Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
ASSOCIACAO ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Associação Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Ensino Médio 03 do Gama
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO TECNICA TALMO LUIZ SILVA
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário FECAP
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Departamento de Polícia Federal
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Estadual Floriano Viegas Machado
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade Cásper Líbero
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Evangélica Goianésia
Faculdade Sudoeste Paulista
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Butantan
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital São Rafael
Hospital Universitário da UFSCar/Ebserh
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
IEMA
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto de Botânica
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Economia Agrícola
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Educação Científica
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - DF
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Ceará - campus Pecém
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos
Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
Instituto Integrado
Instituto Internacional de Ecologia
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MIL TECNOLOGIA E INOVACAO DO BRASIL LTDA
MUNICIPAL DE SÃOVICENTE FERRER MARANHÃO - PMSFM
Museu Paraense Emílio Goeldi
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
PREFEITURA MUNICIPAL
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Amargosa
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
Prefeitura Municipal de Eusébio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de João Pessoa
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Mossoró
Prefeitura Municipal de Nova Venecia
Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba
Prefeitura Municipal de Recife
Prefeitura Municipal de São Paulo
Prefeitura Municipal de Tangará
Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Prefeitura Municipal de Várzea Grande
PREFEITURA MUNICIPAL DO PAULSITA-PE
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
S B I
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria da Educação de Goiás
Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal
Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Internacional de Pesquisa Científica
U. I. BERNARDO ALVES RODRIGUES
UNIDADE EXECUTORA DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL ANTONIO DE AGUIAR
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade da Região da Campanha
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade do Contestado
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amapá
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Grande Rio
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro Oeste
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade Ibirapuera
Universidade Iguaçu
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Metodista de Piracicaba
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vale do Rio Doce
VOAR TEATRO DE BONECOS
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Estevam Barbosa de Las Casas
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de um novo protótipo de haste intramedular bloqueada, composta de associação de poliéster e fibra de vidro, como alternativa para osteossíntese de fraturas diafisárias de ossos longos
Resumo:
Componentes metálicos vêm sendo amplamente utilizados no tratamento de fraturas em ossos longos. Entretanto, por possuir propriedades mecânicas distintas do osso, tais implantes reduzem a carga esperada sobre o tecido vivo, promovendo reabsorção óssea que pode resultar em retardo ou mesmo falha na consolidação. O grupo de pesquisa em Biomecânica da UFMG vem testando materiais alternativos para implantes que possuam características mecânicas semelhantes ao tecido ósseo em forma de haste intramedular bloqueada. Dentre eles, os melhores resultados foram obtidos com o composto de poliéster e fibra de vidro, entretanto ainda se observaram algumas limitações em sua indicação clínica, devido à propensão para fraturas longitudinais na haste e ausência de um aparato adicional que garanta a centralização dos parafusos de bloqueio. O presente projeto pretende avançar sobre este horizonte do conhecimento, desenvolvendo e testando, em modelos ex vivo e in vivo, um novo protótipo de haste intramedular bloqueada, confeccionado com o compósito de poliéster e fibras de vidro, e dotado de um guia externo, que permita a inserção padronizada dos parafusos de bloqueio.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-31/12/2023
Estevam Guilherme Lux Hoppe
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
pesquisa de patógenos em lebres europeias (lepus europaeus pallas, 1778, lagomorpha: leporidae) no brasil
Resumo:
Invasões biológicas representam ameaça à biodiversidade em todo o mundo. A lebre europeia (Lepus europaeus) é uma espécie invasora que foi introduzida na América do Sul pela Argentina e Chile, alcançando o Brasil pela fronteira com o primeiro, graças à alta plasticidade ecológica e elevada taxa de reprodução. Os impactos ecológicos da invasão pela lebre europeia ainda são pouco conhecidos, porém estes animais podem atuar como reservatórios e disseminadores de doenças, tornando-se uma ameaça para as espécies silvestres nativas, animais domésticos e humanos. Diversos agentes patogênicos, tanto de importância em saúde animal quanto em saúde humana, já foram diagnosticados nesses animais em outras partes do planeta, entretanto, não há dados no Brasil. O presente estudo visa determinar a presença de patógenos relevantes à abordagem de Saúde Única através de métodos diretos e indiretos. Entre os agentes, destacam-se helmintos(morfologia e cPCR seguida de sequenciamento), coccídeos intestinais (morfologia de oocistos esporulados), Toxoplasma gondii (RIFI, bioensaio em camundongos e genotipagem por PCR multiplex, nPCR e RFLP-PCR), Leishmania spp. (cPCR seguido de sequenciamento), Brucella spp. (AAT), Leptospira spp. (MAT) e vírus do mixoma (ELISA e cPCR seguido de sequenciamento), relacionando características do hospedeiro como localidade, idade, sexo, condição corporal e fase reprodutiva com os indicadores de infecção dos patógenos e lesões macro e microscópicas. A equipe já desenvolve pesquisas com a espécie desde 2020 e tem resultados preliminares interessantes. Para tal, serão colhidas amostras de um mínimo de 60 lebres em São Paulo e Paraná, com adição de dados e amostras de 27 animais já capturados. Além da equipe envolvida no projeto, a participação de manejadores de fauna experientes asseguram sucesso de 0,54 lebres/h de esforço amostral. Os resultados do estudo serão úteis para subsidiar planos de manejo estaduais e/ou nacionais dessa importante espécie invasora.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Estevan Leopoldo de Freitas Coca
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
concertações políticas do campesinato e transição agroecológica na região sul e sudoeste de minas gerais
Resumo:
Por meio desse projeto de pesquisa pretendemos realizar um diagnóstico sobre o processo de transição agroecológica como parte da questão agrária atual, estudando o Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da região Sul e Sudoeste de Minas Gerais, implementado pela lei nº. 23.939, de 23 de setembro de 2021. Os(as) pesquisadores(as) proponentes têm integrado o Polo através de núcleos de pesquisa e outras articulações coletivas que visam contribuir com a promoção da agroecologia na região. Buscaremos responder ao seguinte questionamento: existe uma concertação política do campesinato em torno do Polo com a finalidade de gerar a transição agroecológica no Sul e Sudoeste de Minas Gerais? Para isso, adotaremos os seguintes procedimentos metodológicos: i) levantamento qualiquantitativo sobre a agroecologia, a questão agrária, a agricultura e a alimentação na região; ii) visitas técnicas para mapeamento aéreo de unidades de produção em transição agroecológica; iii) entrevistas com dirigentes de todas as 11 representações coletivas que integram o Polo e; iv) participação em reuniões e eventos desse espaço. Avaliaremos a hipótese de que apesar de os coletivos e instituições que integram o Polo terem objetivos diversificados (grupos de produtores, consumidores, universidades, movimentos sociais etc.), eles têm criado uma concertação política com a finalidade de estabelecer a transição agroecológica na região. Conhecer essa realidade pode contribuir com os estudos sobre o papel do campesinato e da agroecologia na questão agrária contemporânea.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Estevão do Nascimento Fernandes de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biologia Geral
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
os sons do bioma cerrado
Resumo:
O contato com a natureza proporciona melhorias na saúde e sensação de bem estar nos seres humanos, reduzindo o estresse, aumentando o foco e atenção e despertando diferentes emoções. Estes efeitos benéficos são resultados da interação dos cinco sentidos humanos com o seu meio, e entre eles, a audição, ou a percepção dos sons ocupa um papel de grande importância. O conjunto dos diferentes sons que compõem um ambiente é chamado de paisagem sonora e pode ser dividido em sons de fontes biológicas, os sons geofísicos, e os antropogênicos. As paisagens sonoras estão ameaçadas com o aumento da poluição sonora causada por fontes antropogênicas, como a expansão das cidades, o desmatamento e a redução da biodiversidade. O estudo dos efeitos da paisagem sonora, tanto em seres humanos quanto em animais é um tema transversal, englobando tanto áreas da ecologia quanto a fisiologia, o comportamento animal, e a saúde mental e física do ser humano. Com o avanço das fronteiras antrópicas e a expansão das cidades, a perda de áreas naturais e consequentemente seus serviços ecossistêmicos expõe a necessidade de pesquisar o efeito da perda dessas funções, e compartilhar seus resultados e consequências com a comunidade, para que esta seja também participativa em questões de proteção e preservação da natureza e da biodiversidade. O Jardim Botânico de Brasília abriga diferentes fitofisionomias do bioma Cerrado, além de 500 hectares abertos à visitação, e um público estimado em 30 mil visitantes mensais, sendo um importante centro gerador de informações sobre o bioma, com atendimentos em educação ambiental e a Biblioteca Digital do Cerrado como componentes principais de disseminação do conhecimento, e uma área privilegiada para se estudar a paisagem sonora do Cerrado.
Instituição/UF/País:
Jardim Botânico de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
08/10/2021-31/10/2023
Esther Jean Langdon
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inct brasil plural
Resumo:
Esta proposta tem como objetivo dar continuidade ao programa de pesquisa do Brasil Plural/IBP, que começou a funcionar como um INCT em 2009 a partir da iniciativa de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal do Amazonas, em parceria com outras instituições das regiões norte e sul do país, integradas em torno de um projeto de ciência contemporâneo e plural. O IBP conta atualmente com cerca de 60 pesquisadores associados e 25 convidados, e é um dos dez INCTs no campo das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e um dos três na área de Antropologia. Considerando a grande maioria dos INCTs, o IBP tem ainda uma particularidade que é a de articular e estimular a consolidação de redes de pesquisa que atuam em temáticas centrais da antropologia brasileira contemporânea. Sua proposta visa articular de forma transversal diferentes temáticas, em um programa de pesquisa e através de uma metodologia inovadora, que tem como focos centrais realizar pesquisas com alto impacto social e pensar uma ciência plural para o conhecimento e a construção de um Brasil plural, democrático e inclusivo de suas diversas populações, respeitando essa diferença e essa pluralidade. A proposta amplia a base institucional do INCT, incluindo não apenas novas instituições nas regiões que eram a base do projeto inicial, sul e norte, como uma nova região, o centro-oeste brasileiro. Além de pesquisadores de várias outras instituições e regiões. Essa ampliação da rede de pesquisadores e núcleos de pesquisa reforça a proposta de construção de um corpus etnográfico de pesquisas envolvendo diferentes comunidades, populações, grupos e localidades, buscando cartografar e dar visibilidade à pluralidade das experiências sociais brasileiras assim como delinear e rediscutir uma outra imagem sociocultural e ambiental do Brasil. As principais linhas de pesquisa são: 1) Saúde: Práticas locais, experiências e políticas públicas; 2) Cidadania e direitos; 3) Patrimônio, cultura e arte; 4) Saberes, políticas e socialidades em comunidades tradicionais. Essas linhas se desdobram em projetos bastante articulados com diversos dos temas e áreas estratégicas previstas na Chamada 16/2014 INCT-MCTI/CNPq/CAPES/FAPs, entre elas as de biotecnologia e uso sustentável da biodiversidade; agricultura; saúde e fármacos; desenvolvimento urbano e segurança pública. Os grandes desafios propostos pelo IBP são de ordem metodológica e epistemológica: 1) estruturar um programa de pesquisa articulado na forma de redes; 2) discutir e elaborar sobre as formas de impacto social da pesquisa antropológica; 3) buscar uma perspectiva de inovação e excelência que se traduza na renovação e criação permanente de formas de produção de conhecimento que considerem efetivamente a diversidade e a pluralidade; 4) dar visibilidade e promover a ação associada ao que fazemos, construindo instrumentos de democratização e acesso ao conhecimento científico e de devolução dos resultados dessas pesquisas às populações pesquisadas e aos órgãos públicos. Entre as diretrizes e eixos gerais que definem a especificidade do IBP, dois assinalamos como prioritários e que resumem nossa missão: 1) construir uma ciência plural, tanto no seu modo de operar quanto no reconhecimento de outros modos de conhecimento e de ação no mundo e na perspectiva dialógica e simetrizante da pesquisa junto às diferentes populações; 2) construir e consolidar um programa de pesquisas, que busque não somente mapear, cartografar, descrever ou retratar, a partir de uma perspectiva antropológica, diferentes realidades brasileiras em toda sua complexidade, mas que procure contribuir para a constituição de políticas públicas que garantam o direito à diferença e que respeitem a diversidade e a pluralidade da sociedade e da cultura no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
23/11/2016-30/11/2024
Esther Luna Colombini
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
bricsmart: aliança de tecnologia da informação e comunicação dos brics para utilização inteligente de recursos no combate a surtos de pandemia global
Resumo:
As pandemias podem ser definidas como surtos de doenças infecciosas em grande escala, resultando em potencial piora no quadro de saúde das pessoas e no aumento da mortalidade distribuídos por uma ampla área geográfica. Uma vez que uma pandemia tenha se iniciado, uma resposta coordenada deve ser implementada com foco na manutenção da consciência situacional, na disseminação de mensagens de saúde pública, na redução das taxas de transmissão e no cuidado e tratamento dos doentes. Uma infraestrutura de saúde pública capaz de identificar, rastrear, gerenciar e tratar os casos da doença com a capacidade para mobilizar recursos financeiros que possam custear a resposta à doença e suportar o choque econômico do surto é fundamental. Respostas e planejamentos de contingência bem-sucedidos exigem a capacidade de ampliar as intervenções de saúde de forma proporcional à gravidade do evento e à população em risco. Nesse cenário, é necessário que os países que integram os BRICS identifiquem e limitem os surtos que possam levar a pandemias, bem como que possam expandir e direcionar seu investimento na preparação de seus sistemas de saúde. O principal objetivo desta proposta de pesquisa integrada, BRICSmart, é aplicar técnicas do âmbito da Tecnologia da Informação e da Comunicação com vistas à utilização inteligente de recursos para o combate a surtos de pandemia global.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
06/05/2021-31/05/2023
Eucidio Pimenta Arruda
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas públicas para o uso de tecnologias digitais no contexto educacional pós-covid-19: análise entre países da ocde e brasil
Resumo:
Esta proposta de pesquisa vincula-se ao campo de pesquisa sobre tecnologias habilitadoras. O advento da pandemia da Covid-19 trouxe desafios novos e antigos à escola básica, sobretudo no que diz respeito ao acesso e à formação tecnológica de alunos e professores para responderem a novas demandas contemporâneas, inclusive as que envolvem ensinar e aprender em tempos e espaços diversos. Torna-se, dessa forma, fundamental entender, a partir das experiências dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Brasil, na condição de parceiro chave da OCDE, como estes desafios foram enfrentados e se existem políticas de consolidação do acesso a softwares, hardwares e internet, bem como mudanças curriculares oficiais que considerem não só a introdução de tecnologias nos componentes curriculares, mas práticas pedagógicas baseadas na educação remota (EaD) e no contexto de retorno presencial após as situações crônicas da pandemia. O objetivo geral é analisar as políticas educacionais e de investimentos dos países membros da OECD e do Brasil como estratégia para a ampliação do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação básica obrigatória (educação infantil, primário e ensino secundário), buscando compreender as implicações da pandemia nas mudanças de planejamentos estratégicos e pedagógicos na educação básica obrigatória dos países estudados. Devido à complexidade do problema que se apresenta, esta pesquisa será desenvolvida por meio de métodos quantitativos e qualitativos. Os países analisados serão os atuais 37 membros da OECD (incluiremos países que entrem posteriormente caso haja tempo hábil para a coleta) e o Brasil, denominado parceiro chave da OECD.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Euclydes Marega Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mostra de educação, ciência e tecnologia: 200 anos de transformação social e a atual busca pelo desenvolvimento sustentável da nação
Resumo:
Por meio deste projeto pretendemos realizar uma ampla Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação, na cidade de São Carlos, em colaboração com a Diretoria de Ensino Regional de São Carlos, a qual abrange 7 municípios. A Mostra, que ocorrerá no dia 22 de outubro,- durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022-, será divulgada nas escolas públicas de tais municípios. Em etapa preparatória serão criados Clubes de Ciências nas escolas. Os Clubes, compostos por 5 alunos e 1 professor coordenador, desenvolvem experimentos ao longo do segundo semestre, e serão por uma Orientadora Pedagógica do INCT-CEPOF/USP, por meio de um sistema de Ensino à Distância EAD (já temos ampla experiência nessa atividade). Durante o projeto, esses alunos produzirão relatórios e vídeos (os quais serão exibidos na TV do INCT e na internet) e apresentarão os trabalhos presencialmente na Mostra de C&T do INCT-CEPOF/USP, que receberá milhares de visitantes. Ao final, os alunos e professores que apresentarem os melhores trabalhos receberão medalhas e troféus. Adicionalmente, visando ampliar o aprendizado obtido os Clubes da Ciências divulgarão seus trabalhos junto às escolas, que votarão nos melhores trabalhos a fim de concorrerem também ao prêmio de Escola mais votada por Júri Popular. Atividades complementares incluem: (1) a exibição da Exposição Vida: do Visível ao Invisível, que trará painéis interativos sobre, átomos e células, além de peças anatômicas do corpo humano; (b) Show da Física, com experimentos diversos da área de Física e o Planetário Itinerante da USP, que traz um filme em 3D sobre o nascimento do sistema solar. Como resultado de tais ações, pretende-se levar conhecimento tecnológico para que jovens estudantes possam inserir-se no mercado de trabalho com novas habilidades na área tecnológica, para que tenham melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Euclydes Marega Junior
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
despertando jovens talentos por meio de experimentações em feiras de ciências e em clubes de ciências e da criação de postagens interativas em plataformas de redes sociais
Resumo:
Para o presente projeto serão criados Clubes de Ciências em Escolas Públicas Estaduais de 7 municípios abrangidos pela Diretoria de Ensino Região de São Carlos. O tema a ser desenvolvido será Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta. A exemplo do que ocorre todos os anos, os clubes de ciência criados desenvolveram experimentos ao logo de todo ano de 2022. Os experimentos serão apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os estudantes deverão desenvolver experimentos tecnológicos que resolvam problemas da sociedade, dado atenção especial aos setores de maior vulnerabilidade social. Durante o desenvolvimento dos trabalhos os estudantes deverão compreender o princípio científico e tecnológico dos experimentos desenvolvidos. A capacidade inventiva, criadora e de caráter social será incentivada, pois consiste em excelente ferramenta para a inclusão de jovens no meio científico e tecnológico e na formação dos mesmos como cidadãos com pensamento científico crítico e de caráter inovativo e social. De modo contundente, esse tema irá de encontro a nossa meta de fortalecimento do ensino básico nas escolas públicas.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
10/12/2021-31/12/2023
Eudes Eterno Fileti
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
investigação de propriedades de interação entre eletrodos e eletrólitos em dispositivos de armazenamento de energia
Resumo:
Este projeto aborda o desenvolvimento e investigação de componentes de eletrólitos e eletrodos para aplicações de armazenamento de energia. A dinâmica molecular e as técnicas DFT são um método poderoso para o desenvolvimento e estudo de novos materiais. Três tópicos distintos são propostos: um enfoca a melhoria das propriedades de eletrólitos, como líquidos iônicos ou eletrólitos aquosos, alterando a composição, íons constituintes, frações molares e misturas aquosas e orgânicas. Um segundo, concentra-se em aumentar o rendimento do supercapacitor, empregando materiais 2D com propriedades exclusivas para fornecer uma resposta aprimorada do eletrodo. E um terceiro, visa a investigação computacional do mecanismo de corrosão na interface eletrodo-eletrólito, com base na tensão induzida em diferentes eletrodos de grafeno modificados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Eufrânio Nunes da Silva Júnior
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aplicação da catálise e suas diferentes facetas no desenvolvimento de processos catalíticos modernos e eficientes: uma abordagem multidisciplinar
Resumo:
A atual pandemia associada ao novo corona vírus explicitou a relevância da ciência para a solução de problemas que afetam a sociedade. Vacinas precisaram ser desenvolvidas rapidamente para atender a uma demanda mundial, exemplificando como o conhecimento científico e sua aplicação no desenvolvimento de novas tecnologias está intrinsicamente relacionado ao crescimento e sustentabilidade de uma nação. A catálise, presente em uma infinidade de processos industriais, é um importante tema da ciência que permite alcançar o desenvolvimento sustentável de um país respeitando a tríade - Economia, Social e Ambiental. A relevância do tema para a indústria nacional é indiscutível e projetos com o objetivo principal de produzir conhecimento visando novas tecnologias, baseadas nos conceitos de sustentabilidade, e, com possiblidade de serem inseridas em um sistema de economia circular são importantes para o contínuo melhoramento social e econômico do país. Assim, tendo em vista que, a catálise é estratégica para o contínuo crescimento da nação, este projeto tem como objetivo principal a busca pelo estado da arte da catálise, subdivida nos seguintes temas: (a) Catálise aplicada à síntese de moléculas bioativas, visando contribuir para que o país se torne menos dependente de Insumos Farmacêuticos Ativos importados; (b) Uso da nanociência para o desenvolvimento de nanocatalisadores aplicados a importantes processos industriais; (c) Processos catalíticos para a transformação de biomassa em produtos de valor agregado. Devido a interdisciplinaridade da catálise, o presente projeto também visa integrar cientistas de diferentes áreas do conhecimento. Temos especialistas em Química Orgânica, Inorgânica, Computacional, Físico-Química, Cristalografia, Nanotecnologia para estudos detalhados envolvendo síntese, cinética, dentre outros. Formação de recursos humanos altamente qualificados, divulgação da ciência, parcerias com o setor produtivo e internacionalização também são foco deste projeto.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
23/02/2022-28/02/2025
Eugenio Damaceno Hottz
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mecanismos de tromboinflamação na obesidade
Resumo:
A obesidade é um problema de saúde pública global associado a diversas comorbidades como hipertensão, diabetes e alto risco cardiovascular. A obesidade está relacionada a um estado pró-inflamatório e pró-trombótico que suporta o desenvolvimento da aterosclerose e a ocorrência eventos tromboembólicos, uma importante causa de mortalidade precoce em obesos. No entanto, mecanismos tromboinflamatótios que suportam o estado pró-trombótico, e como ele se relaciona com a inflamação crônica característica da obesidade, permanecem elusivos. Neste projeto, nós estudaremos células e tecidos de pessoas com obesidade e sobrepeso, e utilizaremos modelos inovadores e estabelecidos de interação ex vivo para investigar mecanismos e funções imunes de plaquetas e vesículas extracelulares (VE) pró-coagulantes. Além disso, analisaremos importantes aspectos da interação plaqueta-leucócitos na imunorregulação e amplificação inflamatória durante a obesidade. Plaquetas são efetores fundamentais da coagulação e da trombose patológica que vêm ganhando atenção pela sua participação em processos imunes e inflamatórios, contribuindo na regulação imune via interação com leucócitos, secreção de mediadores inflamatórios e liberação de VE. Nós pretendemos gerar observações clínicas translacionais a partir da caracterização de VE circulantes e derivadas do tecido adiposo, e dos agregados plaqueta-leucócitos circulantes, incluindo as principais subpopulações de linfócitos, monócitos e neutrófilos. A partir de ensaios funcionais ex vivo e in vitro, nós investigaremos os mecanismos que regulam processos patológicos na imunidade inata e adaptativa associados ao risco cardiovascular e inflamação crônica na obesidade. Nossa hipótese central é de que os mecanismos de ativação da coagulação e da resposta imunológica estão conectados em uma alça de amplificação recíproca que alimenta os mecanismos fisiopatológicos associados à inflamação e o alto risco cardiovascular em indivíduos obesos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Eugenio Fernandes Queiroga
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
os sistemas de espaços livres nas transformações contemporaneas da paisagem: políticas e projetos
Resumo:
O projeto abordará a urbanização brasileira contemporânea, e de forma geral, latino-americana, a partir do entendimento da transformação do Sistema de Espaços Livres e da Paisagem resultante em Regiões Metropolitanas. O forte crescimento econômico na década de 2000 imprimiu transformações nas formas de apropriação e organização do território, implementando infraestruturas, com acentuada ampliação de áreas urbanizadas por população vulnerável, que resultaram em mudanças expressivas na sua configuração. Os impactos não se restringem aos tecidos urbanos consolidados, mas consideram os espaços intermunicipais e a urbanização fragmentada. Afetam diretamente as áreas de preservação ambiental e as estruturas naturais como rios e florestas, e a fauna associada. Os conflitos e os processos dinâmicos pressupõem análise sistêmica para sua apreensão. Pretende-se inovar e desenvolver abordagens que permitam compreender, conceituar e cartografar as transformações na forma, no papel e na apropriação dos Sistemas de Espaços Livres das cidades incorporando os espaços livres não urbanos, bem como os processos socioeconômicos e culturais envolvidos. Deste modo, inova-se em três frentes pouco consolidadas: (i) escala, do local ao intermunicipal e regional; (ii) estudo das transformações, por buscar estratégias de compreensão e mapeamento de processos dinâmicos, investigando as inter-relações entre os vários sistemas antrópicos e naturais; e ao incorporar o (iii) estudo das formas de apropriação dos espaços livres nas suas múltiplas escalas, das ruas à Paisagem. Dando continuidade aos dois projetos temáticos desenvolvidos desde 2006 e coordenados pelo LabQUAPÁ-FAUUSP, pretende-se desenvolver Oficinas nas Regiões Metropolitanas selecionadas, no estado de São Paulo e no México, envolvendo universidades, poder público e representantes da sociedade civil para discussão da problemática levantada, com especial atenção às políticas e projetos, visando cooperar com políticas públicas.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Eurico de Arruda Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
prospecção metagenômica de vírus patogênicos com potencial pandêmico em morcegos.
Resumo:
A pandemia de COVID-19 causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 é a ameaça mais significativa à saúde humana desde 1918. Outros coronavírus causadores de epidemias no século XXI, como SARS-CoV e MERS-CoV, emergiram de spillovers a partir morcegos, infectando ou não outros animais como hospedeiros intermediários ou potenciais reservatórios. A emergência de vírus a partir de animais silvestres, com ênfase em morcegos, é muito importante em saúde humana, e sua prospecção permite antecipar problemas e enfrentá-los proativamente, criando bases científicas para o desenvolvimento de métodos de diagnóstico e medidas preventivas e terapêuticas, de máxima utilidade por ocasião de epidemias. Neste projeto objetivamos fazer prospecção, identificação e caracterização de vírus importantes em saúde pública, em morcegos de ambientes silvestres e periurbanos. O projeto é viável pois a equipe se compõe de pesquisadores de três instituições com as condições para fazê-lo, com contrapartidas materializadas em bolsas já concedidas em projetos vigentes, com laboratórios NB3 e NB2, e com experiência em virologia e saúde pública humana e animal, além de expertise em prospecção e detecção de vírus, filogenia e filo-geografia de vírus. Temos também acesso a tecidos e amostras de morcegos, muitos já coletados e armazenados em repositórios locais, e também com capacidade de novas capturas. Tecidos de morcegos capturados antes e durante a pandemia de COVID-19 nos estados de São Paulo e Ceará serão usados para extração de ácidos nucleicos e sequenciamento de nova geração. Análises de bioinformática permitirão montar genomas virais e fazer análises filogenéticas e filodinâmicas, assim permitindo estudar evolução, possíveis vias de transmissão, e distribuições espacial. Após identificação dos vírus, ensaios de PCR específicos poderão ser desenvolvidos para diagnóstico dos vírus detectados. Muitas novas avenidas de pesquisa podem ser abertas dependendo das descobertas feitas na metagenômica.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
25/03/2022-31/03/2025
Eurico Oliveira Matos Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
discurso de ódio online e aplicativos de mensagem instantânea: uma abordagem sociotécnica de interações no whatsapp e no telegram
Resumo:
A circulação de discurso de ódio em ambientes on-line configura-se como um dos principais desafios para as democracias contemporâneas. A literatura tem apontado que a discriminação contra grupos vulnerabilizados em razão de características identitárias (gênero, raça, orientação sexual, origem etc.) ganha especificidades quando praticada nas mídias digitais (BROWN, 2018; SIEGEL, 2020). O aumento, por exemplo, da visibilidade de símbolos de supremacia branca e de ataques a grupos étnicos sinaliza a necessidade de governos, pesquisadores e organizações civis combaterem os desdobramentos do discurso de ódio praticado na internet (PAREKH, 2012; SILVA, 2016). Esta pesquisa examina como as características sociotécnicas das plataformas de mensagem instantânea estruturam a produção, a circulação e o combate ao discurso de ódio on-line. O estudo foca especificamente no debate em grupos públicos do WhatsApp e do Telegram no contexto brasileiro, reconhecendo a centralidade destas plataformas para a comunicação cotidiana e a consolidação do celular como principal canal de acesso à internet no país (IBGE, 2015). A hipótese central é de que a dinâmica do debate mediado por esses aplicativos resulta da negociação entre as normas de sociabilidade estabelecidas por grupos de usuários e o que chamaremos de "gramática das plataformas" (OMENA, RABELLO e MINTZ, 2020), ou seja, o conjunto de funcionalidades expressas materialmente nas interfaces de um determinado meio digital, sobre o qual se inscrevem usos possíveis, planejados ou não. Assim, intencionamos saber: que tecnicidades oportunizam os discursos de ódio nesses ambientes? Por meio de que práticas? Que apropriações viabilizam? Quais táticas de enfrentamento às discriminações permitem? Com base em uma abordagem quali-quantitativa, a pesquisa vai monitorar grupos públicos nos referidos aplicativos, analisar a interface das ferramentas que disponibilizam e realizar entrevistas semiestruturadas com usuários.
Instituição/UF/País:
Fundação Getúlio Vargas - RJ - Brasil
Vigência:
02/05/2022-31/05/2025
Euripedes Constantino Miguel Filho
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inct de psiquiatria do desenvolvimento para crianças e adolescentes
Resumo:
Os transtornos mentais têm início em fases precoces da vida e estão entre as maiores fontes de incapacitação e de gastos em saúde. Dados epidemiológicos gerados por nossa equipe demonstraram que apenas 20% das crianças brasileiras com problemas de saúde mental têm acesso a cuidados adequados. O Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes (INPD) foi criado em 2009, tem como missão a geração de conhecimento e formação de recursos humanos em saúde mental infantil e adolescente usando o referencial da psiquiatria do desenvolvimento. Tendo como premissa as evidências de que os transtornos mentais estão relacionados a alterações precoces no desenvolvimento cerebral e que, intervindo nesse processo, podemos revertê-las. Na atual proposta, desenvolvemos a segunda fase do INPD (INPD II), onde iremos implementar um programa que articula ciência e tecnologia com o desenvolvimento de recursos humanos, transferência de conhecimento para a sociedade (setores público e privado), e internacionalização. Nosso objetivo é continuar dois bem sucedidos estudos de coorte, iniciar uma nova intervenção para os estágios mais precoces do desenvolvimento e criar um centro para integração de dados. A Coorte de Alto Risco é um estudo de neurociência populacional que utiliza um desenho de coorte acelerado para mapear o desenvolvimento de 2.500 crianças, avaliadas inicialmente entre 6-14 anos e num seguimento de três anos. No INPD II, serão avaliados em idades entre 12 e 20 anos, quando o início da maioria dos transtornos já é detectável. Este projeto combina tecnologias de ponta, incluindo sofisticadas técnicas de neuroimagem, avaliação cognitiva, genética e biologia molecular, para caracterizar as trajetórias de neurodesenvolvimento associadas aos transtornos mentais. A Coorte de Nascimento Butantã inclui 900 crianças de comunidades vulneráveis, cujo desenvolvimento foi monitorado a partir da 26 ª semana de gestação até 2 anos. No INPD II, os sujeitos serão avaliados aos cinco anos para investigar quão precocemente é possível detectar alterações no neurodesenvolvimento associadas ao desenvolvimento cognitivo pré-escolar. Vamos ainda testar o Programa Visitando Jovens Mães em um ensaio randomizado controlado com gestantes de alto risco para promover o desenvolvimento intrauterino saudável. Será avaliado o efeito de uma série de estímulos ambientais e sociais associados à intervenção sobre o neurodesenvolvimento. Além disso, pretende-se criar um Centro de Integração de Dados, para integrar a enorme quantidade de dados e desenvolver modelos de predição oriundos de abordagens multimodais. Este centro vai promover a troca de dados de forma segura intra e extramuros, nutrindo colaborações nacionais e internacionais. No INPD II várias iniciativas serão implementadas para melhorar a massa crítica na área de saúde mental infantil e adolescente, proporcionando uma formação de ponta em psiquiatria do desenvolvimento, incluindo centros menos desenvolvidos do Brasil. Vamos criar o Programa Internacional de Pós-Graduação Especial Tripartite em Neurociência Translacional do Desenvolvimento para atrair estudantes brasileiros e estrangeiros promissores, que buscam o título de doutorado, e um programa de certificação de um ano em saúde mental infantil para profissionais de saúde que trabalham no sistema público de saúde. Para Transferir Conhecimentos para a Sociedade, vamos criar o e-Cuidar de Saúde Mental de Crianças e Adolescente e do Desenvolvimento, uma plataforma de ponta para divulgar o conhecimento com interfaces de web e de celulares, onde informações científicas relevantes serão traduzidas para o público em geral. Para atingir esta meta, estabelecemos uma parceria com o Centro Harvard de Desenvolvimento da Criança, que irá nos ajudar no desenvolvimento de conteúdo. Numa parceria com a empresa de telefonia VIVO, vamos divulgar estas informações através de telefones celulares, ampliando significativamente nosso alcance na população geral. Várias iniciativas foram designadas para promover a transferência de conhecimento em grande escala aos setores público e privado. Implementaremos o Programa de Intervenção Visitando Jovens Mães, em colaboração com a Secretaria de Saúde da cidade de São Paulo e Maria Cecília Couto Vidigal, em várias áreas de cidade. O Projeto Cuca Legal, um programa escolar de conhecimento sobre saúde mental, desenvolvido e testado pela equipe do INPD, será ampliado para os professores de mais de mil escolas públicas do país. Em parceria com Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, vamos construir uma plataforma de software para combinar dados em larga escala com o objetivo de identificar indivíduos em risco para transtornos mentais, o que pretende ser transformado em uma empresa (spin-off). Com foco na Internacionalização do INPD II, nós vamos avançar nos programas já estabelecidos com a Yale University, Harvard Medical School, Kings College London, University of Toronto e o Karolinska Institute. Vamos criar o programa ResearchMatch que estabelecer um direcionamento para promover o intercâmbio de pesquisadores entre o INPD e outras instituições internacionais. Ao investir nestas estratégias, e em outras como tornar acessível o nosso Centro de Integração de Dados, esperamos atrair estudantes e professores de instituições das Américas, Europa e sudeste asiático. Intervenções iniciadas precocemente nas vidas de crianças carentes tem muito maior retorno econômico do que as tardias. O INPD é um exemplo de time de pesquisa altamente produtivo trabalhando para colocar o Brasil entre os melhores grupos de pesquisa na área de neurodesenvolvimento no mundo. Com um portfolio de projetos sinérgicos focados no desenvolvimento infantil, nós estamos confiantes que a renovação dos recursos para o INPD II terá um impacto direto no desenvolvimento das nossas crianças e proverá inovações radicais que terão um impacto no cenário mundial de saúde mental.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
23/11/2016-30/11/2024
Euzeneia Carlos do Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
movimentos sociais e políticas públicas: ativismos e políticas de direitos humanos no brasil contemporâneo
Resumo:
Este projeto busca compreender a relação entre movimentos sociais, políticas públicas e democracia no Brasil contemporâneo. Especificamente pretende investigar as consequências políticas dos movimentos sociais na produção de políticas públicas e no ativismo da sociedade civil, no contexto posterior ao Impeachment de 2016, período marcado por um processo de desinstitucionalização de práticas participativas e de políticas na área de Direitos Humanos, sobretudo nos setores de políticas para as mulheres, população LGBTQI e de inclusão racial. Ao longo das duas últimas décadas no Brasil, a abertura de oportunidades políticas por governos possibilitou que organizações de movimentos interagissem com a lógica burocrática do Estado e muitos ativistas passaram a ocupar cargos na burocracia estatal, produzindo consequências institucionais e influenciando as políticas públicas. Contudo, nos últimos anos, as mudanças contextuais marcadas por desdemocratização e desinstitucionalização dão indícios de transformação nas políticas influenciadas por movimentos e no ativismo da sociedade civil. Como o processo de desdemocratização em curso no país impulsionou, entre 2016 e 2022, transformações nos movimentos sociais, em termos organizacionais e biográficos, e nas suas consequências na produção de políticas públicas nos casos do movimento feminista, LGBTQI e do movimento negro. O projeto se baseia na metodologia de estudos de casos comparados, investigados por meio de dados documentais e entrevistas com ativistas e agentes governamentais, operacionalizada por desenho de pesquisa que combina os métodos qualitativo e quantitativo. O projeto busca contribuir para a agenda de pesquisa acerca dos resultados políticos da ação coletiva, no que concerne as consequências de movimentos sociais nas políticas públicas e no ativismo na área de Direitos Humanos, decorrentes em grande medida das interações socioestatais que envolvem atores governamentais e da sociedade civil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
17/02/2022-28/02/2025
Evaldo Mendonca Fleury Curado
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inct de sistemas complexos
Resumo:
A área dos Sistemas Complexos tornou-se recentemente um tema de grande interesse interdisciplinar, levando a uma notável convergência de áreas tais como física, química, biologia, medicina, informática, economia, engenharias, ciências sociais, e outras. Estes sistemas são normalmente compostos por um grande número de elementos simples, interagindo entre si, podendo apresentar um comportamento coletivo complicado (genericamente não linear), bastante diferente do comportamento individual de suas unidades. O tipo de interação entre estes elementos desempenha um papel fundamental nestes sistemas, podendo se estender em escalas temporais e/ou espaciais de longo alcance, como acontece nos fractais, multifractais e outras estruturas hierárquicas. Como exemplo típico de um Sistema Complexo podemos mencionar o cérebro, cujo comportamento coletivo é bastante diferente daquele de um único neurônio; neste caso, as interações entre neurônios, desempenhadas pelas sinapses, são fundamentais para o rico comportamento do cérebro. O uso sistemático de dois pilares epistemológicos, ou seja, matemática e física estatística, caracteriza a área dos Sistemas Complexos. A matemática nos ensina que, na base de qualquer ciência quantitativa, o que encontramos são estruturas abstratas. A física estatística e sua teoria central, a mecânica estatística, nos ensinam que a compreensão profunda de fenômenos naturais, artificiais e sociais é frequentemente implementada operacionalmente (tanto na teoria quanto na prática) através das conexões entre as suas diversas escalas (microscópica, mesoscópica, macroscópica). A física estatística, com suas técnicas apropriadas para o estudo de sistemas de muitos corpos, tem se apresentado frequentemente como o arcabouço natural para a investigação dos Sistemas Complexos. O interesse recente nestes sistemas tem sido acompanhado pelo constante crescimento da potência computacional (como por exemplo, processadores mais velozes, memórias maiores e computação em paralelo e distribuída). Isto possibilitou investigar numericamente problemas complicados, cuja abordagem era praticamente impossível há algumas décadas atrás. Este interesse pode ser visto claramente em todo o mundo através da criação de centros científicos avançados de grande prestígio nesta área, como o Santa Fe Institute, New Mexico (USA), o Max-Planck-Institut fur Physik Complexer Systeme, Dresden (Germany), e o Istituto dei Sistemi Complessi (ISC), Rome (Italy). Aqui no Brasil, um grande passo nesta direção foi dado através da criação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Complexos (INCT-SC) em 2009, com sede no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (Rio de Janeiro - RJ), o qual envolve pesquisadores de diferentes regiões do país; o projeto presente refere-se a uma continuidade deste empreendimento de sucesso. A seguir, faremos uma breve revisão de algumas contribuições do INCT-SC, iniciado em 2009. Do ponto de vista científico, notamos um aumento significativo no número de colaborações ocorrido após a criação do INCT-SC. Estas colaborações foram incentivadas pelo aporte de fundos para viagens entre diferentes cidades nas quais residem membros do INCT-SC. Além disto, o INCT-SC tem promovido reuniões anuais envolvendo todos os seus membros, onde resultados das pesquisas mais recentes são apresentados, levando também ao começo de novas colaborações entre membros. Hoje, mais de 300 publicações dos seus membros e colaboradores surgiram na literatura, nos quais aparece o nome INCT-SC explicitamente. O alto padrão científico dos seus membros pode ser constatado através do número total aproximado de mais de (acumulativo) 3 400 artigos publicados em revistas científicas, mais de 60 000 citações (Web of Science) envolvendo todos os membros e mais de 500 teses de mestrado e doutorado já orientadas. Também, durante o período 2009-2014, em torno de 60 teses foram concluídas sob a supervisão de membros do INCT-SC, resultando em aproximadamente 35 novos graus de mestres e 25 de doutores no país. Além das contribuições acima, várias iniciativas de divulgação científica abertas ao público foram desenvolvidas pelo INCT-SC, incluindo palestras em escolas, programas de TV e rádio. Dentre estes, podemos destacar o "Programa Fronteiras da Ciência", coordenado por um dos membros do INCT-SC, Jeferson J. Arenzon (UFRGS) (ver http://www.ufrgs.br/frontdaciencia/), transmitido para diversas rádios, incluindo Amparo FM (São Paulo) e Morabeza (Cabo Verde - Africa). O presente projeto, que pretende dar continuidade à iniciativa de sucesso do INCT-SC que começou em 2009, está focada basicamente em três temas fortemente inter-conectados, que serão descritos mais detalhadamente abaixo. É principalmente neste pontos específicos que o desempenho do grupo deve ser avaliado ao longo do período a que se refere o presente projeto. Estes temas são: (i) Complexidade em sistemas biológicos; (ii) Complexidade em sistemas econômicos e sociais; (iii) Complexidade em sistemas físicos e mecânica estatística não extensiva.
Instituição/UF/País:
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - RJ - Brasil
Vigência:
23/11/2016-30/11/2024
Evandro Barbosa
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
pandemia e relações morais: o papel das emoções no comportamento moral em tempos de covid-19.
Resumo:
Este projeto tem o objetivo de estabelecer o papel que a constituição fisiológica de mamíferos sociais, especialmente humanos, têm na expressão de emoções sociais básicas no contexto da pandemia do COVID-19. A relevância social das emoções para estas relações estabelecidas em pequenos grupos será investigada tanto em bases conceituais, como a partir de uma perspectiva empírico-experimental, com enfoque no papel dos movimentos expressivos possuem na comunicação de aprovação e censura social em canídeos e primatas sociais. Pesquisas recentes têm discutido como as condições extremas agem como gatilhos para certas emoções. O problema surge quando fenômenos como o de uma pandemia produzem condições extremas nas quais os nossos juízos morais são distorcidos por uma série de fatores (preconceitos, ansiedades e preocupação com seus próprios problemas), dificultando que nossa capacidade moral de agência se manifeste. Estas falhas morais somam-se aos limites de nossa condição natural (deficiência de conhecimento, raciocínio e juízo), dificultando nossas escolhas. No que toca ao estudo relativo às expressões emocionais, ele será realizado mediante a apresentação dos princípios gerais das emoções realizados por Darwin (2000) em combinação com as análises contemporâneas desenvolvidos pela psicologia experimental e biologia comportamental sobre o tema. Tomando-se como base o estudo sobre emoções básicas desenvolvido por Ekman (1999), serão desenvolvidos estudos para mapear os movimentos expressivos de mamíferos sociais com relação as emoções básicas. A hipótese é que, caso esses princípios sejam homólogos em diferentes espécies, isso agregará força à explicação evolucionista sobre a relação entre emoções e comportamento social, oferecendo uma chave de leitura empiricamente sólida para entender as relações de viscosidade social em núcleos familiares suscitada pelo contexto pandêmico.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
23/03/2022-31/03/2025
Evandro Fernandes de Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
caracterização do potencial de reservatórios vulcânicos para o armazenamento de co2 antropogênico
Resumo:
As crescentes taxas de emissão de CO2 antropogênico desde o início da Revolução Industrial resultaram em mudanças climáticas significativas no ecossistema global. A redução das emissões totais de CO2, como proposto pelo IPCC, é um passo importante para mitigar estas mudanças climáticas. A presente proposta busca caracterizar o potencial físico e químico das diferentes litofácies vulcânicas do Grupo Serra Geral como reservatórios de CO2 antropogênico através da carbonatação in-situ. Como metodologia serão utilizadas a análise e identificação de fácies vulcânicas a partir de dados petrofísicos em poços exploratórios (Bacia do Paraná e Bacia de Santos), correlação destes dados com análogos de campo e dados de petrofísica de laboratório (porosidade e permeabilidade) para a definição das características litológicas e definição de potenciais intervalos reservatórios. O mapeamento e correlação destas fácies fornecerá estimativas da extensão areal e volume das facies porosas, permitindo assim, avaliar a capacidade de armazenamento de CO2 nestes intervalos. Adicionalmente, após a caracterização petrofísica das diferentes litofácies (porosidade-permeabilidade), serão realizados ensaios de reatividade química em laboratório para estimar a capacidade de precipitação de CO2 na forma de carbonatos a partir de reações entre o gás injetado e a rocha hospedeira. Uma vantagem no uso das rochas ígneas para o armazenamento de CO2 é que estas litologias não necessitam de uma camada selante, uma vez que o CO2 injetado é potencialmente convertido para minerais de carbonato. O presente projeto representa um estudo inédito do potencial de uso de extensas sequências vulcânicas para o armazenamento de CO2 antropogênico em território brasileiro e a metodologia desenvolvida em rochas terrestres pode ser replicada para análogos das bacias da margem brasileira, expandindo dessa forma a sua aplicação e potencial.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Página 57 de 193
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 1.121 - 1.140 de 3.845 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript