Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
Alchemy Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento
Associação das Religiosas da Instrução Cristã
Associação Instituto Internacional de Ecologia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
AUTOSCIENCE TECHNOLOGIES PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário Carioca
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Anápolis
Centro Universitário de Brasília
Centro Universitário de Brusque
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário Filadélfia
Centro Universitário Herminio Ometto de Araras
Centro Universitário Tiradentes
Centro Universitário UNINTA
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
E.E.E.M. Agostinho Morais de Oliveira
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Engenharia Assistida por Computador
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Superior de Guerra
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Meridional
Faculdade SKEMA Business School
FAE Centro Universitário
FUCAPE
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação João Pinheiro
Fundação Meridional
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Pio XII
Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Fundo Estadual de Saúde do Estado da Bahia
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado do Acre
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Mãe de Deus
Hospital São Rafael
Hospital Sírio-Libanês
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Instituto de Botânica
Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto ECCUS
Instituto Euvaldo Lodi - PR
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará - Reitoria
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Paraná
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Camaquã
Instituto Integrado
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
instituto MarcosDaniel
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Tecnológico Vale
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu Paraense Emílio Goeldi
Observatório Nacional
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Matinha
Prefeitura Municipal de Paracambi
Prefeitura Municipal de Recife
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO SAUDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE MACAPA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Tauá
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Pará
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do RS
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Brasileira de Imunologia
Sociedade Educacional Três de Maio
Universidade Anhembi Morumbi
Universidade Brasil
Universidade Candido Mendes
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Pernambuco
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica do Salvador
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Cidade de São Paulo
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade da Amazônia
Universidade da Força Aérea
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Cruz Alta
Universidade de Fortaleza
Universidade de Guarulhos
Universidade de Marília
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Rio Verde
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Santo Amaro
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade de Uberaba
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Planalto Catarinense
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Roraima
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Estácio de Sá
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Catalão
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade FUMEC
Universidade Ibirapuera
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Luterana do Brasil
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Positivo
Universidade Potiguar
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tiradentes
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vale do Rio Doce
Universidade Vila Velha
Universidade Virtual do Estado do Maranhão
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biodiversidade e Recursos Naturais
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Economia Doméstica
Educação
Educação Física
Energia
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Segurança Contra Incêndio
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia da Informação e Comunicação
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Tecnologias Médicas e da Saúde
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Mauricio de Almeida Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a influência de padrões espaciais sobre populações de pequenos mamíferos em uma área naturalmente fragmentada no pantanal do mato grosso do sul, brasil
Resumo:
A conversão de ambientes naturais em áreas antropizadas tem aumentado a importância de entender como as características da paisagem e das espécies podem influenciar nas taxas de extinção, colonização e ocupação em áreas fragmentadas. Alguns estudos têm mostrado que os processos ecológicos em paisagens fragmentadas são melhor compreendidos quando a heterogeneidade da matriz é levada em consideração. A matriz pode funcionar como um filtro seletivo, determinando quais espécies são capazes de dispersar entre as manchas de recursos e persistir em paisagens fragmentadas. O objetivo desse projeto é entender como a estrutura da paisagem afeta as dinâmicas populacionais de espécies de pequenos mamíferos em uma paisagem naturalmente fragmentada na região do Pantanal, Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil. Para isso, nós selecionaremos as três espécies de pequenos mamíferos mais comuns na região. Avaliaremos (i) a influência de variáveis locais e na escala da paisagem sobre os padrões de ocupação de espécies de pequenos mamíferos em fragmentos florestais imersos em diferentes tipos de matriz; (ii) se a área de uso das espécies é determinada pelo tamanho da mancha e pelo uso do solo no entorno; (iii) se as espécies mais comuns em fragmentos pequenos formam uma metapopulação; e (iv) se a dinâmica populacional de cada espécie é similar em manchas mais próximas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Mauricio Ehrlich
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
modelagem física de muros de solo reforçado e aterros estruturados
Resumo:
O uso de geossintéticos em obras de engenharia civil vem ganhando grande aplicabilidade em obras de engenharia civil ao longo das últimas décadas. No campo da geotecnia esses elementos são utilizados em obras de contenção, barragens de rejeitos, aterros sobre solos moles, estabilização de solos, proteção ambiental etc. Em estruturas de contenção e aterros sobre solos moles são comumente utilizadas geogrelhas (geossintético com função de resistência à tração) com a finalidade de aumentar a estabilidade dessas estruturas. A influência da inserção desse tipo de reforço no comportamento global da estrutura vem sendo estudada ao longo das últimas décadas, entretanto alguns aspectos inerentes ao tipo de reforço, tais como: fluência, linearidade do comportamento tensão versus deformação, efeito da compactação e tipo de sobrecarga externa, por exemplo, ainda são poucos conhecidos. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar o comportamento de muros de solo reforçado com geogrelhas e aterros estruturados a partir de ensaios em laboratório utilizando modelos físicos em escala próxima da real, e complementados com modelos numéricos. Serão executados em laboratório sob condições controladas modelos físicos com diferentes configurações e materiais. Os resultados a serem obtidos permitirão um melhor entendimento do comportamento desse tipo de estrutura.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Mauricio Ernica
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
segmentação social no sistema de ensino superior e seu papel na reprodução da estrutura de classes sociais do brasil contemporâneo
Resumo:
Este projeto tem por objetivo investigar o papel do sistema de ensino na reprodução da estrutura de classes sociais do Brasil contemporâneo. Mais particularmente, ele se interessa em estudar a configuração contemporânea da segmentação social do sistema de Educação Superior e as dinâmicas que a mantêm, examinando os efeitos da expansão desse sistema e da adoção de políticas de ação afirmativa de diferentes tipos nas últimas décadas. São duas suas perguntas principais: 1) quais os efeitos, em termos de segmentação social do Ensino Superior, da expansão do ensino superior e das políticas de ampliação do acesso implementadas a partir da redemocratização? 2) quais os efeitos da expansão segmentada do Ensino Superior sobre a estrutura de classes sociais brasileira? O projeto está organizado em torno de dois eixos. Um deles reúne três estudos bibliográficos que analisarão: i) a literatura sobre educação e estrutura de classes no Brasil produzida a partir de meados dos anos 1960 no âmbito da sociologia das classes sociais e da economia da educação; ii) a literatura sobre a expansão da demanda, a expansão das matrículas e a segmentação do sistema desde sua expansão a partir da Reforma de 1968 e iii) a literatura sobre a segmentação na Educação Básica e as trajetórias escolares definidas por ela até a Educação Superior. O segundo eixo reúne um conjunto de estudos empíricos cujo interesse é examinar como o padrão de segmentação do ensino superior contemporâneo se concretiza em um grupo selecionado de instituições e identificar as dinâmicas que o sustentam. A partir da problematização das transformações ocorridas em duas universidades públicas paulistas (UNIFESP e Unicamp), uma universidade baiana (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) e uma universidade mineira (Universidade Federal de São João Del Rei) em decorrência de iniciativas de expansão das matrículas e de inclusão de estudantes oriundos de grupos tradicionalmente pouco representados no ensino superior, indaga-se sobre o desenho particular dos mecanismos de inclusão adotados, as características do alunado após a implementação dos processos de inclusão, sua distribuição pelos diferentes cursos e as experiências de aproximação com a cultura legítima que têm vivenciado.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/01/2021
Mauricio Henrique Benedetti
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a influência do ambiente da pós-graduação das universidades para a criação de novos negócios
Resumo:
A integração de áreas do conhecimento, tanto no ensino quanto na pesquisa está se tornando cada vez mais exigida para aumentar a contribuição das universidades com as demandas da sociedade. Atualmente, o objetivo das universidades vai além de preparar jovens para o mercado de trabalho e sua missão passou a incluir o desenvolvimento social e econômico. O empreendedorismo tem sido bastante estudado no Brasil, sendo crescente o número de trabalhos científicos apresentados e publicados sobre o assunto, incluindo relatórios que procuram identificar a propensão de estudantes universitários em terem seus próprios negócios. Assim sendo, o foco dado aos cursos de pós-graduação neste projeto de pesquisa justifica-se por ser bastante comum que sejam os profissionais que já atuam no mercado de trabalho que frequentem esses cursos. O objetivo central proposto neste projeto de pesquisa é verificar a influência do ambiente da pós-graduação sobre a criação de novos negócios. Para atingir tal objetivo, assim como os objetivos específicos, realizar-se-á uma pesquisa descritiva quantitativa com aporte qualitativo. Espera-se que com as publicações geradas a partir desse projeto de pesquisa gestores das universidades sejam estimulados a criarem e implementarem ações e políticas direcionadas ao ambiente da pós-graduação com objetivo de contribuírem para o desenvolvimento de novos negócios com potencial de diferenciação e crescimento, agregando valor a clientes e a cadeias produtivas em que estiverem inseridos.
Instituição/UF/País:
Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Maurício Jeomar Piotrowski
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo computacional da interação de moléculas e nanoestruturas com nanoclusters via teoria do funcional da densidade
Resumo:
Os agregados atômicos de tamanho nanométrico, que apresentam em sua constituição de poucas unidades a milhares de componentes, têm recebido grande destaque nos últimos anos, tanto em ciência básica quanto em uma variedade de aplicações tecnológicas. Denominados como nanoclusters, esses sistemas são importantes tanto no que diz respeito à interação com sistemas moleculares quanto com nanoestruturas, envolvendo inúmeras reações químicas e processos físicos de grande relevância para aplicações de caráter tecnológico, especialmente no campo da catálise. Esses sistemas nanométricos possuem a vantagem de possuírem um grande número de átomos disponíveis na região de superfície, o que os torna propícios para interagirem com o ambiente, além da possibilidade de novas propriedades em relação aos seus respectivos sistemas cristalinos (bulks). Nos últimos anos, um crescente número de estudos teóricos e experimentais tem sugerido que nanoclusters metálicos, em especial os de metais de transição, podem contribuir de forma significativa para o surgimento de catalisadores eficientes, dada a alta reatividade observada em comparação aos sistemas macroscópicos. A possibilidade de empregar nanoclusters unários ou binários (combinando dois elementos químicos diferentes na mesma partícula) contribui diretamente para reduzir o custo dos catalisadores e para aumentar a capacidade catalítica, já que, no caso dos sistemas binários, efeitos sinergéticos podem decorrer desta combinação. Nesse sentido, o entendimento da adsorção molecular passa a ser importante, sendo promissora a utilização de nanoclusters mono e bimetálicos como substratos para a interação com moléculas di e triatômicas, bem como, o estudo de nanoclusters interagindo com nanoestruturas, além do próprio estudo de novas famílias de nanoclusters. Dentre as possibilidades, faz-se de grande interesse a adsorção de moléculas como: H2, N2, O2, CO, NO e CO2 sobre nanoclusters, as quais estão relacionadas a importantes reações químicas como, por exemplo, a redução de CO2. Estudos atomísticos são necessários a fim de resolver questões em aberto como, por exemplo, o entendimento da adsorção molecular em relação à variação do tamanho (número de átomos) ou composição dos nanoclusters; os mecanismos que determinam a estabilidade do sistema adsorvido; a magnitude das alterações na reatividade dos nanoclusters devido à adsorção molecular; e os efeitos da adsorção molecular no que diz respeito à mudança de ambiente químico dos nanoclusters (considerando ligantes e surfactantes). De igual importância são os tópicos relacionados à interação de nanoclusters com nanoestruturas, especificamente, o que diz respeito à combinação de nanoclusters com nanotubos de carbono, evidenciando a combinação (colaborativa) de propriedades de ambos os sistemas. Para tanto, far-se-á uso de cálculos de primeiros princípios, através da Teoria do Funcional da Densidade, fazendo uso de funcionais de troca e correlação semi-locais e não-locais (funcionais híbridos), bem como de correções de van der Waals e correções relativísticas. Espera-se, assim, através do estudo da interação de moléculas e nanoestruturas com nanoclusters, contribuir para a área de física de nanoclusters.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Mauricio Luiz Sens
