Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Clarissa dos Santos Pires

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • nanoestruturas supramoleculares para veiculação, estabilização e otimização das propriedades funcionais de compostos bioativos em matriz alimentícia sustentável como adjuvante para o tratamento do diabetes
  • O Diabetes Melitos tipo2 (DM2) é o mais comum (9,3% dos adultos brasileiros) e apresenta características clínicas associadas à resistência à insulina, como acantose nigricans e hipertrigliceridemia. Existe uma demanda por alimentos funcionais capazes de promover a saúde e o bem-estar de diabéticos, aumentando sua expectativa e qualidade de vida. Uma estratégia para a formulação destes superalimentos é a adição de compostos bioativos (CBs) (polifenóis e carotenoides) com propriedades antidiabéticas. Devido às baixas solubilidade e estabilidades térmica e fotoquímica em meio aquoso, a veiculação desses CBs em alimentos só é possível via complexação com proteínas (PRs). Além disso, é crescente a demanda pela substituição de PRs de origem animal pelas de origem vegetal (PRVs), entretanto pouco se sabe sobre o papel dessas PRVs como complexantes para CBs. Assim, para otimizar a síntese destes complexos PR-CB, é necessária a determinação da cinética (CIN) e da termodinâmica (TER) da formação desses complexos supramoleculares. Para isso, utilizaremos espectroscopia de fluorescência, ressonância plasmônica de superfície, nanocalorimetrias (de titulação isotérmica e diferencial de varredura), ressonância magnética nuclear e modelagem e dinâmica molecular. Os dois complexos com as melhores propriedades CIN e TER serão adicionados a uma bebida fermentada probiótica à base de leitelho (sustentável e rico em fosfolipídeos), determinando-se sua composição centesimal e estabilidade microbiológica e físico-química. A caracterização sensorial e aceitabilidade será realizada por consumidores potenciais (diabéticos) e habituais de produtos fermentados. O efeito benéfico para o controle da diabetes do produto gerado será testado em um modelo murino com diabetes induzida. O C57BL / 6 será o animal eleito, sendo vantajoso devido ao seu curto período de gestação e longa vida útil, facilidade de disponibilidade, imitando assim o comportamento humano resultando em um fenótipo de diabetes.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Ana Claudia dos Santos da Silva

Outra

Ciências Ambientais
  • museu goeldi: memórias e histórias de 156 anos de pesquisa na amazônia
  • A Semana Nacional de CTI de 2022 que tem como tema “Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, com destaque para as atividades educativas na programação do Museu Goeldi, estas programações já fazem parte da programação oferecida para o público que visita o Museu Goeldi durante a Semana Nacional de C&T, realizada anualmente e sempre apresentam as suas ações com foco nas temáticas propostas para o evento. As atividades propostas para este ano irão mesclar o presencial e virtual com o objetivo de atender a um que vai além dos muros do Museu Goeldi. Estas atividades são: Mostras expositivas sobre a história da Ciência no Museu Goeldi que se realizará em duas bases físicas do Museu, no Parque zoobotânico com foco para o público da educação infantil e ensino fundamental de 1ª a 4ª series e no Campus de Pesquisa que abrange os alunos do ensino fundamental de 5ª a 8ª series, ensino médio, tecnológico e superior. O Embarque na Ciência será uma atividade direcionada para as comunidades ribeirinhas de Portel e Melgaço situados na Ilha do Marajó e que o Museu Goeldi já trabalha com ações educativas. Para a Semana Nacional de C& T 2022 vamos apresentar a história da ciência produzida no Museu Goeldi ao longo dos seus 156 anos. Esta programação será dirigida neste momento, para as escolas do Fundamental II e médio da sede dos Municípios, com apresentação de materiais de pesquisas, jogos educativos e oficinas para estudantes e professores. Para a atividades virtuais serão produzidos vídeos em que pesquisadores contam suas histórias de vida no Museu, além de apresentar personagens ícones que desenvolveram pesquisa na Instituição. Estes materiais serão apresentados no programa Memórias da Ciência do Museu Goeldi que será exibido durante o Mês da Ciência e tecnologia.
  • Museu Paraense Emílio Goeldi - PA - Brasil
  • 13/09/2022-31/03/2023
Foto de perfil

Ana Claudia dos Santos da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Museologia
  • o museu paraense emilio goeldi: a transversalidade da ciência para a preservação e sustentabilidade na amazônia paraense
  • O Museu Paraense Emílio Goeldi, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, é a instituição, do seu gênero, mais antiga do norte do país, completando 155 anos em outubro de 2021, é a segunda mais antiga do Brasil. Este Museu é pioneiro em diversas áreas e tem ao longo dos anos se destacado no campo das Ciências Humanas e das Ciências Naturais. Sua missão é de realizar pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas áreas de ciências naturais e humanas relacionadas à Amazônia. Na atualidade desenvolve quase 200 projetos de pesquisa e é referência também na formação de capital humano especializado através de seus programas de pós-graduação com mais de três décadas de atuação na região. Suas pesquisas geram conhecimentos sobre padrões históricos, socioambientais, ecológicos e evolutivos que condicionaram a Amazônia de hoje, e que determinam sua dinâmica atual. Os estudos subsidiam o estabelecimento de políticas adequadas à proteção do patrimônio natural e sociocultural amazônico e à promoção do desenvolvimento sustentável. Objetivo desta proposta é apresentar atividades educativas de divulgação da Ciência produzida no Museu Paraense Emílio Goeldi, na Semana Nacional de Ciência & Tecnologia e Inovação de 2021, que em decorrência do atual cenário, frente a pandemia, serão em sua maioria em formato online. Terão como objeto a comunicação da ciência, por meio de ações educativas, oficinas especializadas, lives, passeios virtuais e disponibilização de materiais didáticos em formato digital.
  • Museu Paraense Emílio Goeldi - PA - Brasil
  • 13/10/2021-31/10/2023