Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Carolina Scarpel Moncaio

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • avaliação da operacionalização da prevenção e controle da doença do coronavírus pelos aspectos comportamentais no uso dos equipamentos de proteção individual - enfoque nos profissionais de saúde
  • O presente projeto de pesquisa congrega ações colaborativas entre os Departamentos de Enfermagem e Medicina de duas regiões do Brasil (Centro-Oeste e Norte): Goiás, sendo representado pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Catalão e Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia, cuja liderança da pesquisa está sendo coordenada e desenvolvida pelo Grupo de Estudos Epidemiológico - Operacionais em Tuberculose, o qual atua de forma articulada à Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose, voltados ao controle da tuberculose. Objetiva avaliar a operacionalização do uso de Equipamentos de Proteção Individual dos profissionais de saúde na prevenção e controle da COVID-19 nas instituições de nível secundário e terciário de dois municípios nas Regiões Centro-Oeste e Norte. Trata-se de um estudo com método misto com estratégia explanatória sequencial. A população do estudo será constituída por profissionais de saúde (nível técnico de enfermagem, enfermeiros e médicos), os quais responderão um questionário fechado e na etapa qualitativa os dados serão provenientes da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Serão incluídos sujeitos acima dos 18 anos, no cumprimento ou exercício de suas funções durante a data da coleta de dados e com no mínimo seis meses de experiência profissional. Serão excluídos os profissionais de saúde em período de férias ou afastados por licença-saúde. Os dados serão inseridos no software SPSS 20.0 e analisados por meio da estatística descritiva. Utilizar-se-á a Análise de Correspondência Múltipla para verificar a relação entre as variáveis sociodemográficas, epidemiológicas e do uso dos Equipamentos de Proteção Individual. As entrevistas serão transcritas e organizadas no software Atlas.ti 7.0 e analisadas pelo referencial metodológico da Análise do Discurso. Os resultados deste estudo poderão oferecer subsídios para aprofundar conhecimentos e compreensão sobre a operacionalização do uso de Equipamentos de Proteção Individual dos profissionais de saúde na prevenção e controle da COVID-19 nas instituições de nível secundário e terciário, contribuindo para o planejamento, organização, monitoramento e avaliação da doença e contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e formação de recursos humanos.
  • Universidade Federal de Catalão - GO - Brasil
  • 16/07/2020-15/08/2022
Foto de perfil

Ana Carolina Simionato Arakaki

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • a publicação em linked data em bibliotecas: proposta teórica-metodológica para o sibisc
  • A abertura de dados tornou-se um desafio para as unidades de informação e entre outros gestores de dados e de conteúdo. Há uma demanda emergente para que esses dados sejam abertos e conectados para acesso, identificação, uso e reuso, principalmente no que diz respeito às tecnologias da Web Semântica. Nesse contexto, é problematizado o cenário da proposta, como fomentar a disponibilização e o acesso a dados de bibliotecas no contexto dos dados abertos conectados? Dessa forma, a proposta consiste em desenvolver uma matriz teórico e metodológica para as instituições brasileiras, em especial para bibliotecas, a fim que esse estudo propicie a abertura e conexão entre os dados. Como objetivos específicos, busca-se: identificar ferramentas e tecnologias para publicação de dados abertos conectados; analisar e realizar a curadoria e higienização dos dados de uma biblioteca para adequação dos procedimentos necessários para publicação de dados abertos conectados; construir diretrizes teórica-metodológicas para as bibliotecas publicarem dados abertos conectados. A pesquisa é classificada por uma natureza teórico e aplicada, qualitativa e exploratória. Foi selecionada para prova de conceito da proposta, os dados do Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (SIBISC). Espera-se com os resultados obtidos, a pesquisa contribua com diretrizes metodológicas para bibliotecas brasileiras a publicarem seus dados abertos conectados. Além de estimular estas instituições a garantir a interoperabilidade, com a integração dos dados em catálogos, repositórios e banco de dados, à iniciativa Linked Data e a contribuição para o desenvolvimento da área de Ciência da Informação. É previsto como produtos dessa pesquisa, apresentação de trabalhos nos principais eventos da área de Ciência da Informação, nacionais e internacionais; a confecção de um evento científico para divulgação, por fim, a confecção de uma cartilha, com o passo-a-passo da publicação de dados pelas bibliotecas.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Ana Caroline Meireles Soares

Outra

Divulgação Científica
  • snct 2021 – ifma - campus coelho neto: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.
  • O presente projeto fundamentado pela Chamada CNPq/MCTI Nº 06/2021 tem como objetivo a realização da SNCT – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021 do IFMA Campus Coelho Neto como forma de integração da Ciência e da Tecnologia à população local. O evento ocorrerá de forma on-line e/ou presencial, levando em conta todos os protocolos elaborados no contexto da pandemia de Covid-19, com atividades a serem executadas através de oficinas, minicursos e mesas redondas abertas à comunidade. Os professores da instituição serão orientados a instigar e acompanhar os alunos no desenvolvimento de atividades que envolvam o tema da semana: A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Nesse sentido, universidades, escolas públicas e particulares serão convidadas a participar do evento, que possibilitará a integração de outras instituições de pesquisa da cidade de Coelho Neto, Duque Bacelar e redondezas na apresentação de trabalhos envolvendo a temática. As submissões dos trabalhos envolverão estudantes de quaisquer instituições de ensino que desejarem participar do evento, assim como a inclusão de apresentação de seminários e banners. Com este projeto, busca-se estabelecer uma relação de integração do IFMA com a comunidade, divulgando as pesquisas da instituição e ao mesmo tempo evoluindo em ciência e tecnologia, fomentando, assim, a investigação e a produção de conhecimento contextualizado com a temática da semana.
  • Instituto Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 07/10/2021-31/10/2023