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
valorização e destinação final dos resíduos produzidos na dessalinização de água por membranas filtrantes
Resumo:
A aplicação de dessalinização por membranas filtrantes tem como problemática a geração de um resíduo do processo, com alta concentração de sais. Esse resíduo é um poluente ambiental, principalmente quando a dessalinização é executada longe do mar. É responsável pela salinização da água de rios e dos solos e consequente diminuição da produtividade do solo, limitando o crescimento de plantas. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo propor e estudar alternativas para a destinação ecologicamente correta, por descarte ou valorização, de resíduos produzidos pelo tratamento de água salobra por membranas em unidades compactas. O projeto de pesquisa ocorrerá basicamente em duas etapas, que são: reconhecimento da problemática, em um momento inicial; e em um momento secundário, o desenvolvimento do sistema piloto e experimento. O sistema piloto será o tratamento de água salobra por membranas de Osmose Inversa (OI), cujo rejeito produzido será reaproveitado em diversas frentes de estudo. Os resultados obtidos poderão incentivar a aplicação de uma tecnologia simples e social. Assim, a partir da valorização e destinação final dos resíduos produzidos na dessalinização de água por membranas de filtração, não mais existirá a problemática inerente à deposição destes na natureza.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Mauricio Magalhães Mata
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
processos de ventilação oceânica e ciclo do carbono no norte da península antártica (provoccar)
Resumo:
A NAP é, caracteristicamente, uma zona de transição entre os ambientes polares, mais ao sul, e a zona subantártica, mais ao norte, e tem se mostrado como um hotspot climático e laboratório natural que pode auxiliar na identificação e estudo inicial de alterações ambientais, variabilidade e vulnerabilidade de ecossistemas marinhos de vital importância para sustentação de rede trófica da Antártica e do Oceano Austral. Alterações nestes ecossistemas, por sua vez, estão ligadas às propriedades físico-químicas das águas da região, padrões e aspectos dinâmicos da circulação oceânica, os quais, na área Norte da Península Antártica-NAP, sofrem a influência combinada de ambientes fundamentalmente distintos do ponto de vista oceanográfico presentes nos setores Pacífico (Mar de Bellingshausen) e Atlântico (Mar de Weddell) da Península Antártica. Desta forma, a NAP se constitui em uma região-chave para o significativo aumento de entendimento sobre os processos causadores das alterações ambientais observadas nestas áreas e, de forma mais ampla, em diversos outros ambientes marinhos no entorno do continente Antártico, sejam estes processos de origem natural ou antrópica. As atividades de campo do Projeto PROVOCCAR ocorrerão nas seguintes regiões: (i) noroeste do mar de Weddell, (ii) Estreito de Bransfield, (iii) porção sul do Estreito de Drake e mar de Scotia e (iv) Estreito de Gerlache e imediações. Estações oceanográficas serão realizadas nestas regiões com o objetivo de responder aos objetivos científicos definidos acima e incrementar as séries históricas ocupadas pelo GOAL. Estas atividades serão auxiliadas através da utilização de veículos subaquáticos autônomos (Seagliders) para monitorar áreas específicas da região de estudo. Além disso, de forma inédita, será lançado um fundeio de armadilha de sedimentos (Sediment trap) na região do Estreito de Gerlache o que destaca o caráter inovador do GOAL em suas atividades de campo em conseguinte à realização das atividades de fundeios oceanográficos em águas polares, monitoramento do deslocamento de icebergs e lançamentos de seagliders, atividades estas executadas com pioneirismo pelo GOAL na região em projetos anteriores. Do ponto de vista científico, com a execução desta proposta espera-se elucidar sobre o papel das forçantes associadas às alterações recentemente observadas nos ambientes marinhos da NAP. Desta forma, aspectos da dinâmica da ventilação e a propagação destes sinais para o oceano profundo, inclusive de variáveis do sistema carbonato, poderão ser melhor elucidados e estudados nas suas causas e efeitos em abordagens complementares tanto observacionais quanto modeladas. As estimativas da influência das intrusões de Água Profunda Circumpolar-CDW e do aporte de degelo glacial são inéditas e devem trazer ganhos significativos (i) para o entendimento da oceanografia regional e (ii) para as questões em aberto sobre os processos reguladores dos fluxos líquidos de CO2 na interface ar-mar e sobre o armazenamento de carbono nos oceanos. Ainda neste contexto, o conhecimento da quantidade, variedade e a variabilidade das propriedades da água densas produzidas e transformadas na região da NAP são fundamentais para entendimento das recentes alterações recentemente observadas nas camadas profundas e de fundo dos oceanos e, portanto, do próprio papel do Oceano Austral no clima.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
25/12/2018-31/12/2022
Mauricio Maia
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação da vitrectomia via pars plana precoce em quadros de endoftalmite aguda
Resumo:
Endoftalmite é uma doença rara, porém uma forma severa de inflamação ocular, secundária à infecção da cavidade intra-ocular, podendo levar a danos visuais irreversíveis, caso não seja tratada da forma correta e em tempo hábil. O estudo EVS (1995) foi o grande responsável por definir diretrizes e condutas frente aos casos de endoftalmite pós-operatória. Concluiu-se que a Vitrectomia Via Pars Plana (VVPP) precoce seria o tratamento de escolha, nos casos em que a acuidade visual inicial fosse de Percepção Luminosa (PL); enquanto a antibioticoterapia intra-vítrea estaria indicada em olhos com uma acuidade visual melhor que PL. Com o advento da Vitrectomia com Microincisões, nos anos 2000, os instrumentos tornaram-se menores, o que pôde promover, além do menor tempo de cirurgia, menor trauma cirúrgico e, consequentemente, menor inflamação intra-ocular. O objetivo do estudo é avaliar a Vitrectomia Via Pars Plana Precoce em quadros de Endoftalmite Aguda, visando provar que a abordagem cirúrgica precoce seria benéfica, independente da acuidade visual inicial.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Mauricio Marques Pinto da Silva
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vi mostra científica para o ensino médio da universidade católica de santosvi
Resumo:
A VI Mostra Científica da Universidade Católica de Santos será organizada de forma a enquadrar-se na categoria municipal, tendo como público alvo estudantes, professores e gestores do Ensino Médio das escolas públicas e privadas do Município de Santos e Região Metropolitana da Baixada Santista e será organizado como VI Mostra Científica para o Ensino Médio da Universidade Católica de Santos. A VI Mostra Científica da Universidade Católica de Santos terá como princípio norteador a inclusão social pela ciência e tecnologia, a qual já é praticada em nossa instituição por meio dos Programas de Educação Científica para o Ensino Médio, que incluem o Programa denominado Expedição Científica, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, os Seminários do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI) e a Mostra Científica para o Ensino Médio (1a Edição em 2016, 2a Edição em 2017, 3ª edição em 2018, 4ª edição em 2019, 5ª edição em 2020. A data de ocorrência da VI Mostra será definida pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Católica de Santos e constará de Encontro Temático na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTIC em 2021, inserida no Mês Nacional de Ciência e Tecnologia, constando de exposição de painéis inscritos (presencial e/ou ambiente virtual) e oficinas, além de encontros multiplicadores de repetição das Oficinas propostas junto ao Programa Expedição Científica, com reapresentação dos painéis nas escolas de origem, ao longo dos anos de 2021 e 2022. Como atividade específica pertencente à VI Mostra, serão realizadas como atividades dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia as oficinas do Projeto Expedição Científica e, como evento principal, serão expostos, apresentados e avaliados painéis vindos das inscrições dos estudantes das escolas do Município e Região Metropolitana da Baixada Santista. Para garantir a cota mínima de 40 trabalhos, os participantes do Ciclo de Iniciação Científica para o Ensino Médio 2021-2022; assim como os trabalhos referentes às propostas do Ciclo 2020-2021 (33 estudantes bolsistas, sendo 19 bolsas CNPq/PIBIC Jr e 14 bolsas da Universidade Católica de Santos), apresentarão seus trabalhos. Como atividades multiplicadoras, os painéis depois de apresentados serão disponibilizados em ambiente virtual para divulgação dos mesmos para as comunidades escolares, garantindo a divulgação do trabalho em si e das iniciativas envolvendo Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco no público alvo professores, coordenadores e diretores de escolas de Ensino Médio interessados em firmar novas parcerias para que se possa replicá-las, aproximando a Universidade do cotidiano escolar, de suas necessidades e seus anseios no tocante à Ciência e Tecnologia. Em resumo, frente à concepção apresentada, o evento terá caráter triplo: primeiro, trata-se de uma Feira de Ciências focada na aproximação e desenvolvimento de novos talentos do Ensino Médio e Técnico da Investigação Científica. A feira pretende catalisar e promover o interesse pelo desenvolvimento do pensamento sistemático e racional em diversas áreas do saber, servindo como um multiplicador. Para tanto, oferece-se a oportunidade a todas as Unidades de Ensino básico da região inscreverem trabalhos científicos no evento. O segundo caráter da Mostra Científica é o de conclusão dos trabalhos realizados nos Programas de Educação Científica (Expedição Científica) e de Iniciação Científica para o Ensino Médio desenvolvidos pela Universidade Católica de Santos junto às instituições parceiras nos moldes acima mencionados. O terceiro caráter da Mostra é a realização de Oficinas integrados ao Programa Expedição Científica, que também acontecem ao longo do ano e não somente na data da Mostra, dando continuidade ao ciclo dos programas como forma de concretizar a inclusão social pela ciência e tecnologia. A organização será realizada pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da Universidade Católica de Santos.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica de Santos - SP - Brasil
Vigência:
05/01/2021-31/01/2023
Mauricio Marques Pinto da Silva
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
semana nacional de ciência e tecnologia - inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira / universidade católica de santos
Resumo:
A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira / Universidade Católica de Santos será organizada de forma a enquadrar-se na Linha B Eventos de Abrangência Intermunicipal, tendo como público alvo estudantes, professores e gestores do Ensino Médio das escolas públicas e privadas da Região Metropolitana da Baixada Santista e estudantes de Graduação e Pós-Graduação da Universidade, A SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA da Universidade Católica de Santos terá como princípio norteador a inclusão social pela ciência e tecnologia, a qual já é praticada em nossa instituição por meio dos Programas de Educação Científica para o Ensino Médio e para a Graduação, que incluem os Subprogramas denominados Expedição Científica e Expresso Científico, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para Graduação e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação para Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, além de Seminários do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI) e a Mostra Científica para o Ensino Médio (desde 2016). Como atividades específicas pertencentes à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, prevê-se a promoção de mesas-redondas e palestras relacionadas a temáticas propostas pelo presente edital, a saber: Tecnologias Convergentes e Habilitadoras, nas áreas de Nanotecnologia, Materiais Avançados e Tecnologias para a Manufatura Avançada. Em resumo, frente à concepção apresentada, o evento terá caráter duplo: primeiro, trata-se de uma Feira de Ciências focada na aproximação e envolvimento de novos talentos do Ensino Médio e Técnico da Investigação Científica, através do inter-relacionamento e vivências com estudantes de Graduação e Pós-Graduação. Pretende-se catalisar e promover o interesse pelo desenvolvimento do pensamento sistemático e racional em diversas áreas do saber, servindo como um multiplicador. O segundo caráter da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA da Universidade Católica de Santos é a realização de Oficinas integradas aos Subprogramas Expedição Científica e Expresso Científico, que também acontecerão ao longo do ano e não somente na Semana, dando continuidade ao ciclo dos programas como forma de concretizar a inclusão social pela ciência e tecnologia. Com o objetivo de divulgar as ações realizadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, será desenvolvido um Plano de Comunicação com a previsão de utilização e/ou criação de perfis nas plataformas de redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook e Youtube), de maneira que as atividades desenvolvidas também sejam veiculadas e promovidas na Internet por meio de tais instrumentos de divulgação e interação. Tais ações já são desenvolvidas pela Universidade Católica de Santos, por meio do Comitê Institucional de Iniciação Científica, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas, que serão os responsáveis pela organização dos eventos citados.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica de Santos - SP - Brasil
Vigência:
20/10/2020-30/04/2021
Mauricio Marques Pinto da Silva
COORDENADOR(A)
Tecnologias
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mostra científica para o ensino médio da universidade católica de santos
Resumo:
A V Mostra Científica da Universidade Católica de Santos será organizada de forma a enquadrar-se na categoria municipal, tendo como público alvo estudantes, professores e gestores do Ensino Médio das escolas públicas e privadas do Município de Santos e será organizado como V Mostra Científica para o Ensino Médio da Universidade Católica de Santos. A V Mostra Científica da Universidade Católica de Santos terá como princípio norteador a inclusão social pela ciência e tecnologia, a qual já é praticada em nossa instituição por meio dos Programas de Educação Científica para o Ensino Médio, que incluem o Programa denominado Expedição Científica, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, os Seminários do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI) e a Mostra Científica para o Ensino Médio (1a Edição em 2016, 2a Edição em 2017, 3ª edição em 2018, 4ª edição em 2019, 5ª edição em 2020. A data de ocorrência da V Mostra será definida pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Católica de Santos e constará de Encontro Temático na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTIC em 2020, constando de exposição de painéis inscritos e oficinas, além de encontros multiplicadores de repetição das Oficinas propostas junto ao Programa Expedição Científica e reapresentação dos painéis nas escolas de origem, ao longo do ano de 2020. Como atividade específica pertencente à V Mostra, serão realizadas como atividades dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia as oficinas do Projeto Expedição Científica e, como evento principal, serão expostos, apresentados e avaliados panéis vindos das inscrições dos estudantes das escolas do Município; para garantir a cota mínima de 40 trabalhos, os participantes do Ciclo de Iniciação Científica para o Ensino Médio 2020-2021; assim como os trabalhos referentes às propostas do Ciclo 2019-2020 (100 estudantes bolsistas, sendo 16 bolsas CNPq/PIBIC Jr e 84 bolsas da Universidade Católica de Santos, apresentarão seus trabalhos. Como atividades multiplicadoras, os painéis depois de expostos serão recolhidos e doados aos seus autores para fixação dos mesmos em seu ambiente escolar, para garantir a divulgação do trabalho em si e das iniciativas envolvendo Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco no público alvo professores, coordenadores e diretores de escolas de Ensino Médio interessados em firmar novas parcerias para que se possa replicá-las, aproximando a Universidade do cotidiano escolar, de suas necessidades e seus anseios no tocante à Ciência e Tecnologia. Em resumo, frente à concepção apresentada, o evento terá caráter duplo: primeiro, trata-se de uma Feira de Ciências focada na aproximação e desenvolvimento de novos talentos do Ensino Médio e Técnico da Investigação Científica. A feira pretende catalisar e promover o interesse pelo desenvolvimento do pensamento sistemático e racional em diversas áreas do saber, servindo como um multiplicador. Para tanto, oferece-se a oportunidade a todas as Unidades de Ensino básico da região inscreverem trabalhos científicos no evento. O segundo caráter da Mostra Científica é o de conclusão dos trabalhos realizados nos Programas de Educação Científica (Expedição Científica) e de Iniciação Científica para o Ensino Médio desenvolvidos pela Universidade Católica de Santos junto às instituições parceiras nos moldes acima mencionados. O terceiro caráter da Mostra é a realização de Oficinas integrados ao Programa Expedição Científica, que também acontecem ao longo do ano e não somente na data da Mostra, dando continuidade ao ciclo dos programas como forma de concretizar a inclusão social pela ciência e tecnologia. A organização será realizada pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da Universidade Católica de Santos.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica de Santos - SP - Brasil
Vigência:
07/01/2020-31/01/2021
Maurício Martines Sales
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uso do ensaio pmt na previsão da capacidade de carga de estacas metálicas tubulares com ponta aberta em solo tropical
Resumo:
Estacas metálicas tubulares de ponta aberta são um tipo de fundação muito utilizado no mundo devido, entre outros fatores, à facilidade de cravação, menores vibrações transmitidas ao terreno e à possibilidade de utilização de estacas de grande diâmetro. Porém o comportamento desse tipo de estaca em solos tropicais não é muito conhecido, devido à pequena quantidade de estudos. Corrobora com isso os fenômenos específicos que ocorrem nessas estacas, como, por exemplo, o tamponamento. Neste trabalho serão realizadas provas de carga estáticas em estacas tubulares metálicas de ponta aberta instaladas em um solo tropical da região de Goiânia-GO, visando observar seu comportamento. Para avaliar a capacidade preditiva deste comportamento, serão realizados, no mesmo campo experimental, ensaios pressiométricos para avaliar as tensões in situ, deformabilidade e a resistência do solo laterítico do local. Serão ensaiadas 7 estacas, variando-se a espessura da parede e o diâmetro das estacas. A altura da coluna de solo que adentra à estaca será medida continuamente ao longo da instalação. Cada estaca será ensaiada com 2 m e 4 m de profundidade. Os resultados obtidos serão comparados com diferentes teorias de capacidade de carga presentes na literatura, observando-se a sua precisão para o solo do local e podendo-se, se possível, propor fatores de correção.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Mauricio Morishi Ogusku
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diagnóstico diferencial de tuberculose multidroga resistente (tb-mdr) e micobacteriose em pacientes com doença pulmonar em manaus amazonas
Resumo:
O projeto Diagnóstico diferencial de Tuberculose Multidroga Resistente (TB-MDR) e Micobacteriose em pacientes com doença pulmonar em Manaus - Amazonas tem por objetivo principal investigar as frequências de Tuberculose resistente às drogas e Micobacteriose em pacientes com doença pulmonar, atendidos em uma policlínica de referência em pneumologia, a Policlínica Cardoso Fontes, na cidade de Manaus (AM). Para esta proposta será realizado o isolamento de micobactérias em meio de cultura sólido como método de diagnóstico e controle de tratamento. Pois, diante das limitações da baciloscopia direta e do teste rápido molecular (TRM GeneXpert MTB/Rif) é imprescindível que a oferta de cultura para micobactérias e teste de sensibilidade aos antibióticos seja maior. Pela cultura de micobactérias será possível identificar a espécie causadora da doença pulmonar, bem como avaliar a sensibilidade aos antibióticos Isoniazida e Rifampicina, os principais utilizados no esquema básico de tratamento da Tuberculose. Como pesquisa científica, este projeto procurará discriminar os casos de TB-MDR e de Micobacteriose pulmonar pela cultura bacteriológica do escarro e PCR em tempo real (qPCR). Assim, diante do exposto, espera-se que o presente projeto possa melhorar o prognóstico dos pacientes e, consequentemente, contribuir para o diagnóstico e controle da Tuberculose e Micobacteriose pulmonar na cidade de Manaus AM.
Instituição/UF/País:
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Mauricio Pamplona Pires
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de células solares nanoestruturadas
Resumo:
Uma grande preocupação da humanidade é o futuro energético. Atualmente dependemos muito dos combustíveis fósseis (carvão, gás e petróleo) que são fontes não renováveis de energia e, além disso, poluentes. Uma alternativa barata e quase ilimitada é a energia solar [1, 2]. A energia luminosa irradiada pelo sol pode ser convertida em elétrica por meio de dispositivos semicondutores conhecidos como células solares (CS). A energia elétrica numa CS é produzida através da geração de pares elétron-buraco na região de depleção de uma junção p-n (efeito fotovoltaico), esses pares são criados devido à absorção dos fótons. Logo após sua criação os pares gerados são acelerados em sentidos opostos pelo campo elétrico ε da junção, elétrons no sentido p → n e buracos no sentido n → p, resultando numa corrente elétrica com sentido n → p, que é reverso ao da corrente na junção, podendo alimentar uma circuito externo conectado aos seus terminais. De uma forma geral as CS podem ser divididas em três categorias, denominadas gerações. A primeira geração abrange as CS de silício mono (c − Si) e policristalino (p − Si), sendo produzidas em escala comercial. Apesar de apresentarem uma eficiência razoável (cerca de 20%) apresentam um custo de fabricação elevado, pois requerem uma alta pureza para o silício. Na tentativa de reduzir os custos, as CS de segunda geração se baseiam na tecnologia de filmes finos sobre substratos mais baratos. Os materiais mais comuns utilizados nos filmes são: silício amorfo (a − Si), telureto de cádmio (CdTe), cobre-índio-selênio (CIS) e cobre-índio-gálio- selênio (CIGS). Apesar do custo de produção menor, há também uma redução na eficiência (cerca de 10%). Atualmente estão nos primeiros estágios da escala comercial. Para um fóton ser absorvido e criar um par, ele deve possuir uma energia mínima maior do que a energia de gap (Eg) do semicondutor. Além disso, fótons com energia muito maior que Eg produzem pares que não contribuem para a corrente elétrica. Por esse motivo as CS com um único gap são capazes de aproveitar uma pequena faixa do espectro solar, tendo sua eficiência reduzida. Uma maneira de tornar a faixa de absorção mais ampla, aumentando assim a eficiência, é através de estruturas capazes de absorver fótons com diferentes energias aproveitando ao máximo toda a extensão do espectro solar. É esse o conceito por trás das células solares de terceira geração. Uma das características da terceira geração é a potencialidade em superar o limite Shockley-Queisser [3], que consiste na máxima eficiência teórica para uma célula solar de junção p-n (≈ 30%). Uma das estruturas que se encaixa no conceito da terceira geração é a chamada célula solar tripla (ou tandem). Em células triplas um sistema de multijunções é formado através do empilhamentode três junções simples com energias de absorção diferentes entre si. Essa célula apresenta um ganho considerável em termos de aproveitamento do espectro solar. Atualmente é esta célula que detém o recorde de eficiência: 42,4%, que é consideravelmente maior que o limite Shockley-Queisser. Uma das desvantagens da CS tandem é a limitação da corrente, isto é, uma vez que as três junções são conectadas em série, a unidade que produzir a menor corrente limitará a corrente total em toda a estrutura. Além disso, a associação em série requer a presença de junções do tipo túnel entre as unidades. As desvantagens da CS tripla podem ser eliminadas se em uma única junção existirem as três energias. A introdução de uma banda (ou um nível) de energia intermediária entre as bandas de valência e de condução permite a existência de três transições óticas para os elétrons (Fig. 1). CS que se baseiam nesse conceito são denominadas células solares de banda intermediária [4, 5] (IBSC). Nas IBSCs existem dois tipos de absorções que promovem a criação de pares elétron-buraco. O primeiro processo é idêntico ao de uma CS comum através da ab- sorção de um fóton com energia igual ao gap Eg. Existe ainda a transição em duas etapas envolvendo a banda intermediária. Nessa transição um fóton com energia EV I promove um elétron da banda de valência para a intermediária. Um novo fóton de energia EIC é então absorvido promovendo um elétron da banda intermediária para a de condução. Os dois novos fótons absorvidos aumentam a taxa de criação de pares, gerando uma corrente extra [6]. Nesse contexto é necessário que a banda intermediária esteja semi preenchida sendo capaz de receber e ceder elétrons as bandas de valência e condução, respectivamente. Os dois processos, transição simples Eg e transição em sua etapas EV I → EIC, são independentes entre si. Portanto, um não limita a corrente produzida pelo outro. A banda intermediária pode ser produzida através de introdução de pontos quânticos (PQs) na camada ativa, como será visto na metodologia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Mauricio Paulo Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fecinc - feira de ciências norte capixaba
Resumo:
A Fecinc é uma ação de capacitação em ensino e para o trabalho escolar associada a mostras de ciências e tecnologia que têm como objetivo a popularização da ciência através da divulgação de projetos Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática desenvolvidos preferencialmente por alunos do ensino básico. Nesse contexto, são desenvolvidas, além da feira de ciências, atividades como minicursos, mostras de vídeos científicos, palestras e portas abertas. Através de ações sólidas que influenciam a práticas docente e a qualidade do ensino pelo uso do método científico, a Fecinc espera despertar vocações que apresentem significativo impacto na formação de uma sociedade mais consciente de forma política, social e cultural. Estimulando a interação escola-comunidade e fortalecendo as parcerias escola-academia, a Fecinc já promove ações de capacitação de professores e estímulo estudantil em 9 municípios do estado.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
28/12/2020-31/12/2022
Mauricio Pereira Almerão
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
biologia da invasão de hovenia dulcis thumb. (rhamnaceae) no rs: investigação sobre a dinâmica de colonização a partir de marcadores moleculares.
Resumo:
Vide projeto anexo.
Instituição/UF/País:
Universidade La Salle - Canoas - RS - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Maurício Roberto Cherubin
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
remoção de resíduos culturais da cana-de-açúcar e suas implicações nas funções físicas do solo e serviços ecossistêmicos associados
Resumo:
A compactação é uma das principais causas da degradação da estrutura e das funções físicas dos solos cultivados com cana-de-açúcar colhida mecanicamente no Brasil. Associado a isso, o crescente interesse do setor sucroenergético em remover e utilizar os resíduos culturais (palha) como matéria-prima para produção de bioenergia (etanol celulósico e/ou bioeletricidade), pode acentuar os efeitos negativos do tráfego de máquinas na qualidade física do solo e serviços ecossistêmicos relacionados. A palha deixa no campo após a colheita, adiciona carbono (C) ao solo, atuando positivamente na agregação do solo e atividade biológica, além de proteger mecanicamente a superfície do solo, dissipando parte da energia de compactação aplicada sobre este solo. Desta forma, a remoção indiscriminada da palha pode comprometer a estrutura do solo e por consequência as funções físicas e os serviços críticos provisionados pelo solo. O objetivo deste projeto será avaliar os impactos da remoção dos resíduos culturais da cana-de-açúcar nas funções físicas do solo e serviços ecossistêmicos associados em um Latossolo argiloso na região sudeste do Brasil. Para tanto, será conduzido um estudo em um experimento de média-longa duração, cujos impactos da remoção da palha de cana-de-açúcar têm sido avaliados desde 2013 em um solo argiloso em Iracemápolis-SP. Amostragens de solo serão realizadas nas camadas 0-5, 5-10, 10-20 e 20-30 cm para determinar os parâmetros físicos do solo em laboratório, incluindo densidade, macro, micro e porosidade total, umidade e estabilidade de agregados. Além disso, os estoques de C do solo também serão determinados. Diretamente no campo, serão avaliados a taxa de infiltração de água e escorrimento superficial, resistência à penetração e a avaliação visual da estrutura do solo utilizando-se o método Visual Evaluation of Soil Structure (VESS). A produtividade da cultura será quantificada durante a colheita. Inicialmente, os dados serão analisados e interpretados individualmente para identificar os impactos do manejo em cada parâmetro. Na sequência, será desenvolvido um Índice de Qualidade Física do Solo (IQFS), tendo como base quatro funções físicas críticas: f(i) sustentar o crescimento das plantas; f(ii) regular os fluxos e o armazenamento de água no solo; f(iii) permitir as trocas de gases entre solo e atmosfera e garantir o suprimento de oxigênio aos processos biológicos; f(iv) habilidade de resistir e recuperar-se (resistência e resiliência) à ação de agentes de degradação. Este IQFS permitirá integrar as informações obtidas no projeto. Espera-se que as informações geradas neste projeto, ainda incipientes na literatura, possam servir de base científica para avaliar as potenciais implicações da remoção da palha de cana-de-açúcar sobre a estrutura do solo, bem como subsidiar a tomada de decisão frente ao manejo de resíduos culturais que tenha o menor impacto sobre as funções físicas do solo e na provisão de serviços ecossistêmicos.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Maurício Roberto Viana Sant'Anna
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Parasitologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação da atividade inibidora do sistema complemento pelo conteúdo intestinal de aedes aegypti (diptera: culicidae): identificação de novos alvos vacinais para o controle do principal vetor de arboviroses humanas nas américas
Resumo:
Dengue, Chikungunya e Zika são arbovírus transmitidos aos seres humanos por mosquitos do gênero Aedes, principalmente o Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762), causando surtos simultâneos com manifestações clínicas semelhantes, representando hoje um desafio no diagnóstico e tratamento dos doentes. Para que artrópodes hematófagos como os culicídeos realizem um repasto sanguíneo satisfatório em hospedeiros vertebrados, os mecanismos responsáveis pela hemostasia (vasoconstricção, agregação plaquetária, coagulação e reações imunes) precisam ser sobrepostos, de modo que o inseto permaneça vivo e seja capaz de transmitir a infecção a diferentes hospedeiros. Além disso, a saliva de artrópodes hematófagos deve conter moléculas que causam imunomodulação nos hospedeiros vertebrados. Neste contexto, as moléculas presentes na saliva ou no conteúdo intestinal destes artrópodes podem ser inibidoras do sistema do complemento (SC), que constitui parte da resposta imune inata a patógenos ou parte complementar da imunidade adquirida devido aos anticorpos ligados aos microorganismos. Os inibidores salivares e intestinais do SC visam proteger as células do tubo digestivo de artrópodes hematófagos contra o ataque do complemento presente no sangue ingerido. Uma outra forma de evadir o SC de hospedeiros vertebrados seria a captação de fator H, também presente no soro. O fator H, uma vez depositado sob a superfície de células, as protegem da ativação do próprio SC ao promover sua inativação pela ação da proteína regulatória chamada Fator I. O presente trabalho tem como objetivo verificar a atividade anti-complemento do conteúdo intestinal de A. aegypti sobre as vias alternativa, clássica e das lectinas do sistema complemento humano. Além disso, investigaremos se o intestino do mosquito é capaz de captar o fator H do soro humano para se proteger contra o ataque do SC. Diante do fato de que inibidores de complemento sejam vitais para a sobrevivência de fêmeas de insetos hematófagos, candidatos vacinais baseados em proteínas e peptídeos de A. aegypti que inibem o complemento humano tem grande potencial em interferir em aspectos relacionados à sobrevivência e à reprodução deste mosquito.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Maurício Rossato
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise patogênica, bioquímica, filogenética e genômica de xanthomonas spp. da teca (tectona grandis) no brasil.
Resumo:
As áreas de produção comercial de teca (Tectona grandis) no Brasil estão em expansão, pois a madeira desta espécie combina beleza, resistência e durabilidade, tornando-a uma das mais valiosas do mundo, superando outras espécies nobres, como o mogno. No entanto, doenças como a mancha de bacteriana causada por Xanthomonas spp. têm aumentado a incidência ao longo dos anos, causando graves perdas na fase de viveiro. A teca é uma cultura cujo genoma ainda não foi sequenciado, dificultando o desenvolvimento de estratégias eficientes para o controle/manejo da doença via monitoramento com marcadores moleculares e resistência genética. Levantamentos realizados em 2016 permitiram estimar a incidência de até 15% da mancha bacteriana em viveiros de teca com produção em escala comercial no Brasil. Os principais fatores que afetaram a incidência da doença foram os materiais genéticos empregados (=clones) e as condições de manejo do viveiro. Nenhum método de controle cultural eficiente está disponível para esse patossistema. Neste cenário, o plantio de clones resistentes de teca seria um dos poucos métodos economicamente viáveis para reduzir os danos impostos por essa doença. No entanto, a informação disponível sobre fontes de resistência/tolerância na cultura da teca, que possui uma base genética bem estreita, ainda é muito pequena. Com vistas a conhecer melhor as variantes da bactéria que afeta a teca, informação essencial para a busca de controle estável da doença, no presente projeto está sendo proposto a identificação das espécies de Xanthomonas, assim como verificar a diversidade genética presente dentro delas. Para tal, será feita uma coleção de isolados de Xanthomonas spp. que infectam teca no Brasil visando caracterização inicial por marcadores do tipo BOX-PCR. Após seleção da coleção de trabalho com isolados representativos dessa diversidade, os isolados selecionados serão sequenciados para aquisição da sequência de genoma completo através de um método híbrido, composto por sequenciamento na plataforma MinION (Oxford Nanopore Technologies) e Illumina NovaSeq6000 (Illumina) com montagem no pipeline Unicycler. Anotações dos genomas recém sequenciados, assim como de outros disponíveis no GenBank (NCBI) serão realizados com o software Prokka usando a base de dados montados a partir do RefSeq de Xanthomonas spp. disponíveis também no GenBank. Para identificação das espécies de Xanthomonas que infectam teca, a sequência e genoma completo dos isolados serão analisadas usando Average Nucleotide Identity (ANI), análise de Multi Locus Sequence Analysis (MLSA) e por métodos bioquímicos tradicionais, exigidos para a taxonomia de espécies bacterianas. Análise comparativa entre os genomas dentro de cada espécie identificada como agente causal será feita identificando genes ou regiões únicas. Efetores serão identificados e anotados manualmente no genoma, através de comparações com bases de dados já existentes, comparando os resultados com a análise de predição de efetores com softwares específicos. O efetoma de cada isolado será comparado entre eles visando identificar possíveis efetores associados com a capacidade de infectar a teca. Todos os isolados da coleção serão analisados quanto sua patogenicidade, virulência e gama de hospedeiras, este último de acordo com a lista de hospedeiras relatadas para aquela espécie e patovar de Xanthomonas. Com os resultados do projeto, espera-se conhecer a diversidade de Xanthomonas spp. da teca no Brasil, auxiliando no direcionamento do processo de melhoramento genético dessa cultura e, por consequência, reduzindo perdas pela mancha bacteriana. Neste contexto, a informação gerada no projeto de pesquisa poderá contribuir para um melhor entendimento da diversidade genética e espécies de Xanthomonas que atacam a teca como também na interação molecular do patossistema XanthomonasT. grandis, auxiliando no estabelecimento de sistemas de seleção assistida bem como a identificação de novos genes-alvo para uso em transformação genética/edição gênica, com a finalidade de obter clones de teca com níveis elevados de resistência/tolerância à mancha bacteriana.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Mauricio Soares Bugarin
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimentos em teoria econômica com aplicações: assimetria endógena em leilões sequenciais; concessões de infraestrutura; não linearidade e choques estocásticos no modelo de capital vintage
Resumo:
(Vide projeto anexo) Este projeto irá analisar dois problemas da teoria econômica / economia matemática. O primeiro é o estudo de leilões sequenciais no qual o leiloeiro é capaz de gerar assimetria entre os participantes com a finalidade de aumentar a sua receita esperada. Isto aplicado a leilões de concessão ou de privatização ou ainda nas licitações de compras governamentais é de extrema importância quando o objetivo é o de maximizar a arrecadação com estas operações ou reduzir seus custos. No segundo estudo iremos analisar a otimalidade da composição de estruturas de capital vintage e do tempo de descarte num modelo de capital vintage que possui tecnologias não lineares, sujeita a choques aleatórios e oferta de mão de obra endógena.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Página 275 de 386
250
251
252
253
254
255
256
257
258
259
260
261
262
263
264
265
266
267
268
269
270
271
272
273
274
275
276
277
278
279
280
281
282
283
284
285
286
287
288
289
290
291
292
293
294
295
296
297
298
299
300
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 5.481 - 5.500 de 7.707 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript