Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

André Cristiano Silva Melo

Outra

Ciências Ambientais
  • consolidação da estrutura da rede de incubadoras de tecnologia da uepa para o atendimento e desenvolvimento do empreendedorismo inovador.
  • O presente projeto objetiva ampliar a capacidade da Rede de Incubadoras de Tecnologia da UEPA na geração sistematizada de empreendimentos bem sucedidos, através da melhoria de sua infraestrutura de atendimento as empresa incubadas e do apoio à gestão de negócios inovadores altamente competitivos. Para tanto se providenciará adaptações em espaços para atendimento as empresas incubadas, adaptando quatro espaços, sendo dois já existentes (mini-auditório e administração da incubadora), um sendo criado (espaço inovação no formato de coworking) e reativação de módulos de incubação residente. O projeto, além destas melhorias físicas também oferecerá serviço de assessoria financeira às empresas atendidas. O projeto tem 36 meses de duração e como resultados pretende-se aumentar a capacidade de incubação residente para 6 (seis) empreendimentos de forma simultânea.
  • Universidade do Estado do Pará - PA - Brasil
  • 25/01/2017-31/01/2020
Foto de perfil

André de Lima Moura

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • lasers aleatórios e estatística de sistemas desordenados
  • Este projeto apresenta atividades experimentais a serem desenvolvidas na linha de pesquisa "lasers aleatórios e estatística de sistemas desordenados" no campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas. Parte desse projeto será realizada em colaboração com docentes e estudantes de instituições consolidadas: Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal de Goiás. Para detalhes do projeto, ver arquivo em anexo.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

André de Mattos Marques

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • a propensão a consumir é convergente ou divergente? análise de dados em painel com dependência de cross-section, 1951-2014
  • O consumo responde por cerca de 2/3 do Produto Interno Bruto dos países e constitui uma fonte de estabilização para o nível de emprego, uma vez que é a componente do produto menos volátil quando comparada ao investimento. Deste modo, a estacionariedade da propensão a consumir da economia implica que choques aleatórios não exercerão efeito permanente sobre sua trajetória, a exemplo da recente Crise Financeira de 2008. Portanto, se a propensão a consumir for estacionária, a recuperação dos níveis de emprego numa grande amostra de países é o cenário mais provável num futuro próximo. Entretanto, se a propensão a consumir for não estacionária, uma longa estagnação das economias é o cenário mais provável, pois o choque negativo da Crise Financeira terá efeito permanente sobre a evolução da propensão a consumir. Este estudo utiliza a Penn World Table 9.0 como fonte de informações para o consumo e a renda de uma grande amostra de países no período 1951-2014, e a segunda geração de testes para raiz unitária em painel, para inferir sobre as propriedades da propensão a consumir dessas economias. Uma característica notável da metodologia proposta é a possibilidade de os dados apresentarem dependência de cross-section. Essa caracterísitica dos dados pode afetar o poder dos testes para raiz unitária da primeira geração. O poder do teste para a hipótese de não estacionariedade em painel é maior que o poder do teste para séries temporais univariadas. A análise preliminar dos dados sugere que a propensão a consumir dos 20 paı́ses analisados em estudos anteriores apresenta comportamento não estacionário. Portanto, há indícios de que a Crise Financeira de 2008 exercerá efeito permanente sobre evolução futura da propensão a consumir. Quando a amostra é ampliada de 20 para 30 países e séries de tempo mais longas são utilizadas, é possível rejeitar a hipótese nula de não estacionariedade a 5% de significância: a Crise de 2008 teria efeito transitório sobre a propensão a consumir. Porém, dois testes para a independência de cross-section em painel de dados indicaram dependência estatisticamente significativa entre as observações, a 1% de probabilidade. A presença dessa característica nos dados requer, portanto, uma análise de dados que adote a segunda geração de testes de raiz unitária, desenvolvida por Bai e Ng (2004) e Bai e Ng (2010).
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

