Projetos de Pesquisa

 

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Germán Ayala Valencia

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • filmes inteligentes contendo antocianinas de resíduos agroindustriais estabilizados com nanopartículas
  • Os filmes inteligentes à base de biopolímeros podem oferecer novas vantagens relacionadas ao monitoramento da qualidade dos alimentos. Um dos compostos mais utilizados na produção dos filmes inteligentes são as antocianinas, que mudam de cor em uma ampla faixa de pH. Dessa forma, diversos estudos têm avaliado a adição das antocianinas em matrizes biopoliméricas, objetivando a produção de filmes inteligentes, sensíveis as mudanças no pH. Contudo, são poucas as fontes de antocianinas estudadas na produção destes filmes, além disso, as antocianinas presentes nos filmes inteligentes têm se apresentado instáveis à luz, limitando sua aplicação na indústria de alimentos. A partir do exposto, o objetivo geral deste projeto é produzir filmes inteligentes à base de biopolímeros, estabilizados com nanopartículas de laponita, utilizando antocianinas extraídas das cascas de berinjela (Solanum melongena), jamelão (Syzygium cumini) e jabuticaba (Plinia cauliflora). Os sistemas antocianinas/laponita assim como os filmes inteligentes serão caracterizados para conhecimento das suas principais propriedades físico-químicas. A resposta colorimétrica e estabilidade das antocianinas presentes nos filmes inteligentes serão estudadas em função da mudança do pH do meio, da temperatura, assim como da exposição à luz. Finalmente, os filmes inteligentes serão aplicados para monitorar as mudanças de pH em produtos cárneos.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Germana de Oliveira Moraes

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • estado d’arte, fundamentos e efetivação do princípio da harmonia com a natureza e dos direitos de pachamama (mãe terra)
  • Propõe-se, neste projeto intitulado, Estado d’arte, fundamentos e efetivação do princípio da Harmonia com a Natureza e dos direitos de Pachamama (Mãe Terra), uma ação cooperada entre docentes e discentes da Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Brasil, e no exterior, com a Universidad Andina Simon Bolívar, no Equador, e as Universidad de Burgos, Universidad de Valencia e Universidad de Sevilla, na Espanha, em estudos e investigações sobre o estado d’arte; os fundamentos históricos, político-sociais, filosóficos e jurídicos, e, as políticas de efetivação do princípio da Harmonia com a Natureza e dos direitos de Pachamama (Mãe Terra), no direito positivo nacional, no direito estrangeiro e no direito Internacional. Esse projeto tem como escopo principal a elaboração de subsídios teóricos a elaboração de proposta de uma eventual Declaração Universal da Harmonia e dos direitos de Pachamama (Mãe Terra).Esta proposta de estudos e pesquisas sobre o princípio da Harmonia com a Natureza e os direitos de Pachamama (Mãe Terra), desdobra-se em três eixos: 1) o estado d’arte, subdividido em “Diagnóstico da positivação dos direitos da Mãe Terra” e a “identificação e aferição dos estilos de Vida em Harmonia com a Natureza”; 2) Fundamentos históricos, político-sociais, filosóficos e jurídicos, sob a perspectiva do bem viver do constitucionalismo latino; 3) Efetivação, mediante a identificação e análise da jurisprudência constitucional sobre os temas, a busca de uma nova hermenêutica sobre as relações entre os Direitos da Natureza e Direitos Humanos, e políticas públicas relativas aos direitos dos animais e ao direito das águas.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gero Arthur Hubertus Thilo Freiherr von Gersdorff

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • física além do modelo padrão no lhc
  • Neste projeto proponho estudar vários aspectos da fenomenologia de física Além do Modelo Padrão. 1) Novos sinais para modelos de Higgs Composto. 2) O potencial para detectar Nova Física em processos iniciados por fótons no LHC. 3) Modelos testáveis de massas de férmions en teorias supersimétricas. 4) Modelos da quebra da simetria eletrofraca com dimensões extras warped e seus sinais no LHC. 5) Teoria Efetiva do Modelo Padrão e Implicações para Nova Física
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gerônimo Ferreira da Silva

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • produção de cana-de-açúcar fertirrigada por gotejamento contínuo e pulsado no estado de pernambuco
  • A produção da cana-de-açúcar desempenha um papel fundamental na geração de matéria prima para as agroindústrias do açúcar, álcool e alguns subprodutos. Entretanto, o rendimento satisfatório da cultura está associado ao emprego de técnicas e ferramentas que fomentem a redução nos custos e proporcionem melhorias na qualidade dos produtos. Entre as novas técnicas desenvolvidas para dar suporte ao manejo de irrigação tem-se a irrigação por pulsos, um conceito com estudos recentes que apresenta potencial para maximizar o uso da água e fertilizantes. Neste aspecto, partindo-se da hipótese de que o emprego da irrigação por gotejamento pulsada proporciona uma maior produtividade, uma melhor qualidade tecnológica, uma melhor eficiência de extração de nutrientes, um maior acúmulo e uma nutrição mineral mais equilibrada na cultura da cana-de-açúcar objetiva-se com a presente proposta avaliar o efeito de lâminas de fertirrigação por gotejamento pulsado e contínuo sobre o crescimento, o estado nutricional, a produtividade e a qualidade tecnológica da cultura da cana-de-açúcar. Visando-se testar a hipótese e atender ao objetivo proposto serão desenvolvidos dois experimentos (cana planta) e (cana soca) em condições de campo na Região da Zona da Mata do Estado de Pernambuco. Os experimentos serão instalados em delineamento experimental de blocos casualizados com 10 tratamentos distribuídos em esquema fatorial 2 x 5, sendo o primeiro fator o tipo de aplicação da fertirrigação (fertirrigação por pulsos e fertirrigação contínua) e o segundo fator cinco lâminas de reposição da evapotranspiração da cultura (40, 60, 80, 100 e 120% da ETc), com quatro repetições. Para a condição de aplicação da fertirrigação por pulsos serão definidos seis pulsos de irrigação com intervalo de 60 minutos de repouso entre duas irrigações. A cultivar de cana-de-açúcar plantada será a RB92579. O material vegetal a ser utilizado será proveniente da Estação Experimental de Cana-de-Açúcar de Carpina (EECAC-UFRPE). O sistema de irrigação utilizado será por gotejamento com gotejadores autocompensados e antidrenantes. Serão analisadas as seguintes variáveis: número de perfilhos por planta, diâmetro de colmos, altura de planta, número de folhas, índice da área foliar, produtividade de colmos, massa fresca de folha, massa fresca de ponteiro, massa fresca de colmo, massa seca de colmo, massa seca do ponteiro, análise nutricional (teor de nutrientes - diagnose foliar e acúmulo de nutrientes nas plantas - colmos e ponteiros), análise de maturação (índice de maturação, teor de sólidos solúveis - °Brix, porcentagem em massa de sacarose no caldo, POL da cana, açúcares totais recuperáveis, teor fibra, açúcares redutores totais e pureza aparente). Também serão avaliadas as trocas gasosas por meio da temperatura foliar, concentração interna de CO2, condutância estomática, transpiração, fotossíntese líquida, eficiência instantânea de uso da água e a eficiência intrínseca do uso da água. Os dados obtidos serão submetidos ao teste de normalidade, homocedasticidade e à análise de variância pelo teste F (p < 0,05). Quando constatados efeitos significativos pelo teste F, estes serão submetidos a análise de regressão polinomial (lâminas de reposição da evapotranspiração) e ao teste de comparação de médias (tipos de aplicação da fertirrigação).
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gerson Cipriano Junior

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeitos do treinamento muscular inspiratório com resistência dinâmica sobre a capacidade aeróbica na lesão medular traumática: ensaio clínico randomizado
  • A lesão da medula espinhal, resulta em profundas mudanças tanto do ponto de vista funcional quanto psicossocial do indivíduo, com consequências na saúde física, nas atividades de vida diária e na qualidade de vida. A musculatura torácica e abdominal desnervada reduz a eficiência respiratória, tão mais grave quanto mais cranial e extensa for a LM. Nesse sentido, estratégias para melhorar a eficiência respiratória são de extrema importância. O treinamento muscular respiratório tem sua eficácia e segurança bem documentadas em outras populações com insuficiência cardíaca e doença pulmonar, entretanto, os benefícios nos pacientes com LM ainda são questionáveis. O objetivo do presente estudo é avaliar o efeito do treinamento inspiratório com resistência dinâmica sobre a função cardiopulmonar em repouso e no esforço máximo em pacientes com LM sedentários. A hipótese principal é que as adaptações ventilatórias induzidas pelo TMV, com resistência inspiratória dinâmica, auxiliado por interface gráfica do trabalho ventilatório, aumente a reserva funcional e consequentemente melhore o consumo máximo e submáximo de oxigênio, em indivíduos com LM traumática. O estudo será desenvolvido por meio de um ensaio clinico controlado e aleatorizado, em indivíduos do sexo masculino, com LM traumática, com lesão motora completa (ASIA A ou B), entre os níveis T5 e C5, ocorrida há pelo menos 6 meses, com habilidade para realizar exercício em cicloergômetro de membros superiores, que realizam menos que 150 min/semama de atividade física. O grupo experimental treinará inicialmente a 50% da MIP, em 4 séries de 25 incursões, iniciando na capacidade residual funcional até o máximo da capacidade inspiratória. Será feito uma vez ao dia, 3 vezes por semana por 12 semanas. A carga poderá deverá ser aumentada até 80% quando o indivíduo atingir capacidade de realizar 25 incursões. O Grupo sham fará o treinamento idêntico, porém sem carga, na mesma frequência e duração. A condução do treinamento será feita por um fisioterapeuta. Todos os indivíduos serão avaliados quanto a Função pulmonar em repouso, Pressão Respiratória Máxima Estática e Dinâmica, Teste Cardiopulmonar, Ecocardiografia e Espessura Diafragmática por meio do Ultrassom, antes e após o protocolo de intervenção.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gerson Fauth

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • evolução climática do paleoceno-mioceno: conexões entre o oceano austral e a península antártica
  • Nós propomos um estudo multidisciplinar que visa compreender as mudanças climáticas ocorridas durante o Paleoceno-Mioceno em áreas marinhas plataformais da Antártica e suas conexões com mudanças climáticas registradas em arquivos sedimentares marinhos profundos, principalmente no setor Atlântico do Oceano Austral. Para atingir esse objetivo, serão coletados dados paleontológicos, geoquímicos e paleomagnéticos de seções sedimentares paleocênicas e eocênicas na Ilha Seymour e seções sedimentares oligocênicas-miocênicas na Ilha King George (Península Antártica). Os dados da Península Antártica serão comparados com proxies de testemunho perfurados pelo Ocean Drilling Program (ODP) no Oceano Atlântico Sul.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 25/12/2018-31/12/2022
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Gerson Fauth

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • mudanças paleoclimáticas durante o mioceno tardio ao plioceno: o atlântico sul no contexto paleoceanográfico global
  • A proposta desse projeto consiste em realizar estudos sobre os efeitos de mudanças climáticas e oceanográficas ocorridas durante o Mioceno tardio à Plioceno no Atlântico Sul, península antártica e áreas oceânicas adjacentes. Serão realizadas análises bio-, magneto- e quimioestratigráficas em amostras de testemunhos coletados na região do Alto de Rio Grande (Atlântico Sul) e Scotia Sea (Oceano Austral). Com esta pesquisa, pretende-se melhor compreender qual era o papel do Oceano Atlântico Sul no sistema climático, durante um intervalo de tempo caracterizado por temperaturas médias globais acima dos valores atuais.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gesinaldo Ataíde Cândido

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • instituições de ensino superior e suas contribuições para a geração do desenvolvimento regional: uma aplicação de modelo integrativo na terceira região geoadministrativa do estado da paraíba - pb
  • As Instituições de Ensino Superior (IES) instalados em um dado território podem contribuir para o desenvolvimento regional. Na era do conhecimento, as IES se configuram como as organizações de maior propulsão e difusão do conhecimento. Neste sentido, as IES devem desenvolver as suas atividades prioritariamente visando atender demandas dos espaços territoriais aos quais estejam inseridas. Neste sentido, existem bases teóricas e empíricas que abordam as interações universitárias com a economia regional acontecem através de negócios locais, agências governamentais e infraestrutura de negócios e apontam que as interações das IES com a sociedade precisa ser compreendida considerando o papel e forma de atuação deste tipo de instituição deve ser voltada para a promoção do fomento do conhecimento tanto para as demandas da sociedade quanto para o avanço científico-tecnológico. Neste contexto, Lendel (2010) propõe um framework dividido em dois escopos: geração de novo conhecimento e trabalho especializado. O modelo proposto pela autora mostra a relação dos produtos universitários (educação, pesquisas contratadas, trabalho especializado, difusão tecnológica, novo conhecimento. novos produtos e negócios e produtos culturais) com o desenvolvimento regional. Outros produtos, além dos citados podem ser identificados. Assim, buscando na literatura, evidências de novos produtos, identificaram-se dois outros produtos, denominados nesta pesquisa endógenos e exógenos, a saber: articulação estratégica e sistemas de inovação. Em ternos de delimitação de escopo geográfico para realização da pesquisa, a região Nordeste foi escolhida pelo potencial de contribuição que as universidades podem promover na área mais pobre do território brasileiro. Neste sentido, a presença de universidades pode promover o avanço da carreira das pessoas da região configurando uma possibilidade de mudança desta realidade. Especificamente, o estado da Paraíba foi selecionado por se caracterizar por problemas sociais e econômicos graves e possuir uma malha de instituições de ensino superior consistente em termos de quantidade e qualidade, com formas de atuação capazes de contribuir para solução de tais problemas e atender parte significativa das demandas dos diversos atores sociais e institucionais ali instalados. A base introdutória desta pesquisa, permite inferir o seguinte argumento: a quantidade e a qualidade dos produtos gerados pelas universidades e suas combinações promovem o desenvolvimento regional quando mediados por um modelo integrativo que equacione os interesses dos diferentes atores em sua construção, gerenciamento e monitoramento. Em termos metodológicos, a pesquisa a ser realizada pode ser considerada como descritiva e exploratória, utilizando técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas para triangulação de dados oriundos da análise de dados secundários da região pesquisada; de dados primários obtidos a partir das múltiplas formas de percepção dos atores sociais envolvidos com a forma de atuação das IES e com as políticas de fomento e atuação relacionadas à geração do desenvolvimento regional, além das inferências da equipe de pesquisa de acerca dos diversos dados coletados e decorrentes da observação não participante.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gessilda de Alcantara Nogueira de Melo

Ciências da Saúde

Farmácia
  • efeito da infecção experimental por leishmania (viannia) braziliensis sobre o intestino de hamsters
  • A importância da leishmaniose tegumentar americana (LTA) se deve além da alta incidência e ampla distribuição geográfica, a possibilidade de assumir formas que podem levar a lesões destrutivas e desfigurantes. A virulência destes parasitos está relacionada ao seu parasitismo intracelular e aos eventos consequentes da interação parasito-hospedeiro. Sabe-se que distúrbios gastrointestinais ocorrem em humanos com leishmaniose visceral e em cães entretanto, pouco se conhece sobre os efeitos da infecção pelos protozoários causadores da LTA sobre o intestino. Este trabalho propõe avaliar a presença de Leishmania (Viannia) braziliensis por PCR em tempo real no intestino, bem como padronizar a técnica de imunohistoquímica para a pesquisa de amastigotas do parasito em tecidos da pata infectada, linfonodo poplíteo e mesentéricos, baço, fígado e intestino. Além disso, avaliar as possíveis alterações morfológicas e morfométricas na parede intestinal e estudar a população de neurônios entéricos em hamster após infecção por isolados humanos de Leishmania (Viannia) braziliensis.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Gevany Paulino de Pinho

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • determinação quantitativa de clorofenóis e cresóis por cromatografia gasosa e espectrometria de massas em lodo de esgoto destinado a aplicação agrícola
  • O lodo de esgoto é o resíduo sólido produzido pelas estações de tratamento de esgoto, que pode ser usado como condicionador de solos na agricultura, devido ao elevado teor de materia orgânica. No entanto, a legislação em vigor recomenda a monitorização de contaminantes ambientais orgânicos, tais como fenóis clorados e cresóis, porque eles são extremamente tóxicos para humanos e ao ambiente. Neste projeto, a extração sólido-líquido com purificação em baixa temperatura (ESL-PBT) será otimizado e validado para o monitoramento de 2,4-diclorofenol, 2,4,6-triclorofenol, 2,3,4,5,6-pentaclorofenol, o-cresol, m-cresol e p-cresol. Estes compostos necessitam de prévia derivatização para análise por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Por isso, neste estudo esta etapa será fundamental para o desenvolvimento da metodologia de extração. O método proposto será aplicado em amostras de lodo de esgoto recolhidas em estações de tratamento de esgoto de diferentes cidades.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/06/2017-30/06/2021
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Geyso Dongley Germinari

Ciências Humanas

Educação
  • ensino e aprendizagem de história: mapeamento de infraestrutura e das práticas com tecnologias educacionais nas escolas estaduais públicas localizadas no campo, nos municípios de prudentópolis e araucária
  • O presente projeto de pesquisa vincula-se à área de educação e busca analisar os processos de ensino e de aprendizagem de História a partir de práticas que se utilizam das tecnologias educacionais em escolas estaduais do campo. Os propósitos desse projeto ancoram-se no fato de que desde as últimas categorizações sócio-antropológicas sobre usuários de tecnologias, como as gerações Baby boomers, X, Y e Z, tem-se observado (e experimentado na prática) diferenças fundamentais nas estruturas e estilos cognitivos desses representantes, o que fortalece as máximas relacionadas aos usos de tecnologias como interferentes diretos nos processos de aprendizagem.
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Gherman Garcia Leal de Araujo

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • produção biossalina da palma forrageira e gliricidia e seus múltiplos usos como fontes de água e nutrientes em dietas para pequenos ruminantes do semiárido
  • A utilização de água com elevada concentração de sais é uma prática relativamente antiga que remonta aos idos dos anos 50, quando então alguns pesquisadores idealizaram o aproveitamento das águas do Mar Vermelho para irrigação de áreas secas do Estado de Israel. A agricultura biossalina quase sempre envolve algum compromisso sobre rendimentos das culturas, até mesmo para aquelas espécies tolerantes ao sal. Para lidar com a escassez de água doce e salinização crescente das áreas agrícolas, tem havido um interesse renovado no uso das águas denominadas marginais (salinas). Os pecuaristas, principalmente, das regiões semiáridas vêm enfrentando problemas seríssimos com a disponibilidade hídrica para atender a produção de forragens e a dessedentação de seus animais. A maioria, não são capazes de disponibilizar água de forma suficiente e de qualidade para dessedentação de seus animais, bem como para produção de forragens. A busca de alternativas para suprir essa necessidade passa a ser extremamente importante, até porque já se vivencia a crise da água em todo o mundo. Assim o planejamento alimentar e hídrico é imprescindível para pecuária, visto que, esta é uma das mais importantes atividades econômicas e sociais para o semiárido brasileiro, especialmente nas regiões mais secas em virtude dos maiores riscos de insucessos com os cultivos de alternativas agrícolas. Por outro lado, uma das possibilidades de aumento da oferta de alimentos para animais, em regiões que se destacam pela eficiência agrícola, é o uso de subprodutos. O semiárido do vale do São Francisco dispõe de um representativo aporte de subprodutos de frutas que podem se tornar alternativas excelentes, desde que utilizadas corretamente. O objetivo desta proposta é avaliar o potencial de produção biossalina da palma forrageira e gliricidia e seus múltiplos usos como fontes de água e nutrientes associadas a subprodutos de frutas, visando a oferta em dietas para pequenos ruminantes. Para alcance dos objetivos serão realizados seis experimentos, coordenados pela Embrapa Semiárido, Universidade Federal da Paraíba (PPGZ/PDIZ) e pela da Universidade Federal do Vale do São Francisco (CPGCA) e, conduzidos por estudantes dos Programas de Pós-graduação em Zootecnia (mestrado e doutorado). Os experimento serão: a) Efeito da aplicação de diferentes lâminas de água salina e resíduos orgânicos na produção de palma-forrageira; b) Efeito da utilização de diferentes laminas de água salina e quantidades de matéria orgânica na produção de gliricidia; c) Perfil fermentativo e nutricional de silagens de palma forrageira associada a diferentes percentuais de maniçoba; d) Valor nutritivo e características fermentativas de silagens de gliricidia associadas a diferentes subprodutos de frutos; e) Silagens de palma forrageira exclusiva ou associadas a gliricídia, pornunça e capim buffel comparadas com a silagem de milho para dietas de ovinos em confinamento e f) Silagens compostas de gliricidia e subprodutos da fruticultura como fonte de volumosos para dietas de ovinos em confinamento. Pretende-se, além de forma uma equipe interinstitucional e multidisciplinar, que possibilite a capacitação de estudantes de pós-graduação, gerar informações cientificas que possam elucidar os desafios de se conservar cactáceas e leguminosas na forma de silagem associadas a diferentes alternativas para uso em dietas, que possam atender as demandas nutricionais de ruminantes no semiárido brasileiro. Uma outra expectativa é trazer à tona em vários fóruns, a discussão sobre a importância da produção biossalina de forrageiras, do componente água nos sistemas de produção animal e do uso de subprodutos da fruticultura.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Giana Bitencourt Frizzo

