Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sandro de Castro Pitano

Ciências Humanas

Educação
  • a ciência começa na escola: laboratório interdisciplinar de ciências na educação básica
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
Foto de perfil

Sandro de Souza Figueiredo

Outra

Divulgação Científica
  • inteligência artificial: perspectivas para o desenvolvimento educacional e tecnológico do amapá
  • Em consonância com a chamada CNPq/MCTIC Nº 03/3030, a presente proposta apresenta o evento Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) a ser realizado pelo Instituto Federal do Amapá (IFAP) com a temática “Inteligência Artificial: perspectivas para o desenvolvimento educacional e tecnológico do Amapá”. Com o objetivo de oportunizar reflexões e compartilhamento de estudos e experiências científicas no contexto da Inteligência Artificial (IA), tema deste ano, o evento contará como a participação de pesquisadores, estudantes do Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e demais cursos superiores de instituições públicas e privadas, além da comunidade em geral nos municípios do estado. No que se refere à proximidade com os países das Américas Central e do Norte e outros continentes, o estado do Amapá apresenta localização privilegiada. Com uma área territorial de 142.470,762 km², de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,2020), o estado é situado ao norte do país, parte da Amazônia Oriental, e faz fronteira com o estado do Pará, ao sul e oeste, à noroeste pelo Suriname, ao norte com a Guiana Francesa e à nordeste com o oceano Atlântico. Neste sentido, a biodiversidade da floresta local aliada às possibilidades de estudo, de contribuição científica e acadêmica e da difusão de conhecimentos somadas às tecnologias de inovação, a exemplo da IA, possibilitam muitas transformações cientificas capazes de desenvolver melhores tecnologias voltadas aos relacionamentos entre as comunidades e ao mundo do trabalho. Finalmente, emergindo como resultado de uma revolução de inovações aplicadas no campo de múltiplos campos científicos, a IA está ligada diretamente à invenção, ao desenvolvimento e ao uso de produtos vindos de seus processos, tais como a chamada Aprendizagem de Máquinas, Linguagens Neurais, dentre outros que auxiliam a humanidade no processo produtivo de atividades científicas regionais e globais. Neste sentido, estima-se que a SNCT realizada pelo IFAP venha a contribuir para o conhecimento de tecnologias atuais e, sobretudo, para o desenvolvimento de tecnologias locais.
  • Instituto Federal do Amapá - AP - Brasil
  • 23/10/2020-30/04/2021
Foto de perfil

Sandro Eduardo Monsueto

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • qualidade do mercado de trabalho brasileiro e classificação ocupacional
  • O presente projeto de pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de classificação das ocupações listadas nos microdados da Pnad Contínua, destacando características sobre a qualidade do posto de trabalho. Espera-se que esta classificação possa ser usada tanto para representar a estrutura de segmentação e segregação ocupacional do mercado de trabalho metropolitano no Brasil como também para estudos sobre mobilidade ocupacional e socioeconômica, além de outras aplicações possíveis. Adicionalmente, são criados dois indicadores da qualidade do mercado de trabalho: um individual, para investigar a desigualdade de acesso ao emprego de qualidade e um regionalizado, para analisar e comparar periodicamente o desempenho das regiões metropolitanas do país.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sandro Griza

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • estudo de trincas por corrosão sob tensão em arames de armadura de tração de risers flexíveis para produção de petróleo e gás
  • Arames de amaduras de tração de risers flexíveis são sujeitos a trincas por corrosão sob tensão. Os arames são submetidos a meios agressivos, cujos efeitos sobre eles ainda não são totalmente conhecidos para as altas profundidades de lâmina d’água enfrentadas na produção de petróleo e gás do Presal, o que podem levar a alterações dos mecanismos de corrosão e antecipar a falha. O objetivo do presente estudo é avaliar os danos por corrosão sob tensão em arames de armaduras de tração. Amostras serão submetidas ao CO2 injetado a pressão no intervalo de 5 até 30 bar, submersas em água do mar sintética e no intervalo de temperatura de 40 até 600 C. Esperamos correlacionar a morfologia e nível dos danos de corrosão sob tensão em função dos parâmetros de testes, a fim de ampliar a compreensão da importância do mecanismo de corrosão sob tensão nas falhas dos arames. O projeto permitirá o aprofundamento da inserção da Universidade Federal de Sergipe em pesquisas continuadas sobre o tema, inclusive em caráter interinstitucional, bem como o aumento de indicadores de produção científica.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sandro José de Andrade

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • leite: o ouro branco de minas gerais
  • No Brasil o interesse de jovens pela ciência geralmente não é despertado nas aulas convencionais onde os assuntos são tratados geralmente de forma abstrata e distante da realidade do aluno. Diante disso, a utilização de um tema gerador como o leite, que faz parte do cotidiano dos alunos de Minas Gerais pode aumentar o interesse dos mesmos pela ciência. O proponente dessa chamada coordenou dois projetos do CNPq envolvendo a parceria entre escola pública e universidade (Chamada CNPq/Vale S.A., 05/2012, processo 474546/2012-1 e Chamada CNPq/Petrobrás, 18/2013, processo 409943/2013-4). Em ambos projetos obteve-se ótimos resultados, inclusive com publicação de artigo científico. O trabalho proposto pretende convidar os demais professores da escola para um trabalho interdisciplinar utilizando a temática “leite”. Isso poderá potencializar o trabalho e atingir um público muito maior. O trabalho terá continuidade nas escolas envolvidas, principalmente, através de Trabalhos Final de Graduação (TFG).
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • 12/01/2021-31/07/2022