fundamentais da inclusão em que a criança não apenas está na escola, mas efetivamente aprende e se beneficia dos estímulos que ela proporciona. O Plano Educacional Individualizado (PEI) se constitui em uma ferramenta de trabalho que pode auxiliar a superar esse desafio e nortear a inclusão de alunos com deficiências para garantir o seu processo inclusivo e progresso de aprendizagem. Trata-se de uma metodologia de trabalho colaborativa e que tem ganhado espaço e discussão no meio acadêmico e educacional. Diferente de outros países, sua elaboração e implementação ainda não é regulamentada no Brasil. Sua caracterização e formas de execução não é explicitamente abordada, recomendada e instruída em dispositivos legais nacionais, gerando dúvidas sobre como o PEI poderia ser implementado em nossas escolas. Essa proposta pretende, a partir de estudos de elevado rigor metodológico e nacionalmente contextualizados, investigar a viabilidade e efetividade do PEI, de modo a propor adequações para sua implementação na realidade educacional brasileira. Espera-se que a partir de estudos que nos permitam estabelecer diretrizes mais adequadas e voltadas à nossa realidade, se possa contribuir para alavancar a qualidade das práticas de inclusão escolar em nosso país. A estratégia metodológica a ser implementada envolve abordagens qualitativas e experimentais de pesquisa de caso único que permitem estabelecer práticas baseadas em evidências, com amostras de diferentes regiões brasileiras a partir do envolvimento interinstitucional de colaboradores na equipe de execução da proposta.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Signe Dayse Castro de Melo e Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
valida day - semana nacional de ciência e tecnologia 2022
Resumo:
Este evento tem por objetivo viabilizar a discussão, produção e divulgação de Tecnologias Educacionais, Objetos de Aprendizagem ou Recursos Educacionais Abertos - físicos ou digitais - desenvolvidos com o intuito de facilitar processos de ensino e aprendizagem. Ele justifica-se, uma vez que, no decorrer dos últimos dois anos e em virtude das adequações impostas pela Pandemia de Covid-19, conceitos e práticas de educação à distância, de ensino remoto e híbrido expandiram-se e se fortaleceram mais do que em qualquer outro momento da trajetória da civilização humana. Encontra-se preliminarmente fundamentado, teórica e metodologicamente, em Ausubel (1969), Moreira (2006), Filatro (2015), Bates (2016), Camargo e Daros (2018), Bacich e Moran (2018) e Tajra (2021), sugerindo-se o Modelo ADDIE de Produção de Artefatos para Educação como norteador das produções. Espera-se, como resultado, uma ampla distribuição dos conteúdos produzidos no VALIDA DAY 2022, por meio de suas redes de comunicação social.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Signe Dayse Castro de Melo e Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
valida day - semana nacional de ciência e tecnologia 2021
Resumo:
Este evento tem por objetivo viabilizar a discussão e a divulgação de Tecnologias Educacionais, Objetos de Aprendizagem, ou Recursos Educacionais Abertos, impressos ou digitais, desenvolvidos com o intuito de facilitar processos de ensino e aprendizagem. Agora, mais do que em qualquer outro momento da trajetória da civilização humana, ele justifica-se em virtude da imposição do isolamento social e do ensino remoto provocado pela Pandemia de COVID-19. Encontra-se preliminarmente fundamentado, teórica e metodologicamente, em Ausubel (1969), Moreira (2001), Bates (2016) e Filatro (2015), sugerindo-se o Modelo ADDIE de produção de artefatos para educação à distância, como norteador das discussões. Espera-se, como resultado, uma ampla distribuição dos conteúdos produzidos no VALIDA DAY, por meio de suas redes de comunicação social.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
06/10/2021-31/10/2023
Silmara Cristina Dela da Silva
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
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Currículo
Título do Projeto:
inventário digital de termos e conceitos em discurso e mídia
Resumo:
