Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
ASSOCIACAO ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Associação Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Ensino Médio 03 do Gama
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO TECNICA TALMO LUIZ SILVA
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário FECAP
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Departamento de Polícia Federal
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Estadual Floriano Viegas Machado
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade Cásper Líbero
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Evangélica Goianésia
Faculdade Sudoeste Paulista
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Butantan
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital São Rafael
Hospital Universitário da UFSCar/Ebserh
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
IEMA
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto de Botânica
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Economia Agrícola
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Educação Científica
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - DF
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Ceará - campus Pecém
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos
Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
Instituto Integrado
Instituto Internacional de Ecologia
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MIL TECNOLOGIA E INOVACAO DO BRASIL LTDA
MUNICIPAL DE SÃOVICENTE FERRER MARANHÃO - PMSFM
Museu Paraense Emílio Goeldi
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
PREFEITURA MUNICIPAL
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Amargosa
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
Prefeitura Municipal de Eusébio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de João Pessoa
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Mossoró
Prefeitura Municipal de Nova Venecia
Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba
Prefeitura Municipal de Recife
Prefeitura Municipal de São Paulo
Prefeitura Municipal de Tangará
Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Prefeitura Municipal de Várzea Grande
PREFEITURA MUNICIPAL DO PAULSITA-PE
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
S B I
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria da Educação de Goiás
Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal
Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Internacional de Pesquisa Científica
U. I. BERNARDO ALVES RODRIGUES
UNIDADE EXECUTORA DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL ANTONIO DE AGUIAR
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade da Região da Campanha
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade do Contestado
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amapá
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Grande Rio
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro Oeste
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade Ibirapuera
Universidade Iguaçu
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Metodista de Piracicaba
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vale do Rio Doce
VOAR TEATRO DE BONECOS
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Kelly da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fonoaudiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos da intervenção fonoaudiológica nas sequelas comunicativas, cognitivas e deglutitórias em pacientes com apresentação grave da covid-19
Resumo:
A pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2 trouxe um grande desafio para a saúde pública mundialmente. O elevado número de pessoas com a apresentação grave da doença alerta à urgência de estudos visando a adoção de medidas preventivas e reabilitadoras após a alta hospitalar. Neste contexto, a Fonoaudiologia tem contribuído para a melhoria de qualidade de vida de pessoas pós COVID-19, por meio da reabilitação. Parece ser comum, após a infecção pelo Sars-CoV-2, a presença de distúrbios da comunicação como alterações vocais, de funções sensoriais (audição, palato e paladar), motoras (equilíbrio corporal e deglutição) e de memória e cognição. Se no início da pandemia a grande preocupação era a diminuição do número de mortes, atualmente a reabilitação passa a tomar destaque no campo científico, visando o aprimoramento da atuação profissional a partir da prática baseada em evidências. Apesar das evidências cientificas existentes quanto a eficácia das terapias fonoaudiológicas, ainda são escassos na literatura estudos específicos para pacientes infectados pelo vírus SARS-CoV-2. Este ensaio clínico busca avaliar o impacto de um programa de fonoterapia nas alterações da deglutição, paladar, olfato, distúrbios vocais, do equilíbrio, da motricidade orofacial, da memória e da cognição.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Kelly Graziani Giacchero Vedana
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
levantamento nacional de barreiras e facilitadores para a assistência de enfermagem e notificação da violência autoprovocada na atenção primária à saúde
Resumo:
Trata-se de um estudo transversal dividido em duas etapas, com o objetivo de identificar barreiras e facilitadores para a assistência em enfermagem e a notificação da violência autoprovocada na Atenção Primária à Saúde (APS). Etapa 1: Estudo metodológico para construção e validação de instrumento sobre barreiras e facilitadores para a assistência de enfermagem e notificação da violência autoprovocada na APS. O instrumento será construído com base na estrutura teórica Theoretical Domains Framework e em guidelines e pesquisas científicas sobre a temática. Posteriormente será realizada a validação de conteúdo e construto com especialistas e público-alvo. Etapa 2: Estudo exploratório, multicêntrico, de abordagem mista para identificação de barreiras e facilitadores para a assistência e notificação da violência autoprovocada na APS. Será realizado com profissionais de enfermagem e gestores municipais e estaduais da APS e Saúde Mental de cinco regiões brasileiras. O estudo será desenvolvido com o suporte de centros públicos de pesquisa. Os dados dos enfermeiros serão coletados a partir de questionário sociodemográfico e o instrumento validado na etapa anterior. Os dados dos gestores serão coletados a partir de entrevista semiestruturada a ser realizada através de ferramentas online. Os dados serão tratados e analisados de forma quantitativa (análise descritiva e testes de associação) e qualitativa (Análise Temática). O protocolo de pesquisa será construído e revisado com todo o comitê científico e submetido à apreciação ética. Espera-se que os resultados possam fornecer ações de assistência de enfermagem e notificação da violência autoprovocada, conforme especificidades regionais, e auxiliar no planejamento de estratégias para o fortalecimento da prevenção da violência autoprovocada na APS. Também são esperados a produção de um instrumento, além de maior articulação, união de recursos, experiências e ações entre os centros públicos científicos no país.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
05/02/2022-28/02/2025
Kênia Lara Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
modelos de serviços e custos da atenção domiciliar: revisão de escopo
Resumo:
A atenção domiciliar se organiza em diferentes modalidades e a implantação de serviços, neste campo, requer uma análise minuciosa dos custos. A expansão dos serviços de atenção domiciliar é apresentada como uma estratégia que permite a redução de custos e otimização dos recursos. A emergência desta prática no Brasil tem possibilitado ganhos tanto no sistema público como privado de saúde. No mundo, há diferentes modelos de serviços com características heterogêneas, formas de organização distintas e modalidades diversas de atendimentos. Essa diversidade se reflete nos custos de cada serviço, sendo necessário identificar para cada modelo de serviço os custos a ele associado. Desta forma, a problemática apresentada para essa revisão é a insuficiência de evidências, no contexto brasileiro, sobre os aspectos econômicos da AD, incluindo os custos relacionados aos diferentes modelos de serviços. Questiona-se: Quais os diferentes modelos e respectivos custos de serviços/equipes de Atenção Domiciliar no mundo?. Trata-se de uma revisão de escopo com o objetivo de mapear os modelos de serviços de atenção domiciliar no mundo e os custos a eles associados. A busca será realizada nas bases de dados CINAHL, Web of Science, Scopus, BVS/LILACS, Embase, Medline via Pubmed e Cochrane, de textos publicados em português, inglês e espanhol, sem limite temporal, referentes a serviços públicos de atenção domiciliar em diferentes países do mundo. Serão analisados os dados bibliométricos; características dos serviços de atenção domiciliar; dados de custos e financiamento; estratégias e indicadores utilizados para medir o impacto da redução de custos com a AD. Os resultados serão apresentados por eixo de análise, contemplando 1) Modelos de serviços; 2) Medidas de custos; 3) Análise e comparação de custos; 4) Financiamento e resultados econômicos. Será produzido um mapa de evidências e um processo de discussão para recomendação para políticas públicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
03/12/2021-31/12/2022
Kenio Costa de Lima
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
odontologia domiciliar: a realidade das condições de saúde bucal de usuários idosos e o risco para pneumonia aspirativa
Resumo:
O serviço de atendimento odontológico domiciliar (AOD) está cada vez mais crescente no Brasil e no mundo, principalmente para aqueles pacientes que não podem se deslocar ao consultório convencional. A literatura ainda é escassa de estudos que caracterizem essa área de atuação na Odontologia. No entanto, sabe-se que pessoas idosas em cuidados intensivos estão sob maior risco para o desenvolvimento de uma série de doenças e agravos bucais, sobretudo devido à dificuldade ou negligência quanto à higiene bucal. Nessas situações, esses indivíduos se tornam mais susceptíveis à pneumonia aspirativa. A literatura tem mostrado prevalências importantes desse desfecho em pessoas idosas hospitalizadas. Acredita-se que uma parcela considerável desses indivíduos é acometida por esse tipo de pneumonia ainda em ambiente domiciliar, cuja evolução leva à hospitalização. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é avaliar as condições de saúde bucal de pessoas idosas sob cuidados domiciliares e o risco para desenvolvimento de pneumonia aspirativa em uma coorte prospectiva do município de Natal/RN. Uma amostra de 385 pessoas idosas foi calculada considerando-se um nível de significância de 95%, margem de erro de 5%, com 50% de prevalência para o desfecho. A condição de saúde bucal será avaliada a partir de exame epidemiológico dos elementos dentários e da mucosa oral. Amostras salivares permitirão o isolamento de Staphylococcus aureus e leveduras do gênero Candida. A disfagia será avaliada pelo Repetitive Saliva Swallowing Test (RSST). A incidência do desfecho será observada por um ano na amostra estudada. A análise dos dados será feita de forma descritiva e inferencial. As associações entre o desfecho e as variáveis independentes serão observadas a partir dos testes do qui-quadrado ou exato de Fisher, com 95% de confiança, ajustadas pela Regressão Robusta de Poisson.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
21/03/2022-31/03/2025
Kimi Aparecida Tomizaki
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
entre a escola e o trabalho: comportamentos políticos de trabalhadores/as em situação de precarieade
Resumo:
Trata-se de um estudo interdisciplinar que envolve pesquisadores/as de universidades das cinco regiões do Brasil (USP, Unirio, UFPR, UFGD, UFPB, UFAC) e uma centro de pesquisa em Portugal (Iscte). O objetivo principal é compreender a formação dos comportamentos políticos de jovens trabalhadores/as, pertencentes a uma geração que se beneficiou da ampliação do acesso à educação formal no Brasil, mas cujas trajetórias de trabalho são marcadas por diferentes níveis precarização (desemprego, trabalho informal, baixos salários, contratos temporários, condições adversas de trabalho, etc.) Nesse sentido, pretende-se constituir um estudo de caráter nacional, baseado em uma análise que articule casos regionais e o caso de brasileiros/as imigrantes em Portugal, que visa analisar como a frustação das expectativas em termos de ascensão social fomentadas pela ampliação do acesso à educação escolar (e aos diplomas por ela expedidos) podem (ou não) influir os comportamentos políticos, entendidos aqui como (i) opiniões sobre temas relacionados à política; (ii) comportamentos eleitorais; (iii) adesão aos valores e práticas democráticas. Essa pesquisa, em função do seu problema, abordagem teórica e objetivos, será constituída a partir da coleta e da análise de dados qualitativos e quantitativos. Com abordagem extensiva, a primeira parte prevê a realização de um survey com amostra (de tipo não-probabilístico, por cluster) de casos selecionados para a aplicação de questionários online, cujos resultados serão analisados por meio da Análise de Correspondência Múltipla (ACM). Na segunda parte, de natureza intensiva, serão realizadas entrevistas considerando-se a diversidade de tendências de comportamentos políticos apontada pela etapa anterior da pesquisa, que abordarão as características e sentidos das trajetórias individuais e familiares; estratégias e investimentos em escolarização e para inserção no mercado de trabalho e posicionamento sobre temas relacionados à política.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
16/02/2022-28/02/2025
Kizi Mendonça de Araújo
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Ciência da Informação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o edital universal: caracterizando o financiamento na área da ciência da informação
Resumo:
Os alicerces para a instituição de uma política de Estado voltada para a atividade científica remontam do período pós Segunda Guerra Mundial. Desde então, os países vêm desenvolvendo suas Políticas e Sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e destinando parte de sua arrecadação ao financiamento de pesquisa. Seguindo este modelo o Brasil criou nos anos 50 suas primeiras instituições voltadas para apoio e financiamento da pesquisa, dentre elas, o Conselho Nacional de Pesquisa, atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre as diversas modalidades de fomento à pesquisa oferecidas pelo CNPq, o Edital Universal é uma das mais importantes, representando boa parte dos recursos disponibilizados pela agência. Diante desta importância, o objetivo geral desse estudo é caracterizar o perfil da pesquisa financiada pelo Edital Universal do CNPq na área da Ciência da Informação no período de (2002-2018). Tal proposição justifica-se devido a importância de melhor compreender as características desse financiamento tão importante para a ciência brasileira e ainda tão pouco estudado. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório onde serão conjugados métodos qualitativos e quantitativos, amparados em técnicas de análise bibliométricas e cientométricas, como a análise de co-ocorrência de palavras. Como fonte de informação, serão utilizados todos os editais e chamadas públicas do Universal no período (2002-2018), bem como informações sobre os projetos submetidos nessas chamadas. Espera-se que os resultados decorrentes deste estudo possam lançar luz sobre algumas nuances que caracterizam um importante financiamento da ciência brasileira, em especial, na área da Ciência da Informação, podendo servir de subsídios para o melhor direcionamento dos esforços na área, bem como contribuir para a gestão e aprimoramento de políticas públicas para o setor.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
26/02/2022-28/02/2025
Klaus Konrad Scheuermann
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ampliação da base de dados de genes de resistência à brusone do arroz, e identificação das combinações gênicas com maior espectro de resistência
Resumo:
A brusone é a principal doença da cultura do arroz, provocando perdas significativas de produtividade e qualidade dos grãos. O controle mais eficaz e econômico da doença é por meio de resistência genética. Entretanto, a resistência dos novos cultivares tem sido superada poucos anos após o seu lançamento, devido a elevada variabilidade genética do patógeno, associado ao emprego dos genes de resistência de forma isolada. O objetivo deste projeto é prospectar o banco de germoplasma de arroz da Epagri para os genes de resistência Pi2, Pita2, Pi40, Pikm e Pi54, desenvolver linhagens contendo combinações destes genes aos pares, e avaliar o espectro de resistência destas linhagens contra uma população de isolados de P. oryzae. Para isso, serão analisados cerca de 400 acessos de arroz utilizando marcadores moleculares específicos. Para os genes cujo marcador é do tipo CAPS como Pita2, os produtos da PCR serão submetidos a análise de restrição. Para genes cujos alelos de resistência e suscetibilidade apresentam amplicons de tamanho muito similar, como é o caso de Pi2, o iniciador frontal será sintetizado com adição de uma calda M13 e análise será realizada em analisador genético. Os germoplasmas positivos para os genes resistência em estudo serão intercruzados, de modo a se obter linhagens contendo esses genes aos pares. As plantas das gerações F2 e F3 serão analisadas com os marcadores moleculares para confirmar a presença da combinação gênica esperada. As plantas da geração F4 serão inoculadas com uma população de isolados monospóricos de P. oryzae, para avaliação do espectro de resistência. As linhagens com melhor espectro de resistência serão empregadas no programa de piramidização gênica, visando desenvolver cultivares de arroz com diferentes combinações de genes de resistência que irão ser utilizadas de forma alternada.
