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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
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Ana Maria Benko Iseppon
COORDENADOR(A)
Tecnologias
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
bioinformática, ômicas e biotecnologia aplicadas ao feijão-caupi visando à resistência contra patógenos e pragas
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
29/11/2019-30/11/2022
Ana Maria Benko Iseppon
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
big-data e computação em nuvem na identificação de substâncias bioativas inspiradas na flora da caatinga e da mata atlântica
Resumo:
Nos últimos 15 anos houve avanços significativos nas tecnologias de sequenciamento de ácidos nucleicos. Tais sequências são atualmente obtidas com rapidez, maior precisão e cobertura de até centenas de vezes para cada genoma de interesse. Esses avanços abriram oportunidades para estudo de espécies não-modelo que até então permaneciam à margem dos avanços das ciências ômicas. Por outro lado, o acesso facilitado a essas tecnologias resultou em uma proliferação sem precedentes de dados, com ênfase para genomas e transcriptomas. Tais dados, por sua vez, necessitam de tratamento analítico para que sejam disponibilizados em bancos de dados em benefício de diversos grupos e da comunidade em geral. Após processamento os dados precisam ser integrados a outros dados de ômicas, dados laboratoriais (wet-lab) ou mesmo dados fenotípicos, em bancos de dados integrados, tornam-se ainda mais complexos. Cada novo gene-candidato pode ser analisado em um contexto estrutural e evolutivo, bem como seus produtos codificados, as proteínas, as quais ainda demandam análises sobre sua estrutura secundária e terciária, sua estabilidade (modelagem) em diferentes ambientes (dinâmica molecular) ou ainda a modelagem de sua interação com seus celulares ou moleculares. No conjunto essas análises estão entre as mais complexas da ciência moderna, podendo ser classificadas como Big Data. Nosso grupo dispõe de transcriptomas e genomas de plantas, seus patógenos e microbiontes, analisados de forma integrada e isolada, havendo grande demanda por acesso a recursos de computação em nuvem. Plantas possuem os maiores e mais redundantes genomas de nosso planeta, suportando grandes mudanças na dinâmica e proporção entre DNA codificante e não codificante. Tal plasticidade resulta em um número significativo de isoformas proteicas com funções específicas, observadas para várias categorias moleculares, com ênfase para famílias proteicas associadas à resposta a estresses bióticos. O Brasil apresenta alta biodiversidade, mas ainda são escassas as pesquisas abordando aspectos genéticos e moleculares das plantas e microrganismos em ambientes neotropicais, sendo essa carência ainda maior quanto às espécies ocorrentes no Nordeste Brasileiro. Essa região se destaca por abrigar os domínios da Mata Atlântica e da Caatinga, com diversas formações vegetacionais como os brejos de altitude, as restingas, manguezais, cerrado, matas úmidas, bem como diversas subcategorias da caatinga, sendo a região considerada um dos centros mundiais de biodiversidade. Os grupos proponentes deste projeto têm trabalhado em análises de genômica funcional e estrutural envolvendo plantas, patógenos microbianos e estresses ambientais importantes para a região nordeste. Nesse sentido, temos identificado e avaliado genes/proteínas candidatos para o entendimento das relações planta-patógeno e planta-ambiente, avaliando seu potencial biotecnológico. Os estudos incluirão prospecção de transcriptomas já gerados pelo nosso grupo a partir de espécies altamente adaptadas às condições estressantes do nordeste Brasileiro, incluindo uma leguminosa arbórea conhecida popularmente como Catingueira (Cenostigma pyramidallis), uma leguminosa arbustiva do semiárido (Stylosanthes scabra), além de uma espécie amplamente usada na medicina popular (Calotropis procera. Todas as três espécies chamam a atenção pelas condições extremas de estresse que conseguem suportar, sendo consideradas potenciais doadoras de genes/proteínas bioativas. Também dispomos de transcriptomas de plantas cultivadas, como a videira (Vitis vinifera) e o feijão-caupi (Vigna unguiculata), sob condições de estresse biótico (interação com bactéria, vírus e fungo, respectivamente) e abiótico (déficit hídrico e salinidade). Os transcriptomas já foram processados, anotados e ancorados em genomas de referência, estando esses dados e os proteomas conceituais disponíveis em plataformas multiusuários. Além desses, acabamos de sequenciar 12 genomas completos de plantas superiores incluindo além das espécies acima citadas, a planta medicinal conhecida como Velame (Croton heliotropiifolius) conhecida por sua atividade antimicrobiana, anti-inflamatória, antifebril para uso tanto externo como no sistema gastrointestinal, incluindo também compostos com atividade larvicida. O presente projeto avaliará o potencial biotecnológico de categorias moleculares específicas, incluindo peptídeos antimicrobianos, fatores de transcrição e genes da resposta cruzada (responsíveis tanto a estresses bióticos como abióticos) nas plantas citadas. Também sequenciamos 150 genomas completos de fitopatógenos, cujas ilhas de patogenicidade e virulência estão sendo identificadas para docagem de seus efetores contra genes de resistência de plantas em estudo. Após análises bioinformáticas, as inferências biotecnológicas incluirão expressão heteróloga testes in vitro e in vivo de proteínas e peptídeos isolados ou sintetizados. Já dispomos de 80 peptídeos-candidatos selecionados entre milhares de genes diferencialmente expressos e exclusivos das plantas em análise (dos quais três foram recentemente submetidos a patenteamento). Ao final do estudo pretendemos ter desenvolvido no mínimo duas plantas transgênicas expressando genes de defesa contra patógenos, além da expressão heteróloga e síntese de peptídeos antimicrobianos cuja atividade será avaliada in vitro e in vivo com vistas a seu patenteamento. Alguns peptídeos antimicrobianos serão modificados e reduzidos visando à otimização de sua atividade contra patógenos humanos e vegetais. Os melhores candidatos serão avaliados quanto à sua toxicidade, mutagenicidade e antimutagenicidade considerando a geração de fármacos antimicrobianos. Sendo assim, é de essencial importância a aprovação deste projeto para processamento, pré-armazenamento e facilidade de disponibilização de nossos Big Data apresentados. No presente projeto está sendo incluída toda a equipe responsável pelas análises de bioinformática.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
31/08/2020-31/08/2022
Ana Maria Benko Iseppon
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inferências genômicas e biotecnológicas aplicadas às plantas do nordeste brasileiro
Resumo:
Plantas possuem os maiores e mais redundantes genomas de nosso planeta, suportando grandes mudanças na dinâmica e proporção entre DNA codificante e não codificante. Tal plasticidade se deve a mecanismos de duplicação genômica ou em tandem, gerando cópias redundantes de clusters gênicos que podem ser mantidas ou eliminadas em um posterior processo de diploidização. Tal plasticidade resulta em um número significativo de isoformas proteicas com funções específicas, observadas para várias categorias moleculares, com ênfase para famílias proteicas associadas à resposta a estresses ambientais e bióticos. Com o advento das ômicas um grande volume de dados encontra-se disponível em bancos de dados públicos, bem como em plataformas de acesso restrito geradas pelo grupo proponente. O Brasil apresenta alta biodiversidade, mas ainda são escassas as pesquisas abordando aspectos genéticos e moleculares das plantas e microrganismos em ambientes neotropicais. Nesse cenário a região Nordeste do Brasil se destaca por abrigar os domínios da Mata Atlântica e da Caatinga, com diversas formações vegetacionais como os brejos de altitude, as restingas, manguezais, cerrado, bem como diversas subcategorias da caatinga, sendo considerada um dos centros mundiais de biodiversidade. Ao mesmo tempo que é crucial conservar a biodiversidade remanescente, é fundamental o desenvolvimento de cultivares adaptadas às condições da região, especialmente considerando que 30% da população Brasileira vive nessa região, cuja economia tem forte dependência da agricultura e da pecuária. Os grupos brasileiros proponentes têm trabalhado em análises de genômica funcional e estrutural envolvendo plantas, patógenos microbianos e estresses ambientais. Nesse sentido, temos identificado e avaliado genes/proteínas candidatos para o entendimento das relações planta-patógeno e planta-ambiente (especialmente seca e salinidade), avaliando seu potencial biotecnológico. Os estudos incluirão prospecção de transcriptomas gerados pelo nosso grupo a partir de espécies altamente adaptadas a condições estressantes do nordeste Brasileiro, incluindo uma leguminosa arbórea conhecida popularmente como Catingueira (Cenostigma pyramidallis), uma leguminosa arbustiva do semiárido (Stylosanthes scabra), além de uma espécie usada na medicina popular (Calotropis procera, Apocynaceae). Todas as espécies chamam a atenção pelas condições de estresse