Projetos de Pesquisa

 

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André Machado Rodrigues

Ciências Humanas

Educação
  • desenvolvimento de conhecimentos docentes a partir do fortalecimento de uma comunidade de práticas no contexto de mudança curricular
  • A reforma curricular em curso no país (BNCC) demandará que os conhecimentos dos professores estejam articulados com as novas práticas. Nesse contexto, a criação e fortalecimento de uma comunidade de práticas pode atuar como apoio importante a esses docentes. O Programa de Especialização Docente (PED), proposta que surge na Stanford Graduate School of Education, a ser implementado como parceria entre Universidades brasileiras e a Educação Básica da rede pública de ensino pretende atuar junto aos professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, em seus contextos de sala de aula e promover a expansão do repertório das práticas e a articulação entre teoria e prática. O projeto tem como foco investigar como se dará o desenvolvimento dos conhecimentos docentes e sua articulação com a prática. Há consenso na literatura da área sobre os conhecimentos necessários para atuação docente: pedagógico, curricular, dos estudantes, do conteúdo, da avaliação e conhecimento pedagógico do conteúdo. A articulação desses conhecimentos em sala de aula não é tarefa simples, mas pode ser facilitada com o trabalho numa comunidade de prática fomentada pelo PED. Nosso objetivo de pesquisa é investigar como a participação dos professores de Ciências e Matemática no PED colabora para desenvolver conhecimentos docentes e amplia a coerência das suas propostas didáticas. A pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa, com delineamento do tipo estudo de caso. A coleta de dados ocorrerá no contexto de desenvolvimento dos módulos do curso para professores da Educação Básica na rede pública de ensino. Os dados serão coletados a partir de questionários, entrevistas, planos de aulas elaborados, registros audiovisuais das aulas ofertadas, relatórios de reflexão promovidos junto aos mentores e replanejamento das aulas. Será feita uma análise temática qualitativa cujas categorias serão baseadas em modelos teóricos da literatura, sendo um deles o Modelo Consensual Refinado.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
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André Monteiro Costa

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • estudo ecossistêmico do acesso à água, dos conflitos socioambientais e da reparação na área de abrangência da transposição do rio são francisco
  • RESUMO A irregularidade de chuvas no semiárido e períodos de estiagem prolongada, associada a restrições no armazenamento e distribuição de água, tem imposto restrições graves no acesso à água. Grandes obras “contra a seca” predominaram desde o XIX e a história mostrou que essa opção contribuiu para a concentração de água, concentração de terra e, portanto, concentração de poder. O projeto da transposição do rio São Francisco se insere nesse conjunto de políticas de água no semiárido. Cerca de 70% das águas a serem transpostas será para a agricultura irrigada, e a maior parte destas para a fruticultura irrigada, que se insere no mercado de commodities. Apenas 19% para abastecimento humano. A crise hídrica por que passa o rio São Francisco também está relacionada à produção de grãos para exportação no cerrado mineiro e baiano, o que afeta a disponibilidade de água para a transposição. Como uma megaobra, a transposição produz impactos ambientais e processos de vulnerabilização em grupos sociais tradicionais que vivem nas cidades e no entorno dessas obras. Vulnerabilização se caracteriza como uma injustiça ambiental e consiste em processos em que grupos sociais são afetados em seus meios de produção e outras perdas materiais. E pode ter implicações para a saúde, quer por doenças transmissíveis, quer por transtornos mentais. Esses processos são, em geral, invisibilizadas. A transposição foi iniciada em 2007 e era prevista para ser concluída em 2010. A previsão de conclusão das obras é em 2019. Estes 12 anos de atraso é fator que contribui para vulnerabilizar mais essa população. A visibilização da vulnerabilização as obras, bem como a situação hídrica do rio São Francisco é importante para um projeto dessa envergadura. Em projeto anterior foi desenvolvido o Portal Beiras d’Água, acervo audiovisual, para visibilizar a complexidade desses territórios. O objetivo principal deste estudo é analisar o acesso à água, os conflitos e a vulnerabilização e implementar medidas de reparação comunitária na área de abrangência da transposição do rio São Francisco. A abordagem teórica metodológica será a Reprodução Social e a Saúde, formulada pelo epistemólogo Juan Samaja, e se insere na perspectiva da determinação social da saúde coletiva latinomericana. Esta abordagem tem uma perspectiva sistêmica e o estudo será qualitativo. A estratégia de trabalho de campo e coleta de dados será por meio de entrevistas com lideranças comunitárias e de movimentos sociais e realização de oficinas nos territórios, usando a modalidade de Pesquisa-ação, com camponeses, indígenas e quilombolas ao longo dos canais, na Área Diretamente Afetada do projeto. A partir do trabalho de campo, pretende-se constituir uma rede de comunicação nos territórios entre comunidades e pesquisadores, para visibilizar os processos de acesso à água e os conflitos socioambientais. O Portal Beiras d'Água por meio de tecnologias de informação e comunicação contribuirá para compreensão ecossistêmica do acesso à água, dos conflitos socioambientais na Bacia do Rio São Francisco. Por meio de ferramenta identificar, reconhecer e fortalecer as redes de comunicação já presentes no território, utilizando recursos e tecnologias que possam ser aplicados em larga escala. A partir daí, serão desenvolvidos os instrumentos de representação desses saberes, em forma de coleções propostas e significadas pelos próprios sujeitos sociais. A análise dos dados será por análise crítica do discurso.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 15/05/2019-31/05/2023
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Andre Paulo Tschiptschin