Instituição/UF/País:
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
16/02/2022-28/02/2025
Kleber Aparecido da Silva
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
por uma educação linguística engajada com os direitos humanos
Resumo:
Este projeto interinstitucional tem como objetivo reunir subprojetos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens" (GECAL), tendo com sede a região Centro-Oeste em diálogo com IES localizadas nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil bem com o Canadá e a África do Sul. As atividades deste grupo de pesquisa problematizam e se propõem a esboçar políticas propositivas relacionadas às demandas da realidade colocadas a partir de experiências dos participantes nos diferentes contextos de suas pesquisas e se alinhavam por uma base semelhante de um trabalho com questões decoloniais (MIGNOLO, 2002; WALSH, 2010; MALDONADO-TORRES, 2018), vistas pelas Epistemologias do Sul (SOUSA SANTOS, 2001; PENNYCOOK e MAKONI, 2019), e que tem como essencial a ideia de que precisamos de desenvolver praxiologias insurgentes e/ou decoloniais (ROCHA, SILVA e FREITAS, 2021) para lidar com um contexto de necropolítica, de necroeducação e de colonialidade, que envolve racismo, patriarco e o capitalismo como formas de sugar a energia e a potencia de existir dos sujeitos (MIGNOLO, 2002; WALSH, 2010; MALDONADO-TORRES, 2018; NASCIMENTO, 2020; TANZI-NETO, 2021). Assim, os vários projetos reunidos neste projeto guarda-chuva se organizam para desenvolver propostas de (re)pensar a educação em um viés freireano e vygotskyanos, em uma perspectiva desencapsulada de currículo (LIBERALI, 2020), capaz de gerar a possibilidade de que todos possam se sentir responsáveis e responsivos para intervir na realidade e criar transformação nela (LIBERALI, 2009).
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Kleber Bez Birolo Candiotto
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
do cognitivismo ao modelo da cognição 4e : alcances e limites da inteligência artificial incorporada.
Resumo:
Mais que uma especulação conceitual ou uma curiosidade técnica, inteligência artificial incorporada constitui uma área de pesquisa científica em engenharia aplicada, formada por equipes multidisciplinares de pesquisadores com o objetivo de desenvolver artefatos robóticos dotados de uma mente artificial. Embora seu progresso ainda esteja distante da capacidade dos humanos e animais de interagirem com o ambiente, as conquistas são notáveis. Mas quais seriam ainda os obstáculos que impedem a inteligência artificial de ser efetivamente incorporada? Por que ainda não foi superado o paradoxo de Moravec, segundo o qual é comparativamente fácil fazer com que os computadores exibam desempenho cognitivo de nível humano adulto, mas muito difícil (ou impossível) de dar a eles as habilidades de interação ambiental de uma criança em seus primeiros anos de idade? Uma provável resposta pode estar na abordagem 4E Cognition (embodied, embedded, enactive, and extended). Pretende-se, neste artigo, examinar os argumentos da 4E cognition quanto aos aspectos da cognição humana efetivamente contrastam com a inteligência artificial incorporada, o que leva ao questionamento se esse novo modelo de pesquisa em robótica efetivamente realiza, ou mesmo simula, a incorporação. Considerando os recentes resultados como processamento da linguagem natural, deep learning para reconhecimento facial ou os veículos autônomos, cabe questionar se esses avanços em inteligência artificial foram decorrentes não apenas pela contribuição conceitual da 4E Cognition mas sobretudo por conta de outros avanços que são não conceituais, mas técnicos, como mais poder computacional, maior refinamento de algoritmos (nem sempre inspirados biologicamente), melhores sensores e a alta capacidade de produção e mineração de grandes quantidades de dados. Assim, mais do que questões conceituais, a inteligência artificial clássica não foi prejudicada principalmente por limitações tecnológicas.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Kleber Del Claro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
resiliência em redes de interações ecológicas no cerrado: impacto do fogo intenso na biodiversidade interativa
Resumo:
O Antropoceno afeta as savanas tropicais, do cerrado restam menos de 7%. Por 30 anos lidero grupo que investiga as interações ecológicas animais-plantas no cerrado, e nossas publicações indicam que a biodiversidade interativa, mapeada com redes ecológicas, está se degradando rapidamente, pelo aquecimento global e fogo intenso. Em dez anos mostramos que a região de cerrado que estudamos sofreu quase 1ºC de aumento médio em temperatura, ocasionando em Malpighiaceae, ruptura em floração sequencial, com prejuízo à fauna associada de herbívoros, predadores e parasitóides. Os sistemas multitróficos que estudamos (plantas, herbívoros, formigas, aranhas, polinizadores, dispersores) permitiram mapear através de redes ecológicas as principais espécies associadas, a modularidade e conectância das redes, e manipulações experimentais revelaram o papel funcional dos organismos envolvidos e resultados das interações, condicionais. Os resultados dessas interações advém da variação fenológica dos produtores, biologia e comportamento dos consumidores, fatores físicos e antrópicos (fogo). Em julho de 2021, a reserva de cerrado sofreu geadas, seguidas por incêndio devastador, que atingiu em especial o estrato arbustivo. Vimos nisso a oportunidade de acompanhar a resiliência das redes ecológicas de interações previamente documentadas, avaliar a perda e/ou recuperação da biodiversidade interativa, além de testar experimentalmente se os resultados das interações ecológicas (herbivoria, defesa biótica induzida, polinização) serão mantidos. Essas três linhas de investigação que envolverão o uso de redes ecológicas multicamadas/multiplex (primeira vez no cerrado), nos permitirão testar nossa hipótese de que a composição das redes ecológicas pode se alterar no tempo e espaço, mas que os resultados das interações ecológicas se mantêm demonstrando a resiliência das interações e confirmando uma das premissas básicas da teoria dos mosaicos geográficos evolutivos de Thompson.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Klesley Hiago da Rocha Tavares
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
química+: desenvolvimento de jogos digitais com realidade virtual para o ensino das ciências da natureza
Resumo:
O processo de ensino, na maior parte das escolas é realizado por meio da difusão de conteúdo, tendo em vista que o professor transmite aos seus alunos informações especializadas de sua disciplina e, aos alunos, cabe então assimilá-las de maneira mecânica e por memorização. Sendo assim, no contexto atual o professor deve buscar novas estratégias metodológicas para superar o trabalho mecânico existente no dia a dia escolar. Este projeto tem como objetivo principal desenvolver um jogo educativo com uso de realidade virtual no qual o público-alvo serão alunos de uma escola pública localizada em Tangará da Serra MT. Assim, este projeto tem como foco auxiliar o professor com o uso de tecnologias, disponibilizando a estes novos recursos didáticos, especificamente de jogos digitais, para o ensino nas disciplinas de Ciências da Natureza e Química, para aulas práticas e experimentais, com a finalidade de identificar influência dos aparatos tecnológicos nos processos de ensino aprendizagem da temática tabela periódica.
Instituição/UF/País:
Prefeitura Municipal de Tangará da Serra - MT - Brasil
Vigência:
12/09/2022-31/03/2023
Klinger Antonio da Franca Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tecnologia sustentável para o tratamento das leishmanioses: produção de filmes curativos à base de mesocarpo de attalea speciosa mart. ex spreng para incorporação do óleo essencial de eugenia piauhiensis e y-elemeno
Resumo:
Protozoários do gênero Leishmania são responsáveis por um espectro de doenças, coletivamente conhecidas como leishmanioses, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de sua importância epidemiológica, o tratamento ainda é feito com quimioterápicos que possuem inúmeros efeitos colaterais. Dessa forma, a identificação de novos fármacos que possam vir a ser um diferencial do tratamento atual é uma preocupação mundial. Em recentes estudos de atividade antileishmania de óleos essenciais, nosso grupo de pesquisa identificou a espécie Eugenia piauhiensis Vellaf e seu constituinte majoritário y-elemeno como altamente ativos contra Leishmania sp. Estes estudos geraram a produção de artigos científicos publicados em revista de alto impacto. A partir destes resultados, planejamos avançar nos estudos, com testes in vivo em modelo de leishmaniose tegumentar. Objetivamos avaliar a atividade antileishmania do óleo essencial e y-elemeno, incorporados em biocurativo à base do mesocarpo de babaçu, sobre lesões em camundongos Balb/c provocadas por cepas sensíveis e resistentes de Leishmania braziliensis. Os biocurativos de mesocarpo de babaçu são biocompatíveis, não tóxicos e favorecem a cicatrização. Serão realizadas análises físicas, químicas e morfológicas de estabilidade do biocurativo por análise termogravimétrica, espectroscopia no infravermelho por transformada de fourier, difração de raio-x, potencial zeta, e microscopia de força atômica. A atividade terapêutica do biocurativo será avaliada pela diminuição da lesão na base da cauda, bem como pela carga parasitária da lesão e linfonodo poplíteo e ensaio de recuperação de amastigotas. A toxicidade do tratamento será investigada por citometria de fluxo e análise de enzimas hepáticas, renais e cardíacas. O padrão de produção de citocinas produzidos pelas células do linfonodo será investigado por CBA em citometria de fluxo como forma de investigar a ação dos compostos.
Instituição/UF/País:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - PI - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Klinger Teodoro Ciríaco
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
"outros olhares para a matemática": narrativas sobre contribuições de um grupo de estudos para a mudança de atitude e identidade profissional de professoras de bebês e crianças bem pequenas
Resumo:
Este projeto estrutura-se com o foco em analisar, a partir de narrativas de professoras de bebês e crianças bem pequenas (0 a 3 anos), as implicações da experiência de inserção em um grupo de estudos com características colaborativas para as atitudes em relação à Matemática e a constituição da identidade profissional no âmbito da docência na Educação Infantil. O contexto de produção de dados refere-se à um grupo, existente desde 2010, que vem atendendo aproximadamente 40 docentes por ano: Grupo de Estudos "Outros Olhares para a Matemática" (GEOOM/UFSCar). Trata-se de um espaço coletivo de estudo e apropriação de referenciais teóricos, discussão de planejamentos e relatos de intervenções das vivências com as crianças, por parte das professoras partícipes do GEOOM. A abordagem metodológica adotada é a pesquisa narrativa em que a fonte central da produção de dados será a biografia docente, seguindo os pressupostos de Fritz Schütze (sociólogo alemão). Em complementação, será aplicada uma escala de atitude (AIKEN; DREGER, 1963), traduzida, adaptada e validada por Brito (1998), do tipo Likert. A equipe empreenderá esforços no sentido de responder alguns questionamentos presentes: O que fundamenta o trabalho das professoras de Educação Infantil no âmbito do conhecimento matemático com a criança menor de três anos? Que dimensões estão presentes na constituição e no desenvolver da identidade profissional da educadora matemática da infância? Quais contribuições são reverberadas na docência na creche, tendo em vista as discussões de um grupo com características colaborativas, para a Educação Matemática na Educação Infantil? Perspectivamos, como resultado, fomentar o debate acerca do lugar da linguagem matemática na creche, pelo narrar da experiência das professoras, em um movimento de associação das práticas de cuidado e educação no atendimento à infância de qualidade, sem que ocorra uma escolarização precoce e que respeite as especificidades dos primeiros anos de vida.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Koiti Araki
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sisnano-usp: nanotecnologias em saúde, meio ambiente e energia
Resumo:
O SisNANO-USP: Nanotecnologias em saúde, meio ambiente e energia tem como missão promover a inovação e o avanço sócio-econômico-cultural através da pesquisa e o desenvolvimento de soluções nanotecnológicas capazes de agregar valor aos produtos, estando focado na expansão contínua de suas competências e de seu portifólio de tecnologias habilitadoras usando nanomateriais e nanoformulações como plataformas tecnológicas. Nesta edição, a rede está sendo expandida para incluir laboratórios dos campi de Ribeirão Preto e de São Carlos. Neste aspecto, agrega-se ao SisNANO-USP o Instituto de Ciências e Tecnologia em Nanotecnologia Farmacêutica (INCT-Nanofarma) e o CNAI - Centro de Nanotecnologia Aplicado a Indústria, ambos localizados no Campus da USP de Ribeirão Preto. A capacidade de articulação e captação de projetos é ainda maior em função das parcerias com o Instituto SENAI de Inovação Mário Amato, SUPERA Parque, e Instituto Osvaldo Cruz, além das colaborações internacionais e boa relação com órgãos reguladores como o ANVISA e MAPA. Assim, as facilidades disponibilizadas possibilitam o desenvolvimento de projetos e convênios tecnológicos e de inovação de grande envergadura, voltados para os mais diversos setores, além de prestação de serviços. O SisNANO-USP se consolidou como um dos principais centros de nanotecnologia do País, sendo reconhecido nacional e internacionalmente na pesquisa, no desenvolvimento de nanotecnologias, especialmente nanomateriais, nanocompósitos e formulações para a saúde humana, animal e cosmético, bem como atuação em segmentos, tais como tratamento e monitoramento da qualidade de águas, processos de purificação e remoção de contaminantes, soluções para o setor automotivo, de polímeros, de óleo e gás, têxtil, baterias, materiais para revestimento, dentre outros, com forte inserção regional e nacional. O SisNANO-USP conta com recursos humanos altamente qualificados, com experiência e conhecimentos científicos-tecnológicos na área de nanotecnologia, além de capacitação em segmentos específicos de interesse do grupo e experiência no desenvolvimento de projeto em parceria com empresas, incluindo adaptação de processos e de escalonamento produtivo. Sua infraestrutura laboratorial está organizada em core facilities que possuem equipamentos robustos bem como de alta tecnologia para o desenvolvimento e caracterização físico-química, morfológica e biológica (in vitro e in vivo). A gestão do SisNANO-USP será feita por meio de um Comitê Gestor e Comitê de Usuários que serão responsáveis pelas políticas de atuação do laboratório, prospecção de projetos e organização da insfraestrutura laboratorial. Assim, o SisNANO-USP tem competência e capacidade para liderar projetos de maior envergadura em diferentes segmentos, incluindo a construção dos alicerces de indústrias de base nanotecnológica voltadas para a comercialização de nanomateriais e produtos com nanotecnologia embarcada, a nível nacional e internacional, trazendo soluções inovadoras para os setores da saúde (humana e animal), cosméticos, meio ambiente, de águas, polímeros e energia.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/12/2019-31/12/2023
Laerte Guimaraes Ferreira Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Fisiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estabelecimento de redes de cooperação interinstitucionais para a formação de recursos humanos e o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica em áreas estratégicas na universidade federal de goiás
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
21/01/2020-20/01/2025
Laila Leite Carneiro
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o papel dos recursos pessoais na vivência de emoções morais associadas à percepção de sucesso na carreira
Resumo:
O sucesso na carreira se coloca como uma demanda normativa cultivada pela sociedade contemporânea, a qual se embasa em uma lógica meritocrática e de esforços individuais para estimular o alcance da produtividade. Nesse sentido, jovens adultos em idade economicamente ativa se veem pressionados a buscar um ideal de sucesso que exige o envolvimento intenso e contínuo em atividades diversificadas. Sendo o trabalho um elemento central e estruturante na vida dos indivíduos atualmente, a percepção de ser bem ou mal sucedido na carreira pode interferir diretamente na vivência subjetiva de bem-estar, a qual é representada pela balança hedônica resultante da experimentação de estados afetivos agradáveis e desagradáveis. Dentre os possíveis estados afetivos que podem estar associados à percepção de sucesso na carreira, destacam-se aqueles de cunho moral. Uma emoção moral pode ser caracterizada como um conjunto de alterações fisiológicas e/ou processamento cognitivo que apresentam como consequência o estabelecimento e manutenção da integridade das estruturas sociais humanas. Culpa e vergonha seriam exemplos de emoções morais desagradáveis, resultantes de uma percepção de rompimento em relação a tais estruturas, enquanto orgulho seria um exemplo de emoção moral agradável, que acompanharia a avaliação de estar agindo de acordo com as normas sociais constituídas. Diante do exposto, este projeto visa analisar as interrelações estabelecidas entre a percepção de sucesso na carreira e a vivência de emoções morais, buscando compreender, ainda, como recursos pessoais (como o autoconceito, a autoeficácia e as competências socioemocionais) influenciam tais relações. A hipótese principal é: quanto mais desenvolvidos os recursos pessoais, menor a associação entre a percepção de sucesso na carreira e a vivência de emoções morais desagradáveis. Para investigá-la, propõe-se uma pesquisa transversal, quali-quantitativa, através de survey online, com participantes de 18 a 29 anos de todo o país.