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Ciências Sociais Aplicadas
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Currículo
Título do Projeto:
o progresso da ciência, tecnologia e inovação: impactos sobre o empreendedorismo brasileiro
Resumo:
O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), visando celebrar a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, propõe um projeto com o intuito de aproximar o ambiente universitário e empreendedor à comunidade viçosense e região, tendo como tema Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. O tecnoPARQ é uma das unidades do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev), órgão da Universidade Federal de Viçosa (UFV), vinculado sua à reitoria. Sua missão é: "incrementar a riqueza da comunidade circunvizinha, promovendo a cultura da inovação e a competitividade de suas empresas e instituições geradoras de saber, visando a dinamização e diversificação da economia local, a geração de riqueza, empregos de qualidade e renda e a atração e fixação de empreendimentos de base tecnológica". A proposta é de um evento híbrido como forma de dar mais oportunidades de participação dos público-alvo do evento. Para isso, planeja-se a realização de palestras, com rodadas de perguntas e respostas tratando de assuntos relacionados aos avanços da ciência e tecnologia e seus diferentes impactos sobre o desenvolvimento social e empresarial. Alguns dos temas abordados serão: O Papel da Mulher no Empreendedorismos de Base Tecnológica; Interação entre Universidade-Empresa: Cases de Sucesso; Impactos Gerados pelas Produções Científicas; Estímulos à Ciência, Tecnologia, e Inovação; Produção Científica Aplicada da UFV. Todas as ações do evento propostos serão coordenadas pelo tecnoPARQ, em parceria com a UFV e as Secretarias de Educação de municípios vizinhos. Espera-se que as atividades propostas impactem o público prioritário da ação: alunos e professores da educação fundamental, do ensino médio e do ensino profissionalizante/técnico. Vale destacar que o tecnoPARQ, ao coordenar o evento, cumpre junto à sociedade sua missão, aproximando-a da cultura da inovação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
21/09/2022-31/03/2023
Franklin de Lima Marquezino
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
algoritmos quânticos variacionais para otimização em computadores quânticos ruidosos de escala intermediária
Resumo:
A computação quântica consiste na utilização de sistemas quânticos para construção de um novo tipo de computador, de modo que propriedades como interferência e emaranhamento sejam úteis na obtenção de vantagens significativas em relação à computação clássica. O desafio tecnológico para construção do hardware quântico vem sendo superado rapidamente, de modo que computadores quânticos com capacidade razoável já estão disponíveis. Dentre as principais aplicações, com possibilidade de vantagem quântica mesmo em dispositivos ruidosos e de escala intermediária, podemos citar problemas de otimização combinatória. Para essa classe de problemas os algoritmos quânticos variacionais são os mais promissores, por trabalharem conjuntamente com otimizadores clássicos a fim de treinar um circuito quântico parametrizado. Dada uma instância de um problema de otimização com interesse prático, não é trivial desenvolver um algoritmo variacional que produza bons resultados em uma arquitetura específica de computador quântico. O problema geral abordado em nossa proposta é o desenvolvimento da teoria que permita construir e treinar eficientemente circuitos quânticos parametrizados que atendam problemas de interesse para a indústria e que possam ser aplicados em computadores quânticos disponíveis no curto ou médio prazo. Especificamente, devemos explorar o modelo de circuitos com o algoritmo QAOA assistido por passeios quânticos staggered; além do modelo adiabático com a linguagem SATyrus. Problemas específicos em que iremos aplicar essas técnicas incluem geometria de distâncias molecular discretizável, otimização de portfólios e problemas de logística. As equipes envolvidas neste projeto possuem vasta experiência na resolução de problemas semelhantes aos aqui propostos. Nossa estratégia utiliza o método clássico de investigação e experimentação científica precedido pela revisão de trabalhos anteriores. Faremos simulações clássicas em HPC e experimentos usando computadores quânticos reais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Franklin Riet Correa Amaral
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo epidemiológico da infestação por rhipicephalus microplus e da tristeza parasitária no recôncavo baiano e desenvolvimento de estratégias de controle
Resumo:
O carrapato Rhipicephalus microplus, e a tristeza parasitária (TPB) causada por Babesia bovis, B. bigemina ou Anaplasma marginale são muito importantes no Brasil. A TPB foi responsável por 36% de 882 casos de bovinos atendidos pelo Centro de Desenvolvimento da Pecuária da UFBA, entre janeiro de 2018 e julho de 2021 e a anaplasmose foi a causa de 84,4% dos surtos. Para determinar estratégias eficientes no controle do carrapato e da TPB é fundamental conhecer a sazonalidade da infestação, as práticas atuais de manejo e a possível resistência do R. microplus aos acaricidas. Para o controle da TPB é essencial conhecer a situação de estabilidade ou instabilidade enzoótica mediante estudos sorológicos. O objetivo do projeto é determinar a situação atual do R. microplus e da TPB em fazendas do Recôncavo Baiano. Com esses conhecimentos serão determinadas medidas de controle eficientes para diminuir a frequência de surtos de TPB e as perdas econômicas geradas pelas duas parasitoses. Será realizado um estudo retrospectivo dos surtos de TPB nos últimos 3 anos e um estudo prospectivo dos surtos que ocorram entre 2021 e 2024. Será determinada a prevalência da TPB, a frequência de cada parasita, a morbidade e letalidade, a idade e raças mais afetadas, o tipo de produção, a época de ocorrência, a presença de carrapato e as evidências de transmissão da anaplasmose por outros insetos ou vetores mecânicos. Também será realizado um estudo longitudinal ao longo de 2 anos em 2 fazendas para conhecer a sazonalidade do carrapato. Em 30 bovinos de cada fazenda serão contados os carrapatos a cada 14 dias. Finalmente vai ser feito um estudo transversal onde serão visitadas 30 fazendas para aplicar um questionário e coletar carrapatos para provas de resistência aos carrapaticidas e sangue para determinar a situação epidemiológica dos hemoparasitas. Os resultados do projeto permitirão determinar formas mais adequadas de controle da carrapata e da TPB para diminuir as perdas econômicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
