Projetos de Pesquisa

 

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Agnaldo José Lopes

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • recondicionamento físico em doenças negligenciadas: efeito sobre a qualidade de vida relacionada à saúde em adultos com anemia falciforme
  • Vide projeto anexo
  • Centro Universitário Augusto Motta - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Agnaldo Rodrigues da Silva

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • ensino de literaturas e culturas africanas e afro-brasileira na educação básica e superior em mato grosso
  • O ensino das literaturas e culturas africanas e afro-brasileira na educação básica e superior em Mato Grosso encontra-se em fase de implementação, apresentando diversas fragilidades que precisam, com urgência, de estudos sistematizados que possam apontar caminhos de fortalecimento de propostas que articulem aspectos sociais e culturais de âmbito regional, nacional e internacional. Desde a promulgação da Lei Federal nº 10.639/03, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tornando obrigatória a inclusão, no currículo dos níveis fundamental e médio, do ensino de culturas africanas e afro-brasileira, até a alteração feita pela Lei nº 11.645/08, que tornou obrigatório o estudo da história da África e dos africanos, bem como a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, suas culturas, história e contribuições ao país, muito já se avançou nesse campo, mas ainda há muito o que avançar em termos de políticas objetivas para a divulgação e a valorização do legado dos povos africanos e indígenas à cultura brasileira. Em tempos de capitalismos imperialistas, desencadeando o auge da globalização e o desenvolvimento da ciência e tecnologia, tornam-se fundamentais os estudos e pesquisas que evidenciem a necessidade de articulação entre diferentes culturas e sociedades para a democratização das conquistas sociais e econômicas. A área de letras, por meio das disciplinas dos estudos literários, apresenta propostas significativas que colaboram na disseminação de conteúdos culturais e históricos sobre África e a presença dos africanos no Brasil, principalmente no seguinte conjunto de disciplinas: Literaturas africanas, Literatura comparada (Portugal, Brasil e África), Literatura, História e Cultura Afro-Brasileiras, Tendências Contemporâneas no Teatro Africano, Literaturas de língua portuguesa (Portugal, Brasil e África), além dos grupos e projetos de pesquisa, extensão curricular, ensino e cultura voltados ao tema, com discussões que envolvam tanto a identidade, cultura e memória quanto a vida social desses povos. Nessa direção, este projeto de pesquisa em redes desenvolverá ações fundamentadas no estudo das culturas e literaturas africanas, com intuito de colaborar, positivamente, na seleção de conteúdos pertinentes à educação básica, disseminados em autores e obras significativos, bem como no fortalecimento das disciplinas e projetos propostos pela educação superior no Estado de Mato Grosso. Sem dúvida, os estudos literários esforçam-se para contribuir na implementação de políticas que disseminem os conteúdos propostos pelas leis em questão, pois as obras literárias e artísticas são ricas em substratos humanos, materiais sobre os quais se encontram inegáveis fontes culturais, históricas, filosóficas e sociológicas de lugares distintos e tempos diversos. Nessa direção, a base norteadora da proposta é o investimento sistemático nos processos de incentivo à pesquisa científica, à leitura e formação continuada de professores, a partir de atividades com o texto literário, bem como reflexões que colaborem para que o professor compreenda o seu papel no processo de redimensionamento do ensino, em uma dinâmica que envolva instituições nacionais e internacionais.
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Agripino Souza Coelho Neto

Ciências Humanas

Geografia
  • ruralidades no urbano: perspectiva conceitual para compreender as pequenas cidades baianas
  • Este projeto de pesquisa se propõe a investigar a importância e a validade dos conteúdos da ruralidade na compreensão da dinâmica socioespacial das pequenas cidades no estado da Bahia. Nesse sentido, pretende-se investigar as contribuições da literatura acadêmica no campo das humanidades, com ênfase para a geografia agrária e a sociologia rural, acerca da relação campo-cidade; identificar as atividades rurais desenvolvidas no espaço urbano das pequenas cidades baianas; analisar a representatividade das atividades agrícolas na economia dos pequenos municípios baianos e; identificar e analisar as relações estabelecidas entre a população citadina e o espaço rural. A pesquisa aposta na proposição teórica que considera a possibilidade de leitura da dinâmica socioespacial das pequenas cidades através da noção de ruralidade no urbano, cuja definição consiste na presença de elementos rurais que insistem e permanecem presentes no espaço urbano, participando ativamente da vida urbana. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizar-se-á o levantamento bibliográfico e revisão de literatura, o levantamento de dados secundários e a pesquisa de campo, através da realização de visitas de observação e da aplicação de questionário à população das cidades escolhidas.
  • Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Agueda Palmira Castagna de Vargas

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • aspectos funcionais da proteína m de streptococcus equi subespécie equi: uma abordagem para o desenvolvimento de uma vacina contra adenite equina.
  • A adenite equina é uma doença altamente contagiosa, de caráter inflamatório e desenvolvimento agudo, que acomete o trato respiratório superior dos equinos. O agente etiológico é o S. equi subesp. equi (See), que possui um variado repertório de fatores de virulência que combinados propiciam ao microrganismo a capacidade de infectar e causar doença nos equinos. Entre eles destaca-se a proteína M (SeM), que desempenha importante papel na patogenia da adenite equina, com funções de aderência às células do trato respiratório e atividade antifagocítica. Além disso, a SeM é considerada a mais imunogênica das proteínas de superfície, porém apresenta divergências genéticas que podem afetar a sua imunogenicidade e função biológica. Vacinas comerciais convencionais (bacterinas) tem sido amplamente utilizadas no controle da adenite, mas apresentam limitações quanto à eficácia, uma vez que mesmo em rebanhos vacinados são descritos surtos da doença. Assim, o objetivo deste projeto será elucidar as funções biológicas de variantes da SeM do See e disponibilizar um antígeno recombinante para o desenvolvimento de vacinas eficazes e de amplo espectro protetivo contra a adenite equina. Para isso, serão realizados dois experimentos: no primeiro experimento, serão avaliadas as características funcionais e perfil imunogênico de cepas que apresentam 15 distintos alelos da SeM, através da análise da deposição de C3 do sistema do complemento, avaliação da ligação do fibrinogênio equino sobre a superfície do See, investigação da reatividade sorológica cruzada entre os isolados e ensaio de fagocitose. No experimento 2, será desenvolvida uma vacina recombinante contra adenite equina baseada na SeM do See. Para isso, inicialmente será realizada a clonagem, expressão e purificação da SeM seguido do teste de funcionalidade das proteínas e avaliação da capacidade protetora dos antígenos recombinantes em camundongos e equinos. Com a realização de ambos experimentos espera-se caracterizar as diferenças nas funções biológicas de evasão do sistema imune da SeM em isolados de See que possuem diferentes alelos, determinar as diferenças na imunogenicidade entre as cepas detentoras destes diferentes alelos, e produzir antígenos recombinantes, baseados na estrutura aperfeiçoada da SeM do See, que induzam uma resposta imune protetora de amplo espectro contra adenite equina. Assim, considerando as limitações das vacinas comerciais disponíveis para o controle da adenite equina, o desenvolvimento de uma vacina recombinante, baseada na principal proteína imunogênica do S. equi (proteína M), poderia ser uma alternativa para a imunização e proteção de animais, contribuindo para a melhoria na sanidade do rebanho equino brasileiro. Este projeto também contempla uma oportunidade de consolidar e expandir uma colaboração científica já existente com foco no desenvolvimento de vacinas contra patógenos bacterianos que acometem animais de produção. Os alunos participantes serão expostos à um amplo espectro de conhecimentos e abordagens de pesquisa. Eles ganharão experiência em modelos de bioquímica, bioinformática, biologia molecular, engenharia de antígenos vacinais, imunologia e infecção experimental animal para avaliação de vacinas. Em termos de relevância científica, esta proposta contempla o que existe de mais moderno na área de desenvolvimento racional e funcional de vacinas.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Aguinaldo Silva

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • sistemas fluviais avulsivos e sua relação com as inundações e dinâmica hídrica do pantanal sulmatogrossense
  • A presente proposta visa o estudo da dinâmica hídrica do Pantanal Sulmatogrossense considerando as características geomorfológicas e evolutivas do sistema. Rios multicanais de planície tem comportamento pouco considerado nas políticas de gestão de recursos hídricos. Rios de planície, como os do Pantanal, têm estrutura e funcionamento totalmente diverso dos rios de planalto. Avulsões, reativações de canal, relações diretas entre precipitação e água subterrânea, diversidade de corpos de água com diferentes graus de conectividade, aliados a uma dinâmica bastante ativa, produzem ambientes caracterizados por rápida e marcante transformação de paisagem, cuja compreensão é imprescindível ao gerenciamento e gestão dos recursos hídricos. Para suprir tal deficiência, propõe-se neste trabalho estudos de natureza: a) morfológica (mapeamento das unidades geomórficas), dinâmica (balanços de fluxo de água superficial, transporte de sedimento e dinâmica das inundações), evolutiva (transformações no sistema em escala milenar, secular e decenal) e de funcionamento (interações entre os vários componentes do sistema), com a finalidade de produzir um modelo de funcionamento hídrico. A metodologia a ser aplicada é específica para cada tipo de estudo e consiste basicamente em: a) análise e interpretação de dados de sensoriamento remoto, b) medições de vazão, velocidade de fluxo e carga sedimentar (ADCP, amostradores van Dohr e van Veen), d) mapeamento do escoamento das inundações, com sensoriamento remoto e dados hidrológicos, e) mapeamento, composição e datação das estruturas de escoamento e armazenamento da água superficial (sensoriamento remoto, medidas em campo, datações de canais, paleocanais, lagoas etc.). A proposta visa também a integração de pesquisadores da UFMS com outras instituições do Estado e também com UNESP, UEM e com a Universidade de Kentucky/EUA, como também a qualificação de estudantes de pós-graduação para lidar com tema tão complexo como o estudo da dinâmica hídrica em planícies aluviais alagáveis (wetlands), com inundações frequentes e de grande magnitude.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ahda Pionkoski Grilo Pavani

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • desenvolvimento de metodologias para provimento de serviços ancilares por geração eólica
  • O crescente aumento da conexão de geração eólica à rede elétrica requer que estes geradores contribuam para os serviços necessários para garantir a segurança da operação do sistema elétrico, denominados serviços ancilares. Os serviços ancilares são os recursos disponibilizados para realização de tarefas fundamentais para a operação do sistema, tais como controlar a frequência , o perfil de tensão e a estabilidade do sistema. Para incorporar os recursos de geração eólica como opções de serviços ancilares deve ser considerado que, além de não ser despachável, este tipo de geração emprega sistemas de conversão de energia diferentes dos tradicionais geradores síncronos. Desta forma, o provimento de serviços ancilares por geração eólica requer estudos e metodologias específicas, diferentes dos atuais empregados para a geração tradicional. Neste contexto, este projeto pretende contribuir para a incorporação de geração eólica em serviços ancilares, para isso serão propostas metodologias para: (a) incluir a capacidade de controlar a potência reativa de usinas eólicas como um controle preventivo para melhoria da margem de estabilidade de tensão do sistema de transmissão; (b) coordenar a contribuição dos geradores eólicos de uma usina considerando a velocidade e a direção do vento para fornecer suporte de frequência, de acordo com os requisitos de inércia sintética, ao sistema de transmissão; (c) compensar parcial ou totalmente tensões trifásicas desequilibradas de redes ilhadas; e (d) dar suporte de frequência em redes ilhadas para manter a estabilidade durante alterações das condições de operação.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ahmad Saeed Khan

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • impactos do programa uma terra e duas águas (p1+2) e do projeto reuso de águas cinzas na agricultura sobre a renda e o meio ambiente de pequenos agricultores no ceará
  • RESUMO Com características marcantes, a região semiárida brasileira é caracterizada, pelo clima quente e seco, a escassez ou ausência de água, devido ás secas periódicas que assolam a região e, o expressivo contingente de pobres. Até fins dos anos noventa, a lógica prevalecente do governo para enfrentar a seca, assumia um caráter assistencial sem buscar fixar na região uma política pública de apoio à permanência da população nas propriedades rurais. A partir dos anos 2000, uma rede de organizações da sociedade civil de distintas naturezas, passa a atuar em toda a região, defendendo e adotando uma nova racionalidade, ou seja, o da convivência com o Semiárido. O projeto político de convivência com o Semiárido abrange dentre outras, as tecnologias sociais voltadas à captação e armazenamento de água para uso doméstico e de produção de alimentos e criação de animais, e a de reutilização de águas servidas no uso domiciliar. Abrigadas em diferentes esferas governamentais, o Programa Uma Terra e Duas Águas e o Projeto de Reuso de Água Cinza, estão sendo disseminados em todo o Semiárido, entretanto, as avaliações dessas tecnologias, além de escassas, são pouco abrangentes, limitando uma análise mais expressiva dessas ações. O objetivo, desse estudo é avaliar os impactos do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e do Projeto Reuso de Água Cinza, sobre a renda e a sustentabilidade ambiental, de agricultores familiares no estado do Ceará, mediante o uso do Propensity Score Matching. Os dados a serem utilizados serão de origem primária, resultantes da aplicação de questionários semiestruturados, para beneficiários e não beneficiários dos Programas P1MC, P1+2 e do Projeto Reuso de Água Cinza, nas 7 mesorregiões do Ceará, abrangendo 31 municípios. Palavras-chave: Programa (P1+2); Reuso de Água Cinza; Agricultura; Impacto; Ceará.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ahmed Ali Abdalla Esmin

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • estudos de algoritmos e técnicas para análise de sentimentos em fluxos de dados aplicados as mídias sociais
  • Nos últimos anos, a mídia social tem continuado a crescer em popularidade e tornou-se uma poderosa plataforma para que as pessoas se unam em interesses comuns. A explosão do uso da mídia social tem atraído a atenção de pesquisadores de diferentes áreas. Também, da mesma forma, a tarefa de mineração de opinião e análise de sentimentos tem atraído grande interesse por parte da comunidade científica dos campos de estudo em Mineração de Dados, Processamento de Linguagem Natural e Aprendizado de Máquina. Com o advento dos canais de mídias sociais essa análise tem ganhado força. Isso porque nesses novos ambientes, os usuários são convidados, continuamente, a compartilhar suas opiniões e sentimentos sobre diferentes tópicos de discussão. Consequentemente, uma grande massa de conteúdo opinativo é gerada em tempo real.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Ahyas Siss

Ciências Humanas

Educação
  • as comissões de heteroidentificação étnico-racial de autodeclaração no sistema de cotas no acesso às instituições de ensino superior públicas federais: implementação e atuação
  • Essa pesquisa interinstitucional busca dar prosseguimento à linha de investigação que a equipe integrante deste projeto vem desenvolvendo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) por meio do Opaas (Observatório das Políticas de Ação Afirmativa do Sudeste), na interface dos campos das relações étnico-raciais e da educação, entendendo-se a categoria campo na perspectiva que a ela é dado por Bourdieu, ou seja, como um espaço de disputa onde digladiam diferentes forças e agentes na tentativa de dominá-lo. Objetivamente, estaremos aqui interessados em: a) analisar as políticas de cotas para alunos PPI’s (pretos pardos e indígenas), instituídas pelo Estado brasileiro presentes nas universidades federais parceiras deste projeto e b) os processos de criação, implementação e ação das comissões de heteroidentificação étnico-racial de autodeclaração em tais políticas de cotas étnico-raciais enquanto mecanismo de sua efetivação. Embora a Lei Federal 13.409./2016 ao atualizar a Lei 12.711/2012 inclua nela pessoas com deficiência como beneficiários de tal política, as lentes analíticas deste projeto de pesquisa estarão voltadas especificamente para os alunos PPI’s na sua relação com a ação das comissões de heteroidentificação étnico-racial.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Aiala Vieira Amorim

Ciências Agrárias

Agronomia
  • análise integrada da qualidade do solo, fisiologia e pós-colheita de cultivares de abóbora em diferentes manejos agroecológicos
  • A exploração dos ecossistemas naturais, juntamente com o crescimento exponencial da população mundial, que favorece a demanda por novas áreas para agricultura e pecuária, tem desencadeado uma maior quantidade de áreas degradadas no mundo. Um dessas áreas é o bioma Caatinga, o qual vem sofrendo intenso desmatamento em virtude de manejos inadequados. Uma forma de buscar a sustentabilidade agrícola é a realização de cultivos associados à mata nativa, podendo as espécies de cucurbitáceas ser promissoras nesta prática. Neste contexto, o objetivo geral desse projeto será avaliar, de forma integrada, as respostas edáficas, fisiológicas e a qualidade pós-colheita de três variedades de abóbora (Cucurbita moschata) submetidas a diferentes manejos agroecológicos, com vistas à obtenção de subsídios para estabelecimento de um manejo promissor dessa hortaliça em condições de campo. No estudo serão utilizados dois sistemas de cultivo e três cultivares de abóbora, distribuídas em um delineamento de parcelas subdivididas. O experimento será realizado durante três anos sucessivos onde serão avaliados: as condições edáficas (físicas, químicas e biológicas), determinações fisiológicas nas plantas (crescimento e trocas gasosas) e qualidade pós-colheita (características físicas e físico-químicas dos frutos). O estudo será realizado em uma área localizada no município de Acarape, Ceará. Espera-se identificar o melhor manejo agroecológico para o desenvolvimento das cultivares de abóbora, contribuir para a formação de recursos humanos, realizar atividades de integração e publicar os resultados da pesquisa, mediante a elaboração de artigos, monografias, dissertações, palestras e seminários.
  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Ailton Reis

Ciências Agrárias

Agronomia
  • diversidade de isolados de pythium obtidos de hortaliças no brasil, gama de hospedeiros e sensibilidade ao fungicida mefenoxam
  • A olericultura representa importante setor da agricultura brasileira, em especial pela relevante participação das hortaliças na alimentação de boa qualidade, geração de empregos e retorno financeiro em pequenas áreas. Apesar de ser um mercado altamente diversificado em termos de produtos, cerca de 12 espécies de olerícolas - entre elas a batata, o tomate, a cebola, a cenoura, a alface, as folhosas da família Brassicaceae e as cucurbitáceas representam mais de 80% do valor total gerado pelos hortigranjeiros. A cadeia produtiva de hortaliças possui vários entraves ao aumento da produção e/ou qualidade do produto em razão principalmente das mudanças climáticas já presenciada nos últimos anos, custo dos insumos e incidência de pragas e doenças. Diversos problemas fitossanitários ainda desafiam e limitam a produtividade e qualidade de diversas culturas, merecendo destaque patógenos habitantes do solo em razão da dificuldade de controle. Dentre esses, os oomicetos compõe um grupo de organismos heterotróficos compreendendo várias espécies fitopatogênicas, principalmente dentro dos gêneros Phytophthora e Pythium. Oomicetos do gênero Pythium estão entre os patógenos mais comumente distribuídos no solo, sendo geralmente polífagos e de rápido desenvolvimento. Estes patógenos causam diversas doenças em hortaliças, sendo as principais o tombamento de mudas e podridões de raiz. A dificuldade de controle destes oomicetos em hortaliças deve-se principalmente à ampla gama de hospedeiras (isto dificulta o emprego de rotação de culturas), à reduzida oferta de fungicidas registrados e o surgimento de populações resistentes aos poucos ingredientes ativos utilizados em seu controle. O principal fungicida utilizado no controle de oomicetos, o mefenoxan, apresenta sítio de ação específico, podendo selecionar indivíduos resistentes. Assim, é importante conhecer a diversidade de espécies de Pythium que atacam hortaliças no Brasil, pois isso implica diretamente na determinação da gama de hospedeiros e a sensibilidade a fungicidas das principais espécies identificadas, visando ter suporte para decidir quais as medidas de manejo a serem implementadas. É importante mencionar que existem poucos grupos de pesquisa trabalhando com oomicetos fitopatogênicos no Brasil. No caso do gênero Pythium, praticamente não existem grupos de pesquisa trabalhando com as espécies fitopatogênicas. Um diferencial deste projeto é que a coleção representativa de isolados já está praticamente montada e o pesquisador coordenador da pesquisa localiza-se no Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças, que tem parceiros nas diversas regiões produtoras e ainda recebe amostras de hortaliças, para diagnose de doenças, de todo o Brasil. Estes fatores, aliados a algumas viagens pontuais, são estratégicos para a montagem de uma coleção representativa de isolados de Pythium. O objetivo deste projeto é realizar a caracterização morfológica e molecular de isolados de Pythium provenientes de diversas regiões produtoras de hortaliças do Brasil. A partir dessa caracterização, ter-se-á informação essencial para a proposição de medidas sustentáveis de controle ao se poder determinar a patogenicidade em diferentes espécies olerícolas (manejo cultural) e avaliar a sensibilidade ao fungicida mefenoxam (controle químico).
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Aires Jose Rover

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • ferramentas, funcionalidades e procedimentos para um processo eletrônico mais célere
  • Percebe-se atualmente a falta de pesquisa de campo que busque identificar, mensurar e avaliar as peculiaridades da implementação do processo eletrônico e é nesse sentido que este projeto inova, ao contribuir com a verificação empírica, aguçando o debate teórico sobre a lacuna, tanto quantitativa quanto qualitativa, que os relatórios elaborados pelo Conselho Nacional de Justiça (em especial os trazidos pelo Justiça em Números) deixam. É necessário produzir dados por meio de ferramentas objetivas quando se trata de um instrumento com potencial tão grande frente à crise de eficiência que permeia o Poder Judiciário. Em razão disso, este trabalho busca analisar quais as ferramentas, funcionalidades e procedimentos diferenciais nos modelos de processo eletrônico existentes em tribunais eficientes. Para tanto, como problema, considerando a realidade de transição de processos físicos para digitais, questiona-se a possibilidade identificar ferramentas, funcionalidades e procedimentos que contribuem para uma tramitação, utilização e gestão do processo eletrônico mais eficiente. Diante da hipótese principal de que isso é possível, pretende-se, nesse contexto, demonstrar que elas podem ser amplamente utilizadas por todos os tribunais. Desse modo, como objetivo geral, busca-se identificá-las entre os sistemas e tribunais e que tornam mais eficiente a tramitação, utilização, gestão processual, frente à legislação pertinente. Para isso, estabeleceu-se como objetivos específicos: 1) estudar o estado da arte do processo eletrônico, focando na sua eficiência (estabelecendo-se como meta estudar a literatura e legislação brasileira sobre o processo eletrônico, contextualizando-o na busca pela eficiência processual, elaborando pesquisa bibliográfica na linha da eficiência, do uso das tecnologias relativas à celeridade no sistema processual e de qual contexto em que o processo eletrônico está inserido, expondo a dicotomia entre a sua teoria e prática), mostrando, nesse contexto, quais os sistemas de processo eletrônico utilizados nos dezoito tribunais elencados na amostra; 2) identificar os procedimentos mais eficientes de automação de atos processuais (buscando a produção de dados estatísticos acerca do tempo de trâmite processual na amostra, qual seja, em um grupo de processos findos coletados dos tribunais analisados, com os respectivos andamentos e datas dos atos, assim como analisando o tempo economizado com a automação de atos utilizada em cada processo e elaborando um relatório estruturado e comparativo com os dados coletados sobre o tempo de trâmite de autos findo); 3) validar o relatório realizado, verificando a implementação dos resultados através do contato com especialistas (tendo como meta elencar limites e possibilidades práticas dos procedimentos, funcionalidades e ferramentas para a celeridade no processo eletrônico, realizando, para tanto, questionário, a partir do relatório de resultados encontrados no objetivo 2, para ser apresentado a esses expertos, que serão entrevistados, a fim de verificar a possibilidade de implementação de ferramentas mais céleres que o sistema deles não abarque e, após isso, elaborar um relatório, a partir dos resultados das entrevistas e questionários); 4) divulgar e discutir os dados acerca dos procedimentos mais eficientes de automação de atos processuais (fortalecendo as redes de pesquisa empírica sobre o processo eletrônico, enviando e apresentando trabalhos em eventos das áreas de interesse, com trabalhos científicos que discutam os resultados e elaborando, um documento final, consolidando os relatórios parciais realizados e organizando livro com a publicação dos principais resultados encontrados). A metodologia a ser empregada no presente trabalho será empírica, tendo-se a formulação de instrumentos adequados de estudo de campo a partir da leitura do material bibliográfico já desenvolvido acerca de eficiência processual e processo eletrônico. Busca-se a produção de dados acerca da celeridade no processo eletrônico, para que se possa corroborar ou questionar algumas impressões lançadas por pesquisas anteriores na temática, bem como avaliar em que medida se cumprem as expectativas geradas pela legislação processual e pelo desenvolvimento tecnológico. Com relação à amostra a ser analisada, utilizando-se como base o relatório do Justiça em Números (CNJ, 2015), que separa os dados conforme a estrutura do respectivo tribunal para comparar dados entre semelhantes, a seleção dos tribunais se deu pela escolha do primeiro e do último de cada ranking (grande, médio e pequeno portes) dos Tribunais Estaduais, da Justiça do Trabalho e os cinco Tribunais Regionais Federais existentes (estes pelo fato de o Justiça em números não estabelecer dados analíticos relevantes acerca do processo eletrônico na justiça federal). A Justiça Estadual foi escolhida devido à grande demanda por melhorias estruturais ao mesmo tempo em que é a maior estrutura do Judiciário brasileiro. A Justiça do Trabalho, por ser a que mais dispõe de recursos e já há maior tempo se utiliza do processo eletrônico, consta da amostra por se esperar encontrar nela dados de uma realidade já consolidada no que toca ao uso das novas tecnologias no sistema processual. Já a Justiça Federal foi abarcada por ser a que mais investe em Tecnologia da informação, de forma que se pretende averiguar de que maneira tais investimentos se refletem no processo eletrônico. Os tribunais da amostra podem vir a ser substituídos por outros próximos dentro de cada classificação correspondente, caso não se obtenha resposta durante os contatos com especialistas.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Aires Pergentino da Silva

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • 6ª mostra viver ciência
  • A 6ª Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – Viver Ciência é um evento de continuidade das Mostras Viver Ciência, que já pertence ao calendário escolar do Estado do Acre. É organizado pela Secretaria de Estado de Educação e Esportes do Acre, em parceria com outras instituições, que promove a Divulgação Científica, através de um arcabouço de diversas atividades direcionadas a diversidade de público, sendo uma oportunidade para troca de conhecimentos, estímulo à criatividade, valorização da experimentação, da ação investigativa, da atividade inovadora, de trabalhos interdisciplinares e da promoção da iniciação científica. O evento geralmente é realizado no segundo semestre do respectivo ano, na Universidade Federal do Acre - UFAC. A Mostra é uma ação que visa integrar as ações e políticas públicas de promoção da Ciência no Estado do Acre. Prever-se a 6ª Mostra como um reflexo das edições anteriores. A prioridade de atendimento são os alunos das escolas da Educação Básica, em todos os segmentos. A Mostra tem um caráter inclusivo e formativo, sendo composta de atividades, para os mais diversos públicos, como atividades para as crianças, os adultos, pessoas de comunidades rurais, povos indígenas, público Geek, etc. Esta edição trará o diálogo de saberes entre o científico e o cotidiano, sendo composta de uma programação diversificada, com atividades apresentadas de forma lúdica e criativa. Farão parte do evento ações como: oficinas, minicursos, palestras, contação de histórias, exposição de trabalhos científicos, apresentações culturais e sessões no planetário, além da exposição de diversas atividades das instituições parceiras que, certamente, irão despertar o interesse do público infanto-juvenil e adultos pela ciência e tecnologia. A julgar pelos números das últimas edições, esperamos, para 2020, a visita de mais de 36 mil visitantes, atendendo a mais de 140 escolas. E, em termos de produção científica, atendermos a 300 projetos para serem apresentados na Exposição Científica, além de oferecermos um rico menu de atividades que ocorrem, simultaneamente, nos 3 dias de evento a contar com o auxílio dos parceiros.
  • Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre - AC - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2021
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Airton Cardoso Cançado

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • gestão social e políticas públicas: tics e possibilidades da participação direta
  • O objetivo da proposta é identificar e discutir as possibilidades da Gestão Social mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs na participação direta da sociedade no ciclo das políticas públicas. A pesquisa parte da premissa que a sociedade tem o dever e o direito de participar nas escolhas relativas ao seu futuro, no que tange às políticas públicas. A base teórica do trabalho está centrada nos conceitos de Gestão Social e Ciclo das Políticas Públicas, mediados pelas TICs. Gestão Social entendida como a tomada de decisão coletiva e participação direta. Ciclo da Política Pública entendido como o processo de construção da agenda, elaboração da proposta, discussão, escolha dos meios e processos e avaliação. A metodologia da pesquisa tem natureza qualitativa, o método caminha em duas vertentes: a teórica é baseada na análise de conteúdo, a empírica que é a construção e teste de um instrumento de identificação da Gestão Social em organizações baseadas na decisão coletiva. Essas análises têm como pano de fundo a utilização das TICs como mediadoras da participação. Os resultados serão o mapeamento do sentido do conceito de Gestão Social e da utilização de TICs para a participação em contexto nacional e internacional. Como produtos acadêmicos serão elaborados um relatório de estágio pós-doutoral, uma dissertação e artigos. Outro produto será um instrumento testado para a identificação da Gestão Social em Organizações.
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Airton Deppman

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • olimpíadas brasileiras de física 2020
  • Esta proposta tem como finalidade proporcionar o desenvolvimento das atividades programadas para as Olimpíadas Brasileiras de Física (OsBsF),organizadas pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) no decorrer do ano de 2020; este programa compreende a Olimpíada Brasileira de Física (OBF)*, destinada a escolas particulares e públicas,e a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP)** destinada exclusivamente às escolas públicas municipais, estaduais e federais. Ao longo dos anos em que as Olimpíadas de Física (OBF – 21 anos, OBFEP – 09 anos) vêm sendo realizadas em todo o território nacional, estabeleceu-se um formato tanto para as atividades acadêmicas quanto para as atividades de gestão/administração. No que tange a gestão/administração cabe destacar que as Olimpíadas têm cada uma sua coordenação nacional que está sediada na Sociedade Brasileira de Física (campus USP/São Paulo), responsável pelo gerenciamento das atividades administrativas e acadêmicas. Em cada estado da federação um coordenador estadual (professor de Instituição de nível superior) é o responsável pelo desenvolvimento das atividades das Olimpíadas, em nível regional, e a coordenação é sediada numa instituição de ensino superior federal ou estadual. Esta proximidade com a Instituição de Ensino Superior proporciona a efetiva interação entre alunos de graduação, com destaque para os alunos de Licenciaturas, com as diversas atividades das Olimpíadas dentre as quais citamos: i) organização geral do evento, ii) aplicação das provas e iii) correção das provas. Esta participação efetiva dos estudantes é uma parte importante da prática pedagógica. Na OBFEP desde seu início em 2010 e, a partir do ano de 2015, na OBF,resolveu-se adotar a doação do material experimental (kits e roteiros), da fase experimental para as escolas públicas que participaremdas olimpíadas. Isto tem como objetivo auxiliar na formação e interesse pelo estudo da física no ensino médio e fundamental das escolas da rede pública.Criamos também Comitês da OBF, Nacional e Internacional que, juntamente com a Comissão da OBFEP, visam aumentar as interações entre as universidades e escolas de ensino médio, conhecer mais de perto as características do ensino médio em cada uma das 5 regiões do território brasileiro representadas pelo comitê nacional e oferecer treinamentos mais específicos aos alunos selecionados e preparados pelo comitê internacional. Neste ano de 2015 foi o segundo ano do projeto Olimpíadas Brasileiras de Física: OsBsF 2019 onde tivemos um projeto conjunto das duas olimpíadas, OBF e OBFEP. O valor aprovado na chamada CNPq/MCTIC/MEC Nº 20/2018 para OsBsF 2019 foi de 49,1% do valor solicitado. Embora o orçamento solicitado tenha sido delineado para o cumprimento de todas as ações propostas para ano de 2019 dos projetos OBF e OBFEP, estamos tentando cobrir a maior quantidade de ações dentro do projeto aprovado, com cortes onde possíveis. Nesta chamada CNPq/MCTIC/MEC No. .../2019, o projeto OsBsF 2020, considerando que não foi possível em 2019 elaborar kits novos para a parte prática da OBF e a parte prática da OBFEP foi realizada considerando somente análise de dados, ou seja , sem que o estudante pudesse manusear kits o que evidentemente traz prejuízos didáticos - pedagógicos estamos aumentando o valor dos recursos solicitados para que isto não ocorra em 2020.
  • Sociedade Brasileira de Física - SP - Brasil
  • 05/12/2019-31/12/2020
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Aírton Mendes Conde Júnior

Ciências Biológicas

Morfologia
  • papel de proteinas de proliferação, morte e estrutura celular nas glândulas salivares de camundongos balb/c com leishmaniose visceral
  • O protozoário Leishmania infantum, causador da leishmaniose visceral, se dissemina sistemicamente para propagar-se no macrófago de órgãos internos, principalmente fígado, baço, medula óssea e linfonodos. A leishmaniose está entre as doenças endêmicas negligenciadas prevalentes no Brasil. Diante da importância epidemiológica dos estudos com Leishmania e da necessidade de aprofundar o conhececimento da leishmaniose e sua relação com as glândulas salivares, propõe-se estudar a histologia do parênquima e túbulos das glândulas salivares de camundongos BALB/c experimentalmente infectados com L. infantum chagasi, com enfoque na avaliação da expressão de proteínas de proliferação e morte celular, e matriz extracelular. O projeto encontra-se na fase de apreciação pelo Comissão de Ética do Uso de Animais (CEUA) sob o número de protocolo 506/18. Serão utilizados 64 camundongos isogênicos machos da linhagem BALB/c, provenientes do biotério do Centro Central da Universidade Federal do Piauí/UFPI. Os animais serão divididos aleatoriamente, de forma que haverá a avaliação dos tecidos durante a fase aguda e crônica da doença, concomitantemente aos grupos controles. Após eutanásia dos animais, as glândulas salivares, baço, fígado, linfonodo e medula óssea serão submetidos ao processamento histológico, imunohistoquímica, morfometria e western blotting para a investigação de necrose, expressão de proteínas apoptóticas (Caspase- 3 e Bcl-2), proteínas de proliferação e ativação do ciclo celular (PCNA e Ki-67), e proteínas da matriz extracelular (Colágeno I e clágeno III). Acredita-se na contribuição e ampliação do conhecimento na caracterização da morfofisiologia de glândulas salivares em camundongos BALB/c experimentalmente infectados com leishmaniose visceral, nas diferentes fases de infecção.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Airton Torres Carvalho

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • pragas em abelhas: procurando por doenças e entendendo a química da interação entre meliponini e phoridae
  • Compreender a dinâmica da ocorrência de pragas e doenças em colônias de abelhas sem ferrão é fundamental para o futuro da meliponicultura e para a conservação das espécies. O presente projeto objetiva estudar dois importantes aspectos que limitam a produtividade dessa atividade, que apresenta grande importância ecológica e econômica. Estudaremos a ecologia química da interação entre o principal parasita em Meliponini, a mosca Pseudohypocera kerteszi (Diptera, Phoriade), buscando descobrir quais as pistas químicas utilizadas pelas moscas para encontrar seus hospedeiros. Além de parasitarem os ninhos das abelhas sem ferrão, as moscas são potenciais transmissoras de microrganismos patogênicos. Ainda, é possível que a microbiota das abelhas seja protagonista na produção dos compostos químicos utilizados pelas moscas para encontrar os ninhos. Desta forma, utilizaremos também uma abordagem metagenômica para caracterizar a microbiota em três importantes espécies do gênero Melipona (Apidae, Meliponini) ao logo de um amplo gradiente geográfico, comparando regiões de ocorrência natural das espécies e áreas para onde os ninhos foram translocados, bem como colônias em condições naturais e manejadas. Esperamos descobrir quais substâncias voláteis são utilizadas pelas moscas para encontrar os ninhos no intuito de desenvolver uma armadilha externa ao ninho e que possa controlar as infestações de forideos. Paralelamente, a caracterização da microbiota permitirá identificar microrganismos patogênicos a fim de subsidiar ações de controle e combate a doenças.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 03/07/2018-31/07/2021
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Alaim Souza Neto

Ciências Humanas

Educação
  • educação escolar, currículo e tecnologias: análise de infraestrutura, formação docente e aspectos didático-pedagógico-curriculares sobre o uso de tecnologias digitais na escola.
  • Este projeto está inserido como uma das ações de nosso grupo de pesquisa registrado junt6o ao CNPQ: Observatório de Práticas Curriculares. Assim, este projeto tem por objetivo investigar os usos pedagógicos de tecnologias digitais contemporâneas (computadores, tablets, celulares, etc.) em escolas públicas da rede estadual de ensino localizadas no município de Blumenau, estado de Santa Catarina, atentando, sobretudo, para elementos didáticos e pedagógicos que revelem elementos de possíveis mudanças curriculares durante os processos de ensino e de aprendizagem no ensino de Matemática e Química, relacionando os campos da Educação, Currículo e Tecnologias. Como ênfase teórica, tem-se diferentes interfaces entre os campos do Currículo, Formação de Professores e Políticas Educacionais, além de outras linhas de atuação teórica, como cultura escolar, práticas pedagógicas, etc. No campo macro, pretende-se realizar um mapeamento social das políticas que contemplam os usos de Tecnologias Digitais - TD na escola, juntamente com um mapeamento da situação de escolas públicas blumenauenses no que diz respeito à infraestrutura tecnológica, formação docente e práticas curriculares com o uso dessas TD. Com base nesse diagnóstico, almeja-se realizar um estudo qualitativo em escolas, objetivando investigar em que medida, possíveis mudanças curriculares, especialmente, vinculadas aos processos de seleção, organização, difusão e socialização do conhecimento escolar (conteúdos escolares), podem ser identificadas no cotidiano das escolas selecionadas a partir dos usos das TD e quais dessas relações são possíveis configurá-las como inovadoras à aprendizagem dos alunos. Como base de dados, pretende-se trabalhar com as informações disponibilizadas nos resultados do Censo Escolar e INEP, bem como dados dos questionários, entrevistas e, se possível, observações de práticas pedagógicas, todos estes em relações estreita com disciplinas que ministramos nos cursos de Licenciatura em Química e Matemática, a saber: Didática; Organização Escolar; e, Educação, Ciência e Tecnologias. Almeja-se, ainda, criar redes de pesquisa com outras instituições, inclusive Universidades e grupos de pesquisa já constituídos, a fim de estabelecer interlocução com a rede pública de educação básica na cidade de Blumenau, contribuindo com a formação inicial e continuada de professores. Por fim, pretende-se contribuir com a consolidação da implantação da UFSC Blumenau, sobretudo dos cursos de formação de professores para as áreas de Química e Matemática, bem como estimular e promover parcerias nacionais e internacionais em torno dessa temática, como meio de criação de novos espaços de pesquisa.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Alair Ferreira de Freitas

Ciências Humanas

Sociologia
  • caderneta agroecológica: construindo a autonomia econômica das agricultoras agroecológicas em viçosa/mg
  • O objetivo desse projeto é implementar a Caderneta Agroecológica a mulheres agricultoras rurais e urbanas, promovendo seu empoderamento e autonomia econômica por meio do monitoramento, qualificação e diversificação da produção agroecológica e pela organização econômica no município de Viçosa/MG. A Caderneta Agroecológica é uma tecnologia social criada para auxiliar na administração da produção das agricultoras e organização de suas práticas econômicas, desvelando a densidade de sua vida econômica. Para alcançar esse objetivo, a equipe multidisciplinar do projeto é integrada por professores doutores da UFV e colaboradores de instituições parceiras, ligadas ao tema e ao território priorizado e com larga experiência em criação, replicação e avaliação de tecnologias sociais, especialmente relacionadas a agricultura familiar. O projeto integra o objetivo de “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” dentro da Agenda 2030 da ONU e espera resultar na melhoria da renda proveniente das mulheres, na segurança e soberania alimentar e nutricional para a família e protagonismo das mulheres em seus agroecossistemas.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 01/12/2018-31/05/2020
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Alair Ferreira de Freitas

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • impactos e desafios das cooperativas no abastecimento do mercado institucional de alimentos nos grandes centros urbanos em minas gerais
  • O objetivo geral deste projeto é identificar e analisar os impactos e desafios das cooperativas no abastecimento do mercado institucional de alimentos (PAA e PNAE) nos principais centros urbanos de Minas Gerais. Este objetivo emerge da necessidade de se ampliar os conhecimentos sobre o papel que as cooperativas exercem nesse mercado e como elas impactam no abastecimento alimentar das cidades de maior demanda por alimentos nas diferentes regiões do estado, bem como as limitações encontradas para ampliar sua participação. Verificou-se que, apesar da grande relevância desse tema hoje, com segurança alimentar e nutricional e combate a pobreza e a fome sendo alçados à Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pela ONU e o Brasil referência mundial na criação de mercados institucionais para fortalecer agricultura familiar, pouco se conhece a este respeito e ainda há muito que avançar na integração do cooperativismo com os mercados institucionais de alimentos nos centros urbanos. Para realizar essa pesquisa utiliza-se abordagem quali-quantitativa e caráter descritivo e propõe-se realizar um estudo multicasos em 5 cidades mineira de grande porte, a saber: Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros e Governador Valadares. Para tanto, será elaborado um roteiro de entrevistas semiestruturada, focando influências das cooperativas no mercado institucional de alimentos, sua importância nessa rede e os principais desafios e entraves enfrentados por elas nesse processo, e um Survey que vai possibilitar a captação da rede em que as cooperativas estão inseridas, revelando o papel, a centralidade e o poder dessas cooperativas nas redes de mercado de alimentos em Minas Gerais. Espera-se que os resultados possibilitem uma atualização do estado da arte no que se refere às politicas públicas de aquisição de alimentos e a participação das cooperativas no abastecimento alimentar em grandes centros brasileiros bem como a utilização da análise de redes sociais (ARS) para estudos dessa natureza. Também se espera que os resultados possam impactar em mudanças no modus operandi da gestão das políticas de compra institucional nos centros urbanos para adequar às demandas e limitações das cooperativas, bem como garantir a ampliação de produtos fornecidos pela agricultura familiar a estes centros. Além disso, que as organizações cooperativas possam se apropriar dos resultados para alterarem rotinas administrativas, modelos de governança e estratégias corporativas para fortalecerem suas posições na rede dessas políticas e romperem com certas limitações que restringem seu protagonismo. Em termos gerais, espera-se que esse projeto consiga dar visibilidade ao papel central que o cooperativismo assume, e precisa assumir mais, na promoção da segurança alimentar e nutricional em Minas Gerais e no Brasil.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 08/09/2018-30/09/2021