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Laio Magno
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
testagem rápida para hiv e promoção da saúde entre travestis, mulheres trans e homens que fazem sexo com homens: uma revisão sistemática
Resumo:
O teste rápido de detecção de HIV (TR) vem ganhando protagonismo no mundo todo. Entre 2010 e 2014, mais de 600 milhões de pessoas tiveram acesso a essa modalidade de testagem em países de rendas média e baixa. Baseado em tecnologia simples e de fácil manuseio, o TR prescinde da estrutura laboratorial e de serviço de saúde estruturado, podendo alcançar lugares de difícil acesso e acelerar o alcance de campanhas de testagem. O uso do TR pode significar a superação de problemas como o distanciamento entre usuário e serviço devido à espera pelo resultado. No Sistema Único de Saúde (SUS), o TR vem sendo direcionado para a rotina dos serviços na atenção básica à saúde. Entretanto, mesmo com a consolidação do TR sendo executado com segurança na Atenção Básica à Saúde e nas demais instituições de saúde, restam ainda grupos populacionais não alcançados por esses serviços ou campanhas de testagem, como pode ser verificado na alta taxa de diagnóstico tardio do HIV, especialmente entre homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres transexuais (TrMT). Faz-se importante ampliar não só a quantidade de testagem rápida ofertada, bem como também diversificar os locais de disponibilização e alcançar as populações em maior risco de infecção pelo vírus. Desse modo, a presente pesquisa tem o objetivo de investigar estratégias de oferta de testagem rápida para detecção de HIV efetivas para alcançar travestis, mulheres trans e homens que fazem sexo com homens em alto risco de infecção pelo HIV, bem como estratégias de promoção de saúde e prevenção de HIV para estas populações. Desse modo, será realizada uma revisão sistemática da literature para responder as seguintes questões: 1-Quais estratégias de oferta de testagem rápida para o HIV/aids mais efetivas para alcançar travestis, mulheres trans e homens que fazem sexo com homens? E 2-Quais as estratégias de promoção da saúde e de prevenção do HIV mais efetivas para travestis, mulheres trans e homens que fazem sexo com homens? As revisões seguirão as recomendações da PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). Os protocolos deste serão cadastrado na base POSPERO - International prospective register of systematic reviews (https://www.crd.york.ac.uk/PROSPERO/), que possibilita a transparência metodologica e ética de todo o processo de condução do estudo. Serão incluídas as bases do PubMed, Bireme, Scopus, Web of Science, Science Direct, SciELO, Lilacs e Google Acadêmico para identificar os estudos. Adicionalmente, serão identificadas teses e dissertações no banco de teses do periódico Capes, bem como na base Proquest, que dispõe de literatura cinzenta gray literature. As referências dos artigos e revisões relacionados à temática das revisões serão avaliadas, no sentido de identificar estudos não indexados nas bases de dados, mas que sejam pertinentes para inclusão nesta revisão. Não será adotado recorte temporal ou restrição de idioma nas buscas e seleção. Os descritores (Decs/Mash) serão inseridos nas bases de dados, por revisores independentes, utilizando-se estratégias booleanas para identificação dos estudos potencialmente elegíveis. As publicações serão gerenciadas no Mendeley para remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de inclusão. Os estudos serão selecionados independentemente por dois revisores utilizando formulários com os critérios de elegibilidade das publicações. Ao fim da revisão, os artigos divergentes serão selecionados por consenso entre os revisores. Na ausência do consenso um terceiro revisor avaliará a pertinência da elegibilidade do estudo. A concordância entre os revisores será avaliada pelo teste Kappa. Para se definir os critérios de elegibilidade será adotado a estrutura do acrônimo PECO, onde cada letra significa um componente da questão, sendo (P) o problema a ser abordado, (E) a exposição a ser considerada, (C) o comparador, e por fim, (O) sendo o desfecho de interesse, que é derivado da palavra em inglês (outcome).
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
03/03/2020-31/03/2023
Laio Oriel Seman
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
arcabouço de simulação termoelétrico visando qualidade de serviço para pequenos satélites
Resumo:
Tão importante quanto o desenvolvimento de novas ferramentas teóricas -- que avancem o estado-da-arte dos algoritmos utilizados em simulações computacionais -- é a devolução dessas ferramentas para a sociedade, fomentando a economia e/ou elevando a qualidade de vida das pessoas. Nesse contexto, esse projeto busca desenvolver a tecnologia nacional por meio do desenvolvimento e aplicação de um software de simulação termoelétrica para CubeSats, capaz de auxiliar no planejamento e otimização de missões CubeSat -- uma categoria de nanossatélite mundialmente difundida. A crescente implementação deste padrão de nanossatélites e a consequente demanda pela melhor extração do valor das missões, aliadas às garantias de qualidade de serviço, abrem espaço para pesquisas nesse contexto. O problema de escalonamento de tarefas em nanossatélites é desafiador dada a disponibilidade limitada de energia elétrica em órbita. Cabe ao projetista obter uma solução que seja adequada do ponto de vista térmico e elétrico, sem prejudicar a operação, e garantindo a manutenção dos objetivos da missão. Simulações computacionais são essenciais para prever o comportamento dos diversos subsistemas de um satélite e evitar falhas de operação, podendo ter um custo significativamente inferior quando comparadas a abordagens experimentais, muitas vezes difíceis de reproduzir em laboratório. Nesse contexto, este projeto busca desenvolver um arcabouço de simulação termoelétrico de um CubeSat, considerando os efeitos da bateria, painéis fotovoltaicos e payloads, para cada instante de tempo em uma determinada órbita e atitude. Espera-se assim maior assertividade nas missões frente aos desafios do ambiente espacial.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Laís Pellizzer Gabriel
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
manufatura aditiva de implantes odontológicos biodegradáveis customizados com adição de hidroxiapatita e óxido de grafeno
Resumo:
Há um grande interesse do setor da saúde a produção de implantes processados por Manufatura Aditiva (MA), popularmente conhecida como impressão 3D, em razão da possibilidade de fabricação de implantes customizados. A impressão de ossos representa uma alternativa atrativa quando comparada com as estratégias atuais, possibilitando o planejamento cirúrgico e a produção de materiais tridimensionais com estrutura complexa, de forma similar ao osso nativo. Na odontologia, com o aumento da expectativa de vida da população, ocorre perda dos dentes, comprometendo o sistema mastigatório e digestivo. Uma das técnicas de MA é a bioimpressão, que possibilita a impressão de diversos tipos de materiais, com alto grau de tecnologia, representando um avanço significativo na engenharia de tecidos (ET). O óxido de grafeno (GO) e o óxido de grafeno reduzido (rGO) têm sido considerados materiais promisores para aplicações em implantes dentários e ET, por suas propriedades únicas e superlativas, apresentando afinidade biológica superior ao titânio utilizado nos implantes tradicionais. Estudos recentes mostraram que a modificação superficial de implantes dentários com GO, ou sua utilização em ET para reparos ósseos na região maxilo-facial, aumentam as suas propriedades antibacterianas, a osseointegração, além de promover um aumento das propriedades osteogênicas. O objetivo deste projeto é produzir implantes customizados para aplicações de reparo ósseo odontológico na forma de matriz bioabsorvível tridimensional polimérica que induza o crescimento ósseo. Matrizes tridimensionais serão bioimpressas utilizando o polímero bioabsorvível poli (ácido lactico-co-glicólico) (PLGA) embebido com hidroxiapatita. As matrizes serão recobertas com membrana rotofiada de policaprolactona embebidas de óxido de grafeno reduzido e caracterizadas no tocante as propriedades morfológicas, químicas, térmicas, elétricas, mecânicas e biológicas, conforme norma ASTM F2150.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Laise Cedraz Pinto Matos
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
produtos de reação de maillard: determinação em alimentos do planejamento e consumo familiar e efeitos in vitro na gênese da obesidade
Resumo:
O processamento térmico em alimentos contribui para a formação de substâncias de escurecimento conhecidas como Produtos de Reação de Maillard (PRM), os quais estão implicados na promoção e agravamento de doenças crônicas.Os PRM são biologicamente ativos e podem influenciar na adipogênese. Ainda há poucos dados científicos a respeito do papel dos PRM isolados na inflamação e na expressão de genes alvos da obesidade, a qual é uma doença inflamatória crônica de alta prevalência mundial. Um melhor entendimento dos fatores que condicionam a formação dos PRM nos alimentos e dos seus efeitos na inflamação e expressão de genes importantes na diferenciação de adipócitos é um pressuposto para tomada de decisões para o desenvolvimento de estratégias de processamento de alimentos, que possam auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade. Este estudo pretende identificar formas de controle da formação dos PRM durante o preparo de alimentos e avaliar seus efeitos na inflamação in vitro e na expressão de genes alvos da regulação celular do tecido adiposo.Os PRM têm ação inflamatória e promovem um maior acúmulo de ácidos graxos durante a diferenciação de adipócitos. A sistematização de informações (teor de PRM e fatores condicionantes em alimentos) em um guia prático irá subsidiar novas orientações nutricionais nas diretrizes de tratamentos dietoterápicos. Alimentos do consumo familiar (carnes e pães) serão padronizados e submetidos a diferentes técnicas de preparo e avaliados quanto aos parâmetros físico-químicos e teor de PRM por HPLC (hidroximetilfurfural/furosina/pentosidina) e ELISA (carboximetil-lisina). Ensaios in vitro com adipócitos expostos ou não ao PRM serão conduzidos para quantificação de citocinas (ELISA) e para análise da expressão de genes alvos por PCR-RT. Metodologias inovadoras de controle da formação e determinação de PRM em alimentos serão validadas e novas atualizações serão fornecidas ao Guia Alimentar da População Brasileira e diretrizes nutricionais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Página 101 de 193
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
115
116
117
118
119
120
121
122
123
124
125
126
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 2.001 - 2.020 de 3.845 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript