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Júlio César do Vale Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
utilidade de genomas simulados para definição de grupos heteróticos e testadores, estudos genômicos populacionais e predição em culturas órfãs
Resumo:
A aplicação dos marcadores moleculares derivados de ferramentas genômicas modernas, como os SNPs, trazem informações que orientam os vários objetivos dos programas de melhoramento. As diversas abordagens do melhoramento molecular podem demandar o uso de diferentes plataformas de genotipagem, a depender do germoplasma alvo, do estudo genético e do orçamento disponível. Aquelas consideradas adequadas e menos sujeitas a erros (como SNP-array) são mais caras e só estão disponíveis às culturas altamente rentáveis (commodities); enquanto que as plataformas alternativas (como GBS) combinadas com genomas simulados, permitem assistir culturas sem genoma de referência (órfãs), mas podem apresentar menor reprodutibilidade e consistência. Ademais, faltam informações de como essas plataformas afetam a estruturação, diversidade genética de uma população e a predição genômica de híbridos. Assim, a proposta tem por objetivo responder aos questionamentos: a fonte de SNP influencia na estrutura populacional de linhagens, na determinação de grupos heteróticos e na predição de híbridos? a utilização do GBS e do genoma simulado (mock) são eficientes para realizar a chamada de SNP em culturas órfãs? Para sanar estas dúvidas, um painel de 360 linhagens de milho tropical será genotipado com duas plataformas: SNP-array e GBS. Com as informações desta última, será usado um pipeline para construir um genoma mock para descoberta de SNPs com objetivo de capturar polimorfismos próprios e ver sua viabilidade em culturas órfãs. Dados genômicos serão usados nas análises de estrutura populacional e diversidade genética e os fenotípicos dos híbridos (obtidos por dialelo entre as linhagens do mesmo painel) com genômicos (in silico) em análises de dialelo genômico para definição dos grupos heteróticos entre as linhagens. Após isso, será aplicado o delineamento Carolina do Norte II para indexação dos respectivos híbridos. Para a predição genômica destes será aplicada um modelo GBLUP aditivo-dominante.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Júlio César Fabris
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Astronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
v mostra de astronomia do espírito santo
Resumo:
A Mostra de Astronomia do Espírito Santo (MAES) tem o objetivo de, principalmente, divulgar a Física e a Astronomia junto aos estudantes e professores do ensino básico (fundamental e médio) do Espírito Santo, estimulando-os a elaborar trabalhos nestas áreas de conhecimento, que serão apresentados ao longo das etapas previstas pela organização desta edição deste evento. Esta proposta está sendo organizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), através do grupo de pesquisa em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (Cosmo-ufes), do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo/UFES), e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em particular o Observatório Astronômico do IFES Guarapari (OAIG). A MAES, destina-se à apresentação de projetos que envolvam temáticas ligadas à astronomia que, por sua vez, devem ser produzidos por alunos da educação básica sob a orientação de seus professores. Poderão participar quaisquer alunos devidamente matriculados, do ensino fundamental ou qualquer série do ensino médio, em escolas públicas ou privadas de todo Espírito Santo. Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
08/12/2021-31/12/2023
Júlio César Fabris
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
iv mostra de astronomia do espírito santo
Resumo:
A Mostra de Astronomia do Espírito Santo (MAES) tem o objetivo de, principalmente, divulgar a Física e a Astronomia junto aos estudantes e professores do ensino básico (fundamental e médio) do Espírito Santo, estimulando-os a elaborar trabalhos nestas áreas de conhecimento, que serão apresentados ao longo das etapas previstas pela organização desta edição deste evento. Esta proposta está sendo organizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), através do grupo de pesquisa em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (Cosmo-ufes), do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo/UFES) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em particular o Observatório Astronômico do IFES Guarapari (OAIG). A MAES, destina-se à apresentação de projetos que envolvam temáticas ligadas à astronomia que, por sua vez, devem ser produzidos por alunos da educação básica sob a orientação de seus professores. Poderão participar quaisquer alunos devidamente matriculados, no nono ano do ensino fundamental ou qualquer série do ensino médio, em escolas públicas ou privadas de todo Espírito Santo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
28/12/2020-31/12/2022
Júlio César Fabris
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
astronomia nas montanhas capixabas
Resumo:
A Astronomia nas Montanhas Capixabas envolve um leque de atividades que inclui observações do céu noturno com telescópios, sessões de planetário, palestras e oficinas. Muito embora o leque de atividades seja variado, haverá uma ênfase nas pesquisas atuais em astrobiologia. A astrobiologia tem adquirido uma importância crescentes no mundo científico, muito disto devido à detecção dos exoplanetas e de moléculas, principalmente as orgânicas, no espaço interestelar. Neste sentido, a astrobiologia gerou uma confluência de diversas atividades científicas antes, em princípio, desconexas, entre as quais, podemos citar: Astronomia, Física, Química, Biologia. Vide projeto em anexo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
05/10/2021-31/10/2023
Júlio César Fabris
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Astronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudos em astrofísica, cosmologia e gravitação
Resumo:
O presente projeto possui foco principalmente teórico em diversos tópicos de pesquisa nas áreas de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, conforme detalhados abaixo. Astrofísica de objetos compactos, como buracos negros e estrelas de nêutrons. Especificamente, estudos da estabilidade clássica e quântica de buracos negros, dinâmica da fusão de um sistema binário de buracos negros e consequente produção de ondas gravitacionais, relevância da observação das ondas gravitacionais, seja para a cosmologia seja como teste de teorias gravitacionais. Energia escura descrita como extensões da Relatividade Geral, ou modelada como componente material caracterizada por viscosidade ou interação no setor escuro. Cosmologia primordial e paradigma inflacionário: extensões do modelo inflacionário de Starobinsky. Cosmologia quântica e cosmologia de ricochete. Estudos de teorias alternativas da gravitação e assinaturas observacionais em diferentes escalas. Análises pós-Newtonianas e formalismos parametrizados. Aspectos quânticos da gravidade. Soluções clássicas de buracos negros em teorias modificadas da gravitação. Peculiaridades de campos quânticos no espaço-tempo curvo de um buraco negro. Soluções do tipo buraco negro em relatividade geral e teorias modificadas da gravitação, estudo de sua estabilidade, análise de suas propriedades clássicas e quânticas. O projeto envolve também diversas atividades de divulgação científica e difusão do conhecimento científico através de organização de conferências e escolas avançadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Júlio César Mistro
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de cultivar clonal de café arábica com baixos teores de cafeína
Resumo:
A demanda por café com baixo teor de cafeína vem aumentando nos últimos anos, principalmente por consumidores que desejam ingerir a bebida ao longo do dia e início da noite, reduzindo, assim, o risco de insônia. O teor médio de cafeína no café arábica (Coffea arabica) é de 1,2% e no café de baixa cafeína entre 0,11 e 0,60%. O programa de melhoramento clássico do IAC para cafeeiros com menos de 0,60% de cafeína conta com significativo número de indivíduos F3 já selecionados para esta característica, aliada a produtividades estimadas acima de 25 scs/ha. Entretanto, essas plantas ainda não foram avaliadas para a reação ao estresse hídrico. Para que se possa antecipar em 25 anos a liberação de uma cultivar com este perfil, uma vez que o processo habitual leva cerca de 50 anos, propõem-se lançar mão da propagação vegetativa por estaquia, apropriada para gerações segregantes, e viável para o arábica. Tomando-se por base um experimento instalado em Campinas, composto por 35 tratamentos em blocos ao acaso, quatro repetições e cinco plantas por parcela, propõem-se: i) aplicar adubação após a poda a fim de favorecer a brotação; ii) avaliar diferentes composições de substrato a fim de verificar o mais eficiente na promoção do enraizamento das estacas, aumentando assim o número de mudas; iii) avaliar as respostas dos genótipos quanto ao estresse hídrico; iv) reanalisar os teores de cafeína nas plantas a serem clonadas. Espera-se que os clones selecionados apresentem concomitantemente baixos conteúdos de cafeína, boas produtividades e, possivelmente, certa tolerância ao estresse hídrico. Pretende-se instalar dois experimentos regionais com as mudas clonais obtidas neste projeto, a fim de validar e registrar a futura cultivar clonal de baixo teor de cafeína.
Instituição/UF/País:
Instituto Agronômico de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Júlio César Teixeira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação de linfócitos que infiltram tumores, proteína de morte celular programada 1 e seus ligantes 1 e 2 em neoplasias de corpo de útero
Resumo:
1 As neoplasias malignas de corpo de útero (carcinomas de endométrio e sarcomas) estão entre os cânceres ginecológicos mais comuns e estão aumentando. A limitação da classificação histopatológica atual tende a ser corrigida pela avaliação biomolecular e genética dos tumores, mas depende de tecnologia e investimentos. 2 A avaliação patológica e biomolecular de fatores imunológicos pode indicar se os mecanismos de defesa favorecem uma resposta pró ou antitumoral. Vários imuno-marcadores moleculares potenciais estão em investigação. 3 A expressão das proteínas PD-1, PD-L1 e PD-L2 e dos linfócitos que infiltram tumores (TIL) começam a ser indicados na prática de alguns países, mas ainda não estão estabelecidos em neoplasias uterinas. 4 Estudar o padrão de apresentação de TIL, dos tipos de linfócitos e a expressão de PD-1, PD-L1, PD-L2 tem potencial de personalizar o prognóstico de neoplasias malignas de corpo uterino. 5 Algumas terapias alvo focadas na resposta imune da interação tumor-hospedeiro estão sendo aprovadas para utilização, inclusive no Brasil. Criar estratégias para identificação de possíveis neoplasias uterinas sensíveis e de pessoas que possam se beneficiar destas terapias é crucial para contrapor os altos custos atuais. 6 Nesse estudo serão investigados o padrão de apresentação de TIL, alguns tipos linfocitários e a expressão de PD-1, PD-L1, PD-L2 em comparação com às características histopatológicas já disponíveis. Serão avaliadas as correlações entre os marcadores com a resposta terapêutica, recorrência e sobrevida. Esta tecnologia de triagem precisa ser testada e avaliada para que seja possível sua utilização de forma racional.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Julio Cezar Mairesse Siluk
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
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Currículo
Título do Projeto:
sistemas de mensuração de desempenho para a gestão do desenvolvimento de mercado em áreas estratégicas
Resumo:
A avaliação de desempenho está voltado para o desenvolvimento de sistemas de mensuração capazes de medir a eficiência e eficácia de atividades organizacionais. Essas atividades impactam diretamente na competitividade de negócios que é intensificada pelas mudanças no comportamento da sociedade e consequentemente nas transformações que ocorrem relativas às demandas de mercado. Os indicadores de desempenho, por sua vez, são variáveis de monitoramento que auxiliam na tomada de decisão e na elaboração de planos de ação, de modo que exercem importante função no desempenho de companhias ou de setores. Desse modo, este projeto possui como objetivo geral desenvolver modelagens de mensuração de desempenho para gestão da competitividade das diferentes etapas do desenvolvimento de mercados em áreas estratégicas como, setor industrial e setor de energia elétrica nacional. Com abordagem qualitativa e quantitativa o estudo atingirá seu resultado desenvolvendo as etapas metodológicas delineadas no presente projeto com o intuito de atingir uma maior concepção dos elementos que motivam a competitividade. Além de publicitar os resultados obtidos, o presente projeto conta com apoio e parceria de pesquisadores de Instituições de Ensino Superior para o fortalecimento das ações no desenvolvimento de sistemas de mensuração de desempenho inovadores e facilitadores na solução de problemas no processo de tomada de decisão.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
15/02/2022-28/02/2025
Julio Elias Normey Rico
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
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Currículo
Título do Projeto:
controle avançado e otimização para sistemas de energia renovável com armazenamento de hidrogênio
Resumo:
A geração eficiente e o consumo balanceado de energia, assim como o uso de fontes renováveis, são fatores relevantes para o desenvolvimento sustentável. Dentro da área de energias renováveis, este projeto se orienta à produção de hidrogênio (H2) a partir de fontes de energia renovável e à otimização da sua utilização em microrredes. A utilização de energias renováveis para a produção de H2 possibilita a projeção deste combustível para um futuro sustentável. Além disso, a inserção do H2 em microrredes permite flexibilizar seu sistema de armazenamento, o que tem como consequência um aproveitamento mais eficiente da energia produzida. Os fatores que mais favorecem o desenvolvimento de tecnologias para este tipo de sistemas são o baixo impacto ambiental e a abundância de recursos energéticos renováveis do Brasil. Existe um grande potencial para a utilização de hidrogênio nas microrredes, mas a operação desses sistemas é complexa, devido à variabilidade das fontes de energia renovável e da carga. Assim, o uso de estratégias de controle e otimização avançadas é importante para maximizar a eficiência desses sistemas e torná-los mais competitivos em relação aos combustíveis fósseis. Ainda, uma vez desenvolvidas conceitualmente, as estratégias de controle e otimização devem ser implementadas em plataformas de hardware específicas e utilizando algoritmos rápidos e eficientes, que cumpram com os requisitos de tempo real da microrrede. Assim, este projeto propõe: (i) desenvolver um protótipo nacional para geração de hidrogênio renovável baseado na tecnologia da eletrólise da água; (ii) elaborar estratégias de controle e otimização para uma microrrede com múltiplos vetores energéticos renováveis e cargas controladas e não controladas; (iii) desenvolver um sistema com hardware e software específico para o controle e otimização da microrrede; (iv) divulgação dos resultados em veículos especializados e motivar o setor industrial brasileiro para explorar os resultados do projeto.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Julio Elito Junior
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
tratamento conservador da gravidez ectópica na cicatriz da cesárea com injeção local de metotrexato guiada por ultrassonografia transvaginal versus quimioembolização via artéria uterina: estudo prospectivo randomizado.
Resumo:
A gravidez ectópica é a principal causa de morte materna no 1º trimestre da gestação. A localização mais frequente é a tubária (92%) e as não tubárias (cicatriz de cesárea, cervical, intersticial, ovariana e abdominal) representam 8% dos casos. A gravidez ectópica na cicatriz de cesárea (GECC) apresentou aumento nos últimos anos devido o excesso de cesarianas realizadas. É uma condição que acarreta morbi/mortalidade materna. A infiltração do trofoblasto na parede uterina na cicatriz da cesárea pode ocasionar ruptura uterina no 1º trimestre da gravidez.O tratamento é a histerectomia que compromete o futuro reprodutivo.Os tratamentos conservadores descritos são a curetagem, histeroscopia, tratamento com metotrexato (MTX) ou a embolização das artérias uterinas. A presença de embrião vivo é fator de insucesso para o tratamento sistêmico com MTX.A injeção de MTX guiada por ultrassonografia (US) transvaginal apresenta melhores resultados. Apesar de existirem várias opções de tratamento para GECC, ainda não existe consenso na literatura. A hipótese de avaliar se o tratamento conservador com injeção local de MTX guiada por US transvaginal e a quimioembolização das artérias uterinas são eficazes e seguros na resolução da gravidez ectópica, com baixo risco de sangramento e manutenção do útero. Até o momento não foi realizado estudo com este desenho neste subgrupo da GECC.O objetivo deste estudo é comparar a eficácia do tratamento conservador nos casos de GECC com embrião vivo por duas técnicas diferentes de tratamento: injeção local de MTX guiada por ultrassonografia transvaginal e a quimioembolização da artéria uterina. Nas abordagens cirúrgicas como a curetagem, o risco de insucesso devido a hemorragia é aumentado frente a presença de embrião vivo. As técnicas que serão utilizadas apresentaram resultados favoráveis em série de casos, no entanto, existe a necessidade de estudo randomizado com maior casuística que trará evidências científicas para o tratamento da GECC.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Julio Louzada
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
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Currículo
Título do Projeto:
hiperfrag: ecologia e conservação em paisagens hiper-fragmentadas da mata atlântica sob uma perspectiva multitaxa
Resumo:
Estudos sobre os efeitos da fragmentação/substituição de florestas tropicais sobre a biodiversidade são centrais na ecologia. Estes dois processos são os responsáveis tanto pela perda quando pela introdução de espécies em nível de paisagens. Os múltiplos fatores que afetam tanto as espécies nativas quanto as pragas/invasoras atuam de maneira sinérgica, podem se manifestar em cascatas de efeitos e serem afetados pelo grau de fragmentação do sistema. Pouco se conhece sobre sua atuação em paisagens hiper-fragmentadas como a Mata Atlântica, onde mais de 60% dos fragmentos tem menos de 10 ha. O objetivo deste projeto será avaliar os efeitos diretos e indiretos da hiper-fragmentação e substituição de habitat, em escala local e de paisagem, sobre 10 grupos taxonômicos (árvores, mamíferos, aves, besouros rola-bostas, besouros predadores das famílias Carabidae, Cicindelidae e Histeridae, formigas, parasitóides e aranhas) a fim de responder sobre o valor de conservação, incidência de espécies invasoras e pragas e sobre a congruência de resposta e valores críticos de vegetação nativa e demais usos do solo da paisagem. Para isso, serão selecionados 70 areas dos usos do solo mais comuns da região sul de Minas Gerais, inseridos em paisagens com diferentes configurações, formando um continuo de alteração. Em cada área serão amostrados a vegetação nativa, os mamíferos volantes de médio e grande porte, as aves, os insetos e será avaliada a ocorrência de pragas agrícolas, inimigos naturais e de espécies vegetais invasoras (exóticas ou nativas). Nossos resultados permitirão elucidar os processos responsáveis pela desestruturação de comunidades nativas e de ocorrência de pragas/inimigos naturais e espécies invasoras em áreas antrópicas nestas paisagens. Isso permitirá o mapeamento e projeção espacial dos pontos críticos de intervenção e a maior efetividade nas tomadas de decisão visando o manejo e conservação de paisagens modificadas pelo homem na Mata Atlântica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Júlio Orestes da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
efeito das medidas de desempenho na determinação de bônus de gestores
Resumo:
Definir o desempenho que se espera atingir é um processo desafiador dentro das organizações, pois acionistas e gestores podem ter objetivos diferentes, o que dificulta o alinhamento de interesses. A avaliação de desempenho pode ser constituída de medidas que permitam direcionar esforços dos gestores em prol dos objetivos organizacionais. Ainda, é possível fazer uso de mecanismos de incentivos para reduzir as divergências, ao atrelar os incentivos ao resultado da avaliação. Assim, a escolha das medidas de desempenho, a forma como serão utilizadas para avaliar os gestores, e os incentivos fornecidos, são fatores que podem refletir no nível de esforço dos avaliados. Entretanto, mesmo estruturado, o sistema de avaliação de desempenho geralmente permanece incompleto, pois existem muitos aspectos do desempenho de um agente que não são explicitamente contratáveis. Para tentar corrigir isso, pode-se utilizar diferentes tipos de medidas de desempenho, como medidas financeiras e não financeiras, medidas objetivas e subjetivas, em que o uso combinado poderia afetar o desempenho gerencial de forma positiva ao permitir uma avaliação mais alinhada com a estratégia da empresa. Considerando que os tipos de medidas de desempenho irão refletir diferentes aspectos das estratégias e objetivos organizacionais, pretende-se verificar o efeito do uso de diferentes tipos de medidas de desempenho na determinação de bônus de gestores. Enfatiza-se as medidas não financeiras refletem aspectos importantes da estratégia da empresa em uma perspectiva futura e as medidas financeiras enfatizam o desempenho atual da empresa. As medidas de desempenho objetivas podem fornecer sinais ruidosos sobre o desempenho real dos gestores, que podem ser reduzidos a partir da utilização de medidas subjetivas, reduzindo a distorção entre incentivo e desempenho, possibilitando alinhar interesses. Para atingir os resultados desejados serão conduzidos experimentos que irão simular um ambiente de decisão de gestores.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
08/02/2022-28/02/2025
Julliane Tamara Araújo de Melo Campos
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
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Currículo
Título do Projeto:
compreendendo a relação entre adiponectina, função mitocondrial e reparo de dna em pacientes com lipodistrofias congênitas
Resumo:
As lipodistrofias genéticas constituem desordens metabólicas heterogêneas raras associadas à diminuição do tecido adiposo branco subcutâneo (TAS), a qual pode ser quase total ou parcial. A perda quase total de TAS desde o nascimento resulta na Lipodistrofia Generalizada Congênita (LGC), a forma mais severa das lipodistrofias. Por sua vez, a Lipodistrofia Parcial Familiar (LPF) se caracteriza pela perda parcial de TAS na região glútea e dos membros desde a infância ou puberdade, associado ao acúmulo desse tecido na região da face, pescoço e intra-abdominal. Variantes patogênicas nos genes AGPAT2 e BSCL2 são mais comuns e estão relacionadas à LGC do tipo 1 e do tipo 2, respectivamente, enquanto variantes patogênicas nos genes LMNA e PPARG são mais comuns e estão relacionadas à LPF do tipo 2 e 3, respectivamente. Em geral, indivíduos com lipodistrofias apresentam hipertrigliceridemia, hiperglicemia, HDL-c diminuído, LDL-c aumentado e hipoadiponectinemia. Esses achados metabólicos são importantes desencadeadores de alterações na homeostase redox. A adiponectina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo e possui função cardioprotetora, antioxidante, anti-inflamatória e anti-apoptótica. Embora já esteja claro que indivíduos com lipodistrofias congênitas apresentem níveis reduzidos de adiponectina no plasma, é necessário investigar a influência dos níveis desse hormônio e seu papel antioxidante na patofisiologia das lipodistrofias congênitas mais prevalentes. Nesse contexto, esta pesquisa visa estudar os efeitos da variação dos níveis de adiponectina no desencadeamento do estresse oxidativo e do retículo endoplasmático, função mitocondrial, danos oxidados no DNA e na ativação da via de reparo de DNA BER em indivíduos com LGC e LPF. Dessa forma, este estudo abrirá novas possibilidades para uma possível reposição com o hormônio adiponectina, visando reduzir as complicações metabólicas e melhorar a expectativa de vida dos indivíduos com lipodistrofias congênitas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Júnia Maria Cheib Serra-Negra
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
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Currículo
Título do Projeto:
racismo interpessoal e autopercepção de empatia profissional e autoconfiança durante o atendimento odontológico infantil entre estudantes de graduação em odontologia
Resumo:
Compreender a manifestação e influência do racismo na empatia e autoconfiança sentidas pelo dentista durante a consulta odontopediátrica é fundamental para uma assistência holística centrada no paciente. O objetivo desta pesquisa é verificar os níveis de racismo interpessoal e de autopercepção de empatia profissional e autoconfiança durante o atendimento odontológico infantil entre estudantes de graduação em odontologia. Participarão deste estudo transversal 720 alunos matriculados no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudantes responderão a um questionário estruturado, disponível em formulário eletrônico, dividido em sessões. A primeira sessão direcionará a caracterização da amostra, através de autorrelato (gênero, cor da pele e período da graduação). Na segunda, serão exibidas fotos de uma menina branca, uma menina negra, um menino branco e um menino negro, e o respondente atribuirá os níveis de empatia e de autoconfiança sentidos por cada criança diante de um atendimento odontopediátrico fictício, em uma escala analógica de zero a dez, baseado apenas pela foto. A terceira sessão corresponderá à versão brasileira da Escala de Jefferson de Empatia, com 20 itens a serem respondidos em uma escala Likert de sete pontos. O escore final poderá variar de 20 a 140. A última sessão corresponderá à versão brasileira da Escala de Racismo Moderno, que possui 14 itens a serem respondidos em uma escala Likert de sete pontos. O escore final poderá variar de 14 a 98. Quanto maiores os escores, maiores os níveis de empatia e/ou racismo. Um estudo piloto para testagem da metodologia será conduzido a fim de, também, realizar o cálculo do poder do teste estatístico e identificar o tamanho mínimo amostral para esta investigação. As informações coletadas serão organizadas em software estatístico. Análise descritiva, bivariada e regressão robusta de Poisson serão realizadas (p<0,05).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
12/04/2022-30/04/2025
Jurandir Pereira Filho
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação da eutrofização e eventos de hipoxia na região costeira centro-norte de santa catarina
Resumo:
A eutrofização e a deterioração da qualidade de água são fenômenos que vêm aumentando ao longo do mundo. O aporte de nutrientes e matéria orgânica para a região costeira, dependendo das condições oceanográficas, pode desencadear o processo, em regiões sujeitas à essa pressão. O litoral centro-norte de SC, concentra importantes balneários do estado, como Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Penha e Bombinhas. Essa região vem passando por uma grande expansão imobiliária, com aumento da urbanização e verticalização de boa parte dos principais municípios da região. A região também é marcada pela presença de importantes estuários do estado, com destaque para o estuário do Rio Itajaí e do Rio Camboriú. O Estuário do Itajaí representa a porção terminal da bacia do Itajaí, maior escoadouro da vertente leste do estado. A bacia hidrográfica do Itajaí drena uma área equivalente a cerca de 15% da área estado, onde está situado o Vale do Itajaí, importante polo econômico e industrial do estado. Esse panorama resulta em uma elevada carga de matéria orgânica e nutrientes que são transportados para a zona costeira. Essa situação é agravada nos meses de verão, em função do aumento do contingente populacional, relacionado ao turismo.A costa de SC já dá sinais de eutrofização, como a ocorrência eventual de florações de organismos fitoplanctônicos, potencialmente tóxicos (maré vermelha), a ocorrência grandes biomassas de organismos marinhos (algas, briozoários) na praia central de Balneário Camboriú (arribadas), fenômeno que vem aumentando desde 2004 e até casos de hipoxia em rios e estuários. Recentemente foi registrado na região costeira uma condição de hipoxia, no litoral centro-norte de SC. Nesse contexto, esse projeto tem o intuito de avaliar o fenômeno na região, a partir de campanhas de coleta de dados físico-químicos, químicos e oceanográficos na região costeira e o desenvolvimento de um modelo conceitual que explique o processo.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Juri Castelfranchi
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
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Currículo
Título do Projeto:
divulgação e deliberação: uma assembleia cidadã global sobre edição genética
Resumo:
O objetivo do presente projeto é a realização no Brasil de parte de um experimento global, que é, ao mesmo tempo, de pesquisa, divulgação científica e participação cidadã em C&T, e cujo objetivo foi por nós apresentado em publicação na revista Science (Dryzek et al, 2020): a Assembleia Cidadã Global sobre Edição de Genomas (Global Citizens Assembly on Genome Editing: Connecting citizens, science and global governance). As assembleias de cidadãos são processos deliberativos pensados para permitir que cidadãos se reúnam, discutam e aprofundem temas relevantes para a sociedade e as políticas públicas chegando a formular propostas políticas concretas. A aplicação de tais processos para temas ligados à regulação da investigação científica ou governança da inovação tecnológica remonta ao final do século XX, e temos hoje robustas evidências sobre as potencialidades e limitações de tais experimentos (Graham,S. Democratic Innovations. Cambridge Univ. Press, 2009). O projeto internacional em que a presente proposta brasileira se integra (globalca.org) prevê a realização de assembleias cidadãs em todos os continentes, cada uma sobre diferentes aspectos da edição genética, e a realização de uma assembleia global final, com cidadãos do mundo inteiro. Ao longo de uma imersão de 4 dias, os participantes serão atores de um processo de apropriação social da ciência e democracia deliberativa. Discutirão materiais de divulgação científica e terão debates com especialistas, sendo encarregados de identificar, em sua perspectiva, os desafios éticos e políticos da edição genética e propor princípios globais para a governança dessa área que tem um grande potencial para a transformação da vida no planeta. A divulgação científica, além de ser parte central deste processo de apropriação social e deliberação em C&T, também será um dos produtos finais do experimento: a assembleia global se tornará um filme de divulgação científica (https://vimeo.com/417090291).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
14/02/2022-28/02/2025
Juscelio Pereira da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
efeitos da pandemia de covid19 na saúde clínica e funcional de pessoas idosas da atenção primária à saúde da região sul de minas gerais.
Resumo:
O mundo passa por grave crise sanitária devido ao surgimento de um novo coronavírus e declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde. O atual cenário condiciona uma série de implicações negativas no âmbito social, econômico e da saúde. As consequências da pandemia por COVID 19 são ainda mais preocupantes entre idosos, que fazem parte do grupo de risco e apresentam maior risco de complicações e gravidade pela COVID-19. Muitos idosos ficaram sem acesso aos serviços de saúde, inclusive na atenção primária à saúde (APS), ou pela suspensão dos serviços ou pelo distanciamento físico e social imposto pela pandemia por COVID-19. As restrições sociais e medidas de distanciamento físico impostas pela pandemia representam um grande problema para as pessoas idosas, pois podem trazer consequências graves para saúde física e mental. Assim, é fundamental o desenvolvimento de pesquisas para avaliar e monitorar a influência da pandemia na saúde da população idosa, já fragilizada pelo processo do envelhecimento. A hipótese é que a saúde dos idosos no âmbito da APS seja afetada negativamente pela pandemia por COVID-19. O objetivo da pesquisa será investigar a saúde clínica e físico-funcional de idosos da APS e verificar a existência de associações com marcadores específicos da pandemia e com dados da literatura antes pandemia. O distanciamento físico e social, associado a restrições nos cuidados de saúde, durante e após a pandemia por COVID 19, favorecem a redução da mobilidade, descondicionamento, sedentarismo, déficits funcionais, risco de quedas, alterações do humor, ansiedade, sintomas depressivos e outros efeitos adversos de saúde. A amostra será constituída por idosos da APS de municípios da Região do Sul de Minas Gerais. Os dados serão obtidos por questionário estruturado multidimensional e aplicação de instrumentos e escalas, válidos e confiáveis para avaliação da saúde da população idosa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
Vigência:
05/04/2022-30/04/2025
Jussara de Loiola Araújo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
o que acontece com professores que realizam atividades de modelagem matemática: narrativas de experiências no brasil e na colômbia
Resumo:
Em atividades de modelagem matemática na educação matemática, os professores propõem aos estudantes que busquem compreender situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento escolhidas pelo professor, pelos alunos ou por meio de negociações entre eles ou resolver problemas próprios dessas situações, utilizando o conteúdo matemático que eles já conhecem ou que se deseja que venham a aprender. A literatura vem apresentando relatos de experiências e de pesquisas que descrevem potencialidades de práticas de modelagem quando comparadas às aulas tradicionais de matemática. Por outro lado, são notórios, nessa mesma literatura, os obstáculos, as dificuldades e os desafios enfrentados e as resistências apresentadas por professores ao desenvolverem atividades de modelagem, ou mesmo quando vislumbram a possibilidade de realizar tais atividades. Considerando esse quadro aparentemente paradoxal, o objetivo neste projeto é compreender a experiência de professores que ensinam matemática e que se propõem a realizar atividades de modelagem. O foco está na experiência mesma do professor, en lo que le pasa, e tal experiência pertence apenas a quem a vivencia. O principal recurso metodológico utilizado serão as entrevistas narrativas das experiências: um dispositivo de produção e análise de dados cujo principal foco são as experiências humanas. Os participantes da pesquisa serão professores que ensinam matemática e que problematizam sua prática, considerando a possibilidade de realizar atividades de modelagem. Pretendemos contar com a participação de cerca de dez professores que atuam na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde se localiza a Universidade Federal de Minas Gerais. Este projeto é um ramo de um projeto mais amplo, parte de um convênio marco que envolve também a Universidade Federal de Uberlândia, campus Ituiutaba (Minas Gerais, Brasil), a Universidad Distrital Francisco José de Caldas e a Universidad Pedagógica Nacional, as duas últimas em Bogotá, Colômbia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
01/04/2022-30/04/2025
Jussara Marques de Almeida
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
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Currículo
Título do Projeto:
compartilhamento de conteúdo tóxico em mídias sociais: análise, detecção e explicabilidade(toxicdex)
Resumo:
O compartilhamento de conteúdo tóxico é tema de vários estudos, motivados pelo impacto negativo desta prática nos usuários e na sociedade. Conteúdo tóxico aqui se refere àquele que, direta ou indiretamente, causa desconforto ou perigo a usuários ou ao público geral, ou que viole legislações vigentes, tais como desinformação, discurso de ódio e propagandas eleitorais fora de época (crime pela lei brasileira). Técnicas de detecção de conteúdo tóxico, baseadas em aprendizado de máquina, geralmente consideram domínios específicos (e.g., política, conteúdo em inglês), explorando padrões que podem não generalizar para outros cenários. Tratadas como caixa preta, elas também carecem de explicações sobre como a detecção foi feita. De fato, agregar explicabilidade a aprendizado de máquina é um tema em aberto, com soluções limitadas. Porém, explicações que indiquem quais evidências levaram à detecção podem contribuir para: entendimento fundamental do fenômeno, em especial em cenários pouco estudados; conscientização dos usuários, ajudando no combate à prática; e confiança dos usuários nas aplicações, que podem usar as explicações na tomada de decisões consistentes e transparentes sobre possíveis punições. Este projeto aborda a detecção de compartilhamento de conteúdo tóxico em plataformas de mídia social. Serão investigadas soluções baseadas em aprendizado de máquina para cenários atuais e ainda pouco estudados - desinformação na saúde e propaganda política fora de época, conteúdo em português - explorando atributos (individuais e de rede) que caracterizam o contexto particular de cada usuário. Serão desenvolvidas explicações consistentes e informativas,com visualizações fáceis de interpretar. A equipe tem experiência no tema, com muitas publicações que provêem os fundamentos desta proposta. Esta partirá da coleta de dados públicos e mineração de padrões para guiar o desenvolvimento das soluções. Reuniões periódicas da equipe serão feitas para acompanhamento de progressos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Justina Inês Fronza Brigoni
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
iv mostra científica de conhecimento e inovação: elementos de transformação para o futuro
Resumo:
A educação escolar vive novos paradigmas. Os quatro princípios propostos pela Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI estabelecem que a educação deve ser estruturada em quatro eixos: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser. Nessa proposta, o principal objetivo da educação escolar deve ser a aprendizagem permanente, que de acordo com os PCNs, "supõe desenvolver a capacidade de assimilar mudanças tecnológicas e adaptar-se a novas formas de organização do trabalho. A pesquisa e o aprendizado são características intrínsecas da natureza humana. A história da humanidade baseia-se na observação, análise, compreensão e transmissão deste conhecimento para os demais. Outro elemento fundamental a ser considerado pelas realidades escolares na atualidade é a implementação da Base Nacional Comum Curricular. Ela constitui o mais novo parâmetro nacional a respeito da educação que deve servir de referência tanto para a reformulação curricular quanto para o alinhamento das práticas docentes, com vistas a qualificar a educação brasileira. Em seu conjunto normativo prescreve a necessidade do desenvolvimento de habilidades e competências que possam garantir as aprendizagens essenciais em cada etapa da educação básica. No que se refere à área das Ciências, a BNCC propõe que desde o Ensino Fundamental é preciso mobilizar os saberes, as vivências e as curiosidades dos educandos para construir conhecimentos sistematizados, para que possam desenvolver a compreensão dos fenômenos e de seu ambiente de inserção. O evento está na quarta edição, e vem atendendo com sucesso cerca de 200 alunos da educação básica em cada edição.
Instituição/UF/País:
Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
Vigência:
18/05/2022-31/05/2024
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