Projetos de Pesquisa

 

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Eliseth Ribeiro Leão de Andrade Silva

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • e-naturezank - resposta imunológica e estados afetivos de indivíduos 50+ após contato direto e indireto com a natureza: ensaio clínico randomizado.
  • Em 2025, o Brasil deverá ser o sexto país do mundo em população idosa, atingindo 41,5 milhões em 2030, demandando maior investimento em estratégias preventivas e coletivas para envelhecimento saudável, maior qualidade de vida e menor sobrecarga dos sistemas de saúde. Embora diversos benefícios do contato com a natureza para a saúde física e mental sejam apontados, poucos estudos investigam o seu efeito sobre o sistema imunológico, como os que apontaram aumento significativo de atividade de células NK e linfócitos T em adultos frequentadores de florestas japonesas. Ainda, existem poucos ensaios clínicos randomizados sobre intervenções baseadas na natureza e nenhum fora da Europa e Ásia. Mesmo sabendo que o envelhecimento do sistema imunológico é inexorável, o contato com a natureza pode ser uma abordagem não farmacológica para retardar tal declínio, tanto de maneira direta, quanto indireta, pois um estudo realizado por alguns pesquisadores desse grupo evidenciou que a visualização de imagens de natureza gera emoções positivas, que podem influenciar no sistema imunológico. Assim, propomos este ensaio clínico controlado randomizado para comparar o impacto do contato com a natureza sobre o sistema imunológico de indivíduos com mais de 50 anos em dois grupos: intervenção direta realizada em ambiente natural, com ênfase na apreciação direcionada pelos sentidos e intervenção indireta, com visualização de imagens digitais da natureza. Também serão avaliados estados de ânimo pelo Profile of Mood States (POMS), perfil imune solúvel por ensaio multiplex (21 analitos presentes no plasma, cobrindo atividades inflamatórias e anti-inflamatórias), perfil imune celular por citometria de fluxo multiparamétrica (linfócitos T CD4+, CD8+, duplo negativos e NKT) e seu estado de ativação, potencial funcional (citocinas, moléculas líticas e quimiocinas) e status da memória, além de subpopulações de monócitos, macrófagos e células dendríticas).
  • Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Élison Fabrício Bezerra Lima

Ciências Agrárias

Agronomia
  • tripes (insecta: thysanoptera) de importância econômica de ornamentais no brasil: identificação morfológica e molecular como subsídio ao manejo
  • A produção de flores e plantas ornamentais constitui um dos mais novos, dinâmicos e promissores segmentos da agricultura brasileira. As taxas de crescimento do setor estão em torno de 10% ao ano, e geram cerca de R$ 1,5 bilhão/ano. A sustentação econômica da atividade é garantida pelo vigor do mercado interno, mas alguns dos principais entraves à exportação são os problemas fitossanitários. Os tripes (Thysanoptera) constituem um dos mais importantes insetos-pragas dessas culturas. Seu pequeno tamanho, em geral entre 0,5 e 2 mm de comprimento, associado à alta capacidade reprodutiva e fácil dispersão, permitem a esses insetos rápida infestação de áreas de cultivo. Nos últimos anos, houve um aumento no número de registros de danos causados por tripes em plantas ornamentais no Brasil. A alimentação desses insetos em folhas e pétalas pode formar manchas prateadas, além de pontos negros da deposição de fezes, ou transmissão de vírus, que depreciam o valor comercial e em alguns casos impedem a venda. Nesta proposta, investigaremos pela primeira vez quais as espécies de tripes ocorrem em ornamentais no país por meio de amostragens nos principais cultivos, como de asteráceas, orquídeas, rosas, floricultura silvestre, mudas para jardim, folhagens e espécies arbóreas. Disponibilizaremos guias de identificação das espécies pragas e descreveremos os danos causados por esses insetos. Uma vez que tripes de ornamentais em geral envolvem grupos diversos e de difícil identificação morfológica, incluiremos informações anatômicas e o uso da técnica do DNA Barcode que permitirão um reconhecimento preciso e ágil por órgãos de inspeção sanitária, produtores e empresas. Essas informações terão relevância básica e aplicada, resultando em estudos de identificação de um grupo de insetos de interesse econômico ao mesmo tempo em que constituirão um passo fundamental em direção ao manejo integrado de pragas ou à aceleração de medidas fitossanitárias caso pragas exóticas ingressem no Brasil.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 02/03/2022-31/03/2025
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Eliza Mitiyo Morinaka

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • website da literatura brasileira traduzida: internacionalização, educação e acessibilidade
  • O objetivo deste projeto de pesquisa é criar um amplo portal eletrônico com informações sobre a presença da literatura brasileira no exterior, mirando, inicialmente, a tradução para a língua inglesa. Como exemplos de websites similares temos o “Dicionário de Tradutores Literários no Brasil”, da UFSC, e “Poesia Traduzida no Brasil”, da UnB, que têm como foco a literatura estrangeira traduzida no Brasil, e o portal “Literatura brasileira e transnacionalidades”, do IFRS, que apresenta um catálogo de obras brasileiras traduzidas para o inglês. Nosso portal, o Website da "Literatura Brasileira Traduzida", se diferencia dos demais, pois será mais abrangente e abrigará: a) pesquisas relevantes sobre a literatura brasileira traduzida para o inglês que não estão digitalizadas ou estão dispersas em diferentes repositórios; b) pesquisas sobre a tradução de obras brasileiras para outras mídias; e c) pesquisas na interseção entre literatura, acessibilidade, tecnologia assistiva, educação e formação de professores. Além disso, nosso projeto gerará os seguintes produtos: a) um acervo de biografias dos tradutores da literatura brasileira para o inglês; b) entrevistas com tradutores, editores e pesquisadores; e c) audiolivros da literatura brasileira traduzida para o inglês. O website terá as seguintes seções: 1. Lista de autores, tradutores e obras brasileiras traduzidas para o inglês com todas as informações catalográficas e links para indicar as redes associativas; 2. Biografia de tradutores da literatura brasileira; 3. Entrevistas; 4. Pesquisas acadêmicas; e 5. Audiolivros de obras brasileiras traduzidas para o inglês. A principal contribuição do website será reunir um vasto material para aprofundar o conhecimento sobre a literatura brasileira traduzida, os tradutores e o papel da tradução no contexto formativo e educacional. Além disso, enquanto obra de referência, o website é um instrumento fundamental de ciência básica para quem faz pesquisas na área dos Estudos da Tradução.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Elizabeth do Nascimento

Ciências da Saúde

Nutrição
  • crononutrição e utilização de partição de extrato vegetal como alvos de investigação no comportamento alimentar e metabolismo de ratos com obesidade induzida por dieta
  • A proposta do projeto envolve uma pesquisa pré-clínica com uso de uma dieta indutora de obesidade em ratos e restrição do tempo de alimentação, associados ou não ao uso da partição do extrato hidroetanólico de partes aéreas de Parkinsonia. aculeata (originária do semiárido nordestino) para avaliar repercussões fisio-metabólicas, comportamentais e expressão de genes osciladores circadianos responsáveis pelo pelos ritmos biológicos a exemplo do metabolismo e comportamento alimentar. As manipulações envolvem duas áreas emergentes na pesquisa nutricional: a crononutrição e o uso de extratos de plantas com fins terapêuticos para prevenção ou tratamento de doenças metabólicas crônicas. A P. aculeata faz parte da sabedoria popular, mas necessita de maior embasamento científico para sua aplicação. Estudos prévios publicados por membros da equipe mostraram alterações fisio-metabólicas e comportamentais consequentes ao uso da dieta e da restrição alimentar, bem como, efeitos positivos da P. aculeata sobre o metabolismo glicêmico e lipêmico em animais. Portanto, pretende-se avaliar: mudanças comportamentais (alimentar e locomotora), alterações na composição corporal, parâmetros bioquímicos, expressão de proteínas intracelulares e genes osciladores controladores de vias metabólicas relacionadas ao comportamento alimentar no hipotálamo e tronco encefálico, além de tecidos periféricos como o adiposo, o fígado e músculo esquelético. Com base em evidências prévias da equipe e da literatura em geral, a hipótese do estudo é que o extrato de P.aculeata reverterá as alterações relacionadas ao metabolismo energético a partir da modulação na expressão de genes osciladores circadianos, bem como, da expressão de proteínas e neuropeptídeos relacionados. A execução do projeto propiciará um estudo pioneiro e original neste campo do saber, contribuindo para o avanço da ciência da nutrição e de terapias alternativas no combate à obesidade e suas comorbidades.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/03/2022-31/03/2025
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Elizabeth Fernandes de Macedo

Ciências Humanas

Educação
  • ressignificações da bncc nos múltiplos espaço-tempos de implementação
  • Este projeto tem por foco as recentes políticas curriculares no Brasil, mantendo a preocupação de desconstruir mecanismos que criam o controle do currículo como efeito de verdade e dificultam a proliferação da diferença como diferença em si. Nesse sentido, ele se articula a projetos desenvolvidos pela equipe com ênfase no caráter instituinte do currículo como enunciação no terceiro espaço da cultura, reverberando a crítica a concepções técnicas e burocráticas de currículo. Tem o duplo objetivo de mapear as redes políticas construídas durante o processo de implementação, destacando as estratégias da racionalidade neoliberal que propagam tais concepções, e atuar junto às escolas e aos professores para recuperar o fazer curricular como enunciação no contexto escolar. Assumindo inflexão pós-estrutural, o projeto dialogará com teóricos da irrealizibilidade. O primeiro objetivo envolverá o mapeamento das redes de política, utilizando a metodologia proposta por S.Ball para a análise global das políticas educacionais, em articulação com a teoria do discurso de E. Laclau e C. Mouffe e os estudos de W. Brown sobre neoliberalismo. O segundo objetivo será trabalhado em pesquisa participante pós-qualitativa no campo do currículo, trazendo para a discussão a ontologia relacional proposta por J. Butler, animada por J. Derrida. Assim, para além dos efeitos ético-políticos de trabalhar junto aos professores na produção de currículo, a pesquisa apresenta contribuições teóricas: (i) no campo das políticas educacionais, ao teorizar sobre o neoliberalismo como racionalidade; (ii) no campo dos estudos reconceptualizados do currículo, com foco em processos de subjetivação e na ideia de relacionalidade; e (iii) no plano metodológico, ao discutir a pesquisa empírica participante sobre a formação de professores e o currículo sob a óptica da pesquisa pós-qualitativa.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 26/03/2022-31/03/2025
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Elizabeth Fialho Wanner

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • metaheurísticas populacionais multiobjetivo: teoria a prática
  • Metaheurísticas populacionais representam uma classe de ferramentas estocásticas para a resolução de diversos problemas com características difíceis, tais como não linearidade, multi-modalidade, não difenciabilidade, envolvendo múltiplas escalas, etc., para os quais não existem algoritmos determinísticos eficientes. Estas ferramentas têm se mostrado poderosas na solução de problemas teóricos e práticos nas diversas áreas do conhecimento. A área de pesquisa em metaheurísticas populacionais para tratar problemas com vários objetivos encontra-se em pleno desenvolvimento e vem sendo aplicada, com sucesso, em diversos problemas do mundo real. Entretanto, observa-se uma necessidade de se focar em aspectos teóricos pouco compreendido do funcionamento destes métodos. Um melhor entendimento do funcionamento de tais métodos é importante para não somente desenvolver novos paradigmas inspirados e guiados por necessidades diretamente derivadas dos problemas aplicados, mas também para apontar direções futuras de pesquisa. Por outro lado, aplicações práticas servem para identificar novos paradigmas para aplicações específicas baseadas nos aspectos teóricos. O desenvolvimento deste projeto se reveste de grande importância considerando que deverá preencher lacunas importantes na área, conferindo inovação à presente proposta, tais como: desenvolvimento de um indicador de desempenho para metaheurísticas populacionais multiobjectivo que seja capaz de, em um tempo razoável comparar conjuntos de soluções distintos de forma qualitativa e quantitativa; desenvolvimento de uma metodologia capaz de gerar um conjunto de soluções com um tamanho desejado e com uma boa distribuição em uma única execução; e caracterização local e global dos conjuntos de Pareto obtidos para auxiliar na identificação de regiões do espaço que se beneficiariam com a utilização de um operador de buscal local. O resultado principal que espera-se obter é o desenvolvimento de técnicas e metodologias capazes de gerar boa.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Elizabeth Gomes Souza

Ciências Humanas

Educação
  • a opção decolonial em educação matemática: problematizando a formação inicial de professores
  • Este projeto de pesquisa interinstitucional toma como ponto de partida o debate aberto por Jacques Derrida sobre a “Universidade sem condição”. Uma universidade sem condições se pauta pela inserção e interlocução com saberes e racionalidades que extrapolam o campo exclusivamente disciplinar de organização da Universidade Contemporânea, em particular no que se refere ao modo como a educação superior mobiliza disciplinarmente a Matemática, em seus diversos cursos acadêmicos. Os modelos curriculares universitários silenciam, eliminam, hierarquizam e ignoram a existência de outras matemáticas, no plural. Este projeto visa identificar movimentos de decolonização do projeto intelectual/civilizatório de caráter disciplinar que permeia os cursos de formação de professores de sete universidades públicas brasileiras e uma estrangeira em que predominam a manutenção de imagem única da Matemática e os seus efeitos para pensar a Educação Matemática escolar. Propomos a inserção na educação matemática universitária e na educação matemática escolar, de outras epistemologias e racionalidades não hegemônicas. Mesmo reconhecendo que em algumas instituições de ensino superior já se encontram em andamento movimentos nessa direção, entendemos que seus efeitos se restringem predominantemente a formas de debate acadêmico, ainda com pouca repercussão nas estruturas curriculares de formação inicial de professores. Para esse fim, propomos a promoção de movimentos curriculares formativos decoloniais em âmbito acadêmico em cursos de formação de professores, com repercussões também formativas para se conceber a educação escolar. Metodologicamente, assumimos uma postura terapêutico desconstrucionista nas práticas de pesquisas em Educação Matemática como opção decolonial para analisar com lentes praxiológico/decoloniais os resultados de se ofertar disciplinas que abordem a temática em programas de graduação e pós-graduação, assim como, em cursos de extensão.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 28/03/2022-31/03/2025
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Elizabeth Pacheco Batista Fontes

Tecnologias

Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
  • edição de genoma por crispr/cas e manipulação de genes de imunidade para resistência contra begomoviruses
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 29/11/2019-30/11/2022
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Elizabeth Pacheco Batista Fontes