Este projeto tem como proposta a produção e disponibilização na rede eletrônica de um inventário digital de termos e conceitos do campo teórico dos estudos discursivos, decorrente da compilação de noções teórico-metodológicas que, desde a década de 1980, são propostas e mobilizadas por pesquisadores brasileiros em suas práticas de análises dos discursos da/na mídia. Trata-se, assim, de uma pesquisa de caráter teórico-prático, com vistas a: i) fazer um levantamento das pesquisas no campo da Análise do Discurso, que se voltam a corpora constituídos por distintas materialidades significantes, formuladas e com circulação na mídia; ii) compilar termos e conceitos teóricos mobilizados nessas pesquisas, realizadas em instituições brasileiras desde a década de 1980; iii) constituir um acervo digital composto por termos e conceitos teóricos em suas mobilizações analíticas, a ser disponibilizado na rede eletrônica, com foco na divulgação científica e no apoio ao ensino de graduação e pós-graduação na área. A necessidade de inventariar termos, conceitos e noções teóricas relevantes para os Estudos da Linguagem e do Discurso, a fim de conferir visibilidade a conceitos e noções da área, decorre da importância e abrangência dos discursos da/na mídia, em nossa conjuntura sócio-histórica, bem como do vasto conhecimento que vem sendo produzido com o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso, com o intuito de compreensão do funcionamento discursivo dessas produções midiáticas. Tal proposta vincula-se às práticas do grupo de pesquisa MiDi Mídia e(m) Discurso (CNPq), à linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e tradução, do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF, e ao projeto UFF Capes-Print História, circulação e análise de discursos literários, artísticos e sociais, e almeja produzir material consistente e acessível, que possa ser mobilizado para apoio ao ensino e à inserção de jovens pesquisadores às práticas de pesquisa no campo discursivo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Silvana Alves Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento da percepção visual para estímulos sociais entre prematuros de baixo e alto risco para autismo
Resumo:
Apesar da imaturidade de áreas corticais, os recém-nascidos apresentam uma preferência inata por estímulos visuais sociais. Essa habilidade é essencial para guiar suas interações no ambiente, mas no recém-nascido prematuro (RNPT), parece não estar totalmente desenvolvida (Pereira, S.A., et al, 2017). O desinteresse por figuras sociais pode ser um sinal de comprometimento social. Crianças a termo que são diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam declínio do olhar para figuras sociais (Di Giorgio et al, 2016). Estes traços foram hipotetizados como sendo uma deficiência na ativação dos mecanismos de orientação subcortical, ou até mesmo, consequência de uma não especialização cortical (Di Giorgio et al, 2021), que no desenvolvimento típico direciona os recém-nascidos a estímulos visuais sociais. Mas, apesar da prematuridade aumentar a vulnerabilidade do cérebro, e interferir nas capacidades cognitivas e motoras dos RNPT, causando déficits que persistem até a vida adulta, a regulação dos domínios da interação social, identificados como biomarcadores para risco de TEA na primeira infância, ainda não foram elucidados nesta população. Oferecer estratégias de monitoramento precoce em prematuros com alto e baixo risco de desenvolver TEA, parece preencher esta lacuna. A identificação precoce e a intervenção oportuna melhoram o desenvolvimento (Novak I, et.al., 2019). Nesta perspectiva, a proposta foi consolidada por pesquisadores brasileiros, do Serviço ambulatorial Multidisciplinar de Atenção ao Espectro do Autismo (SEMEA) do Instituto Santos Dumont e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e pesquisadores da Rede italiana para detecção precoce de TEA (NIDA) com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da percepção visual para estímulos sociais em RNPT durante os 24 primeiros meses de vida e caracterizar os registros da ativação cortical (fNIRS), atividade cerebral (EEG) e orientação do olhar (Eye-tracking) em RNPT com alto e baixo risco para TEA
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
15/02/2022-28/02/2025
Silvana de Souza Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
redes de apoio e cuidado entre travestis e mulheres trans na pandemia de covid-19: trabalho sexual, saúde mental e resiliência
Resumo:
Este projeto tem como objetivo identificar e analisar processos de formação e atuação de redes de suporte e de práticas de cuidado, institucionais e comunitárias, voltadas para a saúde mental, que envolvem travestis e mulheres trans ao longo da pandemia de COVID-19 na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), em especial das que atuam no trabalho sexual. Serão utilizadas diferentes metodologias - trabalhos de campo, de orientação etnográfica, entrevistas em profundidade e pesquisa quantitativa -, em uma rede colaborativa envolvendo universidades e instituições internacionais, na Europa (Portugal, Espanha e França) e na América Latina (Chile, Peru e Equador). Com uma abordagem interseccional e interdisciplinar - a antropologia, a epidemiologia e a psicanálise-, pretende-se: investigar como redes se conformam e quais são as suas especificidades territoriais; identificar como serviços comunitários e institucionais funcionam desde o início da pandemia, se foram precarizados ou adensados e quais os condicionantes de tais processos; detectar diferenciais de acesso aos recursos de apoio social e cuidado entre TMT, conforme articulação de marcadores sociais da diferença como raça/cor, classe, geração, deficiência, etc.; e analisar as implicações da dinâmica de tais redes sobre processos de adoecimento psíquico e melhora de saúde mental. Visamos produzir e disseminar informações que auxiliem a formulação de políticas públicas para este grupo, no âmbito da saúde coletiva, em especial da saúde mental, bem como o fortalecimento de articulação de redes comunitárias e institucionais.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
22/03/2022-31/03/2025
Silvana Maldaner
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
influência dos movimentos de submeso na estimativa de parâmetros turbulentos de dispersão em uma camada limite estável
Resumo:
As mudanças climáticas e a necessidade de controle da qualidade de ar em grandes centros têm contribuído para o desenvolvimento de novos modelos de dispersão e novas técnicas para a modelagem dos processos atmosféricos envolvidos. De forma geral, os modelos existentes conseguem descrever a difusão de escalares passivos na atmosfera. Entretanto, em algumas situações estes modelos não conseguem prever adequadamente a concentração de contaminantes, apresentando discrepâncias consideráveis entre as concentrações observadas e simuladas. Uma das razões para tais discrepâncias está associada à falta de informações confiáveis sobre o perfil vertical do coeficiente de difusão turbulenta na camada limite atmosférica estável. Existem diferentes formas para estimar tais coeficientes, porém a grande maioria das propostas empregam a teoria de similaridade Monin-Obukhov, que na sua forma original não é aplicável para situações noturnas caracterizadas por baixa velocidade do vento (camada limite estável). Estudos recentes sobre a camada limite estável sugerem que formulações de parâmetros turbulentos podem ser obtidas a partir da teoria de similaridade se ocorrer a filtragem dos movimentos de submeso em dados atmosféricos de alta frequência. Assim, este trabalho tem como objetivo calcular as formulações de difusão turbulenta na camada limite estável a partir da filtragem dos movimentos de submeso. Um objetivo adicional é verificar a universalidade dos parâmetros de dispersão e como estes são influenciados pelos movimentos de submeso. Para isso, dados observacionais de alta frequência e em diferentes níveis verticais serão empregados. A teoria de similaridade, a teoria de difusão estatística de Taylor, a análise espectral de Hilbert-Huang e a técnica de decomposição de multi-resolução de sinais serão empregadas para análise de séries temporais e partir disso, espera-se determinar uma formulação para o coeficiente de difusão para condições estáveis.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
08/03/2022-31/03/2025
Silvana Maria Pantoja dos Santos
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Letras
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
memória e patrimônio na poesia maranhense contemporânea
Resumo:
