Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adeney de Freitas Bueno

Ciências Agrárias

Agronomia
  • bases biológicas para utilização de telenomus podisi (ashmead, 1893) (hymenoptera: platygastridae) e manejo de dichelops melacanthus (dallas, 1851) e euschistus heros (fabricius, 1974) (heteroptera: pentatomidae) no sistema produtivo soja:milho
  • O manejo do complexo de percevejos que ataca a soja, causando danos nos grãos na safra de verão e depois migra para o milho de segunda safra (inverno), sugando as plântulas recém-emergidas, atualmente, é o principal desafio do manejo integrado de pragas (MIP) nesse sistema produtivo. Entre esses percevejos, as principais espécies são Dichelops melacanthus e Euschistus heros. Sendo assim, o desenvolvimento de métodos de manejo destas pragas mais sustentáveis como o controle biológico, deve ser preconizado, para reduzir do impacto dos percevejos no cenário agrícola nacional. Entre as táticas de controle biológico sendo estudas no momento, a utilização do parasitoide de ovos Telenomus podisi tem se mostrado promissor para o manejo de E. heros na soja mas quase nada ainda se sabe sobre a eficiência desse parasitoide no manejo de D. melacanthus. Sendo assim, esse projeto propoem estudar as principais bases biológicas para utilização de T. podisi visando o manejo de D. melacanthus e E. heros no sistema produtivo soja:milho objetivando: 1) Avaliar o desenvolvimento de T. podisi em ovos de D. melacanthus em diferentes temperaturas; 2) Avaliar a capacidade de parasitismo de T. podisi em ovos de D. melacanthus em diferentes temperaturas; 3) Comparar preferência hospedeira e capacidade de parasitismo de T. podisi em ovos de D. melacanthus e E. heros; 4) Determinar o número ideal de parasitoides a ser liberado por ovo da praga (D. melacanthus e E. heros); 5) Determinação da capacidade de dispersão de Telenomus podisi nas culturas da soja e milho; 6) Avaliar a biologia de D. melacanthus em diferentes hospedeiros (soja, milho e trapoeraba, Commelina spp.) que podem compor o sistema produtivo soja:milho; 7) Avaliar a preferência alimentar de D. melacanthus por soja, milho e trapoeraba (Commelina spp.); 8) Verificar a preferência de oviposição de D. melacanthus em soja, milho e trapoeraba; 9) Avaliar os danos de D. melacanthus em plantas de soja e milho; 10) Reavaliar o nível de ação desses percevejos para a soja (incluindo infestações após R6) e reavaliar os níveis de ação para milho; 11) Avaliar o impacto de diferentes variáveis climáticas na tecnologia de liberação de T. podisi; 12) Avaliar a utilização de T. podisi (utilizado nas recomendações definidas nesse projeto) com uma alternativa de controle no manejo de percevejos no sistema produtivo soja:milho. Com a realização desse projeto espera-se viabilizar a utilização do Telenomus podisi em grandes áreas nas culturas da soja e milho, possibilitando ao produtor o manejo dos principais percevejos que atacam essas culturas. Assim, com ênfase no controle biológico com utilização de parasitoides de ovos, a redução nas populações da praga ocorrerá de maneira ecologicamente sustentável, com redução do uso de inseticidas e, consequentemente, do custo de produção.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Adenilda Cristina Honorio França

