Projetos de Pesquisa

 

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Warley Marcos Nascimento

Ciências Humanas

Filosofia
  • ii horta & escola: feira de ciência e tecnologia da embrapa hortaliças
  • O processo pelo qual o conhecimento científico chega aos cidadãos é complexo e longo, principalmente em países como o Brasil, onde as dificuldades e as precariedades das escolas fazem com que estudantes e professores obtenham informações sobre os progressos da ciência nos artigos de jornais. Dessa forma, emerge a necessidade de uma maior difusão de conceitos científicos, para que todos possam ter uma postura crítica e indagativa diante do que a ciência e tecnologia apresentam à sociedade, permitindo a promoção da cultura científica entre os cidadãos, tornando-os capazes de participar ativamente de uma sociedade democrática. Afinal, o potencial de cada país para acompanhar o crescimento mundial depende fortemente de suas capacidades para inovar nos campos científicos, tecnológicos e sociais. A popularização da ciência deixa de ser um fim em si mesmo e adquire o significado de direito do cidadão e uma das condições necessárias à formação e capacitação dos indivíduos para lidarem com o mundo em que estão inseridos, bem como de se colocarem em uma situação de igualdade, tanto de conhecimento, como de oportunidades, como ainda despertar nos alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico o interesse pela área científica e tecnológica, contribuindo para estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento científico, social e humano do País. Nesse cenário, essa proposta assume um papel complementador, atuando como uma alternativa para cobrir a lacuna entre o saber escolar e o produzido nas instituições geradoras de ciência e tecnologia, como no caso da Embrapa, por meio da disseminação e popularização de soluções para problemas cotidianos, a II Horta & Escola abre espaço para que instituições escolares apresentem projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que podem impactar positivamente para a redução das desigualdades que existem em nosso país, a proposta se justifica por oportunizar a popularização e a divulgação de ações desenvolvidas pelas instituições de ensino e por instituições de pesquisa, como a Embrapa e parceiros, que possuem o propósito de reduzir as desigualdades, empoderar segmentos da população e despertar o interesse pela ciência.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2021
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Washington Jose de Sousa

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • é da minha conta! revelando minha cidade em números: aplicação de metodologia de intervivência universitária na formação de jovens em ciência, tecnologia e inovação (jandaíra/rn, 2019).
  • Este projeto dá continuidade a ações desenvolvidas pela Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiro Setor (Oasis) em escolas do sistema público de educação básica sob a forma de Intervivência Universitária. Tem o objetivo de contribuir para a formação de jovens em ciência, tecnologia e inovação a partir da extensão universitária centrada na cooperação com o sistema público de educação básica para promover e motivar a pesquisa e o conhecimento local de indicadores de desenvolvimento municipal em perspectiva territorial. A Oasis é grupo de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, desde 2009, desenvolve o Projeto Oasis de Intervivência Universitária em vários municípios do Território do Mato Grande. Um dos 16 municípios do Território, Jandaíra, foi escolhido pela equipe proponente para a realização da mostra científica aqui programada. Trata-se de ação a ocorrer na Escola Estadual Professora Maria da Conceição Messias, a única que participa da Intervivência Oasis desde 2009. O projeto contemplará 50 estudantes dp ensino médio em 10 equipes de 5 membros. As ações ocorrerão por meio de intercâmbios entre escola e Universidade e mediante ampla participação dos estudantes e da equipe pedagógica da escola na definição de critérios e das etapas, na execução e no acompanhamento e avaliação. A apresentação dos trabalhos ocorrerá no formato de mostra científica, que consiste na instalação de banners, cartazes, maquetes, pequenos experimentos didáticos, protótipos, resultados de trabalhos investigativos, entre outros de escolha dos alunos. Os participantes deverão mobilizar outros colegas da própria escola e de outras escolas no município, de modo a alcançarmos o número de no mínimo, 40 trabalhos, todos com foco em matemática, estatística e políticas públicas no município de Jandaíra/RN. Os trabalhos deverão ser dinâmicos, podendo empregar materiais diversificados na exposição aos visitantes.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Washington Jose de Sousa