Ciências Biológicas

Genética
  • integrando genômica funcional e sinalização celular para melhorar resistências de plantas cultivadas a estresses bióticos e abióticos
  • Com um aumento projetado da população mundial para mais de 9 bilhões até 2050, a prioridade imediata para a agricultura é maximizar a produção de alimentos de forma sustentável e rentável. As perdas por infecções virais e seca impõem limitações severas à agricultura e segurança alimentar. Estas restrições têm impulsionado avanços significativos no entendimento molecular das interações planta-meio ambiente, expandindo as estratégias potenciais para resistência geneticamente modificada em plantas cultivadas. Entretanto, além de alterações genéticas que ocorrem naturalmente nos genomas virais para superar resistência, as ameaças de mudanças climáticas e diminuição do reservatório de água, as alterações das condições ambientais, que afetam o crescimento das plantas, representam constantes alertas na agricultura levando a um interesse contínuo por um entendimento mais profundo sobre as interações moleculares entre plantas e vírus e/ou seca. Vencer estes desafios demanda a utilização de métodos genéticos e moleculares além de tecnologias de alto desempenho e pesquisas de ponta para identificar novos mecanismos de resistência a vírus e à seca. O foco principal dessa proposta é desvendar as bases moleculares pelas quais seca, distúrbio fisiológico e begomovírus, que representam sérios desafios para a agricultura brasileira, interagem com as plantas. Além disso, o programa visa aplicar biotecnologicamente o conhecimento gerado para mitigar o impacto negativo causado pela seca e por begomovírus na produtividade agrícola. As metas específicas consistem em (i) modular racionalmente vias de sinalização de morte celular induzidas por seca para aumentar tolerância à seca nas safras; (ii) diagnosticar molecularmente a síndrome do distúrbio fisiológico, (iii) desvendar os componentes de comunicação cruzada entre imunidade antiviral e estresses abióticos, (iv) mapear o interactoma begomovírus-hospedeiro e (v) gerar resistência durável contra begomovírus por edição genômica.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Elizabeth Silaid Muxfeldt

Ciências da Saúde

Medicina
  • eficácia da intervenção nutricional isolada ou associada a outras intervenções não farmacológicas no controle da hipertensão arterial e na redução do risco cardiovascular – ensaio clínico randomizado
  • O presente projeto trata da avaliação da eficácia terapêutica da intervenção nutricional associada ou não a outras intervenções não farmacológicas no controle da hipertensão arterial. Apesar do enorme avanço tecnológico com inúmeros grupos farmacológicos anti-hipertensivos no mercado, o controle da pressão arterial associado à redução do risco cardiovascular ainda é o grande desafio do tratamento da hipertensão arterial no Brasil e no mundo. Por sua vez, a obesidade se tornou uma enfermidade pandêmica que vem crescendo em todo o mundo e é considerada um dos principais responsáveis pela elevação da pressão arterial e do perfil metabólico adverso que surge cada vez mais precocemente na população, aumentando significativamente o risco cardiovascular. Desta forma o controle da hipertensão arterial não pode se ater à busca do alvo terapêutico de forma quantitativa, mas também à redução do risco cardiovascular global, incluindo o controle dos fatores de risco e a regressão ou prevenção das lesões subclínicas assintomáticas (hipertrofia ventricular esquerda, função renal, albuminúria, rigidez aórtica, índice tornozelo braquial e disfunção endotelial) e, consequentemente reduzindo a incidência de eventos cardiovasculares maiores (doença coronariana aguda, doença cerebrovascular, insuficiência cardíaca congestiva, doença arterial periférica e doença renal crônica avançada). Além do controle dos fatores de risco tradicionais devemos atentar para outros fatores que comprovadamente aumentam o risco cardiovascular como os determinantes socioeconômicos, a qualidade do sono associada ou não à Apneia Obstrutiva do Sono, transtornos emocionais como depressão e ansiedade e a qualidade de vida. O estudo será feito em uma parceria entre o Programa de Hipertensão Arterial do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ProHArt – HUCFF – UFRJ) e o estudo LapARC que é desenvolvido junto ao Centro Saúde-Escola Lapa (CSE-Lapa), unidade da Estratégia Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado, não cego, com avaliação cega dos desfechos onde os participantes da pesquisa serão randomizados em 4 grupos: Grupo controle, Grupo intervenção 1: nutricional isolada; Grupo intervenção 2: nutricional + atividade física; Grupo intervenção 3: nutricional + atividade física + práticas integrativas. A população alvo serão adultos entre 20 e 65 anos divididos em pré-hipertensos, hipertensos em geral e hipertensos resistentes. Serão randomizados 240 indivíduos (60 para cada grupo) divididos igualmente (20 pré-hipertensos, 20 hipertensos em geral e 20 hipertensos resistentes) para avaliação das estratégias não farmacológicas em diferentes graus de gravidade de hipertensão arterial. O tempo de acompanhamento será de 6 meses com avaliações mensais da adesão, das medidas antropométricas e da pressão arterial de consultório. No protocolo inicial serão registradas informações sociodemográficas, ocupação e escolaridade, medidas antropométricas e de composição corporal (bioimpedância elétrica), medida da pressão arterial de consultório e Monitorização Residencial da Pressão Arterial, exames laboratoriais para avaliação do perfil metabólico e da função renal, eletrocardiograma para avaliação dos índices de voltagem para diagnóstico de hipertrofia ventricular esquerda, medida da velocidade de onda de pulso para avaliação da rigidez aórtica, e reatividade microvascular. Serão também aplicados os questionários de qualidade de vida, qualidade de sono, rastreio de Apneia Obstrutiva do Sono e rastreio de depressão e ansiedade, além da avaliação da saúde periodontal. Todos esses exames serão repetidos ao final de 6 meses para avaliar a resposta terapêutica das diferentes intervenções. A estratégia nutricional consta de uma avaliação nutricional individual com instituição do Programa alimentar e reavaliação mensal das medidas antropométricas, além de encontros em grupo para o Programa de Educação Alimentar. Na estratégia de atividade física será feita uma avaliação da capacidade aeróbica máxima individual com implementação do programa de atividade física que será desenvolvido individualmente (com acesso remoto por pedômetro) e em grupo sob supervisão de profissional habilitado. Na estratégia das práticas integrativas serão implementadas as seguintes práticas reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde: “Mind-fullness”, auriculoterapia e imposição de mãos com encontros semanais individuais e em grupo. Paralelamente serão implementados 3 cursos no formato híbrido para os profissionais de saúde do CSE-Lapa e do HUCFF: “Nutrição clínica e prescrição de dieta para hipertensos”, “Fisiologia do exercício e prescrição de atividades físicas para hipertensos” e “Capacitação em auriculoterapia” que ficarão disponíveis em plataforma online para acesso de profissionais de outras unidades de saúde na atenção básica. Todo o processo será acompanhado por uma empresa de marketing para divulgação do estudo através de vídeo institucional, campanhas de saúde para população leiga, promoção dos eventos em grupo e estratégias de divulgação dos resultados da pesquisa para gestores e para a comunidade alvo do projeto.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 02/12/2020-31/12/2022
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Elizanilda Ramalho do Rego

Ciências da Saúde

Nutrição
  • melhoramento acelerado de beldroega
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 29/11/2019-30/11/2022
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Eloane Malvessi

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de filmes ativos e nanocompósitos para incorporação de ácidos aldônicos produzidos por células imobilizadas de zymomonas mobilis
  • Os ácidos lactobiônico e maltobiônico, seus sais derivados, e sorbitol podem ser obtidos via processos químicos, eletrolíticos ou bioquímicos. Do ponto de vista biotecnológico e ambiental, a rota bioquímica é mais atraente. Nesse contexto, destaca-se a utilização do complexo enzimático periplasmático glicose-frutose oxidorredutase/glicono-δ-lactonase (GFOR/GL) presente em células da bactéria Zymomonas mobilis. Ácido lactobiônico ou ácido maltobiônico e/ou sais derivados são formados, em base equimolar com sorbitol, quando lactose ou maltose, respectivamente, são usadas como substratos em associação à frutose. Este processo de bioconversão, separação, purificação e caracterização dos produtos vêm sendo estudado com sucesso pelo grupo proponente. Atendendo aos interesses e demandas do mercado por processos de menor impacto ambiental, é desejável a entrada de produtos inovadores em setores industriais distintos. Devido às propriedades antioxidante, acidificante e antimicrobiana dos ácidos lactobiônico e maltobiônico, já relatadas na literatura, o foco de uso é direcionado, em maior grau, para cosméticos. Entretanto, os ácidos aldônicos, de modo geral, tem potencial para incorporação em filmes e nanoestruturas com propriedades ativas e/ou de liberação controlada, lacunas identificadas em segmentos como o de alimentos e farmacêutico. O devido estudo é potencializado ao atender os atributos funcionais, nutricionais e de aparência dos produtos que, ao serem caracterizados físico-quimicamente e com enfoques microbiológico, antioxidante e citotóxico, garantem a qualidade, segurança e maior vida útil aos produtos. Considerando o referido grau de desenvolvimento do processo de obtenção dos ácidos aldônicos e sais derivados, a proposta do projeto é direcionada ao desenvolvimento de filmes, revestimentos e nanoestruturas lipídicas e/ou poliméricas biodegradáveis com propriedades bioativas resultantes da incorporação dos ácidos aldônicos produzidos por Z. mobilis.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • 13/05/2022-31/05/2025
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Eloisa Dutra Caldas

Ciências da Saúde

Farmácia
  • avaliação do potencial antidepressivo da ayahuasca em ratos wistar induzidos a depressão com lipoporissacarideo
  • A depressão pode ser atribuída ao desequilíbrio ou deficiência de neurotransmissores, hipótese apoiada pela ação de várias classes de antidepressivos, que bloqueiam a recaptação de norepinefrina e/ou serotonina e dos inibidores de monoamina oxidases (MAO). O fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) tem um papel crucial na depressão como regulador central da neuroplasticidade no hipocampo. Os fármacos disponíveis para o tratamento possuem limitações, e estudos têm mostrado ser a ayahuasca (Aya) uma possível opção terapêutica. A ayahuasca é uma bebida de uso ancestral produzida pela cocção do cipó Banisteriopis caapi, que contém as β-carbolinas harmina, tetrahidroharmina (THH) e harmaline, inibidoras da MAO, e das folhas de Pysicotria viridis, que contém o N,N dimetiltriptamina (DMT), agonista dos receptores de serotonina. Estudo anterior conduzido pelo nosso grupo (Colaço et al., 2020) mostrou que a ayahuasca aumentou os níveis cerebrais de serotonina, o turnover de dopamina e de BDNF no hipocampo de ratos Wistar. Esse projeto tem como objetivo investigar esse potencial utilizando ratos Wistar induzidos a depressão com lipopolissacarídeo (LPS), um modelo validado para avaliação de novos fármacos, por meio da quantificação de monoaminas e de BDNF em diferentes regiões cerebrais e avaliar parâmetros comportamentais. Adicionalmente será avaliado o número de progenitores neuronais, neurônios e células em proliferação celular. Serão utilizados 78 animais divididos em 6 grupos: controle salina, controle LPS, Aya 0.5 (a dose ritualística) + LPS, Aya 1 + LPS, Aya 2 + LPS e controle positivo (fluoxetine + LPS). Após 14 dias, os animais serão submetidos aos testes de campo aberto e natação forçada, posteriormente decapitados e o cérebro dissecado para obtenção do córtex pré-frontal, núcleo accumbens, estriado e hipocampo, que serão analisados por LC-MS/MS quanto aos níveis de dopamina, serotonina, norepinefrina e seus metabólitos, de BDNF e ensaios imunohistoquímic
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Elson de Assis Rabelo

