Projetos de Pesquisa

 

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Carina Luisa Ochi Flexor

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • letramento transmídia, práticas comunicacionais e as realidades brasileiras
  • A cultura digital e as TICs vêm suscitando transformações de distintas naturezas, sobretudo, nos modos de produzir, armazenar, distribuir e acessar informações diversas, reverberando em amplas transformações, inclusive, no ambiente educacional em seus diversos níveis. Observando que a rede vem propiciando a circulação de conteúdos transmidiáticos por distintas plataformas, exigindo novas competências para lidar com os diversos hardwares, softwares e seus protocolos, reivindicando uma espécie de letramento que lhe é próprio e, reconhecendo que nem todos os jovens têm as mesmas capacidades, identificar tais competências torna-se premente a qualquer outra estratégia/ação que se possa pensar frente ao desafio que a cultura digital tem imposto à interface comunicação/educação. Adotando como arcabouço teórico-metodológico do Transmedia Literacy (SCOLARI, 2018), a pesquisa tem como objetivo investigar a citada abordagem teórico-metodológica e o mapa taxonômico de competências com o intuito de analisar as competências transmídia desenvolvidas pelos adolescentes brasileiros frente ao uso das TICs. Pretende-se mapear e descrever as competências comunicacionais transmídia dos estudantes da educação básica de algumas cidades do Nordeste e Centro-Oeste do país, com o intuito de elaborar um diagnóstico que seja capaz de orientar a produção de estratégias comunicacionais e materiais pedagógicos para escolas das citadas regiões, permitindo, avaliar se (e como) as particularidades dos contextos socioeconômicos e culturais das distintas regiões produzem diferenças ou semelhanças em relação às competências desenvolvidas pelos adolescentes. De abordagem dedutiva, qualitativa-exploratória e de caráter predominantemente etnográfico, a pesquisa adota as estratégias metodológicas e os instrumentos de coleta de dados (questionários, oficinas, entrevistas semiestruturadas e registros pessoais de uso de mídia) propostos no projeto Transmedia Literacy, adaptados ao contexto brasileiro.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 21/03/2022-31/03/2025
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Carísi Anne Polanczyk

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • inct para avaliação de tecnologias em saúde
  • O IATS é um instituto acadêmico, constituído em 2009 dentro do programa ministerial de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Tem como missão desenvolver, fomentar e disseminar a avaliação e monitoramento de tecnologias em saúde no Brasil, com rigor científico e transparência, provendo instituições e o Sistema de Saúde de informações técnico-científicas. É um projeto inovador, na medida em que agrega pesquisadores de múltiplas áreas e expertise para compor uma rede que aproxima as demandas sócio sanitárias de populações, compromissos institucionais de sistema de saúde com a pesquisa clínica e aplicada. Ao longo dos 5 anos de trajetória, os 87 pesquisadores publicaram mais de 600 artigos envolvendo estudos primários (ensaios clínicos), estudos de efetividade e custo-efetividade, revisões sistemáticas e avaliações de programas dirigidos à avaliação de riscos, de eficácia de métodos diagnósticos e terapêuticos, de organização de serviços, entre outros. Os pesquisadores do IATS, organizaram-se em rede e, com base no fomento coordenado pelo comitê gestor, potencializaram sua produção. As metas foram plenamente alcançadas com a formação de recursos (44 mestrados, 78 doutorados e 8 pós-doutorados) e transferência do conhecimento para o setor público (74 mestrados; 44 alunos de especialização e mais de 110 alunos em cursos). Parte expressiva da pesquisa do Instituto foi para atender demandas do Ministério da Saúde, gestores regionais e municipais no que tange a avaliação de tecnologias para a incorporação no SUS publicados em periódicos nacionais e internacionais. Muitos dos projetos foram desenvolvidos em estreita colaboração internacional, com intercambio de pesquisadores e alunos e valorização do IATS; sendo hoje reconhecido como a rede de colaboradores com maior representatividade qualitativa e quantitativa de produção de conhecimento na área de ATS no Brasil e América Latina. Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) é centrada no paradigma da medicina baseada em evidência para coleta sistemática de informações sobre as novas tecnologias: segurança, eficácia, efetividade e validade para diferentes cenários de prestação de serviço. ATS também considera uma ampla gama de atributos e o impacto micro e macroeconômico. Fazem parte a comparação entre os benefícios à saúde e os custos de uma nova tecnologia, comparativamente as alternativas disponíveis, relação testada em estudos de custo-efetividade e custo-benefício. É esperado que ATS fortaleça o apoio para a tomada de decisão de profissionais de saúde e políticas a serem incorporadas, assim como permita a tomada de decisão informada mais adequada entre médicos e pacientes. As pesquisas planejadas integram distintas áreas da Agenda de Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, desde temas de saúde da criança, adulto, idoso, mas essencialmente as subagendas 14- ATS e economia da saúde e a sub agenda 18- promoção de saúde. As agendas internas de pesquisa de IATS estão estruturadas de acordo com a demanda sócio sanitária da população brasileira e expertise dos grupos de pesquisa integrantes. As principais agendas focam as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs) e as doenças infecciosas. Em 2007, as DCNTs compreenderam 72% de todas mortes (doenças cardiovasculares, respiratória crônica, diabetes, câncer e outras crônicas) e 10% foram por doenças infecciosas. A concepção científica do IATS baseia-se em uma plataforma metodológica de apoio a pesquisa em ATS e monitoramento das tecnologias, incluindo pesquisas clínico-epidemiológicas; principalmente ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas, metanálises e análises econômicas -, inter-relacionados com agendas de pesquisa clínica e populacional desenvolvidas pelos núcleos de Doenças Cardiovasculares, Diabetes e a prevenção das DNCT, Doenças Infecciosas, Atenção Primária em Saúde, Vacinas, Oncologia, Saúde Mental e Alta complexidade. Na expansão deste arcabouço foram inseridos os eixos de gestão, monitoramento das tecnologias e de serviços. Estão previstos a realização de 87 projetos de pesquisa; vários cursos de pós-graduação acadêmico (mestrado profissional) e especialização (presencial e a distância); cursos de curta duração e para gestores; permuta entre pesquisadores nacionais, entre outros INCTs e grupo internacionais de reconhecido destaque acadêmico e cientifico. Nesta fase, os projetos são mais robustos, de maior escala e potencial impacto com a formação de conhecimento tanto em nível internacional em publicações científicas quanto nos subsídios concretos ao SUS. O projeto amplia o corpo de colaboradores para 160 membros, 8 do Comitê Gestor representativo das 9 instituições (4 georegiões do Brasil, 3 tutelações) que compõe o IATS. Com objetivo de reduzir as desigualdades em expertise em ATS, centros do Nordeste (UFPe) e no Centro-Oeste (UNB, UFG) serão fomentados e apoiados, bem como novos parceiros incorporadas nessas regiões (Fiocruz Recife, Piauí). São 85 pesquisadores com doutorado, 15 bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ) em diversas categorias. A pesquisadora proponente, Carisi Polanczyk, é a atual coordenadora adjunta do INCT, função que lhe atribui responsabilidades de idealizadora de projetos, gestora do desenvolvimento nas diversas frentes de atuação e dirigente da estrutura organizacional do Instituto. É professora adjunta da UFRGS e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia (nível CAPES 5), pesquisadora CNPq 1B, índice H 22. É integrante da comissão coordenadora do Mestrado Profissional Gestão de Tecnologia em Saúde da UFRGS e membro do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia (REBRATS). A vice coordenação será assumida pelo Prof. Antônio Ribeiro, membro atual do comitê gestor, professor titular do departamento de clínica médica da UFMG, pesquisador CNPq 1A, com ampla experiência em pesquisa clínica, gestão em saúde, gestão de projetos multicêntricos e complexos, e colaboração internacional.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 25/11/2016-30/11/2024
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Carla Aparecida Arena Ventura

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • iniciativa qualityrights da organização mundial da saúde (oms): alternativas para diminuir o estigma e promover o conhecimento sobre os direitos humanos das pessoas com transtornos mentais em profissionais de enfermagem brasileiro
  • Pessoas com transtornos mentais vivenciam violações de direitos humanos, são excluídos da vida comunitária, estigmatizados e discriminados em diferentes aspectos da vida, como trabalho, educação, habitação, lazer. Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta a Iniciativa QualityRights, que tem como principal benefício oferecer meios para facilitar o fim de violações de direitos humanos que acontecem nos espaços de saúde e de assistência social, a melhora da qualidade dos cuidados a essas pessoas, assim como a formação e o desenvolvimento de habilidades para profissionais de saúde. Estudos que aplicaram os módulos do QualityRights em países como Islândia, Tunísia e Índia, indicaram mudanças positivas no nível de conhecimento e atitudes após a finalização do treinamento em diferentes serviços de saúde mental. Portanto, as evidências dos estudos sinalizam que a iniciativa QualityRights promove conhecimento sobre direitos humanos das pessoas com transtornos mentais e reduz o estigma e a discriminação com relação a este grupo vulnerável. Esta proposta busca adaptar culturalmente para o Brasil e avaliar a aplicabilidade e a eficácia da Iniciativa QualityRights para promover o conhecimento sobre os direitos humanos das pessoas com transtornos mentais e a redução do estigma em profissionais de enfermagem em serviços da Atenção Primária à Saúde. Profissionais de enfermagem, apesar de serem responsáveis pela promoção de direitos humanos e redução de atitudes e práticas estigmatizantes com relação às pessoas com transtornos mentais, muitas vezes se distanciam desses papeis devido à falta de conhecimento, experiências de contato negativas, cumprimento de protocolos e visão biomédica ainda predominante. Assim, este estudo controlado e randomizado seguirá duas estratégias metodológicas: 1) Adequação do processo de adaptação cultural dos módulos da iniciativa QualityRigths; 2) Avaliação da aplicabilidade dos módulos e da eficácia da iniciativa QualityRights.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 06/02/2022-28/02/2025
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Carla Busato Zandavalli

Ciências Humanas

Educação
  • a base nacional comum curricular e o discurso da qualidade de ensino como indutor de políticas da educação básica e de formação de professores no brasil
  • Este projeto de pesquisa reúne pesquisadores e estudantes dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação e do Programa de Ensino de Ciências, bem como de cursos de licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Taubaté (SP). Objetiva analisar a proposição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principal política educacional desenvolvida no Brasil a partir de 2016, como elemento indutor da qualidade de ensino e articulador das políticas curriculares, de formação de professores, de materiais didáticos, tecnologias educacionais e de avaliação da educação no Brasil. Toma-se o Estado na acepção de Gramsci (2007), ou seja, o Estado integral. O projeto será desenvolvido a partir de quatro eixos: 1) BNCC e os currículos de referência de estados e municípios; 2) Programas, projetos e ações propostos para a formação inicial e continuada de professores da educação básica, para o desenvolvimento dos currículos e a percepção dos profissionais da educação; 3) BNCC, os materiais didáticos e as tecnologias educacionais; 4) BNCC e as políticas de Avaliação Educacional. Cada eixo contará com subprojetos desenvolvidos no âmbito dos programas e cursos já indicados. Embora os subprojetos tenham lócus de análise diferentes, serão conduzidos a partir de uma unidade teórico-metodológica, a base sócio-histórica (SAVIANI, 1997) com estudos de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 2013) e algumas etapas em comum: a) etapa bibliográfica; b) etapa documental; c) coleta em campo; d) tratamento e análise de resultados. As coletas em campo compreenderão os procedimentos éticos da pesquisa, abrangerão a realização de entrevistas e/ou grupos focais e serão analisados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016).
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 01/04/2022-30/04/2025
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Carla Craice da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Demografia
  • a “última fronteira agrícola”: análise sobre os movimentos populacionais na região do matopiba
  • No Brasil, as frentes de expansão agrícola ganharam força na virada do século XIX com a interiorização da população ao Sudeste e ao Sul do país, sendo retomadas em meados do século XX com a expansão em direção à Amazônia e, mais recentemente, uma nova área tida pelos discursos oficiais como “última fronteira agrícola” se coloca em evidência, a região do MATOPIBA, que abrange o estado do Tocantins e parte dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia. Embora tenha sido oficializada através do Plano de Desenvolvimento Agropecuário (PDA-Matopiba) em 2015, a região se define como área de interesse dos setores agropecuários desde os anos 2000. Por um lado, o avanço dessa nova frente de expansão implica na proposta de se ampliar a produção agropecuária e mineral a partir de um modelo específico de desenvolvimento agroindustrial. Se na década de 1960 este modelo foi impulsionado pela Revolução Verde, a partir dos anos 1990 se atualiza na ideia do agronegócio transnacional. Por outro lado, ela pressupõe uma reocupação populacional de grupos arregimentados pelo modelo de produção hegemônico, gerando processos migratórios para as regiões de interesse dos setores agropecuários. Assim, o estabelecimento desses empreendimentos agroindustriais não tende a incluir a totalidade das populações já estabelecidas, determinando mecanismos de incorporação subalternizada ou expulsão destas, sobretudo os povos e comunidades tradicionais e assentados. Deste modo, este projeto tem como objetivo compreender a relação entre o estabelecimento do agronegócio transnacional e a transformação da população na região do MATOPIBA, buscando entender as diferentes modalidades de movimentos populacionais envolvidas no processo, tratando de quem chega, quem permanece/resiste e quem parte deste território. O projeto contará com uma abordagem de multimétodos, com análise sociodemográfica da população dos Censos Demográficos dos anos 2000, 2010 e 2022 e, no segundo momento, com pesquisa de campo etnográfica.
  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
  • 25/02/2022-28/02/2025
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Carla Freire Celedonio Fernandes

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • plataforma de desenvolvimento e engenharia de anticorpos e nanocorpos terapêuticos contra doenças infecciosas
  • O mercado de biofármacos movimenta cerca de US$ 230 bi/ano no mundo. A maior parte do valor é gerada por anticorpos monoclonais e seus construtos. Esses medicamentos são usados para tratar patologias como câncer, doenças inflamatórias e infecciosas. Recentemente, o primeiro biofármaco baseado em nanocorpos (caplacizumab) foi aprovado pela EMA e FDA. O Brasil é dependente no setor e considerado o dispêndio do Ministério da Saúde com importação desses produtos vê-se a necessidade de maiores investimentos em CT&I na área. Considerando (i) a experiência do grupo no estabelecimento de uma plataforma de nanocorpos que permitiu a seleção do insumo por Phage Display contra alvos virais e toxinas animais; (ii) as formulações com nanocorpos em andamento para inovações no tratamento do ofidismo; (iii) os trabalhos em desenvolvimento para uso de scfv para aplicação em CART-cells; (iv) a experiência em bioinformática estrutural e imunogenicidade de anticorpos; além da infraestrutura disponível na Fiocruz-CE; a implantação do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde de Eusébio e de uma unidade produtiva de Bio-Manguinhos, a presente proposta visa consolidar uma plataforma de desenvolvimento de anticorpos/nanocorpos para obtenção desses insumos para viroses emergentes e doenças negligenciadas. Para isso, bibliotecas humanas de anticorpos serão construídas, a partir do repertório de linfócitos B de indivíduos vacinados contra a Covid-19 e que apresentaram produção de anticorpos. Após seleção e caracterização, a capacidade de neutralização viral dos anticorpos anti-SARS-CoV será avaliada. Além disso, dadas as falhas e toxicidade do tratamento para Leishmaniose, a proteína tripanotiona redutase será usada como alvo molecular para construção de biblioteca imune e obtenção de nanocorpos e formulações nanoestruturadas para a doença. Assim, espera-se obter anticorpos neutralizantes, protótipos de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para o tratamento de pessoas com COVID-19 e Leishmaniose.
  • Fundação Oswaldo Cruz - CE - Brasil
  • 25/02/2022-28/02/2025
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Carla Gruzman

Outra

Divulgação Científica
  • desafios contemporâneos da educação museal: narrativas de formadores de educadores e de educadores em formação na interface museus de ciências-universidades
  • Seminários promovidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o International Council of Museums (ICOM), sobretudo a partir da década de 1950, tiveram importante papel no fortalecimento da função educativa dos museus. No cenário nacional, o desenvolvimento da Educação Museal acompanha a própria história dos museus no país, levando à organização de setores educativos, sistematização de processos, produção de conhecimentos, criação de Redes de Educadores e proposição de políticas públicas como a Política Nacional de Educação Museal (PNEM), de 2017, com repercussões para a consolidação de um campo científico. Um dos desafios para o fortalecimento da relação entre os museus e a sociedade é a necessidade de investimento na formação específica de educadores museais, no intuito de promover um encontro cada vez mais qualificado destes com os públicos. Estudos apontam a baixa oferta acadêmica para propor reflexões e pensar a formação desses sujeitos, predominando a formação em serviço. Desta maneira, este projeto leva em consideração as discussões acadêmicas sobre Educação Museal, e buscará compreender as ações de formação humana no campo por meio da escuta, registro e análise de narrativas (auto)biográficas e histórias de vida de educadores museais e professores (formados e em formação). Tem como foco as experiências e sentidos mobilizados em seus percursos formativos enquanto elementos que vão sendo engendrados para constituir seus repertórios teórico-político-práticos. Considera ainda a circulação de conhecimentos entre esses diversos atores sociais, que estão nas zonas de contato entre diferentes contextos formativos. Particularmente, pretende-se também compreender os desafios evidenciados pela pandemia de Covid-19 no que tange esses processos formativos, investigando os seus efeitos sobre as ações planejadas e sobre os sujeitos da pesquisa. Interessa examinar os processos de formação nos quais tomam parte educadores museais e professores, as escolhas realizadas, as marcas e significações que produzem sobre o papel da Educação Museal no contexto da formação humana, buscando, ainda, compreender as articulações que estabelecem com/nas redes educativas das quais participam. Almeja-se explorar as percepções e potencialidades dos acervos e objetos dos museus para abordar aspectos dos processos históricos das ciências na formação; conhecer os princípios, estratégias e elementos que compõe o planejamento e organização de processos formativos e as singularidades dos diferentes espaços-tempos em que se realizam essas ações. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que tem como cenário empírico os processos de formação que ocorrem na interface museu-universidade, a ser executada por uma equipe de pesquisadores de três museus de ciências brasileiros com trajetórias reconhecidas nos campos da Educação Museal, Divulgação Científica e História das Ciências: Museu da Vida (MV/COC/Fiocruz), Museu Nacional (MN/UFRJ) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Assim, torna-se evidente a relevância da presente investigação, cujos resultados pretendem colaborar para ampliar a compreensão da Educação Museal, seus efeitos e manifestações na formação de educadores museais e professores, visando ao fortalecimento desta e também ao aprimoramento da Educação brasileira.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 18/11/2021-30/11/2024
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Carla Maria Dal Sasso Freitas

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • estudos e desenvolvimentos em visual analytics empregando interação convencional e técnicas imersivas
  • Ao longo dos anos o aprimoramento das tecnologias de aquisição, armazenamento e distribuição de dados e a intensificação do uso de sistemas computacionais e aplicativos em dispositivos móveis em todas as áreas da atividade humana levou a um aumento vertiginoso do volume e/ou da complexidade dos dados disponíveis. A compreensão desses dados é fator preponderante para o desempenho de tarefas, tomada de decisões ou aquisição de conhecimento. Nesse cenário, facilitar a compreensão torna necessárias técnicas de apresentação (comunicação) de dados que, por sua, demandam formas de representação, manipulação, exploração e análise de dados. A maioria das aplicações requer técnicas de sumarização e análise de dados justamente para facilitar sua compreensão pelos usuários. Técnicas de análise de dados combinadas com técnicas interativas de visualização correspondem ao que se convencionou chamar de Visual Analytics, análise interativa visual ou de “analítica visual”, as quais vem integrando, principalmente, técnicas de visualização interativa, técnicas de análise estatística, técnicas de mineração de dados e de aprendizado de máquina para facilitar a compreensão de dados e a consequente construção do conhecimento e/ou tomada de decisão. Tais técnicas devem prover representações visuais, seja de dados brutos ou de dados derivados pelos métodos de análise, com elementos semânticos suficientes para o seu entendimento, e facilidades de interação de modo que o usuário possa modificar a representação visual, como resultado de um processo de navegação pelo conjunto de dados ou execução de métodos de análise escolhidos de acordo com os novos dados derivados necessários. Portanto, as questões essenciais no desenvolvimento das técnicas de análise interativa visual são a escolha (1) do mapeamento dos dados para entidades visuais (primitivas geométricas ou atributos visuais de primitivas geométricas), (2) do conjunto de técnicas de interação fornecidas, pois estas determinarão as possibilidades de exploração do conjunto de dados e (3) das técnicas de análise adequadas ao domínio. Mais recentemente, técnicas imersivas de visualização com as correspondentes técnicas de interação vem sendo investigadas com vistas a ampliar a capacidade de percepção dos usuários, sua eficiência e seu nível de engajamento. Tais técnicas são conhecidas como Immersive Analytics. Com isso, tornaram-se novamente prementes os aspectos de avaliação dessas técnicas de modo que seja possível considerar as técnicas mais adequadas a cada domínio de aplicação. O presente projeto contribui com a ampliação do conhecimento a esse respeito pela investigação de quatro domínios de aplicação onde podem ser desenvolvidas técnicas de visualização de informações e de visual analytics, tanto não imersivas como imersivas. Serão abordados dados políticos obtidos do portal de dados aberto da Câmara de Deputados para análise de perfil político com base nas votações, narrativas utilizando redes de colaboração tanto a partir dos dados políticos como a partir de redes de colaboração científica, dados multidimensionais registrados em coleções de dados de biodiversidade; e dados obtidos de simulações de processos geoquímicos na forma de ensembles. Espera-se que o desenvolvimento de técnicas contemplando esses domínios proporcione o conhecimento adequado para extrapolar para outros domínios a determinação de quais técnicas podem aumentar a eficiência e nível de engajamento de usuários com os dados que eles precisam analisar e/ou conhecer.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2023
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Carla Menêses Hardman

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • processo e efetividade de uma intervenção de educação permanente em saúde para o desenvolvimento de competências profissionais e aumento da capacidade institucional para a atenção às doenças crônicas não transmissíveis em profissionais e gestores da aps
  • O objetivo geral do Projeto APS em FormAção é analisar o processo e a efetividade de uma intervenção de Educação Permanente em Saúde (EPS) para o desenvolvimento de competências profissionais e aumento da capacidade institucional para a atenção às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT: diabetes mellitus [DM], hipertensão arterial sistêmica [HAS] e obesidade) e na abordagem dos seus fatores de risco (alimentação inadequada, tabagismo e inatividade física) em gestores e profissionais de nível superior da Atenção Primária à Saúde (APS) de Pernambuco (PE). Este projeto caracteriza-se como uma Pesquisa de Avaliação e incluirá quatro fases. Na primeira fase, será feita uma análise diagnóstica das características socioeconômicas dos municípios e dos territórios das UBS-PE incluídos no estudo; das características de saúde dos usuários; da qualidade do cuidado às pessoas com DM, HAS e Obesidade; da capacidade instalada na APS; da organização do processo de trabalho das equipes e das necessidades de formação dos profissionais e gestores da APS. Na segunda fase, 16 municípios serão selecionados e um subgrupo de profissionais e gestores das equipes de saúde da família (ESF) serão alocados aleatoriamente em dois grupos, cada um com 8 municípios e 96 participantes. Em momentos distintos, todos os grupos irão participar de uma intervenção de EPS norteada pelo Modelo de Atenção as Condições Crônicas e pelo modelo RE-AIM, na modalidade semipresencial, com duração de 6 meses para os profissionais e 3 meses para os gestores. A organização curricular será composta por três eixos orientadores do ensino (conhecendo e diagnosticando; analisando e intervindo; intervindo e avaliando) e quatro áreas temáticas (Epidemiologia das DCNT e seus fatores de risco; Rede de Atenção à Saúde as DCNT; Cuidado as pessoas com DCNT e abordagem aos seus fatores de risco: estratégias e monitoramento; Cuidado as pessoas com DCNT e abordagem aos seus fatores de risco: processo de trabalho). Antes e após a intervenção serão analisadas as competências, barreiras, e facilitadores para organizar a atenção à saúde das pessoas com DCNT; e, a capacidade institucional para a atenção às DCNT. Serão realizadas análises processuais da implementação (alcance, adesão da formação), bem como da efetividade da intervenção. Na fase de difusão e tradução do conhecimento, que ocorrerá desde o início da primeira fase, será realizado e promovido um conjunto de ações de educação, popularização e/ou divulgação científica do conhecimento junto à sociedade, para diferentes tipos de público. Diferentes procedimentos estatísticos serão empregados a fim de responder cada objetivo específico. Dentre os resultados esperados destaca-se: uma análise diagnóstica dos aspectos socioeconômicos e de saúde dos municípios, usuários, profissionais e gestores da APS de PE; uma intervenção efetiva de formação em serviço para os participantes; desenvolvimento de novas tecnologias sociais e educacionais; desenvolvimento de competências e aumento da capacidade institucional para a atenção às pessoas com DCNT. Todos esses resultados podem culminar com a melhoria na organização e qualificação do cuidado às pessoas com DCNT e a abordagem aos fatores de risco na APS.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 05/12/2020-31/12/2023
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Carla Odete Balestro Silva

Outra

Divulgação Científica
  • ifcitec – feira de ciências e inovação tecnológica do ifrs campus canoas
  • A IFCITEC é uma Feira de Ciências e de Inovações Tecnológicas que ocorre desde 2013, nas dependências do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A feira se destina a apresentar, avaliar e premiar pesquisas realizadas por jovens cientistas – nas diversas áreas do conhecimento humano - da rede pública e privada de ensino do estado do Rio Grande do Sul que cursam o Ensino Fundamental (anos finais – 6° ao 9° ano), Ensino Médio, Ensino Médio Integrado ao Técnico e a Educação Profissional de Nível Técnico (incluindo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos) estimulando sua divulgação e reconhecimento. O objetivo da proposta submetida nesta Chamada é a de realizar a décima edição da IFCITEC – Feira de Ciências e de Inovações Tecnológicas do Campus Canoas do IFRS em 2022 em espaço mais apropriado e com premiações que incentivem os participantes a continuarem suas pesquisas e exporem em feiras de caráter nacional ou internacional. A IFCITEC tem caráter estadual, recebendo projetos de diversos municípios do estado do Rio Grande do Sul. Geralmente, cerca de 130 projetos são apresentados, inscritos em dez categorias diferentes: três categorias contemplam o Ensino Fundamental e oito categorias contemplam o Ensino Médio integrado ou não à Educação Profissional e o Ensino Técnico de Nível Médio. Os três melhores projetos de cada categorias recebem troféu e medalhas. Nessa Chamada, deseja-se obter bolsas para os melhores colocados, bem como, incentivo financeiro para as inscrições de projetos que se destaquem nas feiras afiliadas nacionais e internacionais.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 02/02/2022-29/02/2024