Projetos de Pesquisa

 

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Cláudia Bueno dos Reis Martinez

Ciências Biológicas

Ecologia
  • nanobiopesticidas e saúde ambiental: bases para uma agricultura mais sustentável
  • Nanopesticidas à base de materiais naturais representam uma alternativa viável para o controle de pragas e doenças, com menor risco ao ambiente, contribuindo assim para uma agricultura mais sustentável. Entretanto, é necessário compreender os efeitos destes sistemas carreadores para organismos não-alvos. Para tanto, pretende-se sintetizar nanobiopesticidas à base de polímeros naturais e contendo fungicidas de origem botânica, otimizar o seu preparo por meio da análise de ciclo de vida dos processos de síntese, avaliar sua eficiência e sua toxicidade, pela análise de múltiplos biomarcadores em organismos de diferentes grupos e compartimentos ambientais. Serão realizados ensaios para avaliar os possíveis efeitos destes nanobiopesticidas: i) na germinação e sanidade de sementes e no crescimento inicial de espécies agrícolas; ii) na taxa de sobrevivência, desenvolvimento, reprodução e análise de expressão gênica no nematoide Caenorhabditis elegans; iii) em múltiplos biomarcadores (genotóxicos, bioquímicos, fisiológicos e histológicos) de espécies nativas de bivalves, peixes e anuros (girinos); iv) na taxa de sobrevivência, morfologia, defesas antioxidantes e comportamento de operárias campeiras de abelhas sem ferrão. Os resultados obtidos devem adicionar elementos importantes para o uso ambientalmente seguro de nanobiopesticidas, contribuindo diretamente para o avanço da nanotecnologia e de suas repercussões na agricultura. Deste modo, trata-se de uma proposta que deve promover a preservação ambiental com a redução dos impactos de agrotóxicos em polinizadores e organismos aquáticos e do solo, bem como colaborar para o desenvolvimento científico e tecnológico de forma sustentável e com potencial para trazer benefícios à sociedade. Destaca-se ainda sua forte aderência a diferentes áreas prioritárias reconhecidas pelo MCTI para apoio à pesquisa e desenvolvimento e sua consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável almejados pela ONU.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Claudia Costa Bonecker

Ciências Biológicas

Ecologia
  • a planície de inundação do alto rio paraná
  • Estudos ecológicos de longa duração permitem o entendimento da complexidade dos processos ecológicos e são imprescindíveis para promover a conservação e gestão dos recursos naturais, além de permitirem a análise das tendências, perspectivas e cenários presentes e futuros. Na bacia do rio Paraná, estão localizados os maiores centros urbanos e industriais do Brasil, com severos impactos sobre a qualidade e quantidade da água e a pesca comercial. Este projeto será desenvolvido em parte desta bacia, na planície de inundação do alto rio Paraná (sítio PIAP), que está localizada no último trecho do rio Paraná livre de barramento. Os estudos sobre as populações e comunidades biológicas, nesse ecossistema, e a socialização do conhecimento adquirido iniciaram em 1986, mas se intensificaram com as amostragens sistematizadas a partir de 2000, com o início do PELD. As principais perguntas que serão respondidas pelas populações e comunidades biológicas, e apontadas pela variação das condições ambientais, com a continuidade dos estudos de longa duração, são: (i) o papel dos distúrbios naturais (pulso de inundação, El Niño) e antrópicos (operação dos reservatórios); (ii) a efeito das barragens e a oligotrofização; (iii) o processo de invasão e os impactos das espécies não nativas; (iv) o papel das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade. Todas essas repostas serão traduzidas para uma linguagem acessível e lúdica para a comunidade, em geral, da região, além de gestores ambientais e políticos. Os resultados obtidos (2021-2024) serão agregados à série temporal já existente (2000-2020). Pretende-se implementar abordagens analíticas de população, comunidade e sistemas, e avaliar a série temporal dos dados, contemplando 24 anos de amostragem na área do PIAP. A partir destas abordagens empírica e de modelagem, espera-se apresentar uma visão integrada das informações sobre as populações e as comunidades biológicas, e as condições ambientais que as cercam, incluindo as relações entre esses dois compartimentos do ecossistema, ao longo do tempo, a fim de elucidar e predizer processos que possam descrever padrões. Para análise dos dados, serão utilizadas abordagens analíticas simples, univariada e multivariada, dependendo da hipótese a ser testada e das variáveis respostas e explanatórias analisadas. Em todas essas análises, serão controladas as escalas espaciais e temporais para inferência sobre os objetivos propostos. A amostragem de dados abióticos e bióticos seguirá o protocolo estipulado desde 2000 e a coleta de dados sobre a atividade pesqueiras será realizada por meio de questionários e com perguntas abertas. Todas as atividades do projeto terão a participação de alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e técnicos da UEM. Mapas temáticos, tabelas e figuras deverão mostrar um cenário mais atual da variação das condições ambientais na planície de inundação, bem como da estrutura e dinâmica das populações e comunidades biológicas, ao longo do espaço e do tempo. Modelos conceituais, matemáticos e gráficos também mostrarão as relações entre os componentes abióticos e bióticos. O componente de socialização do conhecimento consistirá em atividades de integração entre os participantes do projeto e a comunidade do município de Porto Rico e região, a fim de entender e aprimorar a percepção desses atores sobre a planície de inundação. Dentre essas atividades, será dada continuidade as Mostras Cientificas, serão oferecidos cursos de capacitação aos profissionais locais, educação ambiental para os turistas, palestras e discussões com gestores e políticos, organização de atividades nas escolas municipais, entre outras. Em relação a formação de recursos humanos, espera-se formar profissionais capacitados a atuar no ensino fundamental, médio, graduação e pós graduação capazes de transferir os conceitos ecológicos, tanto em uma linguagem formal como acessível e lúdica. Na UEM, espera-se a (i) conclusão de monografias de curso de graduação, dissertações e teses de dois programas de pós graduação, envolvidos no projeto; (ii) publicação de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais; (iii) divulgação dos resultados em congressos e encontros científicos nacionais e internacionais; (iv) ampliação do conhecimento dos pesquisadores e técnicos do Nupélia em conservação e manejo dos recursos naturais; (v) elaboração de relatórios e documentos a serem encaminhados aos órgãos ambientais, quando solicitado. Dois cursos de pós-graduação da UEM (área de biodiversidade da CAPES) farão parte da proposta. O projeto conta com pesquisadores nacionais e internacionais de outras Instituições e de outros sítios do PELD. Esse intercâmbio já resultou na publicação de artigos científicos e a co-orientação de alunos de pós-graduação.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 13/01/2021-31/01/2025
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Claudia Coutinho Nóbrega

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • sustentabilidade de sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos orgânicos integrados a bioeconomia na cidade de joão pessoa/paraíba - brasil
  • A gestão de resíduos sólidos urbanos, sobretudo os resíduos orgânicos, é um dos maiores desafios da sociedade. O descarte inadequado e as altas taxas de geração têm provocado graves impactos ao meio ambiente, a economia e a saúde pública. No Brasil, mais da metade dos resíduos gerados nas cidades são de origem orgânica, e apesar do seu potencial bioeconômico, estes resíduos, em sua maioria vem sendo destinados a aterros sanitários, lixões e outros. A decomposição desses resíduos nestes locais, libera gases para a atmosfera como o CO2 e o CH4 que são considerados gases do efeito estufa que contribuem para a intensificação do aquecimento global que é uma preocupação mundial nos últimos anos. Isso intensifica a busca por modelos de gerenciamento que protejam e preservem o meio ambiente e os recursos naturais, além de promover um cenário socioeconômico mais justo e sustentável, conservando ao máximo os fluxos de matéria e energia. A Avaliação de Ciclo de Vida é uma das ferramentas usadas para análises de aspectos e impactos ambientais nesse tipo de contexto, possibilitando avaliação de desempenho e contribuindo na tomada de decisão. A partir dela foram desenvolvidos o Custo do Ciclo de Vida, com ênfase nos custos econômicos, e a Avaliação do Ciclo de Vida Social, focada nas consequências sociais. As três metodologias resultam na Análise de Sustentabilidade do Ciclo de Vida (ASCV), técnica esta que permeará o objetivo principal do estudo para avaliar o gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos, no município de João Pessoa - PB, sob a perspectiva do ciclo de vida e da economia circular. Espera-se obter informações a respeito dos impactos que os resíduos orgânicos vêm causando e propor alternativas viáveis e sustentáveis para que integrem a proteção do meio ambiente com o bem estar dos atores envolvidos, além de fortalecer as práticas positivas já existentes e maior sustentabilidade do sistema, alcançando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sobretudo o 17.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Claudia Cristina Paro de Paz

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • identificação de biomarcadores para resistência a carrapato em bovinos caracu
  • Caracu (Bos taurus) é uma raça crioula que mantém as características de qualidade de carne observada nos bovinos taurinos, combinada com a habilidade de se desenvolver eficientemente em qualquer região do Brasil. A raça foi formada a partir de cruzamentos entre raças bovinas europeias introduzidas no Brasil em 1534. Os animais foram submetidos a intenso processo de seleção natural devido às adversidades do clima tropical, além da escassa alimentação e a presença de parasitas. Desse modo, a raça Caracu apresenta um excelente material genético para auxiliar na elucidação dos mecanismos que controlam características complexas. Os efeitos causados pelos carrapatos e as doenças transmitidas por eles têm impacto na saúde, economia e no ambiente. A resistência dos bovinos aos carrapatos é afetada por fatores biológicos que controlam a resistência genética do hospedeiro (variações entre e dentro de raças). O projeto proposto tem como objetivo identificar potenciais biomarcadores para resistência ao carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus por meio da análise do transcriptoma integrado de sangue periférico e proteínas plasmáticas. As amostras de RNA serão obtidas a partir de sangue periférico e bibliotecas de RNA total e de miRNA serão construídas e sequenciadas via NextSeq (Illumina). As análises proteômica serão realizadas por eletroforese em gel (SDS-PAGE) e espectrometria de massa (LC–MS/MS). Os genes mais significantes serão validados por PCR em tempo real. A elucidação dos mecanismos biológicos responsáveis pelas interações vetor-hospedeiro contribuirá para o desenvolvimento de estratégias inovadoras relacionadas a essas características. Este projeto é pioneiro na descrição do transcriptoma integrado e proteoma da raça Caracu, a partir do qual serão identificados genes, novos alelos, RNAs funcionais, transcritos alternativos, polimorfismos, proteínas e novas isoformas que contribuem para as diferenças fenotípicas observadas entre animais resistentes e susceptíveis
  • Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Cláudia da Silva Pereira

