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Eloane Malvessi
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de filmes ativos e nanocompósitos para incorporação de ácidos aldônicos produzidos por células imobilizadas de zymomonas mobilis
Resumo:
Os ácidos lactobiônico e maltobiônico, seus sais derivados, e sorbitol podem ser obtidos via processos químicos, eletrolíticos ou bioquímicos. Do ponto de vista biotecnológico e ambiental, a rota bioquímica é mais atraente. Nesse contexto, destaca-se a utilização do complexo enzimático periplasmático glicose-frutose oxidorredutase/glicono-δ-lactonase (GFOR/GL) presente em células da bactéria Zymomonas mobilis. Ácido lactobiônico ou ácido maltobiônico e/ou sais derivados são formados, em base equimolar com sorbitol, quando lactose ou maltose, respectivamente, são usadas como substratos em associação à frutose. Este processo de bioconversão, separação, purificação e caracterização dos produtos vêm sendo estudado com sucesso pelo grupo proponente. Atendendo aos interesses e demandas do mercado por processos de menor impacto ambiental, é desejável a entrada de produtos inovadores em setores industriais distintos. Devido às propriedades antioxidante, acidificante e antimicrobiana dos ácidos lactobiônico e maltobiônico, já relatadas na literatura, o foco de uso é direcionado, em maior grau, para cosméticos. Entretanto, os ácidos aldônicos, de modo geral, tem potencial para incorporação em filmes e nanoestruturas com propriedades ativas e/ou de liberação controlada, lacunas identificadas em segmentos como o de alimentos e farmacêutico. O devido estudo é potencializado ao atender os atributos funcionais, nutricionais e de aparência dos produtos que, ao serem caracterizados físico-quimicamente e com enfoques microbiológico, antioxidante e citotóxico, garantem a qualidade, segurança e maior vida útil aos produtos. Considerando o referido grau de desenvolvimento do processo de obtenção dos ácidos aldônicos e sais derivados, a proposta do projeto é direcionada ao desenvolvimento de filmes, revestimentos e nanoestruturas lipídicas e/ou poliméricas biodegradáveis com propriedades bioativas resultantes da incorporação dos ácidos aldônicos produzidos por Z. mobilis.
Instituição/UF/País:
Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
Vigência:
13/05/2022-31/05/2025
Eloisa Dutra Caldas
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação do potencial antidepressivo da ayahuasca em ratos wistar induzidos a depressão com lipoporissacarideo
Resumo:
A depressão pode ser atribuída ao desequilíbrio ou deficiência de neurotransmissores, hipótese apoiada pela ação de várias classes de antidepressivos, que bloqueiam a recaptação de norepinefrina e/ou serotonina e dos inibidores de monoamina oxidases (MAO). O fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) tem um papel crucial na depressão como regulador central da neuroplasticidade no hipocampo. Os fármacos disponíveis para o tratamento possuem limitações, e estudos têm mostrado ser a ayahuasca (Aya) uma possível opção terapêutica. A ayahuasca é uma bebida de uso ancestral produzida pela cocção do cipó Banisteriopis caapi, que contém as β-carbolinas harmina, tetrahidroharmina (THH) e harmaline, inibidoras da MAO, e das folhas de Pysicotria viridis, que contém o N,N dimetiltriptamina (DMT), agonista dos receptores de serotonina. Estudo anterior conduzido pelo nosso grupo (Colaço et al., 2020) mostrou que a ayahuasca aumentou os níveis cerebrais de serotonina, o turnover de dopamina e de BDNF no hipocampo de ratos Wistar. Esse projeto tem como objetivo investigar esse potencial utilizando ratos Wistar induzidos a depressão com lipopolissacarídeo (LPS), um modelo validado para avaliação de novos fármacos, por meio da quantificação de monoaminas e de BDNF em diferentes regiões cerebrais e avaliar parâmetros comportamentais. Adicionalmente será avaliado o número de progenitores neuronais, neurônios e células em proliferação celular. Serão utilizados 78 animais divididos em 6 grupos: controle salina, controle LPS, Aya 0.5 (a dose ritualística) + LPS, Aya 1 + LPS, Aya 2 + LPS e controle positivo (fluoxetine + LPS). Após 14 dias, os animais serão submetidos aos testes de campo aberto e natação forçada, posteriormente decapitados e o cérebro dissecado para obtenção do córtex pré-frontal, núcleo accumbens, estriado e hipocampo, que serão analisados por LC-MS/MS quanto aos níveis de dopamina, serotonina, norepinefrina e seus metabólitos, de BDNF e ensaios imunohistoquímic
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Elson de Assis Rabelo
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fotografia negra e construção da cidadania na bahia contemporânea
Resumo:
Este projeto tem como objetivo analisar a produção fotográfica dos integrantes do coletivo Zumvi Arquivo Fotográfico, que se deu no período da redemocratização e da Nova República, no Brasil. Situado em Salvador, Bahia, o coletivo de fotógrafos se constituiu em arquivo, em 1990, a partir da reunião de diferentes olhares, trajetórias e artefatos, voltados especialmente para as culturas da diáspora negra na Bahia, como os blocos afro, as práticas estéticas, as religiões e a organização quilombola. O projeto pretende fazer uma análise iconológica das séries temáticas de imagens, relacioná-las com sua autoria diversificada dentro do arquivo, com suas formas de circulação e com as questões sociais referidas aos modos contemporâneos de ser cidadão negro na Bahia e no Brasil, a partir das desigualdades de raça e classe, da afirmação política das identidades negras pelos movimentos sociais e da agenda de políticas públicas para os grupos negros.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Vale do São Francisco - PE - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Elton Casado Fireman
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
