Projetos de Pesquisa

 

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Tarcília Aparecida da Silva

Ciências da Saúde

Odontologia
  • análise dos efeitos do bisfenol in vitro e in vivo e da possível associação com tumores de cavidade oral
  • O Bisfenol A (BPA) é um monômero utilizado na produção de plástico policarbonato e resina epóxi, inclusive resinas de uso odontológico. O BPA apresenta efeitos no sistema endócrino mimetizando as ligações aos receptores de estrógeno, as quais resultam em alterações na tireóide, aumento da incidência de câncer de mama e próstata. Alguns tumores de cavidade oral expressam receptores de estrógeno, indicando que as células neoplásicas poderiam ser responsivas ao BPA. Entretanto, não existem estudos que investigaram uma possível associação entre o BPA e tumores de cavidade oral. Desta forma, os objetivos do presente trabalho serão 1) verificar os efeitos da exposição ao BPA em glândulas salivares e mucosa bucal utilizando modelo experimental em camundongos; 2) avaliar in vitro o efeito do BPA em células de tumores bucais e queratinócitos; 3) analisar os níveis salivares e teciduais de BPA em pacientes portadores de tumores de cavidade oral. Para atingir o objetivo 1, camundongos machos e fêmeas receberão BPA na água durante seis semanas. Ao término do experimento os animais serão eutanasiados e as glândulas salivares maiores, língua, fragmentos de mucosa bucal, fígado, glândulas mamárias das fêmeas e próstata dos machos serão coletados para análise microscópica, imunoistoquímica e dosagem dos níveis de BPA empregando-se cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa. Para atingir o objetivo 2, linhagens de células de tumor de glândula salivar, de carcinoma de células escamosas (CCE) de boca e de queratinócitos serão tratadas com diferentes doses de BPA para avaliação da proliferação, migração/invasão, transição epitélio-mesênquima, indução de angiogênese e produção de marcadores inflamatórios e fatores de crescimento. Para atingir o objetivo 3, serão recrutados pacientes portadores de tumores de glândula, CCE de boca e pacientes sem alterações de mucosa bucal (controles) para coleta de saliva e fragmentos dos tumores, para dosagem da concentração de BPA.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tárcio André dos Santos Barros

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • desenvolvimento de técnicas para controle e redução de oscilações de torque em máquinas elétricas de relutância variável operando nos quatro quadrantes de torque/velocidade em veículos elétricos.
  • A máquina elétrica de relutância variável (MRV) possui características de funcionamento que permitem: a operação em uma ampla faixa de velocidade, o baixo custo de fabricação, à baixa relação peso/potência quando comparada com outras máquinas elétricas e a ausência de imãs permanentes. Os principais empecilhos para a utilização industrial da MRV são as oscilações de torque, os ruídos sonoros e a necessidade de controles robustos em uma ampla faixa de velocidades. Os métodos desenvolvidos para redução das oscilações de torque para a MRV operando como motor possuem desempenho limitados em relação ao faixa de velocidade de operação. Alguns métodos funcionam bem em baixas velocidade e outros funcionam em altas velocidade. Neste projeto esses métodos serão estudados e testados em diversas situações de operação da MRV em veículos elétricos. Serão propostos novos métodos e adaptações dos métodos redução de oscilações para a MRV operando nos quatros quadrantes de velocidade/torque. Deste modo, espera-se contribuir para o desenvolvimento de tecnologias que possibilitem uso da MRV em veículos elétricos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tárcio Teodoro Braga

Ciências Biológicas

Imunologia
  • perfil metabólico dos macrófagos envolvidos no processo regenerativo da cauda de zebrafish
  • Em contraste com os mamíferos, os vertebrados inferiores, incluindo o zebrafish (Danio rerio), têm o potencial de regenerar tecidos danificados ou perdidos, como a barbatana caudal, o que os torna modelos ideais para estudos de regeneração de tecidos e órgãos. Visto que diversas doenças têm como base o processo de transição entre a fibrose e a regeneração tecidual, faz-se necessário alcançar um melhor entendimento desses processos. As células do sistema imune, em especial neutrófilos e macrófagos, apresentam papéis essenciais durante o processo regenerativo, participando na remoção de restos celulares, liberando fatores pró e anti-inflamatórios, componentes da matriz extracelular e alterando o padrão oxidativo durante a proliferação celular e a angiogênese. Porém, os mecanismos moleculares através dos quais os macrófagos e neutrófilos orquestram a formação e regeneração do tecido amputado ainda não estão claros. Este estudo visa avaliar a dinâmica de infiltração de células do sistema imune na borda da lesão na cauda do zebrafish além de investigar os subtipos de macrófagos por citometria de fluxo e microscopia confocal. Adicionalmente, iremos identificar os níveis gênicos e protéicos das vias metabólicas e oxidativas ativadas nos neutrófilos e macrófagos infiltrantes em diferentes tempos do processo regenerativo. O entendimento do processo regenerativo em zebrafish irá contribuir para a elucidação de diversas doenças humanas, dado a similaridade genética de aproximadamente 70% entre as espécies.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Tarcísio Pedro da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • análise experimental do efeito disposição na negociação de ações com estudantes do ensino médio de escolas públicas
  • O objetivo do estudo é analisar a influência do investimento em equipe, bem como a influência da divulgação dos resultados no efeito disposição de investidores. A metodologia será constituída, por meio de um experimento, com alunos do ensino médio da rede pública de ensino e análise estatística. Espera-se que investidores que negociam individualmente e que não precisavam divulgar seus resultados aos demais, tenham um efeito disposição menor do que investidores em duplas que divulgavam seus resultados. Com isso, o efeito disposição pode contribuir no entendimento de consumo e do entendimento financeiro dos jovens. Esta pesquisa terá como agentes sociais os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de Blumenau. Essa escolha, intencional, foi atrelada as necessidades de inserção socioeconômica em decorrência de o ambiente industrial ser predominante na região e o ciclo produtivo lento, fato que impacta sobremaneira na situação financeira das empresas, desta forma, o entendimento da adequada utilização dos recursos financeiros, como forma de prevenção de gastos futuros, amplia as oportunidades e comportamento financeiro das pessoas. A região conta com mais de 26.792 (vinte e seis mil, setecentos e noventa e dois), com uma amostra de 3.618 (três mil seiscentos e dezoito) estudantes no ensino médio da rede pública, que serão inseridos na educação financeira por meio de palestras, atividades de formação inicial em gestão de finanças sob a utilização da educação financeira. Os principais resultados esperados permanecem focados na conscientização do bom uso nos recursos financeiros disponíveis, que desperte a conscientização pelo planejamento financeiro efetivo no estudante. De costume que, a educação financeira seja percebida no consumo de recursos necessários pessoais e preponderante à sua inserção socioeconômica. No foco deste projeto, se encontram os agentes sociais, a situação socioeconômica (pelo consumo dos recursos financeiros) esteja adequada às necessidades de educação, trabalho e de atividades socioculturais. Em relação ao atendimento à amostra da rede de ensino público, que serão os estudantes do nível médio, atende prioritariamente, estudantes de regiões com perfil de limitação econômico-financeira, devido a dificuldade da inserção no ambiente cultural e de lazer quando destacada sua limitação de organização financeira. A aplicação dos recursos financeiros planejados contribui para elevar a estima pessoal o que possibilita a organização financeiros da família, facilitando a aplicação dos recursos na melhoria da situação econômica, como forma de planejamento da utilização dos recursos, na função comportamental que pode culminar na otimização de recursos, pela sua utilização para atender as necessidades de inserção socioeconômica pelo comportamental financeiro, considerados como fator multiplicador destas ações. A região de atuação do projeto é constituída por empresas industriais que empregam, em sua maioria, famílias inteiras. Várias foram às crises econômicas que atingiram empresas industriais, com reflexo nos demais segmentos da economia. Além dos fatores econômicos, a ocorrência de catástrofes climáticas, considerando que Blumenau fica num vale, afetam sobremaneira a região. Neste ambiente, as famílias precisam se adaptar aos possíveis acontecimentos, já que o cenário geográfico não pode ser alterado. Logo existe a necessidade de convivência com os fatores econômicos e climáticos da região, que interferem sobremaneira no comportamento das famílias, até para a manutenção do seu patrimônio, interferindo no comportamento e reações financeiras. A base utilizada para entendimento da educação financeira apresentará como foco a inserção socioeconômica dos envolvidos, com destaque para as formas de gerenciamento das aplicações financeiras, mesmo que seja limitado, mas com oportunidades de escolhas de acordo com as necessidades dos estudantes. Nesse sentido a formação do conhecimento em aplicações financeiras e de investimento, contribui para a conscientização de planejamento para os recursos que estão disponíveis, sendo confrontada com as necessidades dos estudantes, de modo que os esses percebam que os seus recursos, mesmo que limitados, podem atender as suas necessidades sem precisar migrar para a marginalização por recursos. Cabe destaque para o tratamento dado na literatura sobre os termos utilizados, que contribui para o entendimento geral, em que trata o comportamento das finanças pessoais recebe destaque e contribuição relevante apresentada aos indivíduos. Segundo, Couto (2004) no ensino médio, não deixamos de enfatizar a importância da formação profissional e da respectiva atualização constante. Estes fatos são fundamentais para o planejamento financeiro e para a formação de reservas, pois da nossa competência como profissionais atuantes num mercado de trabalho cada vez mais competitivo virão os recursos para um planejamento racional. Em relação ao tema Lucci, et al. (2006) consideram ser relativamente comum em países de economia mais desenvolvida o desenvolvimento de estudos nessa área, principalmente por destacar uma preocupação com a conscientização das pessoas sobre a necessidade de formação de poupança para a aposentadoria. Em um estudo realizado com estudantes de nível médio, Mandell e Klein (2007) concluem que as variáveis socioeconômicas, demográficas e motivação fazem parte dos questionamentos sobre finanças pessoais. Peng et al. (2007) destacam que as perguntas sobre a participação na educação financeira, experiências financeiras, renda e heranças, e as características demográficas são importantes componentes de análise das finanças pessoais.
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022