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • laboratório de culturas midiáticas das juventudes (labjux)
  • O objetivo é promover a interlocução e trocas acadêmicas que envolvam o ambiente universitário e ações lideradas por jovens ativistas atuantes nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ), Juiz de Fora (MG) e Blumenau (SC). Para tanto, será montado e equipado, nas instalações da PUC-Rio, o Laboratório de Culturas Midiáticas das Juventudes - LabJuX, que envolverá alunos de graduação, de pós-graduação (mestrado e doutorado), pesquisadoras e pesquisadores com título de Doutorado de cinco IES diferentes e jovens, moradores e líderes de projetos sociais, coletivos e associações, preferencialmente residentes em comunidades periféricas. Como perspectiva teórica, este projeto sustenta-se em três eixos: na sociologia da juventude, na tradição dos estudos culturais e nas teorias das representações sociais. No LabJuX serão promovidas atividades acadêmicas voltadas para a discussão sobre a construção social das juventudes a partir das representações midiáticas de suas culturas urbanas, buscando compreender o que se toma como valor positivo e o que se silencia no processo de elaboração de tais formas representacionais. Metodologicamente, serão desenvolvidas imersões etnográficas tradicionais e online, análise interpretativa de conteúdo midiático, particularmente publicitário, e pesquisas exploratórias de natureza qualitativa. Entre os resultados esperados do LabJuX, destacam-se as palestras e oficinas voltadas para jovens moradores de comunidades periféricas e a produção audiovisual relacionada a ações de projetos sociais e cultura urbana. Como desdobramento de todas essas atividades, algumas possíveis direções para políticas públicas relacionadas às juventudes.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Claudia de Souza Lopes

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • determinantes socioambientais e comportamentais de saúde mental no período anterior e atual da pandemia de covid-19 em coorte de adultos do rio de janeiro
  • Os longos períodos de distanciamento social impostos pela pandemia de Covid-19 tiveram um impacto importante no estilo de vida das pessoas como comportamentos sedentários, consumo de álcool e tabaco, consumo alimentar inadequado, entre outros. No Brasil, e no Rio de Janeiro, em particular, se aprofundaram adversidades sociais, econômicas e ambientais, que constituem condições multifatoriais que podem contribuir para o aumento da incidência e da persistência de transtornos mentais na população durante a pandemia. O objetivo deste estudo é avaliar a incidência e os determinantes socioambientais e comportamentais do transtorno de compulsão alimentar, depressão e ansiedade generalizada, e do acesso aos serviços de saúde, após 02 anos da pandemia de Covid-19. A presente proposta consiste no acompanhamento de 2.324 adultos que participaram do estudo CAL-Rio, um inquérito de base populacional, representativo da população do município do Rio de Janeiro, cujo objetivo principal foi estimar a prevalência do transtorno de compulsão alimentar e correlatos. A coleta de dados foi concluída no início de 2020, no período pré-pandemia. Neste estudo, serão aferidas informações socioeconômicas, demográficas, de estilo de vida, morbidade física e desfechos individuais da pandemia de Covid-19. Os transtornos mentais serão avaliados pelos questionários validados e utilizados na primeira fase. As características socioambientais serão determinadas por georreferenciamento dos endereços dos participantes do estudo e das características ambientais do entorno da residência, obtidas do último censo, imagens de satélites e outras fontes disponíveis. O estudo fornecerá dados recentes sobre a situação de saúde mental e comportamento alimentar da população adulta do Rio de Janeiro antes e na pandemia e avaliará o papel de fatores contextuais e proximais relacionados às mudanças do estilo de vida ocorridas na pandemia de Covid-19. Este é o primeiro estudo desta natureza conduzido nessa população.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 23/03/2022-31/03/2025
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Claudia do Ó Pessoa

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • planejamento racional de uma nova molécula antimitótica não tubulínica com potencial anticâncer: abordagem baseada em biologia estrutural e dinâmica molecular
  • A avaliação de ligantes seletivos para alvos biológicos específicos é crucial no desenvolvimento de alternativas para o tratamento do câncer. Mostramos que o (+/-)-2, 3,9-trimetoxipterocarpano natural [(+/-)-PTC] induz a parada do ciclo celular na fase G2/M, seguida por desorganização do citoesqueleto e catástrofe mitótica. Ensaios in vitro e in silico demonstraram que o alvo desse pterocarpano não é a tubulina, como os antimitóticos antineoplásicos clássicos, e sim a inibição da proteína motora cinesina Eg5, cuja expressão foi reduzida após tratamento de linhagem de adenocarcinoma de ovário e próstata com este composto. A cinesina Eg5 atua na formação e manutenção do fuso mitótico, uma estrutura temporária imprescindível para a separação adequada das cromátides irmãs. Inibidores de cinesina Eg5 são promissores, pois apresentam mecanismo de ação inovador e mais restrito a células altamente proliferativas. A ação do (+)-PTC assemelha-se à de drogas antimitóticas de segunda geração (SGAs), foco de ensaios de associação , visando melhorar os efeitos, diminuir a toxicidade e resistência causados pela monoterapia, a exemplo dos inibidores de Plk1 e aurora quinases. Este projeto propõe a análise bioquímica quântica da interação entre o sítio de ligação da cinesina Eg5 com novos análogos do (+)-PTC sintéticos (otimização estrutural) obtidos através de rota de síntese verde e escalonável. A validação do alvo baseada na expressão recombinante da cinesina Eg5 servirá para seleção dos compostos de maior afinidade através de análises biofísicas de interação proteína:ligante. Tais compostos serão co-cristalizados para análise estrutural de alta resolução. A proposta validará de maneira inequívoca o alvo do (+)-PTC, oriundo da biodiversidade brasileira, e seus derivados. Entre os mais ativos, aqueles com melhor perfil de fármaco (drugability) serão avaliados quanto à estabilidade química, plasmática, farmacocinética, e em futuros estudos de validação da eficácia.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Claudia dos Santos Mermelstein

Ciências Biológicas

Morfologia
  • estudo da interação ente a via de sinalização de hippo e lisossomos durante a miogênese
  • A formação da fibra muscular esquelética é um processo complexo que é controlado por uma intrincada rede de vias de sinalização, incluindo as vias de Hippo, FGF, Shh e Wnt. A via de Hippo tem um papel crucial no controle do aumento da massa muscular, o que é particularmente importante em terapias voltadas ao tratamento de portadores de doenças degenerativas musculares. No entanto, o papel da via de sinalização de Hippo durante a miogênese de vertebrados não está completamente elucidado. Além disso, foi mostrado recentemente que os lisossomos estão envolvidos na regulação de vias de sinalização, além de suas funções já bem descritas na degradação de macromoléculas. Desta forma, se torna importante se entender o papel de lisossomos na regulação da via de Hippo durante a miogênese. Nossa hipótese é que os lisossomos participam ativamente da via de Hippo durante a formação da fibra muscular. Dados que suportam esta hipótese vem de dados recentes da literatura mostrando o papel de lisossomos como centros moduladores das vias de Wnt/beta-catenina e de mTOR. Além disso, o nosso grupo mostrou recentemente que lisossomos modulam a via de Wnt durante a miogênese (Bagri et al., 2020). Utilizaremos dois modelos experimentais neste projeto: a cultura primária de mioblastos de embriões de galinha (in vitro) e embriões de peixe zebra (in vivo). Nossos métodos se concentram no uso de inibidores farmacológicos da via de Hippo, como o XMU-MP1, e de morfolinos contra as proteínas YAP e TEAD. Nós utilizaremos também inibidores farmacológicos direcionados aos lisossomos, como o Lys-05, e siRNA contra as proteínas LAMP1 e 2. Utilizaremos pesquisa de ponta em biologia celular, como a imunofluorescência associada à microscopia confocal de disco e a microscopia de super resolução (SR-SIM e SRRF) para analisar a distribuição intracelular de proteínas chave (citoplasma versus núcleo) da via de Hippo (YAP e TEAD) e de lisossomos (LAMP-1 e 2).
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Claudia Fortes Ferreira

Ciências Humanas

Educação
  • validação de genes para tolerância ao déficit hídrico e produção de ativos biotecnológicos no desenvolvimento de variedade de bananeira com uso eficiente de água
  • Vide projeto anexo
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - BA - Brasil
  • 29/11/2019-30/11/2023
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Claudia Gomes

Ciências Humanas

Educação
  • psicologia e a promoção da saúde mental na unifal-mg: da identificação dos fatores de risco à construção de ações protetivas
  • A constituição do cenário de democratização na Educação Superior pública e gratuita no Brasil é recente e constituída a partir da diferenciação dos interesses sociais, políticos e econômicos. Não nos resta dúvidas que o sistema brasileiro de Educação Superior Federal se ampliou, no entanto, defendemos não só a luta continua pela expansão, mas também uma um processo de transformações institucionais efetivas, tanto no âmbito político pedagógico como das relações acadêmicas, para que possamos alinhar a defesa do direito de acesso ao direito à democratização de oportunidades. Tendo por fundamentação os pressupostos da Psicologia Histórico Cultural, este projeto lança como objetivo analisar como os fatores de risco à saúde mental dos estudantes, podem constituir-se como indicadores de proteção, e contribuam no balizamento e efetividade, sobretudo, de que modo as ações institucionais podem influenciam as condutas dos sujeitos e interferem na promoção do desenvolvimento humano. Considerando assim, que a compreensão das três dimensões de atuação indicadas pela intervenção institucional ampliada, tomada como referencia nesta pesquisa, composta pela dimensão das ações de gestão de políticas, programas e processos; pela dimensão das atividades e propostas pedagógicas e pela dimensão do perfil do estudante, amparamos nossa proposta em um estudo documental retrospectivo, a partir da análise dos dados institucionais construídos na Universidade Federal de Alfenas entre os anos 2018 – 2022, no âmbito da PROGRAD, PRACE e PROEX. Considerando as ações realizadas envolvem a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, e visam compreender por diferentes prismas as demandas da comunidade acadêmica, visamos a partir das análises conjuntas, favorecer a qualificação do debate sobre as condições e estruturas institucionais, curriculares e relacionais, assim como a diminuição da evasão, repetência e retenções dos acadêmicos da UNIFAL-MG.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • 20/03/2022-31/03/2025
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Claudia Hofheinz Giacomoni

Ciências Humanas

Psicologia
  • desenvolvimento, avaliação e implementação de um programa de educação positiva presencial e online para professores (proep-p e proep-i)
  • A pandemia da SARS - Covid-19 apresentou muitos desafios para a psicologia e a educação em função do distanciamento social, fechamento escolas e questões de saúde mental. A proposta deste projeto é desenvolver, implementar e avaliar um Programa baseado na Psicologia Positiva (PP) para professores da educação básica. A PP visa promover o bem-estar das pessoas, o que inclui os professores, que vem lidando com as dificuldades no ensino remoto, redução na percepção de bem-estar, e os alunos e as novas formas de contato com a escola. A promoção de bem-estar no contexto escolar é nomeada Educação Positiva (EP), a qual combina os conceitos da PP com as diretrizes de melhores práticas de educação para elaborar intervenções e programas empiricamente validados que tenham um impacto no bem-estar do aluno e da equipe escolar. O presente projeto de pesquisa está inserido no campo da psicologia positiva e educação positiva e é norteado por uma prática baseada em evidências no contexto escolar. Busca construir, implementar e avaliar um programa de educação positiva para professores de ensino básico em dois formatos (online e presencial). Para tanto, visa investigar as percepções de coordenadores pedagógicos, orientadores e professores sobre a educação positiva; construir o programa de capacitação para professores aplicarem as intervenções em educação positiva em seus alunos; realizar estudos de viabilidade do programa de educação positiva para professores em dois formatos (online e presencial); realizar estudo de eficácia do programa através de estudo quasi-experimental com alunos e professores antes e após a intervenção, e realizar follow-up; Para tanto, foram delineados quatro estudos. A capacitação de mediadores educacionais (professores) quanto ao bem-estar e outros construtos positivos pode servir também de catalizador para o incremento no desempenho escolar tão prejudicado pelo fechamento das escolas em função da pandemia, em especial no Brasil.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/03/2022-31/03/2025
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Claudia Leonor López Garcés

Ciências Humanas

Antropologia
  • os desafios da ciência intercultural: atorias e co-autorias indígenas e de comunidades tradicionais nas pesquisas em colaboração.
  • Na área de antropologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) existe uma tradição de pesquisas em colaboração com povos indígenas na Amazônia que remonta, pelo menos, à década de 1980. Este projeto de pesquisa busca estudar e dar continuidade a essa tradição de pesquisas em colaboração com povos indígenas, estendendo o campo de atuação para as diversas comunidades tradicionais na Amazônia. Um dos principais desafios que as pesquisas em colaboração colocam ao conhecimento antropológico é o lugar que ocupam os conhecimentos indígenas e de comunidades tradicionais na produção acadêmica em ciências sociais, principalmente na produção escrita (artigos, livros). Trata-se de documentar e analisar as diversas formas como os povos indígenas e populações tradicionais contribuem com seus saberes e percepções ao incremento da produção científica, no mesmo tempo que se pretende analisar as formas de reconhecimento desses saberes indígenas por parte do conhecimento científico. Busca-se indagar sobre o lugar e reconhecimento das autorias e co-autorias indígenas na divulgação científica e, a partir da análise de experiências de pesquisa colaborativa/participativa significativas, fazer uma reflexão crítica sobre a co-produção de saberes e metodologias de pesquisa desenvolvidas nos projetos do grupo de perquisa Diversidade e Intercurturalidade na Amazônia: pesquisas colaborativas e interdisciplinaes (DINA), indagando sobre a possibilidade de uma ciência intercultural. No mesmo tempo se propõe identificar autorias representativas de diversidade étnica em periódicos representativos da área das Ciências Humanas no Brasil e contribuir para uma política de comunicação científica que considere as autorias e co-autorias indígenas e de comunidades tradicionais, bem como outras formas de expressão de conhecimento indígena (oralidade, arte) na comunicação científica.
  • Museu Paraense Emílio Goeldi - PA - Brasil
  • 14/02/2022-28/02/2025
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Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Ciências Humanas

Educação
  • integrando a ciência, a matemática e as tecnologias para fomentar na educação básica a criatividade e a inovação por meio do conhecimento científico
  • A 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) que possui o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” visa promover a socialização da ciência e tecnologia por meio de um evento oferecido para a comunidade em geral. Este projeto apresenta a proposta do evento “Integrando a Ciência, a Matemática e as Tecnologias para fomentar na Educação Básica a Criatividade e a Inovação por meio do conhecimento científico” o qual ocorrerá em 21 de outubro durante a 19ª SNCT na Fundação ULBRA, nas dependências da Fundação ULBRA e na Universidade Luterana do Brasil/ULBRA em Canoas/RS. O evento é uma parceria do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) com os cursos de Licenciatura da ULBRA e demais Municípios participantes. Serão 5 municípios: São Sebastião do Caí, Feliz, Canoas, Sapucaia do Sul, Rio Pardo. A realização deste evento tem como objetivo promover a popularização e socialização da Ciência, por meio de um evento com um dia de Ciências, com oficinas didáticas para professores e estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que oportunizem o espírito inquiridor, a curiosidade científica, a percepção transversal de temas fundamentais à humanidade, o raciocínio científico e a inovação, buscando desenvolver e/ou qualificar o pensamento científico. O público-alvo é a comunidade em geral, além de alunos e professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio e estudantes de cursos de Licenciatura em geral.
  • Fundação Ulbra - RS - Brasil
  • 19/09/2022-31/03/2023
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Claudia Mara de Melo Tavares

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • promoção da saúde mental do adolescente na atenção primária à saúde: intersetorialidade, tecnologias relacionais e práticas de cuidado criativas
  • Os serviços de saúde e a escola têm participação importante na determinação dos níveis de saúde e no desenvolvimento de fatores protetores da saúde mental do adolescente. A promoção da saúde mental ajuda o adolescente a aumentar a resiliência, para melhor lidarem com adversidades e situações de conflito, prevenindo o suicídio. As evidências científicas sobre iniciativas para promoção da saúde mental do adolescente na atenção primária são escassas e a oferta de serviços de saúde é reduzida. Assim indagamos: Como incorporar práticas de atenção e promoção à saúde mental do adolescente nos serviços de atenção primária, considerando a intersetorialidade, a criatividade e as tecnologias relacionais? Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotaremos o método descritivo-analítico-experimental da sociopoética com o objetivo de desenvolver e validar um programa de promoção à saúde mental do adolescente, integrando escola e serviço de atenção primária. Serão utilizadas as seguintes técnicas de pesquisa para a produção/coleta de dados: entrevistas individuais, grupo-pesquisador e técnicas de teatralização. Os participantes da pesquisa serão os adolescentes matriculados no ensino médio, os professores da escola participante e os enfermeiros e técnicos de enfermagem da atenção primária. A análise das narrativas obtidas nas entrevistas individuais e em grupo será realizada através do software webQDA. A pesquisa resultará em produção científica e tecnológica relevante para a promoção à saúde mental do adolescente. Iremos criar um Programa baseado em tecnologia relacional e motivacional, aplicável à escola e ao serviço de saúde, sustentada na criatividade das pessoas, sendo de baixo custo e com grande possibilidade de replicação pelos demais dispositivos de ensino e atenção básica à saúde no território.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 21/03/2022-31/03/2025
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Claudia Maria Filgueiras Penido

Ciências Humanas

Psicologia
  • a produção de vínculos entre usuários com sofrimento psíquico/familiares e trabalhadores/equipes de saúde da família.
  • A produção de vínculos é uma importante estratégia para o cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS). Entretanto, a manutenção do modelo de assistência biomédico e a tendência às especialidades privilegia um modelo de atendimento fragmentado, que despotencializa esses vínculos. No que se refere ao vínculo entre usuários com sofrimento psíquico/familiares e os trabalhadores/equipes de Saúde da Família (eSF), soma-se a isso os estigmas atribuídos a esses usuários, que reforçam a lógica dos especialismos e o encaminhamento aos especialistas. Pela troca de saberes entre especialistas e eSF, o apoio matricial em saúde mental (AMSM) é apontado como ferramenta importante para a superação desses estigmas, pois amplia a segurança e a autonomia da eSF para o cuidado em saúde mental. Dado que a APS é um serviço de base territorial que provê cuidado longitudinal – o que é estratégico para condições crônicas– ela é potencialmente produtora de cuidado em saúde mental, sendo estratégica para a desinstitucionalização. Assim, faz-se relevante compreender como estão sendo construídos, no cotidiano da APS, os vínculos entre usuários com sofrimento psíquico/famílias e os trabalhadores/eSF. O objetivo geral é analisar como são e como se produzem os vínculos entre usuários com sofrimento psíquico/familiares e os trabalhadores/eSF e analisar o efeito do apoio matricial em saúde mental sobre essa produção de vínculos em Belo Horizonte-MG. Considerando a pouca produção sobre o assunto na literatura e a imprecisão quanto ao conceito vínculo, apesar de sua centralidade nas políticas públicas de saúde, essa pesquisa qualitativa em saúde terá um caráter exploratório e a técnica de produção de dados será a entrevista aberta. Serão entrevistados trabalhadores das eSF, usuários com sofrimento psíquico que têm a APS como principal referência de cuidado em saúde mental e familiares desses usuários. Será realizada análise de conteúdo temática e os resultados serão discutidos com os participantes.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/05/2022-31/05/2025
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Claudia Maria Hansel

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • tratamento de situações de superendividamento do consumidor em caxias do sul e farroupilha
  • Superendividamento é a incapacidade econômica de adimplir as dívidas contraídas, diante do saldo negativo mensal do consumidor e, o agravamento da crise econômica desencadeado pela pandemia do covid-19, acentuou o endividamento dos brasileiros. A Lei 14.181/2021 dispõe sobre a prevenção e o Tratamento do Superendividamento, com a aplicação de métodos autocompositivos e oficinas de educação financeira para que o superendividado consiga efetuar o pagamento da dívida sem ser explorado; assegurando a ele um mínimo existencial ao cumprir com as suas despesas básicas. A pesquisa visa criar um programa para o Tratamento de Superendividamento do consumidor a partir de uma parceria entre a Universidade e os Judiciários das Comarcas de Caxias do Sul e Farroupilha, ambos do estado do Rio Grande do Sul. Pretende-se, primeiramente, realizar o atendimento do consumidor endividado e oficinas de educação financeira, os quais serão realizados pelos acadêmicos e supervisionados pelos professores envolvidos na pesquisa. Os atendimentos e as oficinas também permitirão que a equipe de professores realize pesquisa quantitativa e qualitativa por meio dos dados obtidos dos consumidores e, consequentemente, fazer o mapeamento e a avaliação do endividamento e, posteriormente, um e-book com os resultados obtidos. Os graduandos das áreas de Humanidades e de Ciências Jurídicas, além de se envolverem na execução dos métodos autocompositivos, irão ministrar as oficinas de educação financeira aos consumidores endividados e, nas escolas, cujos bairros se identificar um índice elevado de munícipes endividados. Com a realização da pesquisa serão contemplados objetivos atinentes a formação de um profissional com habilidades e competências para atuar na gestão adequada dos conflitos previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Direito e alcançar uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, direcionada a uma cultura de paz, contemplando dois dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
  • Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Claudia Maria Padovan

Ciências Humanas

Psicologia
  • neuroplasticidade cerebral e comportamento: da influência da idade e do dimorfismo sexual aos efeitos da atividade física intervalada moderada na resposta ao estresse.
  • Depressão e Ansiedade são transtornos psiquiátricos que afetam mais de 300 milhões de pessoas no mundo e que vem aumentando com o envelhecimento e crescimento populacional, constituindo-se em importante problema de saúde. Apesar disso, a fisiopatologia destes transtornos é ainda pouco conhecida. O estresse é importante fator etiológico no desenvolvimento destes transtornos e sua ocorrência em idade precoce está relacionada ao desenvolvimento de formas severas manifestadas na idade adulta e déficit cognitivo. Além disso, a maior prevalência em mulheres sugere que os mecanismos de adaptação ao estresse sofre influência do gênero. Em modelos animais, as alterações plásticas em resposta ao estresse parecem estar correlacionadas com déficits de aprendizado, enquanto a prática de exercício físico moderado (EF) promovem efeito benéfico sobre ambos. Assim, a hipótese de nosso trabalho é que a exposição precoce crônica a estressores leva a alterações na microestrutura cerebral, associadas a alterações comportamentais e déficits cognitivos observados na idade adulta, podendo sofrer influência dos hormônios sexuais. A prática de EF irá prevenir e/ou atenuar essas alterações, constituindo-se em estratégia adjuvante para o tratamento de transtornos psiquiátricos decorrentes da exposição a estressores. Ratos (machos e fêmeas) Wistar Hannover recém-desmamados serão submetidos a 15 dias de Restrição (2h/dia), Isolamento social e/ou Choques Inescapáveis (0,2mA; 10seg; 40 choques) no período da manhã, enquanto no período da tarde serão treinados em protocolo de exercício físico intervalado de intensidade moderada. O ciclo estral das fêmeas será avaliado diariamente após PN50. Os testes comportamentais e histológicos serão realizados em grupos individuais aos dias PN36 e PN70. Nosso estudo permitirá um avanço na compreensão da fisiopatologia da Ansiedade e Depressão, além de consolidar a prática de exercício físico como estratégia adjuvante no tratamento destes transtornos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Claudia Maria Toledo da Silveira

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • diálogos interinstitucionais no contexto da pandemia covid-19 – estudo comparativo em distintas realidades: brasil, estados unidos, alemanha e portugal
  • Em cumprimento ao sistema de freios e contrapesos, os Poderes Públicos devem controlar reciprocamente seus atos, do que podem resultar diálogos interinstitucionais. Em momentos de crise, há forte demanda por ações rápidas do Executivo, levando a “poderes emergenciais”. A crise pandêmica vem exigindo atuação constante do Executivo. Este projeto tem como referência o artigo "The Bound Executive: Emergency Powers during the Pandemic" (2020), no qual Ginsburg e Versteeg apresentam os resultados de pesquisa empírico-documental realizada em 106 países no 1º semestre de 2020, em que avaliam os “poderes emergenciais” do Executivo durante a pandemia, examinando se o sistema de freios e contrapesos foi observado mediante controle judicial e legislativo dos atos administrativos. A pesquisa mostrou que o sistema permaneceu atuante durante o período. Propõe-se neste projeto a atualização da pesquisa de referência, aprofundando sua análise qualitativa, a partir de dois recortes: (i) no número de países – Brasil, EUA, Alemanha, Portugal; (ii) nos participantes dos diálogos interinstitucionais, com enfoque exclusivo nos Poderes Executivo e Judiciário e análise do controle judicial dos atos e omissões do governo federal relacionados à proteção dos direitos fundamentais à vida e à saúde, no período de julho/2020 a julho/2024. Em pesquisa empírico-jurisprudencial, será investigado se houve controle judicial dos atos do Executivo e, em caso afirmativo, se ele permaneceu nas 3 formas expostas por Ginsburg e Versteeg. Os argumentos justificadores das decisões serão ainda analisados a partir de taxonomia argumentativa fundada nas teorias de Alexy (2017) e Habermas (1997), de modo a se verificar se o Judiciário agiu dentro de sua competência ou se sua atuação foi excessiva (ativismo judicial). Finalmente, com base em Bateup (2006), será investigado se houve alguma forma de interação dialógica entre os Poderes na decisão judicial, em busca da melhor resposta conforme a Constituição.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 05/02/2022-28/02/2025
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Claudia Nery Teixeira Palombo

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • dimensões de impacto do território sobre as condições de saúde e nutrição de crianças na primeira infância
  • HHá evidencias de que o território, compreendido como espaço geossocial, pode influenciar de forma positiva ou negativa aspectos da saúde infantil, sobretudo se consideradas as especificidades demográficas. Considerando o Nurturing Care Framework e as Dimensões de Impacto do território, pergunta-se: Como a alimentação,acesso a saúde,parentalidade,segurança/proteção e educação infantil se relacionam com as dimensões físicas, socioeconômicas,de serviços,rede social e de governança do território? O objetivo é avaliar as dimensões de impacto do território sobre as condições de saúde e nutrição de crianças na primeira infância. Para isso, pretende-se: 1)Mapear o espaço geossocial de distritos sanitários de Salvador-BA, quanto às dimensões de impacto (físicas, socioeconômicas, de serviços, rede social e de governança); 2)Caracterizar condições de saúde,nutrição e desenvolvimento de crianças
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 23/03/2022-31/03/2025
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Claudia Nunes Duarte dos Santos

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • identificação e caracterização de vírus exclusivos de insetos (isvs) e sua nteração com arbovirus de relevância clínica
  • Devido ao crescente número de novos vírus específicos de insetos (ISVs) descobertos na última década, os arbovírus (por ex. dengue, febre amarela, Zika e West Nile) são atualmente definidos como vírus mantidos na natureza através da transmissão por artrópodes hematófagos para hospedeiros vertebrados suscetíveis, e pela transmissão transovariana e venérea entre os artrópodes. Os vírus sem vetor conhecido (do inglês no-known arthropod vector (NKV) viruses) são vírus mantidos por transmissão exclusiva entre vertebrados, enquanto os ISVs infectam insetos e se replicam exclusivamente em linhagens celulares de insetos in vitro, mas não em vertebrados. A interação entre arbovírus, NKVs e ISVs representa um desafio e uma oportunidade para entender a dinâmica da transmissão de arbovírus. Além disso, a co-circulação desses grupos de vírus é comumente observada devido à ampla distribuição geográfica de vetores/hospedeiros em todo o mundo, mas pouco se sabe sobre as interações entre eles. Recentemente, analisamos pools de mosquitos vetores provenientes de áreas de circulação de arbovírus como Zika (ZIKV), dengue (DENV), febre amarela (YFV) e Chikungunya (CHIKV) e detectamos uma alta prevalência de ISVs em todas as áreas analisadas e, um novo flavivirus (ISFV) foi isolado a partir de um pool de mosquitos do gênero Sabethes (SbFV). A circulação de ISFVs pode influenciar a interpretação de padrões epidemiológicos de arboviroses, uma vez que a presença de ISFVs em mosquitos pode afetar a infecção secundária por arbovírus de importância médica e sua dinâmica de transmissão entre vetores e hospedeiros. Neste projeto pretendemos caracterizar o SbFV in vitro e in vivo infectando mosquitos para estudar a disseminação viral em tecidos do inseto como glândula salivar e na saliva. Além disso, iremos avaliar a interação de SbFV com outros arbovírus de importância clínica em linhagem de células de mosquitos para verificar parâmetros como interferência viral e se co-infecções (ou infecção secundárias) entre ISFVs e arbovírus aumentariam ou reduziriam a competência vetorial para transmissão de arbovírus como ZIKV, DENV e YFV.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2023