Projetos de Pesquisa

 

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Adailson Feitoza de Jesus Santos

Ciências Agrárias

Agronomia
  • rizobactérias nativas do semiárido como estratégia para mitigação das mudanças climáticas - seca.
  • Os eventos de seca se tornaram mais frequentes a partir do século 20. De acordo com dados divulgados pela Organização das Nações Unidas, o nordeste brasileiro enfrentou em 2013 a maior seca dos últimos 50 anos, com mais de 1.400 municípios afetados. Sendo a previsão atual de que até 2030 quase metade da população mundial estará vivendo em áreas com grande escassez de água. E ainda, de acordo com a mesma organização, a partir de estudos feitos pelo Banco Mundial, a variabilidade das chuvas e a intensidade das secas no Nordeste continuarão aumentando até 2050, com graves efeitos para a população. Esses dados têm indicado que a falta de água gera mais vítimas do que a combinação de terremos e furações, uma vez que mais de 2 bilhões de pessoas sofreram com as secas no último século e 11 milhões morreram em função delas. A Estação Ecológica Raso da Catarina (ESEC Raso da Catarina) está sobre influência do clima semiárido e apresenta uma vegetação típica de Caatinga. Embora a maioria das culturas vegetais não consigam tolerar períodos de secas prolongadas, a vegetação nativa do bioma Caatinga apresenta plantas que podem sobreviver por todo um período de seca. A região nordeste, em especial a Bahia, apresenta uma cultura vegetal (sisal Agave sisalana) que se adaptou muito bem às condições semiáridas, e tem revelado grande importância sócio-econômica para a região, pois tem sido um dos fatores de manutenção de várias famílias na região sisaleira. Associado com estas plantas existe uma comunidade microbiana (microbioma), predominantemente composta por fungos e bactérias e que estão distribuídos em todos os compartimentos vegetais, tanto na parte externa, quanto nas partes internas, além de uma grande diversidade destes no sistema da rizosfera. O microbioma vegetal é capaz de influenciar a fisiologia vegetal, uma vez que produz uma série de compostos que podem ser benéficos para as plantas de forma direta ou indireta, levando muitas vezes a processos de promoção de crescimento vegetal e tolerância a estresses abióticos. O objetivo deste projeto é isolar bactérias rizosféricas associadas a plantas nativas da Caatinga (Cactáceas) presentes na ESEC-Raso da Catarina bem como presentes na rizosfera de plantas de sisal. As bactérias serão selecionadas quanto a capacidade de tolerar estresse abiótico (condições de ambientes áridos e/ou semiáridos) como déficit hídrico, tolerância a temperaturas elevadas e diferentes concentrações de salinidade e pH. Também serão selecionada para características que promovam crescimento vegetal in vitro, como: produção de ACC-desaminase, produção de ácido indol acético, produção de sideróforos, solubilização de fosfato inorgânico, redução de acetileno e produção de exopolissacarídeos. Os isolados mais promissores serão testados para promoção de crescimento vegetal bem como indução de tolerância a seca, em plantas de milho (cultura de grande importância para região). As plantas sob déficit hídrico e inoculadas com os isolados promissores serão avaliadas através de parâmetros de promoção de crescimento e análises fisiológicas. Os isolados que se mostrarem positivos nestas análises serão testados em condições de campo e passaram por processo de formulação, objetivando o desenvolvimento de um inoculante para a cultura.
  • Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Adailton João Bortoluzzi

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • complexos de ferro para reações de fenton e aplicação em processos oxidativos avançados
  • Diferentes segmentos industriais, como os de tintas, papéis, e principalmente os têxteis, utilizam corantes orgânicos para fornecer coloração aos produtos, e, além disso, consomem uma quantidade considerável de água nos seus processos, o que resulta em um enorme volume de efluentes para serem tratados. Os corantes são compostos de difícil degradação através de processos tradicionais de tratamento de efluentes e sua permanência nos efluentes podem provocar efeitos mutagênicos, carcinogênicos e/ou teratogênicos, além de provocar alterações na biota aquática e causar toxidade aguda e crônica em diferentes ecossistemas. Diante disso, este projeto tem como objetivo investigar a capacidade de complexos de ferro, preparados com ligantes multidentados N,O-doadores, de promover a mineralização de corantes por meio da reação de Fenton visando desenvolver sistemas mais eficientes para tratamento de efluentes da indústria têxtil utilizando processos oxidativos avançados.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adair de Aguiar Neitzel

Ciências Humanas

Educação
  • a mediação em leitura na escola: contribuições do programa pibid na formação de leitores
  • Trata-se de proposta de investigação em rede sobre as dimensões que envolvem o processo de mediação em leitura. O OBJETIVO é analisar o processo de mediação em leitura nas escolas onde o PIBID de Letras atua, identificando como os licenciandos (bolsistas do PIBID) operam a mediação em leitura na Educação Básica. A QUESTÃO PROBLEMA que norteia o estudo é: Como é explorada a mediação em leitura pelos licenciandos de Letras na Educação Básica no desenvolvimento do Programa PIBID? Pretende-se desenvolver um estudo de caráter qualitativo, de natureza exploratória. OS INSTRUMENTOS DE COLETA de dados utilizados serão: registros de campo dos licenciandos disponíveis nas instituições (portfólios), diário de campo para registro das observações in loco, entrevistas com os alunos da educação básica e bolsistas, relatórios institucionais do PIBID de Letras. Para análise dos dados será utilizado o uso do software NVivo 10 for Windows. No âmbito da Educação, o projeto ora apresentado trará CONTRIBUIÇÕES porque ele sinalizará como os futuros professores de Letras estão se preparando para assumir a função de mediadores em leitura, assim como os impactos do PIBID na sua formação. Esta pesquisa está alinhada com os estudos de Arroyo (2008), Petit (2013), Todorov (2010), Barthes (2003; 2007), Neitzel; Carvalho (2014); Martins (2014); Neitzel, Bridon; Weiss (2016), Lajolo (2005- 2010), entre outros.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Adair Mendes Nacarato

Ciências Humanas

Educação
  • as práticas docentes e as prescrições curriculares oficiais
  • Recentemente, a comunidade brasileira tem se deparado com várias reformas educacionais, a exemplo da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que têm prescrito novas formas de organizar e padronizar o trabalho docente. Nesse sentido, pautando-nos na perspectiva histórico-cultural, na abordagem enunciativo-discursiva e na interface com o método (auto)biográfico na produção de narrativas, o presente projeto tem como objetivo geral investigar e analisar as prescrições curriculares oficiais, identificando quais são elas, como elas chegam até à escola e como os professores organizam seu trabalho diante dessas prescrições tendo em vista a heterogeneidade de alunos presente nas salas de aula. Tem ainda como objetivos específicos: 1) Identificar quais os principais documentos que são dirigidos ao professor da educação básica e que interferem na sua prática pedagógica; 2) Conhecer como essas prescrições promovem a intensificação do trabalho docente; 3) Problematizar, junto com os professores, a natureza desses documentos e, colaborativamente, planejar ações para a sala de aula; 4) Conhecer como tais prescrições contemplam (ou não) a educação inclusiva e como os professores vêm lidando com ela; 5) Buscar indícios de transformações de práticas dos professores, a partir da problematização e de ações compartilhadas; 6) Produzir um banco de dados de documentação narrativa dos professores que possa contribuir para a formação continuada e inicial de professores no curso de Pedagogia. Para atingir tais objetivos, será constituído um grupo, de caráter colaborativo, formado por professores convidados do ensino fundamental das redes municipais de ensino e pelas pesquisadoras vinculadas à universidade e responsáveis pelo projeto. A pesquisa será de abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa-ação-formação e terá como fonte de produção de dados as narrativas escritas e orais das participantes, bem como episódios de suas práticas de aula. Não há, na perspectiva que adotamos, como estabelecer categorias de análise a priori, mas temos como hipótese de que, no movimento interativo e dialógico, emergirão discussões acerca de: como os professores vão ressignificando o sentido das prescrições que regem as questões do ensino; como as vozes dos outros (da teoria, dos participantes, das pesquisadoras etc.) podem contribuir para a ressignificação das práticas docentes; de que forma o conhecimento partilhado e colaborativo pode contribuir para a formação continuada.
  • Universidade São Francisco - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022