Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Arthur Cezar de Araujo Ituassu Filho

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • mídias digitais e democracia na américa latina: uma abordagem qualitativa de comunicação política comparada
  • A relação entre internet e democracia já possui longa tradição de debates. No entanto, uma série de autores apontam para um momento de virada recente, marcado pelas campanhas do Brexit, na Grã-Bretanha, e de Donald Trump, nos Estados Unidos, ambas em 2016. A partir desse novo contexto, este projeto de Comunicação Política Comparada analisa as consequências das mídias digitais para as democracias na América Latina. Trata-se de uma pesquisa colaborativa de cunho qualitativo e interpretativo que pergunta, de forma mais geral, como a internet afeta o desenvolvimento democrático na região. A investigação, desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (COMP), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio (PPGCOM/PUC-Rio), em parceria com o Center for Latin American Studies (CLAS), da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, procura analisar percepções e representações em torno do tema proposto, privilegiando o estudo de caso, como estratégia de pesquisa, e metodologias como as entrevistas semiestruturadas e a análise qualitativa de conteúdo. A partir dessa concepção mais ampla, são desenvolvidas duas questões específicas: 1) como as mídias digitais afetam os processos eleitorais na América Latina; e 2) que significados temas políticos como democracia e corrupção ganham nas mídias digitais latino-americanas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Arthur Germano Fett Neto

Ciências Biológicas

Botânica
  • produção de saponinas imunoadjuvantes em culturas de células de quillaja brasiliensis (a.st.-hil. & tul.) mart.
  • Quillaja brasiliensis (A.St.-Hil. & Tul.) Mart. é uma árvore brasileira que produz saponinas triterpênicas nas folhas. Estas moléculas têm forte atividade imunoestimulante em vacinas experimentais, permitindo economia de antígeno, redução de custos e maior segurança de uso. Atuam de forma comparável ao produto comercial Quil-A® de vacinas veterinárias, mas com menor toxicidade. Este último é obtido de cascas de indivíduos adultos de Quillaja saponaria, fonte pouco renovável e em risco iminente de escassez. Dentre as saponinas das espécies de Quillaja está QS-21, aprovada para uso em vacinas humanas contra malária, herpes zoster e em testes para SARS-CoV-2. Fatores de indução de saponinas imunoativas em folhas de Q. brasiliensis foram identificados, mostrando que o metabolismo destes terpenos pode ser modulado. Culturas celulares de Q. brasiliensis produtoras de saponinas foram obtidas e estão em desenvolvimento. Este sistema é excelente para analisar metabolismo, expressão gênica e potencial de viabilidade biotecnológica como fonte industrial. Tendo em vista a possibilidade da utilização de Q. brasiliensis para a obtenção sustentável de saponinas imunoativas e com menor toxicidade do que equivalentes comerciais, e considerando a necessidade de maior conhecimento sobre sua biossíntese, almejamos caracterizar aspectos fisiológicos, bioquímicos e moleculares da produção destes importantes imunoadjuvantes em culturas celulares de Q. brasiliensis. Serão feitas análises de perfil químico, biossíntese, respostas transcricionais frente a elicitores metabólicos e fatores de estresse, otimização dos cultivos como fonte de saponinas bioativas e testes de atividade imunoadjuvante. Assim, espera-se melhor compreender a regulação da biossíntese de saponinas triterpênicas de alto valor comercial em Q. brasiliensis, avaliar a viabilidade de cultivos celulares como fonte destes produtos e dar subsídios à produção biotecnológica de saponinas-alvo, sobretudo como insumos vacinais.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Arthur Harry Frederico Ribeiro Kramer

Engenharias

Engenharia de Produção
  • algoritmos eficientes para a resolução de problemas de escalonamento dinâmicos e estocásticos
  • Este projeto trata de problemas de otimização combinatória, em particular problemas de scheduling dinâmicos e estocásticos provenientes de aplicações reais. Problemas de scheduling buscam definir o momento de início/fim de tarefas sobre máquinas e muitos são computacionalmente difíceis, mesmo quando todas as informações são conhecidas antecipadamente (determinístico).Apesar da forte aplicação em ambientes produtivos (na presença de uma ou múltiplas máquinas paralelas, flow-shop, job-shop e open-shop), aplicações recentes incluem o planejamento e alocação de força de trabalho, como em serviços essenciais ligados ao atendimento de pacientes em prontos socorros e a programação de operações no transporte de pessoas e cargas. Grande parte da literatura tem assumido e resolvido problemas de scheduling determinísticos, simplificando ou omitindo características dinâmicas (ou seja, que as informações são conhecidas conforme a sua ocorrência) e estocásticas (ou seja, nem todas as informações são precisamente conhecidas) que surgem naturalmente em contextos reais. O objetivo central é o desenvolvimento de algoritmos eficientes para os problemas de interesse. Esses algoritmos serão baseados na resolução de modelos de programação matemática, com a definição de novos planos de corte e métodos de enumeração, e no desenvolvimento de (meta)heurísticas, principalmente as que trabalham sobre estruturas de vizinhança, como a busca local, busca iterada e busca em vizinhança. O desempenho desses algoritmos será medido em instâncias da literatura e aquelas obtidas de empresas na área médico-hospitalar, farmacêutica, alimentícia e de produção que a equipe do projeto tem contato. Os resultados serão disseminados em conferências de qualidade, publicados em revistas de alto fator de impacto, usados para fomentar a formação de estudantes nos diversos níveis e permitir o desenvolvimento de ferramentas inteligentes de apoio à decisão, possibilitando novas colaborações e parcerias internacionais.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Arthur Prudêncio de Araujo Pereira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • consequências da mudança no uso da terra no semiárido brasileiro: uma avaliação holística sobre a saúde do solo
  • O Brasil possui a região semiárida mais populosa do mundo, com uma área de 982.566 km2. O uso agrícola na região, como a atividade pecuária sobre pastagens extensivas, vêm gerando alterações significativas no solo, principalmente quando a mudança no uso da terra (MUT) ocorre a partir da conversão de floresta nativa (Caatinga). Porém, os impactos da MUT sobre a saúde do solo ainda são pouco estudados na região. Os indicadores químicos, físicos e biológicos raramente são integrados por meio de ferramentas que gerem índices de qualidade do solo. Uma avaliação holística é urgentemente necessária, pois o semiárido é coberto, basicamente, pelo Bioma Caatinga, um hotspot de biodiversidade exclusivamente brasileiro. A eficácia da exclusão do pastoreio (EP) como manejo do solo em áreas degradadas pelo sobrepastejo é pouco documentada para o semiárido. Portanto, será testada a hipótese que a EP recupera a qualidade/funções do solo e essa influência aumentará com o tempo de EP. Amostras de solo serão coletadas no Núcleo de Desertificação de Irauçuba (Ceará). Serão avaliados 3 cenários: i) Caatinga Nativa - CN, ii) Pastagem Degradada - PD (área adjacente a CN, convertida em pasto) e iii) Exclusão do Pastoreio (área de PD em recuperação natural, isolada dos animais há 21 anos). Avaliaremos propriedades físicas (densidade, porosidade e estabilidade de agregados), químicas (teores de macro e micronutrientes e atributos de acidez) e biológicas (carbono orgânico total, carbono microbiano, teores de glomalina, atividade enzimática e a diversidade microbiana por meio do sequenciamento do DNA). Serão aplicadas análises uni e multivariadas para analisar os dados. As análises genômicas serão realizadas seguindo protocolos do "Brazilian Microbiome Project". Os dados serão integrados utilizando a Soil Management Assessment Framework (SMAF), uma ferramenta mundialmente utilizada para avaliação da qualidade do solo, a qual será testada pela primeira vez no semiárido brasileiro.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Artur Cezar de Carvalho Fernandes

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • impacto do uso de selante de teto e antimicrobianoterapia na dinâmica da microbiota viável e total da glândula mamária bovina no período seco.
  • A mastite é a doença de maior impacto na pecuária leiteira, que responde por mais de 50% do uso de antimicrobianos em fazendas leiteiras. Neste cenário o sequenciamento de nova geração (16S rRNA) vem sendo amplamente utilizado para aprofundar nossa compreensão da microbiota do leite bovino, contudo os estudos precisam avançar em fases críticas da produção como o período seco, bem como, nas interações com as medidas profiláticas e terapêuticas. A identificação das bactérias responsáveis pela eubiose (saúde) e as que favorecem a disbiose na glândula mamária (GM) passa necessariamente por uma melhor compreensão da microbiota comensal (viável e total) da GM, sendo o primeiro e importante passo para identificação de bactérias com potencial probiótico, abrindo uma nova fronteira do conhecimento para a descoberta de terapias que promovam a saúde do úbere. Desta forma, o presente projeto irá detalhar a dinâmica da microbiota total e viável, por sequenciamento de nova geração (16S rRNA) no período mais crítico da vida produtiva dos animais e sua relação com a mastite no pós-parto, assim como avaliar o impacto das medidas profiláticas já amplamente utilizadas, sobre a microbiota comensal (total e viável) da glândula mamária. Neste contexto, destacamos o emprego do propídio de monoazida que será empregado pela primeira vez no nosso estudo para determinação da microbiota viável do leite no momento da secagem e na secreção mamária durante o período de involução ativa da glândula mamária. A formação de um grupo de pesquisa com expressiva expertise na área aludida será fundamental para o sucesso da presente proposta, cujo ineditismo se destaca por: 1) avaliação do impacto de medidas profiláticas e terapêuticas no período seco na microbiota viável e total; 2) dinâmica da microbiota viável e total durante o período seco; e 3) coleta de amostras de leite, secreção mamária e colostro diretamente da cisterna da glândula mamária.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025