que conseguem suportar. Também dispomos de transcriptomas de plantas cultivadas, como a videira (Vitis vinifera), o feijão-caupi (Vigna unguiculata) e a soja (Glycine max). Serão selecionadas moléculas de categorias específicas, incluindo peptídeos antimicrobianos, fatores de transcrição e genes responsivos à seca e à salinidade nas plantas citadas, avaliadas comparativamente a dados disponíveis em bancos públicos com ferramentas de bioinformática. As inferências biotecnológicas incluirão expressão heteróloga e testes in vitro e in vivo de proteínas e peptídeos isolados ou sintetizados. Ao final do estudo pretendemos ter desenvolvido no mínimo duas plantas transgênicas ou com genomas editados, expressando e transmitindo genes de interesse, além de análises de atividade in vitro com peptídeos/proteínas selecionadas com vistas a patenteamento. Todas as pesquisas aqui propostas já se encontram em andamento, incluindo como as parcerias do presente projeto. O projeto inclui 24 pesquisadores, dos quais 13 são bolsistas de produtividade do CNPq, sendo sete nível 1 e seis nível 2. Além desses o projeto conta com cinco pós-doutorandos, orientados por três pesquisadores do projeto. A pesquisa envolve até o momento 14 doutorandos, cinco mestrandos e 11 alunos de graduação, incluindo bolsistas PIBIC e PIBITI. O apoio solicitado no presente projeto visa complementar recursos anteriores, propiciando a continuidade e finalização das pesquisas em andamento.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Ana Maria de Souza Mello Bicalho
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a centralidade de alimentos de qualidade diferenciada na sustentabilidade rural
Resumo:
A proposta de pesquisa é analisar a dimensão socioeconômica de sistemas alternativos de alimentos, orgânicos/agroecológicos e da apicultura e meliponicultura, considerados como sistemas sustentáveis e com produtos de qualidade diferenciada. A prática agrícola lhes imprime um caráter de produto de qualidade diferenciada frente a produtos da agricultura convencional produtivista de monoculturas intensivas em capital, mecanizadas e com alto uso de compostos químicos sintéticos. Alimentos de qualidade diferenciada e sistemas produtivos alternativos sustentáveis são coesos e conectados com a sustentabilidade rural. Sistemas sustentáveis de alimentos são concebidos pela integração e relações de equilíbrio entre recursos humanos (econômicos e sociais) e recursos naturais, a fim de garantir qualidade ambiental, sustentabilidade agronômica, viabilidade socioeconômica, alimentos de qualidade nutritiva e livres de contaminantes, segurança alimentar e do trabalho e renda. Na pesquisa, é objeto de análise a viabilidade socioeconômica, vista pela dimensão dos processos sociais no sistema e como resultantes dele como suporte a modos de vida dignos em resposta à sustentabilidade. Duas questões norteiam a pesquisa, uma quanto à dinâmica e perfil dos produtores, para entender o porquê e como optam por produtos e sistemas sustentáveis e outra direcionada a averiguar se as produções alternativas respondem realmente a pressupostos de sustentabilidade e se são viáveis a longo prazo na admissão de uma transição tecnológica. O suporte teórico-conceitual da pesquisa assenta-se no entendimento da relação dos alimentos de qualidade diferenciada com a constituição de um ambiente rural sustentável. Dois conceitos e sua interação são, portanto, centrais à pesquisa: sustentabilidade rural e alimentos de qualidade diferenciada. Metodologicamente, a análise dos sistemas produtivos de alimentos sustentáveis se apoiará em duas abordagens. Uma considerará o sistema alimentar como um socioagroecossistema, cuja sustentabilidade agronômica depende da qualidade ambiental e da viabilidade socioeconômica de forma integrada. Contudo, o foco será na análise e avaliação da dinâmica dos elementos e atributos sociais nessa integração. Outro método a ser adotado será a análise SWOT cruzando situações favoráveis e desfavoráveis ao sistema investigado, podendo-se, ao final da pesquisa, apresentar diagnósticos dos sistemas analisados e tecer propostas consolidando ou redirecionado ações no quadro do desenvolvimento territorial sustentável. A investigação é orientada aos estados do Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul, que possibilitam comparações de processos de transição de sistemas alimentares sustentáveis em ambientes agrários distintos e contrastantes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Ana Maria Dubeux Gervais
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
groecologia e economia solidária: construindo redes e tecnologias sociais em pernambuco
Resumo:
O presente projeto tem como proponente a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal Rural de Pernambuco (INCUBACOOP/UFRPE), fundada em 1999 atuando desde 2004 na perspectiva de incubação de territórios urbanos, na área de reciclagem de resíduos sólidos, e rurais, no acompanhamento de processos de transição agroecológica e economia solidária. Articulam-se à incubadora na presente proposta o Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC), o grupo de pesquisas Curupiras: colonialidades e outras epistemologias e o Grupo de pesquisa em Agroecologia. A centralidade da proposta está no processo de construção de redes envolvendo as temáticas da agroecologia e da economia solidária e da educação ambiental. A proposta se insere em três territórios delimitados, quais sejam, a Região Metropolitana Norte (RMN) do Recife, o município de Bonito e o terceiro, para o qual convergem os dois outros : na UFRPE. O objetivo geral da proposta, que se concretizará em 18 meses, é aperfeiçoar os processos de incubação de redes de empreendimentos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis, de agricultura familiar e de consumo consciente, a partir de uma ótica territorial, articulando os diferentes atores que nele se encontram (poder público, sociedade civil, movimentos sociais, iniciativa privada), buscando uma melhor qualidade de vida para seus membros e a população que com eles se relacionam na perspectiva do desenvolvimento territorial sustentável, visando a redução das desigualdades sociais e melhoria da renda e qualidade de vida, em sintonia com os objetivos do milênio (Agenda 2030). A metodologia é participativa e tem as comunidades como protagonistas de seus próprios processos emancipatórios, visando fortalecer processos de tomada de consciência quanto à reciclagem de resíduos sólidos e ao consumo de alimentos saudáveis. O projeto visa atingir cerca de 6 000 pessoas nos três territórios, sistematizando a experiência para posterior multiplicação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
01/12/2018-30/05/2021
Ana Maria Esteves Bortolanza
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na educação infantil
Resumo:
Partindo do contexto das demandas de pesquisas em educação infantil, com foco nos processos de ensino e aprendizagem, particularmente, nos estudos fundamentados na perspectiva teórico-metodológica da teoria histórico-cultural, esta pesquisa como projeto guarda-chuva objetiva analisar como crianças de 5 anos formam a atitude autora e leitora no processo de apropriação da cultura escrita, a partir de condições organizadas e atividades desenvolvidas para esse fim. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, a ser realizada por meio de observações, entrevistas e experimentos pedagógicos. A pesquisa justifica-se em vista dos resultados das avaliações institucionais PISA, IDEB, ANA que revelam um quadro preocupante sobre as competências para ler e escrever textos, apontando a necessidade de investigações dessa temática. Será desenvolvida em uma escola da rede municipal de educação infantil de Uberaba, MG., reunindo as pesquisas em andamento de orientandos, do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa em Instrução e Desenvolvimento (GEPIDE) e da pesquisadora. O estudo será feito em três etapas ao longo de 36 meses. Na 1ª etapa serão realizadas observações e entrevistas coletivas para compreender como as crianças se relacionam com os escritos no ambiente escolar. Na 2ª etapa serão planejados e desenvolvidos quatro experimentos pedagógicos, com 4 atividades cada um, com 15 crianças. Os experimentos pedagógicos enfatizam a organização do ambiente escolar com elementos da escrita para a atividade do brincar; a roda inicial de conversas sobre o cotidiano para a elaboração de textos em que a pesquisadora é escriba; a elaboração de textos interpretativos das crianças sobre seus próprios desenhos que serão registrados pela pesquisadora a partir das falas; a criação de textos coletivos após a escuta de histórias de um acervo da literatura infantil que serão lidas pela pesquisadora. A pesquisa apoia-se principalmente nos fundamentos da teoria histórico-cultural, em Vygotsky, Luria, Leontiev e Freinet e em autores contemporâneos que discutem a temática. Pretende-se apresentar como resultados finais uma análise sobre a formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita pelas criança e, como produto final um caderno impresso sobre os procedimentos teórico-metodológicos que podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação infantil na rede municipal de educação de Uberaba.
