Projetos de Pesquisa

 

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Viviane Moraes de Oliveira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • modelagem de ecossistemas com competição por recursos e evolução em habitats com heterogeneidade espacial
  • O entendimento de como a diversidade de espécies em uma determinada área está relacionada às condições do habitat tem implicações para a conservação e extinção de espécies. Nesse sentido, a heterogeneidade espacial tem um papel importante para os processos que ocorrem em ecossistemas e pode ter grande influência sobre o número de espécies em ambientes naturais. A distribuição e utilização de recursos pelas espécies que compõem o ecossistema é um fator importante para os processos do ecossistema e que gera heterogeneidade espacial. Na primeira parte deste projeto pretendemos estudar os efeitos da distribuição de recursos no meio ambiente sobre os padrões de biodiversidade em um ecossistema em que as espécies competem por recursos e também que consequências a forma como esses recursos estão distribuídos, a variação espacial e temporal podem trazer para o ecossistema. Também investigaremos o papel dos eventos evolucionários sobre os padrões de diversidade do sistema. Abordaremos esse problema utilizando um modelo que introduzimos recentemente que considera a estrutura espacial, onde a quantidade de recursos disponíveis em habitats distintos pode ser atribuída uniformemente ou de acordo com uma distribuição de probabilidade. Na segunda parte do projeto investigaremos os efeitos da variação ambiental em sistemas com interações do tipo presa-predador e competição. Estamos interessados em entender a dinâmica e estabilidade desses sistemas quando a variação do habitat é considerada. Nossa investigação também envolverá a análise da dinâmica quando consideramos a possibilidade de mutação da presa como estratégia de resistência ao predador.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
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Viviane Potenza Guimarães Pinheiro

Ciências Humanas

Educação
  • formação docente continuada e a construção de projetos de vida éticos na juventude
  • O presente projeto de pesquisa busca construir um percurso de formação docente com foco nos projetos de vida de estudantes do Ensino Médio, em uma escola estadual da Zona Leste da cidade de São Paulo. Realizaremos uma pesquisa-ação, por meio da construção coletiva de encontros de formação de professores que leve à reflexão sobre os projetos de vida dos participantes e fundamente práticas inovadoras com vistas ao seu desenvolvimento. A pesquisa se caracteriza como “mixed method”, uma vez que articulará diferentes dados, variados instrumentos e formatos de análise na composição dos resultados. Como instrumentos de pesquisa, serão aplicados questionários aos alunos e professores sobre seus projetos de vida, questionários aos professores sobre as práticas escolares que podem impactar os projetos de vida dos educandos, entrevistas complementares e diário de campo com registro de observações da pesquisadora sobre os encontros de formação e aulas observadas, com base em instrumentos validados pelo Stanford Centre on Adolescence, da Universidade de Stanford (USA), e adaptados para a presente pesquisa. Os questionários e entrevistas serão aplicados com estudantes e professores de outra escola da mesma região como grupo controle. Utilizaremos o referencial teórico-metodológico da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento para a análise das respostas aos questionários e entrevistas. Espera-se que a articulação entre os diversos resultados possa servir como fonte de reflexões à pesquisadora e à equipe escolar nos encontros de formação docente. Como resultados de tais reflexões, pretende-se verificar impactos positivos no trabalho com projetos de vida na escola, enfocando o desenvolvimento de identidades juvenis que alicercem, com sentido ético, suas ações presentes e suas projeções futuras. Almeja-se, também, que os educadores participantes contribuam para a divulgação dos conhecimentos para além dos muros da escola, alicerçando propostas de políticas educacionais no ensino médio.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022