Projetos de Pesquisa

 

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Solange Muglia Wechsler

Ciências Humanas

Psicologia
  • identificação das habilidades intelectuais e criativas de crianças por testes psicológicos e pela indicação de seus professores
  • A avaliação do potencial cognitivo e criativo de crianças por meio de testes válidos que permitam indicar quais são as suas habilidades intelectuais e criativas é uma grande necessidade para os psicólogos brasileiros. Do mesmo modo, salienta-se a necessidade de que os professores possam reconhecer os diferentes tipos de talentos dentre seus alunos a fim de possam melhor estimulá-los. Assim sendo, este projeto possui dois objetivos principais sendo o primeiro continuar o estudo anterior de análise dos itens e validação por critério externo da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa- forma infantil (BAICI) para diferentes faixas etárias, e o segundo comparar os resultados da BAICI com indicações de professores envolvidos com os Núcleos de Atendimento para Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/SD), que são instituídos pelo MEC. Dois estudos serão compostos. O primeiro será feito com uma amostra de 300 crianças, de ambos os os sexos, de 8 a 14 anos (50 crianças por 7 faixas etárias), cursando os níveis de ensino Fundamental I e II, em escolas publicas e particulares, como também com seus professores. O segundo será feito com 150 crianças (ambos os sexos), faixa etária de 8 aos 12 anos, que já foram indicadas pelos professores para atendimento em 3 NAAH/SD existentes em diferentes capitais do país. As áreas avaliadas na BAICI são as seguintes: inteligência cristalizada, inteligência fluida, inteligência viso-espacial, rapidez de processamento, memória de trabalho e pensamento criativo. A avaliação de professores será feita por duas escalas por professores: Inventario de Talentos para Professores (ITP) e a Indicação de Superdotação (GRS), além de outras escalas usualmente utilizadas pelos NAAH/SD.As evidências de validade por critério externo da BAICI serão obtidas pela comparação com outros testes já validados no país: Desenho da Figura Humana (DFH), Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC-IV), Teste Pictorico Memória (TEPIC), Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI), Teste de Inteligência Não-verbal Infantil (TNVRI). A análise de itens (TRI) da BAICI verificará a adequação dos mesmos para as faixas etárias estudadas e a análise confirmatória visará o estudo dos traços latentes estudados na BAICI. A validade dos subtestes da BAICI será observada pela convergência com outros testes e a produção criativa das crianças. As correlações de Pearson analisarão as relações entre os subtestes da BAICI com as escalas de indicação de professores e o rendimento acadêmico (notas). As devolutivas nas escolas pretendem informar aos professores sobre a necessidade da identificação da diversidade de talentos. Pretende-se assim contribuir não somente para a área da avaliação psicológica, com instrumentos validados, mas também para utilização de parâmetros científicos na identificação de crianças com altas habilidades/superdotação para os núcleos de altas habilidades/superdotação.
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Solange Xavier dos Santos

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • o cerrado virtual - inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira na popularização do conhecimento sobre o cerrado
  • A proposta em questão tem por objetivo promover a divulgação e popularização do conhecimentos acerca do bioma Cerrado, seus recursos naturais e ameaças , numa perspectiva de educação científica, explorando as tecnologias digitais. Programado para ocorrer durante a 17ª. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (17 a 23 de outubro de 2020), o evento proposto visa beneficiar um público diversamente amplo, tendo como ponto de partida estudantes da educação básica de 10 diferentes municípios do estado de Goiás. O projeto inclui atrações presenciais e não-presenciais. Como parte da programação presencial, serão disponibilizadas a partir de uma visita física ao Campus Central da Universidade Estadual de Goiás: 1) uma exposição monitorada sobre o Cerrado, envolvendo fotos, curiosidades, espécimes naturais da fauna e da flora devidamente preservados, impactos e ameaças sofridas; 2) uma trilha a uma unidade de conservação do Cerrado localizada na área do campus; 3) uma trilha sensitiva representando os principais elementos do Cerrado a ser visitada de olhos vendados, de modo a explorar os demais sentidos humanos; 4) prática de dinâmicas e jogos sobre o tema; 5) o dia de cientista, voltado para o desenvolvimento de práticas investigativa e experimental sobre os recursos naturais do Cerrado, de modo a promover a familiarização com o método científico. O evento será previamente divulgado na rede educacional de ensino da região, de modo que as escolas interessadas poderão se inscrever para participação nas atividades. Como parte da programação não-presencial, serão desenvolvidos, disponibilizados e aplicados diversos recursos midiáticos, tais como: 1) um vídeo educativo sobre o Cerrado, 2) um passeio virtual interativo (por meio de um aplicativo a ser desenvolvido) a uma área representativa do bioma Cerrado, em que o visitante possa parar, visualizar em detalhe e aprender mais sobre os pontos que for de maior interesse durante a visita, reproduzindo uma trilha presencial monitorada; 3) um livro de história em quadrinhos digital, 4) prática de jogos digitais. As atividades serão realizadas em tempo real de forma remota, utilizando-se de plataformas de comunicação virtual, a partir da inscrição prévia de turmas de estudantes da educação básica. Após a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, todo o material digital produzido será disponibilizados no website da Universidade Estadual de Goiás de forma gratuita a todos os interessados, para que possa ser acessado e utilizado a qualquer tempo e local. Os livros impressos serão distribuídos prioritariamente aos estudantes sem acesso às tecnologias digitais, conforme indicação das escolas participantes. Como parte inicial da programação, os inscritos estarão convidados a participar do Concurso “Descortinando o Cerrado”, que tem como objetivo promover a produção artística envolvendo o bioma, considerando três modalidades: redação, fotografia e desenho. Os trabalhos selecionados serão publicados como parte do livro de Histórias em Quadrinhos (em formato impresso e digital, incluindo áudio book), mencionado anteriormente. A avaliação da proposta será realizada a partir dos seguintes indicadores: número de participantes, opinião dos participantes sobre os recursos disponibilizados, avaliação do conhecimento sobre os conteúdos abordados na proposta. Além disso, será feito um acompanhamento da utilização dos recursos entre escolas inscritas no evento. Considerando o caráter multimídia e multifacetado da proposta, a equipe organizadora contará com membros de diferentes áreas do conhecimento da comunidade acadêmica, tais como do Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, do Programas de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado, dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, em Tecnologia da Informação, e em Cinema e Áudio Visual da Universidade Estadual de Goiás. Na impossibilidade de realização das atrações presenciais, em função de uma eventual extensão do período isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19, serão priorizadas as atrações não-presenciais, expandindo-se o número de participantes. Diante das atrações e recursos disponibilizados, espera-se que o evento possa atingir um público amplamente diverso quanto à idade, classe social, nível educacional, incluindo portadores de necessidade especiais, tais como locomotoras, visuais e auditivas. Considerando a temática abordada, espera-se estimular o interesse pela ciência e a tecnologia entre os participantes; incentivar a preservação do bioma Cerrado a partir do conhecimento e aplicação em ações sustentáveis; estabelecer relações entre a Educação Ambiental como forma de despertar o interesse por estas Ciências, através de sua aplicação no cotidiano; fomentar a inserção social através de atividades em parceria entre o poder público, a universidades, as escolas e a comunidade; privilegiar a realidade do cidadão numa abordagem significativa da Ciência; apresentar a temática da SNCT 2020, com ênfase no desenvolvimento sustentável.
  • Universidade Estadual de Goiás - GO - Brasil
  • 21/10/2020-30/04/2021