Ciências Biológicas

Imunologia
  • efeitos da obesidade e diabete na relação materno-fetal: repercussões neuroimunoendócrinas.
  • A obesidade e o diabete constituem importantes problemas de saúde pública, especialmente em países em desenvolvimento. O impacto da associação das doenças decorre não apenas de seu quadro clínico diretamente relacionado à inflamação e à hiperglicemia, mas principalmente pelas alterações funcionais que ocorrem em diferentes órgãos e sistemas, resultantes do descontrole crônico do metabolismo de proteínas e de lipídios. Na literatura há poucos relatos em relação às gestações complicadas por obesidade e diabete. O presente projeto pretende avaliar parâmetros imunológicos e hormonais, bem como os efeitos da resistina, melatonina e colostrinina sobre a atividade funcional de células presentes em sangue materno, sangue de cordão e colostro de mães obesas complicadas por diabete. Serão avaliados no sangue materno, sangue de cordão e no colostro de mães obesas e diabéticas a concentração de: Citocinas (IL-1, IL-6,TNF, IFN-γ, TGF-β) e quimiocina (MCP-1, IL-8) de resistina, colostrinina, melatonina, os percentuais de células e a atividade funcional de fagócitos na presença de resistina, colotrinina e melatonina. Considerando que para manutenção da gestação de mulheres obesas, o controle e manutenção do peso corporal é importante e para as mães hiperglicêmicas o controle da glicemia plasmática, assim espera-se com este projeto elucidar os mecanismos imunológicos e hormonais envolvidos na fisiopatologia do binômio obesidade e diabete buscando desenvolver novas estratégias de prevenção de complicações que ocorrem durante a gestação.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Adenilson Oliveira dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo das propriedades fisicas de cristais semiorgânicos
  • Nos últimos 10 anos o autor deste projeto desenvolveu várias atividades de grande relevância científica regional sempre visando melhorar as condições de ensino e pesquisa no interior do Maranhão e contribuir para o desenvolvimento científico e social da região. Dentre as ações realizadas, destaca-se a aprovação de projetos importantes que possibilitou a criação de infraestrutura para pesquisa na área de ciência dos materiais nesta região, coordenei o processo de implantação do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) em Imperatriz, aprovado e iniciado em 2013. Este fato é muito importante, pois trata-se do primeiro programa de mestrado Stricto-Sensu da região, que fica distante de grandes cidades e com uma grande demanda para pós-graduação. Em 2017 o programa completou 4 anos de existência e foi bem avaliado pela CAPES, ficando com nota 4. Este fato nos motivou a solicitar a abertura do doutorado em Ciência dos Materiais na região, que no presente momento encontra-se em avaliação na CAPES. O PPGCM possui três linhas básicas de pesquisa, sendo uma delas a Síntese e Caracterização de Cristais Orgânicos e Inorgânicos. Esta linha constitui uma das principais linhas de pesquisa do autor desse projeto. Visando dar continuidade as pesquisas nesta área, o presente projeto tem a finalidade de continuar os estudos com cristais orgânicos bem como, obter cristais semi-organicos de aminoácidos com metais(Ni, Fe, Cu). Os prováveis candidatos para este estudo são L-histidina, L-alanina, beta- alanina , L-arginina e L-asparagina complexadas com metais tipo Ni, Fe, Cu, Zn, pretendemos verificar a influência da adição de substância ao hábito de crescimento dos cristais de aminoácidos e estudar as modificações na rede cristalina induzidas por variação de temperatura e aplicação de pressão hidrostática. A presença de eventuais transições de fase estrutural induzidas por temperatura e/ou pressão serão investigadas.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Adenilton José da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • redes neurais quânticas: modelos, algoritmos de aprendizado e seleção de arquitetura
  • Redes neurais quânticas já foram propostas em diversos trabalhos, mas todos os problemas propostos apresentam algum problema quanto aos princípios da computação quântica ou da computação neural. Um dos problemas no aprendizado de redes neurais quânticas é o uso de métodos baseados no gradiente descendente devido a limitação do número de bits em um computador quântico. Neste projeto serão investigados algoritmos quânticos de aprendizado para redes neurais que não necessitem de funções de ativação diferenciáveis. Pretende-se neste projeto: 1) Analisar os algoritmos de aprendizado supervisionados para redes neurais quânticas; 2) Propor algoritmos quânticos de aprendizado baseados em métodos que não utilizem o gradiente descendente, como por exemplo o algoritmo de treinamento do modelo extreme learning machine; 3) Simular o treinamento de redes neurais quânticas; 4) Investigar o uso de heurísticas clássicas para o treinamento de redes neurais quânticas; 5) Propor um algoritmo quântico para seleção de arquiteturas de redes neurais; 6) Analisar as propriedades de redes neurais quânticas baseadas em memórias associativas; 7) Estudar o poder computacional das redes neurais quânticas.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020