Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

André Eduardo Piacentini Pinheiro

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • estratigrafia e paleobiologia das sequências continentais do cretáceo da bacia do paraná
  • Dentre as sequências mesozóicas da Bacia do Paraná, o Grupo Bauru (Aptiano-Maastrichtiano) se destaca pela evolução de seu sistema continental e pelo seu rico conteúdo fossilífero. Nesse contexto, o Sudoeste de São Paulo e o Noroeste do Paraná se destacam em termos da representatividade de rochas aflorantes relacionadas a evolução desses tratos de sistemas do Bauru. Essas são áreas ainda pouco exploradas, mas com um grande potencial fossilífero, como já relatado pela literatura para a região. No geral, a estratigrafia regional ainda é pouco entendida, muito devido à grande áreas de rochas aflorantes e difícil correlação, relacionada às variações regionais presentes nessa unidade. O projeto em questão visa explorar essas regiões do ponto de vista da estratigrafia de sequências, de modo a melhor compreender a história geológica desta região do Grupo Bauru, assim como a evolução de sua paleoflora e paleofauna, e geocronologia. Além disso, o projeto contará com atividades de extensão, que visam integrar a população local do trabalho paleontológico e promover uma conscientização acerca do patrimônio fossilífero e geológico da região.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Andre Fabio Kohn

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • coerência corticomuscular em tarefas de controle da articulação do tornozelo
  • O córtex sensoriomotor tem importante papel no controle motor e seu estudo tem trazido importantes subsídios ao entendimento de como a postura e o movimento são influenciados por mecanismos encefálicos. Estudos baseados na análise da coerência corticomuscular (CMC) medida entre sinais eletroencefalográficos e eletromiográficos vêm sendo realizados nas últimas décadas e fornecido dados que auxiliam no entendimento da influência das atividades corticais sobre o controle da atividade muscular. O foco da maioria dos estudos com CMC é voltado para membros superiores e a CMC em membros inferiores ainda é pouco conhecida. Diante da importância do controle motor de membros inferiores para uma série de atividades motoras como a postura e a marcha, considera-se relevante o entendimento da influência da atividade cortical para este controle. Desta forma, o objetivo do presente estudo é analisar a CMC durante duas tarefas motoras de tornozelo distintas, sendo uma realizada com torque contra um obstáculo rígido (tarefa de força, TF) e outra realizada contra um peso livre (tarefa de posição, TP). Especificamente, serão investigados os fatores que podem influenciar o sinergismo entre atividades oscilatórias corticais e musculares em TF e TP, incluindo: 1) o tipo de força aplicada (estática e dinâmica); 2) a intensidade de contração muscular e 3) características da contração dinâmica. Os resultados do presente estudo poderão fornecer um melhor entendimento das especificidades neurofisiológicas do controle motor de membros inferiores, o que poderá redundar na elaboração de estratégias mais específicas de intervenção de reabilitação, podendo também auxiliar no monitoramento das plasticidades neurais decorrentes de intervenções terapêuticas. Os resultados também servirão de base para estudos futuros de controle motor de membros inferiores em diversas patologias neurológicas. Do ponto de vista metodológico, uma diferença importante em relação à grande maioria dos trabalhos da literatura é que não usaremos o EMG captado tradicionalmente, uma vez que tem sido mostrado que o EMG de superfície monocanal não é um sinal apropriado para representar o resultado da ativação muscular por parte do sistema nervoso. A ativação muscular será obtida a partir de uma técnica, a ser desenvolvida, de decomposição de EMGs obtidos de uma matriz de eletrodos, afixada à superfície do músculo, em trens de potenciais de ação de unidades motoras. Estas técnicas, em desenvolvimento em vários centros mundiais, tem como finalidade fornecer uma boa estimativa da ativação do músculo. Funções de coerência entre o sinal de ativação de um dado músculo e cada canal de EEG deverão fornecer as informações sobre como o córtex interage com a medula espinhal em diferentes tarefas motoras.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
Foto de perfil

André Filipe Zago de Azevedo

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • os efeitos econômicos dos acordos preferenciais e multilaterais de comércio
  • A criação de Acordos Preferenciais de Comércio (APC) e a discussão do impacto da Organização Mundial do Comércio (OMC) no comércio global têm sido temas relevantes nas relações econômicas internacionais especialmente a partir do início dos anos 1990. Como resultado, atualmente todos os membros da OMC participam de, ao menos, um APC. A criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e do NAFTA, ainda nos anos 1990, e a proliferação de acordos bilaterais entre União Europeia (UE) e diversos países do leste europeu e das Américas, já no século XXI, coincide com o boom da nova geração de APC. Devido a sua capacidade de mensurar os efeitos de criação e desvio de comércio através do comércio bilateral, o modelo gravitacional tem sido bastante utilizado para examinar os efeitos dos APC e da OMC sobre o padrão de comércio regional e global. A sua habilidade de isolar os efeitos da formação de um APC dos demais fatores que influenciam o intercâmbio comercial permite uma inferência direta do seu impacto sobre o comércio intra e extrabloco. Além disso, também é possível estimar os efeitos da OMC, permitindo uma análise mais desagregada dos setores-chave no processo de liberalização multilateral, como os setores agrícola e têxtil, que ainda permanecem mais protegidos. Modelos de equilíbrio geral computáveis (EGC), por sua vez, permitem que se obtenham diretamente os efeitos sobre o bem-estar, o principal objetivo da política econômica. Esses modelos podem produzir uma grande variedade de antimundos, incluindo aqueles em que as barreiras multilaterais e/ou regionais são modificadas, de acordo com o interesse do pesquisador. Assim, o objetivo principal desse projeto é analisar os impactos da liberalização comercial por meio tanto dos APC como da OMC sobre o padrão de comércio, produção e o bem-estar de seus de seus membros e não membros, a partir do início dos anos 1990 até 2018.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

André Guimarães Brasil

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • cosmopolítica e cinema ameríndio: ver e pensar juntos as imagens
  • Por meio deste projeto, pretendemos prosseguir em nossa pesquisa em torno da cosmopolítica dos cinemas ameríndios, propondo agora metodologias de análise compartilhadas com indígenas protagonistas das imagens (seja aqueles que filmam, seja os que são filmados). Na proposição deste trabalho e destas análises compartilhadas, intentamos investigar como o cinema elabora o encontro entre diferentes epistemologias e pragmáticas da imagem.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

André Gündel

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo in-situ das propriedades magnéticas e morfológicas de nanoestruturas preparadas por eletrodeposição
  • Durante o período do projeto, serão desenvolvidas atividades ligadas à produção de nanoestruturas magnéticas por eletrodeposição, bem como caracterização das mesmas, na qual se destaca o estudo da magnetização em tempo real (in-situ) e a caracterização morfológica in-situ através de um microscópio de força atômica. Espera-se o desenvolvimento de novos materiais, de baixo custo e com ótimas características magnéticas.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

André Gustavo Carvalho Machado

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • dinâmica da inovação na estratégia saúde da família
  • A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um instrumento de inovação na assistência à saúde, uma vez que procura reorientar as ações de saúde, conforme as demandas e necessidades das comunidades. Além disso, é, em si, uma inovação estabelecida no plano de modelo assistencial de saúde no Brasil, por mudar o foco do modelo médico-assistencial para um modelo de assistência coletivo e de trabalho multiprofissional, adotando uma noção mais ampla do processo saúde-doença. Apesar de sua importância, há pouca sistematização das inovações que são efetivamente implementadas no âmbito da (ESF), ficando estas restritas ao contexto local em que foram desenvolvidas, em detrimento de sua difusão para todo o sistema de saúde público. Por outro lado, o conhecimento de como a inovação acontece é fundamental para que os gestores na área de saúde possam orientar seus esforços na busca por novas práticas e novos instrumentos que possam melhorar a atenção e assistência à saúde. Neste contexto, o objetivo do projeto de pesquisa é esclarecer como ocorre a dinâmica da inovação na Estratégia Saúde da Família. Para isso, será adotada a abordagem qualitativa utilizando o método da teoria adaptativa. A estratégia de pesquisa será de Estudos de Casos Múltiplos em diferentes regiões do país, utilizando-se técnicas de entrevistas semi-estruturadas, observações sistemáticas e análise de documentos. A análise dos dados será feita procedendo-se a análise individual dos casos (within case) e cruzada dos dados (cross case), por meio de técnicas de análise de conteúdo. As potenciais contribuições da pesquisa dizem respeito à elaboração de um framework que explique a dinâmica da inovação em saúde nos serviços públicos da Estratégia Saúde da Família no país, tornando-se um guia útil de referência para o desenvolvimento de inovações, auxiliando no aperfeiçoamento dos processos de inovação, e, consequentemente, na melhoria dos serviços de saúde para a população. Adicionalmente, o estudo proporcionará maior visibilidade e melhor entendimento das contribuições da ESF para a saúde pública no âmbito do SUS.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Andre Kipnis

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • clonagem e caracterização de proteases secretadas pelo mycobacterium tuberculosis e seu emprego como alvo de novas drogas e vacinas contra tuberculose.
  • O Mycobacterium tuberculosis é dos patógenos humanos mais prevalentes, responsável por 1,5 milhão de mortes em 2013. Nas últimas décadas, o tratamento da tuberculose (TB) se tornou ainda mais desafiador devido à emergência de cepas de M. tuberculosis multi-droga resistentes. Portanto existe uma necessidade premente de se desenvolver drogas que almejem novas vias metabólicas para e assim evitar a resistência cruzada. Um outro aspecto importante no controle da TB é a abordagem profilática, aonde a vacina atenuada BCG que vem sendo usada há quase 100 anos, tem apresentado resultantes porém limitados. Assim, estratégias de desenvolvimento de novas e melhores vacinas são necessárias. Alvos de drogas para TB, assim como descoberta de antígenos para desenvolvimento de vacina requer pesquisa sobre o papel de proteínas de M. tuberculosis na virulência e na estimulação do sistema imune. Neste contexto, a proteólise participa como um importante papel na biologia dos patógenos, uma vez que está envolvida na invasão, migração, aquisição de nutrientes e evasão das respostas inflamatórias e imunológicas. As proteases de M. tuberculosis parecem ser uma abordagem promissora e podem levar ao desenvolvimento de tratamentos mais curtos e efetivos de TB droga-resistente. Apesar de haverem no genoma de M. tuberculosis mais de 100 genes codificantes para proteases, somente algumas dessas proteases foram estudadas. Neste projeto propomos clonar e caracterizar três proteases diferentes de M. tuberculosis: Rv2672, Rv0125 e Rv2467 e analisar sua interação com o sistema imune usando o modelo de infecção murino. Para atingir estes objetivos, pretendemos clonar e expressar essas proteínas em E. coli para caracterizar sua função e ainda pretendemos deletar/inativar estes genes em M. tuberculosis para investigar sua essencialidade e/sou seu papel na virulência e imunogenicidade.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 01/06/2017-30/06/2021
Foto de perfil

André Lazarin Gallina

Engenharias

Engenharia de Energia
  • nanoencapsulamento de antioxidantes naturais e sintéticos para o biodiesel
  • O biodiesel apresenta inúmeras vantagens ambientais, mas devido a processos de oxidação, ocorre a diminuição da qualidade do biocombustível, causando entupimentos nos motores, pela formação de polímeros. Com o intuito de minimizar a degradação do biodiesel, são adicionados ao biodiesel antioxidantes, entretanto, essas substâncias ficam expostas às mesmas condições do biocombustível, o que pode contribuir para a degradação e consequente minimização da eficiência do antioxidante. O encapsulamento das substâncias antioxidantes pode ser uma alternativa para a proteção do antioxidante e modulação da liberação. Desta maneira, o objetivo deste projeto é desenvolver e caracterizar nanopartículas poliméricas contendo ácido ascórbico, extratos da casca de noz pecã, terc-butil-hidroquinona (TBHQ) e de derivados sintéticos 4-(1H-1,2,3-triazol-1-il)fenol, para futura aplicação ao biodiesel. As nanopartículas poliméricas serão produzidas de acordo com o método proposto por Fessi. Posteriormente, serão realizados ensaios de caracterização como: análise morfológica, medida do tamanho de partícula, medida do teor dos ativos e eficiência de encapsulamento.
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

André Lima Férrer de Almeida

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • investigação e avaliação de sistemas de comunicações para aplicações em internet das coisas
  • Este projeto propõe-se a investigar e analisar tecnologias e sistemas de comunicações para aplicações práticas de Internet das Coisas (IoT). O projeto deve incluir a concepção e avaliação de sistemas e redes de comunicações tanto através de análises numéricas obtidas por meio de simulações computacionais, como da experimentação prática em uma rede de dispositivos IoT. Os problemas de interesse que podem ser solucionados por meio da IoT se concentram nas áreas de gestão de recursos hídricos e saneamento. Ao aplicar estas soluções, a gestão pública de cidades pode ser otimizada: um dos princípios das cidades inteligentes. Após a fase de revisão bibliográfica, as ações deste projeto irão se concentrar: i) na concepção de transceptores utilizando o projeto de rádio definido por software e, ii) no estudo de arquiteturas e mecanismos para redes usando um tecnologia/sistema de IoT existente e, iii) na aplicação de inteligência de máquina para soluções de problemas de gestão pública. Deste modo, o projeto busca a inovação tecnológica na área de transceptores para dispositivos em IoT, de inteligência de máquina para redes de dispositivos em IoT, e a inovação na gestão pública através de uma aplicação relevante na área de gestão de recursos hídricos e saneamento. Baseada na teoria e nos conceitos por trás dos sistemas de telecomunicações, a infraestrutura destes sistemas será investigada e analisada. Resultados numéricos obtidos através de simulações computacionais serão avaliados, bem como aplicações experimentais serão projetadas utilizando transceptores disponíveis no mercado ou desenvolvidos no contexto do projeto. A fim de disseminar o conhecimento adquirido, além dos resultados e das conclusões obtidos, será realizado pelo menos um seminário e/ou workshop para a comunidade interessada em tecnologias e sistemas da IoT. Por fim, relatórios técnicos e pelo menos quatro artigos científicos serão escritos abordando os resultados e as conclusões obtidas.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

André Linhares Rossi

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudos de materiais nanoestruturados para aplicações biomédicas
  • Diferentes tipos de materiais com dimensões reduzidas na ordem dos nanômetros estão sendo produzidos por técnicas modernas e investigados. A dimensão reduzida destes materiais trazem propriedades específicas que podem ser aplicadas em diferentes áreas como microeletrônica, microdispositivos, terapias médicas, carreadores de fármacos, biomimética, dentre outras. O grande avanço da nanociência e da nanotecnologia têm sido possível graças ao desenvolvimento de novos instrumentos e técnicas de preparação capazes de observar, analisar e manipular nanomateriais. O objetivo deste projeto é investigar a nanoestrutura de diferentes tipos de nanomateriais com aplicações promissoras, em alguns casos compreender o processo de cristalização/nucleação, e por fim propor otimizações. Além disso, o projeto visa desenvolver e ampliar técnicas de análise por microscopia eletrônica e preparação de amostras até hoje não realizas no Brasil. Alguns dos nanomateriais estudados neste projeto são Ca10(PO4)6(OH)2, CaCO3 e nanopartículas de alginato. Os resultados obtidos com os estudos serão usados para ajustar os processos de síntese, otimizar as propriedades dos nanomateriais e propor aplicações em diferentes áreas da nanotecnologia.
  • Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022