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Gerson Fauth
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
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Currículo
Título do Projeto:
evolução climática do paleoceno-mioceno: conexões entre o oceano austral e a península antártica
Resumo:
Nós propomos um estudo multidisciplinar que visa compreender as mudanças climáticas ocorridas durante o Paleoceno-Mioceno em áreas marinhas plataformais da Antártica e suas conexões com mudanças climáticas registradas em arquivos sedimentares marinhos profundos, principalmente no setor Atlântico do Oceano Austral. Para atingir esse objetivo, serão coletados dados paleontológicos, geoquímicos e paleomagnéticos de seções sedimentares paleocênicas e eocênicas na Ilha Seymour e seções sedimentares oligocênicas-miocênicas na Ilha King George (Península Antártica). Os dados da Península Antártica serão comparados com proxies de testemunho perfurados pelo Ocean Drilling Program (ODP) no Oceano Atlântico Sul.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
Vigência:
25/12/2018-30/06/2024
Gerson Luiz Martins
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tecnologia, notícia e família. rede de tecnologia de informação e comunicação nas famílias brasileiras e seus impactos no consumo de notícias
Resumo:
Este projeto propõe um estudo sobre o consumo de mídia em contexto de convergência midiática/tecnológica e o impacto no cotidiano familiar, investigando a dinâmica social a partir da observação de jovens universitários de diferentes estados brasileiros. O tema específico da proposta aborda o efeito da conectividade constante e ubíqua instaurada pelo uso de smartphones e de redes de conexões para espaços de vivência familiar, de trabalho, educação e lazer. Estudos sobre plataformas digitais (DANDREA, 2020) apontam de forma crítica as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais causadas pelos usos e apropriações desses dispositivos e as relações complexas que emergem deles. Identificamos como problema de pesquisa os impactos do consumo excessivo de mídias para informação e desinformação, considerando as potenciais consequências para os indivíduos e instituições. A hipótese específica considera que a transformação no padrão de recepção do ecossistema de consumo de informação é pressionada pela circulação intencional de atores como influenciadores digitais (figuras públicas, autoridades, celebridades), instituições estabelecidas (governo, sociedade civil, advocacia, comunidade empresarial), imprensa e mídia (televisão, digital, jornais, rádios etc.) em disputa ativa e intencional pelo protagonismo no debate público. Estudos recentes evidenciam que o acesso incidental à informação está relacionado ao crescente tempo de conexão à internet, à popularizaçãoao acesso para aquisição dos dispositivos móveis e ao aumento do consumo deacesso a notícias mais por meio de indicações de outras pessoas em detrimento do que por meio de veículos tradicionais e profissionais de produção de informação.(MITCHELSTEIN; BOCZKOWSKI, 2018). A estratégia metodológica propõe a perspectiva de análise de redes sociais (ARS) para dar a conhecer o consumo e as interações por meio de dispositivos móveis e suas aplicações (mídias sociais, mensageiros e outros).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
02/06/2022-30/06/2025
Gerson Ribeiro Bacury
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
práticas investigativas em educação matemática como cenário de trabalho colaborativo nas ações dos professores indígenas da região do alto rio negro/am
Resumo:
O estado do Amazonas abriga a maior população indígena do Brasil, com aproximadamente 120 mil indígenas, caracterizando sua riqueza em diversidade linguística e cultural. Nesse sentido, o projeto de pesquisa objeto da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - UNIVERSAL, a ser desenvolvido no período 36 meses, com os professores indígenas da Região do Alto Rio Negro/AM está alicerçado nas reflexões e teorias para o entendimento acerca dos saberes e dos fazeres na prática desses docentes, o que nos leva a questionar: que ações formativas podem articular os conhecimentos indígenas e não indígenas na potencialização de Práticas Investigativas em Educação Matemática de modo a constituir um cenário de trabalho colaborativo nas ações docentes dos professores indígenas da região do Alto Rio Negro/AM? Nesse sentido, objetivamos: promover ações formativas entre os conhecimentos indígenas e não indígenas, quanto ao desenvolvimento de Práticas Investigativas em Educação Matemática mediadas pelo trabalho colaborativo frente aos desafios da educação escolar indígena na Região do Alto Rio Negro/AM. Para tanto, assumimos a abordagem qualitativa sob a égide da pesquisa colaborativa, na perspectiva crítico reflexiva, proposta por Ferreira (2012), possibilitando, de forma interativa o desenvolvimento e realização das ações propostas, em forma de atividades de pesquisa. Quanto aos resultados, esperamos que as experiências e vivências durante a realização desse projeto, possam expandir os conhecimentos de todos os envolvidos acerca dos temas estudados tendo em vista a divulgação e a difusão das atividades realizadas, no sentido fomentar novas práticas de investigação e de inovação nas ações de todos os participantes do projeto, bem como na publicação em livros, de artigos acadêmicos e científicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
Vigência:
18/05/2022-31/05/2025
Gerson Ricardo Costa Farias
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mostra científica comunitária unidade integrada vereador rubenito silva couto - bicentenario200 da independência no brasil
Resumo:
O presente projeto, objetiva a valorização e a popularização da ciência no Brasil ressaltando o processo histórico, social e local por meio de uma Mostra científica realizada no espaço escolar e aberta a professores, alunos e a comunidade rural em torno da instituição e regiões vizinhas. O evento em questão, contará com exposições sobre a história feminina na ciência e sua importância, a história da evolução tecnológica de objetos do dia a dia, a reutilização de rejeitos das casas de farinha assim como a história por trás deste processo, plantas medicinais e o processo científico para constatar sua eficácia. Além de palestras sobre saúde, Astronomia e química medicamentosa. Assim como oficinas, competições esportivas e mostra de foguetes.
Instituição/UF/País:
U. I. BERNARDO ALVES RODRIGUES - MA - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nós: falas pretas e indígenas em escuta discursiva
Resumo:
Neste projeto propomos a composição de um arquivo de narrativas produzidas por/sobre sujeitos negros e indígenas nos espaços escolar e acadêmico, como gesto de inscrição e visibilização, a partir da escuta discursiva (MODESTO, 2021), que leva em conta a constituição histórica dos discursos. Propomos o enfrentamento à precariedade dos registros sobre esses sujeitos, em um movimento de problematização da noção discursiva de memória. Esses segmentos, além de terem suas narrativas subtraídas e adulteradas, especialmente porque historicamente são feitas pelo filtro do outro branco-colonizador/opressor, permanecem pleiteando o direito de viver, diante de práticas genocidas ainda correntes no Brasil. A produção de conhecimento sobre quem são esses sujeitos, e a instauração de um lugar de escuta de suas narrativas apresenta-se como potencial para estabelecer instâncias significativas de ressignificação da memória. Este movimento consiste em um trabalho que põe em relação o político e o científico, condição de possibilidade da transformação. Na coleta dos corpora, trabalharemos com duas naturezas de arquivos: a) discursos sobre o sujeito, a partir de mapeamento de textos da literatura sobre sujeitos negros, de levantamento documental sobre políticas públicas relativas a sujeitos negros e indígenas e de recorte acerca das presenças negra e indígena em livros didáticos do E.F; b) discursos do sujeito, a partir de narrativas negras e indígenas orais, gravadas em áudio/ vídeo; produzidas pelos participantes do estudo. A pesquisa se organizará a partir da investigação bibliográfica, contemplando estudos da negritude e da questão indígena em confluência com os estudos discursivos, literários e antropológicos. Paralelo a isso procederemos à coleta das narrativas dos sujeitos da pesquisa e seu respectivo registro, escrito e fílmico, gesto esse colocado em relação com a memória discursiva e suas rupturas, e por isso instaurador de narratividades (ORLANDI, 2017).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
06/02/2022-28/02/2025
Giancarlo Marques Carraro Machado
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
centralidade em disputa: impactos citadinos da reforma do vale do anhangabaú
Resumo:
O Vale do Anhangabaú é um dos espaços públicos mais disputados do centro metropolitano de São Paulo. Intervenções de diferentes portes incidiram sobre sua forma ao longo de décadas, impactando, assim, as possibilidades de usos cotidianos e os seus sentidos. Sua mais recente reforma fora concluída em 2021, tendo sido marcada tanto por redes sociotécnicas e respectivos jogos de poder quanto por certas resistências ao que se pretendeu instituir no local. Apesar dos embates, a reforma do Vale do Anhangabaú reflete uma medida estratégica que, malgrado não seja inédita, visa resgatar e impulsionar uma velha centralidade que havia sido preterida em prol de outras mais no decorrer do tempo. Ao considerar as contradições em torno deste espaço que resguarda tantas camadas de experiências e memórias citadinas, cabe, então, perguntar: quais os impactos da reforma do Vale do Anhangabaú perante as formas de citadinidade isto é, as maneiras citadinas de fazer-cidade (Agier, 2015) que cotidianamente reivindicam os seus espaços e equipamentos? Nestas circunstâncias, a pesquisa objetiva descrever e problematizar os usos e as apropriações do local a fim de revelar uma cidade permanentemente construída pelos citadinos a partir de suas vivências, de seus conflitos e sociabilidades, de lógicas que nem sempre são as oficiais. A proposta será possível por meio de um trabalho coletivo que envolve a realização de etnografias que considera uma postura de perto e de dentro (Magnani, 2002); da análise de documentos institucionais e de reportagens jornalísticas; de entrevistas com frequentadores do local; além, ainda, do diálogo com autores vinculados aos estudos urbanos. O Vale do Anhangabaú não será considerado uma realidade a priori, mas algo em permanente construção em razão de seu caráter relacional e situacional (Joseph, 2005; Agier, 2011) e por ser marcado por distintos espaços, processos e um conjunto polifônico de narrativas nativas (Frúgoli Jr., 2005).
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Montes Claros - MG - Brasil
Vigência:
11/03/2022-31/03/2025
Giane Gonçalves Lenzi
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de materiais de carbono nanoestruturados aplicados na fotoconversão de co2: fotocatálise e fotoeletrocatálise
Resumo:
A crescente preocupação com as alterações climáticas tem estimulado o desenvolvimento de estratégias para mitigação das emissões de CO2 e a exploração de recursos verdes e sustentáveis de energia. Atualmente, as tecnologias mais usadas para a captura de CO2 são a absorção de gás em substâncias químicas solventes, permeação através de membranas, adsorção em um absorvente sólido e destilação criogênica, mas nenhuma delas é economicamente conveniente. Neste sentido, o projeto consiste no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras viáveis para valorizar o CO2. Para tal serão desenvolvidos sistemas catalíticos ativos, utilizando materiais de carbono nanoestruturados como suporte (carvões ativados, xerogéis, nanofibras e nanotubos de carbono (CNT)) com diferentes estruturas e químicas superficiais, dando atenção especial à dopagem com diferentes heteroátomos, particularmente O e N e de óxidos metálicos. O catalisador será preparado utilizando o suporte, um semicondutor, em particular o pentóxido de nióbio, e um co-catalisador (metal Ni, Ru e/ou Pt), capazes de promoverem eficientemente a conversão do CO2. Além disso, catalisadores bimetálicos com Fe, os quais vem sendo indicados como promissores para o processo que será realizado e para preparação de compósitos de materiais de carbono e óxidos metálicos, serão estudados. Os catalisadores preparados serão aplicados utilizando os processos de Redução fotocatalítica e eletrofotocatalítica do CO2. Espera-se obter soluções tecnológicas que permitam a implementação de processos sustentáveis para produção de combustíveis e produtos químicos. Desta forma, a relevância do projeto é entendida como contribuição para o desenvolvimento de materiais visando a reciclagem do CO2 e para o uso de seus produtos (principalmente combustíveis) nos setores residencial, industrial e de transporte, sendo esta uma possível solução de um problema ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Instituição/UF/País:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Gibson Rocha Meira
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação do desempenho de concretos eco eficientes com baixo teor de ligante frente a corrosão por cloretos e carbonatação
Resumo:
As questões ambientais associadas à construção civil vêm impulsionando pesquisas voltadas à redução do consumo de cimento no concreto. Isso está relacionado ao fato da indústria do cimento ser responsável por mais de 5% das emissões antropogênicas de CO2, impactando no aumento do efeito estufa. Trabalhos prévios mostram o desenvolvimento de concretos com menores teores de ligante mantendo ou melhorando o seu desempenho mecânico. Entretanto, ainda há poucos estudos focados na avaliação da durabilidade desses concretos frente à corrosão de armaduras, principalmente, quanto à ação dos cloretos, de forma isolada ou associada à ação da carbonatação do concreto. Diante dessa lacuna, o objetivo principal deste trabalho é avaliar o desempenho de concretos armados, produzidos com baixo teor de ligante, quanto ao período de iniciação da corrosão, a despassivação da armadura e à propagação da corrosão desencadeada por cloretos ou carbonatação, de forma isolada ou combinada. Considerando que a redução da porosidade dos concretos com baixo consumo de ligante pode ser alcançada com o empacotamento granular e dispersão de partículas, espera-se que esses concretos tenham desempenho equivalente ou superior aos concretos convencionais, quer seja em relação ao prolongamento do período de iniciação da corrosão, quer seja em relação a cinética do processo corrosivo. Concretos com significativos níveis de substituição do cimento por filer calcário serão produzidos e, em seguida, submetidos a ambientes agressivos individuais ou combinados. A resistência à penetração de agentes agressivos será avaliada a partir de medidas de carbonatação e de transporte de cloretos. O teor crítico de cloretos será avaliado a partir de ensaios acelerados de indução da corrosão, os quais também serão empregados para avaliar o desempenho desses concretos na fase de propagação da corrosão, empregando-se medidas de monitoramento eletroquímico das armaduras (Ecorr, LPR, EIS).
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - PB - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Gilberto Candido Laurentino
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos dos exercícios aeróbio e de força muscular associados à restrição do fluxo sanguíneo sobre: força, massa muscular, função cognitiva, funcionalidade, níveis de marcadores inflamatórios, consumo alimentar e da composição da microbiota intestinal em
Resumo:
O envelhecimento é um processo natural caracterizado por várias mudanças estruturais e funcionais que levam à perda progressiva da força motora, da massa muscular e massa encefálica, com consequente redução do desempenho físico, funcionalidade e o declínio das funções cognitivas. Além disso, o envelhecimento está associado ao aumento crônico das citocinas inflamatórias (inflammaging) e a meta-inflamação decorrente do excesso de nutrientes. Nesse sentido, tanto a i inflamação quanto a meta-inflamação estão relacionadas à microbiota intestinal. Para atenuar os efeitos deletérios do envelhecimento sobre a força, a massa muscular e a cognição, o exercício físico tem sido proposto como uma intervenção não farmacológica associada a melhoria destas funções. Além disso, o treinamento físico pode influenciar positivamente o microbioma intestinal, agindo sobre o sistema nervoso autônomo (tônus vagal) que, indiretamente promove o controle das alterações inflamatórias. Embora os benefícios do treinamento físico (aeróbio ou de força) para a população idosa já tenham sido amplamente conhecidos, pouco se sabe sobre os efeitos do treinamento de força e aeróbio com baixa carga associados à restrição do fluxo sanguíneo (RFS) sobre a cognição, a funcionalidade, os níveis de citocinas inflamatórias e da microbiota intestinal na população idosa. Nesta proposta idosos serão submetidos às medidas da morfologia muscular por ultrassonografia, avaliação de consumo alimentar, coletas de sangue e fezes para análise das citocinas inflamatórias, a composição da microbiota intestinal, testes de força dinâmica máxima, testes funcionais e da função cognitiva. Em seguida, os idosos serão submetidos aos programas de treinamento aeróbio e força associado a RFS por um periodo de 24 semanas. A hipótese desse estudo é que as intervenções com o treinamento de baixa intensidade promova mudanças efetivas na força, massa muscular, funcionalidade, cognição e marcadores de inflamação e microbiota.
Instituição/UF/País:
Universidade São Judas Tadeu - SP - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Gilberto Icle
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
pobreza, performance e educação
Resumo:
Este projeto tem por objetivo produzir conhecimento sobre as relações entre pobreza e performance, assim como analisar o impacto que as performances (artísticas, culturais, sociais etc.) têm na vida de pessoas em situação de pobreza, procurando subsidiar novas políticas de combate à pobreza. Toma-se a ideia de pobreza como "fenômeno multidimensional" e como "privação das capacidades" (Sen). Trabalha-se com a perspectiva dos Estudos da Performance, dos Estudos da Presença e da Etnocenologia para a manutenção de uma rede de pesquisadores, envolvendo inicialmente dezoito instituições universitárias e de pesquisa em seis países (Brasil, Argentina, Portugal, Angola, Moçambique e França). O trabalho se propõe a uma análise transversal coletiva dos dados produzidos a partir de diferentes métodos de produção de dados. A metodologia possui cinco diferentes protocolos metodológicos: 1) análise documental e videográfica; 2) entrevistas; 3) observação participante; 4) etnografia; 5) experimentações artístico-pedagógicas. Os grupos aderem a esses protocolos formados coletivamente pela rede e produzem dados em seus respectivos contextos. O processo de análise dos dados produzidos é cruzado e comparativo, a partir do trabalho coletivo de dois ou mais grupos. Essa metodologia visa a construção compartilhada de conhecimentos aplicáveis ao campo em estudo. Os resultados esperados incluem metodologias a serem aplicadas na Educação Básica, políticas curriculares de formação para o Ensino Superior, políticas de apoio a artistas e coletivos artísticos e formação de profissionais com altas capacidades em nível de graduação, mestrado e doutorado. O trabalho se enquadra na produção de conhecimento para a qualidade de vida, visto produzir não apenas ciência básica, na construção de teorias descritivo-analíticas sobre as relações entre Performance e Pobreza, mas, mais do que isso, criando diagnósticos e soluções multiplicativas para os conte
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Gilberto Joaquim Fraga
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
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Currículo
Título do Projeto:
diversificação, sofisticação e desempenho das exportações brasileiras
Resumo:
Entender o papel do comércio internacional nas economias é frequente na literatura de economia internacional, já a fragmentação e sofisticação do que se exporta é um recente tópico de pesquisa. Ademais, observou-se uma mudança na configuração da geografia do comércio exterior do Brasil e do mundo, principalmente com a entrada da China na organização mundial do comércio em 2001. No caso do Brasil, uma economia emergente e aberta, no ano de 2019 aproximadamente 52% das exportações brasileiras são oriundas de 3 grandes agregados: animais e produtos do reino animal, produtos do reino vegetal e produtos minerais. Além da relativa concentração dos produtos exportados, no mesmo ano, aproximadamente metade das exportações totais foram, respectivamente, para cinco parceiros: China, Estados Unidos, Argentina, Holanda e Japão. A análise sobre diversificação das exportações tem sido foco das pesquisas recentes, principalmente pesquisas empíricas na área de comércio. A literatura da área aponta que os governos dos países em desenvolvimento apresentam preocupações com a vulnerabilidade que surge com concentração das exportações. Baseado nesse contexto, esta pesquisa se propões a investigar a seguinte questão geral: qual a relação entre diversificação, sofisticação e dinâmica das exportações brasileiras com foco nos principais parceiros/blocos comerciais e ênfase em microdados? A análise desses efeitos sobre a performance das exportações é apresentada em modelo teórico por Funke e Ruhwedel, com aplicação para os países da OCDE. E recentes estudos empíricos como em Del Rosal (2018) para Espanha. Para alcançar o objetivo proposto utiliza-se o procedimento econométrico de dados em painel, e a estratégia será composta de duas partes: painel multinível para investigar determinantes internos/externos da diversificação e sofisticação das exportações; através do modelo gravitacional analisar a relação entre diversificação, sofisticação e exportações, em nível micro (setores e regiões).
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Gilberto Kac
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
consórcio brasileiro de nutrição materno-infantil: produção de evidências científicas para subsídio na formulação de ações e programas estratégicos para o sistema único de saúde
Resumo:
O desenvolvimento de análises provenientes de pool de dados de múltiplos estudos é uma tendência mundial. Essa nova abordagem é relevante para responder questões sanitárias complexas de forma inovadora e mais completa, pois inúmeros estudos são harmonizados em um único banco de dados, propiciando substancial aumento do poder estatístico. No Brasil, poucas iniciativas foram desenvolvidas com esse enfoque e, na área da nutrição, a criação do Consórcio Brasileiro de Nutrição Materno-Infantil (CONMAI) é pioneira. O CONMAI é uma iniciativa da UFRJ. O projeto está alinhado aos princípios FAIR Findable/Accessible/Interoperable/Reusable e da Ciência Aberta. Objetivo geral: desenvolver análises com base em um pool de dados de múltiplos estudos que respondam questões prioritárias na agenda de nutrição em saúde pública e produzam evidências científicas que possam ser traduzidas em novas políticas, programas e ações na área de saúde e nutrição materno-infantil, impossíveis com estudos isolados. Objetivos específicos: 1) Criação de curvas de referência para altura uterina para monitoramento de distúrbios de crescimento intrauterino e uso no Sistema Único de Saúde (SUS); 2) Avaliação de trajetórias de pressão arterial e hemoglobina sérica na gestação e sua associação com desfechos perinatais; 3) Avaliação da associação entre dieta materna e desfechos perinatais. Serão realizadas análises de consistência, harmonização e de heterogeneidade dos dados. A construção da curva de altura uterina usará modelos multiníveis, polinomiais fracionais ou modelos aditivos generalizados. As trajetórias de pressão arterial e hemoglobina sérica durante a gestação serão estimadas com modelos de classe latente, Super-imposition by Translation And Rotation ou modelos broken stick. A associação entre dieta e desfechos perinatais será investigada com modelos de equações estruturais. Este projeto contribuirá para produção de conhecimento resultando na reformulação de ações no SUS.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Gilberto Lacerda Santos
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
i vídeo-ciência: mostra de projetos de ciências por meio de vídeos no youtube do museu virtual de ciência e tecnologia da unb da universidade de brasília
Resumo:
Após um percurso de 13 anos ininterruptos de atuação com foco exclusivo em divulgação científica, a proposta da I Vídeo-Ciência: Mostra de projetos de Ciências por meio de vídeos no Youtube do Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da UnB da Universidade de Brasília visa consolidar a iniciativa como um recurso paradidático efetivo de educação e divulgação científica para professores e estudantes das redes de ensino do Distrito Federal e entorno. A mostra deverá contar com 100 filmes científicos desenvolvidos por estudantes com ou sem o auxílio de seus professores. O conjunto de filmes resultante da mostra passará a integrar o portal do museu virtual, em um canal de Youtube. Os autores dos 30 melhores canais científicos serão agraciados com bolsas de iniciação científica júnior, a fim de continuarem a conduzir os seus respectivos projetos ao longo de um ano, engajando novos estudantes e disseminando conteúdos e ideias de natureza científica. A comissão julgadora dos projetos e atividades será orientada a premiar, na mesma proporção, aqueles desenvolvidos por meninos e meninas, de forma se buscar incitar a participação de estudantes do sexo feminino na empreitada.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
28/12/2020-31/12/2022
Gilberto Lacerda Santos
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avoar brasília: a observação de aves como instrumento de conhecimento, preservação e ciência-cidadã
Resumo:
A proposta consiste em um estande no âmbito da mostra distrital da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2022, o qual acolherá uma exposição física sobre a avifauna do cerrado e atividades de apresentação do projeto Avistar, que compreende o lançamento de um portal digital sobre o tema e o desenvolvimento de um aplicativo com recursos de inteligência artificial, redes sociais e gamificação, para auxiliar observadores de aves do Cerrado. A proposta se insere no campo da Ornitologia, que é o campo da Biologia que se dedica ao estudo da avifauna, ou seja das aves de modo geral. Está articulada em torno de despertar o interesse por este campo científico, por meio do ludismo atinente à observação de aves. Por não se tratar da apresentação de um projeto de pesquisa, não há uma questão ou hipótese em investigação na atividade proposta. Todavia, tanto o portal, que será lançado no estande, quanto o aplicativo em curso de desenvolvimento, tem como pressuposto a ideia de que o despertar da curiosidade sobre a avifauna do Cerrado pode mobilizar os indivíduos a advogar em prol da biodiversidade deste bioma crucial do país e do planeta. A proposta de estante ora encaminhado não consiste em um projeto de pesquisa, que requeira a indicação de uma metodologia de desenvolvimento. Trata-se unicamente de um estante de divulgação científica da atividade de concepção e desenvolvimento do portal e do aplicativo Avoar Brasília. Enquanto atividade de divulgação científica, o projeto compreenderá ações de concepção, desenvolvimento, divulgação e conclusão, dando ao mesmo uma configuração geral de P&D (pesquisa e desenvolvimento).
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Gilberto Perez
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
os efeitos da competência em tecnologia da informação na capacidade de inovação, na criação de valor e no desempenho organizacional
Resumo:
As empresas que utilizaram com mais competência seus recursos de Tecnologia e Informação (TI) em tempos da pandemia causada pela Covid-19, foram as que conseguiram encontrar rapidamente, novas alternativas para amenizar os efeitos da crise, e até obter melhores resultados. Com a realização desta pesquisa pretendo avaliar como a Competência em Tecnologia de Informação está sendo utilizada em atividades de inovação e criação de valor, em organizações de diferentes portes e segmentos. Quatro conceitos (construtos) são objeto do estudo: I) Competência em TI (construto de 2ª ordem); II) Capacidade de Inovação (Inovativeness), ou Inovatividade (construto de 2ª ordem); III) Criação de Valor (construto de 2ª ordem) e IV) Desempenho Organizacional. Para a sua realização, oito objetivos são definidos: 1) Identificar e avaliar os construtos de primeira ordem que compõem a Competência em TI; 2) Identificar e analisar os construtos de primeira ordem que compõem a Capacidade de Inovação; 3) Identificar e analisar os construtos de primeira ordem que compõem a Criação de Valor; 4) Avaliar a relação existente entre a Competência em TI e a Capacidade de Inovação (H1); 5) Avaliar a relação existente entre a Competência em TI e a Criação de Valor (H2); 6) Avaliar a relação existente entre a Capacidade de Inovação e a Criação de Valor (H3); 7) Avaliar a relação existente entre a Competência em TI e o Desempenho Organizacional (H4); e 8) Avaliar a relação existente entre a Capacidade de Inovação e o Desempenho Organizacional (H5). Será efetuada pesquisa mista, em que na parte qualitativa será aprofundado o conhecimento sobre os construtos: Competência em TI, Criação de Valor e Capacidade de Inovação. Na parte quantitativa será avaliado o modelo de pesquisa proposto, com técnicas multivariadas (Análise Fatorial e Equações Estruturais). Junto com o prof. Faiz Gallouj (Universidade LilleFrança), pretendemos ampliar este estudo, aplicando-o em organizações Brasileiras e Francesa.
Instituição/UF/País:
Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Gilberto Reynoso Meza
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e aplicações inovadoras de sistemas inteligentes em problemas de regressão, classificação e previsão de energia
Resumo:
Do ano 2001 para o 2020 o total de energia gerada no país por hidrelétricas caiou de 85% para 65%. Ainda que é um avanço, ainda mostra o nível de dependência das usinas hidrelétricas do país, visando necessário procurar por fontes de energia renováveis. O aumento global da demanda por energias renováveis na última meia década exigiu a necessidade de aprimoramento em termos de métodos de previsão, classificação e otimização para auxiliar na tomada de decisão. Nesse contexto, pode-se dizer que a aplicação de aprendizado de máquina e otimização têm acentuada importância na geração de valores a partir de dados no setor de energia em diversas aplicações. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de métodos eficientes baseados em inteligência artificial (e áreas afins) para classificação, regressão ou previsão de séries temporais fazendo-se uso de dados advindos de fontes de energias renováveis é um tema atual e relevante para as necessidades do meio industrial e comércios em geral. Sendo assim, a proposta neste projeto é o desenvolvimento de aplicações inovadoras baseadas em sistemas Inteligentes com o intuito de auxiliar naquela tomada de decisão. O presente projeto visa oferecer soluções inteligentes para avançar o TRL (Technology Readiness Level) das tecnologias propostas. A plausibilidade da proposta pode ser evidenciada em função do crescente aumento de publicações relacionados à aplicação de abordagens de inteligência artificial na área de energias não-renováveis e renováveis As atividades planejadas serão planejadas com base nas seguintes etapas: (i) consolidar o levantamento bibliográfico sobre os temas a serem abordados no projeto, (ii) desenvolver os sistemas inteligentes eficientes para problemas na área de energia, (iii) validar as modelagens e estratégias desenvolvidas para aplicações nas áreas de Energia, (iv) analisar resultados dos sistemas computacionais propostos e validados com suporte em métodos estatísticos e (iv) elaborar artigos científicos.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
03/03/2022-31/03/2025
Gilberto Tadeu Reis da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
panorama da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no brasil: ofertas, limites e possibilidades
Resumo:
Historicamente a educação profissional valorizou o estímulo ao fazer em detrimento ao conteúdo, refletindo na área da saúde, sobretudo nos cursos técnicos em enfermagem. Contudo, apesar desses profissionais representarem a maior parcela da força de trabalho na saúde, desempenhando muitas ações de cuidado, e, influenciando na qualidade da assistência, são escassos os estudos sobre sua formação, principalmente a nível federal. Assim, torna-se fundamental o estudo de como ocorre a formação profissional técnica na Rede Federal, visto que, a formação reverbera no perfil profissional do concluinte e, nesses espaços, a formação deve transcender aspectos tecnicistas e biomédicos. Desse modo, questiona-se: Como ocorre a formação profissional técnica em enfermagem nas unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica? Nessa perspectiva, tem-se por objetivo analisar o panorama da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Espera-se com esse projeto contribuir para ampliação do conhecimento de uma área ainda incipiente e à margem do escopo dos estudos de grande parte dos pesquisadores, além de oportunizar reflexões sobre a formação, repercutindo em uma formação mais sólida, e no fortalecimento da profissão e da Rede, reverberando em melhorias na assistência ao usuário. Além disso, poderá viabilizar uma melhor articulação da oferta e cobertura dos cursos dessa área, bem como subsidiar a política de formação de recursos humanos na saúde. Almeja-se também resgatar o papel social e estratégico dos Institutos Federais, favorecendo transformações no cenário da educação profissional em enfermagem no Brasil. Como estratégia metodológica, pretende-se realizar um estudo misto, de cunho descritivo e exploratório, de natureza quanti-qualitativa e documental, a ser desenvolvido de 2022 a 2024, com apoio de parcerias intra e interinstitucionais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Gilberto Vilmar Kozloski
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
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Currículo
Título do Projeto:
tansoy: desenvolvimento e avaliação de um farelo de soja tanificado para uso na alimentação de ruminantes
Resumo:
Os rebanhos de ruminantes necessitam melhorar sua eficiência nutricional para atender demandas produtivas e ambientais. As dietas normalmente utilizadas nestes sistemas no Brasil contêm alta proporção de proteína degradável no rúmen, o que limita a oferta de aminoácidos e resulta em significantes perdas de N urinário. Adicionalmente, parte considerável da energia digestível dos alimentos é perdida como metano produzido durante a fermentação ruminal. Ambos, N urinário e metano, são efetivos em contribuir para o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera. Entre as estratégias com potencial de reduzir a degradabilidade da proteína e a produção de metano no rúmen inclui-se o uso de extratos taníferos vegetais na dieta. Contudo, devido à alta variabilidade das condições dietéticas destes sistemas produtivos, os resultados obtidos em estudos prévios não permitem estabelecer uma recomendação consolidada sobre a dose e a forma de dosagem deste aditivo. Para superar esta limitação e como método alternativo de uso de extratos taníferos como aditivo, o presente projeto propõe a condução de ensaios in vitro e in vivo com o objetivo de desenvolver um farelo de soja tanificado de baixa degradabilidade ruminal e alta digestibilidade intestinal. O estudo será conduzido em três etapas: Etapa I, será avaliado diferentes doses (0, 2,5 e 5,0%) e temperaturas de incorporação (i.e. extrusão a 60, 90 ou 110ºC) do extrato tanífero de Acacia mearnsii na torta de soja (i.e. material resultante da extração do óleo da soja e antes da tostagem) sobre variáveis de fermentação in vitro/gases; Etapa II, será avaliado o farelo de soja tanificado obtido na Etapa I, em comparação ao convencional, em ensaios de digestibilidade in vivo e Etapa III, será avaliado o farelo de soja tanificado obtido na Etapa I, em comparação ao convencional, em experimentos de campo com vacas em lactação. Espera-se obter ao final do estudo um farelo de soja tanificado com potencial de registro.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Gilda Angela Neves
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Farmacologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
receptores nicotínicos alfa-7 na neuroinflamação: papel em transtornos depressivos, isquemia cerebral e infecção por vírus da zika
Resumo:
Neuroinflamação é um processo central na fisiopatologia de diversos transtornos neuropsiquiátricos, como o acidente vascular encefálico (AVE) e a depressão. Também é peça chave nas infecções que acometem o tecido nervoso, como a do vírus da Zika (ZIKV). Assim, a modulação do processo inflamatório torna-se um alvo promissor para o controle sintomático e a prevenção de sequelas associadas a estes transtornos. Já foi demonstrado que células imunes expressam receptores nicotínicos (nAChR) alfa-7 e que a ativação destes inibe a produção de citocinas inflamatórias, mas os mecanismos moleculares envolvidos nesta ação não são completamente elucidados. Além disso, a farmacoterapia disponível para o manejo dos transtornos em foco neste estudo tem eficácia limitada ou é inexistente, ressaltando a importância do desenvolvimento de novos fármacos. Assim, os objetivos deste projeto incluem a elucidação dos mecanismos celulares envolvidos no efeito anti-inflamatório mediado por alfa-7 nAChR. Buscamos, também, identificar novos ligantes alfa-7 nAChR candidatos a fármacos para o tratamento do AVE, da depressão maior e da infecção central pelo ZIKV. A triagem farmacológica inicial das novas substâncias será realizada através de registros eletrofisiológicos em ovócitos de Xenopus expressando o alfa-7 nAChR. As moléculas selecionadas terão seu mecanismo anti-inflamatório avaliado em cultura de microglia, e seu potencial terapêutico investigado em modelos animais de AVE, depressão e infecção pelo ZIKV. O envolvimento da inflamação nos efeitos observados será investigado pela avaliação da ativação da microglia e pela quantificação de citocinas pró e anti-inflamatórias em tecido cerebral. Quando apropriado, alterações na plasticidade sináptica serão investigadas utilizando técnicas de eletrofisiologia. Espera-se identificar ao menos um novo protótipo com atividade promissora e mecanismo de ação inovador, que possa avançar às demais etapas do processo de desenvolvimento de novos fármacos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Gilda Cardoso de Araujo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
federalismo e educação básica no brasil: atores e disputas na configuração do sistema nacional de educação e do regime de colaboração (2009-2022)
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo contribuir com os debates sobre federalismo e educação no Brasil, a partir da reflexão sobre as proposições e disputas relacionadas ao processo de regulamentação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do Regime de Colaboração considerando o período de 2009-2022. Dessa forma, problematiza-se as relações intergovernamentais na oferta educacional; questiona-se o processo de proposição de instrumentos normativos e políticas educacionais nas perspectivas jurídicas, econômicas e políticas; revela-se os processos de privatização lato sensu na oferta educacional e elucida-se os interesses dos atores visíveis e invisíveis no processo de regulamentação e implementação do SNE e do Regime de Colaboração. A pesquisa tem as contribuições weberianas e gramscianas como subsídio teórico para a compreensão dos conceitos de Política, Estado, Hegemonia e Aparelho Privado de Hegemonia (APH), bem como a perspectiva dos múltiplos fluxos de políticas de John Kingdon para compreender a formulação de políticas públicas como um conjunto de processos que contam com a participação de diferentes atores sociais. O percurso metodológico é caracterizado pela pesquisa bibliográfica e documental. No decorrer da pesquisa espera-se desvelar a interdependência entre a implementação de leis e políticas no campo da educação aos interesses e intenções dos atores visíveis e invisíveis no processo de regulamentação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do Regime de Colaboração no período delimitado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
01/04/2022-30/04/2025
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