Ciências Humanas

Psicologia
  • transição para a parentalidade adotiva: pesquisa e intervenção
  • O processo de construção da parentalidade é bastante complexo e pode iniciar-se muito antes da chegada do filho, que passa a existir, antes de tudo, no desejo dos pais, como uma possibilidade e irá se materializar, mais tarde, com o desenvolvimento do embrião. Entretanto, nem sempre a parentalidade se concretiza de acordo com as representações construídas pelos pais. Esse é o caso da parentalidade adotiva que pode ser definida, inicialmente, como uma forma de estabelecimento de relações de paternidade e maternidade entre pessoas sem vínculos biológicos. É uma oportunidade de proporcionar uma família às crianças privadas do convívio daqueles que a geraram e a possibilidade de ter e criar um filho aos pais que não puderam ou optaram por não tê-los biologicamente. A partir dessa realidade, inicialmente, a adoção se caracteriza pelo encontro de dois sofrimentos. De um lado, a perda dos laços primários de uma criança, privada da convivência com sua família de origem, fazendo com que na base de toda adoção, encontre-se uma história de rompimento precoce de vínculos afetivos. De outro, na maioria das vezes, a impossibilidade do adotante de gerar filhos biológicos. Mesmo que a motivação dos adotantes não seja a infertilidade, eles ainda se deparam com a decisão, e o luto, de não o fazer. Todos esses lutos podem ser fatores de risco para a saúde psíquica dos adotantes e podem influenciar a forma como os vínculos com a criança irão se estabelecer. Ainda, além de todas as questões emocionais e psíquicas que permeiam a chegada de um filho adotivo, existem as questões relativas aos trâmites legais para que se consolide a adoção. Aos candidatos que desejam adotar um filho, é propiciada a possibilidade de solicitar, nos juizados da infância e da juventude, a sua habilitação para adoção. Como uma medida de proteção à criança ou adolescente que vai para adoção, os candidatos deverão passar por um processo de preparação psicossocial e jurídica, orientado pelas equipes técnicas dos Juizados da Infância e Juventude. Ao final da avaliação, cabe ao juiz decretar a habilitação ou não e, nesse momento, os candidatos passam a integrar o Cadastro Nacional, no qual constam todos os candidatos, incluindo o perfil da criança pretendida, bem como todas as crianças passíveis de adoção. Além da espera pelo processo de habilitação, sabe-se que a espera pela criança pode se configurar como um período de intensa carga emocional pela incerteza da chegada do filho. Após a chegada da criança, tem início o estágio de convivência - período em que a equipe seguirá acompanhando a família para auxiliar no processo de construção dos vínculos. Estudos nacionais e internacionais apontam para a complexidade e a importância desse período por se tratar de um momento frágil, de construção de vínculos, no qual todos os envolvidos sabem da possibilidade da devolução da criança à instituição. Além disso, os estudos revisados recentemente mostram que o tema da transição para a parentalidade adotiva foi pouco estudado dentre os anos de 2005 a 2015, principalmente no Brasil. Também percebe-se que ainda é escassa a produção científica acerca de intervenções com famílias adotivas, principalmente no período de adaptação com a criança, apesar de diversos autores internacionais apontarem a importância de um trabalho de intervenção precoce no estabelecimento de vínculos, para que se evitem problemas futuros. Acredita-se que a psicoterapia pais-criança pode auxiliar os pais a lidarem melhor com os comportamentos desadaptativos dos filhos e aumentar a possibilidade de interações mais positivas entre eles para que possam incluir a criança e recriar uma história nessa família. Tendo em vista a complexidade envolvida em todo esse processo, o objetivo do presente estudo é investigar a transição para a parentalidade no contexto da adoção. O estudo visa a investigar, de forma qualitativa e quantitativa, como se dá o processo de transição para a parentalidade adotiva, em seu aspecto psicológico, a partir da perspectiva de candidatos na fila de espera pela adoção e de adotantes que estão em estágio de convivência com a criança. Assim, este projeto inclui uma investigação abrangente e quantitativa dos candidatos e pais envolvidos no processo de adoção - em seus diferentes estágios (Estudo 1), em todo o território nacional. O projeto tem como meta, ainda, pesquisar como é a experiência de candidatos que estão na fila de espera de adoção de uma criança de 0 a 6 anos de idade (Estudo 2), na cidade de Porto Alegre. É prevista, também, a investigação detalhada dessa transição para a parentalidade, através de um estudo longitudinal (Estudo 3) com adotantes da cidade de Porto Alegre. Por fim, prevê-se um estudo sobre o impacto da psicoterapia pais-criança no contexto da adoção (Estudo 4) para auxiliar as famílias envolvidas nessa transição. Acredita-se que a presente proposta poderá vir a contribuir para caracterizar os candidatos à adoção e os adotantes de diferentes comarcas do Brasil, fornecendo dados que podem embasar as práticas em relação aos serviços de adoção. Além disso, através do conhecimento do processo de adoção em termos longitudinais poderá fornecer subsídios para os técnicos do Judiciário pautarem suas ações, assim como subsidiar modificações nas políticas de adoção. Ainda, a integração entre Universidade e Poder Judiciário poderá permitir a interlocução entre os saberes e fazeres da Psicologia, Serviço Social e Direito. Por fim, a proposta de intervenção psicoterápica com famílias adotivas poderá fornecer base prática e teórica para a criação de um protocolo de intervenção em contexto brasileiro. Por ser esta uma prática com poucos registros científicos, acredita-se que trará grandes contribuições aos profissionais dos sistemas públicos de saúde e de assistência social que tem contato diário com estas famílias.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Giana Lange do Amaral

Ciências Humanas

Educação
  • a produção e atuação discente no ensino secundário em pelotas, rs (décadas de 1930 a 1960)
  • O presente projeto alia-se a dois projetos por mim coordenados junto ao CEIHE (centro de documentação e pesquisa do PPGE/UFPel): História e memórias de escolas da cidade de Pelotas e Acervos escolares: possibilidade de ensino, pesquisa e extensão no campo da História da Educação (do qual recebo bolsa PQ2 desde 2011). Tem como objetivo dar continuidade ao processo de constituição e de organização de acervos no CEHIE, especificamente os escritos orais e iconográficos sobre práticas discentes de secundaristas, bem como desenvolver pesquisas sobre a essa temática (ainda pouco estudada no Brasil) que resultem na publicação artigos e de livros com coletâneas de textos. Para tanto serão utilizados referenciais epistemológicos da História Cultural, da História Oral e da constituição de acervos pelos historiadores da educação.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Giancarlo Di Vaccari Botteselle

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • síntese de moléculas bioativas contendo se e n a partir de reações catalisadas por cobre nanoparticulado suportado em vidros recicláveis
  • O presente projeto de pesquisa propõe a síntese de pequenas moléculas orgânicas heterocíclicas contendo selênio e nitrogênio, com potencial aplicação farmacológica, como é o caso das fenoselenazinas e dos triazóis contendo selênio. Adicionalmente, pretende-se desenvolver metodologias sintéticas sustentáveis e compatíveis com a realidade financeira e estrutural da instituição envolvida no projeto, para a preparação das moléculas propostas. De preferência, a partir de rotas sintéticas que se enquadrem ao máximo nos princípios da química verde. Para tanto, propõem-se o emprego de naoparticulas de cobre auto suportadas em vidros, como catalisadores das reações envolvidas. Além disso, o presente projeto visa o desenvolvimento de uma nova linha de pesquisa em síntese orgânica na UNIOESTE, contribuindo para a formação de recursos humanos de qualidade e, consequentemente, para o desenvolvimento da universidade e também da região oeste do Paraná.
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gierri Waltrich

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • transferência de energia acústica
  • Transferência de Energia Acústica (TEA) é uma forma relativamente nova de transmissão de energia sem contato que usa ondas sonoras para transmitir energia sem fio. Em contraste com o acoplamento indutivo, ela é adequada para transmissão de energia em distâncias grandes em comparação com as dimensões do transmissor e do receptor do sistema por indução magnética. As frequências utilizadas são baixas, minimizando as perdas e mantendo a eletrônica simples. Está previsto também neste projeto a construção de dispositivos eletrônicos capazes de transmitir energia acústica com o intuito principal de carregar baterias, realizar comunicação e controlar atuadores aos quais o contato físico é de difícil acesso, como em aplicações biomédicas (principalmente implantes), ou onde ondas eletromagnéticas não conseguem infiltrar, como exemplo, tubos ou caixas metálicas.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gil de Aquino Farias

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • propriedades eletrônicas de sistemas de baixa dimensionalidade
  • O presente projeto visa: (i) dar suporte financeiro ao Grupo de Sistemas de Baixa Dimensionalidade (GTMC) do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará e (ii) dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo mencionado grupo. Particularmente estamos interessados em propriedades eletrônicas e de transporte em sistemas semicondutores e materiais bidimensionais, tais como o grafeno e fosforeno, propriedades estruturais em aglomerado de partículas interagindo fortemente, plasmons e polaritons superficiais, e propriedades eletrônicas e estruturais de sistemas quânticos e clássicos 1D e 2D.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gil Guerra Júnior

Ciências da Saúde

Medicina
  • uso das técnicas de transcriptoma, exoma e expressão gênica para elucidar diferentes fenótipos de distúrbios da diferenciação do sexo em pacientes 46,xy
  • As condições que apresentam desenvolvimento genital e/ou gonadal incompleto ou desordenado levando a uma discordância entre o sexo genético, gonadal e fenotípico do indivíduo afetado são classificadas como Distúrbios da Diferenciação do Sexo (DDS). São conhecidos diversos genes que atuam nas vias da determinação e diferenciação do sexo, como por exemplo: WT1, SRY, NR5A1, DMRT1, SOX9, GATA4, NR0B1, AHM, AR, SRD5A2, HSD17B3, entre outros. Entretanto, após a triagem em busca de mutações nesses genes, duas questões importantes se apresentam. A primeira delas diz respeito aos casos em que mutações são identificadas. Nesses casos o desafio principal é investigar o efeito biológico que estas exercem e quais seriam suas reais influências nos fenótipos. A segunda questão a ser enfrentada é que através do sequenciamento gene a gene, cerca de 60-70% dos casos permanecem com etiologia indefinida. Na tentativa de abordar essas duas questões frente aos resultados de estudos anteriores, propomos este projeto que será dividido em duas partes. A primeira será analisar a função gênica in vitro por expressão de gene repórter e in vivo através do transcriptoma de material de biópsia de pacientes que apresentam mutações em dois receptores nucleares (AR e NR5A1), a fim de averiguar como estas alterações afetam a regulação de genes, causando um possível desequilíbrio no padrão de expressão gênica, e correlacionar os efeitos observados com os diferentes fenótipos apresentados pelos pacientes. Para tal, serão realizados estudos in vitro de transfecção em células de mamíferos, além de RNA-seq e PCR Real Time, com RNA obtido a partir das gônadas ou tecido genital dos pacientes. A segunda parte, visa analisar por sequenciamento de exoma, 10 pacientes classificados como DDS 46,XY idiopáticos, com o intuito de identificar a presença de variantes patogênicas e, eventualmente, revelar novos genes envolvidos na diferenciação testicular. Dessa maneira, este trabalho poderá contribuir para uma melhor compreensão dos mecanismos moleculares que possam explicar o fenótipo dos pacientes, bem como, servirá para implementar os estudos de exomas e transcriptomas em nosso laboratório.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gilberto Dantas Saraiva

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo e aplicações de cristais e nanoestruturas cristalinas de molibdatos e tungstatos
  • Este projeto visa à estruturação e consolidação parcial do Laboratório de Síntese e Caracterização Molecular, bem como do Grupo de Pesquisa em Síntese e Prospecção Molecular da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLES-QUIXADÁ), Universidade Estadual do Ceará. Neste projeto temos como objetivos; a síntese, caracterização e estudo das propriedades estruturais, eletrônicas e vibracionais de cristais e nanoestruturas cristalinas, utilizando como modelos molibidatos e tungstatos. Além das propriedades estudadas, os cristais obtidos terão aplicação no campo da catálise e adsorção química. A síntese de cristais e das nanoestruturas é concebível pela utilização de uma tecnologia tradicional, onde podemos utilizar equipamentos básicos para o desenvolvimento de síntese de cristais e das nanoestruturas. No que abrange a caracterização, a mesma será realizada com equipamentos da Universidade Estadual do Ceará (campus do Itaperi) e no Departamento de Física no Campus da Universidade Federal do Ceará, onde diversas técnicas de caracterização tais como: Microscopia de força atômica, Microscopia de varredura, Raio-X, Microscopia Raman, infravermelho e fotoluminescência encontram-se disponíveis. Recentemente o Grupo de Pesquisa Síntese e Prospecção Molecular – SPM juntamente com o Laboratório de Síntese e Caracterização Molecular tem realizados síntese de diversos cristais de molibdatos com diferentes aplicações. Vale ressaltar que os materiais sintetizados em nosso laboratório já estão sendo aplicados em catálise junto ao departamento de química da Universidade Federal do Ceará e nos estudos de adsorção em colaboração junto ao Laboratório de Adsorção da UECE. A busca pela síntese e caracterização de novos materiais e materiais nanoestruturados tem sido objeto de intensa investigação nestas duas últimas décadas. Nanoestruturas, e Nanoestruturas funcionalizadas têm recebido muita atenção por serem materiais com propriedades interessantes, tais como as propriedades mecânicas, térmicas e elétricas [1]. Nos anos recentes testemunhamos um interesse significativo de aplicações biológicas dos novos nanomateriais no estado sólido [2,3]. Materiais funcionalizados mostram que estes compostos podem ser usados para descobrir novas rotas de associação desses materiais mostrando propriedades resultantes de grande aplicabilidade, podendo ser usadas, por exemplo, na área de nanocompósitos [3,4]. Sistemas unidimensionais tais como nanofios, nanobastões e nanotubos são considerados blocos de construção para a nanotecnologia [5,6,7] e ultimamente estão sendo intensamente estudados. A unidimensionalidade destes sistemas faz com que estes materiais apresentem fortes efeitos de confinamento quântico bem como novos fenômenos e propriedades físicas restritos apenas a esses tipos de sistemas. As propriedades óticas e eletrônicas desses materiais são fortemente dependentes do tamanho e da morfologia e estas podem ser modificadas e controladas usando nanoarquiteturas híbridas tais como cabos co-axiais feitos de diferentes materiais [8].
  • Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Gilberto Ferreira da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • interculturalidade na formação continuada de professores desde américa latina: perspectivas descoloniais
  • Esta pesquisa se propõe a investigar as contribuições, tanto teóricas quanto práticas de processos de formação continuada com educadores no contexto da regiao latino-americana. Busca-se compreender os fenômenos da diversidade cultural, inerentes á realidade social das nações latinas no contexto da formação docente. Nesta pesquisa aposta-se em processos participativos e colaborativos no trabalho formativo, enfatizando a busca de informações sobre práticas que privilegiam o protagonismo e a autonomia docente. A formação continuada representa hoje, além de uma necessidade, uma possibilidade de construir ações pedagógicas coerentes e viáveis nos contextos da ação profissional docente. É neste sentido que formação continuada e práticas pedagógicas não podem mais ser compreendidas de forma descolada, em que uma atua como pré-requisito da outra e sim em um processo contínuo de interdependência. Esta proposta de investigação assenta-se nas contribuições teóricas adivindas do grupo Mordernidade/Colonialidade (G M/C), nos resultados de pesquisa realizados pelos membros do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI/Unilasalle/Canoas) em diálogo com vozes outras na educação, tais como os movimentos sociais, as comunidades originárias indígenas e comunidades quilombolas. Procura também estreitar os laços com os educadores das redes públicas de educação básica, em sintonia com os propósitos de uma formação que responda aos anseios dos docentes que vivem o cotidiando do chão da escola. A pesquisa esta dividida em etapas, sendo que uma delas refere-se ao estudo de revisão de literatura e refinamento teórico, uma outra etapa envolve o mapeamento e análise de experiências de formação docente continuada e, uma outra diz respeito ao processo que projeta a criação, aplicação e avaliação de um programa de formação a ser realizada com um grupo de educadores na Rede Municipal de Educação de Canoas. Os resultados, tanto da revisão de literatura quanto dos dados produzidos durante a realização do programa de formação docente serão analisados a partir das contribuições teóricas da interculturalidade e descolonialidade, aportes tomados como referência para a produção desta pesquisa. Ao final espera-se poder, de forma sistematizada, para além da produção de artigos e papers, produzir e disponibilizar às redes públicas municipais e estaduais um Programa de Formação Docente.
  • Universidade La Salle - Canoas - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022