O projeto tem por objetivo analisar a ressignificação do patrimônio cultural em produções de poetas maranhenses contemporâneos, a partir das impressões e sensações dos sujeitos poéticos nas suas relações com a memória da cidade. O centro histórico da cidade de São Luís tem uma considerável representatividade na produção literária local, o que justifica o forte vínculo do homem com o lugar de origem, formado por uma rede de posições sociofuncionais, unidas entre si por afinidades e tensões (COSTA, 2017, p. 205). Nesse sentido, é possível pensar a cidade revestida de artefatos, bens culturais, que resistem ao tempo e à ação humana, arraigados nos costumes e tradições e que se revelam por meio da escrita poética. Convém questionar: Como são problematizadas as demarcações espaciais de dominação, subjugação, acolhimento e resistência nas obras investigadas? Quais distanciamentos e proximidades as poesias de autores maranhenses contemporâneos carregam, quanto ao processo de rememoração do patrimônio cultural? A cidade comporta vivências particulares, sociais, bem como a memória do lugar por meio de registros históricas e culturais, logo, o modo como o patrimônio cultural é ressignificado na literatura, em especial, na poesia, é relevante. O aporte teórico se fundamentará nas reflexões de Halbwachs (2006), sobre memória individual e coletiva; Pesavento (2002) e Abreu (2011), sobre a memória da cidade e patrimônio; Paz (2012), sobre poesia, dentre outros. A pesquisa parte do levantamento de obras que tematizem o patrimônio cultural, seguida de análises, organização e sistematização do material coletado para posterior publicação de uma antologia de poetas voltados para tema da pesquisa. Nesse sentido, considera-se esta iniciativa um investimento que trará benefícios aos estudos do patrimônio cultural. Acredita-se, ainda, que os resultados que podem alcançar esta pesquisa darão importantes contribuições ao universo dos estudos da poesia contemporânea.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Silvana Maria Sobral Griz
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fonoaudiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise audiológica em crianças com citomegalovirus
Resumo:
Introdução: A triagem auditiva neonatal universal (TANU) identifica neonatos com possíveis alterações auditivas e sua realização pode oferecer marcos do desenvolvimento da criança. No Brasil, a diversidade regional, econômica, social, sanitária e cultural pode influenciar a abordagem da implantação dos programas de TANU. Em 2019, o Joint Committee on Infant Hearing ressaltou a diminuição da idade média de identificação de alterações auditivas, minimizando o impacto dessas alterações na linguagem. Também reforça o aumento do impacto do citomegalovírus (CMV) no desenvolvimento das crianças. Dessa forma, há necessidade de vigilância contínua do desenvolvimento auditivo de neonatos acometidos com o CMV, independentemente do resultado encontrado na TANU. Sabendo da necessidade de unidades de referência para diagnóstico e monitoramento audiológico, o Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com Fonoaudiólogos e técnicos do CISAM e do Hospital Barão de Lucena, promoveram a implantação de um serviço de extensão em DIAGNÓSTICOS e MONITORAMENTO AUDIOLÓGICOS PARA CRIANÇAS COM RISCO PARA PERDA AUDITIVA, para os neonatos que falharem na TANU. A partir destas ações, foi identificada uma alta frequência de mães com CMV. Objetivo: analisar a audição das crianças nascidas de mães com CMV. Método: As mães de neonatos identificadas com CMV pelo exame do PCR, cujos filhos realizaram TANU serão encaminhadas Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco. Incialmente, serão realizados nos lactentes os exames de Potencial Evocado Auditivo de Tronco encefálico Automático, Emissões Otoacústicas Evocadas, avaliação audiológica comportamental e avaliação otorrinolaringológica. Estes lactentes serão acompanhados semestralmente até os três anos de idade para determinar os marcos do desenvolvimento auditivo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Silvia Amelia Verdiani Tfouni
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
contaminantes químicos em produtos à base de microalgas: alimentação e saúde pública
Resumo:
O cultivo de microalgas, além de ser uma prática sustentável e não envolver a criação de animais, gera biomassas de alto valor agregado que possuem em sua constituição compostos benéficos à saúde. Tais alegações, quando declaradas em produtos para o consumo humano, vêm despertando cada vez mais o interesse do consumidor. No entanto, apesar das vantagens, os produtos à base de microalgas usados na alimentação podem apresentar compostos tóxicos e representar uma preocupação à saúde. Dentre estes compostos destacam-se os metais (Al, As, Cd, Hg, Pb) e os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), que são acumulados pelas microalgas e podem ocorrer na biomassa por resultado da contaminação ambiental, natural ou antropogênica. Já os ésteres de 3-monocloropropano-1,2-diol (3-MCPDE), 2-monocloropropano-1,3-diol (2-MCPDE) e de glicidol (GE) são compostos tóxicos formados no processo de refino de óleos comestíveis, podendo ocorrer em óleos de microalgas. Portanto, a avaliação de contaminantes químicos em produtos à base de microalgas para o consumo humano é uma demanda urgente, sendo que os dados existentes na literatura ainda são muito limitados. Dessa forma, a presente proposta pretende avaliar a ocorrência de contaminantes químicos em produtos de microalgas (suplementos alimentares em pó e óleo), comercializados no Brasil e em Portugal, otimizando e validando os métodos analíticos empregando a espectrometria de emissão por plasma com acoplamento indutivo (ICP OES) para a determinação de metais, a cromatografia líquida de alta eficiência com detecção por fluorescência (HPLC-FLD) para a análise de HPAs e a cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG-MS) para a quantificação de 3-MCPDE, 2-MCPDE e GE. Com base em informações sobre o consumo de suplementos à base de microalgas pela população, será avaliada a ingestão dos contaminantes e o risco à saúde, bem como o risco-benefício, considerando que estes produtos também contêm compostos benéficos.
Instituição/UF/País:
Instituto de Tecnologia de Alimentos - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Silvia Barreiros dos Reis
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Arqueologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise para identificação de remanescentes humanos resgatados do laboratório de curadoria de antropologia biológica, museu nacional, ufrj
Resumo:
No incêndio de 2 de Setembro de 2018 que devastou a sede do Museu Nacional, UFRJ, todo o acervo do Setor de Antropologia Biológica foi atingido. O acervo é composto por coleções provenientes principalmente de sítios arqueológicos, como diferentes sambaquis do litoral brasileiro e diferentes sítios da região de Lagoa Santa. Desde o estabelecimento do Núcleo de Resgate, a equipe curatorial de Antropologia Biológica vem participando diretamente do resgate dos remanescentes humanos. A Reserva Técnica, localizada no terceiro andar, colapsou até o térreo e foi escavada a partir da perspectiva da arqueologia forense, mapeando cuidadosamente a dispersão dos remanescentes colapsados em um cenário de sinistro. Sem a preservação da localização original destes, é necessária uma nova abordagem para buscar identificar os remanescentes o máximo possível. Destarte, objetiva-se analisar os remanescentes que estavam guardados no Laboratório de Curadoria, no térreo, cuja localização original foi preservada e a respectiva identificação, em diferentes níveis, é possível. Considerando os processos diferenciados de diagênese pelos quais cada remanescente foi modificado, segundo sua proveniência temporo-espacial, é esperado que sua composição tenha respondido de forma distinta, seja de forma acentuada ou discreta. A análise macroscópica buscará elementos que possam indicar potencial diferenciação, sem intervenção intrusiva ou destrutiva. A partir da análise microscópica, tanto de composição quanto histológica, buscaremos avaliar se elementos acentuados ou discretos na análise macroscópica podem de fato ser usados como indicadores de identificação e em quais níveis. Nesse sentido, o teste de diferentes análises de caracterização dos remanescentes com identificação conhecida pode promover a elaboração de um protocolo a ser aplicado nos demais remanescentes das demais áreas de guarda e em outros espaços afetados pelo mesmo tipo de sinistro.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Silvia Eloiza Priore
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inquéritos de base populacional que realizam coleta de material biológico: uma revisão de escopo
Resumo:
Inquéritos populacionais foram desenvolvidos para auxiliar na formulação e avaliação de políticas públicas, contribuindo para reorientação dessas de acordo com as necessidades e vulnerabilidades da população.Com as informações coletadas é possível conhecer a distribuição de fatores de risco de populações específicas, o que possibilita desenvolver ações visando a prevenção e contribuindo para a saúde e qualidade de vida das populações. Objetiva-se avaliar os inquéritos populacionais, nacionais e internacionais, que realizam coleta de material biológico, realizados em população residente em domicílios particulares, representativos de suas respectivas nações. O projeto será desenvolvido na UFV em parceria com a UnB. Será realizada uma revisão de escopo, seguindo a metodologia proposta pelo manual do Joanna Briggs Institute, com base nas perguntas norteadoras: Quais são os inquéritos, de abrangência nacional, com coleta de material biológico, realizados em população residente em domicílios particulares? Como esses inquéritos são realizados? A revisão irá considerar artigos e documentos oficiais referentes aos inquéritos populacionais. Os resultados serão relatados na íntegra na revisão de escopo final e apresentados em um diagrama de fluxo de itens de Relatório Preferidos para Revisões Sistemáticas e Meta-análises para revisão de escopo (PRISMA). A qualidade desta revisão de escopo será avaliada pelo método Assessment of Multiple Systematic Reviews (AMSTAR). Os produtos finais deste edital, serão artigo científico a ser publicado em revista indexada; resumo a ser apresentado em eventos da área de saúde ou similar; capacitação de toda equipe envolvida para padronização do protocolo de pesquisa e desenvolvimento das atividades. Também serão elaboradas publicações como relatório, cartilhas informativas, posts em redes sociais e materiais audiovisuais para divulgação dos resultados encontrados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
08/12/2021-31/12/2022
Silvia Helena Ribeiro Cruz
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Turismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cartografia da vulnerabilidade socioambiental das populações ribeirinhas nas ilhas de cotijuba e combú em belém/pa: planejamento e ordenamento para o turismo comunitário
Resumo:
Esse estudo surge a partir de leituras, experiências empíricas e técnicas quanto aos problemas enfrentados pelas ilhas de Belém no que concerne a ocupação desordenada nos últimos vinte anos. A ocupação do território das ilhas de Cotijuba e Combú apresentam duas décadas de avanços quanto a instalação de equipamentos turísticos de hospedagem, alimentos e bebidas, entretenimento, casa de segunda residência e comércio em geral. Essas instalações tem contribuído para um processo de desmatamento das ilhas, ocupações sem condições estruturais quanto ao saneamento, ocupação desordenada e ausência de conforto para população residente e visitantes. Tem como objetivo analisar a vulnerabilidade socioambiental das populações ribeirinhas das ilhas de Belém/PA, especificamente ilhas de Cotijuba e Combú, para o planejamento e ordenamento do Turismo Comunitário, ilhas essas que estão em extenso e profundo processo de ocupação desordenadamente. Os procedimentos metodológicos pautar-se-ão nos estudos dos riscos e vulnerabilidade ambientais por meio do uso de Sistemas de Informações Geográficas e elaboração de mapas para análises; Uma ferramenta importante para análise da vulnerabilidade social é o perfil socioeconômico da população investigada e propensa aos riscos, que no caso desse projeto, a população residente nas Ilhas de Cotijuba e Combú, assim como a aplicação da técnica da Cartografia Social, quando a população poderá auto identificar-se no processo do turismo e apontar os problemas oriundos desse. Ainda, será elaborado uma tabela com as características, variáveis, natureza da influência do turismo para que os pesquisadores possam representar as ações de riscos inerentes aos territórios. As análises, tanto da vulnerabilidade ambiental quanto social passarão por um processo de interseção da exposição e propensão à riscos e vulnerabilidades por parte da população local advindos da atividade turística desordenada, e assim definir o Plano de Ação para o turismo comunitário.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Silvia Luciana Fávaro
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo do efeito mecanocalórico em compósitos de matriz elastomérica para aplicação em refrigeração do estado sólido
Resumo:
Os sistemas de refrigeração convencionais passaram por grandes avanços nos últimos anos em termos tecnológicos. No entanto, a utilização de gases nocivos ao meio ambiente ainda é uma realidade nesses equipamentos e a busca por maior eficiência energética tem impulsionado o desenvolvimento de tecnologias limpas e que exijam menor consumo de energia. Neste contexto, a utilização de refrigerantes sólidos se destaca como uma alternativa promissora no desenvolvimento de novos dispositivos de troca térmica. Entretanto, os materiais refrigerantes existentes atualmente constituem os grandes desafios em termos de desenvolvimento, por não apresentarem efeito calórico significativo. Este efeito pode se manifestar por diferentes princípios, por exemplo através da variação do campo magnético, elétrico ou da tensão mecânica aplicada no material. Dentre os efeitos calóricos, o magnetocalórico é o mais difundido. No entanto, apresenta baixa eficiência e alto custo. Já os materiais que apresentam efeito mecanocalórico têm se mostrado mais eficientes quanto a capacidade de troca térmica e custo de materiais. Apesar do grande potencial que os sistemas mecanocalóricos possuem, ainda existem muitas lacunas quando se trata de estudos de materiais poliméricos, em especial os elastômeros, aplicados a processos de refrigeração. A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de compósitos de matriz elastomérica que serão analisados quanto a eficiência técnica e econômica do processo de refrigeração, devido ao efeito mecanocalórico (especialmente no que diz respeito aos efeitos barocalórico e torsiocalórico) podendo-se atingir eficiência melhor que aquela verificada na refrigeração convencional. Serão estudados materiais compósitos utilizando elastômeros (TPU, PVC, TPO e TPE) como matriz e diferentes tipos de cargas (grafite, óxido de alumínio, carbeto de silício, grafeno, e nanotubos de carbono) para o futuro desenvolvimento de equipamentos que se utilizem da refrigeração de estado sólido.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Silvia Márcia Ferreira Meletti
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
direito à educação e a escolarização de pessoas com deficiência no brasil.
Resumo:
No Brasil, desde a Constituição de 1988, as políticas públicas indicam a necessidade de implementar práticas inclusivas no Sistema Nacional de Educação de modo a garantir o acesso, a permanência e a escolarização das pessoas com deficiência. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos físico, mental, intelectual e/ou sensorial de longo prazo, que, em interação com as barreiras, pode limitar sua participação na sociedade em igualdade de condições. O Sistema Nacional de Educação, regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, organiza todas as etapas e modalidades da educação básica e do ensino superior. Temos como questão: De que modo o Sistema Nacional de Educação está organizado, nas diferentes regiões geográficas, em termos de acesso, de permanência e da natureza dos serviços educacionais destinados às pessoas com deficiência? A análise proposta, realizada por meio de indicadores demográficos e educacionais, permite compreender em que medida sua escolarização é uma expressão de ações públicas efetivas, condizentes com o direito à educação. Teremos como fonte as estatísticas públicas dos Censos Demográfico (IBGE, 2010), da Educação Básica e do Ensino Superior (INEP, 2007 2023). As estatísticas públicas são reconhecidas pela literatura nacional e internacional como subsídios fundamentais para avaliação e implementação de políticas sociais. Serão utilizados os softwares IBM SPSS e R-Project 4.1.1. Realizaremos a análise exploratória de dados para maximizar a obtenção de informações e produção de indicadores; testes qui-quadrado para relacionar dependências entre variáveis e diagrama de lexis para representar como o tempo intervém na trajetória dos estudantes. Com isso, obteremos um diagnóstico longitudinal por região demográfica e pela segmentação das trajetórias escolares, compreendendo a configuração e o processo de implementação da política de inclusão escolar como parte de uma política social mais ampla.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Sílvia Maria Ferreira Guimarães
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rede de articulação de prevenção à epidemia covid-19: narrativas, estratégias e técnicas de prevenção entre povos tradicionais e de periferias urbanas
Resumo:
Esta pesquisa pretende analisar as experiências de vivenciar uma pandemia no mundo contemporâneo a partir dos adoecimentos provocados pela SARS-CoV2 entre sujeitos e grupos periféricos (indígenas, quilombolas e pessoas que vivem nas periferias das grandes cidades). A proposta é fazer essa análise sobre as narrativas produzidas por esses sujeitos e coletivos a partir da experiência de viver, sentir e pensar sobre a atual pandemia. Pretende-se buscar nessas narrativas como a experiência de viver a pandemia se configura em um adoecimento, em estratégias de cuidado e reação à serviços e políticas de saúde. Para tanto, cada um dos pesquisadores irá desenvolver uma etnografia multi-situada (Marcus, 1995), onde o campo se torna um contexto que explode e envolve os sujeitos com os quais iremos buscar suas narrativas sobre a pandemia, além de notícias nas mídias governamentais e outras que abarcam as vidas dos sujeitos. Portanto, o objetivo geral é: - analisar as narrativas produzidas por sujeitos e coletivos indígenas e quilombolas e pessoas/coletivos que vivem nas periferias das grandes cidades sobre como estão vivenciando a pandemia do novo coronavírus; E objetivos específicos são: - identificar as estratégias e tecnologias de cuidado que estão sendo criadas; - mapear e analisar como os serviços de saúde estão atuando nessas comunidades. Nossa hipótese é que diante da ausência dos serviços de saúde e da desigualdade social que dificuldade o acesso de determinados coletivos às tecnologias de cuidado, esses coletivos criam estratégias para se protegerem e cuidarem nesse contexto, buscam pelas garantidas de seus direitos, apesar de tantas mortes que viveram. A proposta apresenta relevância e importância por pretender dialogar com epistemologias desses coletivos periféricos e mapear estratégias de cuidado efetivas. Vale mencionar que o Secretário Geral da OMS chamou atenção, que era preciso adaptar estratégias de prevenção à covid-19 em países da América Latina e África.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Silvia Martins dos Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xxvi ciência viva
Resumo:
A Ciência Viva é uma feira do conhecimento, realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia-MG, aberto a estudantes da educação básica (fundamental, médio, profissionalizante e da educação de jovens e adultos - EJA) das instituições de ensino do município e completará 26 anos em 2021. O objetivo da feira Ciência Viva é o de divulgação e popularização da Ciência, buscando promover a capacidade criativa e investigativa na construção do conhecimento, estimulando a realização de atividades de pesquisa nas escolas. Nesse sentido, acreditamos poder contribuir para formar estudantes comprometidos com o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade, além de despertar vocações e de revelar capacidades. As atividades são planejadas de forma a envolver a participação de equipes das escolas do município de Uberlândia e região, que serão selecionadas por uma banca avaliadora para apresentar seus trabalhos no evento principal, que deverá contar com a participação de 80 trabalhos. Serão realizadas ações formativas, como minicursos e oficinas, voltadas a professores e estudantes da educação básica interessados em participar da feira, buscando ajuda-los a compreender a proposta da feira e as suas possibilidades de participação, bem como aprender com suas práticas, favorecendo as trocas de saberes e estreitar a relação entre os organizadores da feira e os professores e alunos da educação básica. Além disso, a equipe de pesquisadores e monitores que compõe a comissão organizadora da feira buscará apoiar as ações desenvolvidas pelos professores e alunos nas escolas, buscando continuamente colaborar com esses no desenvolvimento dos trabalhos. Dentre os trabalhos apresentados haverá a seleção de pelo menos um para apresentação em evento de âmbito nacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
30/12/2020-31/12/2022
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