Projetos de Pesquisa

 

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Adriane de Assis Lawisch Rodriguez

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • avaliação da redução do impacto ambiental, no desenvolvimento de novos materiais aplicados às tecnologias ambientais, a partir da valoração de resíduos em matriz cerâmica.
  • A produção de materiais porosos utilizados em processos tecnológicos ambientais ocorre, em sua grande maioria, através da utilização de rotas e/ou processos que não levam em consideração os impactos ambientais associados à sua produção. Um destes processos, por exemplo, é a produção de materiais porosos utilizando matrizes poliméricas (poliuretano) como material de réplica, visando meios filtrantes ou materiais de suporte para catalisadores, uma vez que a sinterização destes materiais libera gases potencialmente tóxicos à saúde humana e causadores do efeito estufa. Além disso, algumas tecnologias carecem de otimização no sentido de redução (ou eliminação) de etapas que aumentam por exemplo, o consumo de energia e geração de efluentes, bem como, a redução da dispersão do catalisador na etapa final de processos de filtração, adsorção e absorção quando da sua utilização em suspensão. A proposta apresentada no presente projeto tem por foco principal, a redução do impacto ambiental da produção de materiais empregados em tecnologias ambientais associando a valoração de resíduos em matriz cerâmica, por exemplo, na proposição de um material alternativo como meio suporte de catalisador nanoestruturado. Para tanto serão utilizados métodos de produção de materiais cerâmicos, tais como, método de Réplica, Sacrifício e Espumação Direta (Gel-casting) e posterior síntese de catalisadores nanoestruturados através de rotas conhecidas, por exemplo, sol-gel para a produção de dióxido de titânio nano estruturado. Com intuito de conhecer as novas propriedades dos materiais desenvolvidos, realizar-se-ão caracterizações físicas, mecânicas e ambientais. A quantificação da redução do impacto ambiental será realizada através da utilização da ferramenta de análise do ciclo de vida (ACV), empregando a metodologia da ISO 14040, na comparação do sistema tradicional de produção com o desenvolvido por este projeto, levando em consideração todas as etapas envolvidas. Esta pesquisa ganha destaque pelo seu diferencial que é a preocupação com a redução/valoração de resíduos através de uma ampla investigação e aplicação para o novo produto, voltada principalmente para a área ambiental. Assim novos materiais para aplicações como, suporte de catalisadores, barreiras reativas, materiais adsorventes e meios filtrantes serão objeto de estudo bem como testes relacionados com as possíveis aplicações destes novos materiais obtidos. O caráter de desenvolvimento tecnológico e de inovação é corroborado no estudo de materiais e aplicações na área de tecnologia ambiental para os produtos obtidos. Este projeto de pesquisa dará atenção especial aos impactos ambientais, por meio da ACV do produto final obtido, bem como da emissão de gases poluentes liberados durante o processo de queima.
  • Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Adriane Figueirola Buarque de Holanda

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • impacto da inteligência artificial no desenvolvimento de campanhas políticas: análise das campanhas para as prefeituras do rio de janeiro e de são paulo em 2020.
  • A pesquisa se propõe a estudar a inteligência artificial como método para o desenvolvimento de campanhas eleitorais personalizadas com base no big data e no deep learning. O tema Internet e Politica tem sido objeto de um conjunto significativo de trabalhos, que consideram principalmente o uso dos websites e redes sociais como parte da estratégia eleitoral dos partidos políticos e, principalmente, avaliam o seu potencial democratizante no que concerne às disputas entre diferentes partidos políticos ou à competição inter-partidária, com base nas hipóteses da equalização e da normalização. Com base nas contribuições de Marta Gabriel (2018) e Martínez-López; Casilllas (2013), o estudo se propõe a investigar uma alternativa analítica, que considera a inteligência artificial uma ferramenta importante para o marketing político e eleitoral.
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022