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • fotografia negra e construção da cidadania na bahia contemporânea
  • Este projeto tem como objetivo analisar a produção fotográfica dos integrantes do coletivo Zumvi Arquivo Fotográfico, que se deu no período da redemocratização e da Nova República, no Brasil. Situado em Salvador, Bahia, o coletivo de fotógrafos se constituiu em arquivo, em 1990, a partir da reunião de diferentes olhares, trajetórias e artefatos, voltados especialmente para as culturas da diáspora negra na Bahia, como os blocos afro, as práticas estéticas, as religiões e a organização quilombola. O projeto pretende fazer uma análise iconológica das séries temáticas de imagens, relacioná-las com sua autoria diversificada dentro do arquivo, com suas formas de circulação e com as questões sociais referidas aos modos contemporâneos de ser cidadão negro na Bahia e no Brasil, a partir das desigualdades de raça e classe, da afirmação política das identidades negras pelos movimentos sociais e da agenda de políticas públicas para os grupos negros.
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Elton Casado Fireman

Ciências Humanas

Educação
  • saberes docentes mobilizados na construção de sequências de ensino investigativo
  • Este projeto propõe uma pesquisa em formação de professores, gerida por três grupos de pesquisa de Universidades nordestinas diferentes, e apresenta como sujeitos da pesquisa professores de escolas da cidade, do campo, quilombolas e de educação indígena. Parte da formação de professores de anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Ensino de Ciências por Investigação, tendo como alvo a promoção da Alfabetização Científica. Pretende fomentar discussões teóricas e momentos de planejamento, de maneira colaborativa, de Sequências de Ensino Investigativo (SEI), envolvendo professores dos anos iniciais (pedagogos) e licenciandos de química, física e biologia, bem como a aplicação da SEI e avaliação didático-pedagógica dessa aplicação nas respectivas turmas dos pedagogos sujeitos da pesquisa. Diante da diversidade dos sujeitos envolvidos e do caráter colaborativo da pesquisa, apresenta-se como questão: como se mobilizam os saberes dos professores dos anos iniciais, ao planejar uma sequência de ensino investigativo na perspectiva da Alfabetização Científica em um curso de formação continuada? E tem como objetivo geral analisar os saberes mobilizados por professores dos anos iniciais juntamente com os licenciandos de química, física e biologia, ao planejarem e aplicarem uma Sequência de Ensino por Investigação, na perspectiva da Alfabetização Científica em um curso de formação continuada. A hipótese aqui defendida é a de que os professores produzirão conhecimento sobre o ensinar a aprender Ciências a partir de abordagem didática investigativa e esses conhecimentos poderão ser analisados, constituindo o objeto de pesquisa a ser investigado aqui: os saberes docentes. A obtenção dos dados será por vídeogravações durante todo o processo, com posterior transcrição. O tratamento dos dados se dará com a técnica da Análise de Conteúdo e a análise, após a construção das categorias, será a partir de episódios e turnos, estabelecendo uma relação entre os dados e a teoria estudada.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Elton de Lima Borges

Outra

Multidisciplinar
  • rondociência: feira de ciências como ferramenta de formação e transformação social na região central de rondônia.
  • O projeto visa atuar junto às escolas públicas estaduais, dos municípios de Presidente Médici, Ji-Paraná, Alvorada do Oeste, Urupá, Teixeirópolis, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União e Vale do Paraíso, por entender-se, que a educação é primordial no desenvolvimento de um país mais digno a todos os seus cidadãos e principal instrumento de empoderamento, transformação socioeconômica, de preservação da natureza, resgate da cultura e dos saberes endógenos. Entende-se que o projeto contribuirá com o imperativo de implicar a comunidade educacional em planejar, construir, analisar, repensar e estabelecer métodos e instrumentos de formação coletiva, contemplando as concepções de ciência, valores, vida e as diversificadas visões de mundo. A feira de ciências será realizada levando em consideração trabalhos originais no formato de resumo, e apresentação dos experimentos. Também serão realizados outras oficinas, palestras e minicursos além de uma mostra de Mangá, onde serão escolhidos os melhores temas com linhas temáticas de ciências. Com a realização da feira de ciências, pretende-se que ocorra um aumento do interesse e maior entendimento por parte dos alunos em relação à disciplina de Ciências Exatas e da Terra.
  • Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
  • 23/02/2022-29/02/2024
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Elton Luiz Nardi

Ciências Humanas

Educação
  • afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização
  • As políticas de regulação educacional por resultados exercem direcionamento e controle em consonância com padrões de qualidade referenciados no capital, em cuja ação regulatória figuram medidas de accountability identificadas com pressupostos da chamada New Public Management (NPM). Tendo em vista essa realidade, o projeto enfoca a ação de governos de municípios brasileiros para afirmação da accountability na gestão da educação pública e repercussões dessa afirmação para o governo democrático da educação. Nesse sentido, indaga sobre encaminhamentos político-práticos sintonizados com políticas de regulação educacional por resultados que denotam o forjamento da afirmação da accountability como mecanismo de gestão da educação pública e como esses encaminhamentos rebatem no plano da democratização da gestão escolar. Busca avançar na análise de como tem sido operada a afirmação desse modelo de accountability, sob a hipótese de que, além de ser vivido pelas escolas, ele deva ser incorporado e credibilizado como mecanismo de gestão educacional, segundo a racionalidade que o caracteriza e os fins para os quais se destina. Os rebatimentos desse processo de afirmação na democratização da gestão escolar constituem, portanto, o ponto de chegada da análise. O campo empírico compreende cinco capitais – Florianópolis, São Paulo, Goiânia, Palmas e Fortaleza –, uma de cada região geográfica do país. A concentração na esfera municipal visa considerar uma diversidade de contextos em que se situa o fenômeno e a circunstância do envolvimento massivo dos municípios com uma malha de políticas de regulação por resultados, cuja marca principal são os sistemas de avaliação externa e os mecanismos de accountability a eles consociados. A estratégia metodológica compreende o levantamento e análise de documentos, discursos, matérias, notícias, programações, orientações oficiais e outros, e realização de entrevistas com gestores públicos e gestores escolares das redes de ensino pesquisadas.
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Elucir Gir

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • efeitos e consequências da pandemia da covid-19 entre profissionais de saúde.
  • O surgimento da pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) reforçou a importância da adesão das medidas de controle e prevenção de infecção nos serviços de saúde, sendo a adesão às precauções padrão e das precauções de específicas de fundamental importância para reduzir o risco de transmissão do SARS-COV- 2 entre os profissionais e pacientes nos serviços de saúde. Os efeitos físicos, psicológicos e sociais decorrentes da COVID-19 são significativos e reconhece-los e propor soluções adequadas é prioritário no contexto atual. Esta proposta objetiva analisar os efeitos físicos, psicológicos e sociais decorrentes do enfrentamento da pandemia da COVID-19, vivenciados pelos profissionais no contexto da assistência direta à saúde, bem como construir e validar materiais educativos audiovisuais para prevenção e controle. Trata-se de um estudo misto que será realizado em duas etapas. A primeira visa realizar um diagnóstico situacional por meio de um estudo transversal analítico sobre os efeitos da pandemia da COVID-19 sobre as repercussões, consequências, exposição ao risco e adoecimento, adesão às normas de prevenção e problemas de saúde mental enfrentadas pelos profissionais de saúde em diferentes regiões do Brasil. Serão convidados e recrutados de forma online, profissionais de saúde de diferentes regiões do Brasil, de ambos os sexos, que atuam no contexto da assistência nos diferentes níveis de atenção à saúde e que estejam dentro dos seguintes critérios de inclusão: ter cuidado de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado da COVID-19, ter acesso à internet. Para a coleta de dados será utilizado um questionário eletrônico que será validado por um comitê de nove juízes quanto à forma e conteúdo e será construído na plataforma virtual Survey Monkey ®. O questionário será validado quanto ao conteúdo por especialistas na temática e será dividido em seis partes: 1. Formulário de Informações Gerais; 2. Formulário de Informações Profissionais; 3. Escala de Cumprimento com as Precauções-Padrão: composta por 20 itens que avaliam o cumprimento às medidas de PP. 4. Dados sobre a adesão às medidas de precauções recomendadas para prevenção e controle do COVID-19; 5. Medidas de prevenção e controle no convívio familiar (EPI) 6. Escala de Determinantes sociocognitivos na adesão às precauções-padrão: com 24 itens avalia os obstáculos e dificuldades na adesão aos EPI. Após versão final do questionário será gerado um link para acessá-lo, por meio das plataformas digitais (e-mail, facebook, Instagram, sites e whatsapp), que serão direcionados para a Plataforma Survey Monkey® e terão acesso ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após aceite em participar do estudo terão acesso ao questionário online que será disponibilizado para acesso por computador ou dispositivos móveis (celular). Os dados serão analisados utilizando estatística descritiva para caracterização dos participantes. Serão calculadas medidas de tendência central, e prevalências. Serão utilizados os testes paramétricos e não paramétricos, quando apropriados. Modelos de regressão logística serão realizados para identificar potenciais fatores independentes associados à adesão, às precauções-padrão, os obstáculos para ao uso adequado dos EPI, à prevalência de lesões por pressão decorrentes dos EPI e aos problemas de saúde mental. Valores de p < 005 serão considerados significativos. Na segunda etapa do estudo será conduzido estudo metodológico que será constituído pela construção de materiais educativos (vídeo e e-book) e validação por juízes e por representantes do público-alvo. Para tal serão adotadas as recomendações para construção de materiais audiovisuais, a partir da pré-produção (validação dos roteiros e storyboard), produção e pós-produção. Na fase de pré-produção serão validados roteiros que consistirão na descrição nas técnicas e cenas que serão elaboradas no vídeo. Na fase seguinte, a produção do vídeo será constituída pela filmagem das cenas descritas na pré-produção seguindo o roteiro das técnicas validadas por especialistas. A elaboração da filmagem contará com apoio de profissionais de multimídia para captação das imagens de boa qualidade e será realizado no laboratório de prática clínica do Centro de Simulação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Na última fase de pós-produção será constituída pela edição das cenas gravadas, narração, textos e também dos áudios. Esta fase será realizada pelas pesquisadoras e por profissionais de multimídia com experiência na produção de vídeos educativos. Após a conclusão da pós-produção o vídeo será validado por especialistas em audiovisual e na temática e pelo público-alvo utilizando roteiro utilizando questionário para validação baseados na Suitability Assessment of Materials (DOAK; DOAK; ROOT, 1996) e já adotado em outro estudo (JESUS, 2017). Os dados serão analisados por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e será validado o material com índice igual ou superior a 0,80. O projeto será submetido à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) para apreciação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 24/07/2020-23/08/2022
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Elvis Terci Valera

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação pré-clínica (in vivo) do efeito citotóxico e radiossensibilizante do trióxido de arsênio (ato) em meduloblastoma do subgrupo shh.
  • O câncer cerebral é o tumor sólido mais frequente em crianças e adolescentes, sendo responsável pela maior taxa de óbito por neoplasia em pediatria. Dentre os tumores que acometem o sistema nervoso central, o meduloblastoma (MB) é o tumor maligno mais frequente. Pacientes com MB do subgrupo Sonic-Hedgehog (SHH) TP53-mutado apresentam prognóstico extremamente desfavorável com o tratamento padrão (cirurgia, quimioterapia convencional e radioterapia), além de importantes toxicidades com estas modalidades terapêuticas. Recentemente, nosso grupo de trabalho identificou efeitos citotóxicos e radiossensibilizantes in-vitro do trióxido de arsênio (ATO), uma droga inibidora da via SHH (inibidor de GLI, dentre outros efeitos). Com objetivo de contribuir para a melhora do prognóstico desses pacientes e reduzir toxicidades relacionadas ao tratamento, pretendemos avaliar a eficácia in vivo do ATO, isoladamente e em combinação com a radioterapia utilizando modelos de tumor (MB) ortotópico em camundongos. Camundongos nude serão submetidos a implante ortotópico de duas linhagens celulares tumorigênicas de MB (DAOY e ONS-76). Nos animais tratados, o ATO será injetado, por via intraperitoneal, na dose de 05 mg/kg isolado por 10 dias ou em combinação com a radioterapia (dose total de 12,5 Gy dividida em 05 frações de 2,5Gy) nos 05 dias iniciais do uso da droga. Além da sobrevida, após a eutanásia, serão avaliados, por imunohistoquimíca (IHQ) e PCR, o grau de apoptose, vibilidade celular e envolvimento de genes da via GLI neste processo. A sobrevida dos animais será avaliada pelo método de Kaplan-Meier, com comparação de desfechos pelo teste de log-rank, com valor de significância <0,05. Análise comparativa dos dados de IHQ e PCR por ANOVA, com pós-teste de Bonferroni. Esperamos avaliar se os achados in-vitro dos efeitos desta terapia inovadora estejam também presentes no modelo in-vivo animal, podendo servir de subsídio para testes clínicos futuros.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
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Elysângela Dittz Duarte

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • determinantes sociais de saúde, a qualidade de vida e o funcionamento de famílias de crianças nascidas prematuras
  • O funcionamento familiar (FF) e a qualidade de vida (QV) da criança e seu cuidador podem ser desfechos importantes em investigações que considerem as iniquidades socioeconômicas. Isto pelo potencial destas iniquidades produzirem impactos imediatos e futuros em suas vidas. A família desempenha papel crítico na vida de crianças que precisam de cuidado continuado, como as nascidas pretermo (PT). Pressupõem-se que a intensidade do cuidado e a vigilância que as crianças PT requerem podem afetar a QV dos cuidadores e família e FF, que por sua vez podem ser influenciados por suas condições de vida. Considerando a magnitude da repercussão do nascimento PT, número substancial de investigações têm sido realizadas, com foco no adoecimento ou intervenções. Os achados oferecem compreensão limitada sobre variáveis que podem ser modificadas e reduz a condição dos profissionais desenvolverem ações que atendam às necessidades específicas das famílias e suas crianças nascidas PT. Portanto, propõe-se estudo de métodos mistos do tipo paralelo convergente orientado pelo referencial de DSS. Serão participantes os cuidadores de crianças nascidas < 37 semanas. Serão incluídas todas as crianças nascidas PT nos cenários do estudo nos primeiros 6 meses de coleta e que preencherem os critérios estabelecidos. Os cenários incluem 3 instituições hospitalares do Brasil localizadas em Belo Horizonte (MG), Divinópolis (MG) e Feira de Santana (BA). Os dados serão coletados por meio de questionário, escalas validadas e entrevista semi-estruturada, sendo a elaboração e seleção dos instrumentos orientados pelo referencial teórico e uso pelos pesquisadores em outras investigações. Os dados quanti e qualitativos serão analisados separadamente e também por cenários buscando-se seus aspectos específicos. Posteriormente será feita a comparação entre os cenários e a mixagem dos dados quanti e quali, os quais serão discutidos à luz do referencial e da literatura existente.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 07/03/2022-31/03/2025