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • inovação em materiais à base de carbono para aplicações tribológicas na indústria metal-mecânica e biomédica
  • Revestimentos à base de carbono podem conferir baixos coeficientes de atrito e elevada resistência ao desgaste a componentes mecânicos em contato. A deposição de revestimentos à base de C e modificações superficias por processos a plasma (PVD, PECVD, PAPVD e PTA) permite obter filmes DLC, nanocompósitos com partículas de grafeno, superfícies contendo partículas de grafita turbostrática e nanopartículas de Ag:Cu:C, que podem conferir ultrabaixos coeficientes (< 0,1), típicos da superlubricidade. Os materiais que se pretende sintetizar têm em comum o carbono na sua forma alotrópica hibridizada sp2, com elevada lubricidade. São DLCs dopados com W, nanocompósitos contendo grafeno e grafita e nanopartículas de Ag:Cu:C. As modificações superficiais almejadas poderão ser aplicadas aos componentes mecânicos de sistemas de propulsão e transmissão de energia, visando aumentar a eficiência energética, diminuir o consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes. Nanopartículas de Ag:Cu:C com ação bactericida poderão ser utilizadas na modificação superficial de dispositivos biomédicos e instrumental cirúrgico, contribuindo também para o aumento da segurança hospitalar e melhoria do sistema de saúde. Os filmes e revestimentos nanocompósitos serão caracterizados estrutural e quimicamente por técnicas de microscopia eletrônica e de força atômica, espectrometria Raman, difração de raios-X e análise térmica diferencial. A caracterização de propriedades nanomecânicas será feita por técnicas de nanoindentação e as propriedades tribológicas (coeficientes de atrito, taxas de desgaste e adesão de filmes aos substratos) serão determinadas em ensaios pino contra disco e esclerometria linear instrumentada. A observação das superfícies e subsuperfícies desgastadas por interferometria ótica, microscopia eletrônica de duplo feixe e microscopia confocal a laser permitirão caracterizar os micromecanismos de desgaste atuantes no contato entre amostras e contracorpo.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 30/03/2022-31/03/2025
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André Ricardo Salata

Ciências Humanas

Sociologia
  • expansão educacional, desigualdades e estratificação social: do desenvolvimento infantil ao mercado de trabalho
  • A proposta trata da relação entre educação, desigualdades e estratificação social, a partir de três eixos analíticos: (i) Desenvolvimento infantil nos primeiros anos da escolarização obrigatória; (ii) Políticas de expansão educacional e desigualdade de oportunidades; (iii) Expansão educacional e resultados no mercado de trabalho. Temos como objetivo geral analisar a relação entre expansão do sistema educacional e democratização das chances de vida no Brasil, a partir de marcadores como classe de origem, raça e gênero. Tal objetivo se justifica na medida em que a educação se constitui, na sociedade moderna, como elemento-chave no processo de estratificação social e conformação das desigualdades; e, também, em função da substantiva elevação da escolaridade entre os brasileiros nas últimas décadas. Entre os anos de 1995 e 2015 a média de anos de estudo da população entre 25 e 64 anos de idade saltou de 5,7 para 8,6, o percentual de pessoas com 12 ou mais anos de escolaridade subiu de 9,5% para 20,7%, e o ensino obrigatório agora – desde 2009 - engloba também o ensino médio e a educação infantil. Nos perguntamos, então, se as políticas de expansão educacional postas em prática ao longo das últimas décadas teriam contribuído para uma maior equalização em termos de oportunidades, considerando fatores como a classe de origem, a raça e o gênero dos estudantes. Procurando melhor compreender os mecanismos que relacionam aquelas características ao sucesso escolar, e, também, a escolaridade alcançada à posição social de destino dos indivíduos, focamos nossa análise em momentos-chave de suas trajetórias: os primeiros anos da escolarização obrigatória, seu desempenho ao longo do ensino fundamental e médio, o acesso ao ensino superior e a entrada no mercado de trabalho. A metodologia proposta é de cunho eminentemente quantitativo, envolvendo dados primários e secundários, que serão analisados a partir de variadas técnicas estatísticas, com foco em modelos multivariados.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 09/02/2022-28/02/2025
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Andre Rodrigo Rech

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • consolidação da pós-graduação da ufvjm por meio de parcerias com programas de excelência
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • 06/01/2020-06/01/2025
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Andre Rodrigo Rech

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • contribuições da natureza para as pessoas: o papel de interações bióticas no funcionamento de serviços ecossistêmicos e ambientais no vale do jequitinhonha (mg-brasil)
  • Esta proposta nasce da demanda por subsídios que embasem a construção de políticas de pagamento por serviços ambientais nos municípios do Vale do Jequitinhonha. Majoritariamente inserida no semiárido brasileiro, essa região apresenta baixíssimos índices de desenvolvimento humano em paralelo com boas proporções de áreas preservadas e um modelo de agricultura campesina que aparenta favorecer as interações associadas com a proteção de recursos hídricos e polinizadores/dispersores. Não se conhece, no entanto, onde estão, como funcionam e quais os indicadores socioeconômicos associados ao uso de serviços ecossistêmicos na região. Neste projeto reunimos uma equipe multidisciplinar com balanço de gênero e estágios da carreira para investigar um problema central para a sustentabilidade nas Ciências Agrárias a partir de um olhar interdisciplinar. Organizamos 3 grupos de trabalhos que irão: i). mapear e georreferenciar o uso de serviços ecossistêmicos de provisão hídrica e produção de alimentos bem como as características da paisagem e da vegetação que permitam estimar a oferta de serviços ecossistêmicos em eventuais futuros programas de pagamento por serviços ambientais (PSA); ii) investigar o papel de interações bióticas (mutualismos e antagonismos) no funcionamento e provimento desses serviços; e iii) relacionar o uso dos serviços ecossistêmicos com indicadores socioeconômicos e modelos de agricultura utilizados em municípios do Vale do Jequitinhonha. Esperamos ao final desse projeto gerar conhecimentos úteis tanto na escala regional, disponibilizando subsídios aos municípios interessados na criação de políticas de pagamento por serviços ambientais quanto para o entendimento do papel das interações bióticas na provisão e manutenção de serviços ecossistêmicos e da sua necessidade no planejamento e monitoramento de serviços ambientais. Esperamos ainda entender quais arranjos produtivos e modelos de organização agrícola favorecem ou configuram serviços ambientais na região.
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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André Santanchè

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • desenvolvimento e implementação de uma plataforma online baseada em evidências para a aprendizagem de raciocínio clínico e prevenção de erros cognitivos
  • Este projeto tem como base uma colaboração do Instituto de Computação com a Faculdade de Ciências Médicas e Hospital das Clínicas da Unicamp, bem como, o Center for Educational Development and Research - University Medical Center Groningen - University of Groningen. O desafio inicial envolve a preparação de estudantes de medicina no atendimento de pacientes, uma vez que o conhecimento na área de saúde tem crescido em taxas sem precedentes. Em especial, o desafio que deu origem à pesquisa envolve o atendimento de emergência. Este é um dos maiores desafios na educação em saúde, dado que na emergência os estudantes precisam aprender a articular um amplo espectro de conhecimento de um médico generalista no menor espaço de tempo possível. A abordagem escolhida para fazer frente a este desafio foi a criação de uma plataforma educacional baseada na resolução de casos chamada Harena. A plataforma permite que estudantes solucionem casos clínicos complexos em um ambiente controlado. Dentre as vantagens da abordagem proposta, está a de possibilitar que o participante desenvolva algumas das habilidades requeridas em ambientes reais, em um ambiente que reduz o estresse, o ruído e os riscos desses ambientes. Além disso, é possível apresentar ao participante uma diversidade de casos que ele não encontraria durante a sua formação em um ambiente real. A plataforma também é capaz de criar casos com propósito educacional em outros domínios, tais como, física e matemática, ainda que tenha tomado como ponto de partida o domínio de saúde. No contexto da saúde, casos são fictícios – e.g., com personagens e cenários inventados – com características (e.g., sintomas e resposta a tratamentos) baseadas em casos clínicos do mundo real. Nesta pesquisa, dados de saúde serão explorados para a construção de modelos que dão suporte à tutoria e avaliação dos participantes durante a resolução dos casos. Por essa razão, este projeto se desenvolve sobre o princípio de Autoria Analítica, em que a produção de casos resultará de um ciclo interativo entre um autor humano e o sistema de informação. Esse último participará do processo reunindo, analisando, relacionando e sumarizando informações no domínio de saúde que possam estar relacionadas com o caso. A plataforma Harena coleta dados da evolução e desempenho de cada participante na resolução dos casos. Esses dados são usados pela plataforma tanto para avaliação quanto para guiar o participante dentro do caso.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 27/08/2020-31/08/2022
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Andre Talvani Pedrosa da Silva

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • dispositivos fototerápicos com a luz azul como estratégia terapêutica complementar durante a infecção por trypanosoma cruzi - do controle parasitário à modulação da resposta imune em mamíferos
  • A doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi, permanece negligenciada, debilitante e endêmica na América Latina, cujo tratamento etiológico (benznidazol/Bz) apresenta alta citotoxicidade e falha terapêutica devido a características genéticas do parasito e do hospedeiro. Alterações leves, moderadas ou graves na estrutura e função do coração, e de outros órgãos, apresentam relação direta com a resposta inflamatória no hospedeiro infectado. Diante da resistência do T.cruzi ao arsenal quimioterápico vigente, a fototerapia com luz azul (FLA) poderia atuar como potencial estratégia de controle parasitário, uma vez que na faixa de 400 a 470nm, ela eleva o estresse oxidativo, altera organelas citoplasmáticas e induz morte em bactérias e fungos. Pela inexistência destes estudos em protozoários, demonstramos que a FLA controla a replicação parasitária no sangue e músculo cardíaco de animais infectados por T.cruzi, sem danos estruturais à célula hospedeira. Nesta proposta, exploraremos como a FLA atua na biologia do parasito e da célula hospedeira, em presença do Bz. Pretendemos elucidar se a FLA seria uma estratégia viável de complementação terapêutica e de proteção anti-T.cruzi. Para isso, serão desenvolvidos dispositivos de FLA para aplicação em cultura de células Vero e em camundongos C57BL/6 infectadas(os) com as cepas Y, Colombiana e VL-10 do T.cruzi, na presença e ausência de Bz. Nas células Vero e em fragmentos de coração, encéfalo, gastrocnêmio e tec. adiposo epididimal haverá (i)quantificação de parasitos e de mediadores inflamatórios, (ii)expressão gênica de receptores e proteínas intracelulares, (iii)avaliação proteômica, (iv) fenotipagem do infiltrado inflamatório e (v)avaliação histomorfológica e apoptótica. Será avaliado, ao final, a proteção da FLA em pele escoriada de animais expostos ao T.cruzi, num modelo similar à transmissão vetorial. Na derme será quantificado o DNA do T.cruzi e avaliados parâmetros imuno-histológicos e angiogênicos locais.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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André Telles da Cunha Lima

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • detecção, controle e remediação preventiva de acidentes com transporte de óleo e combustíveis ao largo da costa brasileira
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 10/12/2020-31/12/2023
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Andre Viana Custodio

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • articulação intersetorial para proteção de crianças e adolescentes contra a violação de direitos.
  • O projeto de pesquisa tem como tema a violação dos direitos de crianças e adolescentes e a articulação intersetorial de políticas públicas de atendimento proteção e justiça. O objetivo geral é estudar as estratégias e ações intersetoriais para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos para a garantia dos direitos fundamentais no marco jurídico da teoria da proteção integral. Os objetivos específicos são: analisar o contexto das violações de direitos de crianças e adolescentes com ênfase na exploração do trabalho infantil, violências, abuso e exploração sexual; sistematizar a legislação de proteção contra a violação dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes e estudar os parâmetros para a articulação intersetorial de políticas públicas de atendimento, proteção e justiça para os casos de violação de direitos de crianças e adolescentes. O problema questiona como o reordenamento das políticas públicas de atendimento, proteção e justiça podem contribuir para a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes no Brasil. Como hipótese tem-se que a articulação intersetorial das políticas públicas de atendimento, proteção e justiça podem alcançar maior eficiência mediante a formulação de diagnóstico, fluxos de encaminhamento e capacitação integrada da rede de atendimento. Considerando estes aspectos, busca-se como resultado o desenho metodológico de pressupostos para processos de formulação de diagnóstico rápido e participativo das políticas públicas para crianças e adolescentes em âmbito local; a formulação de fluxos de encaminhamento de crianças e adolescentes considerando as responsabilidades setoriais e intersetoriais de acordo com a competência de cada órgão do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente e o levantamento dos conteúdos básicos para capacitação dos operadores do sistema e da rede de atendimento à criança e ao adolescente no município.
  • Universidade de Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025