saberes docentes mobilizados na construção de sequências de ensino investigativo
Resumo:
Este projeto propõe uma pesquisa em formação de professores, gerida por três grupos de pesquisa de Universidades nordestinas diferentes, e apresenta como sujeitos da pesquisa professores de escolas da cidade, do campo, quilombolas e de educação indígena. Parte da formação de professores de anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Ensino de Ciências por Investigação, tendo como alvo a promoção da Alfabetização Científica. Pretende fomentar discussões teóricas e momentos de planejamento, de maneira colaborativa, de Sequências de Ensino Investigativo (SEI), envolvendo professores dos anos iniciais (pedagogos) e licenciandos de química, física e biologia, bem como a aplicação da SEI e avaliação didático-pedagógica dessa aplicação nas respectivas turmas dos pedagogos sujeitos da pesquisa. Diante da diversidade dos sujeitos envolvidos e do caráter colaborativo da pesquisa, apresenta-se como questão: como se mobilizam os saberes dos professores dos anos iniciais, ao planejar uma sequência de ensino investigativo na perspectiva da Alfabetização Científica em um curso de formação continuada? E tem como objetivo geral analisar os saberes mobilizados por professores dos anos iniciais juntamente com os licenciandos de química, física e biologia, ao planejarem e aplicarem uma Sequência de Ensino por Investigação, na perspectiva da Alfabetização Científica em um curso de formação continuada. A hipótese aqui defendida é a de que os professores produzirão conhecimento sobre o ensinar a aprender Ciências a partir de abordagem didática investigativa e esses conhecimentos poderão ser analisados, constituindo o objeto de pesquisa a ser investigado aqui: os saberes docentes. A obtenção dos dados será por vídeogravações durante todo o processo, com posterior transcrição. O tratamento dos dados se dará com a técnica da Análise de Conteúdo e a análise, após a construção das categorias, será a partir de episódios e turnos, estabelecendo uma relação entre os dados e a teoria estudada.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Elton de Lima Borges
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
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Currículo
Título do Projeto:
rondociência: feira de ciências como ferramenta de formação e transformação social na região central de rondônia.
Resumo:
O projeto visa atuar junto às escolas públicas estaduais, dos municípios de Presidente Médici, Ji-Paraná, Alvorada do Oeste, Urupá, Teixeirópolis, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União e Vale do Paraíso, por entender-se, que a educação é primordial no desenvolvimento de um país mais digno a todos os seus cidadãos e principal instrumento de empoderamento, transformação socioeconômica, de preservação da natureza, resgate da cultura e dos saberes endógenos. Entende-se que o projeto contribuirá com o imperativo de implicar a comunidade educacional em planejar, construir, analisar, repensar e estabelecer métodos e instrumentos de formação coletiva, contemplando as concepções de ciência, valores, vida e as diversificadas visões de mundo. A feira de ciências será realizada levando em consideração trabalhos originais no formato de resumo, e apresentação dos experimentos. Também serão realizados outras oficinas, palestras e minicursos além de uma mostra de Mangá, onde serão escolhidos os melhores temas com linhas temáticas de ciências. Com a realização da feira de ciências, pretende-se que ocorra um aumento do interesse e maior entendimento por parte dos alunos em relação à disciplina de Ciências Exatas e da Terra.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Rondônia - RO - Brasil
Vigência:
23/02/2022-29/02/2024
Elton Luiz Nardi
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização
Resumo:
As políticas de regulação educacional por resultados exercem direcionamento e controle em consonância com padrões de qualidade referenciados no capital, em cuja ação regulatória figuram medidas de accountability identificadas com pressupostos da chamada New Public Management (NPM). Tendo em vista essa realidade, o projeto enfoca a ação de governos de municípios brasileiros para afirmação da accountability na gestão da educação pública e repercussões dessa afirmação para o governo democrático da educação. Nesse sentido, indaga sobre encaminhamentos político-práticos sintonizados com políticas de regulação educacional por resultados que denotam o forjamento da afirmação da accountability como mecanismo de gestão da educação pública e como esses encaminhamentos rebatem no plano da democratização da gestão escolar. Busca avançar na análise de como tem sido operada a afirmação desse modelo de accountability, sob a hipótese de que, além de ser vivido pelas escolas, ele deva ser incorporado e credibilizado como mecanismo de gestão educacional, segundo a racionalidade que o caracteriza e os fins para os quais se destina. Os rebatimentos desse processo de afirmação na democratização da gestão escolar constituem, portanto, o ponto de chegada da análise. O campo empírico compreende cinco capitais Florianópolis, São Paulo, Goiânia, Palmas e Fortaleza , uma de cada região geográfica do país. A concentração na esfera municipal visa considerar uma diversidade de contextos em que se situa o fenômeno e a circunstância do envolvimento massivo dos municípios com uma malha de políticas de regulação por resultados, cuja marca principal são os sistemas de avaliação externa e os mecanismos de accountability a eles consociados. A estratégia metodológica compreende o levantamento e análise de documentos, discursos, matérias, notícias, programações, orientações oficiais e outros, e realização de entrevistas com gestores públicos e gestores escolares das redes de ensino pesquisadas.
Instituição/UF/País:
Universidade do Oeste de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Elucir Gir
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
efeitos e consequências da pandemia da covid-19 entre profissionais de saúde.
Resumo:
O surgimento da pandemia da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) reforçou a importância da adesão das medidas de controle e prevenção de infecção nos serviços de saúde, sendo a adesão às precauções padrão e das precauções de específicas de fundamental importância para reduzir o risco de transmissão do SARS-COV- 2 entre os profissionais e pacientes nos serviços de saúde. Os efeitos físicos, psicológicos e sociais decorrentes da COVID-19 são significativos e reconhece-los e propor soluções adequadas é prioritário no contexto atual. Esta proposta objetiva analisar os efeitos físicos, psicológicos e sociais decorrentes do enfrentamento da pandemia da COVID-19, vivenciados pelos profissionais no contexto da assistência direta à saúde, bem como construir e validar materiais educativos audiovisuais para prevenção e controle. Trata-se de um estudo misto que será realizado em duas etapas. A primeira visa realizar um diagnóstico situacional por meio de um estudo transversal analítico sobre os efeitos da pandemia da COVID-19 sobre as repercussões, consequências, exposição ao risco e adoecimento, adesão às normas de prevenção e problemas de saúde mental enfrentadas pelos profissionais de saúde em diferentes regiões do Brasil. Serão convidados e recrutados de forma online, profissionais de saúde de diferentes regiões do Brasil, de ambos os sexos, que atuam no contexto da assistência nos diferentes níveis de atenção à saúde e que estejam dentro dos seguintes critérios de inclusão: ter cuidado de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado da COVID-19, ter acesso à internet. Para a coleta de dados será utilizado um questionário eletrônico que será validado por um comitê de nove juízes quanto à forma e conteúdo e será construído na plataforma virtual Survey Monkey ®. O questionário será validado quanto ao conteúdo por especialistas na temática e será dividido em seis partes: 1. Formulário de Informações Gerais; 2. Formulário de Informações Profissionais; 3. Escala de Cumprimento com as Precauções-Padrão: composta por 20 itens que avaliam o cumprimento às medidas de PP. 4. Dados sobre a adesão às medidas de precauções recomendadas para prevenção e controle do COVID-19; 5. Medidas de prevenção e controle no convívio familiar (EPI) 6. Escala de Determinantes sociocognitivos na adesão às precauções-padrão: com 24 itens avalia os obstáculos e dificuldades na adesão aos EPI. Após versão final do questionário será gerado um link para acessá-lo, por meio das plataformas digitais (e-mail, facebook, Instagram, sites e whatsapp), que serão direcionados para a Plataforma Survey Monkey® e terão acesso ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após aceite em participar do estudo terão acesso ao questionário online que será disponibilizado para acesso por computador ou dispositivos móveis (celular). Os dados serão analisados utilizando estatística descritiva para caracterização dos participantes. Serão calculadas medidas de tendência central, e prevalências. Serão utilizados os testes paramétricos e não paramétricos, quando apropriados. Modelos de regressão logística serão realizados para identificar potenciais fatores independentes associados à adesão, às precauções-padrão, os obstáculos para ao uso adequado dos EPI, à prevalência de lesões por pressão decorrentes dos EPI e aos problemas de saúde mental. Valores de p < 005 serão considerados significativos. Na segunda etapa do estudo será conduzido estudo metodológico que será constituído pela construção de materiais educativos (vídeo e e-book) e validação por juízes e por representantes do público-alvo. Para tal serão adotadas as recomendações para construção de materiais audiovisuais, a partir da pré-produção (validação dos roteiros e storyboard), produção e pós-produção. Na fase de pré-produção serão validados roteiros que consistirão na descrição nas técnicas e cenas que serão elaboradas no vídeo. Na fase seguinte, a produção do vídeo será constituída pela filmagem das cenas descritas na pré-produção seguindo o roteiro das técnicas validadas por especialistas. A elaboração da filmagem contará com apoio de profissionais de multimídia para captação das imagens de boa qualidade e será realizado no laboratório de prática clínica do Centro de Simulação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Na última fase de pós-produção será constituída pela edição das cenas gravadas, narração, textos e também dos áudios. Esta fase será realizada pelas pesquisadoras e por profissionais de multimídia com experiência na produção de vídeos educativos. Após a conclusão da pós-produção o vídeo será validado por especialistas em audiovisual e na temática e pelo público-alvo utilizando roteiro utilizando questionário para validação baseados na Suitability Assessment of Materials (DOAK; DOAK; ROOT, 1996) e já adotado em outro estudo (JESUS, 2017). Os dados serão analisados por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e será validado o material com índice igual ou superior a 0,80. O projeto será submetido à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) para apreciação.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
24/07/2020-23/08/2022
Elvis Terci Valera
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação pré-clínica (in vivo) do efeito citotóxico e radiossensibilizante do trióxido de arsênio (ato) em meduloblastoma do subgrupo shh.