Instituição/UF/País:
Universidade do Sul de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/07/2021
Ana Maria Freitas Teixeira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a entrada na vida universitária: processo de afiliação de estudantes de bacharelados interdisciplinares na universidade federal do recôncavo da bahia (ufrb)
Resumo:
Nos últimos anos o acesso ao ensino superior no Brasil passou por uma massificação e democratização significativa. Mas o número de fracassos, ou grandes dificuldades encontradas pelos estudantes durante seu primeiro ano de estudos universitários também atestam que a democratização do acesso ao saber está longe de terminar, e exige ferramentas pedagógicas mais eficientes. Outra mudança foi o processo de interiorização e alteração no perfil dos estudantes universitários indicando dificuldades na transição ensino médio-ensino superior. Fruto desse processo de interiorização a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi criada em 2005 num desenho multicampi. Desde então a UFRB ampliou seu raio de atuação com um total de 7 Centros de Ensino: Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC); Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL); Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Formação de Professores (CFP); Centro de Cultura Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) e Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), os dois últimos implantados entre 2013-2014. Recentemente, a UFRB vem implementando o sistemas de ciclos de formação com a criação de Bacharelados Interdisciplinares (BIs): Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas e Tecnológicas (BICET-CETEC), Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BIES-CETENS), Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS-CCS), Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (BICULT-CECULT), todos eles implantados a partir da segunda metade dos anos 2000 sendo os mais recentes o BICULT e BIES que datam de 2013-2014. Articulado a essas iniciativas e sensível ao processo de transição entre ensino médio e ensino superior frente aos desafios do processo de afiliação dos novos estudantes, sem esquecer as altas taxas de evasão, a Instituição implantou, em 2014, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares e Formação Geral (NUVEM) que implementou uma série de dispositivos de ensino, pesquisa e extensão para fortalecer a formação geral dos estudantes dos BIs, e a realização de pesquisa acadêmica focando o ensino superior e vida universitária. Dentro desse cenário o objetivo central da pesquisa está em identificar e analisar os processos de afiliação universitária dos estudantes que ingressam na UFRB em especial nos Bacharelados Interdisciplinares instalados em 3 dos campi da Instituição: CECULT, CETENS e CCS junto aos quais o NUVEM vem desenvolvendo suas ações. Trata-se de elaborar uma análise transversal que coloca em evidencia processos de afiliação a condição de estudante em 3 BIs que transitam em áreas de conhecimento distintas: Humanidades, Tecnologias e Saúde. Associado a esse objetivo está, igualmente, a intenção de fortalecer as atividades de pesquisa do Núcleo produzindo um conjunto de dados capazes de contribuir na implementação de estratégias de constituição de uma pedagogia de afiliação universitária mediante o estabelecimento de parâmetros concretos de avaliação das ações implementadas. A definição do foco da pesquisa em torno dos três Bacharelados Interdisciplinares (BIs) desses três campi se justifica por diferentes aspectos, quais sejam: a) tratam-se de experiências de formação em ciclo recentes e mesmo muito recentes na UFRB, b) estão instalados nos Centros de Ensino em que o NUVEM desenvolve suas ações de formação geral no intuito de favorecer a afiliação universitária dos estudantes que ingressam nesses cursos, c) dois desses BIs (Cultura e Energia) funcionam em Centros recém implantados numa dupla novidade para as localidades em que se encontram, c) entre esses BIs estão aqueles em que se verificou a maior e a menor nota de corte pelo sistema de ingresso Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)/Sistema de Seleção Unificada (SISU) para os últimos anos: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) com nota de corte em torno de 700 pontos e Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (BICULT) em torno de 500 pontos, indicando uma significativa disparidade no desempenho desses estudantes no ENEM fator que pode sugerir obstáculos importantes à afiliação dos estudantes BICULT, d) o Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BIES) vinculado ao CETENS figura, tanto para 2014.1 como 2014.2, como um dos cursos de maior concorrência com respectivamente 47 e 44 inscritos para uma vaga. Além disso o CETENS é o Centro de Ensino em que se registra a maior proporção de estudantes que ingressam pelo sistema de cotas: 71% para 2014.1 e 63% para 2014.2. Campo de pesquisa: três Centros de Ensino e seus BIs, sendo os estudantes os sujeitos centrais. A metodologia: base nas ciências humanas e sociais em aproximação com etnometodologia, suporte para análise dos métodos que os atores sociais usam para agir e interpretar ações cotidianas. Instrumentos: diários de afiliação, entrevistas, oficinas, questionários.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Ana Maria Gonçalves Duarte
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
misturas asfálticas produzidas com ligante modificado por lignossulfonatos
Resumo:
A pavimentação asfáltica brasileira, assim como de outros países, necessita constantemente de avaliação e renovação devido à deterioração dos pavimentos, notadamente dos pavimentos asfálticos. As patologias existentes são originárias do mau uso da via devido a grandes solicitações para as quais o pavimento não foi projetado, de deficiências na execução do processo construtivo, do emprego de materiais com propriedades insuficientes para atender à necessidade, e ainda das condições climáticas atuantes, entre outras causas. O revestimento do pavimento, camada que é responsável pela transferência de cargas de roda para camadas inferiores (base, sub-base e subleito), é uma parte crítica da estrutura das rodovias por receber as solicitações do tráfego e está submetida diretamente aos fatores ambientais. Assim, a modificação de ligantes asfálticos visa melhorar o comportamento mecânico e em consequência, o desempenho funcional dos pavimentos, superando algumas desvantagens do ligante puro. Dessa forma, aliado à busca por modificadores de ligantes asfálticos surge em paralelo o conceito de sustentabilidade e isso vem abrindo espaço para tecnologias com a utilização de modificadores naturais e reaproveitados de processos industriais. A lignina é uma macromolécula heterogênea, tridimensional, com alto teor de carbono, presente em quase todos os vegetais, e, é um subproduto da indústria de papel e celulose, sendo obtida em maior escala com geração de milhões de toneladas a cada ano, podendo ser utilizada como modificador de ligantes asfálticos. Este projeto objetiva estudar as propriedades físicas, químicas e reológicas de ligantes asfálticos e o desempenho de misturas asfálticas produzidas com o ligante modificado por adição de lignosulfonato (lignina) proveniente de três espécies vegetais nos teores de 3%, 6% e 9%. Para atingir o objetivo proposto serão realizados ensaios de caracterização física, dentre eles, ponto de amolecimento, penetração, viscosidade; caracterização química podendo destacar o FTIR e a cromatografia em coluna; cracaterização reológica com os ensaios de MSC, Pg, Pg contínuo e o Las e ensaios de caracterização mecânica da mistura asfáltica, a saber: Resitência à Tração, Módulo de Resiliência, Lottman Modificado. Estes ensaios serão realizados na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na Associação Técnico Cientifica Ernesto Luis de Oliveira Júnior (ATECEL) bem como em outras universidades parceiras. Os resultados obtidos provavelmente terão destaque no âmbito nacional e internacional, à vista da relativa escassez de grupos de pesquisa que atuam nas áreas de abrangência do projeto proposto. Os resultados permitirão publicações em periódicos indexados e congressos. Além disso, o projeto contribuirá para formação de recursos humanos nesta área específica, uma vez que envolve alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia Civil da UFCG.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Ana Maria Jansen Franken
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Parasitologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
abordagem fuzzy como ferramenta taxonômica: modelo leishmania (viannia)
Resumo:
Nossa proposta busca preencher uma lacuna no sistema taxonômico binomial clássico de trabalho, não mais com o conceito de espécies com limites definidos, mas com graus de pertencimento, adaptando a lógica fuzzy para este propósito. A evolução e consequentemente a especiação é um processo continuo que raramente acontece aos saltos. Leishmania spp constitui um grupo protozoário complexo que ainda apresenta diversas questões taxonômicas sem resposta que o atual sistema taxonômico dicotômico não é capaz de resolver, uma vez que não considera quase espécies. Aqui pretendemos aplicar a lógica fuzzy que trabalha com gradientes de similaridade, e com graus de pertencimento e não com a clássica taxonomia binomial discreta, como um sistema taxonômico alternativo. Usaremos como protótipo, L. (Viannia), que infecta uma grande quantidade de vertebrados selvagens e domésticos, incluindo humanos, e que está necessita revisão taxonômica. Temos disponíveis 16 genomas de seis cepas de L. (Viannia) obtidas por meio de sequenciamento profundo bem como um enorme conjunto de dados de seqüências de nucleotídeos, abrangendo regiões distintas do genoma de Leishmania. Assim, nossa proposta é usar dados genômicos completos como referências para mapear todas as sequências de nucleotídeos disponíveis com aprendizado de máquina e aproximação fuzzy. Usaremos todo o genoma do parasita e aumentaremos o número de cepas de WGS de humanos e hospedeiros não humanos. Esperamos contribuir com um sistema taxonômico que inclua também formas intermediárias de organismos vivos que no futuro, possa ser aplicado a outras formas de vida. Além disso, iremos contribuir para o conhecimento da diversidade do táxon. Neste modelo, a inteligência artificial e a análise geoespacial demonstram a possibilidade de utilizar esta nova abordagem para identificar áreas de hotspot, na transmissão de populações parasitas limítrofes.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Ana Maria Leal-Zanchet
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Zoologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
taxonomia e filogenia de tricladidos límnicos (platyhelminthes) na região neotropical
Resumo:
A diversidade taxonômica dos tricladidos límnicos na região Neotropical tem sido considerada baixa em comparação com outras regiões. No entanto, estudos em andamento têm indicado alta diversidade de Dugesiidae e Dimarcusidae em ambientes límnicos, inclusive em ambientes hipógeos. Adicionalmente, o conhecimento das relações filogenéticas dos Dugesiidae e Dimarcusidae neotropicais ainda é incipiente. O projeto possui o objetivo geral de ampliar o conhecimento da diversidade taxonômica de tricladidos límnicos na região Neotropical e realizar análises filogenéticas, com base em dados morfológicos e moleculares. As amostragens serão realizadas de forma direta em ambientes epígeos e hipógeos da região. Para identificação taxonômica, os animais serão analisados quanto à sua morfologia externa e interna. Para determinação das espécies e análise dos dados filogenéticos moleculares, serão utilizadas Máxima Verossimilhança e Inferência Bayesiana com o conjunto dos dados concatenados. Para a análise cladística dos dados morfológicos, serão considerados caracteres morfológicos utilizados para a descrição de espécies na literatura. Os resultados parciais obtidos serão apresentados em eventos científicos e publicados em periódicos científicos e de divulgação. Os resultados finais serão submetidos para publicação em periódicos de circulação internacional e nacional. Com o desenvolvimento do projeto, pretende-se, também, contribuir ao treinamento científico de biólogos, ao nível de Mestrado e Doutorado, e acadêmicos do Curso de Graduação em Biologia para atuarem como futuros pesquisadores e especialistas na identificação da fauna brasileira e na realização de análises filogenéticas, bem como subsidiar a formação de especialistas para ampliação dos grupos de pesquisa em turbelariologia.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
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