Projetos de Pesquisa

 

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Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos

Ciências Humanas

Educação
  • popularização da ciência através da divulgação das pesquisas científicas desenvolvidas nas escolas da região do agreste pernambucano
  • Na sociedade sabe-se que a ciência escolar é rotineira, pouco atrativa, tediosa e muito difícil, pois o processo de ensino é dificultado devido a escola ter limitações de espaço físico e material, e da resistência de aprendizagem por parte dos alunos na área das Ciências da Natureza. Deste modo, é necessário tornar esse processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e prazeroso, pois se com o passar dos anos o educando mudou, o professor também precisa mudar. No contexto formativo, esta transformação pode ocorrer durante a formação inicial do professor, ao se vivenciar disciplinas que possuem caráter formativo. Logo, acredita-se, que através da mudança na prática metodológica, o professor pode permitir aos seus alunos “três conjuntos de competências: comunicar e representar; investigar e compreender; contextualizar social ou historicamente os conhecimentos.” (BRASIL, 2002), estimulando os alunos a adquirirem um maior interesse pelas aulas de Ciências. Para os professores atuantes na educação básica, se faz necessária a realização de práticas de formação continuada com viés de transformar sua prática docente. Desta forma, para mudança da prática docente, identifica-se que uma das soluções é o desenvolvimento de prática científica em sala de aula, que possibilita o aluno descobrir que a metodologia de pesquisa se baseia na exploração ativa, no seu envolvimento pessoal, no uso dos sentidos, no estímulo a curiosidade, no esforço intelectual na formulação de questões e na busca de respostas. Fomentar a pesquisa no viés investigativo, com realização de perguntas, possibilita no aluno o desenvolvimento da indagação e do interesse pela ciência, fazendo com que o mesmo construa suas respostas, transformando a sua qualidade de vida e as relações entre os homens e o meio. Nesta situação, o professor deve ter noção de que ele continua tendo experiência na produção dos saberes, mas que não é um transmissor do conhecimento, e sim um mediador do conhecimento. Assim, é preciso compreender que os alunos são verdadeiros autores da construção e da reconstrução do saber que lhe é ensinado (FREIRE, 1996), e que o recurso utilizado durante a aula faz parte dos instrumentos utilizados durante este processo. Considerando a contextualização como uma possibilidade de se aprender Ciências de forma mais significativa, esta perspectiva perpassa nos contextos da realidade, vivência, no cotidiano, no contexto social e cultural do ser, além de relacionar com os conhecimentos prévios dos alunos. Assim, ela é o eixo norteador para o ensino das Ciências, significando um entendimento mais complexo dos fatos e fenômenos que acontecem no cotidiano, com a compreensão de uma problemática e a sua consequente resolução. Ao se analisar estas discussões, percebe-se que os professores buscam atividades de cunho investigativo geralmente na realização de atividades científicos culturais, conhecidas no ambiente escolar como ‘Feiras de Ciências’. Infelizmente, estas práticas acontecem como uma atividade isolada do conteúdo, onde os assuntos escolhidos são diferentes do que se é explorado em sala de aula. Além disto, o que é mais grave é que as ‘pesquisas’ realizadas pelos alunos ocorrem em função da realização da Feira de Ciências da escola, e não o contrário. Ou seja, a Feira de Ciências deveria ser a culminância final das atividades investigativas desenvolvidas pelos alunos no decorrer de um período com fins de se fazer ciência, com qualidade e caráter científico, pois basicamente se identifica mais um caráter de pesquisa bibliográfica, com montagem de maquetes e exibição de experimentos. As Feiras de Ciências se apresentam como práticas educativas de ambientes não-formais que possibilita a alfabetização científica de indivíduos de modo geral. Além disto, ela incentiva os alunos a desenvolverem atividades científicas que favorecem a realização de ações interdisciplinares, estimulando o planejamento e execução de projetos. Ademais, estimula o aluno na busca e elaboração de conclusões a partir de resultados obtidos, desenvolvendo no aluno também a capacidade de elaborar critérios de análise e interpretação de dados para compreensão de fenômenos ou fatos, sejam científicos ou do cotidiano. Assim, a Feira possibilita um trabalho cooperativo, pois poderá resolver problemas de outras localidades além dos encontrados por eles. Ou ainda, ter a possibilidade de buscar novos objetos de investigação com novos parâmetros de produção. Ademais, considerando que para a construção do trabalho de pesquisa, na região do agreste, no qual este projeto será desenvolvido, os alunos precisam realizar leituras, pesquisas, entrevistas, experiências, construções, sistematização e roteiros de apresentação, isto envolve um esforço que requer planejamento, divisão de tarefas, e controle das ações. Nesta perspectiva, espera-se que a II Feira de Ciências do Agreste possa estimular professores e estudantes de escolas públicas e privadas a desenvolverem uma aproximação entre pesquisa e ensinodas Ciência, utilizando o método científico como um dos instrumentos para o desenvolvimento de habilidades específicas. Além de contribuir com a promoção e ampliação do ensino de ciências de qualidade em todos os níveis de ensino, valorizando a curiosidade, a criatividade e a experimentação. Esta ação oportuniza ao aluno a integração com outros estudantes e empresas de diversos setores da Região do Agreste, de modo que seja possível a ampliação de suas relações pessoais e profissionais, socializando os resultados dos trabalhos desenvolvidos na pesquisa, contribuindo assim para a formação de cidadãos aptos para atuar na realidade socioambiental. Estimulando o interesse científico dos alunos de ensino fundamental, médio e superior da região, nas diversas áreas do conhecimento, fortalecendo os ambientes formais e não-formais de ensino como ambientes de aprendizagem.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Flávia da Fonseca Feitosa

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • representações espaciais e multidimensionais do deficit habitacional (reside)
  • O deficit habitacional brasileiro atinge uma notável parcela da população e encontra-se posicionado como tema de reconhecida relevância no âmbito acadêmico e das políticas públicas. Entretanto, sua caracterização e quantificação ainda é permeada por controvérsias e reconhecidas lacunas do conhecimento. Levando em consideração as limitações, potencialidades e complementariedades das metodologias existentes para a estimativa do deficit habitacional, o desafio norteador deste projeto consiste no desenvolvimento de uma abordagem multidimensional e explicitamente espacial de caracterização e mensuração do deficit habitacional, dentro e fora dos assentamentos precários. Para tanto, o projeto basear-se-á no uso intensivo de dados de fontes diversas, geotecnologias, métodos estatísticos e técnicas de análise espacial para desenvolver indicadores das distintas dimensões das necessidades habitacionais, elaborar modelos para a identificação e caracterização de tipologias de assentamentos precários, bem como desenvolver estratégias de integração espacial das múltiplas representações construídas para estimar o deficit habitacional.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Flávia de Lima Osório

Ciências da Saúde

Medicina
  • saúde mental e sobrecarga emocional de profissionais de saúde do brasil envolvidos no atendimento a pacientes portadores de covid-19: indicadores e fatores associados
  • As condições gerais de saúde de profissionais envolvidos nos cuidados dos pacientes acometidos pela COVID-19 têm se mostrado comprometidas, não só pelo risco iminente de contaminação a que estão expostos, mas também pela sobrecarga de trabalho e estresse decorrente do colapso do sistema de saúde, ampliando os riscos para o desenvolvimento de transtornos mentais diversos. Conhecer esse cenário atual de sobrecarga emocional dos profissionais de saúde pode favorecer que tratamentos efetivos e modelos preventivos de intervenção e assistência sejam prontamente adaptados e instalados gerando, assim, um menor impacto para saúde pública em geral e para os profissionais individualmente. Assim, o objetivo desse estudo é avaliar e acompanhar a evolução dos indicadores de saúde mental e sobrecarga emocional de profissionais de saúde brasileiros que atuam nos cuidados à portadores de COVID-19 e identificar os fatores de risco e proteção associados. Para isso, uma amostra de conveniência (não probabilística) e composta por diferentes profissionais de saúde brasileiros (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentistas, farmacêuticos e assistentes sociais) envolvidos nos cuidados a pacientes com COVID-19, durante o período de pandemia, será avaliada por meio da auto avalição de sinais e sintomas. Os participantes receberão um link eletrônico para acesso à pesquisa, gerado pelo aplicativo SURVEY da plataforma REDCap, o qual será disseminado via redes sociais, mídias eletrônicas e contatos com instituições de saúde de relevância no país. Ao acessar o link o participante terá acesso ao TCLE e somente prosseguirá após lê-lo e assiná-lo digitalmente. Após essa etapa, serão apresentados instrumentos para auto preenchimento, relacionados à avaliação de ansiedade, depressão, sono, estresse e burnout (variáveis de desfecho), além de um questionário para caracterização sociodemográfica e profissional e instrumento para avaliação de traços de personalidade e coping. Ao término, os dados automaticamente serão salvos e arquivados na plataforma REDCap para posterior análise. Os participantes serão convidados a continuar participando do estudo (fase de seguimento) e, aqueles que aceitarem, receberão, a cada quinze dias, nos próximos três meses (total de seis vezes: D15, D30, D45, D60, D75, D90), um link (via email ou celular) para responder os instrumentos de desfecho. Testes para comparação de grupos (paramétricos ou não paramétricos) serão utilizados para comparar cada sintoma entre dois ou mais grupos, de acordo com variáveis de interesse (por exemplo, sexo, profissão, anos de profissão, região do Brasil, condição de saúde mental prévia, entre outros). Para avaliar possíveis fatores de risco/ proteção para a saúde mental dos participantes será utilizada a análise de regressão logística multivariável. Adotar-se-á como nível de significância p>0.05.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 16/07/2020-15/08/2022
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Flávia Eloisa Caimi

Ciências Humanas

Educação
  • a produção do conhecimento escolar no cotidiano de escolas de ensino fundamental: interações discursivas
  • O presente projeto estabelece interlocução com dois campos afetos à pesquisa educacional: os estudos sobre a produção do conhecimento na escola e sobre os aspectos culturais e psicológicos implicados nos processos de aprendizagem. Emerge da necessidade de compreender o fato de o Brasil, apesar de ter atingido as metas de universalização da escolarização pública ainda na década de 1990, não ter resolvido o problema da qualidade dos processos pedagógicos e das aprendizagens no âmbito do espaço escolar até o presente momento. Tal cenário exige estudos sobre o que acontece nas salas de aula que faz com que, apesar do tempo destinado a ela por crianças, jovens e professores, a qualidade das aprendizagens não esteja em consonância com os esforços e as capacidades empregados e com os resultados esperados de cada ano de escolarização. O projeto sustenta-se, ainda, nos achados de pesquisas anteriores, desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização – GEPALFA, os quais permitiram observar que, apesar de as crianças manterem relações produtivas com o conhecimento escolar, nem sempre os conceitos que lhes são disponibilizados contribuem para o alargamento das formas de conhecimento que já possuem. Em sala de aula ocorre a elaboração de conceitos, mantidos, porém, em um nível elementar, pois se observou a ausência de intervenções que facultem o envolvimento entre conceitos espontâneos e conceitos científicos em um sistema que permita o desenvolvimento ascendente dos primeiros em direção aos segundos (VIGOTSKI, 2001). Na teoria histórico-cultural, abordagem a que se filia esta proposta, o problema dos conceitos científicos é tratado como uma questão de ensino e de desenvolvimento, já que a sua aprendizagem é possibilitada pelos conceitos espontâneos e aquela, por sua vez, possibilita o desenvolvimento. Segundo Pontecorvo, Ajello, Zuccermaglio (2005), com base nos estudos sobre a interação verbal de Bakhtin (1997) – aos quais este projeto também se filia – e sobre o desenvolvimento mental em Vigotski (2001), afirmam que há um suporte externo na forma de mecanismos de controle que é dado pelos contextos interativos adulto-criança e também pela interação entre pares, o qual oferece oportunidade de explicitação e de consequente justificação das próprias ações. Considerando o exposto, pergunta-se: sendo a sala de aula um ambiente de ensino, de reflexão e de sistematização de conhecimentos e concebendo que a tomada de consciência é alcançada por meio do recurso a conceitos científicos, mediante que condições ocorre, nesses espaços, a emergência desse processo? São situações intencionais que dinamizam esse processo? Que suportes externos são dados pelos contextos interativos adulto-criança e também pela interação entre pares para que sejam explicitados os conceitos espontâneos e sejam justificadas as ações de pensamento em curso na relação com um dado objeto de conhecimento? Que lugar ocupam os diferentes sujeitos e recursos mediacionais (materiais didáticos, fontes de informação) no processo de apropriação/domínio de conceitos científicos em sala de aula? O projeto de pesquisa em exposição centra, por fim, a investigação na seguinte questão: que mecanismos pedagógicos, psicológicos e/ou culturais restringem, dificultam, impulsionam e/ou ampliam os processos de organização de sistemas de conceitos, que se materializam no curso das interações discursivas professor – estudante – objeto de conhecimento, em salas de aula do Ensino Fundamental de escolas públicas? Para atender às exigências postas por esse problema, o GEPALFA busca no GESPE – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação (UPF) uma parceria, ampliada pela participação de consultores pertencentes a outros três grupos de pesquisa: o GEPSA (UFMG), o GEALE (UFPel) e o Grupo de Pesquisa História e Ensino de História (UEL). Tais grupos dispõem-se a investigar o processo de elaboração de conceitos em situações de ensino e de aprendizagem em sala de aula, materializado nas interações discursivas que ocorrem na tríade professor – aluno – objeto de conhecimento e concebido como um dos territórios em que os sistemas de conceitos emergem e os conceitos espontâneos e científicos se relacionam. Em termos metodológicos, a pesquisa inscreve-se no âmbito das pesquisas qualitativas e tem por base a etnografia interacional apresentada por Gumperz e seu grupo (COOK-GUMPERZ, 1991a; GUMPERZ, 1982) e desenvolvida nos trabalhos do GEPSA (GOMES; NEVES; DOMICINI, 2015). O trabalho de campo realizar-se-á junto a classes de Ensino Fundamental – 4º e 5º e 6º ano – de escolas da rede pública de Passo Fundo/RS e região que estabelecerem parceria com o GEPALFA e o GESPE. Os dados produzidos mediante videogravação, entrevista semi-estruturada, observação, identificação e análise de documentos e registro fotográfico de situações de produção individual e/ou coletiva serão analisados em conformidade com os princípios da análise microgenética, que, de acordo com Góes (2000). Por meio dos resultados desse trabalho, pretende-se contribuir com os estudos sobre o ensino e a aprendizagem de áreas de conhecimento que discutem como os objetos a ensinar e os objetos ensinados atuam em uma sala de aula e aprofundar relações de mútua colaboração entre distintos grupos de pesquisa que têm como foco os processos de ensino e de aprendizagem no contexto da sala de aula. Fundamentalmente, almeja-se que de suas conclusões professores e gestores dos sistemas de ensino possam se beneficiar, a fim de planejar e implementar projetos e práticas que atuem proativamente sobre a complexa e preocupante realidade educacional brasileira.
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Flávia Jorge de Lima

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • análise comparativa dos registros deposicionais do planalto sedimentar do araripe (ce) e do maciço de água branca (al) e adjacência: contribuição aos estudos de morfogênese do nordeste do brasil ao longo do quaternário superior
  • A compreensão dos processos formativos assume um papel fundamental para explicar detalhadamente os elementos causadores de rupturas no equilíbrio das condições ambientais e, consequentemente, desencadeadores dos episódios de maior atividade geomórfica nas encostas. No decorrer do tempo geológico as formas de relevo são esculpidas, elaboradas e reafeiçoadas pela dinâmica superficial, cujos registros guardados nos modelados de agradação são capazes de elucidar como as diferentes paisagens evoluíram e quais processos atuaram. Propõe-se como áreas de pesquisa o sertão alagoano - Maciço de Água Branca e adjacência - e o setor E-NE do Planalto Sedimentar do Araripe, por corresponderem a ambientes reconhecidos como “Brejos de altitude” encravados no contexto regional de semiaridez. O uso das propriedades micromorfológicas como caminho elucidativo dos principais processos geradores de depósitos e suas transformações pós-deposicionais constituirá uma ferramenta importante na constatação de marcadores paleoclimáticos de caráter regional. Tem como objetivo geral caracterizar, em escala macroscópica (descrição de seções estratigráficas) e microscópica (luz visível), os sedimentos coluviais modernos e pretéritos encontrados ao longo do maciço de Água Branca e adjacência e do setor E-NE do Planalto Sedimentar do Araripe (aqui incluindo o registro de paleossolos). A metodologia do trabalho pautará na abordagem morfoestratigráfica, na sedimentologia, micromorfológia de solos e datação por Luminescência Opticamente Estimulada (LOE). Espera-se, balizado por dados descritivos de seções estratigráficas, reconhecer marcadores paleoclimáticos de caráter regional, estabelecendo uma cronologia dos processos paleoambientais responsáveis pela morfogênese no interior do Nordeste do Brasil ao longo do Quaternário Superior
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Flávia Lúcia Chein Feres

