Projetos de Pesquisa

 

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Alcyr Alves de Oliveira

Ciências Humanas

Psicologia
  • realidade virtual para reabilitação neurocognitva e motora na sarcopenia e na doença de parkinson
  • Nos últimos anos a população de idosos tem crescido em todas as partes do mundo. Com a melhoria das condições de saúde oferecidas mesmo em condições mínimas, os índices de mortalidade caem e com isso a sobrevivência até uma faixa etária superior aumenta. Os estudos na área da saúde de maneira geral têm focado nos prejuízos possíveis do envelhecimento, tanto cognitivos e sociais quanto físicos. Descrevendo melhor o envelhecimento é possível criar melhores condições de tratamento e intervenções mais apropriadas para suas necessidades. Com este foco, o estudo de programas de atividade física, dietária, e cognitiva para a, assim chamada, "terceira idade" têm sido traduzidas como aplicações de novas tecnologias para a manutenção da saúde física e mental. O emprego de realidade virtual imersiva tem sido um dos avanços recentes mais óbvios para a reabilitação de pacientes com dificuldades motoras e, principalmente, psicológicas. Sendo um tipo de tecnologia que explora o efeito perceptual de imersão visual, a realidade virtual permite a construção de ambientes para o desenvolvimento de tarefas, treinamento e aprendizagem de atividades específicas para diferentes tipos de condições. Neste estudo serão disponibilizados ambientes virtuais criados especificamente para pacientes com dois tipos de dificuldade motoras: sarcopenia e doença de Parkinson. O foco do estudo será observar as possíveis alterações cognitivas e motoras produzidas por treinamentos nestes ambientes virtuais.
  • Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Aldemir Aparecido Cavalini Junior

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • análise do comportamento dinâmico e atenuação de vibrações de máquinas rotativas suportadas por mancais hidrodinâmicos
  • Existem diversas aplicações onde máquinas rotativas suportadas por mancais hidro-dinâmicos operam em altas velocidades, como é o caso de turbinas a vapor. Estes rotores comumente atraves-sam velocidades críticas durante procedimentos de partida ou parada, levando o sistema a amplitudes de vibração indesejáveis. Nestas condições, a ocorrência de falhas catastróficas causadas pela propagação de trincas é intensificada. Assim sendo, nos últimos anos, um esforço significativo vêm sendo dedicado ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de mecanismos capazes de atenuar as vibrações indesejáveis de rotores. As técnicas de controle semiativas representam uma alternativa interessante. Os amortecedores dotados de fluído magnetoreológico são um exemplo de sistema semiativo, onde o amortecimento através da variação da sua viscosidade a partir da aplicação de um campo magnético. Neste contexto, este projeto de pesquisa visa a compreensão e a investigação dos fenômenos dinâmicos associados a máquinas rotativas suportadas por mancais hidrodinâmicos, equipadas com amortecedores de fluído magnetoreológico para a atenuação e controle de vibrações indesejadas.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Aldenir Feitosa dos Santos

Ciências Humanas

História
  • educando pela pesquisa numa abordagem ambiental
  • O fortalecimento da cidadania através da difusão científica serve como instrumento de integração dos diversos saberes, propondo reflexões e articulação entre ciência, educação, linguagem e comunicação que permitem a compreensão e domínio públicos sobre a Ciência, Pesquisa, Tecnologia e Inovação. Neste contexto, de geração do saber científico, as escolas são ambientes multiplicadores de conhecimento para a sociedade, visto que os professores e alunos ao desenvolverem a criticidade e a busca pelo conhecimento, através de resoluções de problemas loco-regionais, extrapolam para além dos muros da academia, de forma aplicada os conteúdos curriculares apreendidos durante a sua formação de ensino-aprendizagem. Dessa forma, ações como o Educar pela Pesquisa, além de estimular o aprender a aprender, compreender e intervir na realidade, possibilitará a descentralização dos saberes, visto que as IES irão as escolas estimulando à pesquisa, aprendizagem e inovação em escolas públicas da capital e do interior de Alagoas, promovendo a formação de agentes multiplicadores de importância na integração EDUCAR PELA PESQUISA. Um tema transversal e de caráter interdisciplinar é a Educação Ambiental (EA) através da sustentabilidade, trazendo uma nova forma de ler a realidade e de como atuar sobre ela. Através dessa temática é possível o surgimento de novas propostas educativas, visões de mundo, e um ambiente propício para desenvolver diversas políticas de ensino e aprendizagem, a partir de atitudes, além de informações e conceitos, para que todos os educandos possam compreender que o ser humano não é uma peça isolada do meio ambiente em que vive, mas ele está integrado ao mesmo. Partindo disso, a proposta deste projeto de Feira de Ciências do Estado de Alagoas (FECEAL: educando pela pesquisa numa abordagem ambiental) é promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Estado de Alagoas, através da valoração de ações de educação ambiental que estimulem a melhoria da qualidade de vida da população em geral e o desenvolvimento sustentável. Para alcançar os referidos objetivos serão realizadas as atividades que promovam de forma lúdica, criativa, contextualizada, a integração entre alunos, professores e pesquisadores do ensino básico, técnico de escolas públicas e do ensino superior, da capital e do interior do estado de Alagoas, juntamente com a comunidade. As referidas atividades serão desenvolvidas em 5 etapas distribuídas entre as escolas, os Institutos Federais, a Universidade Estadual de Alagoas – Uneal, Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas – Uncisal, Universidade federal de Alagoas - Ufal e o Centro Universitário Cesmac, que mais uma vez atua como instituição executora da proposta e, a ONG SOS Caatinga. Basicamente as etapas se constituem em: Na 1ª etapa ocorrerá preparação dos graduandos das IES participantes da FECEAL, para atuarem como agentes multiplicadores através do Programa de Residência Pedagógica e do incentivo à docência; Formação continuada para docentes da educação básica, através de palestras e oficinas. Na 2ª etapa, ocorrerá experimentação no ensino básico e técnico com a produção de trabalho finalizado e/ou projeto inovador; Atividade de mostras de vídeo através da produção de vídeos com temática ambiental. Na 3ª etapa será realizada a Feira de Ciências na Escola no qual haverá exposição dos trabalhos finalizados e/ou projeto inovador, exposição SOS Caatinga e portas abertas (Cesmac, Uncisal, Uneal e Ifal); A FECEAL com a Exposição de Iniciação Científica , Núcleo de Robótica, Científica-digital e apresentações artísticas e culturais. Na 4ª etapa ocorrerá a vivência dos cursos de graduação, nas clínicas e laboratórios, através da Visitação às clínica-escolas e laboratórios das IES; Vivência no núcleo de robótica através do desenvolvimento de projetos inovadores; Vivência de pesquisa nas IES através do desenvolvimento de parte de suas atividades de pesquisa nos espaços laboratoriais e/ou de clínicas das IES. E por fim, na 5ª etapa ocorrerá a Implementação das bolsas, acompanhamento dos projetos, apresentação dos resultados finais e prestação de contas.
  • Centro Universitário CESMAC - AL - Brasil
  • 15/01/2021-31/01/2023
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Aldenir Feitosa dos Santos

Outra

Multidisciplinar
  • inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira
  • O fortalecimento do processo educativo requer que todos da comunidade escolar se responsabilizem por um ensino de qualidade, desenvolvendo habilidades e competências que propiciem ao estudante vivenciar a escola como um local onde se aprende e se constrói o conhecimento, no qual este é importante ator. Nesse contexto, destaca-se a importância da melhoria da qualidade do ensino de ciências no ensino básico e técnico através da popularização e divulgação do conhecimento científico e tecnológico. Um meio de ligar ciência e tecnologia ao ensino básico e técnico é através da inteligência artificial, utilizando filmes, desenhos, jogos interativos e buscas em websites. Além de criar meios de aproximação entre as escolas e universidades, uma vez que estas atuam como as principais produtoras de ciência e tecnologia no Brasil, e tem utilizado da inteligência artificial no ensino e na pesquisa. Dessa forma, a associação entre Universidade e escola promoverá o desenvolvimento de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes e discentes de caráter interdisciplinar e inovador, concebendo um movimento enriquecedor, mútuo e contínuo, sendo um espaço excepcional para consolidar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A proposta deste projeto de Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do estado de Alagoas (SNCT-AL) é promover a melhoria da qualidade do ensino de ciências (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Tecnológica), através da divulgação do conhecimento científico e tecnológico, sua interiorização e consolidação. Para isto, se desenvolverá atividades nas modalidades Exposição de CT&I, Seminário ou Ciclo de Palestras e Seminários, Amostra de Vídeos e Portas Abertas, que ocorrerão em escolas públicas e privadas, com ações distribuídas entre a capital e o interior do estado, bem como, no Centro Universitário Cesmac – IES executora da proposta de SNCT/AL 2020 (Campus Maceió e Unidades do Sertão e Agreste), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Uncisal, Universidade Estadual de Alagoas – Uneal (Campus Arapiraca), Universidade Federal e Alagoas – Ufal (campus Maceió), e Instituo Federal de Alagoas - Ifal (Campi Maceió, Coruripe, Satuba e Murici). O presente projeto terá abrangência estadual, contemplando 14 municípios do estado de Alagoas, nas mesorregiões Zona da Mata, Agreste e Sertão. Estão envolvidas no projeto 22 escolas públicas distribuídas entre municipais e estaduais. A proponente possui experiência em organizações de eventos dessa natureza, realizando em 2018 a I Feira de Ciências “Sustentabilidade Ambiental, suas ideias, nosso futuro” e o II Congresso de Estudos sobre o Meio Ambiente - CEMEIA (https://doity.com.br/feira-de-ciencias-cesmac#about) e em 2019 o IX Encontro Científico Cultural -ENCCULT (https://www.enccult.org/) e I ELUNEAL – Encontro de Licenciaturas na Universidade - PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
  • Centro Universitário CESMAC - AL - Brasil
  • 22/10/2020-31/07/2021
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Aldiéris Alves Pesqueira

Ciências da Saúde

Odontologia
  • efeito de diferentes protocolos de polimento e repolimento de consultório (intra-oral) nas propriedades físicas-químicas, mecânicas e biológicas (formação de biofilme) de cerâmica para o sistema cad/cam após simulação in vitro de 3 e 6 anos de uso clínico
  • O melhor método para atingir uma superfície lisa das cerâmicas odontológicas é uma questão de controvérsia, devido à falta de um protocolo estabelecido na literatura. Atualmente, há o questionamento se os kits de polimento para consultório resultam em um acabamento e polimento superior ou semelhante ao obtido com o glaze, sendo esta questão de suma importância. Principalmente para restaurações realizadas por meio do sistema CAD/CAM em consultório, onde cirurgião-dentista fica encarregado do acabamento final e polimento das mesmas, que pode ser realizado antes e após a cimentação. Dessa forma, o presente estudo terá como objetivo avaliar as características físicas, químicas, mecânicas e biológicas (formação de biofilme) da cerâmica de dissilicato de lítio para sistema CAD/CAM, submetida a diferentes protocolos de polimento e após diferentes ciclos de envelhecimento térmico com e sem repolimento. Serão confeccionados 204 espécimes de dimensões 14x4x1,2mm para os ensaios físico-mecânicos e 63 espécimes de dimensões 10x10x1,5mm para os ensaios biológicos, divididos em 07 grupos de acordo com os polimentos realizados em suas superfícies e ciclos de ciclagem térmica (CT). Três sistemas de polimento serão avaliados: (Glaze, Kit de polimento Ceramisté (Shofu) e Kit de polimento OptraFine (Ivoclar)); envelhecidos por meio de diferentes testes: T0 - armazenamento em água destilada por 24 horas (Controle); T1 - após 21.900 ciclos de 5 e 55oC por 30 segundos de CT; T2 - após 43.800 ciclos de CT e T3 - após 21.900 ciclos de CT + repolimento dos espécimes + 21.900 ciclos de CT. Serão consideradas 7 variáveis de resposta: (1) topografia superficial, (2) resistência flexural, (3) módulo de elasticidade, (4) quantificação de células cultiváveis (CFUs) do biofilme, (5) quantificação de biomassa total (CV) do biofilme, (6) atividade metabólica das células do biofilme (XTT) e (7) estrutura do biofilme (MEV). Os dados quantitativos serão submetidos à análise estatística mais apropriada com nível de significância de 5%.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022