Projetos de Pesquisa

 

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Taís Freire Galvão

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • prevalência de deficiência de micronutrientes em mulheres em idade fértil no brasil: revisão sistemática e meta-análise
  • Introdução: A deficiência de micronutrientes em mulheres em idade fértil é importante causa da carga de doenças na sociedade. Apesar da relevância, sumarizações da prevalência deficiência de micronutrientes em mulheres em idade fértil no Brasil não estão disponíveis. Objetivo: Estimar a prevalência da deficiência dos principais micronutrientes em mulheres na idade fértil no Brasil por meio de revisão sistemática com meta-análise. Método: O protocolo contendo os métodos detalhados desta revisão sistemática será registrado. Serão elegíveis estudos realizados no Brasil que avaliaram a prevalência de deficiência de micronutrientes em mulheres em idade fértil. As buscas serão feitas no MEDLINE, EMBASE, LILACS, SCOPUS, CINAHL e outras fontes de informação. Microdados de pesquisas que mensuraram tais deficiências serão também incluídos. Pesquisadores aos pares, e de modo independente, selecionarão os estudos, extrairão os dados e avaliarão a qualidade metodológica dos estudos. Serão calculadas meta-análises da prevalência e intervalo de confiança de 95% da deficiência dos principais micronutrientes no Stata 14.2. Duas abordagens estatísticas serão adotadas: meta-análise de proporções (comando metaprop), assumindo que os tamanhos da população e da amostra dos estudos são correlacionados e transformação de duplo arcoseno de Freeman-Tukey ponderado pela população local para estabilizar as variâncias. A heterogeneidade será estimada pelo teste do qui-quadrado e I² e investigada por meio de análise de subgrupo e metarregressões. Os dados gerados pela pesquisa serão disponibilizados integralmente em repositórios abertos após a publicação do resultado principal. Resultados esperados: Espera-se contribuir com o conhecimento da prevalência de deficiência de micronutrientes em mulheres em idade fértil. No campo da disseminação científica, planeja-se publicar artigos científicos em periódicos indexados e disponibilizar abertamente os dados abertos provenientes da revisão. A formação de recursos humanos especializados em graduação e pós-graduação também é prevista. A síntese da prevalência de deficiência de micronutrientes possibilitará o embasamento de políticas públicas em alimentação e nutrição e avaliação do impacto das intervenções nacionais na saúde das mulheres em idade fértil.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 20/01/2020-31/01/2022
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Taís Silva Pereira

Ciências Humanas

Filosofia
  • jogos filosóficos: abordagens didáticas conceituais para o ensino de filosofia.
  • Este projeto é um desdobramento da experiência com o Mestrado Profissional de Filosofia e Ensino (iniciado em 2015), no tocante à elaboração de produtos educacionais que valorizem o saber filosófico como uma atividade de pensamento, e com o projeto de extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ – “A filosofia na construção de jogos” (iniciada em 2013), voltada para a divulgação da filosofia e elaboração de materiais didáticos na educação básica, e também com as atividades realizadas. Com efeito, o caminho empreendido nestas duas frentes levou à necessidade de aprofundar o entendimento teórico e prático sobre os processos de análise e construção de jogos em seu contexto educacional. Ao assumir que as investigações concernentes à filosofia e ao seu ensino são inseparáveis, a pesquisa que ora se apresenta se estrutura em três eixos complementares. O primeiro deles diz respeito às discussões sobre o conceito filosófico de jogo. A despeito da produção e utilização de suas mecânicas para o ensino (e que não se restringem apenas à filosofia), há ainda a necessidade de se analisar e discutir o conceito de jogo, tendo como horizonte o ensinar e aprender filosofia na educação básica, especialmente no ensino médio. Mais do que valorizar a instrumentalização dos jogos, busca-se compreender o seu lugar, na medida em que se define, sobretudo, pelo divertimento, nos discursos e práticas humanos. O segundo, debitário do primeiro, consiste na aproximação entre o jogo e a prática filosófica, como exercício de conceituação. Enquanto atividades específicas orientadoras, elas circunscrevem espaços comuns de interação e, portanto, são proveitosas no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, embora o saber filosófico não se reduza ao jogar, encontra em sua dinâmica a possibilidade de articulação conceitual tendo em vista um propósito comum, no interior de uma comunidade de investigação. O terceiro, que se estruturará após os passos anteriores, se encaminha para uma consideração mais profunda acerca não apenas da utilização, mas igualmente da produção coletiva de jogos como um recurso para as aulas de filosofia e que podem ser estruturados através de oficinas com estudantes da educação básica, na formação de professores e igualmente na distribuição de exemplares dos jogos produzidos no âmbito desta pesquisa para 20 escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Assim, ao aproximar a atividade filosófica e o jogo, será preciso pensar a elaboração de jogos em um horizonte além da instrumentalização de mecânicas para transmissão de conteúdos específicos. O que se pretende defender, ao fim e ao cabo, é um uso conceitual – portanto, filosófico – do jogo para o ensino de filosofia.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Taissa Rodrigues Marques da Silva

Ciências Biológicas

Zoologia
  • a evolução e biomecânica da coluna cervical de pterossauros (reptilia: archosauria)
  • Os pterossauros consistem em um grupo de répteis arcossauros que viveram exclusivamente durante a Era Mesozoica. Originaram-se no Triássico Superior e se extinguiram na transição Cretáceo-Paleógeno tendo, portando, surgido cerca de 70 milhões de anos antes das aves. Além de não possuir descendentes vivos, o clado apresenta uma grande quantidade de autapomorfias, como o conjunto de caracteres que respondem pela constituição da asa, composta por patágios (membranas alares) robustos sustentados, principalmente, pelo braço e pelo quarto dígito manual extremamente alongado. Ainda assim, pterossauros e aves apresentam diversas características convergentes, fruto da capacidade do voo batido, como a presença de ossos pneumáticos, esterno bem desenvolvido e fusionamento de algumas estruturas ósseas, o que permite extrapolar as funções de estruturas avianas para aquelas de pterossauros. Essas extrapolações hipotetizadas podem ser testadas por meio de estudos biomecânicos. Um dos tópicos mais sub-estudados é a anatomia funcional do pescoço dos pterossauros, apesar de suas óbvias implicações para a compreensão de sua postura durante a locomoção e forrageamento. Em aves, o pescoço divide-se em 3 segmentos funcionais, que são responsáveis por seu formato de “S”. Pterossauros apresentam morfologia vertebral distinta especialmente nas cervicais médias, o que implica em posturas cervicais diferentes. Porém, até o momento, pouco foi investigado sobre sua biomecânica, apesar da razoavelmente comum preservação de elementos vertebrais. Desta forma, o presente projeto objetiva reconstruir a anatomia e os movimentos do pescoço de pterossauros, além de relaciona-los aos diferentes hábitos de vida, locomoção e forrageamento e à história evolutiva do clado. Para tanto, serão estudadas séries cervicais bem preservadas, pertencentes aos gêneros Anhanguera, Azhdarcho, Brasileodactylus, Dsungaripterus e Rhamphorhynchus. Estes táxons representam animais de diferentes portes e hábitos de vida. As imagens tridimensionais das vértebras serão obtidas por meio de microtomografias ou, na impossibilidade deste método, por fotogrametria, a partir de material tombado em coleções científicas publicamente acessíveis. As articulações e músculos, a posição osteológica neutra, e a disposição do pescoço em relação aos membros serão reconstruídas com base no método Extant Phylogenetic Bracket. Subsequentemente, os movimentos do pescoço serão simulados em uma Análise de Elementos Finitos, que definirá os pontos mais suscetíveis a torções e tração e a amplitude de movimentos de cada táxon. Por fim, estes dados serão compilados e comparados em uma análise filogenética comparativa, a fim de compreender as contribuições das adaptações e da história evolutiva na biomecânica cervical em pterossauros. Estas análises serão feitas em colaboração com pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras (China, Dinamarca, Estados Unidos). Os resultados deste projeto trarão avanços tanto no conhecimento específico sobre a mobilidade do pescoço de pterossauros de diferentes clados e hábitos de vida, mas também por utilizar metodologias modernas e replicáveis. Eles também podem vir a ser utilizados na indústria, no desenvolvimento de equipamentos compostos por estruturas alongadas constituídas por módulos móveis (“braços”, guindastes, etc). Os impactos mais diretos são na difusão científica, através da representação em vida de animais extintos.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Takeshi Kodama

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • física nuclear e aplicações
  • A Física Nuclear se caracteriza como um importante campo de pesquisa, que propicia informações fundamentais no entendimento da natureza, com grande relevância para o conhecimento e compreensão do mundo em que vivemos. Esta ciência tem como objetivo a investigação da origem, evolução, estrutura, mecanismos de reação e fases da matéria nuclear de interação forte. Questões fundamentais em aberto levaram a Física Nuclear a ampliar seus horizontes e hoje seu alcance se estende desde as partículas mais fundamentais, como os quarks e glúons, até a dinâmica da transição de fase associada ao Big-Bang do universo. Essa abrangência da física nuclear resulta em uma grande variedade de aplicações interdisciplinares. A energia nuclear é uma componente fundamental da política energética. O desenvolvimento de novos conceitos em reatores de fissão poderá resultar em reatores mais eficientes e seguros. Técnicas nucleares vêm sendo largamente aplicadas em diagnóstico e tratamento de doenças, por meio da radiologia diagnóstica, radioterapia, hádronterapia e medicina nuclear. Detectores de partículas, largamente utilizados em medidas de reações nucleares são hoje adaptados e utilizados em dosimetria e substituem antigos métodos de imagens. Indústrias possuem grande interesse em colaborações com desenvolvimento de instrumentação nuclear, em particular, no desenvolvimento de detectores de partículas/radiação e de eletrônica. Além disso, o desenvolvimento da pesquisa em Física Nuclear, por meio de novas e sofisticadas técnicas experimentais, também propicia o desenvolvimento de inovações tecnológicas não propriamente na área de Física Nuclear. Assim, inovações em tecnologia do vácuo, em criogenia, informática em sistemas de aquisição de dados etc, muitas vezes decorrem da pesquisa em física nuclear. Na agricultura, novas variedades de plantas com características melhoradas vêm sendo criadas por meio do processo de mutação induzida pela radiação. Outra importante área de aplicação de Física Nuclear é na investigação de danos de radiação em satélites, importantíssima na área de telecomunicações. Irradiação de materiais por feixes de íons provenientes de aceleradores vem sendo utilizada para estudar o efeito de radiação ionizante sobre delicados circuitos eletrônicos. Na indústria de petróleo, estratégica para o desenvolvimento nacional, técnicas nucleares com espectrometria de massa com aceleradores (AMS) são utilizadas para a caracterização de biodiesel e estudos de estabilidade do fundo oceânico. Outra importante aplicação da técnica de AMS encontra-se na investigação de mudanças climáticas modernas. Cabe ressaltar a importância emergente de aplicações nucleares e de radiação em nanotecnologias, tais como nanoeletronica. Como exemplos: espalhamento de nêutrons a pequenos ângulos para a caracterização de nano-estruturas, nano-dosimetria para braquioterapia induzida por partículas carregadas pesadas, irradiação de feixes de elétrons para a formação de nano-gel e endurecimento de nano-tubos, irradiação gama para o controle do tamanho de nano-partículas. Na área de fármacos, para a investigação e produção de novos medicamentos, a fase zero de microdosagem é crucial para o desenvolvimento das pesquisas. Para tal a técnica analítica ideal é AMS, por ser capaz de rastrear uma partícula em 10 a 15. A formação de recursos humanos na área de física nuclear é de grande importância para que o país continue a dominar a tecnologia. Assim sendo, a parte educacional desempenha um papel importantíssimo dentro das atividades em física nuclear. Os estudantes trabalhando em laboratórios instalados em universidades, além de estarem em contato com atividades intelectuais diversas em física geral, participam também de um conjunto extenso de atividades particulares da física nuclear. Estes se envolvem, entre outras coisas, no projeto, construção e manutenção de equipamentos experimentais sofisticados, além de utilizá-los para a pesquisa, tendo contato com a tomada de dados experimentais e interpretação dos resultados. A excelente formação adquirida com essas atividades garante a geração dos futuros líderes das ciências nucleares e de outras atividades de importância para o desenvolvimento tecnológico. A disseminação dos conhecimentos da área e suas aplicações junto ao público em geral é outra grande preocupação da comunidade de Física Nuclear. As técnicas teóricas desenvolvidas pela comunidade internacional de física nuclear foram bastante importantes no desenvolvimento de outras áreas de física como atomica, mesoscópica e nanoscópicas. A presente proposta trata da formação de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Física Nuclear e Aplicações (INCT-FNA). Esta importante área da ciência e tecnologia não dispõe até o momento de um INCT. A aprovação do presente projeto terá grande repercussão no desenvolvimento no Brasil de pesquisas básicas na fronteira do conhecimento científico atual, além de possibilitar o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas e com aplicações em vários outros ramos da ciência, fora da física. Com a criação do INCT nesta área, pretendemos atuar de forma mais coordenada do que vem sendo feito até então, aumentando a interação entre os grupos e entre físicos teóricos e experimentais, trabalhando em física básica e aplicada, desta forma gerando avanços qualitativos importantes, que devem contribuir não somente para contribuições na fronteira do conhecimento, mas também gerando novos produtos e tecnologia que devem beneficiar a sociedade. Com os recursos previstos neste edital, esperamos manter e modernizar os laboratórios já consolidados e ainda criar ou dar grande impulso a novos laboratórios, particularmente na região Nordeste. Prevemos, portanto, forte evolução do ponto de vista da pesquisa experimental e tecnológica nesta área.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 23/11/2016-30/11/2022
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Tales Alexandre da Costa e Silva

Engenharias

Engenharia Química
  • bioprospecção e engenharia de l-asparaginases microbianas: desenvolvimento de um biofármaco mais eficaz contra leucemia linfoide aguda
  • A L-asparaginase catalisa a hidrólise de L-asparagina em ácido L-aspártico e amônia. Atualmente, as enzimas de Escherichia coli nas formas L-asparaginase nativa e peguilada, assim como a L-asparaginase de Erwinia chrysanthemi são usadas no tratamento da leucemia linfoide aguda (LLA). No entanto, dois efeitos colaterais principais têm sido relacionados à atividade dessa enzima: neurotoxicidade e produção de anticorpos (hipersensibilidade), fatos que diminuem a eficácia do medicamento ao longo do tempo. Entretanto, essas reações de hipersensibilidade observadas com as L-asparaginases bacterianas podem não ser tão pronunciadas com homólogos de fungos, seres eucariotos, dado o parentesco evolutivo dos mesmos e os animais, como revelam estudos filogenéticos moleculares. A grande quantidade de biomas do Brasil poderia proporcionar fungos filamentosos com seletividade à L-asparagina (pouca neurotoxicidade) e motivos substitutos adequados com diferentes epítopos estruturais (baixa hipersensibilidade). Somado a isso, há o fato de que diversos estudos de engenharia racional de proteínas têm sido realizados com o intuito de melhorar a atividade das L-asparaginases bacterianas como: reduzir a atividade de L-glutaminase, diminuir a imunogenicidade da enzima, aumentar a termoestabilidade e a resistência frente às proteases humanas. Portanto, esse trabalho tem como objetivo principal a obtenção de novas L-asparaginases, por vias natural e sintética, que apresentem características bioquímicas e cinéticas mais adequadas ao tratamento da LLA. Pela via natural será testada a produção endógena da enzima através da utilização de fungos filamentosos isolados de diversos biomas brasileiros como a Caatinga e Cerrado. Enquanto que pela via sintética serão realizadas mutações sítio dirigidas na sequência de aminoácidos da L-asparaginase II de Escherichia coli - EcA II – codificada pelo gene ansB. As L-asparaginases produzidas pelas duas vias serão caracterizadas quanto às atividades e cinéticas L-asparaginásica e L-glutaminásica e quanto à resistência frente à atividade proteolítica das proteases humanas AEP e CTSB. Por fim, aquelas que se apresentarem como melhores candidatas a biofármaco serão utilizadas nos ensaios de citotoxicidade. Previamente, cerca de 200 fungos filamentosos, de diferentes locais do Brasil, foram utilizados no processo de seleção dos produtores de L-asparaginase. Entre os micro-organismos avaliados, 18 fungos foram capazes de produzir a enzima, com destaque para o fungo Aspergillus terreus VSP-44 que produziu 7,1 U.g-1. As L-asparaginases produzidas apresentaram alta seletividade contra a atividade de glutaminase, podendo apresentar menor toxicidade para o uso clínico.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveira

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • ferramentas de realidade virtual em arquitetura: processo de projeto e materialidade
  • As ferramentas digitais de projeto se organizaram inicialmente a partir da formulação de um suporte computacional que simulava os procedimentos tradicionais. Entretanto logo evoluíram para um repertório próprio de relações, interações e procedimentos projetuais que se tornaram generativos e paramétricos. Os ganhos trazidos pelas ferramentas digitais são inegáveis, entretanto neste processo o arquiteto deixou de lidar com a forma produzida para se relacionar com parâmetros numéricos e interações matemáticas. Em um processo digital, as relações cognitivas e intuitivas do projeto dão lugar a uma formulação e implementação de relações formalizadas e objetivas. Logo, os processos projetuais se distanciaram da materialidade e das relações cognitivas e gestuais que estruturavam os procedimentos projetuais tradicionais. Assim, esta proposta pretende, através da criação de plataformas e procedimentos imersivos em realidade virtual, o desenvolvimento de processos projetuais digitais, que, ao mesmo tempo, permitam o regate do gesto e da interação do arquiteto com a forma final projetada. Adicionalmente buscamos as possibilidades de interação efetiva e colaborativa entre os diferentes suportes projetuais, seja através do intercâmbio digital (softwares tradicionais - RV), por mecanismos de importação e adaptação, ou, através do intercâmbio entre plataformas (digital – manual) utilizando o escaneamento fotográfico 3D e a prototipagem rápida como interfaces. Assim, buscamos através da elaboração e discussão de procedimentos integrados de projetação e ensino de projeto, visando resgatar a materialidade, a gestualidade e a cognição tradicionalmente existentes nesses processos. De modo a sermos capazes de propor ferramentas e procedimentos em arquitetura e urbanismo que sejam imersivos, com visualização em tempo real, capazes de trabalhar com escalas múltiplas, colaborativos e capazes de promover as integrações manual-digital e simulação-materialidade.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Talita Martins Lacerda

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • produção e hidrofobização de biocompósitos baseados em pululana e celulose bacteriana
  • O desenvolvimento de novos materiais poliméricos baseados em fontes renováveis de matéria-prima e em processos ecologicamente benignos vem sendo motivado pela crescente preocupação atual com a sustentabilidade. Uma série de materiais e substâncias com conotação renovável, incluindo celulose, amido, proteínas, óleos e açúcares, têm recebido grande atenção recentemente. Neste contexto pode-se mencionar os exopolissacarídeos de origem microbiana, principalmente por suas propriedades físico-químicas e pureza superiores quando comparadas às dos polissacarídeos de origem vegetal, com destaque para a celulose bacteriana, com diversas aplicações já consolidadas na área biomédica, e para a pululana produzida por fungos, com grande potencial de aplicação nas indústrias química, farmacêutica, de alimentos, e de produção de energia. No presente projeto pretende-se empregar polímeros unicamente obtidos de fontes renováveis (pululana e celulose bacteriana) para produção de biocompósitos baseados em (i) pululana e celulose bacteriana nativa, e (ii) pululana e nanocristais de celulose bacteriana, via casting. Uma etapa posterior, relacionada à hidrofobização dos biocompósitos através de reação sólido-gás com derivados de silano, visa expandir as potenciais gamas de aplicações dos materiais preparados Os biocompósitos serão caracterizados pelas técnicas analíticas pertinentes, e suas propriedades térmicas, mecânicas e morfológicas serão avaliadas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Talita Vidal Pereira

Ciências Humanas

Educação
  • avaliação escolar sem compromisso com a accountability ou com fundamentos a priori
  • Esse projeto dá segmento a um projeto anterior que tinha como objetivo investigar se, e como, as propostas curriculares dos cursos de Licenciatura têm incorporado o desafio de formar docentes capazes de refletir sobre a avaliação a partir de uma lógica menos comprometida com a accountability. Aquele projeto teve como motivação a percepção de que existe pouca compreensão, por parte das licenciandas, da função da avaliação no desenvolvimento do trabalho docente. O estudo ainda em andamento, tem evidenciado que, de fato, as ementas dos cursos que foram selecionadas para análise refletem o pouco avanço teórico das reflexões sobre avaliação, para além daquelas que proliferação no campo educacional no final do século XX. Nessa perspectiva, essa proposta se volta para os professores em atuação nas escolas para investigar sentidos de avaliação escolar articulados nos discursos de professores e professoras em atuação nos anos iniciais de escolaridade. Trata-se de analisar como e se a formação inicial contribuí para que esses profissionais possam enfrentar o desafio de produzir processos de avaliação mais justos, como proposto por Domingos Fernandes. Ou uma avaliação mais responsável, entendendo essa responsabilidade a partir de Jacques Derrida. Para além da ideia de accoutability que vem sendo associada às políticas de avaliação em larga escala que têm intensificado as dimensões de controle sobre o trabalho docente e favorecido a proliferação de sentidos de avaliação como classificação e exclusão nas escolas. Mantendo a opção teórica pelos aportes pós-estruturalistas e afirmando que a reflexão sobre avaliação implica um posicionamento sobre conhecimento e currículo, no estudo, as noções derridianas de reponsabilidade e tradução ganham centralidade na análise dos discursos de professores e professoras. Em síntese o estudo se justifica pela necessidade de buscar reativar sentidos de avaliação operando na lógica da desconstrução, o que implica fazer emergir os antagonismos, conforme pensado por Laclau, que têm contribuído para a intensificação de práticas avaliativas identificadas com a lógica do controle, da padronização e nesse movimento favorecendo o bloqueio das diferenças culturais na escola. No estudo as contribuições de Ernesto Laclau para pensar discursos e práticas como ações que conferem significados aos significativas e é dessa perspectiva que as entrevistas narrativas são assumidas e ressignificadas a partir de uma abordagem discursiva.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tallita Cruz Lopes Tavares

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • o impacto de mudanças no uso da terra sobre a comunidade microbiana de solo de manguezal
  • Introdução. Os manguezais são ecossistemas muito importantes mundialmente devido a sua biodiversidade única e vários serviços ecossistêmicos prestados, como berçário, filtro ambiental, exportação de matéria orgânica para regiões costeiras e sumidouros de carbono. Muitas dessas funções são mediadas pela microbiota associada ao solo, responsável por processos importantes na ciclagem de nutrientes, na aquisição de nutrientes e proteção da vegetação, na regulação da dinâmica da matéria orgânica do solo, no armazenamento de carbono e potencial emissão de gases do efeito estufa. Muitos avanços já ocorreram no conhecimento dos componentes microbianos, porém ainda há muito para se descobrir. Começamos a conhecer a estrutura dessas comunidades, mas desconhecemos os processos que governam a dinâmica dessas comunidades dentro de uma matriz ambiental tão complexa como o solo de manguezal. Os estudos sobre a ecologia de manguezais brasileiros estão principalmente relacionados à diversidade microbiana encontrada em ambientes contaminados com petróleo ou após processos de remediação. Pouco se conhece sobre a diversidade microbiana associada aos conspícuos manguezais da região Norte e Nordeste do Brasil. Nosso grupo de pesquisa vem se dedicando ao estudo desses manguezais, tendo realizado o primeiro inventário de bactérias e arquéias do Ceará (Nordeste, Brasil), cobrindo 537 km de manguezais afetados por diferentes distúrbios. Estendemos o estudo a manguezais do Norte e Sul do Brasil com o objetivo de observar padrões na distribuição das comunidades microbianas associadas à rizosfera de Rhizophora mangle. Quando consideramos o cenário atual onde uma miríade de atividades antrópicas é realizada dentro dos manguezais ou têm efeitos indiretos sobre eles, entender os padrões de distribuição da microbiota associada ao solo de manguezal se torna uma tarefa muito complexa. As atividades antrópicas foram responsáveis por muitas modificações nos manguezais, como conversão de áreas de mangue para extração de sal marinho, construção de assentamentos humanos, fazendas de aquicultura e agricultura. Tais modificações são capazes de alterar serviços ecossistêmicos importantes do manguezal, processos ligados direta ou indiretamente à microbiota. Objetivo. O projeto tem por objetivo analisar como modificações no tipo de uso da terra em manguezais afetam a composição taxonômica e funcional de comunidades microbianas associadas ao solo. Para tanto se utilizará uma cronossequência de 60 anos em que ocorreram cinco tipos de modificações: conversão de manguezal em área de produção de sal marinho (salina); conversão de manguezal em área de carcinicultura, abandono de salinas e carcinicultura, recuperação de manguezais em antigas áreas de salina e carcinicultura, resultando em novas áreas de manguezal. Esse estudo buscará responder às seguintes perguntas-chave: (1) Como a composição taxonômica e funcional das comunidades microbianas de solo de manguezal são alteradas em resposta a diferentes tipos de uso da terra? (2) Como ocorre a sucessão das comunidades microbianas ao longo de mudanças na cobertura de manguezal relacionadas à conversão de uso (conversão para agricultura e carcinicultura e o eventual abandono destas atividades e recolonização por manguezais)? (3) É possível identificar indicadores microbianos taxonômicos e funcionais relacionados a mudanças climáticas e regime de uso da terra passíveis de serem utilizados em processos de regeneração ou biorremediação? Metodologia. Serão utilizados métodos independentes de cultivo, como sequenciamento de amplicons baseado no 16S e 18S rRNA. Os dados serão correlacionados com diferentes parâmetros ambientais para analisar que variáveis são responsáveis pelas diferenças observadas nas comunidades microbianas utilizando ferramentas de bioinformática e estatística multivariada. Seis áreas de estudo em diferentes estágios sucessionais originados de mudanças no uso dos manguezais (cronossequência) serão utilizadas. . Uma cronossequência constitui uma substituição de tempo por espaço, com o intuito de observar variações em um ecossistema introduzidas ao longo do tempo e, portanto, um conjunto de áreas que se encontram em diferentes estágios sucessionais. Resultados esperados. Os resultados deste projeto trarão contribuições valiosas considerando o papel essencial da microbiota associada ao solo no funcionamento do ecossistema de manguezal e a rapidez com que essas áreas são modificadas para múltiplos usos. Isso poderá subsidiar ações futuras visando a conservação, uso sustentável e manejo, assim como para propor estratégias de mitigação de impactos e recuperação de manguezais. Além disso, a implementação desta proposta será de extrema relevância para o fortalecimento desta linha de pesquisa no Estado do Ceará. As metas deste projeto são (1) dar continuidade a uma série de seis anos de estudos em um manguezal semiárido tropical; (2) sequenciar um total de 60 amostras contendo pools de DNA metagenômico das seis áreas de estudos coletadas em duas coletas (estação chuvosa e seca) no ano de 2019; (3) caracterizar as condições físicas e químicas do solo das áreas de estudo e avaliar se sua variabilidade está relacionada à composição das comunidades microbianas estudadas; (4) a partir da análise da composição taxonômica e funcional, indicar grupos taxonômicos ou vias metabólicas relacionadas a determinados tipos de uso do solo; (5) publicar quatro artigos científicos em revistas internacionais indexadas; (6) contribuir para o treinamento e formação de recursos humanos, no nível de graduação (Graduação em Oceanografia e Ciências Biológicas) e pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais).
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tamaris Gimenez Pinheiro

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • malacofauna de corpos d´água do território vale do guaribas, piauí: aspectos ecológicos e parasitológicos
  • Os moluscos constituem um grande e diversificado grupo de animais de enorme importância ecológica pois estão presentes em diferentes níveis das teias alimentares tanto em ecossistemas marinhos, de água doce e terrestres, além de possuírem importância médico-veterinária, pois algumas espécies são hospedeiros intermediários da esquistossomose e diversas outras helmintoses. Muitas destas doenças estão intimamente relacionadas a ambientes aquáticos que, devido aos seus múltiplos usos pelas populações humanas, podem se tornar pontos de transmissão dessas doenças. A esquistossomose, por exemplo, é muito difundida pelo mundo e no Brasil é considerada um grave problema de saúde pública pois têm afetado milhares de pessoas. No estado do Piauí, a notificação de casos de esquistossomose vem diminuindo a cada ano, mas em Picos, principal cidade do Território Vale do Guaribas, a doença ainda é considerada endêmica, tendo como principal hospedeiro intermediário caramujos da espécie Biomphalaria straminea, diferente de outras regiões do Brasil em que B. glabrata e B. tenagophila são mais importantes. Características locais como a escassez hídrica, a diversidade cultural, os baixos índices de saneamento básico, de escolaridade e de desenvolvimento humano são características que marcam o Território, e tornam ainda mais desafiadoras as ações de educação em saúde, bem como pesquisa e controle de casos da doença na região. Em ambientes particulares como o semiárido, o monitoramento da malacofauna a longo prazo contitui uma ferramenta robusta para o etendimento da dinâmica dos hospedeiros e parasitas e predição de eventos de infecção e/ou reinfecção, subsidiando quando for o caso, as ações de controle com o provimento de informações confiáveis a respeito da condição dos ambientes, variações nas comunidades de moluscos e aspectos populacionais do hospedeiro. Além disso, estas informações podem subsidiar a compreensão da complexa relação hospedeiro-parasita neste ambiente repleto de particularidades. Assim, esta proposta objetiva dar continuidade ao trabalho em andamento que consiste em realizar o monitoramento da malacofauna de corpos d’água do Território Vale do Guaribas, Piauí, Brasil, a fim de conhecer a diversidade de moluscos da região e investigar a presença de moluscos hospedeiros intermediários de esquistossomose mansônica e outras helmintoses, fazendo a relação ecológica dos animais desse grupo com ambiente pesquisado. Para isso amostragens mensais serão realizadas em corpos d’água lóticos e lênticos considerados importantes para os municípios de Picos, Itainópolis e São Julião, estado do Piauí. Durante as mesmas serão realizadas também as coletas dos dados ambientais como temperatura da água, pH e profundidade da margem e feita a Avaliação Rápida do Corpo D’Água para caracterização das condições ambientais dos pontos de amostragem. Nos rios serão estabelecidas cinco estações de amostragens e no caso dos açudes serão estabelecidos três pontos ao longo dos mesmos. Os moluscos serão coletados com auxílio de peneiras, armazenados em recipientes de plástico com o substrato e água do próprio ambiente e transportados para o Laboratório de Estudos em Ecologia, Parasitologia e Doenças Negligenciadas (LAPEDONE), do Instituto Federal do Piauí, campus de Picos. No laboratório será feita a triagem do material com a separação dos animais vivos e mortos e classificação das espécies. Todos os moluscos vivos serão mantidos em condições laboratoriais dentro de potes de plástico, com água livre de cloro acrescida de uma mistura de areia e calcário em pó e alimentados. Os animais serão submetidos à eventos de foto-exposições, por quatro horas cada, a fim de estimular a liberação de cercárias. Os dados obtidos serão analisados utilizando o programa SISTAT® 12 para verificar a existência de diferenças nas médias de abundâncias das espécies de moluscos entre os meses e pontos de amostragens bem como a existência de correlações entre os aspectos populacionais dos organismos, variáveis ambientais e parasitismo dos mesmos. O monitoramento sistematizado dos moluscos e de seus parasitos permitirá inferências acerca das relações ecológicas existentes entre eles e o ambiente em que são encontrados, bem como será de extrema importância para a tomada de decisões efetivas em casos de contaminação e/ou recontaminação, principalmente pelo trematódeo responsável pela doença. As ações de vigilância, nestes casos, subsidiarão ações de combate e controle do vetor, bem como ações educativas à população que vive nas áreas de entorno dos corpos d´água afetados.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tamy Colonetti

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • terapias nutricionais indicadas para crianças com lesões cerebrais: revisão sistemática e meta-análise
  • A Lesão Cerebral é uma disfunção que pode ser caracterizada por provocar um déficit cognitivo, alterações emocionais e comportamentais, há a possibilidade de acarretar também em deficiências físicas como perda do controle motor, trazendo inúmeras consequências dependente de fatores como o momento, local e extensão do agravo cerebral. No mundo, a incidência da paralisia cerebral é de aproximadamente 2 por 1.000 nascidos vivos. As crianças com paralisia cerebral possuem um grande risco de apresentarem um déficit nutricional e haver uma falha no seu crescimento, tendo o peso e a estatura menor do que o considerado saudável para a idade, podendo ser causado por um consumo inadequado de alimentos, sendo relacionado com a dificuldade em se alimentarem por conta de uma disfunção oromotora e/ou de uma reduzida ingestão de proteínas, vitaminas e minerais na alimentação. Uma revisão sistemática será realizada a fim de identificar as principais terapias nutricionais recomendadas para crianças com lesões cerebrais. Será desenvolvida uma estratégia de busca, utilizando os termos: “Brain Injuries”, “Nutrition” e “Child”. Esta estratégia, será pesquisada nas principais bases de dados, como MEDLINE, EMBASE, Scopus, CENTRAL, LILACS e também na literatura cinza (Google Escolar e British Library). A medida de associação que é esperada para realização da meta-análise será o Risco Relativo (RR) e intervalo de confiança de 95% (IC 95%), o cálculo será feito por meio da diferença de médias coletadas nos estudos que serão incluídos.
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense - SC - Brasil
  • 17/02/2020-28/02/2022
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Tania Cristina França da Silva

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • o uso da rede social como ferramenta de monitoramento e avaliação das ações de educação na saúde
  • A questão central do estudo é explorar o uso das redes sociais como ferramenta para o monitoramento e avaliação das ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) no Brasil. Os desafios e dificuldades que permeiam os processos de implantação, monitoramento e avaliação da EPS, são muitos e merecem estudos mais aprofundados. Além disso, a EPS como uma proposta educativa produtora de sentidos e práticas a partir do que os trabalhadores de saúde fazem em seu cotidiano de trabalho, tem buscado a produção de evidências sobre práticas educativas inovadoras em saúde para subsidiar o avanço das políticas de gestão do trabalho e educação na saúde. A justificativa deste estudo apoia-se em três argumentos: (1)nas “Diretrizes de Política para a Aprendizagem móvel”, divulgada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 2014, que incentiva o uso das tecnologias móveis isoladamente ou em combinação com outras tecnologias de informação e comunicação, afim de permitir a aprendizagem em qualquer hora e em qualquer lugar. Visando auxiliar os gestores de políticas públicas a entender melhor o que é aprendizagem e tecnologia móvel, seus benefícios para fazer avançar em direção à Educação para Todos; (2) a importância das tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora relacionada a transformação que o mundo digital tem trazido para a educação. A maior parte das instituições educacionais está preocupada em fazer mudanças para sair dos modelos conteudistas e incorporar as tecnologias digitais que trazem uma educação mais flexível, híbrida, digital, ativa e diversificada. A aprendizagem ativa ajuda os alunos a desenvolverem competências cognitivas e socioemocionais por meio de estratégias de ensino individuais e compartilhadas em grupo; (3) o desenvolvimento de recursos humanos qualificados para atender às necessidades de saúde da população. Nesse sentido, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) OPAS defendem a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para apoiar a aprendizagem on-line por meios virtuais como maneira de promover o desenvolvimento de competências técnicas, programáticas, gerenciais e administrativas. Objetivo central: Analisar o uso das redes sociais como ferramenta de monitoramento e avaliação das ações de educação permanente em saúde nas Regiões do Brasil. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem quali-quantitativa, com a proposta de triangulação de métodos apoiados na Etnografia Virtual. Os participantes da pesquisa são gestores das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) e dos órgãos das instâncias gestoras (municipal, estadual ou federal) responsáveis pela EPS nas cinco Regiões do Brasil. O caminho trilhado para compreensão do objeto de estudo será executado em quatro fases: (1) levantamento bibliográfico e revisão de literatura relacionada ao tema da pesquisa; (2) questionário on-line nas ETS e órgãos das instâncias gestoras com o objetivo de coletar informações para um diagnóstico situacional; (3) observação participante dos grupos de discussão on-line mediados pelo aplicativo WhatsApp Mensenger®, em ETSUS e instâncias gestoras, selecionando uma por Região do Brasil. (4) A análise e interpretação de dados será por Análise de Conteúdo realizada por meio de software para análise de dados qualitativos em ambientes digitais. Resultados Esperados: pretende-se contribuir no sentido de explorar as possibilidades das tecnologias digitais colaborando para o desenvolvimento das ações de EPS, com ênfase no monitoramento e avaliação, com estratégias criativas e inovadoras. Do ponto de vista técnico-científico pretende-se publicar os resultados em forma de artigos submetidos a periódicos científicos e ainda divulgá-los no website da Estação de Trabalho da Rede de Observatório de Recursos Humanos do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de janeiro (ObservaRH/IMS/UERJ).Do ponto de vista tecnológico e inovação propor-se-á o desenvolvimento de um aplicativo para uso em dispositivos móveis (celulares e tablets) para o monitoramento e avaliação das ações de EPS. A proposta inovadora é de disseminar informações de forma sistemática e contínua para o monitoramento e avaliação das ações de EPS desenvolvidas pelas escolas técnicas do SUS, e pelos órgãos administrativos responsáveis pela EPS, vinculados as Secretarias Estaduais de Saúde no SUS.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tania Goldbach

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • clube de ciências: projeto irradiador de múltiplas atividades em escolas públicas (foco na temática meio ambiente/sustentabilidade com base na filosofia da agenda 2030 -onu)
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 12/08/2019-28/02/2022
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Tânia Guimarães Ribeiro

Ciências Humanas

Sociologia
  • território, participação e conservação ambiental
  • O projeto de pesquisa tem como principal objetivo Analisar as dinâmicas sociais decorrentes dos processos de gestão dos territórios definidos como unidades de conservação, enfatiza-se o processo de participação social em duas reservas extrativistas – uma delas marinha – no Estado do Pará, Amazônia Brasileira. A análise do processo de distribuição das políticas públicas considerando seus reflexos na mobilização social dos atores chaves – as populações tradicionais – e o seu potencial para a superação de entraves socioeconômicos e de questões socioambientais será central na pesquisa. Esta proposta estrutura-se a partir dos seguintes questões: como se constroem os acordos, as alianças, os processos comunicativos e de deliberação relativos à apropriação e aos usos e dos principais recursos naturais na Resex nos espaços dos CDs? Quais os impactos da implementação dos acordos de uso pelo ICMBio nas comunidades da RESEX, considerando-se a especificidade das atividades econômicas no território e que podem afetar as regras locais já definidas? Como se dá o funcionamento da participação (modos, regras, acordos) entre os representantes das comunidades e elas mesmas, considerando-se a formas de associação e a produção do associativismo? Quais os impactos das políticas públicas na diminuição da pobreza, na perspectiva dos usuários e moradores dessas unidades de conservação? De que forma os empreendimentos solidários – como as cooperativas locais – podem atuar para estimular a participação criativa e fomentar a sustentabilidade socioeconômica e ambiental? Foram escolhidos como focos privilegiados da pesquisa de campo:as reuniões do Conselho Deliberativo e as Associações-Mães da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu, em Bragança e da Reserva Extrativista de São João da Ponta, em São João da Ponta, ambas localizadas no nordeste do Pará, na Amazônia Brasileira; as sedes dos governos locais; comunidades extrativistas das RESEX; as instituições guardiãs e elaboradoras de documentação sobre as políticas de Desenvolvimento e Reservas Extrativistas, na cidade de Belém. As associações cooperativas nos municípios de Bragança e São João da Ponta. As atividades da pesquisa foram previstas para serem desenvolvidas ao longo de 30 meses. A metodologia adotada será predominantemente qualitativa, adotando-se as entrevistas semi-estruturadas que permitem aos pesquisados que descubram a possibilidade de atribuir causas sociais às situações que vivenciam (BOURDIEU, 2003), conhecendo suas origens, a partir das perspectivas sobre o papel que vêm desempenhando nas tomadas de decisão de problemas coletivos da Unidade de Conservação. No entanto, está prevista a aplicação, segundo disponibilidade dos recursos financeiros, de um levantamento quantitativo – survey - nas duas resex, buscando caracterizar o potencial de superação de entraves socioeconômicos e ambientais em decorrência da distribuição dos direitos sociais oriundos das políticas públicas. À priori, foram delimitadas duas comunidades-pólos, um em cada Reserva, o Pólo Cidade, na Resex Caeté-Taperaçu e o Pólo Cidade na Resex de São João da Ponta. Nas duas experiências selecionadas, estão em pauta questões caras à Amazônia, que ganham novos contornos, tais como: o acesso à terra, a apropriação dos recursos naturais, o desenvolvimento endógeno e sustentável, a inclusão dos diferenciados interesses das populações locais marginalizadas – como as populações tradicionais -, a presença do Estado na região, a cidadania, a participação em suas diferentes acepções, conforme vê-se em diversos estudos (MANESCHY, RIBEIRO ET AL, 2017; AQUINO, 2003; CASTRO e PINTON, 1997; BECKER, 2007; CASTRO, HURTIENNE, SIMONIAN, 2007). Portanto, nos dois casos privilegiados deverá se considerar as construções sociais específicas que influenciam sobre a participação, tanto nas redes de relações que se erigem no interior da Resex, quanto àquelas que se constroem com o território do qual fazem parte. Portanto, vai se destacar aqui a atuação das populações tradicionais na construção e manutenção de seus direitos dentro do modelo de gestão participativa pela institucionalização das Reservas em tela. Cabe notar que o olhar sociológico sobre as políticas públicas produz contribuição relevante para esse campo interdisciplinar de conhecimento. Em ampla produção ao longo dos anos, e sobre diferentes contextos sociais, a literatura sociológica tem nos revelado a importância dos diferentes grupos sociais na construção das políticas públicas, notadamente na relação sociedade civil e Estado. Esse conhecimento tem influenciado tanto a construção e formulação de políticas (políticas de cotas; reconhecimento de territórios), como na análise de seus impactos na sociedade (CORTES &LIMA, 2012). Nessa direção, essa perspectiva analítica também se mostra fundamental para discutirmos a pertinência da desigualdade social na realidade brasileira, em particular na região norte, e entre as populações rurais, como as extrativistas. Pois, a essas populações se voltam novos modelos de desenvolvimento (sustentáveis) e de políticas públicas e sociais que visam à distribuição mais equitativa de renda, dos bens e recursos sociais, que podem ampliar as oportunidades para um maior número de indivíduos (SCALON, 2011, p. 64).
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tania Margarida Lima Costa

Outra

Divulgação Científica
  • “inteligência artificial presente no seu dia a dia”, na semana nacional de ciência e tecnologia (snct) 2020
  • O Projeto “Inteligência artificial presente no seu dia a dia”, evento vinculado à SNCT 2020, proposto pelo Museu Itinerante Ponto UFMG à nível estadual, Linha A – Eventos de Abrangência Estadual ou Distrital, poderá ser realizado de duas maneiras dependendo da situação da Pandemia, virtualmente e/ou presencialmente. Pretendemos fazer desta experiência, ao realizar um evento cientifico, provavelmente com ênfase no modelo virtual, uma oportunidade para refletir sobre como a virtualização de atividades e ações antes propostas para serem presenciais, contribuíram para a comunicação e a divulgação cientifica da temática para o público da Educação Básica. O distanciamento social,provocou uma nova realidade temporária (devido ao COVID-19), os alunos da educação básica estão separados de suas comunidades escolares. Entendemos, que em momentos como esse, precisamos conectar as pessoas principalmente os alunos da educação básica, promovendo situações de aprendizagem que possa ser realizada em outros ambientes além do escolar. Ao propormos a criação de situações virtuais, pretendemos contribuir com a continuidade de aprendizagem e a continuidade de ações para estimular a curiosidade científica, o raciocínio científico e a inovação. Atualmente, dispomos de tecnologia que enriquece os ambientes virtuais e facilita a contextualização dos conceitos e a comunicação amplamente interativa. Neste contexto, a virtualização de algumas atividades museais do Museu Ponto e a criação de outras possibilidades, de interação e contato com o conhecimento científico, estão sendo concebidas para que mesmo sem a interação presencial do público com o museu este continue a ser um espaço de comunicação, de negociação, de sentido e de aprendizagem lúdica, para o público escolar. As atividades a serem realizadas no projeto englobam: realização de exposição presencial do Museu Ponto (a realização desta atividade está condicionada a possibilidade de flexibilização do isolamento social, caso esta aconteça serão tomadas de proteção sanitária para todos os envolvidos); realização de exposição virtual/ passeio científico virtual no Museu Itinerante Ponto UFMG; realização de um Café Científico Virtual e uma live sobre a temática da SNCT (atividade feita por meio de plataforma que permitam a transmissão da palestra e a interação com o público por meio de perguntas que serão respondidas pelos participantes); Realização de atividade lúdicas que promovam a interação dos participantes com a temática da semana por meio da realização de enquetes via redes sociais, envio de vídeos produzidos pelos estudantes; realização de jogos de perguntas e respostas; produção de vídeos pelos alunos da Educação Básica e disponibilização nas redes sociais durante a semana com o titulo: “Onde você vê a presença da Inteligência Artificial no seu dia a dia”?
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 22/10/2020-30/04/2021
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Tania Margarida Lima Costa

Outra

Divulgação Científica
  • 7ª feira brasileira de colégios de aplicação e escolas técnicas – 7ª febrat
  • A Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas – FEBRAT é uma realização do Centro Pedagógico – Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais e do Museu Itinerante Ponto UFMG, sob a coordenação da Professora Dra. Tânia Margarida Lima Costa, com intuito de integralizar e socializar o conhecimento gerado pelas instituições de ensino Públicas e Privadas de todo o país e aproximar professores e alunos da Educação Básica de debates científicos. Em sua 7º edição, a FEBRAT busca estimular alunos e professores a desenvolver pesquisas em diversas áreas e com temáticas que variam de um ano para outro, em consonância com os temas propostos pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), fortalecendo a inovação, a criatividade e a democratização das pesquisas. A programação da Feira abrange diversas atividades como exposições de trabalhos científicos, exposição do Museu Itinerante, oficinas, palestras, cafés científicos, atividades culturais, com o intuito de divulgar e debater temas de interesse da ciência, além de estímulo a cultura e a diversidade. A FEBRAT promove a divulgação dos trabalhos de alunos da Educação Básica e profissional, regularmente matriculados, respectivamente, nos Colégios de Aplicação vinculados às instituições Públicas ou Privadas de Ensino Superior, nas Escolas Técnicas Públicas e Privadas e nas escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular de todo o país. O tema adotado na VII FEBRAT será o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019. A Feira ocorrerá em outubro de 2019 e contará com a exposição de 200 trabalhos científicos, além da exposição de trabalhos de alunos de Feiras Parceiras. Ao final do evento os participantes ainda contam com outras atividades de capacitação como cursos a distância (Educação Científica) e palestras virtuais para formação de professores em polo de Educação a distância, e ainda o estreitamento das relações com novos pesquisadores de diferentes áreas. A previsão de atendimento é de aproximadamente 7.500 pessoas. A realização da FEBRAT como um espaço de ensino-aprendizagem proporciona a divulgação cientifica, a disseminação, troca de conhecimentos e uma formação crítica e social. O elevado potencial das Feiras de Ciências como forma de estimular a criatividade, a pesquisa e a observação para temas ligados ao cotidiano relacionando-os aos diversos campos da Ciência e tecnologia é uma estratégia educacional. As feiras proporcionam aos participantes, tantos expositores quanto visitantes, oportunidades de discutir temas científicos e tecnológicos com múltiplas abordagens e profundidades, além de ser um momento de socialização e de desenvolver trabalhos em equipes. A partir disso, a aprendizagem torna-se significativa. Os envolvidos, ao participarem de todo o processo de construção do conhecimento tornam-se capazes de explicar fenômenos e de enfrentar situações desafiadoras (MEZZARI, FROTA & MARTINS, 2011). Participarão do evento alunos e professores selecionados para exporem os trabalhos na Feira, inscritos para os cursos a distância oferecidos, para as oficinas, para visitas às atividades da SNCT 2019 em Belo Horizonte, assim como alunos e professores de escolas públicas e particulares de diversos municípios do Estado de Minas Gerais, a população em geral que serão convidadas a visitarem o evento. Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, artistas e músicos regionais e locais, além de representantes de secretarias, fundações, universidades, escolas, museus e centros de CT&I, dentre outras instituições que atuam na divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação. A proposta abrangerá comunidades diversas em geral e, em específico, comunidades escolares. Também serão atendidos adultos, idosos e alunos do EJA. Cadeirantes terão acesso a todas as atividades ofertadas na exposição, inclusive aquela interna ao caminhão do Museu, pois o espaço está adaptado com rampas e elevadores. Será priorizado a participação do público feminino através de palestras e oficinas voltadas a esse público específico e através da seleção de um percentual dos trabalhos desse público para exposição no evento. Será criado um Curso a distância sobre Mulheres na Ciência, com duração de 3 meses, voltado para meninas, com abrangência nacional. Dentre as cursistas, serão selecionadas uma representante de cada Estado para expor o trabalho na FEBRAT. Essa representante receberá uma ajuda de custo (hospedagem e passagens) para viabilizar sua participação no evento. Os trabalhos premiados têm a oportunidade de receber bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para darem prosseguimento as suas pesquisas. Nas edições anteriores da FEBRAT foram concebidas 33 bolsas ICJ favorecendo experiências de produção e socialização da ciência, aprofundamento de metodologias e técnicas de pesquisa complementando seu currículo. As bolsas tornam-se um incentivo para fidelizar os alunos na pesquisa, na continuidade da participação da Feira e no desenvolvimento de novos projetos e linhas de pesquisa, formando novos pesquisadores. Refletindo sobre os impactos, acreditamos que o financiamento por instituições de fomento torna-se imprescindível para que cada vez mais alunos de diversas regiões do Brasil tenham condições de desenvolver e apresentar seus projetos em eventos como a FEBRAT. Entre o período de inscrição e o de confirmação de presença muitos dos inscritos relatam dificuldades para conseguir investimentos para seu deslocamento e permanência durante o evento, o que resulta na desistência. Espera-se que, através do conhecimento de novas abordagens do conteúdo científico, estimulem os professores a refletirem sobre a prática pedagógica e sobre o processo de ensino-aprendizagem, assim como a importância que eventos científicos têm para despertar o interesse dos alunos pelas teorias em sala de aula e pela carreira científica.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Tania Mari Bellé Bresolin

Ciências da Saúde

Farmácia
  • estudos de pré-formulação de fármacos sintéticos, desenvolvimento de micro e nanossistemas de liberação e biomonitoramento
  • Os candidatos a fármacos necessitam de estudos de pré-formulação de forma a se conhecer suas características físico-químicas bem como os dados relacionados à sua estabilidade, como a(s) via(s) de degradação e qual(is) fator(es) externo(s) provoca(m) a sua degradação, visando simular as situações de estresse ao qual serão submetidos durante o processo produtivo, estocagem, bem como no meio fisiológico. Para que a qualidade dos medicamentos desenvolvidos seja garantida, torna-se necessário o estabelecimento de tecnologias e metodologias analíticas apropriadas. Visando à confiabilidade dos resultados gerados, de acordo com normas oficiais, o método deve ser validado por meio de estudos experimentais quanto aos parâmetros de seletividade/especificidade, linearidade, intervalo, precisão, sensibilidade, limite de quantificação, exatidão e robustez. Neste sentido o presente projeto propõe a realização de estudos de pré-formulação de moléculas de origem sintética, inspiradas em produtos naturais, sintetizadas em nosso grupo de pesquisa, com potencial emprego terapêutico e perfil de segurança adequados. Este projeto é uma proposta interdisciplinar, em colaboração com o grupo de Química Farmacêutica, Farmacologia e Tecnologia Farmacêutica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Univali, visando o estabelecimento de novos medicamentos. A proposta conta com parceria internacional (Università degli Studi di Perugia-Itália) no desenvolvimento de sistemas de liberação modificada de tais substâncias. Serão desenvolvidas e validadas metodologias analíticas, indicativas de estabilidade dos analitos, bem como serão conduzidos estudos de pré-formulação e de degradação forçada, incluindo caraterização química, física e físico-química dos candidatos a fármaco, com foco em sua estabilidade. A performance de liberação dos fármacos, a partir dos sistemas de liberação desenvolvidos será analisada por meio de metodologias analíticas validadas, as quais serão também aplicadas em estudos de estabilidade, como parte da cadeia de desenvolvimento farmacêutico. Os sistemas serão biomonitorados em modelos in vitro e in vivo, a fim de avaliar a sua segurança e eficácia frente às provas de conceito às quais serão submetidos, visando ao desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de osteoporose e edema de medula óssea pela via oral e intra-tecal (candidato a fármaco 4-MC) e para o tratamento da dor neuropática, pela via oral (candidato a fármaco glitazona E1), doenças de impacto na saúde pública e para as quais não há opções terapêuticas seguras e eficazes.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tânia Maria de Moura

Ciências Biológicas

Botânica
  • estudos taxonômicos, filogenéticos e biogeográficos para os táxons de lupinus l. (leguminosae – papilionoideae) ocorrentes no leste da américa do sul
  • Leguminosae é a terceira maior família de Angiospermas em número de espécies e a segunda maior em importância econômica. É representada por mais de 770 gêneros agrupados em seis subfamílias. Papilionoideae é a maior delas, com mais de 400 gêneros. Dentre estes, Lupinus destaca-se pelo número de espécies (220-230 spp.), por sua ampla distribuição geográfica e pelo alto grau de endemismo. As espécies do gênero apresentam vasta diversidade morfológica e são de problemática delimitação. Diversos estudos sobre Lupinus têm sido publicado ao longo dos anos. No entanto, a delimitação de muitos táxons ainda é imprecisa e tratamentos taxonômicos abrangendo grandes grupos ou amplas áreas geográficas ainda são escassos. Estudos filogenéticos apontam o gênero como monofilético, de origem no velho mundo e subdividido em três linhagens principais: (1) espécies ocorrentes no Mediterrâneo e norte da África, grupo irmão dos táxons unifoliolados da América do Norte; (2) espécies no leste da América do Sul, grupo irmão dos representantes de inflorescências azuladas da América do Norte; e (3) aquelas à oeste do Novo Mundo, representadas pelos táxons distribuídos na região dos Andes e no México, derivados de diferentes linhagens ocorrentes no oeste dos Estados Unidos da América. A maioria dos estudos desenvolvidos até o momento focam nas espécies ocorrentes no oeste do Novo Mundo. Até o momento, 59 táxons, muitos com delimitações problemáticas, são registrados para o leste da América do Sul; apenas 17 espécies foram amostradas em estudos filogenéticos. Portanto, pouco se sabe sobre as relações evolutivas entre os representantes presentes nessa porção do continente. Além disso, hipóteses relacionadas às rotas de colonização das espécies nessa região são escassas. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um tratamento taxonômico para as espécies de Lupinus ocorrentes no leste da América do Sul e elucidar hipóteses filogenéticas e biogeográficas para os táxons ocorrentes nessa região
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia

Ciências Humanas

Educação
  • da investigação sobre processos de análise de manuais escolares à produção colaborativa de materiais didáticos em contextos específicos: cultura local e conteúdos de ensino
  • A produção de materiais didáticos escritos ou digitais é atividade de alta complexidade, pois exige a capacidade de articular elementos da Didática Geral, das Didáticas Específicas, com especial atenção à epistemologia das ciências de referência que produzem e sustentam os conhecimentos escolares. Assim, para que os professores possam analisar e produzir materiais com qualidade didática, metodológica e científica é necessário que sejam oferecidos instrumentos conceituais para a realização desse trabalho, o que não tem sido usual nos cursos de formação de professores, seja inicial ou continuada. Por outro lado, a investigação sobre a produção de materiais didáticos também é incipiente, fornecendo ainda poucos elementos científicos para sustentar proposições e apresentando-se, então, como uma lacuna que demanda esforços dos pesquisadores, e em especial, de grupos multidisciplinares de pesquisadores. Com esse escopo, foi elaborada uma proposta, que teve mérito aprovado no Edital CHSSA 2016 mas não foi implementada pela questão de recursos financeiros não disponíveis. A proposta foi readequada ao Edital Universal, mantendo-se o foco e alguns colaboradores, ajustando-se seus objetivos, reduzindo o âmbito quanto às regiões geográficas e grupos envolvidos e também quanto aos recursos solicitados. A proposta é sustentada: a) na pressuposição de que a análise e a produção de materiais é atividade privilegiada para que as ações de pesquisa e formação se articulem, de forma colaborativa e multidisciplinar; b) na intensa e diversificada experiência da proponente com a análise e produção de materiais didáticos, em projetos editoriais comerciais, projetos institucionais e especialmente em projetos de pesquisa e extensão de natureza colaborativa com redes públicas de ensino nas duas últimas décadas; c) nas atividades que vêm sendo desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas/UFPR com outros pesquisadores e grupos de pesquisa sobre a temática da análise e produção de materiais didáticos, em perspectiva multidisciplinar e de forma articulada à formação de professores da educação básica. O Brasil tem mantido, por décadas, o maior programa de distribuição gratuita de livros didáticos para a educação básica – o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O desenvolvimento desse Programa gerou avanços nos livros destinados ao ensino das disciplinas específicas para todas as etapas da escolarização. Entretanto, apesar de todo esses avanços, constatam-se limites e dificuldades, como a existência de problemas para acessar os recursos digitais disponibilizados, dificuldades com a instalação de programas ou ainda que exigem domínio da língua inglesa, bem como as dificuldades para atender de forma satisfatória, por meio de livros de distribuição nacional, as questões culturais locais e as necessidades de grupos específicos. (GARCIA, 2011). É necessário, portanto, adequar ou complementar os materiais oferecidos pelo Estado brasileiro com ações que dependem prioritariamente do trabalho de professores e coordenadores no âmbito das escolas. Assim, os objetivos da proposta estão dirigidos a atividades de investigação e de formação docente para a análise e produção de materiais didáticos, em uma vertente específica que considera a orientação presente nas normas educacionais brasileiras de que os conteúdos de ensino devem contemplar a realidade dos alunos, sua cultura e a diversidade de situações em que ocorre a escolarização básica. A proposta se estrutura em torno de três eixos que organizam a pesquisa e as ações formativas: 1. Análise de materiais didáticos impressos e digitais; 2. Produção e avaliação de materiais que contemplem a cultura, a diversidade e necessidades de grupos específicos; 3. Análise, proposição e avaliação de modelos de formação de professores na perspectiva colaborativa. O projeto , situado no campo de diálogo entre a Didática Geral e as Didáticas Específicas, será desenvolvido de forma colaborativa. As ações terão início com processos investigativos e formativos de análise e avaliação de materiais, se encaminhará para o desenvolvimento de produtos e, após análises, terá lugar um novo processo de avaliação sobre os produtos e os processos desenvolvidos. Ao lado da perspectiva que privilegia a escola pública, avaliando, propondo, e construindo materiais em diferentes áreas de conhecimento, de forma colaborativa com professores em formação inicial e continuada, a intenção da proposta é também atender demandas específicas de determinados grupos sociais que têm sido dirigidas ao conjunto de pesquisadores participantes e que, neste momento, passam a compor uma proposta articulada. Aponta-se que estão previstas três fases de desenvolvimento metodológico da proposta, relacionadas aos objetivos gerais e específicos: Fase 1: estruturação dos grupos de trabalho e desenvolvimento das ações investigativas e formativas relacionadas à avaliação de materiais; Fase 2: identificação de temas e lacunas para a produção de materiais, realização de estudos e debates sobre as melhores opções para cada situação específica e produção propriamente dita de materiais didáticos; Fase 3: utilização dos materiais em situações reais, para analisar resultados, propor ajustes e finalizar as propostas para sua disponibilização em repositórios públicos. A proposta terá na UFPR sua coordenação central. Os recursos técnicos e humanos dessa instituição e de seu Setor de Educação serão disponibilizados de forma ampla, como Biblioteca, sala digital, laboratório de informática e salas de aula, assim como os recursos dos grupos de pesquisa participantes. Pretende-se ampliar a interação com outras instituições como a Universidade Santiago de Compostela (Espanha) com o INDIRE (Itália), e ainda com o Georg Eckert Institute (Alemanha).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tania Maria Sarmento da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • análises químicas e biológicas de produtos apícolas e meliponícolas do nordeste brasileiro
  • A apicultura e meliponicultura tem se destacado por constituir uma das áreas do setor de agronegócios capazes de gerar importantes impactos sociais e econômicos, especialmente em regiões onde vivem populações menos favorecidas economicamente como a região semiárida. Neste sentido as atividades ligadas a apicultura e meliponicultura foram escolhidas devido à grande relevância na região Nordeste do Brasil e por apresentar uma das poucas atividades agropecuárias que, sendo conduzidas de maneira racional, atende aos três requisitos da sustentabilidade: o econômico, o social e o ecológico, fornece renda, ocupa mão de obra familiar ou contratada e contribui para a preservação da flora nativa. No presente projeto serão analisados os constituintes químicos e atividades biológicas dos produtos apícolas (pólen e própolis de Apis mellifera) e meliponícolas (pólen, mel e geoprópolis de Melipona mandacaia, M. subnitida, Trigona spinipes, Frieseomelitta doederleini, Melipona mondury, Tetragonisca angustula Latreielle) coletados na região Nordeste do Brasil. A pesquisa visa ainda a transferência de tecnologia para os produtores sobre técnicas e conhecimentos contextualizados nas demandas dos sistemas em estudo.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022