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • saúde, capital humano e desenvolvimento: uma análise das condições iniciais e o papel dos pais ou responsáveis
  • Segundo a Organização Mundial da Saúde (2014), uma saúde melhor é central para a felicidade e bem-estar dos homens. A saúde gera também uma contribuição para o crescimento econômico, uma vez que a população saudável sobrevive por um tempo mais longo, é mais produtiva e acumula mais riqueza. Atualmente, a literatura atribui aos cuidados durante a primeira infância, em particular, àqueles relacionados às condições nutricionais, a ligação entre o investimento em saúde e o desenvolvimento do capital humano. Com relação à saúde da criança, seu desenvolvimento e crescimento, Hoddinott et al. (2008) apontam para o período entre zero e dois anos de idade como o mais eficiente para investir em nutrição, analisando especificamente a causalidade entre status nutricional na infância com sua produtividade e estado de saúde na idade adulta, concluindo que esta é uma causalidade positiva e significativa. Desta forma, as condições nutricionais e de saúde durante o início da vida, que representam um período crítico para a formação de habilidades que irão reger os resultados futuros obtidos por este , constituem um dos elementos mais importantes que permitir que os indivíduos percebam seu potencial e desenvolvam-se como agentes sociais. Neste contexto, a proposta deste projeto é investigar os efeitos de condições adversas na primeira infância sobre resultados futuros, explorando questões relacionados a ocorrência de seca e incidência da malária na vida intrauterina até os primeiros anos de vida, bem como o papel das pais ou responsáveis sobre o desenvolvimento futuro de habilidades cognitivas e não-cognitivas das crianças.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Flávia Maria Galizoni

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • efeitos da covid19 sobre agricultura familiar, alimento e água no vale do jequitinhonha mineiro.
  • Este projeto, baseado na parceria entre instituições de ensino e organizações de desenvolvimento rural do vale do Jequitinhonha mineiro, tem por objetivo levantar, registrar, analisar e disseminar informações sobre as soluções locais, os entraves e as demandas ocasionadas pela quarentena da COVID-19 sobre a agricultura familiar do vale do Jequitinhonha mineiro. Utilizando recursos materiais e humanos pré-existentes nas instituições parceiras, e recorrendo exclusivamente a meios telefônicos ou digitais durante o período de confinamento, recolherá semanalmente dados sobre os efeitos do coronavírus sobre autoabastecimento, abastecimento urbano, renda, água e saúde de agricultores familiares de dez municípios, sistematizará os resultados para devolve-los por todas as mídias possíveis à região, com propósito de disseminar informações sobre soluções locais, estimular ações conjuntas e subsidiar programas públicos. Ao final da quarentena, propõe-se levantamento de campo para avaliar, junto a agricultores e agentes de desenvolvimento rural, as dificuldades, soluções e a eficácia dos programas públicos adotados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 16/07/2020-15/09/2022
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Flavia Pereira Xavier

Ciências Humanas

Educação
  • efeito das escolas públicas de ensino fundamental sobre o atraso escolar e a reprovação
  • Este projeto de pesquisa se insere no campo de investigação sobre efeitos das escolas. Tradicionalmente a pesquisa nessa área tem definido o efeito-escola em termos dos ganhos médios de desempenho que uma escola é capaz de agregar aos seus alunos. Entretanto, o que propomos na pesquisa é calcular os efeitos das escolas em termos da trajetória regular dos alunos. As trajetórias também constituem um indicador importante para a avaliação das políticas públicas é uma dimensão importante para a garantia do direito à educação. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivos (1) calcular os efeitos das escolas públicas de ensino fundamental, relacionados à trajetória (atraso escolar e reprovação), com base nos dados da Prova Brasil de 2007 a 2017 e (2) associar esses efeitos a um conjunto de indicadores contextuais das escolas que serão produzidos no âmbito da pesquisa com base nos dados do SAEB de 2007 a 2017. Serão produzidos indicadores contextuais dos alunos (NSE, hábitos culturais e envolvimento dos pais) e indicadores escolares relacionados à liderança escolar, clima escolar, características dos professores e ensino e infraestrutura das escolas. Eles serão estimados por meio do emprego de um modelo da teoria da resposta ao item – TRI apropriado para itens com respostas graduadas. Os efeitos das escolas em termos de atraso escolar e reprovação serão estimados por meio de modelos hierárquicos logísticos, controlados por variáveis de características dos alunos e do contexto escolar. Espera-se com a pesquisa contribuir para o fortalecimento da área de avaliação educacional, bem como para a formação de alunos de graduação e Pós-graduação em um campo de alto impacto social.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Flávia Regina Capellotto Costa

Ciências Biológicas

Ecologia
  • impactos antrópicos no ecossistema de floresta tropical
  • Durante a primeira fase do PELD foi possível entender de forma geral os impactos de ações antrópicas diretas (fragmentação florestal e extração seletiva de madeira) sobre alguns componentes das florestas amazônicas de terra-firme, e determinar os padrões de distribuição de populações, comunidades e processos ecossistêmicos em função da variação ambiental no espaço. Entretanto, alguns aspectos ainda não estudados são cruciais para entender o futuro da floresta tropical frente às mudanças locais e globais. Embora os efeitos de longo prazo de perturbações locais tenham sido bem entendidos para componentes críticos do ecossistema (biomassa arbórea, dinâmica florestal, serapilheira), os efeitos de longo prazo das perturbações locais sobre vários componentes da biodiversidade ainda não foram estudados. Os potenciais efeitos de mudanças climáticas só podem ser avaliados com estudos de longa duração, o que demandou a acumulação de dados durante todo o período anterior do PELD, e que agora podem ser avaliados para diferentes componentes da biodiversidade ou para aspectos físicos, como o microclima. Além disso, espera-se uma sinergia entre efeitos de mudanças climáticas e as perturbações antrópicas locais, o que demanda que os estudos tenham longa duração, para que se possa entender como modificações climáticas vão afetar florestas já fragilizadas por perturbações prévias. Outro aspecto que demanda mais esforços é a interação entre a dinâmica temporal e a variação ambiental no espaço, já que os estudos realizados até o momento têm indicado que a dinâmica não é igual em todas as partes da paisagem, sendo assim, os efeitos de mudanças climáticas podem ser mais acentuados em certos ambientes locais (mais secos ou mais úmidos). Do ponto de vista aplicado, os estudos realizados nos períodos anteriores fornecem subsídios para desenvolvermos técnicas de recuperação de áreas degradadas. Desta forma, neste ultimo período da segunda fase do PELD , temos como objetivo realizar a última série de monitoramento da dinâmica de vários grupos de plantas e animais que permitirão a análise da primeira série de longo prazo (10 a 17 anos), e publicar estes resultados. As grandes questões centrais do PELD Manaus são: 1) Quais os efeitos de longo prazo das perturbações locais naturais e antrópicas sobre vários componentes da biodiversidade? 2) Quais as sinergias entre efeitos de mudanças climáticas e as perturbações antrópicas locais sobre populações, comunidades e processos ecossistêmicos?, 3) Quais são as interações entre a dinâmica temporal de populações, comunidades e processos ecossistêmicos e a variação ambiental no espaço? E 4) Quais as relações entre a dinâmica dos componentes bióticos, em especial, a vegetação e a variação temporal inter e intra-anual da água no solo?
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • 01/03/2017-30/11/2021
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Flavia Regina Souza Lima

Outra

Divulgação Científica
  • ciência sobre rodas
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Flávia Regina Spago de Camargo Gonçalves

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • avaliação do potencial antimicrobiano de extratos de araçaúna na conservação do pescado.
  • A intoxicação alimentar é um grave problema de saúde pública, sendo responsável por inúmeros casos de internações, podendo levar à morte do indivíduo além de causar sérios danos financeiros para o sistema de saúde do nosso país. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde e conscientes dos possíveis efeitos dos aditivos sintéticos usados na conservação dos alimentos, assim, a exigência pelo uso de compostos naturais como conservantes de alimento é cada vez maior. Os produtos provenientes da indústria de processamento de pescados são altamente perecíveis, sendo necessária a busca por produtos capazes de diminuir a proliferação de micro-organismos patogênicos e deterioradores nesses alimentos. Dentre as possíveis fontes de metabólitos com atividade antimicrobiana, estão as plantas. Na região Sul do Estado do Espírito Santo, encontra-se uma planta nativa muito pouco conhecida, a araçaúna (Psidium sp.). Este vegetal é muito utilizado na indústria de doces e sorvetes, mas pouco se sabe sobre suas propriedades farmacológicas. Estudos prévios mostram que a araçaúna é capaz de produzir compostos com atividade antimicrobiana, que podem ser extraídos de suas folhas, caule, flores e frutos. O objetivo desse projeto é avaliar o potencial antimicrobiano de extratos de Araçaúna no controle de micro-organismos contaminantes do pescado. As plantas serão coletadas, secas, e será obtido o extrato etanólico. Os extratos serão testados contra Bacillus cereus, Staphylococcus aureus, Salmonella sp., Vibrio parahaemolyticus e Escherichia coli utilizando a técnica de difusão em disco. A semipurificação dos compostos com atividade antimicrobiana será feita por cromatografia líquida à vácuo, utilizando solventes orgânicos de polaridade crescente. As frações obtidas serão monitoradas por cromatografia em camada delgada, serão testadas quanto à atividade antimicrobiana por técnica de difusão em disco e autobiografia, avaliadas quanto aos efeitos tóxicos, citotóxicos, aneugênicos e mutagênico e caracterizadas fitoquimicamente. As frações com atividade antimicrobiana e atóxicas serão utilizadas em teste de aumento da vida de prateleira de produtos da indústria de pescados, aspergindo-as na embalagem. As embalagens com o pescado serão mantidas em geladeira por 14 dias. Serão avaliados os parâmetros sensoriais, fisico-químicos e microbiológicos do pescado tratado com as frações de dois em dois dias e os dados serão analisados estatisticamente. Espera-se obter uma fração contendo um metabólito da araçaúna que seja capaz de diminuir a proliferação de micro-organismos no pescado, sem alterar a sua qualidade. Os resultados desta pesquisa, contribuirão para ampliação do conhecimento a respeito da ação farmacológica de bioativos presentes nessa espécie, incentivando a investigação do potencial farmacológico desta planta, com propósito de oferecer ao mercado mais uma alternativa para o controle da contaminação de alimentos, prevenindo assim, enfermidades ocasionadas pela intoxicação alimentar.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Flávia Tavares Silva Elias

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação da implantação de modelo de capacitação em ciência aberta baseado em competências: projeto piloto para pós-graduação na fiocruz
  • O movimento, de alcance internacional, em favor da ciência aberta nasceu da convicção e argumentação consistente de uma gama de atores sociais de que os modos atuais de produção e divulgação científica se constituem em verdadeiras barreiras à livre circulação e avanço do conhecimento científico, da informação e da cultura. A ideia central é que o endurecimento dos dispositivos e do sistema de propriedade intelectual evidenciado nos últimos 40 anos vem comprometendo, de forma significativa, o impacto que esses achados poderiam ter na vida das pessoas. Coincidentemente, esse movimento emerge ao tempo em que o avanço tecnológico se constituiu em oportunidade para o desenvolvimento de plataformas digitais capazes de dar suporte a abertura e propagação do conhecimento de forma célere e com razoável grau de confiabilidade. A ciência aberta é um campo em expansão e possui muitos adeptos na área das ciências da saúde e de outros campos científicos que impactam a saúde. Cabe destacar, no entanto, que sua adoção e implementação, em especial no que tange a abertura, compartilhamento e gestão de dados científicos, exige a concepção e emprego de métodos, ferramentas e abordagens educacionais baseadas no desenvolvimento de competências capazes de promover uma aprendizagem crítica e problematizadora. A proposta aqui apresentada centra-se na concepção, aplicação e avaliação de modelo de capacitação por competências que possa ser aperfeiçoado, com base nessa experiência, para aplicação nos demais programas de pós-graduação da Fiocruz. O mestrado em políticas publicas de saúde (MPPS) da Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília servirá de experiência piloto. O trabalho será realizado por equipe multidisciplinar e intersetorial, composta por pesquisadores que atuam em várias unidades da Fiocruz e do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, e que integram o Grupo de Trabalho de Ciência Aberta da Fiocruz, vinculado a Vice-presidência de Educação e Comunicação. Abrange análise documental de cursos internacionais preexistentes (FOSTER, entre outros), levantamento do perfil de produção técnico-científica dos discentes das quatro edições anteriores do MPPS, desenho e modelagem da capacitação e avaliação ex-anti e ex-post realizada por especialistas em avaliação em saúde que compõem a equipe de pesquisa. O curso/disciplina será desenvolvido de forma modular, na modalidade hibrida, com atividades presenciais e à distância, e cujo desenho será baseado em competências. Serão selecionadas dissertações para aplicação de planos de gestão para abertura de dados de pesquisa. Espera-se que a pesquisa avaliativa permita aperfeiçoar a proposta inicial e potencializar os benefícios da replicação dessa atividade pedagógica nos demais cursos de pós-graduação da Fiocruz.
  • Fundação Oswaldo Cruz - DF - Brasil
  • 04/07/2019-28/02/2022
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Flávia Troncon Rosa

Ciências da Saúde

Nutrição
  • concentração de vitamina d no tecido adiposo subcutâneo e visceral de indivíduos com obesidade e sua relação com alterações metabólicas teciduais e sistêmicas.
  • Mundialmente, cerca de 650 milhões de pessoas encontram-se com diagnóstico de obesidade. Associação inversa entre níveis de vitamina D e IMC, circunferência da cintura e composição corporal tem sido reportada. No entanto, alguns estudos indicam ser essa redução sérica de vitamina D provocada pela diluição volumétrica desta no tecido adiposo. Neste sentido, o objetivo do presente estudo será investigar se a concentração de vitamina D no tecido adiposo de indivíduos obesos exerce influência sobre o padrão histológico dos adipócitos, perfil de expressão de genes promotores da adipogênese e metabolismo glicídico comparado a indivíduos eutróficos. Para isso, será realizado um estudo transversal, analítico, com quatro grupos de acordo com a classificação do estado nutricional pelo Índice de Massa Corporal (eutrófico IMC<25 Kg/m² e obesidade IMC> ou=35 kg/m²) e presença de resistência à insulina pelo HOMA-IR (baixa RI: HOMA<5 e alta RI HOMA> 8). Serão selecionados 30 voluntários para cada grupo, sendo eles: controle eutrofia com baixa RI, controle eutrofia com alta RI, obesidade com baixa RI e obesidade com alta RI. As análises incluirão: avaliação nutricional, composta por antropometria (peso, altura, IMC, circunferência abdominal e do pescoço, e composição corporal por Impedância bioelétrica) e análises bioquímicas de marcadores do metabolismo glicídico (glicemia, hemoglobina glicada, insulina, adiponectina, índices de HOMA e QUICKI), marcadores inflamatórios (TNF-a, IL-6, Il-1b e MCP-1), de estresse oxidativo (potencial antioxidante total, lipoperóxidos, produtos avançados da oxidação protéica e óxido nítrico) e de vitamina D sérica. Também serão realizadas análises do tecido adiposo subcutâneo e visceral quanto a concentração de vitamina D, histologia (hipertrofia/hiperplasia tecidual, infiltrado macrocitário) e expressão de genes promotores da adipogênese. Acredita-se, como hipótese, que concentração de vitamina D no tecido adiposo de indivíduos obesos está aumentada em relação ao tecido de eutróficos, e inversamente proporcional às concentrações séricas. Além disso, que esta concentração aumentada no tecido adiposo esteja associada a 1) padrão hipertrófico do tecido adiposo, com infiltração de células inflamatórias; 2) expressão diminuída de genes promotores da adipogênese no tecido adiposo; 3) alterações séricas de marcadores do metabolismo glicídico e presença de resistência à insulina; e 4) níveis aumentados de marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo.
  • Centro Universitário Filadélfia - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Flaviana Cardoso Damasceno

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • fitorremediação: um estudo da influência da qualidade do solo versus plantas nativas na remoção de hidrocarbonetos
  • A exploração desenfreada dos recursos naturais se tornou nos últimos anos uma questão de saúde pública devido à intensa inserção de contaminantes nas principais matrizes ambientais. É ampla a gama de classes química proveniente da atividade antrópica, e tão diversificado quanto, os risco que estes oferecem a qualidade da vida terrestre. O solo é o compartimento ambiental mais importante no que se refere ao acúmulo de contaminantes orgânicos, e é sobre eles que a população está abrigada e é nele que se cultiva e cria a maior parte dos alimentos. O solo é conhecido como o mais importante reservatório de HPA no ambiente terrestre, portanto, atua como um eficiente indicador da poluição ambiental. A capacidade de atuar como ambiente de enriquecimento de HPA deve-se em parte as características físico-químicas desses compostos, tais como sua hidrofobicidade e estabilidade. Sendo assim, estudos sobre técnicas que facilitem a remoção desses compostos são importantes e podem contribuir na redução dos riscos de exposição. Entre os diversos processos de descontaminação de solos, a fitorremediação se caracteriza por utilizar plantas no processo de degradação, extração, contenção ou imobilização de contaminantes. Essa técnica tem como uma das suas vantagens permitir aplicação em sito com perturbações mínimas do solo a ser tratado. Durante esse processo pode ocorrer algumas modificações nas propriedades físico-químicas do contaminante e/ou liberação de exsudatos pelas raízes. Esse mecanismo pode levar a uma sé¬rie de alterações do solo próximo as raízes, como o au¬mento da matéria orgânica, da aeração e da porosida¬de. A fitorremediação geralmente está associada a atuação microbiana, que pode transformar as substâncias químicas persistentes nos solos; seja por captura desses compostos; ou captura dos produtos já metaboliza¬dos. Para utilizar processo de fitorredemiação é essencial conhecer as características físico-químicas do solo e a capacidade de adaptação da planta não somente ao solo, mas também ao clima e aos próprios compostos poluentes. Além disso a planta deve apresentar algumas característica que favoreça o processo, tal como um sistema radicular com grande área superficial. Este projeto pretende realizar o estudo de recuperação de solos contaminado com HPA utilizando espécimes vegetais locais, uma vez que essas estão adaptadas ao clima local, assim como o tipo de solo da região. Outro fator determinante na seleção das plantas são os resultados dos ensaios de germinação, estes forneceram não só a qualidade das sementes como também o potencial das espécies quanto a presentar mecanismo de resistência aos contaminantes em estudo. Devido a composição complexa e diversificada da matriz, e a fim de assegurar a qualidade analítica da quantificação dos analitos, serão necessárias alguma otimizações do método de extração, assim como avaliação a capacidade de recuperação, limites de detecção (LOD) e limites de quantificação (LOQ). Esses resultados fornecerão alternativas economicamente viáveis, de fácil aplicação e de pouco impacto ambiental na recuperação de solos contaminados por HPA. Também permitirá montar um banco de dados com alternativas para recuperação de solos contaminados com HPA em regiões tropicais, além de nortear outros estudos para as demandas da região.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Flaviana Ferreira Pereira

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • feira do conhecimento 2020: evento regional de promoção e disseminação da ciência, tecnologia, inovação, negócios e mostras itinerantes para a sociedade cearense.
  • A Feira do Conhecimento, promovida desde 2017 envolvendo mais de 15 mil pessoas, oportuniza um encontro profícuo entre instituições de CT&I públicas e privadas, universidades, startups e empresas da cadeia produtiva cearense e setores estratégicos da economia do estado, orquestrando ações de disseminação e popularização da ciência, considerada como base para a melhoria da qualidade do ensino de ciências no estado e municípios, e, assim, estimulando a formação de jovens cientistas e empreendedores, bem como promovendo, favorecendo e fortalecendo a qualificação do conhecimento científico e tecnológico. Em 2020, entretanto, considerando que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, o governo do Ceará decretou a suspensão de todos os eventos presenciais e a proibição da formação de aglomerações de pessoas em consequência da pandemia da COVID-19. Em face às medidas de segurança, a SECITECE adequou o projeto da Feira do Conhecimento ao ambiente virtual e irá realizar uma Feira do Conhecimento Online, nos dias 21 e 22 de outubro. A programação da Feira do Conhecimento Online contará com palestras ao vivo, competições e rodada de negócios, com destaque para o tema “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. A Feira do Conhecimento com a participação presencial da população está prevista para ser realizada no Centro de Eventos do Ceará em maio de 2021, com grande participação de instituições parceiras e de público. As visitas do ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante, que também favorecem a formação de aglomerações de jovens estudantes e público em geral, também estão sendo desenhadas a se realizar nos meses de junho e julho de 2021. Apesar das adequações necessárias, a SECITECE avalia que o Projeto da SNCT da SECITECE tem enorme potencial para superação das edições anteriores, tanto na quantidade de público como no alcance dos parceiros. Com a realização de dois grandes eventos de popularização, um online e outro virtual, a SECITECE tem convicção de que a formação do pensamento crítico e da curiosidade científica por alunos e professores da educação básica, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação profissional e tecnológica, da rede pública e particular de ensino, será popularizada e interiorizada de forma inédita, com o uso e apropriação dos múltiplos recursos das plataformas de comunicação potencializadas pelas Novas Tecnologias da Informação. A ação do ônibus-laboratório do projeto Ciência Itinerante, que em 2019 beneficiou quase 10 mil estudantes da rede pública em mais de 50 municípios, em 2020 irá percorrer 11 cidades com todas as medidas de prevenção para a saúde pública local. O cronograma de viagens prevê a realização de três (3) caravanas: a primeira entre os dias 7 e 11 de junho de 2021, quando serão visitadas 5 cidades (saindo de Fortaleza no domingo e percorrendo um município por dia regressando à capital no sábado); a segunda caravana se realizará entre os dias 21 e 23 de junho de 2021 e atenderá três (3) municípios; e a última caravana se efetivará entre os dias 5 e 7 de julho de 2021 e atenderá três (3) municípios. O amplo alcance das Feiras do Conhecimento está assegurado pela participação de suas vinculadas tais como as Universidades Regionais e os 32 Centros de Vocações Tecnológicas (CVTs) existentes no Ceará. Também estão participando da organização das Feiras a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Secretaria de Estado, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (FUNCAP), além das instituições de ensino superior públicas estaduais e federais, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade Regional do Cariri (URCA), a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Universidade do Vale do Acaraú (UVA), e os mais de 30 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
  • Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - CE - Brasil
  • 24/10/2020-30/04/2021
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Flaviane Romani Fernandes Svartman

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • variação e fraseamento prosódico em português: comparações entre variedades brasileiras e africanas
  • O projeto “Variação e fraseamento prosódico em português: comparações entre variedades brasileiras e africanas” tem como objetivo geral o estudo prosódico comparativo entre variedades do português brasileiro (PB) e variedades africanas de português faladas em Guiné-Bissau (PGB) e Angola (PA). No alcance desse objetivo geral, este projeto tem como objetivos específicos: a constituição de bases de dados anotados prosodicamente do PB, do PGB e do PA; (ii) a análise qualitativa e quantitativa desses dados, no que concerne ao estudo do fraseamento prosódico e da configuração dos contornos nucleares das sentenças que os compõem; (iii) a comparação, entre as referidas variedades de português, dos resultados obtidos da análise realizada; e (iv) a aplicação de modelagens estatísticas que garantam confiabilidade, em termos de relevância estatística, às conclusões extraídas a partir dos resultados quantitativos obtidos da análise dos dados. Com o desenvolvimento dessa pesquisa, pretendemos trazer contribuições: (a) para os estudos sobre prosódia e variação em português, tema que ainda merece ser melhor explorado pelos estudos linguísticos, no que diz respeito especialmente ao fraseamento prosódico e a entoação e considerando variedades africanas do português; e (b) para os estudos sobre prosódia das línguas românicas de uma maneira geral.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Flavianne Fernanda Bitencourt Nóbrega

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • monitoramento e cumprimento das decisões do sistema interamericano de direitos humanos: investigação dos arranjos institucionais que favorecem e dificultam a sua implementação no brasil
  • Este projeto se propõe a investigar os arranjos institucionais que favorecem e dificultam a cumprimento das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos no Brasil. Para tanto, é proposta, em específico, uma pesquisa pioneira acerca do monitoramento da sentença inédita da Corte Interamericana do caso Xukuru versus Brasil para construção de indicadores de direitos humanos, que potencialmente possa ser replicado para outros casos no país e na América Latina. A coleta desses dados irá possibilitar análise do impacto do direito de propriedade coletiva na jurisdição brasileira e o alcance do controle de convencionalidade para a implementação plena deste novo direito aos povos tradicionais. Pretende-se, assim, incentivar uma cultura de monitoramento com esta produção científica para preencher a lacuna institucional de mecanismos de implementação das decisões da corte interamericana no âmbito doméstico.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Flávio Alves Damasceno

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • plataforma de monitoramento remoto em tempo real do ambiente térmico e gasoso de instalações de gado de leite
  • Para países como o Brasil que é uns dos principais produtores e exportadores de leite e derivados no mundo, o atendimento as leis específicas que tratam do bem estar animal torna-se questão vital para que se atenda as imposições do mercado internacional de maneira a não restringir as exportações. Dentro dos processos de formação das leis, as adotadas pela Comunidade Européia são bastante avançadas. Nestas regulamentações busca se garantir o bem estar animal, levando-se em conta as reduções das concentrações dos gases gerados pela atividade, assim como das suas emissões. Para o caso dos países subtropicais e tropicais, como é o caso do Brasil, onde as unidades de produção animal em condições de verão trabalham a maior parte do tempo abertas, e com ventilação forçada, se conhece poucas metodologias ou estudos que mostrem a distribuição das variáveis do ambiente térmico, das concentrações de gases e do fluxo do ar, como uma base importante e segura para a determinação das emissões, e conseqüente inventario real para o pais, e que também levem a determinar taxas de ventilação mínima para aperfeiçoar as estruturas e garantir boas condições de bem estar animal e economia de energia nos processos de ventilação. Sistemas tradicionais de criação de bovinos de leite têm sido considerados grandes responsáveis pela emissão de gases causadores de efeito estufa (GEE) no setor da pecuária. Nesse contexto, o sistema compost barn (CBP) constitui uma alternativa promissora para amenizar a emissão de GEE, desde que o manejo da cama consiga controlar as condições de umidade e permita uma boa taxa de ventilação. Como resultados deste projeto, pretende-se desenvolver uma plataforma móvel, que monitore em tempo real, as variáveis do ambiente térmico e gasoso em instalações de gado de leite do tipo CBP, bem como desenvolver um sistema móvel para análise da distribuição do fluxo de ar que auxilie no manejo e secagem da cama, além de utilizar modelos computacionais para otimizar o sistema de ventilação.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2023
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Flávio Antonio Miranda de Souza

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • arranjos institucionais-territoriais, regimes urbanos e os grandes projetos estruturantes na região metropolitana do recife (rmr): mudanças e desafios ao desenvolvimento urbano-regional a partir das coalizões institucionais.
  • A presente proposta do projeto tem por objetivo atuar à frente da pesquisa da Rede Observatório das Metrópoles que é vinculada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT na área de estudos metropolitanos para o Brasil. Trata-se do estudo da caracterização dos regimes urbanos das metrópoles brasileiras, na qual o Núcleo Recife, tem por direcionamento analisar a Região Metropolitana do Recife (RMR) que tem como foco mostrar verificar os fatores econômicos, políticos e sociais da região, tendo como perspectiva relacional ao desenvolvimento urbano-regional os grandes projetos urbanos no Estado de Pernambuco. Por este motivo, é de sua importância analisar de forma teórica, metodológica e empírica essa dinâmica da globalização e das novas formas/práticas de (re)produção do espaço urbano capitalista na lógica das coalizões institucionais para os grandes projetos urbanos, pois essa lógica gera condicionante distintos para gestão pública de cada território, neste caso, a RMR. Sua relevância está no desenvolvimento da pesquisa que trabalha com a lógica dos regimes urbanos e suas relações e coalizões institucionais esse debate passará pelas instituições de ciência, tecnologia e inovação do Estado, principalmente as da RMR, que ainda são as principais instituições do Estado. Além disso, será desenvolvido um banco de dados sobre o Estado e mais especificamente a RMR do Estado de Pernambuco, nele terá informações, dados, ente outros sobe diversas variáveis, econômicas, sociais, ambientais, políticas, etc. Obviamente que haverá os indicadores e variáveis da ciência, tecnologia e inovação. Portanto, a compreensão dos impactos dos regimes urbanos na governança metropolitana da Região Metropolitana do Recife pode indicar uma nova construção de relações mais viáveis entres seus diversos atores e agentes para ter um melhor desenvolvimento econômico e social, pois por ela concentrar, boa parte, das ações econômicas do Estado, esse entendimento poderá proporcionar melhores construções institucionais para o desenvolvimento do Estado de Pernambuco.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Flávio Augusto Senra Ribeiro

Ciências Humanas

Teologia
  • análise da produção científica da área ciências da religião e teologia/capes (2017-2020)
  • A pesquisa analisará a produção bibliográfica e técnica dos Programas da área Ciências da Religião e Teologia. Com base nos dados fornecidos pela CAPES, através da Plataforma SUCUPIRA, serão desenvolvidas tabelas, gráficos e nuvens de palavras para subsidiar as análises do perfil teórico-metodológico da produção bibliográfica e técnica da mencionada área. Serão tomados como referência para a referida análise os indicadores de avaliação da CAPES, o recente debate sobre os fundamentos epistemológicos das duas áreas de conhecimento e, por fim, sua correspondência com as oito subáreas da árvore do conhecimento em vigor. O projeto contempla as atividades de coordenação de área que o proponente exerce junto à CAPES. Neste sentido, a atualização da documentação que orienta e referencia a análise da produção da área compõe o escopo desse projeto. Neste sentido, pode-se igualmente compreender que o presente projeto propiciará para a área de Ciências da Religião e Teologia os dados qualificados e analisados para o Seminário de Avaliação de meio termo e para a Avaliação Quadrienal 2021, além de representar uma demarcação acerca do estado atual em que se encontra a área de avaliação do ponto de vista de sua autocompreensão e fazer científicos.
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022