André de Oliveira Baldoni

Ciências da Saúde

Farmácia
  • impacto clínico e econômico do acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes com diabetes mellitus tipo i atendidos via judicial: um ensaio clínico randomizado
  • Introdução: O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença crônica de difícil manejo e controle clínico. E os estudos brasileiros evidenciam que dentre os medicamentos mais recorridos a processos de judicialização no Brasil, estão os utilizados para o tratamento do DM1, e isso tem onerado de forma expressiva o Sistema Único de Saúde (SUS), por isso novas estratégias para gerenciamento do cuidado destes pacientes precisam ser implementadas. Objetivos: Implementar, e avaliar o impacto clínico e econômico do acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes com DM, que adquirem seus medicamentos por meio de processos judiciais. Métodos: Na primeira etapa serão validados os fluxos e protocolos a serem utilizados no ensaio clínico, e para isso será utilizada a técnica Delphi. A segunda etapa constituirá de um ensaio clínico randomizado do tipo pragmático em pacientes com DM1 que adquirem os medicamentos para o tratamento da doença por meio de processos judiciais no município de Divinópolis-MG. O grupo de intervenção (GI) receberá acompanhamento farmacêutico através de cinco consultas farmacêuticas. Os desfechos para ambos os grupos serão os parâmetros laboratoriais (hemoglobina glicada e glicemia de jejum), o número de medicamentos para o tratamento do DM e custo total da farmacoterapia do DM, antes (T1) e após (T2) a intervenção. Será realizado um sorteio aleatório para composição de ambos os grupos. Serão realizadas análises descritivas, testes de t student e x2 quadrado, além de regressão logística. As análises estatísticas serão realizadas através do programa “Statistical Package for the Social Science-SPSS 22.0”. Resultados esperados: Espera-se que a intervenção proposta possa melhorar o controle metabólico dos pacientes com DM1 e possa reduzir os custos com a aquisição de medicamentos via judicial e com a assistência em geral. Além disso, após o término do estudo científico, espera-se que os resultados forneçam subsídios para que acompanhamento farmacoterapêutico seja permanente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

André Dias de Azevedo Neto

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • estratégias para o uso do peróxido de hidrogênio na aclimatação da couve de folhas ao cultivo com água salobra
  • O cultivo da couve de folhas possui grande destaque no Brasil. Entretanto, essas plantas quando cultivadas em regiões áridas e semiáridas estão constantemente submetidas a fatores que restringem o crescimento vegetal, como salinidade. A qualidade da água é de grande importância para a manutenção do metabolismo vegetal, e consequentemente, para a produção agrícola. Em regiões áridas e semiáridas a distribuição das chuvas é irregular tanto no espaço como no tempo, tornando-se um recurso cada vez mais escasso. Nestas regiões, uma alternativa para evitar a escassez hídrica durante o cultivo é o uso de águas subterrâneas, que têm sido a única fonte para irrigação. No entanto, em grande parte, essas águas apresentam altas concentrações de sais que podem afetar o rendimento das culturas. Atualmente, o peróxido de hidrogênio (H2O2) tem sido utilizadas como agentes indutores de tolerância das plantas aos diferentes estresses. Essas moléculas são formas ativas de oxigênio, que tradicionalmente foram consideradas produtos tóxicos do metabolismo aeróbico e que em altas concentrações podem induzir a morte celular programada. Entretanto, estudos recentes mostram que as plantas produzem essas espécies normalmente durante o metabolismo e que elas agem como moléculas sinalizadoras para controlar os diferentes processos celulares. Recentemente alguns trabalhos científicos descreveram algumas rotas de sinalização do H2O2 na fisiologia e bioquímica das plantas cultivadas sob condições de estresse. Porém, ainda é necessário estabelecer quais estratégias de aplicações do H2O2 são mais eficientes para mitigar os efeitos negativos da salinidade. Dessa maneira, o presente projeto pretende avaliar o efeito de diferentes estratégias de aplicação do H2O2 na aclimatação de plantas de couve de folhas ao estresse salino, avaliando principalmente as respostas fisiológicas e bioquímicas. Com uma abordagem multidisciplinar, inovadora, o projeto pretende gerar contribuições para a qualificação da pesquisa no Brasil e no mundo, na área de fisiologia, bioquímica vegetal e fitotecnia e engenharia agrícola além de contribuir na formação e treinamento de recursos humanos nessa importante área de pesquisa.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