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • energias renováveis e desenvolvimento à escala humana: efeitos e desafios da produção e distribuição de energia eólica em áreas do semiárido do nordeste do brasil
  • O projeto assume o objetivo central de compreender mudanças e desafios inerentes à implantação de sistemas de produção e distribuição de energias renováveis, tomando como objeto empírico concepções do meio empresarial, de gestores públicos e de munícipes em áreas do Semiárido e, como referência teórica, o constructo Desenvolvimento à Escala Humana (MAX-NEEF, 2012). A questão central da pesquisa é: de que modo sistemas de produção e distribuição de energia eólica são concebidos pelo meio empresarial do setor e por gestores públicos e munícipes do Semiárido nordestino? Trata-se de proposta liderada pela Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiro Setor (Oasis), grupo de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN) e responsável pela execução do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas. As ações previstas reúne, como público de interesse, além de acadêmicos da UFRN, autoridades públicas municipais, segmentos populacionais de jovens e adultos de áreas urbanas e rurais, além de diretores do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), organização de pensamento estratégico empresarial do Nordeste brasileiro, com atuação multissetorial na exploração sustentável de recursos naturais e energéticos prefeituras municipais de dois territórios potiguares (Mato Grande e Sertão Central Cabugi e Litoral Norte). Seis municípios de dois territórios potiguares, em estágios distintos de implantação de parques eólicos e linhas de transmissão, estão contemplados nesta pesquisa como objeto empírico, considerando que a equipe parte de duas premissas: nos municípios em estágio de implantação e, portanto, com fluxo financeiro de ISS crescente, as expectativas com relação ao desenvolvimento local, intrínseco à energia eólica, são elevadas; nos municípios com serviços de instalação das torres e das linhas de transmissão concluídos, a arrecadação municipal com ISS é fortemente descontinuada e, desse modo, os munícipes passam a perceber e conviver com passivos sociais, econômicos e ambientais, questionando o legado dos investimentos. Como estratégia metodológica, a equipe adotará instrumentos de coleta e processamento de dados qualitativos, em sintonia com o intento de aprofundar conhecimentos relativos à implantação de sistemas de energia eólicos, qualificando ganhos, passivos e desafios trazidos para os municípios. Grupo focal será empregado na coleta de dados junto aos seguintes segmentos: a) jovens estudantes de Ensino Médio de escolas públicas; b) professores de Ensino Médio de escolas públicas; c) lideranças municipais políticas, empresarias e religiosas. Em cada município será realizada uma série de grupo focal envolvendo cada segmento, totalizando 18 (três segmentos em seis municípios). Entrevista semiestrutura será realizada junto: a) dois prefeitos(as) em cada município, totalizando 12 – o que ocupava o cargo à época da instalação do primeiro parque eólico e o ocupante atual, do período 2017/2020; b) dois membros do CERNE – o Diretor-Presidente e o Coordenador Executivo de Gestão de Projetos e Eventos Setoriais, este último responsável pela gestão de ações de responsabilidade socioambiental das empresas do setor. Todo o material coletado, áudio gravado com prévia anuência do informante, será transcrito e processado no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ) de modo a gerar categorias analíticas a serem interpretadas com base no modelo de Desenvolvimento à Escala Humana (MAX-NEEF, 2012). Como produtos, entre outros, são esperados: uma dissertação no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN; retroalimentação, por meio de relatórios executivo, de protocolos administrativos do Comitê de Sustentabilidade Socioambiental (CSS), unidade administrativa responsável pela integração das dimensões social e ambiental a processos, práticas e procedimentos na esfera da Política de Responsabilidade Social e Ambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); qualificação de recursos humanos, agentes públicos e privados, para aplicação de conteúdos e estratégias em responsabilidade socioambiental; publicação de artigos científicos com dados primários e revisões da literatura envolvendo temas de efeitos socioeconômicos e ambientais de sistemas de energia eólicos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022