Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alejandro Germán Frank

Engenharias

Engenharia de Produção
  • transformação digital visando a implantação dos conceitos da indústria 4.0: desenvolvimento de projetos-piloto de implementação
  • Os estudos atuais sobre Indústria 4.0 tem se concentrado sobre os aspectos do impacto das tecnologias ou as características dos ecossistemas de inovação voltados para a Indústria 4.0. Contudo, esses trabalhos não analisam como as complementariedades entre atores é materializada em projetos de implantação concreta dentro da indústria. Isto significa que há uma carência de estudos acadêmicos aplicados, que permitam guiar as empresas na implantação de projetos piloto voltados para a Indústria 4.0. Portanto, do ponto de vista teórico, ressalta-se a seguinte questão de pesquisa que este projeto propõe abordar: Como diversas competências tecnológicas de atores regionais podem ser integradas e gerenciadas para o desenvolvimento conjunto de projetos-piloto de soluções da Indústria 4.0? Visando responder a essa questão de pesquisa, o objetivo geral deste projeto é propor um modelo de gestão para a implementação de projetos piloto da Indústria 4.0 de forma escalonada a partir da maturidade contextual de cada empresa e construído a partir de evidências empíricas sobre os desafios que diversos setores industriais enfrentam ao implementar os conceitos propostos pela Indústria 4.0. Neste sentido, propõe-se um modelo que norteie primeiramente o diagnóstico de maturidade nas etapas de implementação da Indústria 4.0 a partir do alinhamento estratégico da empresa e que, a partir disso, auxilie na condução da implementação das soluções parciais necessárias para o avanço na maturidade, utilizando para isso a base de conhecimentos de atores externos, integrados na forma de soluções complexas conjuntas. O projeto contempla quatro macro-etapas distribuídas em um horizonte de 36 meses: Etapa 1: Desenvolvimento conceitual – modelo de implementação da indústria 4.0; Etapa 2: Análise quantitativa – estudo da implementação da indústria 4.0 em casos práticos; Etapa 3: Análise qualitativa – avaliação setorial da implementação da indústria 4.0; Etapa 4: Desenvolvimento de projeto piloto e consolidação do modelo. O projeto utiliza uma abordagem metodológica baseada em métodos mistos, combinando pesquisas quantitativas com qualitativas, assim como uma abordagem multidisciplinar internacional, envolvendo instituições renomadas como o Massachusetts Institute of Technology (Estados Unidos), o Politécnico de Mião (Itália) e o Instituto Politécnico de Grenoble (França).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alejandro Kocsard

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • sistemas dinâmicos em dimensões baixas
  • Nos últimos anos a UFF vem contratando um grande número de jovens doutores. Dentre esses novos professores, a área de Sistemas Dinâmicos(e Teoria Ergódica) está fortemente representada, ao ponto que o grupo de Sistemas Dinâmicos da UFF é na atualidade, em termos numéricos, um dos maiores -talvez o maior- do Brasil. Dentro deste grupo, destaca-se a equipe dedicada aos sistemas dinâmicos em espaços de dimensões baixas que, nestes últimos anos, tem se focado no estudo dos seguintes assuntos: dinâmica topológica de homeomorfismos de superfícies; difeomorfismos conservativos $C^r$-genéricos em superfícies; cohomologia dinâmica; ações de grupos abelianos e nilpotentes em superfícies; teoria ergódica diferenciável; e aplicações unidimensionais reais e holomorfas.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alejandro Ruiz Padillo

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • estudos sobre planejamento e operação de sistemas logísticos e de transportes mediante uso de metodologias de simulação e decisão multicritério
  • A crescente complexidade das atividades de planejamento e operação dos sistemas logísticos e de transportes e a escassez de recursos para investimentos públicos e privados na área exigem dos gestores uma adequada tomada de decisões. Essas decisões precisam de um fundamento técnico sobre vários critérios, que influenciam no problema de forma concomitante e com importâncias diferentes, assim como de aplicação de modelos de previsão de demanda que contemplem simulações de cenários e projeções futuras. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de ferramentas de ajuda de tomada de decisão a partir da ponderação de fatores e avaliação de alternativas mediante métodos de análise multicritério e de simulação de tráfego e técnicas de coleta de dados e de participação de especialistas e população em geral. Essas ferramentas serão empregadas em estudos de casos reais relacionados com os modais de transportes e sistemas logísticos que permitam verificar sua aplicabilidade e a coerência dos seus resultados.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022