Projetos de Pesquisa

 

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Adriana Silva Pontes

Ciências Biológicas

Imunologia
  • efeito da laao isolada de caloselasma rhodostoma sobre a liberação de exossomos por neutrófilos humanos.
  • As peçonhas animais são fonte importante de proteínas com alta capacidade de adaptação ao meio ambiente. Além das proteínas, fazem parte das peçonhas peptídeos, enzimas, e outros componentes, os quais induzem diversos efeitos tóxicos em suas vítimas. Dentre as enzimas podemos citar a L-aminoácido oxidase (LAAO). Esta enzima tem sido estudada devido ao seu envolvimento em diversos efeitos fisiopatológicos como hemólise, edema, hemorragia, indução de apoptose, citotoxicidade, efeitos sobre plaquetas, e atividades microbicidas contra parasitas, vírus e fungos. Esses efeitos podem ser atribuídos ao peróxido de hidrogênio, produzido durante sua reação catalítica. Portanto o objetivo deste projeto é avaliar o mecanismo de ação de uma L-aminoácido oxidase isolada da peçonha da sepente Calloselasma rhodostoma sobre neutrófilos in vitro, particularmente sobre a liberação de exossomos. Esse estudo permitirá uma melhor compreensão do mecanismo de ação da LAAO sobre a inflamação, possibilitando novos subisídios para sua utilização como modelo molecular no estudo de processos fisiopatológicos envolvidos na resposta inflamatória.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adriana Silvina Pagano

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • modelagem de ontologia de domínio para suporte à produção textual em ambiente multilíngue
  • Esta proposta insere-se no escopo de um projeto amplo de cooperação interdisciplinar e interinstitucional intitulado Empoder@ - Protótipo conceitual e metodológico para avaliação de intervenções orientadas ao autocuidado em diabetes, concebido em reposta à demanda por formas inovadoras de se lidar com a linguagem em práticas educativas no âmbito da prevenção e manejo de doenças crônicas e alinhado com as metas de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030 relativas à redução das desigualdades e promoção de saúde e bem-estar. Em particular, enfoca as necessidades de aprimorar e desenvolver formas de traduzir e adaptar culturalmente instrumentos de avaliação do autocuidado em saúde, bem como de modelar a linguagem para a interação do experto e do especialista com o usuário leigo dos serviços de saúde. Nesse contexto, a presente proposta tem por objetivo investigar a linguagem utilizada para construir o domínio experiencial de autocuidado em diabetes com vistas a obter uma representação que possibilite elaborar e implementar uma ontologia digital passível de ser utilizada para suporte à pós-edição de textos traduzidos; à adaptação cultural de questionários e à produção textual em ambiente multilíngue. A linguagem será investigada com base em textos compilados de acordo com três configurações distintas de variáveis contextuais: (i) interação experto-experto; (ii) interação experto-técnico especialista; e (iii) interação técnico especialista-leigo. Para tanto, serão selecionados textos de referência, em inglês e português do Brasil, da linguagem do experto, do técnico especialista e do leigo e realizadas consultas a expertos do domínio. A metodologia de elaboração da ontologia prevê a extração semiautomática de informações por meio de técnicas de mineração de textos para a aquisição e extração do conhecimento; a extração manual de conceitos, com colaboração de peritos, para estruturação do conhecimento e representação gráfica da ontologia; a representação formal da ontologia e edição em linguagem owl, sua avaliação e disponibilização em formato eletrônico e gráfico. A ontologia será implementada em sistemas de pós-edição de textos traduzidos, adaptação cultural de questionários e produção de textos de acordo com variáveis específicas do leitor alvo. O projeto se justifica considerando-se seu caráter inovador no campo dos Estudos da Tradução e dos Estudos Multilíngues ao propor o uso de ontologias digitais como ferramenta de suporte à tradução e produção de textos multilíngue, não apenas para suprir uma demanda de conhecimento de domínio, mas sobretudo para calibrar a produção textual de acordo com variáveis que dizem respeito ao público alvo; seu caráter interdisciplinar ao congregar a expertise de pesquisadores das áreas de linguística aplicada, ciência da informação, medicina, enfermagem, estatística e ciência da computação para a busca de soluções orientadas para a resolução de problemas que dizem respeito ao papel chave da linguagem nas práticas educativas no contexto da área da saúde; e sua relevância social, não apenas em termos de formação de recursos humanos e disseminação de conhecimento extramuros, mas também tendo em vista o objeto de investigação que busca modelar um domínio com base em dados coletados sobre a linguagem de distintos atores sociais (expertos, especialistas e leigos) para propiciar a comunicação no âmbito da educação em saúde em consonância com as metas globais de desenvolvimento sustentável traçadas pela ONU.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adriana Sousa Rêgo

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • educação em saúde, nutrição e atividade física das gestantes do primeiro ao terceiro trimestre de gravidez.
  • Introdução: A mortalidade infantil, do ponto de vista epidemiológico, é um dos principais indicadores de saúde e de desenvolvimento social, pois está vinculada às condições socioeconômicas e sanitárias da população. Os Indicadores de mortalidade infantil fornecido pelo Ministério da Saúde, 2015, informa que a mortalidade infantil no Brasil apresenta 14,5 por mil nascidos vivos, no Nordeste apresenta 19,5 por mil nascidos vivos e no Maranhão ainda apresenta 25 por mil nascidos vivos e situa-se entre os três piores estados da federação em termos de indicadores de mortalidade infantil. Objetivos: O presente estudo tem com objetivo geral avaliar serviços de assistência de saúde da mulher e da criança no Estado do Maranhão e como objetivos específicos determinar as variáveis socioeconômicas e demográficas da população atendida; caracterizar os municípios quanto aos indicadores de cobertura assistencial e de mortalidade infantil; estabelecer a associação entre os indicadores da cobertura assistencial e as taxas de mortalidade infantil; investigar os registros de serviços de saúde sobre assistência ao pré-natal e parto; realizar coleta de dados de óbitos infantis nos Municípios de Zé Doca e Caxias, através de fontes alternativas (Pastorais e ONGs). Método: Estudo analítico transversal onde a coleta com dados secundários será através do Sistema de Informação Nacional de Assistência à Saúde (SINAS) e Sistema Nacional de Nascidos Vivos e Sistema de Informação de Mortalidade (SINASC/SIM) para o conhecimento e analise da cobertura assistencial e taxas de mortalidade infantil em duas regionais do Estado Maranhão no período de 2010 a Dezembro de 2016. O Estado do Maranhão detém o segundo menor IDH do Brasil que é 0,639, ocupando o penúltimo lugar no índice de mortalidade infantil. O estudo será desenvolvido utilizando os dados de dois municípios: Caxias com IDH 0,624 e Zé Doca com IDH 0,595. A amostra será composta por dados secundários obtidos do Sistema de Informação Nacional de Assistência à Saúde (SINASC) e com os dados Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e constarão do período do ano 2010 a Dezembro e 2016 e ainda através de visitas técnicas em dois Municípios de Caxias e Zé Doca para coletar dados primários, que serão analisados a cobertura assistencial e taxas de mortalidade infantil. Os dados dos municípios serão coletados em fontes alternativas como pastorais infantis, ONGs e busca ativa com lideres comunitários. Nos instrumentos de coleta de dados será utilizado o Questionário de Investigação de Óbito, aplicado com a mãe no domicílio que foi identificado o óbito infantil para investigar a compatibilidade dos dados obtidos nos bancos do SIM/SINASC. Neste estudo a variável desfecho a ser analisada, será mortalidade infantil, definido como os óbitos de nascidos vivos independentes. Para a identificação dos óbitos que ocorreram no período proposto na pesquisa e obtenção de informações haverá o relacionamento entre o banco de dados e as mortes ocorridos no Brasil nos anos de 2010 e 2016 com os Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC). Análise de Dados: A estatística será executada no software STATA 14.0 (Stata Corp College Station, Texas, EUA) que realizará o delineamento complexo de amostragem considerando os comandos svy. As variáveis qualitativas serão apresentadas por meio de frequências absolutas e relativas, percentuais e intervalo de confiança (IC) e medidas de síntese numérica de variáveis selecionadas segundo as regiões maranhenses selecionadas. Para todas as variáveis utilizadas no modelo hierarquizado serão calculadas as taxas de mortalidade infantil nas duas regiões como medida de risco. A análise estatística inicial utilizará o teste qui-quadrado para avaliar a hipótese de homogeneidade de proporções, comparando os grupos de sobreviventes e de mortalidade infantil. As variáveis que apresentarem o p ≤ 0,10 serão mantidas no modelo hierarquizado para o controle de confundimento residual das variáveis. Na análise e discussão dos resultados serão consideradas associadas à mortalidade infantil as variáveis de exposição com nível de significância de 5%. Em caso de variáveis colineares será utilizada a avaliação pelo fator de inflação da variância, e aquela com o menor valor de p será selecionada. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade CEUMA, obtendo o Número do Parecer: 2.586.801. Às mães serão esclarecidas quanto aos objetivos e a metodologia do estudo, bem como solicitado a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), assegurando-se o direito de acesso aos dados e a garantia de deixar o estudo se acharem melhor para si. Resultados Esperados: Mudanças na relação existente entre as necessidades sociais ações efetivas do poder público no que se refere à cobertura assistencial e redução das taxas de mortalidade infantil. Os resultados da presente pesquisa, possibilite o monitoramento da realidade sócio sanitária e epidemiológica das áreas e territórios de sua inserção, bem como do espaço de desenvolvimento dos trabalhos realizados nas duas Regionais de Saúde do Estado do Maranhão. Considerações: O conhecimento do processo de saúde relacionados à cobertura assistencial e de mortalidade infantil existentes e prestados à comunidade nas regionais em estudo, bem como a qualidade da cobertura na atenção à saúde e da qualidade da informação em saúde possam ser facilitadas pela geração de arquivos de dados em várias extensões para análises em outros estudos sobre a temática, proporcionando a retroalimentação das informações colhidas nos municípios de Caxias e Zé Doca. Ainda, contribua para o desenvolvimento científico em investigações futuras e como fomento para a elaboração de novos trabalhos acerca deste assunto com a divulgação dos resultados em congressos e periódicos, nacionais e internacionais na área de Saúde.
  • Universidade Ceuma - MA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adriana Valéria Santos Diniz

Ciências Humanas

Educação
  • mapa da educação superior na paraíba: análise do setor público e privado
  • A presente proposta de pesquisa, intitulada Mapa do Ensino Superior na Paraíba: análise do setor público e privado, insere-se na temática do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas de Gestão e Avaliação da Educação Superior – MPPGAV- e pretende ser um elo agregador da produção do conhecimento qualificado de docentes e discentes. Trata de produzir conhecimento acadêmica e socialmente relevante sobre a temática da educação superior, no Estado da Paraíba. Parte do pressuposto de que o processo de expansão da educação superior, mais precisamente pós-aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n. 9394/96), possibilitou a expansão do sistema e a ampliação do acesso, de forma diversificada em todo o território nacional, tanto no âmbito público como no privado, não sendo diferente no caso do Estado da Paraíba. Tal processo é marcado por tensões e contradições na relação entre o público e o privado com incidência na gestão, na avaliação, no financiamento, na condição discente, trabalho docente e no papel do ensino superior na sociedade. A proposta de pesquisa se constitui em uma oportunidade inovadora e necessária para o desenvolvimento local, ao se desenhar o cenário da educação superior no estado, contemplando tanto o setor público como o setor privado, no âmbito do ensino presencial. É importante reconhecer as características gerais e específicas no que tange à compreensão das formas de acesso, nas especificidades do setor público e privado, assim como o perfil do ingresso e as escolhas dos cursos; as condições ofertadas pela instituição para a permanência e conclusão do curso na relação com o desenvolvimento social do Estado. Ancorado em estudos e pesquisas realizadas por Chaves (2012), Mancebo (2013) Jezine e Bittar (2013), Ferreira (2013), Sguissard (2015), este projeto pretende desenvolver uma investigação que objetiva construir um mapa com dados e informações sobre o perfil do ensino superior no Estado da Paraíba, que permita visualizar as formas de acesso a este nível de ensino, assim como o perfil do ingresso em cursos presenciais e à distância nos setores público e privado; de permanência do discente e das condições de trabalho do docente, buscando analisar as relações no campo institucional, a fim de ressaltar as condições e/ou contribuições do sistema de educação superior para o desenvolvimento local e educacional do Estado da Paraíba. Como um esforço de visão de totalidade, o projeto se estrutura a partir de três dimensões, a saber: Institucional – que compreende a estrutura funcional da instituição a partir da oferta de cursos por áreas de conhecimento, matrículas e conclusão, demandas reprimidas, política de financiamento para o acesso e permanência; Acesso e permanência do Discente – perfil socioeconômico e educacional do ingressante, tendo como elemento de análise os ingressos por cotas e as condições de permanência e conclusão do curso; e Docente – formação, condições de trabalho e atendimento. De um ponto de vista metodológico, a pesquisa adotará as abordagens quantitativa e qualitativa de modo articulado, considerando os propósitos assinalados por Ramos (2013) para análise de problemas da realidade social relativos ao processo de descrição e comparação, de estabelecimento de nexos causais e de inferência de resultados a partir de amostra. O trabalho está organizado em duas fases. A primeira relativa aos estudos teóricos, organização de categorias e levantamento e análise de dados em bancos de dados (INEP, IBGE, CAPES, MEC, Domínio Público) e de fontes documentais (primárias e secundárias) de dispositivos legais. A segunda fase de mapeamento tratará de analisar as instituições de ensino superior na Paraíba cadastradas pelo MEC individualmente para identificação de seus cursos de graduação. Será adotada a metodologia de estudos de casos múltiplos, que se caracteriza, segundo Alves-Mazotti (2006), pela condução simultânea de vários estudos simultaneamente. Com o estudo de caso buscar-se-á ultrapassar as generalizações formuladas a partir dos dados coletados e analisados, e as indicações já postas acerca da expansão da educação superior, assim como as análises formais do campo jurídico-político, alargando a análise sobre os efeitos das políticas no sistema, desvelando as representações sobre o processo de acesso e sua vinculação com a democratização; a ampliação das oportunidades de acesso a sujeitos em situação de vulnerabilidade e as condições para a permanência e conclusão dos cursos superiores. Os estudos serão realizados em instituições específicas do setor público (federal e estadual) e do setor privado, escolhidas a partir do conjunto geral de dados institucionais. Desta forma, as inferências generalizadas a partir das comparações e análise dos dados podem ser compreendidas no seu lócus de fazer cotidiano. A contribuição científica do projeto se dará a partir da reunião de dados relevantes sobre a realidade do Ensino Superior na Paraíba, que poderá ser alvo de estudos posteriores, com vistas a subsidiar a formulação de políticas voltadas à realidade da formação profissional do Estado. Espera-se que os conhecimentos produzidos contribuam para a teorização da educação superior no contexto do desenvolvimento social, sob o olhar crítico da caracterização dos sujeitos com histórico de exclusão que ingressam na educação superior para dar visibilidade às bases de dados do INEP/IBGE/IPEA, como fonte de pesquisa sociológica que junta a abordagem quantitativa e qualitativa em análise qualificada das questões das desigualdades sociais e políticas de inclusão na educação superior, além de ampliar o debate acerca do papel social da universidade para o fazer social do Estado da Paraíba.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Adriane de Assis Lawisch Rodriguez

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • avaliação da redução do impacto ambiental, no desenvolvimento de novos materiais aplicados às tecnologias ambientais, a partir da valoração de resíduos em matriz cerâmica.
  • A produção de materiais porosos utilizados em processos tecnológicos ambientais ocorre, em sua grande maioria, através da utilização de rotas e/ou processos que não levam em consideração os impactos ambientais associados à sua produção. Um destes processos, por exemplo, é a produção de materiais porosos utilizando matrizes poliméricas (poliuretano) como material de réplica, visando meios filtrantes ou materiais de suporte para catalisadores, uma vez que a sinterização destes materiais libera gases potencialmente tóxicos à saúde humana e causadores do efeito estufa. Além disso, algumas tecnologias carecem de otimização no sentido de redução (ou eliminação) de etapas que aumentam por exemplo, o consumo de energia e geração de efluentes, bem como, a redução da dispersão do catalisador na etapa final de processos de filtração, adsorção e absorção quando da sua utilização em suspensão. A proposta apresentada no presente projeto tem por foco principal, a redução do impacto ambiental da produção de materiais empregados em tecnologias ambientais associando a valoração de resíduos em matriz cerâmica, por exemplo, na proposição de um material alternativo como meio suporte de catalisador nanoestruturado. Para tanto serão utilizados métodos de produção de materiais cerâmicos, tais como, método de Réplica, Sacrifício e Espumação Direta (Gel-casting) e posterior síntese de catalisadores nanoestruturados através de rotas conhecidas, por exemplo, sol-gel para a produção de dióxido de titânio nano estruturado. Com intuito de conhecer as novas propriedades dos materiais desenvolvidos, realizar-se-ão caracterizações físicas, mecânicas e ambientais. A quantificação da redução do impacto ambiental será realizada através da utilização da ferramenta de análise do ciclo de vida (ACV), empregando a metodologia da ISO 14040, na comparação do sistema tradicional de produção com o desenvolvido por este projeto, levando em consideração todas as etapas envolvidas. Esta pesquisa ganha destaque pelo seu diferencial que é a preocupação com a redução/valoração de resíduos através de uma ampla investigação e aplicação para o novo produto, voltada principalmente para a área ambiental. Assim novos materiais para aplicações como, suporte de catalisadores, barreiras reativas, materiais adsorventes e meios filtrantes serão objeto de estudo bem como testes relacionados com as possíveis aplicações destes novos materiais obtidos. O caráter de desenvolvimento tecnológico e de inovação é corroborado no estudo de materiais e aplicações na área de tecnologia ambiental para os produtos obtidos. Este projeto de pesquisa dará atenção especial aos impactos ambientais, por meio da ACV do produto final obtido, bem como da emissão de gases poluentes liberados durante o processo de queima.
  • Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021