André do Amaral Penteado Bíscaro

Outra

Robótica, Mecatrônica e Automação
  • aumento da potencialidade feminina nas ciências exatas, engenharias e computação
  • O projeto tem como objetivo estimular, desenvolver competências e habilidades em alunas do Ensino Básico com relação às áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação, de forma interdisciplinar. A proposta visa dar suporte ao ensino de disciplinas, tais como matemática e física, com o intuito de preparar as alunas, para ingressar em cursos das áreas de ciências exatas. Das atividades que serão desenvolvidas destaca-se o ensino de robótica e programação. Visa-se a constituição de grupos de extensão nas unidades escolares e a formação continuada dos professores das instituições envolvidas.
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 01/12/2018-31/05/2020
Foto de perfil

André Domingues dos Santos

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • sofrências compartilhadas: pablo, arrocha e novas formas da relação produção-consumo na música baiana
  • O presente projeto visa abordar a música e os componentes sinestésicos associados à obra do cantor e compositor baiano Pablo, que alcançou grande repercussão na cultura popular baiana e nordestina dos últimos 10 anos. Procura-se identificar e qualificar o enraizamento histórico-social de sua atuação, considerando os diversos sentidos estéticos dela desprendidos, de modo a possibilitar uma melhor compreensão do fenômeno do arrocha na Bahia.
  • Universidade Federal do Sul da Bahia - BA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

André Ducati Luchessi

Ciências da Saúde

Farmácia
  • biomarcadores epigenéticos envolvido na resposta farmacológica do clopidogrel
  • O clopidogrel é um fármaco utilizado na terapia para prevenção de trombose arterial, atuando principalmente como antiagregante plaquetário em pacientes submetidos à angioplastia coronariana. Entretanto, a sua utilização apresenta certas limitações, principalmente quando é considera a presença de uma variabilidade significativa em sua resposta farmacológica. Variações estas que podem estar sendo induzidas por uma ação hepatotóxica, que por sua vez, é dependente da dose, tempo e interações com outros medicamentos. Dessa forma, considerando tanto a falta de um diagnóstico precoce que permita identificar o surgimento deste efeito adverso, como também, da lacuna existente de um conhecimento mais detalhado sobre o seu surgimento, a proposta deste estudo é investigar se mecanismos epigenéticos com base em miRNAs, podem ser úteis para o monitoramento da resposta antiagregante associada ao surgimento da hepatotoxicidade do clopidogrel decorrente de sua utilização. Além disso, os miRNAs podem representar uma importante estratégia de terapia personalizada a associadas a hepatotoxicidade a medicamentos, uma vez tendo elucidada seu mecanismo de surgimento e resposta farmacológica. Para atingir os objetivos propostos, células HepG2 serão incubadas com concentrações citotóxicas do clopidogrel e transfectadas com anti-miRNAs e miRNA miméticos seleccionados através do estudo in silico, para que o perfil de expressão dos mRNAs alvos, a efetividade da inibição da agregação plaquetária e da quantificação do metabólito ativo no sobrenadante das culturas sejam observados antes e após tratamento com anti-miRNAs/miRNA mimético. Portanto, os resultados esperados deste estudo elucidaram como os processos epigenéticos associados a ação de miRNAs podem regular os mecanismos de metabolização do clopidogrel através do monitoramento de parâmetros farmacocinéticos e farmacodinâmicos, o que poderá indicar seu potencial uso na prevenção da hepatotoxicidade relacionada ao clopidogrel e consequentemente na prevenção da trombose pós angioplastia coronariana.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

André Eduardo Piacentini Pinheiro

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • estratigrafia e paleobiologia das sequências continentais do cretáceo da bacia do paraná
  • Dentre as sequências mesozóicas da Bacia do Paraná, o Grupo Bauru (Aptiano-Maastrichtiano) se destaca pela evolução de seu sistema continental e pelo seu rico conteúdo fossilífero. Nesse contexto, o Sudoeste de São Paulo e o Noroeste do Paraná se destacam em termos da representatividade de rochas aflorantes relacionadas a evolução desses tratos de sistemas do Bauru. Essas são áreas ainda pouco exploradas, mas com um grande potencial fossilífero, como já relatado pela literatura para a região. No geral, a estratigrafia regional ainda é pouco entendida, muito devido à grande áreas de rochas aflorantes e difícil correlação, relacionada às variações regionais presentes nessa unidade. O projeto em questão visa explorar essas regiões do ponto de vista da estratigrafia de sequências, de modo a melhor compreender a história geológica desta região do Grupo Bauru, assim como a evolução de sua paleoflora e paleofauna, e geocronologia. Além disso, o projeto contará com atividades de extensão, que visam integrar a população local do trabalho paleontológico e promover uma conscientização acerca do patrimônio fossilífero e geológico da região.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Andre Fabio Kohn

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • coerência corticomuscular em tarefas de controle da articulação do tornozelo
  • O córtex sensoriomotor tem importante papel no controle motor e seu estudo tem trazido importantes subsídios ao entendimento de como a postura e o movimento são influenciados por mecanismos encefálicos. Estudos baseados na análise da coerência corticomuscular (CMC) medida entre sinais eletroencefalográficos e eletromiográficos vêm sendo realizados nas últimas décadas e fornecido dados que auxiliam no entendimento da influência das atividades corticais sobre o controle da atividade muscular. O foco da maioria dos estudos com CMC é voltado para membros superiores e a CMC em membros inferiores ainda é pouco conhecida. Diante da importância do controle motor de membros inferiores para uma série de atividades motoras como a postura e a marcha, considera-se relevante o entendimento da influência da atividade cortical para este controle. Desta forma, o objetivo do presente estudo é analisar a CMC durante duas tarefas motoras de tornozelo distintas, sendo uma realizada com torque contra um obstáculo rígido (tarefa de força, TF) e outra realizada contra um peso livre (tarefa de posição, TP). Especificamente, serão investigados os fatores que podem influenciar o sinergismo entre atividades oscilatórias corticais e musculares em TF e TP, incluindo: 1) o tipo de força aplicada (estática e dinâmica); 2) a intensidade de contração muscular e 3) características da contração dinâmica. Os resultados do presente estudo poderão fornecer um melhor entendimento das especificidades neurofisiológicas do controle motor de membros inferiores, o que poderá redundar na elaboração de estratégias mais específicas de intervenção de reabilitação, podendo também auxiliar no monitoramento das plasticidades neurais decorrentes de intervenções terapêuticas. Os resultados também servirão de base para estudos futuros de controle motor de membros inferiores em diversas patologias neurológicas. Do ponto de vista metodológico, uma diferença importante em relação à grande maioria dos trabalhos da literatura é que não usaremos o EMG captado tradicionalmente, uma vez que tem sido mostrado que o EMG de superfície monocanal não é um sinal apropriado para representar o resultado da ativação muscular por parte do sistema nervoso. A ativação muscular será obtida a partir de uma técnica, a ser desenvolvida, de decomposição de EMGs obtidos de uma matriz de eletrodos, afixada à superfície do músculo, em trens de potenciais de ação de unidades motoras. Estas técnicas, em desenvolvimento em vários centros mundiais, tem como finalidade fornecer uma boa estimativa da ativação do músculo. Funções de coerência entre o sinal de ativação de um dado músculo e cada canal de EEG deverão fornecer as informações sobre como o córtex interage com a medula espinhal em diferentes tarefas motoras.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

André Faro Santos

Ciências Humanas

Psicologia
  • prevalência da depressão, análises estrutural e de invariância com o bdi-ii em uma amostra domiciliar com adultos sergipanos
  • O Inventário de Depressão de Beck (2ª versão, BDI-II) é uma das medidas mais utilizadas para a avaliação da depressão, sendo uma importante ferramenta para o rastreamento diagnóstico desse transtorno na população adulta em geral. Entretanto, poucos estudos realizaram a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) do BDI-II em amostras não-clínicas, randomizadas e obtidas em domicílio. Também não são encontradas investigações que tenham comparado diferentes modelos teóricos do BDI-II em uma amostra adulta com tais características, seja no Brasil ou internacionalmente. Tal lacuna se estende à análise do formato estrutural bifactor para essa escala, ultimamente indicado como a melhor solução para interpretação de sua dimensionalidade. Neste projeto propomos determinar o modelo teórico do BDI-II que apresenta melhores indicadores de ajuste em uma amostra não-clínica, randomizada e composta por adultos, contatados em seus domicílios, no Estado de Sergipe (SE). Além disso, executaremos o rastreamento diagnóstico da depressão em uma amostra representativa e probabilística da população sergipana, obtendo-se, ainda, a prevalência e a distribuição social desse transtorno. Por fim, avaliaremos a equivalência de medida e estrutura por sexo, status socioeconômico e condição clínica, a fim de verificar a confiabilidade das comparações de escores do BDI-II segundo essas variáveis. Pretende-se que, tendo em vista as características propostas para o delineamento amostral, os resultados desta pesquisa sirvam como parâmetro de comparação para análises do BDI-II com grupos específicos e outras populações. Além disso, considerando a proposta de realização da AFC e análises de invariância do BDI-II, novas evidências de validade serão produzidas, aprofundando o conhecimento a respeito das qualidades psicométricas do instrumento.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

André Felipe Streck

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • estudo sobre zoonoses emergentes de origem canina e felina no sul do brasil
  • A maioria das doenças infecciosas emergentes conhecidas têm origem zoonótica, possivelmente devido a intensificação e integração entre espécies, bem como a através da expansão de viagens internacionais. Entre os animais, caninos e felinos representam um reservatório para muitos novos agentes patogênicos e podem transmiti-los aos seres humanos através do contato direto, e, este risco está aumentando significativamente devido ao contato cada vez mais próximo entre seres humanos e animais de companhia. Por isto, nos últimos anos, muitos estudos foram realizados sobre a epidemiologia e controle de doenças zoonóticas associadas a estes animais. Entretanto, no Brasil, existem poucos trabalhos e estão principalmente enfocados em amostras de apenas um agente biológico. É importante também salientar que além da identificação dos patógenos, sua caracterização molecular é fundamental para compreender a diversidade genética destes micro-organismos afim de, futuramente, disponibilizar medidas de prevenção e controle mais eficazes para os seres humanos e animais de companhia. Desta forma, o objetivo deste projeto é detectar e caracterizar epidemiologicamente e geneticamente micro-organismos emergentes em amostras de cães e gatos da Mesorregião do Nordeste Rio-grandense e Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre do Estado do Rio Grande do Sul, resultando em medidas de prevenção e controle mais eficazes para beneficiar seres humanos e animais de companhia.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