Resumo:
O câncer cerebral é o tumor sólido mais frequente em crianças e adolescentes, sendo responsável pela maior taxa de óbito por neoplasia em pediatria. Dentre os tumores que acometem o sistema nervoso central, o meduloblastoma (MB) é o tumor maligno mais frequente. Pacientes com MB do subgrupo Sonic-Hedgehog (SHH) TP53-mutado apresentam prognóstico extremamente desfavorável com o tratamento padrão (cirurgia, quimioterapia convencional e radioterapia), além de importantes toxicidades com estas modalidades terapêuticas. Recentemente, nosso grupo de trabalho identificou efeitos citotóxicos e radiossensibilizantes in-vitro do trióxido de arsênio (ATO), uma droga inibidora da via SHH (inibidor de GLI, dentre outros efeitos). Com objetivo de contribuir para a melhora do prognóstico desses pacientes e reduzir toxicidades relacionadas ao tratamento, pretendemos avaliar a eficácia in vivo do ATO, isoladamente e em combinação com a radioterapia utilizando modelos de tumor (MB) ortotópico em camundongos. Camundongos nude serão submetidos a implante ortotópico de duas linhagens celulares tumorigênicas de MB (DAOY e ONS-76). Nos animais tratados, o ATO será injetado, por via intraperitoneal, na dose de 05 mg/kg isolado por 10 dias ou em combinação com a radioterapia (dose total de 12,5 Gy dividida em 05 frações de 2,5Gy) nos 05 dias iniciais do uso da droga. Além da sobrevida, após a eutanásia, serão avaliados, por imunohistoquimíca (IHQ) e PCR, o grau de apoptose, vibilidade celular e envolvimento de genes da via GLI neste processo. A sobrevida dos animais será avaliada pelo método de Kaplan-Meier, com comparação de desfechos pelo teste de log-rank, com valor de significância <0,05. Análise comparativa dos dados de IHQ e PCR por ANOVA, com pós-teste de Bonferroni. Esperamos avaliar se os achados in-vitro dos efeitos desta terapia inovadora estejam também presentes no modelo in-vivo animal, podendo servir de subsídio para testes clínicos futuros.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Elysângela Dittz Duarte
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
determinantes sociais de saúde, a qualidade de vida e o funcionamento de famílias de crianças nascidas prematuras
Resumo:
O funcionamento familiar (FF) e a qualidade de vida (QV) da criança e seu cuidador podem ser desfechos importantes em investigações que considerem as iniquidades socioeconômicas. Isto pelo potencial destas iniquidades produzirem impactos imediatos e futuros em suas vidas. A família desempenha papel crítico na vida de crianças que precisam de cuidado continuado, como as nascidas pretermo (PT). Pressupõem-se que a intensidade do cuidado e a vigilância que as crianças PT requerem podem afetar a QV dos cuidadores e família e FF, que por sua vez podem ser influenciados por suas condições de vida. Considerando a magnitude da repercussão do nascimento PT, número substancial de investigações têm sido realizadas, com foco no adoecimento ou intervenções. Os achados oferecem compreensão limitada sobre variáveis que podem ser modificadas e reduz a condição dos profissionais desenvolverem ações que atendam às necessidades específicas das famílias e suas crianças nascidas PT. Portanto, propõe-se estudo de métodos mistos do tipo paralelo convergente orientado pelo referencial de DSS. Serão participantes os cuidadores de crianças nascidas < 37 semanas. Serão incluídas todas as crianças nascidas PT nos cenários do estudo nos primeiros 6 meses de coleta e que preencherem os critérios estabelecidos. Os cenários incluem 3 instituições hospitalares do Brasil localizadas em Belo Horizonte (MG), Divinópolis (MG) e Feira de Santana (BA). Os dados serão coletados por meio de questionário, escalas validadas e entrevista semi-estruturada, sendo a elaboração e seleção dos instrumentos orientados pelo referencial teórico e uso pelos pesquisadores em outras investigações. Os dados quanti e qualitativos serão analisados separadamente e também por cenários buscando-se seus aspectos específicos. Posteriormente será feita a comparação entre os cenários e a mixagem dos dados quanti e quali, os quais serão discutidos à luz do referencial e da literatura existente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
07/03/2022-31/03/2025
Elyson Ferreira de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
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Currículo
Título do Projeto:
governança fundiária em terras urbanas da amazônia legal
Resumo:
Este projeto contempla a linha de pesquisa das área temática 3, que aborda respectivamente estudos sobre: Abordagem por bioma aplicada a municípios ou regiões funcionamento e resiliência de ecossistemas, condições locais, biodiversidade e sustentabilidade. O objetivo é investigar a importância da governança fundiária para a formulação de políticas públicas de sustentabilidade urbana, planejamento, gestão territorial e ambiental. Para tal finalidade iremos A execução deste projeto será realizada por meio da cooperação multi e interdisciplinar de três Instituições: Universidade Federal do Acre (UFAC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) . Em função de a equipe ser formada por pesquisadores e professores já vinculados aos Programas de Pós-Graduação das Universidades partícipes, destacamos que as atividades de ensino, pesquisa e extensão terão continuidade durante a vigência e após o encerramento do referido projeto. Este é um primeiro esforço que no curto, médio e longo prazos trarão algumas experiências importantes dentre elas: O compartilhamento mútuo de experiências entre professores, pesquisadores e alunos de Pós-Graduação de regiões diferentes, além da possibilidade de difundir esses conhecimentos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, resultará na possibilidade de fortalecimento das ações para a formulação de políticas de Estado e serviços governamentais com resultados satisfatórios para as Instituições envolvidas. A possibilidade de produzir e publicar pesquisas cujo caráter interdisciplinar de diferentes regiões, áreas de conhecimento e de concentração de pesquisa como: sustentabilidade urbana, planejamento, gestão territorial e ambiental, garantindo uma riqueza de conhecimento e troca de experiências sobre a temática apresentada.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Acre - AC - Brasil
Vigência:
21/12/2020-31/12/2023
Emanuel Araújo Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
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Currículo
Título do Projeto:
cianovant: desenvolvimento de plataforma integrada de monitoramento e alerta de florações de cianobactérias
Resumo:
As consequências do lançamento de efluentes sem o devido tratamento nos ecossistemas aquático aumentam a concentração de nutrientes nesses ambientes, sendo uma das consequências a dominância de cianobactérias. Um aspecto importante é que muitas cianobactérias formadoras de florações produzem potentes toxinas, as quais já foram relacionados à morte em todo o planeta. Casos como na cidade de Caruaru-PE, no ano de 1996, quando mais de 65 pacientes de uma clínica de hemodiálise faleceram em razão de uma contaminação na água, utilizada nas sessões com uma toxina produzida por cianobactéria. Recentemente, estudos tem relacionado a toxina com a potencialização do vírus da Zika, o que pode ter tornado os casos de microcefalia mais severos. Pensando em agilizar as tomadas de decisões e otimizar os trabalhos de campo daqueles que tem a responsabilidade de monitorar a qualidade da água, o presente projeto propõe desenvolver uma plataforma em que Veículos Aéreos Não Tripulados (drones) fariam o monitoramento da densidade de cianobactérias nos reservatórios de abastecimento. Diante do exposto, esse projeto terá como objetivo contribuir com o aprimoramento de ferramentas para a modernização do monitoramento de florações de cianobactérias em reservatórios de abastecimento utilizando VANTs. Mais especificamente, propomos: Monitorar a densidade de cianobactérias em reservatórios de abastecimento localizados nas regiões da zona da mata e agreste do Estado de Pernambuco por meio de VANTs; Identificar espectros do imageamento, através de sensores multiespectrais em VANTs, que potencializam a identificação das florações; Investigar algoritmos que permitam a identificação automática destas florações nas imagens capturadas; Desenvolver uma plataforma de software em nuvem que forneça a infraestrutura para armazenamento, processamento, e visualização das informações geradas; e Desenvolver um aplicativo para a visualização da densidade de cianobactérias por meio de imagens obtidas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Emanuel Carrilho
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
organ on a chip uma abordagem integrada para pesquisas estratégicas nas áreas de nanofármacos, substituição de modelos animais e bioanalítica de sistemas biológicos
Resumo:
Todo desenvolvimento de um novo fármaco ou remédio envolve testes químicos e biológicos, começando com células e microrganismos, passando em animais, até finalmente chegar em humanos nos testes clínicos. O grande desafio no desenvolvimento de fármacos é o grande número de candidatos que se mostram promissores em testes iniciais, porém falham nos testes clínicos em humanos, levando a desperdício de tempo e de recursos. As falhas muitas vezes são devidas à discrepância entre o sistema biológico real e a cultura celular in vitro convencional, de modo que um fármaco pode ser altamente eficiente nos testes convencionais, porém falha no sistema real. Para minimizar os riscos para humanos, após os testes convencionais aplicam-se testes em animais, todavia, o uso de animais é cada dia mais eticamente questionado, uma vez que envolve sofrimento e sacrifício destes. Diante deste cenário, a tecnologia de organs-on-chips foi desenvolvida justamente para substituição de modelos animais, pois usa células humanas, arranja as células em uma arquitetura tridimensional, permite a comunicação entre órgãos e tecidos diferentes e, trata-se de um sistema dinâmico, em fluxo e gradiente de nutrientes. Assim, nossa hipótese é que construindo um sistema microfluídico, com vários tipos de tecidos celulares humanos, em um sistema único, conseguiremos obter melhor respostas antes dos testes clínicos, indo além do organ-on-chip, e criando modelos de human-on-a-chip. A avaliação da distribuição, metabolismo, e eficácia dos fármacos nos tecidos serão feitas por bioanálises, incluindo proteômica e metabolômica. Adicionalmente, avaliaremos a veiculação de fármacos via nanoemulsões nos sistemas microfluídicos criados, a fim de proporcionar o aumento de biodisponibilidade, biodistribuição e eficiência dos compostos ativos. A plataforma proporcionará estudos pré-clínicos mais completos e rápidos, agilizando a própria pesquisa em novos fármacos e formulações para terapia fotodinâmica.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
11/04/2022-30/04/2025
Emanuel Maltempi de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nanotecnologia aplicada ao desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19
Resumo:
No final de dezembro de 2019, várias autoridades chinesas de saúde relataram o surgimento de pacientes com pneumonia de causa desconhecida, mas que epidemiologicamente estavam ligados a um mercado de frutos do mar em Wuhan (Província de Hubei China). Poucos dias depois, comprovou-se que a pneumonia tinha origem viral causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. A doença causada foi denominada de COVID-19. A disseminação do SARS-CoV-2 teve uma escalada rápida, levando a OMS a declarar a COVID-19 uma pandemia em 11 de março de 2020. A pandemia de COVID-19 revelou a necessidade eminente de um método de vacinação para combater a doença e eventuais futuros surtos de infecção causados por outros coronavírus. Atualmente, a maioria das vacinas comerciais emprega patógenos atenuados para a imunização de humanos. Embora o emprego de organismos atenuados seja eficaz para a imunização, em certas condições, especialmente nas de imunocomprometimento, há o risco de que o organismo inoculado recupere sua patogenicidade. Por outro lado, a produção de vacinas com componentes do patógeno (proteínas ou peptídeos), aliada a uma técnica adequada de administração, tem se mostrado uma alternativa segura e eficaz para imunização contra doenças infecciosas. Nos últimos anos, o uso de nanopartículas como veículos para vacinas recebeu grande atenção para a entrega de antígenos e imunização. Entretanto, nanopartículas para vacinas devem atender os seguintes critérios: (i) proteger os antígenos de degradação proteolítica, (ii) facilitar a captação e o processamento de antígenos pelas células apresentadoras de antígenos e (iii) devem ser seguras para o uso humano. Nesse contexto, o polímero bacteriano denominado de polihidroxibutirato (PHB) surge como um substrato atrativo para a fabricação de nanopartículas funcionalizadas, visando a imunização humana. PHB é um poliéster hidrofóbico, insolúvel em água e com alta estabilidade na circulação sanguínea e nos tecidos. Além disso, PHB possui propriedades biodegradáveis e biocompatíveis já sendo adotado para a fabricação de implantes médicos e como carreador de medicamentos. Do ponto de vista econômico, o PHB é mais vantajoso do que outros materiais poliméricos utilizados para a fabricação de nanopartículas, pois pode ser produzido industrialmente por fermentação microbiana utilizando insumos agroindustriais de baixo custo e abundantes no Brasil. Micropartículas de PHB expondo antígenos superficialmente já foram utilizadas com sucesso para imunizar camundongos contra hepatite C e tuberculose, demonstrando respostas imunológicas do tipo Th1 que é particularmente relevante para a defesa persistente frente a patógenos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
24/07/2020-23/08/2022
Emanuel Negrão Macêdo
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
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Currículo
Título do Projeto:
sinagrebaux sinterização de agregado de resíduo de bauxita: análise dos processos de transfeência de calor e massa nas transformações de estado sólido
Resumo:
O processo Bayer consiste na extração da alumina através da digestão da bauxita em soda cáustica, em elevada temperatura e pressão. Neste processo é gerado um resíduo insolúvel conhecido como Rejeito de Bauxita (RB). Em geral, a produção de 1 Ton de alumina gera em torno de 2 Ton de RB e 1 Ton de CO2 e, no Pará, são produzidas cerca de 5 MTon/ano de RB. Outro problema econômico e ambiental no estado do Pará é o uso de agregados naturais para a construção civil. Estes são geralmente extraídos de leitos de rios ou de afloramentos graníticos. Neste contexto, configurado pela grande disponibilidade de RB e elevados custos na extração de agregados naturais (custos econômicos e ambientais), surge a oportunidade de se produzir agregados sintéticos com resíduos da mineração para atender a demanda. No entanto, se faz necessário o desenvolvimento de pesquisas fundamentais para estabelecer as variáveis importantes para o processo em escala industrial. Com essa visão, o grupo de pesquisa desta proposta conta experiência, adquirida ao longo dos anos, estudando a formação de estruturas sintéticas a partir de RB. O que se busca aqui é realizar um estudo fundamental com a hipótese de que o desenvolvimento de um modelo matemático, baseado nos fenômenos de transferência de calor e massa em uma matriz porosa que sofre transformações de fases no estado sólido, é capaz de estabelecer as variáveis ótimas do processo sinterização (taxa de aquecimento tempo de residência e consumo energético) com implicação nas propriedades do material sinterizado (formação de mulita secundária que confere maior densidade e resistência mecânica). Para este fim, deseja-se construir um pequeno forno resistivo para ensaiar a sinterização de corpos de prova de rejeito de bauxita e desenvolver um modelo computacional de transferência de calor e massa capaz de prever a formação de mulita secundária para relacionar com as propriedades mecânicas do agregado sinterizado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Emerson Augusto de Medeiros
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
licenciaturas - estudo curricular sobre a formação inicial de professores da educação básica em universidades públicas do rio grande do norte e da paraíba
Resumo:
No ano de 2019, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e da Base Nacional Comum (BNC-Formação), via Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro, no contexto das licenciaturas, especialmente nos núcleos docentes estruturantes, conforme publicações de Gatti (2021), Scheibe (2021) e Freitas (2021), inquietações que permeiam a organização curricular nas graduações se enfatizaram, mormente as questões sobre os conteúdos curriculares a serem contemplados pelos cursos. Esse aspecto implicou no (re)pensar, a nível nacional, a formação inicial docente nas licenciaturas, segundo produções acadêmicas das principais instâncias representativas da área educacional (ANPED e ANFOPE). O currículo oficial disposto nos projetos pedagógicos dos cursos vem sendo objeto de pauta em diferentes contextos acadêmicos. Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o currículo oficial de licenciaturas de três universidades públicas do Rio Grande do Norte e da Paraíba, a saber: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Como problema de pesquisa, pontua: como se organizam, em termos de conteúdos curriculares, as propostas de formação inicial docente nos cursos de licenciatura? Além dessa questão principal, destacam-se como norteadoras à pesquisa: qual a concepção de docência que perpassa o currículo oficial das licenciaturas? Como o estágio supervisionado e a prática como componente curricular se encontram planejadas nas licenciaturas? Quais conteúdos curriculares de natureza pedagógica são enfatizados nos currículos oficiais dos cursos? Em termos metodológicos, a pesquisa se centrará na análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos. Fará uso de entrevistas semiestruturadas com coordenadores das licenciaturas e de documentos normativos orientadores da formação docente nas instituições que ofertam os cursos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
Vigência:
24/03/2022-31/03/2025
Emerson Cleister Lima Muniz
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a gestão da experiência do cliente sob a ótica da customer knowledge management ckm: estruturação de um framework para suporte desta gestão em empresas de serviços
Resumo:
Experiência do cliente é tema de crescente importância no ambiente competitivo. Porém, muitas empresas ainda lidam com ela de modo analítico, empregando apenas métricas desta teoria, como Net Promoter Score (NPS), Customer Effort Score (CES) e Customer Satisfaction Score (CSAT) para sua gestão. Contudo, é necessário explorar a carga subjetiva das experiências e extrair elementos que auxiliem sua gestão, agregue valor em produtos/serviços e gere melhor relacionamento empresa/clientes. Especialmente em empresas de serviços onde este relacionamento é mais intenso e crucial na excelência do negócio. Neste sentido, Customer Knowledge Management CKM (Gestão do Conhecimento do Cliente), ramificação da Gestão do Conhecimento, vê experiência como conhecimento rico do cliente com potencial estratégico de sucesso no século XXI. Porém, ainda pouco explorado nas empresas, academia e pesquisa. Neste cenário, busca-se responder Como a Customer Knowledge Management pode auxiliar empresas de serviços na gestão das experiências dos clientes?. Para tanto, objetiva-se estruturar um framework para gestão da experiência do cliente em empresas de serviços tendo a CKM e seus processos como base central desta estrutura. A ideia é unir, em uma só estrutura, elementos suficientes (métodos, técnicas, ferramentas, processos e atores) que auxiliem gestores do setor de Customer Experience (CX) nesta gestão. Em termos metodológicos, de início utilizar-se-á Revisão Sistemática Integrativa para coleta de dados e Análise Temática para sua interpretação e análise e alcance dos primeiros marcos físicos do projeto. Na sequência, pretende-se aplicar Entrevistas, Questionários e Grupos Focais para consolidar estrutura do framework e seu alinhamento às demandas do mercado, utilizando empresas de serviços e especialistas em CX para tal. Por fim, projeta-se estudo de casos múltiplos em empresas para aplicar o framework e analisar suas contribuições para empresas e clientes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Emerson Gustavo de Souza Luna
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tópicos em física de partículas
Resumo:
Neste projeto pretendemos estudar alguns aspectos da interação forte em regimes que envolvam escalas nÃO-perturbativas, bem como a interação de neutrinos com outras partículas por meio da interação nuclear fraca. No caso da interação forte pretendemos calcular a função de estrutura longitudinal do próton. A função de estrutura longitudinal é diretamente relacionada à função de distribuição do glúon, sendo portanto um importante ingrediente no cálculo de observáveis. Buscamos desenvolver um método de QCD consistente para a descrição dos dados da seção de choque reduzida na região de pequeno-x. Usaremos como ponto de partida o formalismo teórico e computacional recentemente desenvolvido pelo nosso grupo, que leva em consideração o efeito de operadores de twist (de Wilson) de ordens superiores e cargas efetivas de QCD cujo comportamento no infravermelho é regulado por uma escala de massa dinâmica. As correções de twist de ordens superiores são obtidas a partir do formalismo de renormalons. No caso da interação nuclear fraca pretendemos investigar o papel de fenômenos não lineares e/ou auto-consistentes envolvendo neutrinos. O estudo dos processos não lineares coletivos em plasmas mediados por fluxos intensos de neutrinos, bem como a geração de campos magnéticos e sua interação com neutrinos, é um tema contemporâneo. A metodologia consiste em substituir as equações hidrodinâmicas válidas para elétrons não degenerados e não relativísticos pela sua versão para plasmas densos e relativísticos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Emerson Joucoski
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
x feira regional de ciências do litoral do paraná, versão 2021
Resumo:
A presente proposta refere-se à realização da X Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná, edição 2021, a ser promovida pelo Setor Litoral da UFPR com o apoio das escolas públicas da região, da secretaria municipal de Educação dos municípios envolvidos e do Núcleo Regional de Educação (NRE) dos sete municípios da região litorânea do Estado do Paraná que abrange os municípios de Morretes, Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. O evento se apresenta como uma necessidade condicionada por dois fatores: o primeiro é a atuação e os resultados obtidos pelo Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel) nas nove Feiras Regionais de Ciências realizadas, de 2011 a 2019, e demais atividades do projeto, cuja trajetória está sintetizada a seguir de forma a justificar a presente proposta. O segundo fator é o Projeto Político Pedagógico do Setor Litoral da UFPR (PPP, 2008), que tem como objetivos principais o desenvolvimento regional através do fortalecimento da Educação Pública. Desde sua implantação em 2005, a UFPR Litoral tem estabelecido parceria com todas as Secretarias Municipais de Educação dos sete municípios da região litorânea e com o Núcleo Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuando fortemente no desenvolvimento de projetos e feiras em escolas e comunidades, na formação dos profissionais da Educação através de seus cursos de licenciatura (formação inicial) e nos processos de formação continuada de educadores. Este cenário de integração entre ensino superior e básico já estabelecido e a experiência da equipe proponente em iniciativas como as Feiras Regionais de Ciências, de 2011 a 2019 de forma ininterrupta2, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 2009 a 2019 de forma ininterrupta, a implantação de Clubes de Ciências nas escolas (descritos a seguir) e demais ações desenvolvidas pelo LabMóvel, cria ambiente propício para a realização de um evento como a Feira de Ciências, integrando ainda mais as diferentes esferas do ensino público e fortalecendo o crescente movimento da Educação Científica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
30/12/2020-31/12/2022
Emerson Joucoski
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
11ª feira regional de ciências do litoral do paraná - 2022
Resumo:
Proposta à realização da XI Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná, edição 2022, a ser promovida pelo Setor Litoral da UFPR com o apoio das escolas públicas da região, da secretaria municipal de Educação dos municípios envolvidos e do Núcleo Regional de Educação (NRE) dos sete municípios da região litorânea do Estado do Paraná que abrange os municípios de Morretes, Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. O evento se apresenta como uma necessidade condicionada por dois fatores: o primeiro é a atuação e os resultados obtidos pelo Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel) nas nove Feiras Regionais de Ciências realizadas, de 2011 a 20211, e demais atividades do projeto, cuja trajetória está sintetizada a seguir de forma a justificar a presente proposta. O segundo fator é o Projeto Político Pedagógico do Setor Litoral da UFPR (PPP, 2008), que tem como objetivos principais o desenvolvimento regional através do fortalecimento da Educação Pública. Desde sua implantação em 2005, a UFPR Litoral tem estabelecido parceria com todas as Secretarias Municipais de Educação dos sete municípios da região litorânea e com o Núcleo Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuando fortemente no desenvolvimento de projetos e feiras em escolas e comunidades, na formação dos profissionais da Educação através de seus cursos de licenciatura (formação inicial) e nos processos de formação continuada de educadores. Este cenário de integração entre ensino superior e básico já estabelecido e a experiência da equipe proponente em iniciativas como as Feiras Regionais de Ciências, de 2011 a 2021 de forma ininterrupta, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 2009 a 2021 de forma ininterrupta, a implantação de Clubes de Ciências nas escolas (descritos a seguir) e demais ações desenvolvidas pelo LabMóvel, cria ambiente propício para a realização de um evento como a Feira.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
09/12/2021-31/12/2023
Emilio Ernesto Paladino
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Mecânica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de modelos numéricos para escoamentos multifásicos com múltiplas escalas de interface e aplicação ao escoamento em constrições
Resumo:
Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento, implementação e validação de modelos para escoamentos multifásicos complexos, envolvendo múltiplas escalas de interfaces, visando uma aplicação industrial que consiste no desenvolvimento de sensores de vazão em linha para escoamentos bifásicos. No entanto, os modelos a serem desenvolvidos pretendem ser de aplicação geral e se constituem em uma importante contribuição ao corpo de conhecimento atual no assunto, com potencial de aplicação a outros problemas ou processos industriais envolvendo escoamentos multifásicos com morfologias complexas. Modelos para simulação de escoamentos multifásicos em aplicações industriais tem sido desenvolvidos com sucesso na últimas décadas. Contudo, diversos aspectos relacionados ao fechamento destes modelos, necessários devido a impossibilidade da resolução numérica de todas as escalas envolvidas, ainda apresentam espaços significativos para melhorias, em particular, quando envolvem escoamentos com arranjos de fases com morfologias complexas. Estes desenvolvimentos envolverão estudos transversais de caráter fundamental em aspectos como turbulência e escoamentos na presença de interfaces, necessários para o desenvolvimento de modelos adequados de fechamento, que certamente contribuirão com a ampliação do corpo de conhecimento no assunto. Além disso, o desenvolvimento de modelos de fechamento será baseado no uso de redes neurais, o que constitui em um riquíssimo e muito atual assunto de pesquisa. Uma aplicação industrial será também desenvolvida como parte do projeto, que visa o desenvolvimento de sensores de vazão multifásicos robustos e de baixo custo, baseados em dispositivos de aceleração (ex. placa orifício), onde também serão utilizados modelos de redes neurais para correlacionar os sinais transientes de pressão, com o padrão de escoamento e com as vazões de fases. Estudos experimentais neste assunto, já em andamento, serão utilizados subsidio e validação dos modelos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
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