Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre Urban Borbely

Ciências Biológicas

Morfologia
  • o papel do versicam na regulação da transição epitélio-mesenquimal de células trofoblásticas invasivas
  • O versicam é conhecido por ocorrer em pelo menos cinco variantes de splicing: as isoformas V0, V1, V2, V3 e V4, sendo conhecido por ativar vias de sinalização intracelulares envolvidas na inflamação, proliferação, migração, invasão, adesão, organização de citoesqueleto e transição epitélio-mesenquimal (TEM). A TEM se caracteriza pela diferenciação morfológica e funcional de uma célula epitelial para um genótipo e fenótipo mesenquimal e ocorre em diversas situações fisiológicas e patológicas, sendo muito estudada por seu papel fundamental nas metástases neoplásicas. A TEM também ocorre durante a implantação embrionária e placentação, sendo essencial para que as células trofoblásticas possam invadir os tecidos maternos e estabelecer a interface materno-fetal no primeiro trimestre. No entanto, a TEM das células trofoblásticas é parcial e possui sua atividade controlada temporal e espacialmente ao longo da gestação, de forma fisiológica, para correta placentação e desenvolvimento embrionário. No entanto, desregulações nesse controle da TEM dessas células está ligado a uma ausência/deficiência de decidualização uterina e consequente invasão exacerbada das células trofoblásticas, gerando uma doença de relevante significado clínico, mas muito negligenciada no Brasil, a placenta acreta ou placenta anormalmente invasiva (PAI). Embora de alta severidade e com incidência crescente, a PAI não possui biomarcadores específicos e opções de tratamento pouco invasivas, necessitando de um corpo clínico altamente qualificado e equipamentos modernos de imagem para o correto diagnóstico. Uma vez diagnosticado, o tratamento padrão é a remoção total do útero, através de histerectomia. Nesse contexto, a necessidade de pesquisas envolvendo a fisiopatologia da AIP e a procura de alvos terapêuticos, modelos experimentais e novos métodos de diagnóstico são essenciais para a melhoria da morbimortalidade dessa doença. Por conseguinte, objetivamos avaliar se o versicam regula a TEM e a invasão das células trofoblásticas in vitro e se seu silenciamento gênico é capaz de reverter esses processos, com a finalidade de transformar o versicam no primeiro alvo terapêutico para a AIP.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexandre Vieira Werneck

Ciências Humanas

Sociologia
  • conflitos de valoração: as disputas e a administração de diferentes sentidos dos ‘objetos de valor’ entre legal, ilegal, estado e cidadãos no rio de janeiro
  • O objetivo deste projeto é compreender um tipo específico de disputa, que aqui chamaremos de conflito de valoração: trata-se daquela a ter lugar quando os atores sociais participam de situações nas quais o valor de um bem esteja em questão, notadamente aquelas em que a posse ou a troca deste seja o problema (mas sempre com o horizonte na pergunta sobre o quanto ele vale em um duplo registro, objetiva e subjetivamente), gerando possibilidades claras de ruído na sociabilidade. O ponto de partida da análise é o fato de que essas disputas, ao colocarem as pessoas frente a frente por conta do que possa ser considerado um objeto de valor (para elas), revelam como elas operacionalizam a ideia de bem, envolvendo-se na explicitação necessária (e por conta da disputa, forçada) de dois de seus sentidos, a saber, o sentido moral e o sentido econômico. Assim, fazer um estudo sobre esse tipo de situação necessariamente conduz a observar e relacionar esse quadro semiológico e as possibilidades ao mesmo tempo de conflito – quando a negociação desses sentidos se torna um problema interacional – e de suas modulações – quando é feito um movimento de constante ajuste das ações situadas, variando intensidades de investimento conforme se coloquem os desafios gramaticais, a fim de se evitar aquele conflito. Para dar conta dessa discussão, propomos um eixo distendido por um conjunto de frentes empíricas, que dialogam aqui em uma dimensão mais abstrata, a da questão da valoração como fenômeno geral: 1) Um estudo sobre litígios entre próximos (casais e/ou familiares) por conta bens em varas de família e sucessões; 2) Um estudo etnográfico e documental de processos de desapropriação de casas em uma favela carioca; 3) Um estudo de uma rede informal de empréstimos financeiros populares a juros em uma favela carioca; 4) Um estudo com traficantes e ex-traficantes convertidos a uma igreja a respeito dos valores diferenciais entre o dinheiro advindo do “mundo do crime” e o adquirido a partir do “trabalho honesto”; e 5) Um estudo sobre os conflitos entre moradores e uma concessionária de energia sobre o valor das contas de energia elétrica em uma favela pós-UPP.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alexandre Wagner Silva de Souza

Ciências da Saúde

Medicina
  • polimorfismos em genes relacionados ao metabolismo da homocisteína na arterite de takayasu
  • Introdução. A arterite de Takayasu (AT) é uma vasculite sistêmica que afeta artérias de grande calibre, especialmente a aorta e seus ramos principais. Eventos isquêmicos, especialmente envolvendo o sistema nervoso central, são complicações relativamente frequentes da AT e trazem impacto ao prognóstico. Pacientes com AT apresentam concentrações plasmáticas de homocisteína mais elevadas em relação a controles saudáveis e, entre pacientes com AT, elevação da concentração plasmática de homocisteína é fator de risco independente para eventos arteriais isquêmicos. Objetivos. Comparar a frequência de polimorfismos em genes da via de metabolismo da homocisteína entre pacientes com AT e controles; avaliar suas associações com concentração plasmática da homocisteína; analisar se a maior concentração plasmática de homocisteína em pacientes com AT se deve a deficiência de vitaminas que participam de seu metabolismo como ácido fólico e vitamina B12 e avaliar associações com extensão de acometimento arterial e eventos isquêmicos na AT. Métodos. Será realizado estudo transversal com grupo controle, onde serão incluídos pacientes com AT e controles saudáveis. Tempo desde o diagnóstico de AT, terapia com glicocorticoides e imunossupressores, extensão de doença serão avaliados em pacientes com AT, enquanto o histórico de eventos trombóticos venosos e eventos arteriais isquêmicos serão avaliados em ambos os grupos. Serão medidos os níveis plasmáticos de homocisteína, vitamina B12 e de ácido fólico em ambos os grupos e será pesquisada a presença dos seguintes polimorfismos nos genes das enzimas metilenotetra-hidrofolato redutase (C667T e A1298C), metionina sintase redutase (A66G) e da metionina sintetase (A2756G) por reação da cadeia da polimerase com polimorfismo no comprimento de fragmentos de restrição (PCR-RFLP).
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexandre Xavier Martins

Engenharias

Engenharia de Produção
  • heurísticas e modelos para a resolução do problema de roteamento e alocação de comprimentos de onda em redes óticas
  • Otimizar é um problema permanentemente estudado já que cada vez mais se exige um gerenciamento eficiente dos recursos disponíveis. Neste contexto a Pesquisa Operacional tornou-se ferramenta muito importante no meio empresarial, facilitando a otimização e racionalização de tais recursos. Isso se deve à característica principal dos modelos de otimização de indicarem a melhor decisão a ser tomada segundo algum critério adotado. O presente trabalho se refere ao problema de se encontrar o número máximo de requisições de uma rede ótica que podem ser atendidas, dado um número de comprimento de ondas limitado a priori, ou em se determinando o número de requisições que devem ser atendidas com o mínimo de comprimentos de onda necessários. Para uma rede com V vértices, o ideal seria configurar caminhos óticos para todos os V (V −1) pares. Entretanto, isso não é usualmente possível primeiramente pelo número de comprimentos de onda disponíveis que impõe um limite na quantidade de caminhos óticos que podem ser configurados (isto é também uma função da distribuição de tráfego) e ainda cada vértice pode ser fonte e destino de um número limitado de caminhos óticos. Isto é determinado pela quantidade de hardware ótico que pode ser provido (transmissores e receptores) e pela quantidade total de informações que um vértice pode processar. A topologia virtual em uma rede ótica é dita simétrica se, sempre que existir uma ligação lógica do vértice i para o vértice j, existe outra ligação lógica de j para i, caso contrário a topologia virtual é dita assimétrica. Definida a topologia virtual o próximo passo é saber como as ligações ponto a ponto desta topologia irão ser feitas sobre a topologia física, ou seja, como será feito o roteamento na topologia física e a alocação de comprimentos de onda para os enlaces virtuais estabelecidos previamente. Esse problema é conhecido como Roteamento e Alocação de Comprimentos de Onda (RWA - Routing and Wavelength Assignment). O RWA visa atender às demandas definidas na etapa do projeto de topologia virtual, em geral minimizando recursos como a quantidade de comprimentos de onda utilizados ou maximizando a quantidade de requisições atendidas com um número limitado de comprimentos de onda disponíveis. Neste projeto visamos construir métodos heurísticos e exatos para tratar as duas versões do problema: o MAX-RWA, que é a versão onde um número de comprimentos de onda é fixo e o objetivo é maximizar o número de requisições atendidas. Atualmente, a maior parte das pesquisas sobre o assunto são baseadas em métodos exatos para sua solução, o que torna a resolução otimizada de problemas de tamanhos reais intratáveis, justificando assim o estudo de métodos heurísticos; o MIN-RWA, que é a versão onde o número de requisições que devem ser atendidas é determinado a priori e o objetivo é atender todas as requisições com o menor número possível de comprimentos de onda.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alexandre Zirpoli Simões

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • estudo citotóxico de materiais hibridos com estrutura tipo garnet para tratamento de hepatocarcinoma
  • Este projeto visa dar continuidade as pesquisas em caráter multidisciplinar abordadas nos processos CNPq 300429/2010-0 e CNPq 470370/2012-2 no que refere-se à eficiência da síntese hidrotérmica assistida por microondas na obtenção de nanopartículas cerâmicas com diferentes morfologias e estruturas. Por intermédio desta técnica, foi possível a obtenção de nano partículas em baixas temperaturas, os quais na forma de templates foram incorporados a matriz cerâmica para garantir as melhores condições de polarização elétrica devido à possibilidade de orientação preferencial da estrutura da cerâmica. Também foi possível gerar com estas nanopartículas um aparelho capaz de prevenir à formação excessiva de CO dentro de uma câmera de combustão, fornecendo à possibilidade de uma ação imediata cortando do gás combustível a presença de gás tóxico. A chave de corte do gás tem o seguinte número de processo INPI 20120101794. Neste novo projeto, pretende-se utilizar a mesma ferramenta de síntese para o desenvolvimento de materiais para o tratamento do câncer de fígado por hipertermia. Uma variedade de procedimentos clínicos tem sido desenvolvida para a terapia do câncer durante o último século. O tratamento clássico do câncer inclui a retirada total do tumor e tecidos adjacentes em combinação com a quimioterapia, imunoterapia ou tratamento por radiação. O desenvolvimento da hipertermia trouxe um impulso adicional a terapia do câncer. No tratamento pela hipertermia as partículas magnéticas introduzidas nos tumores são aquecidas por indução através de um campo magnético em temperatura moderada (41-43 °C). As temperaturas que excedem 41 °C inativam as células cancerígenas preservando as células normais dos tecidos adjacentes. Devido as suas propriedades biocompatíveis, as microesferas poli (2-hidroxi metilmetacrilato) (PHEMA) e nanoesferas estão entre as mais promissoras transportadoras de partículas magnéticas. O foco deste projeto é encapsular partículas magnéticas de Y3 Fe5-xAlxO12 (YFeAl) usando polímeros biocompatíveis para á produção da hipertermia. Quando microencapsulados os materiais magnéticos são protegidos de uma degradação enzimática extracelular e da citotoxicidade do YFeAl, devido a presença do metal. As nanoesferas de poli (2-hidroxi metilmetacrilato) contendo as partículas policristalinas de Y3Fe5-xAlxO12 (0≤x≤2) serão preparadas pela polimerização da suspensão num grupo de reatores usando persulfato de amônio e etileno glicidil dimetacrilato EGDMA. As nanoesferas sintetizadas serão caracterizadas por difração de raios-X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). A temperatura Curie (Tc) será determinada das medições de sensibilidade magnética nos limites de temperaturas de 223-573 K. Será avaliado a curva do tamanho da distribuição determinada pela análise de diferencial granulométrico e a micrografia SEM por microesferas PHEMA/YFeAl monodispersibilidades (> 80%). A fim de avaliar a possível influência das microesferas PHEMA/YFeAl nas células, testes de citotoxicidade serão realizados. As nanoesferas PHEMA/YFeAl serão moduladas para liberação de 5-Fluoruracil (5-FU) das partículas magnetizadas, evitando as altas concentrações da droga que pode causar severa toxicidade sistêmica. Os resultados obtidos neste trabalho tendem a ser promissores para o projeto do sistema de fornecimento da droga no qual é necessário controlar ambos, a quantidade total da droga liberada e o perfil cinético.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alexandro Cezar Florentino

Ciências Biológicas

Ecologia
  • o efeito de barragens hidrelétricas sobre a migração de peixes em rios do escudo das guianas: uma análise com marcadores biogeoquímicos
  • Processos migratórios são essenciais para o ciclo de vida de muitas das espécies de peixes neotropicais, especialmente para espécies comerciais. Estes fenômenos, que podem depender da sobrevivência da espécie são pouco compreendidos, difíceis de observar e ameaçados pela degradação das condições ambientais, sobretudo a fragmentação do habitat ligado à construção de usinas hidrelétricas ou navegações. O objetivo central deste projeto é estudar os impactos do barramento de rios da Amazônia sobre a dinâmica populacional de três espécies de peixes: o “trairão” Hoplias aimara, Valenciennes 1846, a “branquinha” Hemiodus unimaculatus (Boch, 1974) e o “matrinx㔠Brycon pesu (Muller & Troschel, 1845). O trairão é uma espécie não migradora, enquanto a branquinha e o matrinxã realizam migrações reprodutivas e tróficas. Nossa hipótese de trabalho, considera que os reservatórios formados pelos represamentos dos rios Araguari e Jari formaram barreiras ecológica e física, respectivamente, a migração dos peixes ou simplesmente separaram as populações originais das espécies-alvo, formando subunidades populacionais nos trechos a montante e a jusante dos reservatórios. Para testar esta hipótese será necessário caracterizar a geoquímica dos rios Araguari e Jari, realizando amostras de água em diversos pontos ao longo do eixo do rio. Concomitantemente, amostras das espécies alvo serão coletadas nas mesmas áreas. Análises das razões isotópicas 87Sr/86Sr de estruturas ósseas dos peixes, escamas e otólitos, serão obtidas e empregadas para identificar local de origem e padrões de migração ao longo do ciclo de vida de cada espécie. O projeto será desenvolvido de forma a gerar dois resultados de aplicação geral. Em primeiro lugar, a identificação de populações, incluindo os limites geográficos de sua distribuição e a ocorrência de padrões migratórios, é um requisito básico para o correto manejo de populações explotadas pela pesca. Neste sentido, o projeto deverá testar a hipótese de trabalho descrita para três espécies alvo. Depois, o projeto deverá validar o uso da técnica de marcadores geoquímicos na água e na estrutura óssea dos peixes em dois rios de águas claras da Amazônia, que possuí um elevado potencial para elucidar aspectos relacionados com a dinâmica populacional de organismos aquáticos.
  • Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alexey Maylybaev

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • soluções pós-blowup em equações diferenciais com aplicações em dinâmica de fluidos
  • Diversas classes de equações diferenciais parciais que descrevem evolução de sistemas físicos desenvolvem singularidades em tempo finito, fenômeno conhecido como blowup. Matematicamente, a singularidade impede a extensão da solução para tempos posteriores à sua formação, ou pelo menos de maneira única, fazendo-se mister um critério de seleção. Fisicamente, singularidades ensejam a manifestação de um novo fenômeno não considerado previamente no modelo sob estudo. O problema central é como estender a solução após a formação de uma singularidade de modo que a dinâmica pós-blowup descreva os fenômenos físicos emergentes. Na área de leis de conservação hiperbólicas, este problema foi resolvido de forma bem-sucedida. As soluções para estas equações (chamadas ondas de choque) possuem pontos de descontinuidade que surgem devido ao blowup e a sua teoria exerce papel fundamental em aplicações bastante distintas, desde ondas para recuperação de petróleo à formação de galáxias. Entretanto, um grande número de problemas ainda clama por solução. Basta lembrar a famosa questão em aberto sobre a formação de singularidades nas equações de Navier-Stokes, elencada como um dos sete problemas do milênio pelo Clay Mathematics Institute, cuja solução será premiada com um milhão de dólares. Problemas com singularidades também estão presentes na área de equações diferenciais ordinárias; neste caso, as singularidades são entendidas como pontos nos quais a equação deixa de ser contínua em sentido de Lipschitz. O exemplo clássico é o problema de N corpos da Mecânica Celeste, no qual a singularidade corresponde fisicamente a colisões entre os corpos. A dinâmica do blowup em um sistema pode ser segmentada em três estágios: comportamento assintótico até a formação da singularidade (dinâmica pré-blowup); propriedades das soluções no ponto singular; e comportamento da solução após a singularidade (dinâmica pós-blowup). A teoria para o comportamento pré-blowup se encontra bem estabelecida; entretanto, não se pode dizer o mesmo para o caso pós-blowup: apenas alguns poucos casos específicos (como as já citadas ondas de choque) possuem solução satisfatória. O nosso grupo do Laboratório de Dinâmica dos Fluidos no IMPA, em colaboração com outros centros internacionais de pesquisa, tem proporcionado avanços teóricos neste tópico de pesquisa. A maior parte destes estudos foi incorporada a projetos de alunos no IMPA ou do exterior. Para além da teoria, os resultados têm alto potencial de aplicação na Física e na Engenharia, comprovado pelas nossas publicações em revistas científicas de grande impacto — Nature, Physical Review Letters - e pela grande visibilidade de nosso trabalho na mídia internacional. Tal progresso e seus impactos demonstram a relevância do problema e da metodologia por nós desenvolvida. O novo projeto será subdividido de acordo com o método por meio do qual os problemas serão abordados: métodos matemáticos e métodos numéricos. Essas duas partes serão organizadas como projetos de alunos de doutorado e pós-doutorado no IMPA, em colaboração ativa com pesquisadores renomados de universidades nacionais e internacionais. Os resultados esperados deste projeto são: (1) teoria rigorosa de pós-blowup em equações diferenciais ordinárias com singularidades pontuais; esta será baseada no método de regularização; (2) nova geração de modelos simplificados para problema de blowup e pós-blowup nas equações de Euler para escoamento tridimensional incompressível; neste caso, a dinâmica de pós-blowup possui interpretação física de turbulência; (3) teoria de singularidades para as equações de Euler com fronteira sólida e sua aplicação à Teoria de Camada Limite; (4) Desenvolvimento de método numérico de Lattice Boltzmann para simulação de fluxos bifásicos. Analise numérica de instabilidade de Rayleigh-Taylor em fase turbulenta. Partes deste programa já estão em fase inicial de desenvolvimento; algumas ideias já foram inclusive discutidas em um workshop ocorrido em agosto de 2018 no IMPA, ratificando a relevância dos temas a serem estudados.
  • Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexsandra Rodrigues Feijão

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • adolescência e juventude e exposição ao hiv em estados brasileiros: análise epidemiológica, geoespacial e desenvolvimento de ações preventivas multiplicadoras
  • Considerando que a prevenção e promoção da saúde sexual poderá reduzir as taxas do HIV e AIDS os objetivos do presente estudo serão: avaliar o perfil epidemiológico e os fatores de risco de infecção pelo HIV entre adolescentes e jovens; desenvolver, validar, implementar e avaliar o efeito de ações de promoção da saúde sexual, prevenção e redução da exposição ao HIV e AIDS para adolescentes, jovens, profissionais de saúde e professores da educação básica. Trata-se de pesquisa de natureza quantiqualitativa, de multimétodo e sequenciada a ser realizada em cinco estados brasileiros (Goiás, Pará, Ceará, Paraná e Rio Grande do Norte). A população de estudo será selecionada de acordo com a área adscrita da Unidade de Saúde da Família sendo, adolescentes e jovens (10 a 24 anos), profissionais de saúde da atenção primária e professores da educação básica (fundamental e médio). O estudo contará com três grandes etapas, a saber: (1) Análise do cenário atual; (2) Desenvolvimento e validação de tecnologia educacional e (3) Implementação e avaliação de estratégias de enfrentamento do problema. A etapa 1 será constituída por dois subprojetos: 1a. estudo de caráter ecológico retrospectivo com abordagem quantitativa que envolverá a determinação da expressão geográfica do HIV e AIDS entre adolescentes e jovens (10 a 24 anos) nos estados, identificando-se os municípios com maiores incidências, bem como as zonas com maior pressão epidemiológica, correlacionando-se esses resultados com fatores geoespaciais facilitadores da propagação dessa infecção. Para isso serão usados dados secundários provenientes do Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN) da Secretaria de Saúde Pública dos estados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do aplicado técnicas de georreferenciamento e; 2a. abordagem qualitativa utilizando-se o referencial teórico-metodológico da Fenomenologia Social de Alfred Schultz para compreender o risco do outro e o próprio risco em adquirir HIV e AIDS, (pré)conceitos, comportamentos e medidas usuais para conviver e/ou prevenir HIV e AIDS e as formas cuidativas de prevenção e/ou interrupção da cadeia de transmissibilidade. A etapa 2 será realizada após a etapa 1 composta pelo subprojeto 2: pesquisa exploratória, aplicada, de produção e validação tecnológica, tendo como finalidade a criação de tecnologia educacional direcionada à prevenção do HIV e AIDS de adolescentes e jovens de 10 a 24 anos de idade. Após a criação da tecnologia educacional, a validação ocorrerá de acordo com três dimensões: pedagógica, experiência do usuário e interface. A dimensão pedagógica, envolve o processo de ensino-aprendizagem, diz respeito ao desenvolvimento do sujeito, especialmente os que se preocupam com a ampliação dos recursos cognitivos. Já, a dimensão experiência do usuário avalia as experiências provocadas no jogador, a fim de tornar o jogo mais interessante. Permite refletir sobre a capacidade do jogo em motivar, desafiar, favorecer a concentração. E a dimensão interface, define se o jogo é de fácil compreensão para ser jogado. Será avaliado o grau de concordância em relação a cada uma delas em quatro padrões: 1- muito ruim; 2- ruim; 3- bom; 4- muito bom. A validação da tecnologia será realizada por especialistas em educação sexual de adolescentes da medicina, enfermagem, educação, computação e designer, equitativamente, seguindo a normativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (ISO/IEC) 25062: 2011, que remete a avaliação da qualidade do produto de um software. A etapa 3 trata da avaliação do efeito das oficinas de prevenção e da intervenção tecnológica educacional. Será realizado um ensaio aleatorizado por conglomerados paralelos, em Unidade de Saúde da Família (USF) e escolas. A seleção dos conglomerados participantes se dará pela identificação das USF com maior número de adolescentes e jovens, segundo os dados consolidados pelas Secretarias Municipais de Saúde do ano anterior ao estudo. Eles serão aleatorizados para compor os grupos intervenção (dois grupos = oficinas de prevenção e da intervenção tecnológica educacional) ou controle (um grupo = medidas usuais universais). A aleatorização dos conglomerados será realizada em duas etapas: formação de três grupos balanceados de conglomerados tendo em conta o tamanho da população adscrita e, a segunda, se constituirá na alocação dos grupos entre intervenção e controle. Os sorteios serão realizados por meio da função de aleatorização do software Microsoft Excel 2013 (https://products.office.com/) – sequência de números gerados por computador. Em todos os momentos, previamente, levantar-se-á o Letramento em Saúde. Os dados quantitativos serão tabulados em planilha do Microsoft Office Excel 2016 e as análises estatísticas realizadas por meio da utilização do SPSS® realizando-se a análise descritiva mediante cálculos de frequência absoluta e relativa, a análise bivariada e multivariável realizando-se o teste do qui-quadrado e regressão logística binária. A seleção das variáveis de confundimento que entrarão no modelo ajustado seguirá critério matemático e teórico. O nível de significância adotado nas análises será de p≤0,05. Espera-se que os resultados desse estudo possam traçar o diagnóstico situacional em saúde para o HIV e AIDS nos cinco estados brasileiros, desenvolver metodologias educacionais em saúde sexual eficazes e serem difundidas em outros estados e, ampliar o acesso à medidas de prevenção para reduzir a exposição ao HIV e AIDS, tanto pelos adolescentes/jovens quanto pelos profissionais de saúde, professores da educação básica e contribuir para a implementação de estratégias de combate ao HIV e AIDS pelas autoridades de saúde local, regional e nacional.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 02/03/2020-31/03/2023
Foto de perfil

Alexsandra Rodrigues Feijão

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • construção e validação de um protótipo de software para operacionalizar o processo de enfermagem voltado para pacientes com aids
  • Introdução: A implementação do processo de enfermagem nos serviços de saúde tem crescido com a utilização das tecnologias da informação e comunicação, através de sistemas informatizados. A produção desses sistemas é prerrogativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Política Nacional de Atenção Hospitalar e a Política de Rede de Atenção à Saúde que visam sua incorporação e qualificação no processo de trabalho dentro do Sistema Único de Saúde, essas tecnologias permitem integrar-se em um arcabouço coeso de dados com informações que subsidiam a tomada de decisão na assistência de enfermagem, produzindo resultados no cuidado ao paciente por meio de diminuição do tempo destinado a documentação e dados clínicos, além do ganho da qualidade na assistência prestada. Objetivo: Desenvolver e validar um protótipo de software para operacionalizar o processo de enfermagem para pacientes com Aids com base na Teoria das Necessidades Humanas Básicas. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico e de desenvolvimento tecnológico. Para tanto, será realizado em cinco etapas, a saber: (1) construção do instrumento com as fases do processo de enfermagem ancorada na Teoria das Necessidades Humanas Básicas, sendo utilizadas as taxonomias NANDA Internacional, Nursing Outcomes Classification e Nursing Interventions Classification, para elaboração do item histórico de enfermagem e a seleção dos diagnósticos de enfermagem optou-se por uma revisão integrativa da literatura e pesquisa documental, já a elaboração plano assistencial e prescrição de enfermagem consistirá com base nos diagnósticos elencados anteriormente, o item prognóstico será com apoio da prescrição de enfermagem e finalmente haverá um espaço destinado para que o enfermeiro possa realizar a evolução de enfermagem; (2) validação do instrumento com as fases do processo de enfermagem através da técnica Delphi, empregar-se-á o coeficiente de validade de conteúdo, onde serão consideras aceitáveis as questões que obtiverem coeficiente > 0,8; (3) desenvolvimento do protótipo de software será de acordo com os seguintes passos: comunicação, planejamento, modelagem, construção e entrega; (4) validação do protótipo de software através dos requisitos da International Organization for Standardization e da International Electrotechnical Commision 25010, para avaliar os resultados obtidos será utilizada escala de avaliação para subcaracterísticas recomendada pela norma ABNT NBR ISO-IEC 14598-6 adotando o valor considerado esperado, ou seja, mais de 70% das respostas positivas; (5) implementação do protótipo de software no Hospital Giselda Trigueiro com oficinas, acompanhamento durante um ano e avalição da usabilidade conforme a ABNT NBR ISO 9241-11. Ressalta-se que o estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte respeitando a Resolução 466/12. Resultados esperados: Espera-se contribuir significativamente para a qualidade da assistência prestada ao paciente com Aids.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexsandre Figueiredo Lago

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desenvolvimento de espectrômetro do tipo tof-ms e técnicas de coincidencia elétron-íon aplicadas na investigação de sistemas atômicos e moleculares
  • O projeto científico proposto tem como base a aquisição de componentes essenciais para a continuação do desenvolvimento de um sistema experimental de espectroscopia eletrônica, envolvendo a técnica de espectrometria de massas por tempo de voo (TOF-MS), e técnicas de coincidência elétron-íon, e uso de radiação eletromagnética na faixa desde o ultravioleta de vácuo até raios-x, e aplicações, visando estudos avançados de sistemas atômicos e moleculares de interesse químico, biológico, tecnológico e industrial. Esta proposta de pesquisa visa o desenvolvimento e construção de um espectrômetro de massas do tipo TOF-MS, não convencional, para estudo dos processos de excitação eletrônica, fotoionização, e dinâmica de dissociação de moléculas poliatômicas, baseado nas técnicas experimentais de coincidência elétron-íon, tais como: PEPICO (PhotoElectron PhotoIon COincidence), TPEPICO, PEPIPICO.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alexsandro Cristovão Bonatto

Outra

Divulgação Científica
  • ix mostra científica do ifrs campus restinga
  • A IX Mostra Científica do IFRS Campus Restinga é um evento realizado anualmente pelo Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É um evento de abrangência intermunicipal, destinado para oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados por estudantes do IFRS e demais instituições de ensino, e por profissionais de diversas áreas, que tenham empreendido uma investigação sobre um fenômeno ou tema aplicando métodos e processos técnico-científicos. Este evento institucional, que está previsto no calendário escolar do campus Restinga, ocorre desde o ano de 2011, estando em sua nona edição. No ano de 2019, a Mostra Científica estará em consonância com a SNCT 2019, e terá como tema principal a “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro de 2019, nas dependências do Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, que está localizado no extremo sul do município de Porto Alegre, no Bairro Restinga. Bairro este considerado de alta vulnerabilidade social, resultado de um longo período de abandono por parte do poder público. O Campus Restinga vem incentivando e fomentando as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pelos trabalhadores em educação, discentes e parcerias diversas (Instituições de Ensino, ONGs, Empresas, etc), através da sinergia entre a qualidade do ensino e o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural de nossa região. As políticas de pesquisa da instituição buscam priorizar projetos vinculados aos objetivos do ensino e extensão, inspirados em proposições e demandas locais, regionais e nacionais, buscando o intercâmbio científico com instituições de pesquisa nacionais e internacionais e com princípios educativos e científicos. A IX Mostra Científica do IFRS Campus Restinga busca criar uma cultura de investigação e fomento à discussão sobre temas de pesquisa de discentes tanto de nosso Campus e do IFRS, como da comunidade escolar da região e de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre. O principal objetivo deste evento é a divulgação de conhecimento técnico-científico, além da divulgação do Campus Restinga do IFRS como um pólo de ensino, pesquisa e extensão, estimulador do desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Ao final da Mostra Científica será publicado uma edição dos Anais da IX Mostra Científica do Campus Restinga, contendo os resumos dos trabalhos apresentados em todos os níveis e áreas, para leitura de forma gratuita. Estima-se um público participante de 1500 a 2000 pessoas entre discentes, professores e membros da comunidade externa e mais de 20 instituições de ensino. Anualmente, são envolvidos neste evento os seguintes segmentos da comunidade: discentes, professores e servidores, das diferentes instituições de ensino públicas/privada, em todas as modalidades e níveis, que fazem visitas e realização de oficinas; membros da comunidade da região próxima em geral (pais, responsáveis, egressos, etc); empresas locais do distrito industrial da Restinga e região Metropolitana de Porto Alegre; parcerias com Secretarias Municipal/Estadual de Educação; empresas e instituições que adotam soluções sustentáveis; imprensa local. A comunidade que visitará o evento terá contato direto com projetos e ações de pesquisa/extensão que geram impactos na sociedade, a partir de formas diversificadas de divulgação, com objetivo de abranger o maior público possível. Estão previstas ações como: apresentação oral de trabalhos científicos, exposição de trabalhos e projetos; oficinas sobre tecnologia e ciência; oficinas sobre inclusão; apresentações culturais e exposições; e estandes informativos. O objetivo geral da Mostra Científica é oportunizar um espaço para divulgação técnico-científica, baseada na exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados por estudantes do Campus Restinga do IFRS e por estudantes de outras Instituições de ensino da região Metropolitana de Porto Alegre. Participam deste evento projetos que tenham empreendido uma investigação sobre um fenômeno ou tema, aplicando métodos e processos técnico-científicos. Além das apresentações de projetos, são realizadas palestras e debates de cunho social e científico, cursos de curta duração e atividades culturais. São objetivos específicos da Mostra Científica do Campus Restinga - IFRS: I – Incentivar o estudante a desenvolver projetos com o intuito de promover a iniciativa, a criatividade e a inovação, bem como a preocupação com o meio no qual estão inseridos; II – Possibilitar ao estudante a integração com colegas de outras instituições de ensino, de modo a ampliar suas relações, promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências; III – Incentivar, no estudante, o interesse pela investigação científica em todas as áreas da natureza técnica e humanística, objetivando o desenvolvimento de novos conhecimentos e contribuindo, assim, para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem; IV – Promover a integração do Campus Restinga com instituições de ensino, pesquisa e extensão; V- Promover a integração do Campus Restinga com as escolas das redes municipais, estaduais e privadas de Porto Alegre e região metropolitana; VI – Propiciar a divulgação da produção técnico-científica realizada nos diversos cursos do Campus Restinga entre a comunidade local e regional.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 05/10/2019-30/04/2020
Foto de perfil

Alexsandro Cristovão Bonatto

Ciências Humanas

Educação
  • ix mostra científica do ifrs campus restinga
  • A IX Mostra Científica do IFRS Campus Restinga é um evento realizado anualmente pelo Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É um evento de abrangência municipal, destinado para oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados por estudantes do IFRS e demais instituições de ensino, e por profissionais de diversas áreas, que tenham empreendido uma investigação sobre um fenômeno ou tema aplicando métodos e processos técnico-científicos. Este evento institucional, que está previsto no calendário escolar do campus Restinga, ocorre desde o ano de 2011, estando atualmente em sua oitava edição. A nona edição da Mostra Científica ocorrerá na metade do mês de outubro de 2019, durante a XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em data que será prevista no calendário acadêmico institucional e definida até o final deste ano corrente. O evento ocorre nas dependências do Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que está localizado no extremo sul do município de Porto Alegre, no Bairro Restinga. Bairro este considerado de alta vulnerabilidade social, resultado de um longo período de abandono por parte do poder público. O Campus Restinga vem incentivando e fomentando as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pelos trabalhadores em educação, discentes e parcerias diversas (Instituições de Ensino, ONGs, Empresas, etc), através da sinergia entre a qualidade do ensino e o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural de nossa região. As políticas de pesquisa da instituição buscam priorizar projetos vinculados aos objetivos do ensino e extensão, inspirados em proposições e demandas locais, regionais e nacionais, buscando o intercâmbio científico com instituições de pesquisa nacionais e internacionais e com princípios educativos e científicos. A IX Mostra Científica do IFRS Campus Restinga busca criar uma cultura de investigação e fomento à discussão sobre temas de pesquisa de discentes tanto de nosso Campus e do IFRS, como da comunidade escolar da região e de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre. O principal objetivo deste evento é a divulgação de conhecimento técnico-científico, além da divulgação do Campus Restinga do IFRS como um polo de ensino, pesquisa e extensão, estimulador do desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Ao final da Mostra Científica será publicado uma edição dos Anais da IX Mostra Científica do Campus Restinga, contendo os resumos dos trabalhos apresentados em todos os níveis e áreas, para leitura de forma gratuita. Estima-se um público participante de 1500 a 2000 pessoas entre discentes, professores e membros da comunidade externa e mais de 10 instituições de ensino. Anualmente, são envolvidos neste evento os seguintes segmentos da comunidade: discentes, professores e servidores, das diferentes instituições de ensino públicas/privada, em todas as modalidades e níveis, que fazem visitas e realização de oficinas; membros da comunidade da região próxima em geral (pais, responsáveis, egressos, etc); empresas locais do distrito industrial da Restinga e região Metropolitana de Porto Alegre; parcerias com Secretarias Municipal/Estadual de Educação; empresas e instituições que adotam soluções sustentáveis; imprensa local. A comunidade que visitará o evento terá contato direto com projetos e ações de pesquisa/extensão que geram impactos na sociedade, a partir de formas diversificadas de divulgação, com objetivo de abranger o maior público possível. Estão previstas ações como: apresentação oral de trabalhos científicos, exposição de trabalhos e projetos; oficinas sobre tecnologia e ciência; oficinas sobre inclusão; apresentações culturais e exposições; e estandes informativos.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
Foto de perfil

Alexsandro Cristovão Bonatto

Ciências Humanas

Filosofia
  • x mostra científica do ifrs campus restinga
  • A Mostra Científica do IFRS Campus Restinga é um evento realizado anualmente pelo Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É um evento de abrangência intermunicipal, destinado para oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados por estudantes do IFRS e demais instituições de ensino, e por profissionais de diversas áreas, que tenham empreendido uma investigação sobre um fenômeno ou tema aplicando métodos e processos técnico-científicos. Este evento institucional, que está previsto no calendário escolar do campus Restinga, ocorre desde o ano de 2011, estando em sua nona edição. No ano de 2019, a Mostra Científica estará em consonância com a SNCT 2019, e terá como tema principal a “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro de 2019, nas dependências do Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, que está localizado no extremo sul do município de Porto Alegre, no Bairro Restinga. Bairro este considerado de alta vulnerabilidade social, resultado de um longo período de abandono por parte do poder público. O Campus Restinga vem incentivando e fomentando as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pelos trabalhadores em educação, discentes e parcerias diversas (Instituições de Ensino, ONGs, Empresas, etc), através da sinergia entre a qualidade do ensino e o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural de nossa região. As políticas de pesquisa da instituição buscam priorizar projetos vinculados aos objetivos do ensino e extensão, inspirados em proposições e demandas locais, regionais e nacionais, buscando o intercâmbio científico com instituições de pesquisa nacionais e internacionais e com princípios educativos e científicos. A Mostra Científica do IFRS Campus Restinga busca criar uma cultura de investigação e fomento à discussão sobre temas de pesquisa de discentes tanto de nosso Campus e do IFRS, como da comunidade escolar da região e de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre. O principal objetivo deste evento é a divulgação de conhecimento técnico-científico, além da divulgação do Campus Restinga do IFRS como um pólo de ensino, pesquisa e extensão, estimulador do desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. Ao final da Mostra Científica será publicado uma edição dos Anais da Mostra Científica do Campus Restinga, contendo os resumos dos trabalhos apresentados em todos os níveis e áreas, para leitura de forma gratuita. Estima-se um público participante de 1500 a 2000 pessoas entre discentes, professores e membros da comunidade externa e mais de 20 instituições de ensino. Anualmente, são envolvidos neste evento os seguintes segmentos da comunidade: discentes, professores e servidores, das diferentes instituições de ensino públicas/privada, em todas as modalidades e níveis, que fazem visitas e realização de oficinas; membros da comunidade da região próxima em geral (pais, responsáveis, egressos, etc); empresas locais do distrito industrial da Restinga e região Metropolitana de Porto Alegre; parcerias com Secretarias Municipal/Estadual de Educação; empresas e instituições que adotam soluções sustentáveis; imprensa local. A comunidade que visitará o evento terá contato direto com projetos e ações de pesquisa/extensão que geram impactos na sociedade, a partir de formas diversificadas de divulgação, com objetivo de abranger o maior público possível. Estão previstas ações como: apresentação oral de trabalhos científicos, exposição de trabalhos e projetos; oficinas sobre tecnologia e ciência; oficinas sobre inclusão; apresentações culturais e exposições; e estandes informativos.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/02/2020-31/01/2021
Foto de perfil

Alexsandro da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • repercussões do pnld em livros didáticos de alfabetização aprovados no período de 1998-2016
  • O livro didático é um dos recursos mais usados em sala de aula, não apenas no Brasil, mas em diversos outros países. Por esse motivo, parece desempenhar um papel importante na definição de “o que” e “como” ensinar. Neste projeto, temos como objetivo analisar as possíveis repercussões da avaliação do PNLD em livros ou coleções de alfabetização aprovados no período de 1998 a 2016. Para isso, apoiar-nos-emos em referenciais teóricos relacionados ao campo da alfabetização e do livro didático de alfabetização. Como procedimento metodológico, adotaremos a análise documental, que será desenvolvida a partir de diferentes edições do Guia de Livros Didáticos do PNLD e do exame de uma das obras aprovadas. Os dados obtidos serão tratados por meio da análise temática de conteúdo, adotando uma perspectiva qualitativa e quantitativa.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alexsandro Giacomo Grimbert Gallo

Ciências Exatas e da Terra

Probabilidade e Estatística
  • recorrência de poincaré e propriedades estruturais de sistemas aleatórios via retornos curtos
  • O presente projeto estuda caraterísticas de recorrência em tempo curto para alguns sistemas aleatórios. Estes estudos são de grande relevância para questões relacionadas à recorrência de Poincaré. Os objetivos do projeto são: (1) estudar os desdobramentos destas questões em várias áreas correlatas de pesquisa, como teoria dos valores extremos, estatística, grafos aleatórios ou ainda aplicacões em neurociência, e (2) criar uma equipe coesa de pesquisa em torno destes tópicos.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexsandro Luiz de Andrade

Ciências Humanas

Psicologia
  • carreira, trabalho e família: estudos a partir de variáveis individuais e psicossociais
  • Nos últimos anos tem-se verificado um marcado crescimento dos níveis de desemprego em diferentes países. No Brasil, segundo informações do IBGE, essa situação tem se intensificado a partir do ano de 2015, sinalizando um contexto macroecônomico negativo que tem consequências inclusive sobre dimensões da vida privada dos profissionais, como é o caso do domínio familiar. No cenário descrito, emergem contradições e demandas advindas tanto do trabalho quanto da família, as quais podem sinalizar contextos mutuamente incompatíveis. Como consequência, as interações entre os domínios do trabalho e da família tornam-se uma questão ainda mais presente tanto para os indivíduos (uma vez que tem impacto sobre dimensões de sua vida pessoal como a família e o lazer), quanto para as organizações (que precisam lidar com aspectos relacionados ao comprometimento organizacional, ao desempenho individual e às intenções dos profissionais de deixar o emprego, por exemplo). Dados os impactos do conflito entre família e trabalho para profissionais e organizações, torna-se fundamental a compreensão científica desse fenômeno essencial para promoção do equilíbrio dos aspectos de trabalho e não-trabalho. Com este propósito, a proposta de pesquisa apresentada neste projeto tem por objetivos: compreender a relação entre variáveis relacionadas ao planejamento de carreira, sucesso na carreira, e conflito trabalho-família, a partir da perspectiva individual dos estilos de apego adulto (seguro e inseguro), bem como de diferentes variáveis psicossociais e organizacionais, como estresse no trabalho, gênero, turnover, desemprego, e comprometimento organizacional. Para condução desta pesquisa é proposto um estudo multimétodo, que empregará delineamento do tipo survey e entrevista com amostra de profissionais em diferentes estágios do ciclo profissional (universitários a profissionais estabelecidos), além de um estudo de delineamento quase experimental (tarefa computacional). Espera-se alcançar, por meio dos resultados deste estudo um entendimento teórico das variáveis relacionadas ao conflito entre carreira e família, tanto sob uma perspectiva teórica individual, como também sobre as diferentes orientações dos construtos psicossociais e organizacionais avaliados.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alexsandro Pereira de Pereira

Ciências Humanas

Educação
  • educação científica para a diversidade cultural: promovendo o ensino de física e de astronomia em contextos socioculturais diversos
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexsandro Sobreira Galdino

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • produção de proteínas recombinantes para o diagnóstico imunológico de doenças negligenciadas
  • Um dos maiores desafios para o controle de doenças negligenciadas (DN) consiste no desenvolvimento de estratégias diagnósticas que permitam sua identificação com elevada acurácia, e, ao mesmo tempo, possam ser aplicadas em países pobres ou em desenvolvimento. Isto significa que o método diagnóstico necessariamente precisa apresentar elevado desempenho, reprodutibilidade, além de ter baixo custo de produção. Estas premissas são fundamentais na incorporação da ferramenta diagnóstica para aplicação ao Sistema Único de Saúde (SUS), resultando em maior eficiência diagnóstica e redução de custos. Nosso grupo vem trabalhando com a estratégia de produção de proteínas recombinantes na forma de uma única cadeia multiepitopo em Escherichia coli, resultando em aumento da concentração dos epítopos, tornando o diagnóstico mais sensível e com menor custo de produção, pois substitui os diversos antígenos necessários por uma única cadeia polipeptídica multiepitopo (caracterizada por quimeras recombinantes (QR)). O presente projeto tem como objetivo desenvolver tecnologias para a produção de antígenos aplicados como insumos no diagnóstico por ELISA e citometria de fluxo para leishmaniose visceral humana e canina, esquistossomose, tuberculose, doença de chagas, HTLV e Zika vírus. Deste modo, o racional proposto está relacionado a: (i) análise em banco de dados de patentes e artigos sobre epítopos imunogênicos (ETAPA CONCLUÍDA); (ii) desenho de genes sintéticos contendo os principais epítopos; (iii) purificação das QR; e (iv) validação diagnóstica por ELISA e citometria de fluxo. A rede de colaboração interdisciplinar deste projeto, com diversas expertises na área de desenvolvimento tecnológico, aliado a produção tecnológica da equipe com diversas patentes, e a interação com empresas da área de diagnóstico demonstram o potencial tecnológico para aumentar o desempenho diagnóstico das diferentes doenças a um baixo custo.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexssandro Geferson Becker

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • respostas fisiológicas e bioquímicas de macrobrachium rosenbergii à adição dos óleos essenciais de aloysia triphylla e lippia alba na dieta e a altas concentrações de amônia na água
  • Crustaceans comprise a group of animals with the most varied lifestyles and body structures, ranging from freshwater and saltwater to terrestrial environments. This group has grown considerably in terms of production in aquaculture. On the other hand, many biological, physiological and biochemical aspects of these species need studies, mainly in aspects related to standard procedures, which lead to situations of stress and consequently to the appearance of diseases and death. In recent years, freshwater prawn production, Macrobrachium rosenbergii, has increased substantially. This species shows high growth rates and great nutritional and commercial value. In their natural environment or in captivity, crustaceans suffer constant pressures from the environment where they are, mainly, due to changes in water quality parameters, such as increased levels of nitrogen compounds. These changes lead to stress conditions and consequent increase in the production of reactive oxygen species. In order to minimize stress, many studies have used essential oils obtained from plants in various aquaculture procedures. Among the essential oils, Aloysia triphylla and Lippia alba show good results in fish, thus lacking data for crustaceans. Thus, this project intends through three main experiments to determine the physiological and biochemical responses of Macrobrachium rosenbergii to the addition of the essential oils of Aloysia triphylla and Lippia alba in the diet and exposed to different concentrations of ammonia in the water, but also to evaluate the anesthetic efficiency and to indicate ideal concentrations for use during transport and biometry procedures. Finally, this proposal seeks to reinforce the scientific collaborations between two research groups with considerable experience in the research through the production of scientific papers of relevance and contributing to the formation of qualified human resources.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • estudo e implementação de um controlador preditivo repetitivo aplicado no controle das potências do gerador de indução duplamente alimentado
  • Este projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo de técnicas de controle preditivo repetitivo aplicado no controle das potências do gerador de indução duplamente alimentado aplicado à sistemas de geração eólica. Neste contexto será estudado o modelo matemático dinâmico do gerador, os conversores de potência e as técnicas de controle para o sistema de geração. Para tal objetivo serão realizados estudos através de simulação e implementação prática em uma bancada do Laboratório de Eletrônica de Potência e Smart Grids da UFABC. Adicionalmente, este projeto possibilitará consolidar colaborações existentes entre docentes da UFABC e de outras instituições como Poli-USP, UFBA, UFPB e UFAC.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alfrancio Ferreira Dias

Ciências Humanas

Educação
  • escolarização de pessoas transexuais: narrativas de estudantes da universidade federal de sergipe
  • O propósito deste texto, influenciado pelos pós-estruturalistas e pós-críticos, é refletir sobre o processo formativo de estudantes transexuais, a partir das políticas de subjetivação corporal e de gênero inscritas na Universidade Federal de Sergipe. Metodologicamente, utilizaremos uma abordagem qualitativa pós-crítica, através da realização de grupos focais e de entrevistas narrativas. Espera-se que esta pesquisa contribua para o início e/ou desenvolvimento da desconstrução de práticas educativas marcadas pelo princípio da regulação normativa, visto que a universidade também pode ser um campo de (des)aprendizagens das regulações gênero, mediante a inserção, permanência e desestabilizações que pessoas transexuais realizam.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alfred Sholl Franco

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • viii olimpíada brasileira de neurociências
  • As Olimpíadas de Neurociências (Brain Bee) são competições de neurociências para estudantes do ensino médio, que surgiram em 1998, no âmbito da década do cérebro, cujo principal objetivo é despertar o interesse dos estudantes para o conhecimento científico relacionado às neurociências. A participação em Olimpíadas de Neurociências é um importante motivador da juventude para aprender mais sobre as ciências do cérebro. A Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN), a exemplo da International Brain Bee, organiza-se em etapas, que envolvem competições locais/regionais e, por fim, a competição nacional, com os campeões locais. As competições locais e a competição nacional são excelentes oportunidades para que os jovens sejam expostos a materiais de leitura mais específicos do que aqueles que eles podem encontrar em suas escolas, o que estimula o estudo e desperta vocações, além de auxiliar no preparo para seus estudos. A VIII Olimpíada Brasileira de Neurociências (VIII OBN) será realizada nos dias 18 e 19 de junho de 2020 no Centro de Ciências da Saúde, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A competição contará com avaliações teóricas e práticas, mas também com palestras para o público em geral e uma mesa redonda sobre neurociências e temas relevantes para o público jovem, como a carreira do neurocientista, uso de drogas, estresse e outros. Contaremos com competidores provenientes de pelo menos 14 comitês locais. Assim, no próximo ano a competição nacional selecionará o representante brasileiro que irá participar da 22a Competição Internacional de Neurociências (International Brain Bee) a ser realizada entre 6 a 9 de agosto de 2020. Trata-se de uma oportunidade para reforçar o potencial brasileiro na produção científica e divulgação das neurociências entre os estudantes do ensino médio, além de favorecer a consolidação desta iniciativa e o fomento à formação de novos comitês locais em todo o território nacional. Soma-se, ainda, a realização de eventos/ações satélites ao longo do ano, a saber: (1) Cursos de Férias em Neurociências (Cursos de Inverno e Verão em Neurociências), ações extensionistas realizadas pela Coordenação Nacional e pelos Comitês Locais, destinadas a apresentar o conhecimento de neurociências aos alunos e professores do Ensino Médio, enquanto estratégia de incentivo à participação de jovens talentos nas Olimpíadas de Neurociências; (2) Semana do Cérebro, realizada em março, que busca instigar o público geral sobre os diversos aspectos das neurociências e integrada a um conjunto de ações internacionais da Brain Awereness Week; (3) Curso de Formação Continuada em Neuroeducação, voltado para professores do ensino básico, pedagogos e licenciandos, buscando introduzir estes profissionais aos conceitos básicos das neurociências e a sua relação com o processo de ensino-aprendizagem, de forma a garantir a formação continuada destes profissionais; (4) Curso de Formação de Mediadores em Divulgação Científica, que busca treinar graduandos para atuação enquanto mediadores do conhecimento científico em neurociências, sobretudo durante as demais ações realizadas pelo grupo. (5) Simpósio Brasileiro de Neurociências, que configura-se como um evento de promoção das neurociências, formação de cientistas, divulgação científica e educação interdisciplinar em neurociências para professores e alunos do ensino médio e superior. Este conjunto de ações perfaz um calendário acadêmico dedicado à promoção da Ciência, da alfabetização científica e ao estímulo ao urgente diálogo entre instituições de alta performance científica e o público geral, trazendo coerência e robustez ao evento proposto e sendo essencial na realização do mesmo. Além disso, as ações da Olimpíada Brasileira de Neurociências incluem a produção de material de divulgação e alfabetização científica. Ao longo dos últimos anos, foram produzidos uma série de vídeos, intitulados Neuroquest, com o objetivo de discutir aspectos da neurofisiologia de forma simples e descomplicada. Da mesma forma, foram produzidos uma série de oficinas e atividades práticas que os professores podem utilizar em sala de aula, de forma a discutir conceitos básicos das neurociências. Neste sentido, são propostas três estratégias para 2020: (1) a criação do Museu Virtual de Neurociências (MVN); (2) criação do Portal do Candidato (PC) e (3) criação do Portal do Professor (PP). Com o MVN esperamos criar uma experiência imersiva, para o público geral, com conteúdos como: história das neurociências, anatomia e histologia, oficinas práticas de neurofisiologia, disponibilização de textos e vídeos explicativos e didáticos. Logo, pretende-se permitir a massificação destes conteúdos de forma a familiarizar os alunos e professores do ensino médio com as diferentes temáticas envolvidas com as neurociências. Por outro lado, o PC e o PP serão estruturados na forma de “Ambiente Virtual de Aprendizagem”, a partir da plataforma moodle, permitindo que os Comitês Locais e o Comitê Nacional disponibilizem os materiais de formação de forma estruturada, em um modelo semelhante ao de cursos EAD, contendo vídeos, textos, capítulos de livros, banco de questões, fórum para resolução de dúvidas e demais recursos virtuais para treinamento e capacitação. A Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) é uma iniciativa organizada por Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), a partir do apoio inicial de duas instituições: a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Organização Ciências e Cognição. Atualmente, esta iniciativa conta com o apoio de profissionais oriundos de várias instituições de Ensino e Pesquisa e de Sociedades Nacionais e Internacionais, como a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), a Organização Internacional de Investigação do Cérebro (IBRO), a Society for Neuroscience (SfN) e a Dana Foundation, dentre outros.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2019-31/12/2020
Foto de perfil

Alfredo Bonini Neto

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • sistemas inteligentes e técnicas matemáticas de parametrização aplicados ao fluxo de carga continuado visando a melhoria dos sistemas elétricos de potência
  • Atualmente, a tendência contínua de aumento nas demandas de carga, juntamente com as restrições econômicas e ambientais para a construção de novas usinas e linhas de transmissão, levou os sistemas de energia a operar mais próximos de seus limites, aumentando a probabilidade de ocorrência de problemas de estabilidade. Os estudos relacionados com a estabilidade estática de tensão exigem a avaliação qualitativa de diversas condições operativas do sistema em diferentes condições de carregamento e contingências. O método da continuação é uma das principais ferramentas utilizadas nesses estudos em virtude de sua robustez e versatilidade, e tem sido empregado entre outros: na avaliação dos efeitos de variações de parâmetros das linhas de transmissão sobre o sistema de potência, na observação do comportamento das tensões das barras do sistema e na comparação de estratégias de planejamento visando à proposição adequada de ampliações e reforços da rede com o intuito de se evitar o corte de carga. As publicações demonstram um crescente interesse por parte das empresas do setor elétrico mesmo em pequenas melhorias deste método visando a melhora de seu desempenho nos diversos estudos. No método da continuação, a singularidade da matriz Jacobiana é removida com a adição de equações parametrizadas às equações do fluxo de carga. Dos estudos prévios já realizados criou-se uma grande expectativa de que seja possível utilizarem-se diversas variáveis globais, tais como a potência ativa ou reativa da barra slack, perdas totais de potência ativa entre outras, para compor a equação da reta ou a equação quadrática. Outra ideia bastante atrativa, é utilizar diversos planos para o traçado completo da curva P-V, um exemplo é o plano formado pelas magnitudes versus os ângulos das tensões nodais, acarretando em uma trajetória de soluções com um aspecto linear e com isso, possibilitando a remoção da singularidade durante o traçado de toda curva P-V. O uso dessas variáveis também apresenta como vantagem o fato de exigir apenas pequenas alterações nos programas de Fluxo de Carga convencionais existentes e de praticamente, não afetar o grau de esparsidade da matriz Jacobiana. Outro fator importante que pretende-se investigar é o uso das redes neurais artificiais (RNAs) para análise da margem de carregamento e consequentemente a obtenção do ponto de máximo carregamento dos sistemas elétricos. Assim, esse projeto tem por objetivo dar continuidade às analises dessas técnicas de parametrização geométrica e também através da RNAs melhorar a sua eficiência na obtenção da margem de carregamento e na redução do tempo computacional gastos pelas técnicas de parametrização geométricas. Também pretende-se investigar a viabilidade do uso de métodos de Newton desacoplado e das versões XB e BX do fluxo de carga desacoplado rápido continuado, bem como de alguns novos métodos recentemente apresentados na literatura.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alfredo Carlos Storck

Ciências Humanas

Filosofia
  • probabilismo e opinião no pensamento medieval tardio
  • A presente pesquisa possui natureza histórica e filosófica. Trata-se de investigar a formação das noções de medo e opinião e seus usos em teorias medievais acerca da responsabilidade moral e jurídica. Para tanto, três são as tradições históricas investigadas: a tradição teológica, a filosófica e a jurídica, tanto civil quanto canônica. As influências recíprocas dessas tradições permite compreender de maneira particular o surgimento das teorias morais probabilistas e seu florescimento nos séculos XV e XVI.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alfredo Celso Fantini

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • ecologia de florestas secundárias da mata atlântica: regeneração do ecossistema após exploração para produção de madeira
  • A Mata Atlântica é um dos biomas terrestres mais biodiversos do mundo, mas ao mesmo tempo um dos mais ameaçados. Apesar da área original estar reduzida a menos de 10%, os remanescentes desempenham papel importantíssimo na conservação da biodiversidade e na produção de serviços ambientais imprescindíveis para os humanos. Guardam, ainda, enorme potencial para produção sustentável de produtos florestais. Não obstante, o bioma vem sofrendo gradual degradação dos seus ecossistemas e desmatamento. Os remanescentes são principalmente formados por florestas secundárias regeneradas após uso agrícola da terra. De importância ainda pouco reconhecidas no Brasil, as florestas secundárias vêm sendo revalorizadas em todo o mundo tropical, tanto pelo seu papel na produção de serviços ambientais como pela produção sustentável de bens. Na contramão dessa tendência, Santa Catarina tem repetidamente se destacado como um dos campeões em desmatamento e degradação desses ecossistemas pela exploração irracional de madeira. Infelizmente, temos um conhecimento muito limitado do impacto dessa exploração seletiva de madeira sobre as nossas florestas secundárias. Conhecer esses impactos é desejável de todos os pontos de vista. Numa visão conservacionista, compreender a dinâmica das florestas alteradas é fundamental para guiar propostas de recuperação e restauração dos seus ecossistemas. Mas conhecer o comportamento da floresta secundária em regime de manejo para produção de madeira também será necessário para darmos um passo à frente no seu aproveitamento produtivo. Nossa proposta de pesquisa pretende ser consequente para ambas as abordagens, trazendo resultados significativos para qualquer das opções. Também temos por premissa realizar pesquisa de longo prazo na mesma área de estudo, característica que consideramos fundamental para as responder as questões que o tema suscita. O objetivo geral do projeto é “Compreender os processos de regeneração das florestas secundárias da Mata Atlântica após a sua exploração para produção de madeira”. Nossa hipótese é de que a composição florística e a diversidade de espécies, bem como mortalidade e recrutamento dos regenerantes e a produtividade da floresta, são todos proporcionalmente modificados pela intensidade de colheita e sua consequente abertura do dossel do ecossistema. Essa hipótese implica que a colheita de madeira acelera os processos da dinâmica ecológica dos ecossistemas. Assim, quando realizada de forma irracional, deve ser prejudicial à manutenção da biodiversidade e do potencial produtivo da floresta. Entretanto, quando realizada com critérios fundamentados em pesquisa pode acelerar o processo de sucessão ecológica e aumentar a produtividade dos ecossistemas. Para lograr êxito no estudo, colocamos os objetivos específicos: a) Compreender a dinâmica da diversidade de espécies lenhosas e da estrutura de florestas secundárias em estágio avançado de sucessão não sujeitas à intervenção humana; b) Compreender o impacto de diferentes intensidades de exploração de madeira sobre a regeneração natural de espécies lenhosas, comparando-a à regeneração em áreas sem intervenção; c) Compreender o impacto de diferentes intensidades de exploração de madeira sobre o crescimento das espécies lenhosas remanescentes, comparando-o ao crescimento de indivíduos em floresta sem intervenção; d) Determinar a produtividade de madeira de floresta secundária manejada comparando-a à produtividade de áreas sem intervenção. A área do estudo, localizada no município de Massaranduba-SC, tem 42 hectares cobertos por floresta secundária típica da região, com aproximadamente 40 anos de idade. Os dados serão coletados em 25 parcelas permanentes de 60x60m, totalizando 4ha de área amostral, instaladas em 2009. Em 2014, foi realizado o manejo da floresta em 15 das parcelas, simulando com a colheita de árvores em intensidades variando de 15 a 50% da área basal da floresta. As demais parcelas serão usadas como controle, caracterizando a floresta secundária não manejada. Todas as árvores adultas (DAP ≥ 5cm) da parcela são identificadas ao nível de espécie, marcadas, mapeadas e têm medidos DAP, altura comercial (inventários bianuais). Os regenerantes são classificados nas categorias plântulas (altura total menor que 50cm), varinhas (altura m altura total entre 50cm e 1,30m) e varas (altura total ≥ 1,30 metros e DAP ≤ 5 centímetros), e medidos em 4 faixas de 2m de largura em cada parcela, totalizando 8.000m2 de área amostral (inventários anuais). Serão tomadas 16 fotografias hemisféricas zenitais em cada parcela, para medir a modificação do grau de abertura do dossel durante o processo de regeneração da floresta. A variáveis a serem analisadas incluem: a) Composição florística e Diversidade de espécies; b) variáveis da estrutura da floresta (densidade, área basal, volume comercial e total), c) variáveis da dinâmica da floresta (sobrevivência, mortalidade, ingresso), e da produtividade da floresta (incremento em DAP, em área basal, e em volume). As análises serão realizadas de modo a compreender a mudança no comportamento (diversidade e dinâmica) do ecossistema após a exploração de madeira, comparando a floresta com a condição anterior à exploração. Principalmente, será analisado o impacto das diferentes intensidades de colheita de madeira sobre as variáveis da diversidade, estrutura e dinâmica da floresta. O projeto conta com equipe interdisciplinar e interinstitucional, que garante todas as condições de recursos humanos e infraestrutura para atingir bons resultados. Além disso, a área do estudo está se tornando local de realização de atividades de formação de pessoal, em cursos acadêmicos e informais de ecologia e manejo florestal.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alfredo Copetti Neto

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • a simbiose entre garantismo e law and economics: direito e economia às vestes do constitucionalismo garantista
  • O Projeto parte do paradigma constitucional atual, no qual se funda o “constitucionalismo contemporâneo” – que no presente estudo, nomear-se-á de constitucionalismo garantista ou Estado Constitucional de Direito –, e pretende discorrer acerca das influências da proposta inicial desenvolvida na University of Chicago, a partir do movimento Law and Economics, no âmbito das decisões do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Constitucional Italiano.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alfredo Dias de Oliveira Filho

Ciências da Saúde

Farmácia
  • efeito de um protocolo de revisão da farmacoterapia sobre o controle da pressão e a triagem clínica de pacientes com suspeita de hipertensão resistente
  • Introdução A Hipertensão Arterial Resistente (HAR) é caracterizada por valores valores de pressão arterial (PA) acima de 140x90 mmHg para a pressão arterial sistólica e diastólica, respectivamente, mesmo com o uso de três fármacos anti-hipertensivos com ações sinérgicas, em doses máximas estabelecidas e toleradas, sendo um deles diurético, ou quando o paciente está em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos, mesmo com a PA controlada. Diagnosticos errôneos de HAR podem levar ao uso de medicamentos desnecessários e de alto custo ou até à realizacao de procedimentos invasivos, assim, descartar a pseudorresistência - seja pela obtenção do controle pressórico, seja pela confirmação de HAR - é uma etapa preliminar obrigatório no manejo desses pacientes. Objetivo O objetivo deste estudo é avaliar o efeito de um protocolo de revisão da farmacoterapia sobre a modificação dos valores de PA sistólica e diastólica pacientes com hipertensão arterial resistente e pseudorresistente. Método Será realizado um ensaio clínico controlado randomizado em uma unidade básica de saúde em Maceió-AL e em seis consultórios do ambulatório de cardiologia de um hospital privado em Aracaju-SE, com duração de 24 meses. Serão avaliados como desfechos primários os valores de modificação da PA sistólica e diastólica. Os desfechos secundários serão taxa de pacientes sob controle pressórico, taxa de modificação do status diagnóstico (HAR, hipertensão arterial pseudorresistente e hipertensão com controle pressórico) e a adesão terapêutica. Os valores referentes à PA serão obtidos por meio de Medida Ambulatorial da Pressão Arterial. A adesão terapêutica será determinada por meio da escala de Morisky-Green-Levine. O protocolo de intervenção durará 6 meses e será baseado em um protocolo de otimização da adesão previamente testado em pacientes com doenças cardivasculares pós-ala hospitalar e em pacientes ambulatoriais com hipertensão, e em um protocolo de revisão da farmacoterapia segundo o modelo Medication Appropriateness Index (MAI). Estimou-se que uma amostra de pelo menos 111 pacientes em cada grupo fornecerá 80% de poder para detectar uma diferença de 6 mmHg na PAS com nível de significância de 5%.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alfredo Gomes Neto

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • implementação de antenas inteligentes utilizando superfícies seletivas em frequência reconfiguráveis
  • As telecomunicações fazem parte do cotidiano da humanidade desde seu surgimento, oriunda da necessidade do ser humano de se comunicar, ou seja, transmitir e receber uma informação. Inicialmente, o meio de comunicação mais natural era a voz humana. Com o passar dos tempos, os sistemas de comunicação evoluíram consideravelmente e a partir do final do século XX passamos a viver a era da informação. Mais recentemente, com o avanço das telecomunicações, principalmente os sistemas de comunicação sem fio e os serviços móveis, as comunicações passam por uma rápida expansão tanto no número de usuários, como na diversidade de serviços de telecomunicações. O intenso crescimento de aplicações que utilizam os sistemas de telecomunicações demanda cada vez mais a disponibilidade de bandas de frequência do espectro eletromagnético. Embora esse crescimento seja determinado principalmente por tecnologias desenvolvidas para tablets e smartphones, o espectro eletromagnético é ainda disputado por diversos serviços, tais como veículos aéreos não tripulados, radar veicular, sistemas de radio-navegação incluindo o GPS e o Galileo, TV digital, serviços de internet, enlaces terrestres, etc. Além da comunicação com o usuário final, é preciso prover enlaces de alta capacidade que possam conectar diferentes pontos das redes de telecomunicações. Embora vários desses enlaces sejam ópticos, é indispensável a utilização de enlaces via rádio. Nesse contexto, dadas as limitações da disponibilidade de torres e outros espaços para instalação de antenas, vários sistemas de telecomunicações, com seus próprios requisitos de frequência e potência, compartilham espaços restritos. Consequentemente, limitar as interferências entre os diferentes sistemas, assim como maximizar a utilização das antenas torna-se cada vez mais importante. Diante dessa demanda, a utilização de superfície seletivas em frequência, FSS, vem atraindo a atenção de diversos grupos de pesquisa, seja para minimizar sinais indesejáveis, seja para utilizar uma mesma antena operando em duas ou mais configurações distintas. Neste projeto propõe-se a implentação de antenas inteligentes utilizando FSS reconfiguráveis, a partir da inserção de dispositivos tais como diodos PIN e/ou varactores na célula básica da FSS. Trata-se aqui de uma das mais promissoras aplicações das FSS, as antenas inteligentes, uma aplicação atual e de importância estratégica. As antenas inteligentes podem ser classificadas em dois grupos principais: as antenas adaptativas e as antenas comutáveis. As antenas adaptativas podem modificar seu diagrama de radiação, e/ou resposta em frequência, continuamente de maneira a obter uma melhor qualidade de transmissão/recepção. Entretanto, a construção de antenas adaptativas pode apresentar uma alta complexidade. As antenas comutáveis podem modificar seu diagrama de radiação, e/ou resposta em frequência, apenas para um número fixo de possibilidades. Tipicamente, em um arranjo de antenas alguns elementos são ativados para se obter uma determinada configuração. Neste caso, um dos inconvenientes a serem superados é a complexidade dos circuitos de alimentação, principalmente quando o número de pontos de comutação aumenta. Para superar essa desvantagem, a utilização de FSS associada às antenas têm recebido uma grande atenção por parte diversos grupos de pesquisa. No caso específico dos trabalhos realizados no GTEMA-IFPB, existe uma experiência acumulada de quase 15 anos a respeito do projeto e análise das FSS, tendo sido publicado um dos primeiros artigos ainda em 2002. O projeto, fabricação e caracterização do refletor de canto usando FSS como refletores foi mais uma importante etapa, a qual adotou a geometria estrela de quatro braços, também desenvolvida no GTEMA-IFPB, o que incentivou o desenvolvimento deste projeto, no qual um dos objetivos é a implementação de uma antena inteligente, utiIlizando FSS reconfiguráveis.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - PB - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alfredo Maurício Batista de Paula

Ciências da Saúde

Odontologia
  • análise da expressão de biomoléculas do sistema proteolítico intracelular ubiquitina-proteassoma no plasma e no tecido muscular estriado esquelético de pacientes com caquexia associada ao carcinoma de células escamosas do trato aerodigestivo superior.
  • Prefácio: O câncer do trato aerodigestivo superior denomina um grupo de neoplasias malignas que ocorrem na mucosa de revestimento das regiões anatômicas da boca, orofaringe e hipofaringe. O tipo de câncer mais prevalente nessas regiões anatômicas é o Carcinoma de células escamosas. O Carcinoma de células escamosas do trato aerodigestivo superior (CCETADS) representa um importante problema de saúde pública mundial. Frequentemente, o CCETADS exibe altas taxas de morbidade e de mortalidade. Cerca de 60% a 80% de pacientes com câncer em estágio clínico avançado manifestam uma síndrome paraneoplásica conhecida como caquexia, caracterizada como uma progressiva perda de peso e consumação física decorrente principalmente de alterações no catabolismo protéico em fibras musculares esqueléticas. Tem sido demonstrado que a proteólise intracelular mediada pelo sistema ubiquitina-proteassoma nas fibras musculares esqueléticas parece contribuir para a degradação muscular em pacientes caquéticos. A caquexia promove um impacto significativamente negativo sobre a resposta terapêutica anti-neoplásica, a qualidade de vida e o tempo de sobrevida de indivíduos com CCETADS. Objetivos: O presente projeto tem como principais objetivos: i) investigar a associação de uma série de fatores clínicos, antropométricos, desempenho físico e nutricionais e moleculares (expressão de RNAm e proteínas de componentes do sistema proteolítico intracelular ubiquitina-proteassoma em amostras de plasma e tecido muscular estriado esquelético) em indivíduos controles (clinicamente saudáveis) e casos (indivíduos com CCETADS não-caquéticos e caquéticos no momento do diagnóstico do CCETADS) e ii) quantificar e comparar a expressão de RNAm e proteínas de componentes do sistema proteolítico intracelular ubiquitina-proteassoma em amostras de plasma e tecido muscular estriado esquelético entre camundongos controles e casos (camundongos imunocoprometidos, Nude, que receberão uma inoculação de linhagens celulares humanas imortalizadas de Carcinoma de células escamosas de boca SCC-4 e SCC-9 na língua [modelo ortópico] e no flanco [modelo heterotópico]). Os animais casos serão acompanhados até a indução do quadro caquético devido ao carcinoma. Material e Métodos: Esse projeto de pesquisa foi avaliado por um comitê de ética em pesquisa com animais (CEBEA-Unimontes, parecer 100/2016) e com seres humanos (CONEPE, parecer 546.554/2014), recebendo pareceres favoráveis para sua execução. O estudo humano será do tipo transversal e analítico e avaliará um total de 250 indivíduos distribuídos em controles (indivíduos clinicamente sadios, pareados por idade e sexo) e casos (indivíduos com CCETADS). No estudo humano, serão coletados uma série de dados sócio-demográficos, clínicos, de desempenho físico, nutricionais, bioquímicos plasmáticos e moleculares dos indivíduos casos (categorizados como: CCETADS caquéticos, n = 25 e CCETADS não-caquéticos, n = 25) e de indivíduos controles (n = 200, sendo n = 150 para estudos com amostras de plasma e; n = 50 para os estudos com amostras de tecido muscular estriado esquelético). O diagnóstico de caquexia e de sua gradação será feita com o auto-relato de perda de peso corpóreo pelo paciente, conforme critérios internacionais estabelecidos. No estudo experimental, camundongos nude machos (n = 32) serão inoculados com as linhagens celulares humanas de carcinoma de células escamosas de boca SCC-4 (ATCC® CRL-1624™) ou SCC-9 (ATCC® CRL-1629™), na quantidade de 107 células, nas regiões anatômica da língua (modelo ortópico) e do flanco (modelo heterotópico) dos animais casos. A composição corporal dos animais será avaliada sistematicamente através da pesagem dos animais e de imagens de ressonância magnética. Tanto para o estudo humano quanto para o estudo experimental, parte das amostras de sangue periférico, do tumor maligno e de tecido muscular estriado esquelético serão criopreservadas. Outros fragmentos serão fixados em formalina, emblocadas em parafina para análises morfológicas. As amostras biológicas criopreservadas serão submetidas a quantificação das expressões de RNAm e proteínas das moléculas componentes do sistema ubiquitiina-proteasosma PSME1, PSME2. PSME3, PSME4, PSMD4, PSMD11, USP14, UBC, FBXO32, TRIM63 através da utilização das técnicas de reação em cadeia da polimerase em tempo real, quantitativa (qPCR) e western-blot, respectivamente. Todos os dados coletados serão tabulados em um banco de dados eletrônico e posteriormente serão submetidos a tratamentos estatísticos univariados e multivariados específicos, considerando-se um nível de significância adotado de 95% (p < 0.05).
  • Universidade Estadual de Montes Claros - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alfredo Mendrone Junior

Ciências da Saúde

Medicina
  • validação de estratégia molecular de rastreamento para variantes do gene rhd em doadores de sangue fenotipados como rhd negativo
  • RACIONAL: Na rotina dos bancos de sangue é obrigatória a realização da fenotipagem dos doadores para caracterizar a presença do antígeno RhD. Para tal, utilizam-se soros monoclonais e policlonais anti-D, que muitas vezes não são capazes de identificar expressões muito baixas desse antígeno na membrana eritrocitária. Isso pode levar à incorreta classificação de um doador como RhD negativo quando existem antígenos D na membrana, levando à imunização (formação de anticorpos anti-D) em pacientes RhD negativos, com risco de reações transfusional hemolítica e de doença hemolítica do feto/recém-nascido. O uso de técnicas moleculares garante um resultado mais assertivo quanto à presença de variantes de RhD sendo os possíveis tipos presentes: RhD fraco, caracterizado por uma fraca expressão do antígeno D na membrana eritrocitária, RhD parcial, caracterizado pela ausência de um ou mais epítopos do antígeno D, e DEL, um tipo de variante de RhD, que apresenta uma reduzida expressão de antígenos D na membrana eritrocitária, sendo identificado por meio de técnicas de adsorção/eluição. OBJETIVO: Determinar a proporção e os tipos de variantes de RhD presentes na população de doadores de sangue da Fundação Pró-Sangue sorologicamente classificados como RhD negativo usando uma estratégia molecular de rastreamento por Real-time PCR.
  • Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alfredo Olivera Gálvez

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • cultivo do camarão marinho litopenaeus vannamei (boone, 1931) com a macroalga gracilaria domingensis (kützing sonder ex dickie, 1874) em sistema de bioflocos multitrófico
  • O sistema multitrófico integrado – IMTA – tem como princípio a integração de espécies de diferentes níveis tróficos que assumem funções biológicas complementares no ecossistema, a fim de maximizar a utilização dos recursos, minimizar os impactos ambientais e originar um rendimento econômico efetivo. Em paralelo o sistema de bioflocos tem como características o crescimento de microrganismos (a partir da formação de flocos microbianos), beneficiados pelo mínimo ou zero troca de água, proporcionando a diminuição da emissão de efluentes, e minimizando os prováveis danos ao meio ambiente, demonstrando desta forma um conceito de aquicultura responsável. Macroalgas do gênero Gracilaria, abundante no litoral nordestino, têm alto potencial biotecnológico, tendo sua importância para as indústrias alimentícias, químicas e farmacêuticas, além de atuarem como biofiltros melhorando assim a qualidade de água. A junção do sistema de bioflocos com o sistema multitrófico no cultivo do camarão Litopenaues vannamei com a macroalga Gracilaria domingensis além de promover a sustentabilidade da atividade pode influenciar na sanidade do camarão cultivado prevenindo-o contra patógenos, principalmente viroses, como a síndrome da mancha branca – WSSV. Esta, atualmente tem sido bastante reportada no setor produtivo nacional. Desta forma, analisando a conjuntura atual de surtos de viroses que se instala na carcinicultura, torna-se altamente relevante o estudo e melhor compreensão do desempenho do camarão L. vannamei cultivado com a macroalga G. domingensis em sistema de bioflocos multitrófico visando a sustentabilidade da atividade e a sanidade do animal cultivado.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alfredo Pereira de Queiroz Filho

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • relação entre as densidades de construções e de vias em marília-sp (1962-2010): abordagem de autômatos celulares
  • O projeto visa investigar a relação entre a expansão da rede viária e o aumento da área edificada da cidade de Marília – SP, entre 1962 e 2010. Serão utilizadas técnicas análise de imagens, baseada em objetos geográficos (GEOBIA), e análise de vetores para calcular as respectivas densidades construída e viária. A técnica Geographically Weighted Regression permitirá o cálculo da função de dependência das densidades que, por sua vez, será aplicada como regra de transição em um modelo dinâmico, espacialmente explícito e baseado em autômatos celulares.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/08/2020
Foto de perfil

Alfredo Rodrigues de Sena Neto

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de sensores para análise da qualidade de águas através de impressão 3d
  • O estudo e desenvolvimento de novos dispositivos sensores para identificação e quantificação de contaminantes presentes em águas são ações de extrema importância para o avanço das cadeias produtivas onde se tem o consumo de água, por exemplo: na agropecuária, farmacêutica, alimentícia, assim como o consumo doméstico, dentre outras. O projeto versa sobre o desenvolvimento e emprego de materiais eletroativos e nanoestruturados obtidos através da tecnologia de impressão 3D de sensores. Será adotado o foco no desenvolvimento de filamentos poliméricos por extrusão e fiação via úmida, com adição de nanopartículas, partículas metálicas e polímeros condutores; e na caracterização das propriedades de interesse dos materiais desenvolvidos, como propriedades morfológicas, eletroquímicas, elétricas, cristalográficas e térmicas. Também serão abordados tópicos relativos à construção de dispositivos sensores de baixo custo. Os sensores desenvolvidos com auxílio desses materiais serão do tipo língua/nariz eletrônicos e eletroquímicos. Espera-se que os resultados obtidos permitam o advento de novos materiais com potencial para desenvolvimento de sensores para monitoramento da qualidade de águas de consumo.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Algemira de Macêdo Mendes

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • literatura e imprensa piauiense: rastros e memórias
  • Ao revitalizar a memória histórica e cultural da literatura piauiense, por meio de sua imprensa e de outros suportes essenciais, este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de novas visadas acerca da historiografia do Piauí, em especial relacionado ao campo das letras. Para isso, a investigação, diferindo da metodologia tradicional, fará uso de fontes primárias (jornais, revistas, coletâneas, diários, cartas etc.), que ajudarão na compreensão não só do contexto histórico a que estavam inseridos os intelectuais piauienses do século XIX às primeiras décadas do século XX, como também poderão evidenciar os escritores que permanecem, até a presente data, à margem do cânone literário, justamente por não terem publicado livro. Essa tomada de consciência objetiva colocar o estado do Piauí no atual momento de estudos da história da literatura brasileira, cujas bases estão sendo reformuladas, há alguns anos, por nomes como Jacques Le Goff, Roger Chartier, (2001) ,João Hansen(1989), Regina Zilberman (2003), Tânia Regina de Lucca (2008), dentre outros.O desenvolvimento desta pesquisa se dará, em especial, pela inter-relação do campo das letras com os da história e do jornalismo, cujo alcance, nos mais diferentes ambientes (universitário e comunitário) possibilitará, a partir da catalogação e da organização do acervo pesquisado (a ser disponibilizado em suporte específico para esse fim), o surgimento de novas pesquisas, tanto relacionadas às áreas protagonistas da pesquisa, como a outras congêneres.
  • Universidade Estadual do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alice Gonçalves Osorio

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de fibras de nanotubos de carbono piezoelétricas para aplicação em músculos artificiais
  • Nas últimas décadas, a ciência tem trabalhado na busca por alternativas que ajudem na reconstrução de estruturas do organismo. Recentemente, boa parte dos esforços tem se concentrado no desenvolvimento de músculos artificiais. Para o desenvolvimento destes músculos, no entanto, a nanotecnologia se torna essencial. Esta necessidade tem estimulado pesquisadores a sintetizar materiais em escala nanométrica e, dentre eles, os nanotubos de carbono (NTCs) têm aparecido em destaque. Recentemente surgiram pesquisas onde músculos artificiais são arquitetados com NTCs. Essas fibras mantiveram seu desempenho por mais de 2 milhões de movimentos. No entanto ainda há muito o que se estudar nesta área a fim de compreender e explorar as diferentes possibilidades tecnológicas. Avaliações dínamo-mecânicas também devem ser complementadas a fim de avaliar o comportamento dos músculos artificias frente a situações adversas por longos períodos. Diante deste contexto, o presente projeto visa desenvolver, de forma inovadora, músculos artificiais utilizando fibras de NTCs reforçadas com nanopartículas piezoelétricas. As fibras serão enroladas a partir de florestas de NTCs que, por sua vez, serão reforçadas por spray e/ou imersão em solução rica em nanoestruturas piezoelétricas. As fibras otimizadas serão avaliadas quanto sua resposta piezoelétrica e sua resposta dínamo-mecânica.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alice Maria Costa Martins

Ciências da Saúde

Farmácia
  • estudo do potencial antichagásico de análogos e fragmentos das dinoponeratoxinas
  • As substâncias bioativas derivadas de produtos animais apresentam potencial aplicação em biotecnologia e podem servir de modelos para serem utilizadas como drogas na terapêutica. Previamente, demonstramos o efeito tripanocida do veneno da Dinoponera quadriceps e identificamos no transcriptoma da glândula de veneno, as dinoponeratoxinas (DNTXs), componente majoritário. Recentemente, estudamos o efeito das DNTXs em cepa y de Trypanosoma cruzi e demonstramos que efeito do veneno total foi parcialmente atribuído a duas destas DNTXs (Dq-2561 e Dq-3348). A Dq-2561 atendeu aos critérios estabelecidos pela OMS para um candidato antichagásico (CI50<1µg/mL; IS>50), mas apresentou mecanismo de morte celular que pode promover toxicidade ao organismo e a Dq-3348 apresentou um mecanismo de ação apoptótico, sendo considerado ideal para quimioterápicos, mais seletividade menor. A abordagem proposta no presente projeto é dar continuidade ao estudo, buscando moléculas mais seletiva e menos tóxicas que o benzonidazol para o tratamento da doença de Chagas. Assim, o projeto propõe-se estudar o potencial antichagásico de peptídeos análogos de dinoponeratoxinas, e subsequentemente identificar inibidores seletivos de enzimas dos tripanossomatídeos, importantes como alvos terapêuticos. Vale salientar, que a doença de Chagas permanece sendo um problema de saúde pública e as drogas disponíveis usadas no tratamento mostram efeitos colaterais importantes. Para os ensaios, serão realizadas análises racionais destas duas DNTXs e serão feitas modificações nas moléculas, fragmentando-as ou substituindo aminoácidos para melhorar o efeito e a seletividade. Em seguida serão sintetizadas em fase sólida por técnica de Fmoc as que foram consideradas promissoras em análises computacionais. Os testes do efeito tripanocida serão realizados primeiramente in vitro onde os análogos ou fragmentos das DNTXs serão solubilizadas em diferentes concentrações e adicionadas à cultura das formas tripomastigotas (obtidas através de infecção de células LLCMK2 e cultivadas em meio DMEM, a 37ºC e 5% de CO2) e avaliadas através de contagem em câmara de Neubauer após 24 horas de incubação. A toxicidade em células hospedeiras LLCMK2 será avaliada através de ensaios de MTT. Os peptídeos que atenderem aos critérios da OMS serão selecionados e avaliados em formas epimastigotas (cultivados em meio LIT, a 28ºC) em períodos de 24, 48 e 72 horas através de contagem em câmara de Neubauer. Os valores de CI50 e CL50 serão determinadas por regressão não linear com intervalo de confiança 95%. Para as formas amastigota, as células LLCMK2 serão infectadas e tratadas com peptídeos selecionados, 24 e 48 horas, e o número de amastigotas/100céls será determinado utilizando microscópio óptico. A atividade anti-amastigota será expressa como: %AA = [1- (nº amast/100céls) tratadas/ (nº amast/100 céls) controle] x 100. As alterações ultraestruturais serão analisadas por microscopia eletrônica e os efeitos dos peptídeos selecionados sobre a integridade da membrana plasmática e mitocôndria do parasito, através citometria de fluxo. Será também verificado o efeito destes peptídeos sobre a atividade de enzimas da via glicolítica dos tripanossomatídeos, bem como a possível interação com enzimas, alvos terapêuticos, por modelagem molecular. Na avaliação dos efeitos in vivo será feito o estudo toxicológico em dose única e em doses repetidas e posteriormente será determinado o potencial tripanocida. Este projeto será submetido à apreciação do Comitê de Etica em Pesquisa com Animais da Universidade Federal do Ceará. Os resultados serão expressos em média ± E.P.M e analisados utilizando ANOVA com Dunett’s post-test no programa GraphPad Prism 5.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alice Marlene Grimm

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • variabilidade climática e previsão subssazonal a sazonal na américa do sul
  • Esta proposta busca contribuir ao aperfeiçoamento e à disseminação do uso da previsão subssazonal a sazonal (SaS) na América do Sul, em vista de seus enormes potenciais benefícios: salvar vidas, proteger propriedades, aumentar a vitalidade econômica, proteger o meio ambiente e informar políticas públicas. As estratégias para buscar esse objetivo maior incluem, entre outras, os seguintes objetivos gerais de pesquisa, contemplados nesta proposta: a) Identificação e caracterização de fontes de previsibilidade nas escalas SaS, incluindo a previsibilidade de eventos extremos, focalizando modos naturais de variabilidade climática e processos relativamente lentos de fronteira, além de suas interações; b) Avaliação de previsões SaS, incluindo previsão de eventos extremos; testes de sistema SaS de previsão. Enquanto a primeira categoria de atividades envolve principalmente pesquisa básica sobre padrões de variabilidade em várias escalas de tempo, seus mecanismos, interações, impactos, teleconexões e previsibilidade, a segunda inclui verificação de modelos e pesquisa aplicada, utilizando um grande volume de dados de previsões retrospectivas do projeto internacional S2S (Subseasonal to Seasonal Prediction).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alice Melo Ribeiro

Ciências Humanas

Educação
  • laboratórios remotos como ferramentas para a pesquisa e o ensino à distância
  • O projeto tem como objetivo desenvolver e disponibilizar laboratórios controlados a distância por usuários conectados à Internet, favorecendo o compartilhamento do mesmo ambiente dos usuários presenciais. Os laboratórios, ou módulos experimentais, serão construídos privilegiando-se o uso de material de baixo custo, com hardware aberto, e programas livres e abertos. Haverá módulos experimentais com estrutura específica (configurações) para a realização de experimentos voltados para o currículo do ensino médio e para o ensino superior nas áreas de Biologia e Química. Os módulos experimentais serão constituídos por três grupos de componentes: 1) os dedicados à medição e à atuação no âmbito da configuração específica, 2) os dedicados ao controle robótico reservado à webcam e 3) os dedicados ao processamento e tráfego dos dados. As configurações iniciais dos laboratórios viabilizarão experimentos de “Titulação ácido/base” e “Espectrofotometria”. A estrutura de comunicação também privilegiará o uso de programas livres e abertos. A utilização dos módulos remotos se dará, ressalta-se, preferencialmente no mesmo ambiente e nos mesmos períodos ocupados por alunos do ensino presencial, para que se exemplifique o compartilhamento, em igualdade de condições, da estrutura universitária entre as estratégias presencial e a distância. Tal previsão moldará o desenho do próprio módulo remoto e dos sistemas de comunicação para favorecer a inserção do aluno a distância no grupo do ensino presencial.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alice Ribeiro Casimiro Lopes

Ciências Humanas

Educação
  • políticas de currículo numa perspectiva discursiva
  • Focalizo a compreensão da política de currículo em um enfoque pós-fundacional, operando com a dessedimentação dos discursos que tentam fundamentar representações de currículo. Noções como currículo de qualidade, sujeito educado, boa escola, bom ensino, conhecimento legitimado e currículo para o futuro, dentre outras enunciações discursivas que norteiam os sentidos da política, serão investigadas. O ato de dessedimentar implica expressar a contingência que tende a ser apagada na busca pelos fechamentos impossíveis, apostar na reativação e expressar a ausência de fundamentos. Sugere a importância da disseminação de sentidos como forma de romper com a estrutura que tenta estabilizar modos de ler/traduzir. Ao enfrentar esse debate teórico, procuro aprofundar as noções de estrutura descentrada, sujeito da falta e da identificação, antagonismo e deslocamento, tradução e demanda curricular com as quais defendo ser possível conceber os projetos curriculares como articulações discursivas (Laclau), projetos enunciados sempre a partir de uma negociação com os muitos outros. Serão particularmente investigadas nesta pesquisa as atuais políticas de educação básica, destacando aquelas dirigidas para o ensino médio. Este nível de ensino, por ter o caráter de terminalidade, é construído fortemente pelo projeto de formação do sujeito educado (sujeito para o mundo em mudança, sujeito emancipado, cidadão, profissional e tantos outros discursos associados ao projeto social da educação). Como material empírico, priorizo documentos curriculares com assinatura do MEC e produzidos por consultores oficialmente convidados, sejam as produções acadêmicas que apresentam orientações curriculares/teorias/proposições para as políticas.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alice Simon

Ciências da Saúde

Farmácia
  • preparação, caracterização in vitro e avaliação in vivo de cocristal e inaladores de pó seco de montelucaste para administração pulmonar
  • A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e está entre as condições crônicas mais comuns, afetando crianças e adultos. É caracterizado por maior capacidade de resposta das vias aéreas a uma variedade de estímulos, resultando em obstrução do fluxo de ar que é tipicamente recorrente e reversível. O tratamento da asma e sua duração desempenham um papel na gravidade das manifestações clínicas supracitadas (isto é, a gravidade da asma). Quanto mais grave as manifestações clínicas da asma, maior a dificuldade em manejo da doença. A prevalência estimada de asma no Brasil é de 10%. Em grandes cidades brasileiras, a prevalência média de asma sintomas é de 24,3% em crianças e 19,0% em adolescentes. Devido ao alto índice de pessoas acometidas e risco de desfecho grave do quadro clínico, essas doenças inflamatórias são consideradas prioridades de atendimento em saúde. O fármaco montelucaste é um antagonista dos receptores de leucotrienos. Os leucotrienos produzem inflamação da parede das vias aéreas, o que desencadeia sintomas tais como dificuldade para respirar, chiado, tosse, falta de ar e dificuldade para realizar atividades diárias normais. O montelucaste atualmente é administrado pela via oral através de comprimidos. A pesquisa e o desenvolvimento no campo terapêutico de aerossóis mostraram notável inovação na última década, na qual importantes novos medicamentos para a ação sistêmica e local foram desenvolvidos. Esse crescimento levou ao desenvolvimento de novos dispositivos e novas tecnologias de formulação, como a engenharia de partículas por spray drying para a obtenção de inaladores de pó seco, conhecidos como DPI (dry powder inhaler). As partículas podem ser manipuladas usando diferentes solventes orgânicos, excipientes com propriedades diferenciadas e modificando os parâmetros do equipamento spray dryer. Uma ampla gama de excipientes podem ser aplicados para encapsular o fármaco para obter um sistemas de liberação na forma de partículas, dentre eles destacam-se a leucina, a inulina, lactose, manitol, polímeros e as ciclodextrinas, os quais já demonstram desempenho promissor na obtenção de formulações DPI para administração pulmonar. Neste projeto é proposto o desenvolvimento de formulações DPI contendo o fármaco montelucaste e/ou co-cristal a ser utilizado na terapia da asma pela via inalatória. Através desta via de administração o fármaco inalado irá atuar diretamente no local de ação, gerando um mecanismo chamado de vetorização/direcionamento (targeting), em função da formulação DPI se depositar diretamente nas regiões mais profundas do trato respiratório. Além disso, as vantagens da terapia inalatória contam com a ausência de efeitos colaterais sistêmicos com as concentrações adequadas do fármaco para a atividade terapêutica, e a depuração lenta do sítio de ação comparando-se com a depuração sistêmica.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alícia Duarte Penna

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • assessoria técnica a ocupações urbanas: diário de obras
  • Esta proposta origina-se da experiência do Escritório de Integração (EI) do Curso de Arquitetura e Urbanismo, em especial das edições várias do Programa Construção e Cidadania e da recente assessoria técnica às ocupações urbanas em Belo Horizonte.O Programa Construção e Cidadania tinha como objetivo a formação de profissionais para a construção civil mediante cursos oferecidos pelo Escritório de Integração. Tratava-se de formar sujeitos capacitados não apenas tecnicamente (para realizar seu trabalho, para mensurá-lo, para lhe atribuir um valor), mas também para a compreensão da cadeia produtiva da Arquitetura e de suas contradições (dominação técnica, divisão do trabalho e degradação ambiental). O acúmulo de experiência no Programa conduziu à reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo, em que se propuseram, de um lado, o “canteiro de obras”, espaço de experimentação hoje parcialmente implantado, e a Escola de Formação de Mão de Obra, ainda não implantada.Trata-se, aqui, portanto, não apenas de elaborar e de aplicar internamente às ocupações urbanas o material didático-pedagógico proposto, mas de divulgá-lo pelos meios eletrônicos disponíveis (página do Curso de Arquitetura e Urbanismo no site da PUC Minas, blog e página no facebook do Escritório de Integração, canais tais como youtube e outros). Formar pessoas hábeis à autoprodução do espaço; formar pessoas capazes de compreender as contradições do processo de urbanização brasileiro e de, diante delas, posicionar-se: eis aqui, revistos, os objetivos originais do Programa Construção e Cidadania.
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Alícia Duhá Lose

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • inventário, restauração e edição de documentos escritos por negros na bahia do século xix: o acervo documental da sociedade protectora dos desvalidos (spd)
  • A Sociedade Protectora dos Desvalidos teve como cerne a antiga e já extinta Irmandade de Nossa Senhora da Soledade Amparo dos Desvalidos da Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Quinze Mistérios, fundada em 1832, por um grupo de negros, africanos, ex-escravos e que tinham como sustento “o trabalho de ganho”. Embora oficialmente seja datado de 1832, sabe-se que desde 1827 este grupo de homens negros livres já se reunia no bairro de Santo Antônio, Centro Histórico, em Salvador, Bahia, com o propósito de angariar fundos entre seus Irmãos para comprar alforrias, auxiliar viúvas e amparar os doentes. Em 1848, a Irmandade passou a ser a Sociedade Protectora dos Desvalidos existente até hoje no Pelourinho (Salvador, Bahia) a qual tem o propósito de manter a cultura negra. O acervo documental da instituição possui mais de 400 livros atas que datam desde a primeira fundação, 1832, até os dias atuais, todas escritas por negros libertos, mas estes manuscritos carecem de urgente tratamento para que possam ser postos ao alcance dos pesquisadores, pois se encontram em situação iminente de risco e sua perda seria uma lástima para a história dos negros no Brasil e para a história da Língua Portuguesa do Brasil, pois não são documentos escritos sobre negros, mas sim por eles. A proposta aqui apresentada intenciona a recuperação deste precioso acervo através da inventariação, restauração e edição dos documentos mais antigos e mais danificados. Porém, devido ao enorme volume documental do acervo, pretende-se que esta seja apenas a primeira etapa de um longo, delicado e necessário trabalho. Na presente etapa serão trabalhados 5 livros atas os quais passarão pelas seguintes etapas de salvaguarda: inventariação dos documentos utilizando os parâmetros da bibliografia material (tipo documental, tamanho do documento, nº de folhas, análise da escrita, tinta, papel, mancha escrita, tipo de encadernação); higienização e desinfestação dos 5 livros de ata; elaboração do mapa de cadernos e desmonte dos volumes; restauração; digitalização; reencadernação; transcrição e edição.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alicia Juliana Kowaltowski

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • dietas, metabolismo energético e cálcio mitocondrial
  • Recentemente, descrevemos o achado inédito de que há mudanças de transporte de cálcio em mitocôndrias de cérebro e fígado em resposta à limitação diárias na ingestão calórica (restrição calórica) quando comparada a uma dieta ad libitum. Trata-se da primeira evidência de que sinalização por cálcio mitocondrial, um fator central na regulação metabólica, é modificado pelo status nutricional do animal. Esse projeto visa explorar a relação entre intervenções dietéticas e homeostase de cálcio mitocondrial, verificando seus mecanismos, consequências fisiológicas e patológicas, bem como possíveis especificidades teciduais.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alicia Matijasevich Manitto

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • depressão materna e competências socioemocionais no início da adolescência: coorte de nascimentos de pelotas do ano de 2004, brasil
  • Pesquisas conduzidas nas últimas décadas revelam que as competências socioemocionais são tão importantes quanto às habilidades cognitivas para a obtenção de bons resultados em diversas esferas do bem-estar individual e coletivo. Integram as competências socioemocionais, entre outras, a autonomia, sociabilidade, responsabilização, esforço, disciplina, abertura a novas experiências, extroversão, amabilidade, estabilidade emocional, autoestima/autoconceito e motivação, atributos importantes para o relacionamento saudável entre as pessoas e para a execução adequada de projetos de vida. O desenvolvimento das competências socioemocionais é um processo dinâmico e continuo que ocorre ao longo da vida do indivíduo. Dentre os fatores que podem afetar o desenvolvimento dessas competências destaca-se a saúde mental dos pais. A depressão materna exerce uma potente influência ambiental na vida familiar e afeta negativamente as relações familiares. Estudos de países de renda alta relataram que filhos de mães deprimidas apresentaram com maior frequência pobre controle emocional, menor autoconceito, maiores problemas para manter interações sociais amigáveis com colegas e grande dificuldade para modular impulsos hostis, resultando numa maior frequência de episódios de agressão aos colegas e às pessoas adultas. O projeto tem como objetivo geral investigar a associação entre depressão materna ao longo da vida do adolescente e competências socioemocionais (autoestima, controle emocional e lócus de controle) aos 12 anos. Será avaliada uma amostra de aproximadamente1300 adolescentes pertencentes a uma coorte brasileira de base populacional e que vêm sendo acompanhados, sempre com altas taxas de resposta, em intervalos regulares desde o nascimento (Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004). Os resultados do presente projeto permitirão delinear recomendações e descobrir janelas de oportunidades onde desenvolver estratégias preventivas e de intervenção para atuar sobre a depressão materna, diminuir suas consequências nos filhos e promover o desenvolvimento das competências socioemocionais, o que contribuirá a melhorar a qualidade de vida e o futuro dos adolescentes brasileiros.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Aline Accorssi

Ciências Humanas

Psicologia
  • memória intergeracional e violência de gênero
  • A violência contra a mulher tem raízes culturais e que estas raízes se relacionam aos parâmetros de gênero transmitidos e modificados ao longo de gerações. Padrões culturais reforçam a submissão da mulher e contribuem para dificultar o processo de enfrentamento e rompimento do ciclo da violência. São significados sustentados e compartilhados em nosso cotidiano, responsáveis, entre outros fatores, pela naturalização da violência. Nosso objetivo geral é analisar a implicação da memória intergeracional dos papéis de gênero com a produção e manutenção da violência contra a mulher, a partir de narrativas de mulheres em situação de violência vinculadas aos serviços socioassistenciais e/ou de saúde do Morro Santana, no município de Porto Alegre / RS. E como específicos: mapear a frequência, os tipos de violência de gênero e as características pluricausais de tal problemática; identificar os sentidos e significados atribuídos à origem e a perpetuação da violência contra a mulher; analisar como a cultura patriarcal modela representações acerca do comportamento feminino; compreender como a memória intergeracional dos papéis de gênero impacta nas relações afetivo-sexuais das mulheres; promover, em parceria com os serviços socioassistencial e de saúde, ações reflexivas e educativas na comunidade a partir dos dados obtidos na investigação. Esse projeto surge a partir de uma demanda vinda de instituições que trabalham no cotidiano da região leste de Porto Alegre/RS, especificamente no Morro Santana, bairro que agrega várias comunidades em situação de risco e vulnerabilidade social: Vila da Pedreira, Vila Laranjeiras, Vila Nova Tijuca, Vila Tijuca, ocupação Laranjeiras, Vila Estrutural e Nova Chocolatão. Assim, um estudo de abordagem mista foi delineado. Primeiramente aplicaremos um questionário buscando mapear a região frente à violência de gênero. Queremos, com isso, identificar elementos e caracterizar a problemática dentro de um contexto específico, pois consideramos que os fenômenos sociais adquirem nuances distintas conforme o lugar onde é gestado. Em um segundo momento, realizaremos entrevistas em profundidade com mulheres residentes do Morro Santana, no município de Porto Alegre / RS e que vivem ou viveram situações de violência, seja em sua família ou em seus relacionamentos. Interessa-nos aqui apreender a vivência, bem como identificar os elementos intergeracionais que sustentam a manifestação, a origem e o próprio ciclo da violência. De posse de tais informações, nos direcionaremos a análise e interpretação dos dados, para, então, auxiliar na estruturação um plano de ação com agentes locais visando à diminuição de tal problemática na região. A nosso ver essa pesquisa traz elementos desafiadores à prática de pesquisa. Problemática complexa, abordagem metodológica mista, parceria na construção da equipe com integrantes de serviços públicos, elaboração participativa de ações, são alguns dos desafios que de imediato se colocam. Pensamos, contudo, que procurar atalhos a fim de desviar tais situações resultaria em empobrecimento do estudo e, por consequência, da compreensão do fenômeno analisado e implicações na comunidade.
  • Universidade La Salle - Canoas - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Aline Alvim Scianni

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • promoção de atividade física em indivíduos pós-ave por meio de programa de exercícios físicos autogerenciados: um ensaio controlado aleatorizado
  • Introdução: Mesmo diante dos resultados reportados na literatura em favor da prática de atividade física, muitos sobreviventes de Acidente Vascular Encefálico (AVE) permanecem fisicamente inativos. Estudos têm investigado se orientações para prática de atividade física são capazes de aumentar o nível de atividade nesta condição de saúde. Objetivos: Investigar a viabilidade e os efeitos de um programa de educação em saúde sobre exercícios físicos autogerenciados para aumentar a prática de atividade física no nível de atividade física, no condicionamento cardiorrespiratório, capacidade para a marcha, qualidade de vida e sintomas depressivos em indivíduos após AVE agudo, considerando as atividades físicas preferenciais destes indivíduos. Métodos: O estudo será realizado em três fases: Fase I - Piloto (estudo de viabilidade), Fase II – Ensaio não controlado (estudo da efetividade e segurança- determinação do tamanho de efeito) e Fase III - Ensaio Controlado Aleatorizado (ECA). Fase I de protocolo para ensaio controlado aleatorizado, com amostra de conveniência na região de Belo Horizonte- MG. Critérios de inclusão: AVE há menos de 6 meses, velocidade de marcha ≥ 0,8 m/s, ausência de outras deficiências neurológicas ou ortopédicas não relacionadas ao AVE e liberação médica para prática de atividade física. Critérios de exclusão: alterações cognitivas e afasia. Os participantes serão avaliados quanto o nível de atividade através do uso de acelerômetros durante 7 dias, velocidade de marcha auto selecionada, desempenho de marcha no teste de caminhada de 6 minutos, qualidade de vida (Euroqol) e sintomas depressivos (GDS). As orientações serão organizadas em seis visitas domiciliares de até 60 minutos cada. Todos os participantes serão avaliados duas vezes, antes de receberem as orientações e ao término das visitas (3 meses depois). Para o cálculo amostral, serão consideradas as recomendações da literatura para cada fase do estudo. Fase I: 20 participantes. Fase II – através da comparação intragrupo (pré-intervenção e pós-intervenção) será estimado o tamanho do efeito da intervenção de educação em saúde através de medidas de autogerenciamento, dessa forma se faz necessário entre 10-20 indivíduos hemiparéticos pós-AVE para compor esta fase. Fase III – será realizado o cálculo amostral baseado no nível de atividade (número de passos/dia) como medida de desfecho primária deste estudo. O tamanho da amostra será calculado para se detectar uma diferença entre os grupos de passos/dia de atividade física moderada (poder estatístico de 80%, em nível de significância de 0,05) e taxa de desistência de 15%. O tamanho do efeito será calculado a partir da população de hemiparéticos que participarão do estudo de viabilidade - fase I. O processo de aleatorização dos participantes para Fase III do estudo levará em conta a distribuição em dois grupos: grupo intervenção e grupo controle. A alocação será através de programa Random Allocation Software. O grupo intervenção participará do programa de educação em saúde sobre exercícios físicos auto gerenciados para aumentar a prática de atividade física realizado em cinco sessões. O grupo controle receberá as orientações apenas da sessão 1, que incluirá questões de educação sobre importância da atividade física, a conclusão de uma atividade física, levantamento das preferências e geração de uma lista de objetivos e barreiras. Para análise dos dados antropométricos, clínicos e demográficos, será utilizada estatística descritiva, como medidas de tendência central e dispersão. A viabilidade do estudo envolverá a análise do recrutamento, da intervenção (participantes que completaram o protocolo, que aceitaram participar e satisfação). As diferenças intragrupo e entre grupos de estudo, respectivamente, na fase II e fase III serão exploradas através testes paramétricos ou não paramétricos correspondentes e resumidas através de media/mediana, desvios-padrão, quartis e amplitude (intervalos de confiança de 95%). As medidas serão realizadas nas semanas -2, 12 e 26. Análise de variância two-way com medidas repetidas será utilizada para determinar se existe um efeito do programa de autogerenciamento nos déficits de estrutura e função, limitação de atividade, e restrição de participação imediatamente após a intervenção (i.e, entre pré e pós-teste) e 12 semanas após o término da intervenção (follow-up). A descrição dos grupos será apresentada como média e desvio padrão e o tamanho do efeito e o intervalo de confiança de 95% (IC) serão reportados. Será utilizada a análise de intenção para tratar. A análise estatística será realizada por um avaliador mascarado na fase III. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 65672517.6.0000.5149) e registrado no REBEC número RBR-6bdmsk.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aline Bernardes de Souza

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • rastreamento de sinais de alerta do transtorno do espectro autista (tea)
  • O transtorno do espectro autista é caracterizado por promover um comprometimento no neurodesenvolvimento que afeta a comunicação social e, frequentemente, desenvolve comportamentos e interesses restritivos e repetitivos nos indivíduos envolvidos. Estas alterações dificultam a interação do indivíduo com o meio em que vive e seu desenvolvimento global. A identificação precoce deste transtorno possibilita a prática de uma intervenção prévia e específica para as suas necessidades. Portanto, o objetivo deste estudo é identificar alterações no desenvolvimento infantil, no comportamento e no desempenho funcional em crianças de 2 a 3,5 anos, no município de Brusque, que indiquem sinais do transtorno do espectro autista apresentadas pelos familiares ou pelas instituições de atendimento especializado à pessoa com deficiência. Para tal, contará com a participação de 10 crianças, com idades entre 2 a 3,5 anos, que apresentam suspeita de transtorno do espectro autista e que estejam vinculadas a instituições de atendimento especializado a pessoa com deficiência. Utilizar-se-á o Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de Transtorno do Espectro Autista (Protea ‑R), o SON-R 2 ½ 7, o Inventário da Avaliação Pediátrica da Incapacidade e a Escala de Desenvolvimento Infantil Bayley.
  • Centro Universitário de Brusque - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aline Bertolosi Bombo

Ciências Biológicas

Botânica
  • depois do fogo, de onde rebrotam as plantas? banco de gemas e órgãos subterrâneos do cerrado
  • O fogo é um dos principais fatores que garante a manutenção de fisionomias abertas em ecossistemas inflamáveis, controlando as espécies dominantes e atuando na hierarquia de competição em comunidades vegetais. A vegetação do Cerrado tem sido influenciada pela presença do fogo há pelo menos 4 milhões de anos e sua flora, principalmente a do estrato herbáceo-subarbstivo, é tipicamente pirofítica e adaptada à perda frequente de biomassa aérea; além disso, as plantas possuem atributos que aumentam suas chances de sobrevivência após eventos de fogo, como a alocação da biomassa para órgãos subterrâneos juntamente com acúmulo de reservas, e a capacidade de rebrota através de gemas aéreas ou subterrâneas. A determinação do tipo de órgão subterrâneo em ecossistemas inflamáveis é importante para se entender os padrões de regeneração da vegetação pós-fogo, uma vez que tipos morfológicos diferentes podem possuir estratégias distintas. Dada à importância do Cerrado no Brasil, pois este ocupa 22% do território nacional, e a rápida degradação deste ambiente devido a pressões antrópicas, o entendimento das estratégias adaptativas relacionadas à sobrevivência e persistência das populações nesses ambientes é de suma importância, uma vez que tais estudos podem subsidiar os planos de manejo e conservação em áreas protegidas. Assim sendo, pretende-se avaliar o banco de gemas e a diversidade de órgãos subterrâneos em comunidades vegetais em áreas de Cerrado, sob diferentes regimes de fogo, com a finalidade de levantar atributos funcionais e relacioná-los com as respostas da vegetação após eventos de fogo.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aline Capella de Oliveira

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • formação de intermetálicos à base de ti-al por deposição direta de metal a laser de alumínio sobre ti-6al-4v
  • Intermetálicos à base de Ti-Al apresentam propriedades como resistências à oxidação e à corrosão elevadas, além de dureza e resistência mecânica adequadas para aplicações que exijam bom comportamento mecânico do componente A deposição direta de metal a laser (Laser direct metal deposition – LDMD) é um processamento que desperta grande interesse industrial, uma vez que é capaz de modificar a superfície de materiais sólidos, promovendo melhorias de propriedades na região tratada, sem alteração de suas as propriedades macroscópicas. A capacidade da tecnologia laser em concentrar elevada intensidade de energia em áreas reduzidas permite a modificação seletiva das propriedades do material, a partir do controle preciso dos parâmetros de processo. Além disso, a deposição direta de metal a laser apresenta outras vantagens como: velocidade de processo elevada, modificação da superfície de componentes com geometrias complexas e a possibilidade de se obter gradientes de composição e, consequentemente, um gradiente funcional no produto. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo promover a formação de intermetálicos à base de Ti-Al por deposição direta de metal a laser de pó de alumínio sobre o substrato de liga de titânio, Ti-6Al-4V, visando melhorias na resistência à oxidação da superfície do material. Adicionalmente, e, a partir da obtenção da camada de intermetálicos sobre o substrato, nitretos serão gerados, via implantação iônica por imersão em plasma (3IP), para análise dos efeitos de proteção adicional contra oxidação da superfície metálica. Os resultados obtidos nas diferentes condições analisadas, em relação aos efeitos sobre a oxidação da superfície do material, serão comparados ao desempenho do material base.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aline Cardoso Siqueira

Ciências Humanas

Psicologia
  • práticas educativas, direitos humanos e violência: um estudo sobre a forma como os pais educam seus filhos
  • O objetivo desse estudo é conhecer as práticas educativas de pais de crianças matriculadas no Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas e seu conhecimento sobre direitos da criança e do adolescente. Os dados relacionados à violência contra crianças e adolescentes são alarmantes no Brasil e no mundo. Apesar dos frequentes debates sobre o impacto da violência para o desenvolvimento físico, social e emocional da criança, ainda é comum pais usarem de violência com a justificativa de que estão educando seus filhos. Participarão 80 mães, pais e cuidadores de crianças matriculadas no Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Serão utilizados o Questionário biossociodemográfico e laboral; Entrevista semiestruturada sobre práticas educativas, e o Questionário sobre os direitos da criança e do adolescente, os quais serão reaplicados após 18 meses. Os dados serão analisados quantitativa, a partir de análises descritivas e qualitativamente, com uso da análise de conteúdo. Também serão realizados testes estatísticos para verificar a estabilidade das práticas educativas entre os dois momentos da coleta de dados. Todos os aspectos éticos relacionados à pesquisa com seres humanos serão contemplados, como autorização prévia da instituição, aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSM, assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dos participantes. Os resultados desse estudo poderão subsidiar oficinas que instrumentalizem os pais a usar práticas educativas positivas no disciplinamento de seus filhos, proporcionando desenvolvimento saudável.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020