André Ferreira Leite

Ciências da Saúde

Odontologia
  • alterações ósseas em ratas ovariectomizadas após tratamento ortodôntico: um estudo microtomográfico e histológico.
  • A movimentação dentária ortodôntica é dependente dos mecanismos de formação e reabsorção óssea e pode ser influenciada por doenças ósseas, medicamentos e tratamentos que alteram o metabolismo ósseo. O objetivo deste estudo é analisar as alterações no osso alveolar de ratas ovariectomizadas após o tratamento ortodôntico. O estudo também verificará o efeito da osteoporose, do tratamento com bisfosfonato e da laserterapia nesses animais. Sessenta e quatro ratas da linhagem Wistar (Rattus norvegicus), com cerca de 8 semanas de idade, serão divididas aleatoriamente em oito grupos de acordo com o protocolo para indução de osteoporose, de exposição aos bisfosfonatos e de laserterapia. Quatro grupos sofrerão ovariectomia e serão divididos em: O1, sem exposição à bisfosfonatos e laserterapia: O2, com administração de bisfosfonatos; O3, com aplicação de laser; O4, com exposição ao bisfosfonato e ao laser. Quatro grupos controles, não submetidos à ovariectomia, serão compostos da seguinte maneira: C1, sem exposição à bisfosfonatos e laserterapia: C2, com administração de bisfosfonatos; C3, com aplicação de laser; C4, com exposição ao bisfosfonato e ao laser. O procedimento cirúrgico de remoção dos ovários será realizado bilateralmente nos grupos O1 a O4. Procedimento cirúrgico semelhante sem a ovariectomia será executado nos grupos C1 a C4. Após 10 semanas da cirurgia, a administração de risendronato de sódio será iniciada. Nos grupos sem exposição ao bisfosfonato, será administrada substância placebo. Após 6 semanas, aparatos ortodônticos compostos (molas e mini-implantes) serão instalados nas mandíbulas de todos os animais de forma unilateral para movimentação mesial dos primeiros molares. A aplicação de força ortodôntica e a exposição ao bisfosfonato e à substância placebo serão mantidas por 6 semanas. A laserterapia será iniciada imediatamente após a instalação dos dispositivos ortodôntidos e repetida a cada 72 horas nos grupos de exposição ao laser. Nos demais grupos, ela será simulada com o aparelho desligado. Após as 12 semanas de experimento, a eutanásia será executada. Imagens por microtomografia e por microtomografia por emissão de pósitrons dos maxilares serão obtidas nos seguintes dias: no início da exposição aos medicamentos, no início do movimento dentário ortodôntico e quando ocorrer a eutanásia dos animais. A quantidade de movimento dentário e a análise da morfologia óssea, a densidade e o metabolismo serão analisados. Após a eutanásia, as cabeças das ratas serão dissecadas para obtenção de bloco ósseo incluindo as mandíbulas, que serão fixadas e preparadas para análise histológica e imunohistoquímica. Além disso, as avaliações quantitativa e qualitativa das células ósseas e de suas precursoras serão realizadas. Os marcadores biológicos de osteogênese e osteoclastogênese serão pesquisados. Os dados obtidos serão tabulados e analisados estatisticamente. A estatística descritiva será apresentada. A normalidade da distribuição dos dados será verificada pelo teste de Shapiro-Wilk. Os grupos serão comparados por testes paramétricos ou não paramétricos a depender da distribuição dos dados. O nível de significância será 5%. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam com o conhecimento das modificações ósseas maxilomandibulares relacionadas à osteoporose, ao uso de bisfosfonatos e à laserterapia após o tratamento ortodôntico.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

André Filipe Zago de Azevedo

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • os efeitos econômicos dos acordos preferenciais e multilaterais de comércio
  • A criação de Acordos Preferenciais de Comércio (APC) e a discussão do impacto da Organização Mundial do Comércio (OMC) no comércio global têm sido temas relevantes nas relações econômicas internacionais especialmente a partir do início dos anos 1990. Como resultado, atualmente todos os membros da OMC participam de, ao menos, um APC. A criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e do NAFTA, ainda nos anos 1990, e a proliferação de acordos bilaterais entre União Europeia (UE) e diversos países do leste europeu e das Américas, já no século XXI, coincide com o boom da nova geração de APC. Devido a sua capacidade de mensurar os efeitos de criação e desvio de comércio através do comércio bilateral, o modelo gravitacional tem sido bastante utilizado para examinar os efeitos dos APC e da OMC sobre o padrão de comércio regional e global. A sua habilidade de isolar os efeitos da formação de um APC dos demais fatores que influenciam o intercâmbio comercial permite uma inferência direta do seu impacto sobre o comércio intra e extrabloco. Além disso, também é possível estimar os efeitos da OMC, permitindo uma análise mais desagregada dos setores-chave no processo de liberalização multilateral, como os setores agrícola e têxtil, que ainda permanecem mais protegidos. Modelos de equilíbrio geral computáveis (EGC), por sua vez, permitem que se obtenham diretamente os efeitos sobre o bem-estar, o principal objetivo da política econômica. Esses modelos podem produzir uma grande variedade de antimundos, incluindo aqueles em que as barreiras multilaterais e/ou regionais são modificadas, de acordo com o interesse do pesquisador. Assim, o objetivo principal desse projeto é analisar os impactos da liberalização comercial por meio tanto dos APC como da OMC sobre o padrão de comércio, produção e o bem-estar de seus de seus membros e não membros, a partir do início dos anos 1990 até 2018.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

André Guimarães Brasil

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • cosmopolítica e cinema ameríndio: ver e pensar juntos as imagens
  • Por meio deste projeto, pretendemos prosseguir em nossa pesquisa em torno da cosmopolítica dos cinemas ameríndios, propondo agora metodologias de análise compartilhadas com indígenas protagonistas das imagens (seja aqueles que filmam, seja os que são filmados). Na proposição deste trabalho e destas análises compartilhadas, intentamos investigar como o cinema elabora o encontro entre diferentes epistemologias e pragmáticas da imagem.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

André Gündel

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo in-situ das propriedades magnéticas e morfológicas de nanoestruturas preparadas por eletrodeposição
  • Durante o período do projeto, serão desenvolvidas atividades ligadas à produção de nanoestruturas magnéticas por eletrodeposição, bem como caracterização das mesmas, na qual se destaca o estudo da magnetização em tempo real (in-situ) e a caracterização morfológica in-situ através de um microscópio de força atômica. Espera-se o desenvolvimento de novos materiais, de baixo custo e com ótimas características magnéticas.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

André Gustavo Carvalho Machado

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • dinâmica da inovação na estratégia saúde da família
  • A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um instrumento de inovação na assistência à saúde, uma vez que procura reorientar as ações de saúde, conforme as demandas e necessidades das comunidades. Além disso, é, em si, uma inovação estabelecida no plano de modelo assistencial de saúde no Brasil, por mudar o foco do modelo médico-assistencial para um modelo de assistência coletivo e de trabalho multiprofissional, adotando uma noção mais ampla do processo saúde-doença. Apesar de sua importância, há pouca sistematização das inovações que são efetivamente implementadas no âmbito da (ESF), ficando estas restritas ao contexto local em que foram desenvolvidas, em detrimento de sua difusão para todo o sistema de saúde público. Por outro lado, o conhecimento de como a inovação acontece é fundamental para que os gestores na área de saúde possam orientar seus esforços na busca por novas práticas e novos instrumentos que possam melhorar a atenção e assistência à saúde. Neste contexto, o objetivo do projeto de pesquisa é esclarecer como ocorre a dinâmica da inovação na Estratégia Saúde da Família. Para isso, será adotada a abordagem qualitativa utilizando o método da teoria adaptativa. A estratégia de pesquisa será de Estudos de Casos Múltiplos em diferentes regiões do país, utilizando-se técnicas de entrevistas semi-estruturadas, observações sistemáticas e análise de documentos. A análise dos dados será feita procedendo-se a análise individual dos casos (within case) e cruzada dos dados (cross case), por meio de técnicas de análise de conteúdo. As potenciais contribuições da pesquisa dizem respeito à elaboração de um framework que explique a dinâmica da inovação em saúde nos serviços públicos da Estratégia Saúde da Família no país, tornando-se um guia útil de referência para o desenvolvimento de inovações, auxiliando no aperfeiçoamento dos processos de inovação, e, consequentemente, na melhoria dos serviços de saúde para a população. Adicionalmente, o estudo proporcionará maior visibilidade e melhor entendimento das contribuições da ESF para a saúde pública no âmbito do SUS.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

André Gustavo de Melo Araújo

Ciências Humanas

História
  • cultura impressa e conhecimento histórico à época do iluminismo tardio alemão
  • A pesquisa aqui proposta se apóia no impulso historiográfico contemporâneo dos estudos da cultura impressa – que valorizam tanto os elementos formais, quanto os aspectos materiais das obras impressas – para investigar as relações que podem ser estabelecidas entre a informação textual e aquela de ordem visual nos contextos de produção e circulação do conhecimento histórico à época do Iluminismo tardio alemão. Ao fazer um recuo cronológico inicial, o primeiro passo da pesquisa procura estabelecer tanto o parâmetro gráfico, quanto uma tipologia funcional da informação visual em uma obra histórica paradigmática no momento de expansão da cultura impressa no século XV. Em seguida, pretende-se analisar – dos pontos de vista morfológico, gráfico, iconográfico e material – todas as edições impressas das obras associadas à produção do conhecimento histórico na Universidade de Göttingen à época do Iluminismo tardio. Parte-se da premissa segundo a qual as possibilidades de construção científica do conhecimento histórico na segunda metade do século XVIII encontram-se fortemente vinculadas aos modos de composição gráfica do texto e de distribuição dos elementos textuais e visuais na página impressa.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

André Gustavo de Oliveira

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • a via de dna sensing mediada por sting regula a falência hepática aguda
  • O fígado é um órgão extremamente importante e desempenha funções indispensáveis à vida, como o controle metabólico, síntese de proteínas plasmáticas e detoxificação de compostos nocivos. Assim, condições que afetam a fisiologia hepática podem causar um impacto profundo na homeostase. O paracetamol (APAP), um analgésico de uso comum, é capaz de causar lesão hepática em altas doses, levando até mesmo à falência hepática aguda (FHA), um transtorno que provoca milhares de mortes anualmente e é responsável por 50% de todos os transplantes hepáticos no mundo. A lesão causada por sobredose de paracetamol é estéril (não envolve microrganismos) e faz parte de um grupo de doenças onde a resposta inflamatória tem papel importante. A inflamação estéril envolve a participação de vários tipos leucocitários como células NK, NKT e macrófagos e, neste contexto, os neutrófilos têm ganhado destaque por serem freqüentemente relacionados ao dano tecidual e amplificação desse tipo de lesão. Recentemente nós demosntramos que durante a lesão hepática, o fígado apresenta acúmulo de DNA localizado atipicamente, tanto no citoplasma dos hepatócitos quanto nos sinusoides e áreas de necrose. Sabe-se que DNA com localização atípica é capaz de iniciar respostas inflamatórias em diversos tecidos, mas em condições que envolvem infecção por algum tipo de microorganismo. Nosso objetivo é determinar a participação da principal via de DNA sensing - a mediada por STING - na origem e progressão da falência hepática aguda. Nossa meta é fornecer subsídios para a criação de novas alternativas terapêuticas para a falência hepática aguda causada por abuso de medicamentos, que consiste em um quadro preocupante de saúde pública por envolver gastos de hospitalização e recursos médicos elevados. Em um contexto mais amplo, nossos resultados também poderão ser aplicados para a compreensão de diversas outras doenças caracterizadas pelo processo inflamatório estéril.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Andre Kipnis

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • clonagem e caracterização de proteases secretadas pelo mycobacterium tuberculosis e seu emprego como alvo de novas drogas e vacinas contra tuberculose.
  • O Mycobacterium tuberculosis é dos patógenos humanos mais prevalentes, responsável por 1,5 milhão de mortes em 2013. Nas últimas décadas, o tratamento da tuberculose (TB) se tornou ainda mais desafiador devido à emergência de cepas de M. tuberculosis multi-droga resistentes. Portanto existe uma necessidade premente de se desenvolver drogas que almejem novas vias metabólicas para e assim evitar a resistência cruzada. Um outro aspecto importante no controle da TB é a abordagem profilática, aonde a vacina atenuada BCG que vem sendo usada há quase 100 anos, tem apresentado resultantes porém limitados. Assim, estratégias de desenvolvimento de novas e melhores vacinas são necessárias. Alvos de drogas para TB, assim como descoberta de antígenos para desenvolvimento de vacina requer pesquisa sobre o papel de proteínas de M. tuberculosis na virulência e na estimulação do sistema imune. Neste contexto, a proteólise participa como um importante papel na biologia dos patógenos, uma vez que está envolvida na invasão, migração, aquisição de nutrientes e evasão das respostas inflamatórias e imunológicas. As proteases de M. tuberculosis parecem ser uma abordagem promissora e podem levar ao desenvolvimento de tratamentos mais curtos e efetivos de TB droga-resistente. Apesar de haverem no genoma de M. tuberculosis mais de 100 genes codificantes para proteases, somente algumas dessas proteases foram estudadas. Neste projeto propomos clonar e caracterizar três proteases diferentes de M. tuberculosis: Rv2672, Rv0125 e Rv2467 e analisar sua interação com o sistema imune usando o modelo de infecção murino. Para atingir estes objetivos, pretendemos clonar e expressar essas proteínas em E. coli para caracterizar sua função e ainda pretendemos deletar/inativar estes genes em M. tuberculosis para investigar sua essencialidade e/sou seu papel na virulência e imunogenicidade.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020