23/02/2022-28/02/2025
Frederico Alves Costa
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
dinâmicas políticas de países sul-americanos: disputas político-partidárias, conflitos agrários, políticas de gênero e sexualidade
Resumo:
No final do século XX e primeiras décadas do século XXI vivenciamos na América do Sul a ascensão de governos progressistas (onda progressista). Por outro lado, nos últimos anos, temos observado a emergência de uma onda conservadora, caracterizada pela negação de direitos a minorias sociais, pela defesa de um ideário neoliberal e pelo privilégio de relações externas com países do norte global. De modo a contribuir com a reflexão sobre a democracia em um continente historicamente marcado por golpes de Estado e por relações de dominação, a pesquisa objetiva compreender a dinâmica política de países da América do Sul no contexto dessas ondas progressista e conservadora. Focalizaremos três países nos quais, nesse contexto, ocorreram a vitória eleitoral de candidatos progressistas para a presidência da República (onda progressista) e processos orquestrados pela onda conservadora que, apesar de constitucionais, configuraram-se como golpes parlamentares a estes/a presidentes/a: Paraguai, Brasil e Bolívia. Consideraremos três eixos na análise da dinâmica política: a) disputas político-partidárias referentes à emergência das duas ondas; b) conflitos agrários entre movimentos sociais que demandam direitos para populações campesinas, originárias e tradicionais e setores da agricultura industrial contrários a estas demandas; c) políticas de gênero e sexualidade, considerando as disputas entre movimentos sociais de mulheres, feministas e LGBTs e atores conservadores contrários às demandas destes grupos. Metodologicamente, realizaremos pesquisa documental, tendo documentos de partidos políticos, movimentos sociais e de outros atores sociais relacionados aos três eixos abordados como fontes de pesquisa; e entrevistas semi-estruturadas com pessoas-chaves relacionadas aos três eixos de investigação. O material produzido será analisado através da estratégia de análise do discurso orientada por perspectivas teóricas pós-estruturalistas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Frederico Coelho Krause
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
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Currículo
Título do Projeto:
vídeo-ciência: estudantes do ensino médio como divulgadores científicos
Resumo:
O projeto Vídeo-Ciência: Estudantes do Ensino Médio como Divulgadores Científicos consiste em um prolongamento do projeto de mesmo nome, em fase conclusiva, financiado pelo CNPq, que busca, por meio de 30 bolsas de iniciação científica jovem (ICJ), fomentar a atividade da divulgação científica entre jovens do ensino médio. No caso da presente proposta para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, visamos organizar um estande para exibição dos resultados do projeto, por meio da disponibilização de todos os canais de vídeo criados pelos bolsistas de ICJ e de atividades envolvendo os estudantes beneficiados e outros estudantes visitantes do estande. A atividade como um todo terá a duração de uma semana, coincidindo com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade de Brasília, o estande será lá montado. O projeto pretende fazer a conexão entre a formação de jovens divulgadores científicos, objeto do projeto Video-Ciência, e a atividade do grupo de cientistas que, há cerca de 200 anos visitaram o Brasil, o que faz com que sua missão também integre as comemorações do bicentenário da independência do Brasil. A proposta de estante ora encaminhado não consiste em um projeto de pesquisa, que requeira a indicação de uma metodologia de desenvolvimento. Trata-se unicamente de um estante de divulgação científica dos resultados do projeto Video-Ciência. Enquanto atividade de divulgação científica, o projeto compreenderá ações de concepção, desenvolvimento, divulgação e conclusão, dando ao mesmo uma configuração geral de P&D (pesquisa e desenvolvimento).
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Frederico da Silva Borges
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
feira cultural e científica de mantenópolis
Resumo:
A Feira Cultural e Científica de Mantenópolis é uma proposta educacional para o fortalecimento de metodologias educacionais que favoreçam o protagonismo estudantil e a aquisição por parte dos discentes de habilidades e competências para atuarem de maneira efetiva na comunidade e no mundo. O intuito é que os estudantes desenvolvam projetos de pesquisa que reflitam as questões que afetam a eles e a comunidade onde vivem. A feira será a oportunidade para que os alunos apresentem seus trabalhos para seus pares, avaliadores e o público visitante. Na etapa presencial, será realizada uma mostra científica onde os estudantes irão expor seus trabalhos para o público em geral, fazendo do evento um momento de integração entre escolas e comunidades. Nesse momento teremos também minicursos produzidos e realizados por alunos e professores, manifestações culturais locais, palestras com parceiros da comunidade sobre temas de cunho científico e social. Uma parte importante para as aspirações da feira é a realização de uma classificação dos trabalhos por parte da comunidade. Onde os visitantes indicarão quais trabalhos eles julgam mais adequados à realidade local. A relevância dessa etapa é a criação de laços maiores e mais fortes entre escolas e comunidade local. A feira também se propõe a realizar uma parte online, onde os estudantes apresentarão os resultados de suas pesquisas para avaliadores previamente cadastrados.
