Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Wesley Bueno Cardoso

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • soluções localizadas em meios não lineares inomogêneos
  • Neste Projeto de Pesquisa iremos investigar a dinâmica de soluções localizadas em sistemas não lineares e não homogêneos. Focaremos nos condensados de Bose-Einstein, fibras ópticas, cristais não lineares e cavidades opticas não lineares, ambos modelados por equações de Schrödinger não lineares ou pela equação de Lugiato-Lefever. Os fenômenos que estamos interessados são a formação de sólitons, breathers e vórtices em sistemas inomogêneos, bem como suas interações e condições de espalhamento incluindo efeitos de emaranhamento. Também, iremos verificar o surgimento de soluções localizadas devido à pequenas perturbações em um meio não linear, fenômeno conhecido como instabilidade modulacional.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Wesley Klewerton Guêz Assunção

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • extração de linhas de produtos de software a partir de produtos variantes em empresas de software de pequeno e médio porte
  • O reúso de software é uma técnica fundamental para construções de novos produtos. Nesta estratégia, artefatos já desenvolvidos são a base para o desenvolvimento de novos artefatos. Geralmente o reúso é aplicado por meio de uma abordagem oportunista, aonde os artefatos são simplesmente copiados/clonados e então modificados/adaptados para construir o produto desejado. Contudo, a abordagem oportunista gera problemas técnicos relacionados a manutenção e evolução de um portfólio com muitos produtos. Para contornar este problema, existem as estratégias de reúso sistemático, como por exemplo, as Linhas de Produtos de Software (LPSs). Em uma LPS, uma infra-estrutura comum é utilizada em vários produtos e somente as diferenças são implementas. Esta centralização de artefatos sistematiza o reúso e evita problemas técnicos de manutenção e evolução. Apesar dos benefícios, as LPSs são pouco utilizadas em empresas de pequeno e médio porte. Além disso, as técnicas existentes para extração de LPSs a partir de produtos variantes desenvolvidos de forma oportunista não consideram as limitação de recursos humanos, financeiros, e necessidade específicas de empresas de pequeno e médio porte. Com foco neste cenário, este projeto de pesquisa visa a definição de um processo e a construção de uma ferramenta para auxiliar pequenas e médias empresas alcançar o reúso sistemático utilizando seus produtos já existente.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Wesley Rocha Barbosa

Outra

Ciências Ambientais
  • feira municipal de ciências e cultura de fortaleza
  • A Feira Municipal de Ciências e Cultura já está em sua 8ª edição e durante esses oito anos de realizações contou com a apresentação de aproximadamente 1.500 trabalhos e 30.000 visitantes. Essa ação pedagógica vem proporcionando o desenvolvimento de trabalhos científicos na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, possibilitando aos estudantes a expressão da criatividade, do protagonismo e do desenvolvimento da autonomia e de habilidades no campo da investigação científica.
  • Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza - CE - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020