Instituição/UF/País:
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Frederico Garcia Fernandes
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Letras
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Currículo
Título do Projeto:
coletivos poéticos e políticas públicas de inclusão: inovação social na cena literária
Resumo:
A proposta tem por objetivo principal compreender como o texto literário impacta a sociedade por meio da formação de coletivos poéticos e de suas práticas artísticas como constituidoras de uma política pública. A ênfase na dimensão social dada nessa proposta levará em conta a análise dos trânsitos textuais. A principal questão sobre a qual o projeto se debruça é como os coletivos afetam os círculos a eles vinculados. O impacto na comunidade será aferido a partir dos valores territoriais constituídos por meio da análise da linguagem literária. O plano teórico-metodológico está assentado na teoria do circuito dos afetos; na performance, aqui compreendida como uma prática privilegiada nos coletivos a serem estudados; na bibliografia sobre festivais literários e letramento. Aspectos sobre a performance e a afetividade na literatura contemporânea, bem como a de comunidades digitais (sobretudo devido ao contexto da pandemia) são levados em conta nessa análise. A justificativa principal reside no fato de esta proposta estar em sintonia com os Planos de Ação em CT&I do MCTI, no que tange às ENCTI 2016/2022 para as Ciências Humanas e Sociais, sobretudo em seus eixos de cidades sustentáveis e políticas públicas. A equipe é composta por membros docentes e discentes de 7 universidades, que farão entrevistas e registros com os coletivos poéticos de suas respectivas cidades. A equipe de trabalho conta com docentes que irão coordenar equipes menores e produzir fontes e análises de coletivos literários em suas regiões. Assim, entre os resultados esperados por esta proposta, pretendemos apresentar um diagnóstico, a partir de 6 cidades brasileiras, sobre a vida literária. Demonstraremos como as relações entre arte e vida fazem-se presentes no cotidiano das pessoas, tornando-se uma tecnologia social importante para o desenvolvimento da cultura e das relações sociais onde operam os coletivos investigados.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
10/05/2022-31/05/2025
Frederico Silva Castelo Branco
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
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Currículo
Título do Projeto:
novos derivados 4-oxo-quinolínicos com possíveis mecanismos de ação multialvos contra mycobacterium tuberculosis
Resumo:
A tuberculose (TB), doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (Mtb), é uma das dez maiores causas de mortes em países de média e baixa renda, sendo a segunda maior causa de morte por agente infeccioso, atras apenas da COVID-19. O tratamento longo, cheio de efeitos adversos, a multirresistência bacteriana, o alto índice de abandono do tratamento e a co-infecção com o vírus HIV tornam a TB uma grave emergência global de saúde. Desta forma, como continuidade da linha de pesquisa consolidada em nosso laboratório visando contribuir para o desenvolvimento de novas opções terapêuticas mais eficazes e com menores limitações e inconvenientes em relação ao tratamento atual da TB, este projeto propõe a síntese e avaliação biológica de novos derivados 4-oxo-quinolínicos associados através da ferramenta da hibridização molecular. Estes derivados compreendem a hibridação com um potente derivado da isoniazida desenvolvido em nosso grupo e com o núcleo oxazina, ambos com reconhecida atividade anti-Mtb. Estas substâncias foram planejadas para atuarem por diferentes mecanismos de ação, em uma abordagem multialvo, especificamente nas enzimas do complexo do citocromo bc1, enoil-ACP sintase (InhA), corismato mutase e DHNA-CoA sintase de Mtb. Esta abordagem visa aumentar a potência antimicobacteriana em diferentes cepas de Mtb, além de mitigar o desenvolvimento de resistência por este patógeno. Os derivados sintetizados serão avaliados frente ao Mtb em cultura bacteriana e em modelo de infecção intracelular em macrófagos, além da determinação da citotoxicidade em células de rim de macaco (Vero E6), hepatocarcinoma humano (HepG2) e em macrófagos. Além disso, os derivados também terão seu potencial de mutagenicidade avaliado no ensaio de reversão bacteriana (teste de Ames). Desta forma, o presente projeto pretende contribuir para o desenvolvimento científico nesta área, além da consolidação da rede de colaborações em pesquisa nacional e na formação de recursos humanos.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
23/06/2022-30/06/2024
Gabriel Araujo da Silva
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
proposta para a 19ª semana nacional de ciência e tecnologia
Resumo:
O enquadramento da proposta ao tema BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil se dará a partir da reflexão histórica quanto ao desenvolvimento do setor no Brasil, pautando a discussão nos resultados positivos que país vêm alcançando desde o surgimento de suas primeiras instituições científicas, além ainda de vislumbrar quais as expectativas para as próximas décadas, considerando especialmente o desenvolvimento sustentável. Busca-se ainda ressaltar as particularidades da produção científica no Estado do Amapá, que está localizado no extremo norte do Brasil e em meio à Floresta Amazônica. Assim, a exploração do tema também refletirá sobre o processo histórico local dos saberes científicos, sejam aqueles de origem acadêmica, sejam aqueles produzidos por comunidades tradicionais ribeirinhas, quilombolas e indígenas distribuídas por todo o território amapaense, uma vez que esses grupos populacionais estão intimamente vinculados ao desenvolvimento da história do Amapá. O envolvimento da reflexão histórica no processo de desenvolvimento científico e tecnológico será promovido por meio da realização de atividades por cada uma das instituições que congregam esta proposta, sempre com o enfoque em ações que favoreçam a divulgação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação. Tais atividades serão consumadas através de eventos simultâneos que ocorrerão em 7 municípios amapaenses, conforme discriminado a seguir no item 3.2. A partir da exploração do tema da 19ª SNCT, será incentivada a troca de saberes, conhecimentos e experiências sobre o que já foi desenvolvido no âmbito da produção científica, o que está sendo desenvolvido e que se prospecta para o futuro. Com essa abordagem, espera-se despertar uma dinâmica de estreitamento de laços entre a pesquisa científica e às necessidades da população com a conversão da produção científica em resultados tangíveis aos anseios da sociedade.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Amapá - AP - Brasil
Vigência:
13/09/2022-31/03/2023
Gabriel do Nascimento Guimarães
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estabelecimento do sistema internacional de referência para altitudes no brasil
Resumo:
O estudo e a compreensão dos aspectos geodinâmicos no planeta requerem referenciais geodésicos globais com uma ordem de acurácia melhor do que a magnitude dos efeitos e com consistência e confiabilidade. A Associação Internacional de Geodésia é a responsável pela infraestrutura geodésica para o monitoramento do sistema Terra. Neste sentido, a definição, a realização e a manutenção de um Sistema Internacional de Referência para Altitudes tem sido um dos desafios atuais para a Geodésia. Face ao exposto, o problema geral dessa pesquisa é estabelecer uma solução consistente, em termos de referência altimétrica no Brasil e que esteja alinhado com o preconizado pela Associação Internacional de Geodésia. Um sistema altimétrico unificado é necessário, pois possibilita o intercâmbio de dados em projetos internacionais: mapeamento de fronteiras e infraestrutura, além de possuir importância para atividades que envolvam fluxo de água. A hipótese principal do trabalho é: a partir das informações disponíveis (gravimetria e modelos globais) associados às diferentes metodologias (colocação por mínimos quadrados, integração numérica e inteligência artificial) estimar a melhor solução em termos de valores de potencial de gravidade e altitudes para se estabelecer um sistema de altitude unificado no país. A hipótese é plausível de ser testada uma vez que a comunidade geodésica internacional tem publicado trabalhos investigando a relação entre as informações geodésicas e as diferentes metodologias para se alcançar o estabelecimento de um sistema de altitude unificado; destaca-se o projeto intitulado de Experimento Colorado. A estratégia metodológica é baseada na utilização de quantidades geodésicas disponíveis na área de estudo, além de informações que serão coletadas em campo. O tratamento dos dados será realizado para então proceder ao cálculo das funcionais geodésicas de interesse a partir de três metodologias, na qual os resultados serão comparados para efeitos de validação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Gabriel Fernandes Pauletti
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento sustentável de produtos na cadeia produtiva de óleos essenciais
Resumo:
A produção e aplicação de óleos essenciais vêm crescendo atualmente devido à necessidade de utilização de produtos de fontes renováveis e naturais, promovendo processos mais sustentáveis e ambientalmente amigáveis. O processo de obtenção de óleos essenciais tem como subproduto a biomassa, que representa cerca de 98% do material utilizado como insumo. Devido a esta grande quantidade, a biomassa pode se tornar uma matéria-prima atrativa para a obtenção de produtos com utilização potencial em diferentes áreas, ao invés de ser descartada ou utilizada com fins menos nobres. O processo de pirólise pode ser empregado para converter a biomassa obtida em biochar, bio-óleo e gases não condensáveis, com possibilidade de aplicação em várias áreas da indústria, desde a geração de energia até na obtenção de produtos de uso agropecuário e para saúde e cosmética. A utilização dos produtos da pirólise já é relatada pela literatura, apresentando potencial de sequestro de carbono, fornecimento de nutrientes e condicionador do solo, além do emprego do biochar como carvão ativado e o potencial emergente de uso deste material na área cosmética. O bio-óleo, de forma análoga ao extrato pirolenhoso, tem potencial de uso agrícola, especialmente no controle de pragas e algumas doenças, além de possuir potencial herbicida. A transformação da biomassa pode contribuir para a redução da geração de resíduos e aumentar a sustentabilidade de processos industriais que, em alguma etapa, têm a biomassa como subproduto. Nesse sentido, o presente projeto busca avaliar a viabilidade de associar o processo de extração de óleo essencial e a pirólise, na obtenção de produtos de interesse aplicados em outras áreas (biochar, bio-óleo), tornando o processo mais sustentável.
Instituição/UF/País:
Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Gabriel Henrique Cruz Bonfim
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Desenho Industrial
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise emocional da interação usuário x artefato por meio da integração de instrumentos: eeg, facereader e auto-relato
Resumo:
A área do Design tem evoluído expressivamente nas últimas décadas, especialmente no campo das novas metodologias e instrumentos de avaliação aplicados no desenvolvimento de produtos. De fato, existe um expressivo consenso (especialmente em projetos focados na usabilidade) sobre a importância de se considerar a satisfação do usuário durante a interação com artefatos, sendo o fator emocional um importante componente desta satisfação. Atualmente, novos instrumentos para análise emocional (EEG - Eletroencefalograma; FaceReader - análise de microexpressão facial; e protocolos de auto-relato) contribuem para estudos e métodos de projeto mais robustos e replicáveis. A questão de pesquisa é: a integração de diferentes instrumentos de análise emocional, durante a avaliação da interação usuário x tecnologia, é sensível a diferentes designs de artefatos? O objetivo do estudo é esclarecer a influência do design no nível emocional do usuário, durante o uso de artefatos, com instrumentos de análise emocional integrados. O estudo caracteriza-se por ser indutivo, transversal descritivo e experimental, com abordagem quali-quantitativa. O projeto será submetido ao sistema CEP-CONEP, com amostra de conveniência (n=30). Serão aplicados instrumentos de avaliação emocional (descritos anteriormente) e impressora 3D para confecção de protótipos (alternativas dos produtos avaliados). As etapas metodológicas serão: Fundamentação Teórica; Preparação metodológica; Avaliação de artefatos 1 (produtos de uso doméstico e cotidiano; e equipamento de Tecnologia Assistiva - Cadeira de Rodas); Desenvolvimento de alternativas dos produtos avaliados; Avaliação de artefatos 2 (protótipos); Análise de dados; e Divulgação de resultados. Os contributos deste projeto de pesquisa poderão ser disponibilizados na forma de métodos de avaliação de produtos, principalmente durante a prototipação e análise, descritas nas atuais Metodologias de Projeto, tanto no Desenho do Produto, quanto na área do Design.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
09/03/2022-31/03/2025
Gabriel Luchini Martins
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
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Currículo
Título do Projeto:
mostra de física da ufes
Resumo:
A tecnologia faz parte indissociável da vida desde tempos pré-históricos e é consequência também da necessidade instrínseca que temos de conhecer e domimar o mundo em que vivemos. Se por um lado, estamos em um momento no qual podemos desfrutar, por conta da tecnologia, de um conforto inimaginável há 200 anos, estamos também atravessando dificuldades com respeito à própria compreensão do saber científico, seja pela quantidade abundante de informação (criteriosa ou não) disponível, seja pela complexidade dos assuntos ou mesmo por um desinteresse. A Mostra de Física é um evento que acontece todos os anos desde 1997 na Universidade Federal do Espírito Santo, atendendo em média, em suas últimas edições, em torno de 8.000 visitantes e promovendo em municípios do interior do estado as mostras itinerantes. Neste ano, abordaremos o papel da física na sociedade brasileira através de discussões sobre como os conceitos que revolucionaram o mundo impactaram direta ou indiremamente o Brasil como nação,e como também, físicos brasileiros notáveis, em particular, César Lattes e Mário Schönberg impactaram o mundo. O visitante da mostra será guiado, por meio da reprodução de experimentos interativos, a formular junto com os expositores, os conceitos relevantes para a compreensão de muitos fenômenos naturais e que permitiram o desenvolvimento e a efetiva independência do país: das equações que descrevem a hidrodinâmica, passando pela inventividade de Santos Dumont até a criação da agência espacial brasileira; da proposição da anti-partícula do elétron por Dirac, até os aparelhos de tomografia; da dedução das ondas eletromagnéticas feita por Maxwell até a primeira transmissão de rádio no mundo feita pelo brasileiro Roberto Landell de Moura em 1893; da descoberta do elétron até a invenção da chamada abreugrafia (hoje radiografia) inventada pelo médico brasileiro Mauel de Abreu.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Gabriel Luiz Cruz de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
investigação teórico-experimental envolvendo espécies contaminantes de preocupação ambiental emergente e associadas a ações antropogênicas
Resumo:
Contaminantes emergentes são produtos químicos sintéticos ou naturais que não são comumente monitorados na natureza, mas têm o potencial de causar efeitos nocivos ao meio ambiente e/ou à saúde humana. Eles consistem em produtos farmacêuticos, pesticidas, produtos químicos industriais, surfactantes e produtos de cuidados pessoais que são consistentemente encontrados em águas subterrâneas, águas superficiais, águas residuais municipais, água potável e fontes de alimentos. A ameaça reside no fato de que a toxicologia ambiental e humana da maioria desses compostos ainda não foram estudadas, além de que muitos dos mesmos não são ou não podem ser testados/detectados/eliminados em sistemas de água municipais e, então, quando esses contaminantes passam nos sistemas de tratamento de água potável, são gerados subprodutos cujas propriedades químicas ainda não foram determinadas. Assim sendo, estudos acerca do impacto negativo causado por esses compostos, bem como o desenvolvimento de novas abordagens mais sustentáveis e/ou de maneiras de se detectar e degradar os materiais indesejados se fazem claramente necessários. Na presente proposta, pretende-se investigar, através de um estudo teórico-experimental, a estabilidade, métodos de detecção e possíveis rotas de degradação de uma série de contaminantes emergentes. Para isso, abordagens teóricas (baseadas em mecânica quântica) e experimentais (medidas eletroquímicas, eletroanalíticas e experimentos envolvendo técnicas de degradação induzida por radiação) serão utilizadas de forma a se complementarem. Possíveis candidatos a serem estudados são os compostos pertencentes à classe dos ftalatos, difenóis (bisfenol A), hormônios (naturais ou sintéticos), anti-inflamatórios não esteroides, antibióticos e pesticidas neo-nicotinóides. Espera-se contribuir significativamente para ampliação do conhecimento científico sobre esses contaminantes emergentes, os quais foram pouco estudados, no referido escopo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Gabriel Nascimento dos Santos
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
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Currículo
Título do Projeto:
racismo e antirracismo no ensino de línguas no estado da bahia-brasil
Resumo:
Muitos estudos abordando a interação entre raça e racismo nos estudos de linguagem foram desenvolvidos nos Estados Unidos e no Brasil nas últimas décadas (ANYA, 2016; ANZALDUA, 1987; KUBOTA E LIN, 2006; ALIM, 2012; JORGE, 2012; FERREIRA, 2015; NASCIMENTO, 2019). Eles centram-se na necessidade de questionar o papel da linguagem na conformação do racismo e também o papel da linguagem como uma invenção (MAKONI & PENNYCOOK, 2007) que co-naturaliza a existência do racismo (Rosa & Flores, 2017) nas comunidades de prática linguística ou no ensino de línguas. Esta proposta tem como objetivo entender quais são as práticas antirracistas que já existem no ensino de línguas no Estado da Bahia, Brasil. Através desse olhar, queremos compreender como o próprio racismo afeta o ensino de línguas, seja global, local ou glocalmente. No objeto desta proposta não está somente a tentativa de explicar como se dá o racismo no ensino de línguas, mas como os professores resistem ao racismo. Nessa direção, a conhecida educadora negra Glória Ladson-Billings (1994) passou a recolher dos professores, não suas trajetórias de horror, mas as de sucesso. A esse tipo de pedagogia, que inclui aprendizes negros e negras, ela passou a chamar de pedagogias culturalmente relevantes. Nesta pesquisa, tendo como ponto de partida a existência de racismo na língua e na linguagem, pela ação humana racista no ocidente, investigaremos como se dá o racismo e antirracismo no ensino de línguas na Bahia por meio da realização de uma formação continuada em nível de pós-graduação (aperfeiçoamento). O trabalho de campo será feito com coleta de dados etnográficos de professores negros e brancos de línguas, e nosso interesse gira em torno de investigar quais são suas pedagogias racialmente relevantes que constroem noções de cidadania linguística e pertencimento linguístico, como isso é manifestado nas aulas e quais pedagogias podem ser sistematizadas como tecnologias educacionais no nosso campo do saber.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Sul da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Gabriel Paganini Faggioni
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
feira de ciência e tecnologia do pantanal em corumbá - fecipan 2021
Resumo:
O IFMS Campus Corumbá realiza a Feira de Ciências e Tecnologias do Pantanal - FECIPAN desde 2012. Desde então, Corumbá participa ativamente de eventos científicos. A FECIPAN é um evento que ocorre anualmente e, a partir da edição 2018, na sede do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá. Foram submetidos para o evento nos últimos nove anos mais de 900 trabalhos de pesquisa com o aceite para participação de mais de 600 projetos de pesquisa de estudantes de nível fundamental e médio dos municípios de Corumbá e Ladário. Participaram da feira mais de 300 professores, entre orientadores e co-orientadores e mais de 1000 estudantes inseridos em projetos de iniciação científica. A FECIPAN é uma feira que faz parte do circuito de eventos desta natureza que o IFMS organiza, cada campus do IFMS possui uma feira sob a sua tutela. Os projetos enviados se inserem em diversas áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias e Multidisciplinar. Os eventos anualmente submetem este projeto ao CNPq para esta modalidade de Edital obtendo apoio ano após ano. Visitaram as edições da feira nestes últimos nove anos, mais de 10 mil pessoas, o que demonstra a importância do evento no calendário local. Trabalhos apresentados na FECIPAN já participaram de eventos regionais, nacionais e internacionais de ciência. Mais de 20 estudantes foram contemplados com bolsas de iniciação científica júnior (ICJ) permitindo aos alunos continuarem suas pesquisas. Os estudantes bolsistas de ICJ pelo IFMS veem no evento a oportunidade de apresentar seus trabalhos à comunidade. A realização e operacionalização das edições da FECIPAN entre 2012 e 2020 foram marcadas pela diversidade de público, com a participação de professores e estudantes de escolas públicas das esferas municipal, estadual e federal e também de escolas privadas do município. Participaram das feiras uma série de avaliadores provenientes de diversas instituições de ensino e pesquisa da região como a Embrapa Pantanal, UFMS Campus Pantanal, instituições particulares de Ensino Superior e Secretarias de Educação dos municípios de Corumbá e Ladário. Todos os anos realizamos oficinas de pesquisa com os professores e coordenadores pedagógicos das escolas do município para facilitar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa nessas escolas. As parcerias com a Prefeitura Municipal de Corumbá, Secretaria Estadual de Educação e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul fortalecem a divulgação e fomentam a participação de professores e estudantes. A feira de ciências em Corumbá já se tornou uma tradição para o fomento da ciência e tecnologia na região. Desta forma, o evento possibilitou a toda a comunidade escolar da região participar efetivamente de uma atividade inovadora que poderá trazer a melhoria da capacidade de produzir e disseminar conhecimento científico, da criatividade, do senso crítico e da capacidade de percepção do mundo à sua volta. O alcance destes projetos permite que a missão do MCTIC, em divulgar a ciência, seja alcançada nestes locais. A FECIPAN é um destes eventos, o evento pioneiro dentre as feiras municipais no estado e que pretender continuar atuando neste sentido. Em 2020 vivenciamos uma situação atípica. A pandemia de COVID-19 afastou estudantes e professores dos seus ambientes de pesquisa, interferindo diretamente na produção científica nacional. Ainda assim, o IFMS não deixou de realizar a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da qual suas feiras, incluindo a FECIPAN, fazem parte. Em um esforço institucional integrado entre os dez campi e reitoria da instituição, realizamos a SCT e feiras em um formato virtual inédito (http://sistemas.ifms.edu.br/semanadetecnologia/2020/). Embora o número de trabalhos aprovados na FECIPAN tenha diminuído em virtude da pandemia, a FECIPAN conseguiu se filiar e distribuir oito credenciais para quatro feiras: FETEC-MS, Ciência Jovem, Febrace e Mostratec. Ademais, o alcance do formato virtual foi inédito. Considerando a página da SCT, foram quase 200.000 acessos entre os dias 5 e 25 de outubro. Nessa perspectiva, o IFMS Campus Corumbá, objetivando contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica e influir positivamente na formação de jovens cientistas, propõe a realização da Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá - FECIPAN/2021 que, esperamos, volte a ocorrer presencialmente. Tal proposta visa envolver os estudantes no desenvolvimento de projetos de pesquisa, que caracterizem pela criatividade, experimentação, inovação e a utilização do método científico. Tais atividades visam desenvolver algumas características como a capacidade comunicativa, desenvolvimento da criticidade, mudanças de hábitos e atitudes, aumento do interesse pelo estudo além de promover, no contexto da interdisciplinaridade, o crescimento pessoal e a ampliação de conhecimentos. Assim, acreditamos que, no contexto da realização de uma feira pantaneira e fronteiriça, estimularemos a difusão do conhecimento e facilitaremos o desenvolvimento da percepção do estudante quanto à importância de se dedicar a atividades de produção do conhecimento como forma de superar as dificuldades e alavancar suas potencialidades educativas, buscando influir positivamente no processo de produção do espaço local, preservando o meio ambiente ao mesmo tempo em que contribui para a melhoria da vida social. Finalmente, no contexto da realização da FECIPAN entre 2012 e 2020, esperamos que a aprovação deste novo projeto torne possível a realização da FECIPAN 2021 dando continuidade ao trabalho iniciado, aumentando o envolvimento e a participação da comunidade, melhorando as ações para o desenvolvimento da educação e promovendo a divulgação da ciência, da cultura, da inovação, incentivando a retomada da produção científica pós pandemia e despertando a vocação de jovens talentosos a seguirem carreiras científico-tecnológicas.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
07/01/2021-31/01/2023
Gabriela Bielefeld Nardoto
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
modelos isotópicos mecanísticos: base para predições sobre a incorporação das razões isotópicas do ambiente em tecidos animais
Resumo:
A relação entre a razão isotópica do hidrogênio e do oxigênio (d2H e d18O, respectivamente) dos tecidos orgânicos dos animais e a água da precipitação tem sido amplamente utilizada para reconstrução da movimentação animal, das relações tróficas, e em estudos forenses, por ser capaz de fornecer informações sobre a origem geográfica dos organismos. Estas aplicações baseiam-se no fato que os tecidos animais que crescem numa mesma localidade compartilham o sinal isotópico representativo do ambiente onde foi formado. Os dados ambientais (temperatura e umidade) podem inferir os valores isotópicos nos tecidos das aves como previamente observado por este grupo de pesquisa. No entanto, a literatura sugere que diferenças fisiológicas e metabólicas das diferentes espécies resultam em sinais isotópicos em seus tecidos específicos para a espécie. O objetivo do projeto será construir modelos mecanísticos isotópicos de tecidos animais utilizando parâmetros fisiológicos para algumas espécies de aves residentes do Bioma Cerrado capazes de conectar os tecidos animais a localizações geográficas, e também estimar a capacidade adaptativa destas frente a cenários de mudanças climáticas. Com isso, ao refinar a resposta isotópica usando-se dados fisiológicos do organismo será possível aumentar a sensibilidade de predição da origem deste indivíduo, assim como testar a vulnerabilidade dos mesmos em diferentes cenários de projeções climáticas. Serão feitas simulações dos padrões da razão isotópica destas aves em dois cenários: i. animais sob diferentes condições ambientais (cativeiro x vida livre) e ii. animais sob diferentes padrões de mudanças de temperatura e precipitação. As previsões dos novos valores isotópicos a partir dos valores destas novas condições ambientais, poderão ser extrapolados para estimar a capacidade adaptativa destas espécies frente a estes cenários.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Gabriela Heiden Teló
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
assistência virtual interativa com interface de voz para gerenciamento do autocuidado e promoção de saúde mental em idosos com diabetes mellitus tipo 2: ensaio clínico randomizado
Resumo:
A cada cinco indivíduos com idade acima de 65 anos, um apresenta diagnóstico de diabetes mellitus. Diante do aumento da população de idosos, cada vez mais a prática clínica se depara com limitações relacionadas às complicações do diabetes e às dificuldades do autogerenciamento da doença, o que pode comprometer tanto o bem estar físico, quanto o psicológico do paciente idoso. A tecnologia em saúde constitui uma importante ferramenta no processo de envelhecimento, podendo proporcionar melhora na condição de saúde e autoestima dos idosos, além de oferecer novas oportunidades e desafios. Neste cenário, a utilização de sistemas de interação virtual despontam como alternativas promissoras à população idosa, que frequentemente lida com a falta de convívio social, declínio cognitivo e declínio na capacidade funcional, tornando um desafio o controle de doenças crônicas, como o diabetes. Apesar de amplamente conhecidos os desafios na promoção do autocuidado no idoso com diabetes e o potencial benefício de novas tecnologias, poucos estudos foram realizados até o momento. Este projeto objetiva avaliar a efetividade da utilização de um sistema de assistência virtual interativa em parâmetros de saúde mental e controle glicêmico em idosos com diabetes. Propõe-se um ensaio clínico randomizado e cruzado, para uma intervenção que inclui 3 meses de utilização do sistema Smart Speaker Echo Dot, programado para estimular o autocuidado e melhorar aspectos relacionados à saúde mental. Os desfechos avaliados incluirão parâmetros de saúde mental, qualidade de vida e controle do diabetes.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
14/02/2022-28/02/2025
Gabriela Marques Di Giulio
COORDENADOR(A)
Outra
Ciências Ambientais
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ciadapta 2: uma abordagem interdisciplinar para desenvolvimento de índices e indicadores de vulnerabilidade aos riscos climáticos e de adaptação urbana no contexto brasileiro
Resumo:
Nos últimos anos, extensa bibliografia tem se dedicado à análise do papel das cidades frente às mudanças climáticas, reconhecendo que esses ambientes urbanos: (i) são responsáveis por altas fontes de emissão de gases de efeito estufa; (ii) cumprem importante papel no enfrentamento da crise ambiental e climática; (iii) podem dar impulso às mudanças de paradigmas em relação aos processos de produção e gestão do espaço urbano; (iv) se constituem em lócus ideal de experimentações de novas tecnologias e soluções direcionadas a diversas questões da atualidade; e (v) são importantes na elaboração e condução de estratégias de enfrentamento associadas à mitigação e adaptação climática. Um conjunto de resultados de políticas internacionais também tem enfatizado o papel das cidades como núcleo de experimentos relacionados à habitabilidade, sustentabilidade e mudanças do clima. O Acordo de Paris, a adoção da Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana (ONU-Habitat), por exemplo, sinalizam desafios e oportunidades em diferentes níveis para as cidades, estimulando iniciativas criativas e inovadoras, reconhecendo que os governos locais são importantes atores nesses processos de transição para a sustentabilidade e no planejamento efetivo de adaptação. No Brasil, onde mais de 80% da população vivem em ambientes urbanos, as cidades são foco de atenção particular quando o tema é mudança do clima, especialmente porque concentram as áreas mais suscetíveis a enfrentarem os impactos mais severos das alterações climáticas, como elevação do nível médio do mar (em cidades costeiras) e eventos extremos de precipitação e temperatura. Contudo, ainda que tenha investido esforços para integrar a questão climática em suas políticas e diretrizes, o Brasil como um todo desempenha papel conservador nesta temática e poucas são as cidades brasileiras que já incorporaram nas suas agendas as mudanças do clima como norteadoras de políticas públicas e condutoras de ações. Se, de um lado, fatores cognitivos (incluindo percepções de risco), recursos e elementos organizacionais são importantes para implementar transformações e conduzir ações proativas de adaptação nas cidades brasileiras, de outro, e com maior peso, a interdependência entre as mudanças do clima (com seus riscos, vulnerabilidades, incertezas e negacionismos), as dinâmicas do planejamento urbano e as questões políticas tem sido determinante para atrasar e dificultar processos de adaptação. Soma-se a esse conjunto o fato de que, mesmo nas grandes cidades, a falta de dados e informações que possam ser mobilizados para subsidiar gestão, planejamento e governança é frequentemente identificada como uma das principais barreiras para o avanço da adaptação, traduzindo-se em paralisia e inação por parte dos tomadores de decisão. É nesse contexto e a partir dessas necessidades identificadas que esse projeto se ancora. Com a experiência de uma ampla rede interdisciplinar de pesquisadores, o projeto busca dar continuidade aos estudos sobre impactos climáticos e processos de adaptação em cidades brasileiras, conduzidos na primeira fase do Projeto CiAdapta, e avançar na produção, validação e aplicação de índices e indicadores para avaliação: (i) de vulnerabilidade socioclimática; (ii) de risco aos impactos de eventos extremos climáticos; (iii) do potencial de adaptação e capacidade adaptativa; e (iv) do processo de transformação urbana no contexto brasileiro. São propostos três índices que serão aplicados em todo o território nacional (SCVI, UAI e TUPIndex) e um instrumento de mapeamento participativo de riscos, vulnerabilidades e soluções adaptativas baseadas em infraestrutura verde (SLUCC Mapping), a ser aplicado em sete grandes cidades brasileiras. Para tanto, o projeto se vale de uma abordagem interdisciplinar, com um conjunto de métodos quanti-qualitativos, incluindo revisão de literatura; consultas e análises de bases de dados sociodemográficos, climáticos e biogeofísicos; análises de arcabouços regulatórios e normativos; construção de mapas, com a utilização de SIG; realização de workshops interativos para discussão, coprodução, refinamento e validação dos instrumentos propostos; e realização de reuniões da rede de pesquisadores para análise do conjunto de dados obtidos. O projeto busca produzir índices que incluam métricas robustas, possam ser atualizados periodicamente, sejam facilmente usados e produzidos de forma coparticipativa pelas gestões públicas para impulsionar ações e subsidiar políticas públicas compartilhadas e estejam conectados às especificidades da realidade brasileira. Esse conjunto de informações será disponibilizado na Plataforma AdaptaBrasil e divulgado em publicações científicas e materiais informativos, contribuindo para o debate internacional sobre cidades, mudanças climáticas, vulnerabilidades e adaptação. O desenvolvimento, aplicação, validação e análise desses instrumentos vão ao encontro dos objetivos e metas propostos na Agenda 2030, contemplando de forma direta, em particular, os ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 11 (Cidades e comunidades sustentáveis). Ao alinhar os esforços de pesquisa a esses ODS, esta proposta busca combinar os objetivos da adaptação climática à redução de pobreza e questões de desenvolvimento, atentando-se para duas perspectivas pertinentes, sobretudo no contexto de países em desenvolvimento como o Brasil: a chamada adaptação sustentável e o paradigma do desenvolvimento adaptativo. Em comum, ambas sustentam a necessidade de propor ações adaptativas que mitigam riscos associados às mudanças climáticas sem influenciar negativamente o bem-estar de indivíduos e ecossistemas. Os esforços empreendidos buscam, ainda, endossar o papel crítico das cidades no processo de transição para a sustentabilidade, a partir das interações entre as transformações em curso nas cidades brasileiras, quanto à governança e planejamento, inovação e competitividade, estilo de vida e consumo.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2021-29/02/2024
Gabriela Trindade Perry
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o quanto eu quero este certificado? desestimulando a burla em moocs
Resumo:
MOOCs são cursos online, massivos e abertos, com expressivo potencial de democratização do conhecimento e que podem ser uma resposta aos desafios impostos pela economia e pela pandemia de Covid-19. Por isso, em 2016 criamos a plataforma Lúmina (baseada em Moodle), que hoje tem mais de 400 mil inscritos e 80 MOOCs. Como os MOOC (usualmente) não têm acompanhamento por professores e oferecem poucas opções de avaliação automatizada, é fácil obter certificados por meio de comportamentos indesejados por exemplo, usando contas secundárias para coletar respostas; plágio; respondendo de forma lacônica em fóruns e wikis. O motivo desse comportamento é que o certificado tem valor para órgãos públicos para fins de progressão/capacitação ou como comprovantes de horas complementares em cursos de graduação. Por isso, estamos adaptando a Teoria das Expectativas e Valores para estimar a probabilidade de conclusão do curso (CAAE 45733221.6.0000.5347), considerando a expectativa de ser bem-sucedido, a importância do certificado e o custo para se engajar no curso. Atualmente estamos realizando a avaliação psicométrica dos instrumentos de coleta. Com base nisso, identificaremos perfis (por exemplo: oportunista, desalentado, engajado, burlador), que serão usados como categorias de um modelo de aprendizagem de máquina, que considerará o design instrucional na categorização dos estudantes nos perfis. Este modelo estará representando numa dashboard, que o professor usará para decidir se deve dificultar ou facilitar o acesso ao certificado, testando o impacto de diferentes configurações em seu curso. Um benefício extra é que os plugins que criarmos poderão ser utilizados por outras plataformas Moodle. As etapas da pesquisa serão: 1) elaboração do modelo de previsão dos perfis; 2) seleção e preparação dos MOOCs que serão objeto da pesquisa; 3) criação da dashboard; 4) análise de dados e elaboração de relatórios.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
11/05/2022-31/05/2025
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