Projetos de Pesquisa

 

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Fábia Trentin

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • governança e desenvolvimento turístico: uma análise de destinos turísticos nos estados do rio de janeiro e de minas gerais
  • O tema Governança e Desenvolvimento Turístico e sua relevância tem adquirido paulatinamente reconhecimento público devido a necessidade de participação social nas instâncias públicas locais em diversos setores a fim de mitigar os problemas públicos do presente, bem como planejar o futuro do município. Neste sentido, o Estado exerce um papel importante, sobretudo, na atuação por meio de planos setoriais como o caso do Turismo, que no Brasil se tornou mais expressivo com a criação do Ministério do Turismo (MTur), em 2003. Desde então, observa-se uma orientação do governo federal para alinhamento dos estados e dos municípios para a gestão de programas e projetos públicos a fim de desenvolver o turismo nos níveis locais e regionais. Neste contexto, o objetivo deste projeto de pesquisa é analisar e comparar a governança e o desenvolvimento turístico nos destinos Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes, no estado de Minas Gerais e nos destinos de Armação do Búzios, Angra dos Reis, Paraty e Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, nos diferentes momentos do programa de regionalização do turismo (destinos indutores e categorização turística). O universo da amostra inclui sete destinos turísticos, sendo três no Estado de Minas Gerais e quatro no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizará a pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa qualitativa se pautará na coleta de informações por meio de entrevista semiestruturada com os atores sociais envolvidos no turismo nos destinos estudados, além de representantes de órgãos estaduais e federal de turismo. A pesquisa quantitativa será utilizada para investigar a percepção da comunidade local acerca das ações para o desenvolvimento do turismo. Com este projeto, espera-se obter informações que possam contribuir para relacionar as características de governança que se correlacionam a um desenvolvimento turístico desejado em termos econômicos, ambientais, sociais e políticos. A proposta envolve pesquisadores de três instituições federais de ensino (UFF, UFV e UFJF), o Ministério do Turismo e uma universidade estrangeira, a Universidade Complutense de Madri que já estão desenvolvendo pesquisa sobre a temática.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Fabian Andres Lara Molina

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • análise e projeto de manipuladores robóticos sujeitos a incertezas
  • Este projeto de pesquisa está voltado ao estudo das incertezas nos manipuladores robóticos. Os manipuladores são utilizados em aplicações que requerem alto desempenho dinâmico e precisão na execução das tarefas. Diversas aplicações dos manipuladores robóticos requerem um alto desempenho dinâmico, dentre estas aplicação destaca-se: usinagem, aplicações medicas, embalagem e paletização de alimentos, e dispositivos para micro posicionamento, dentre outras. No entanto, os manipuladores robóticos estão sujeitos inevitavelmente a incertezas nos seus parâmetros e nas suas entradas que diminuem o desempenho na execução das tarefas para as quais foram projetados; Ditas incertezas nos parâmetros referem-se a variações nas inercias ou atritos; por exemplo variações para diferentes valores de carga útil no efetuador final; as entradas incertas referem-se a ruído nos sensores ou torques nas juntas produzidos pela operação em ambientes não estruturados. Portanto, neste projeto de pesquisa, inicialmente será desenvolvida uma metodologia para modelar e simular numericamente o modelo do manipulador robótico com incertezas. Baseada na modelagem com incertezas, novas metodologias para avaliar a confiabilidade e o projeto ótimo serão desenvolvida junto com técnicas de optimização heurísticas tais como Algoritmos Genéticos, Evolução Diferencial ou Recozimento simulado entre outras. Os modelos numéricos e metodologias para a avaliação da confiabilidade serão verificadas em um protótipo experimental que será construído a partir da especificação das variáveis de projeto pela metodologia de projeto robusto
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Fabiana Barzotto Kohlrausch

Ciências Biológicas

Genética
  • estudo de associação entre polimorfismos em genes relacionados ao sistema imunológico e o desenvolvimento de silicose simples e complicada em trabalhadores dos estaleiros navais da orla marítima da baía de guanabara no rio de janeiro
  • A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de sílica cristalina que induz reação tecidual de caráter fibrigênico. A doença acomete trabalhadores expostos à poeira de sílica em diversas atividades: indústria extrativa, beneficiamento de minerais, indústria de transformação e atividades mistas. Os fatores de risco são dependentes da exposição, da resposta orgânica individual, concomitância de outras doenças respiratórias, hiperreatividade brônquica e suscetibilidade genética. A silicose é a pneumoconiose mais prevalente no Brasil e no mundo e sua alta incidência em trabalhadores dos estaleiros navais da orla marítima da Baía de Guanabara desperta interesse. Observou-se que pacientes expostos à sílica por períodos de tempo semelhantes, desenvolveram silicose com diferentes gravidades, mesmo quando sujeitos aos mesmos fatores de risco. Uma das hipóteses seria de que diferenças genéticas individuais poderiam levar a diferentes respostas fenotípicas por exposição à sílica. Estudos genéticos são realizados em populações de indivíduos expostos à sílica com o objetivo de avaliar se polimorfismos genéticos influenciariam o desenvolvimento da silicose. Nenhum estudo genético foi realizado trabalhadores brasileiros expostos à silica até o presente. Portanto, o objetivo deste projeto é de avaliar a influência de 13 polimorfismos em genes relacionados à resposta imune na gravidade clínica da silicose em brasileiros expostos à sílica. Os pacientes recrutados para este estudo pertencem a uma coorte de 334 trabalhadores com história de exposição ocupacional à sílica, cadastrados no ambulatório de Pneumopatias Ocupacionais do HUAP-UFF e HUPE-UERJ. Os polimorfismos estudados serão analisados através de PCR. As análises estatísticas consistirão de análises comparativas entre os grupos (teste de qui-quadrado) e de regressão logística.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/07/2021
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Fabiana Besen Santos

Ciências Humanas

Educação
  • avaliação de tecnologias sociais: o desempenho do programa mulheres sim do instituto federal de santa catarina
  • O Programa Mulheres Sim é desenvolvido em todas as regiões de Santa Catarina pelo Instituto Federal de Santa Catarina desde 2014. O programa visa atender mulheres em vulnerabilidade social, impulsionando-as para a geração de renda, possibilitando a continuação nos estudos e a inserção das mulheres no mundo de trabalho. Suas ações se concentram em três grandes projetos: o curso “Educação e Gênero”, “Feira de Economia Solidária” e “Acompanhamento das Egressas”, convergindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atualmente, o processo avaliativo para as adaptações e melhorias desse importante Programa é é realizado a partir de uma abordagem, predominantemente, descritiva. Desta forma, a avaliação atual não oferece parâmetros ou critérios para comparação e mensuração de desempenho. Neste contexto, essa proposta tem como objetivo avaliar o desempenho da Tecnologia Social Programa Mulheres Sim mensurando os resultados do programa, de acordo com critérios e indicadores apropriados para Programas Públicos, e dando voz às mulheres atendidas, de modo a registrar os resultados individuais e sociais dessa ação pública. Para tal, a proposta será desenvolvida em três etapas: a primeira uma revisão bibliométrica da literatura para subsidiar a construção de critérios e indicadores. A segunda etapa, uma abordagem qualitativa, consiste no levantamento de dados acerca do contexto do Programa Mulheres Sim nos municípios dos territórios priorizados que são respectivamente: Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Gaspar, Joinville, Lages e Tubarão. para avançar na construção do instrumento de avaliação de forma dialógica. Por fim, a terceira etapa consiste na validação do instrumento, com a aplicação do mesmo junto aos envolvidos na execução do Programa e as mulheres participantes no período de 2014 a 2017. Com as três etapas descritas será possível obter um processo avaliativo para o Programa Mulheres Sim, com critérios e indicadores para mensurar o desempenho do mesmo, permitindo análises entre os anos de execução a fim de acompanhar os avanços e recuos, bem como estabelecer comparações entre o desempenho de cada campus ofertante. A expectativa dos resultados desta proposta está na possibilidade da avaliação por meio de critérios e indicadores que corroboram para análise da eficiência, eficácia e efetividade do Programa na melhora da autoestima, no combate à violência contra as mulheres, na erradicação do trabalho infantil, no empoderamento das mulheres, para atuação digna nos diversos espaços sociais e a conquista de seus direitos por meio do trabalho e da geração de renda como consta na descrição dos relatórios do próprio Programa.   Além da aplicação na avaliação do desempenho do Programa Mulheres Sim, a metodologia a ser desenvolvida poderá ser reaplicada na avaliação de outros Programas e Projetos de cunho social, consolidando de forma positiva esta proposta e contribuindo para estimar o impacto de outras tecnologias sociais desenvolvidas pela metodologia de projetos ou programas.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 01/12/2018-30/05/2021
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Fabiana Cardoso Pereira Valera

Ciências da Saúde

Medicina
  • a eficácia da faringoplastia expansora modificada em comparação a adenoamigdalectomia para tratamento de saos em crianças obesas
  • A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma doença comum na infância e que pode trazer consequências importantes para a saúde e qualidade de vida das crianças. Existem muitos fatores envolvidos na sua etiopatogenia, sendo a hipertrofia adenoamigdaliana e a obesidade os mais comuns. A adenotonsilectomia é atualmente a primeira linha de tratamento para SAOS na infância, porém, alguns trabalhos têm observado uma quantidade significativa (entre 20-70%) de crianças que persistem com SAOS residual após a cirurgia. Além de um fator associado à presença da SAOS, a obesidade é também um dos principais fatores de risco para a SAOS residual. A faringoplastia expansora é um procedimento que vem ganhando destaque no tratamento cirúrgico da SAOS em adultos. Recentemente um estudo retrospectivo demonstrou que a faringoplastia expansora modificada teve também resultados superiores aos da adenoamigdalectomia convencional num grupo de crianças com SAOS grave e com diferentes fatores associados. Este trabalho tem o objetivo de esclarecer se a faringoplastia expansora modificada é mais eficaz em tratar a SAOS em crianças obesas em relação a adenoamigdalectomia convencional.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Fabiana Cardoso Vilela

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • alterações neuroendócrinas envolvidas no desenvolvimento do transtorno do estresse pós-traumático
  • O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) pode modificar o metabolismo, porém não é bem esclarecido se o metabolismo modificado pode alterar o desenvolvimento do TEPT. Assim, um dos objetivos é compreender as alterações neuroendócrinas responsáveis pelas mudanças no desenvolvimento do TEPT em animais com síndrome metabólica, diabetes mellitus ou hipotireoidismo. Nesta proposta, o TEPT será induzido por exposição ao choque elétrico inescapável seguida por isolamento social durante 14 dias. Para verificar o desenvolvimento do TEPT serão utilizados testes comportamentais como campo aberto, interação social e nado forçado. Além disso, a exposição a situações adversas estressoras durante o período fetal pode programar alterações comportamentais e neuroendócrinas permanentes na prole. Porém, pouco é conhecido sobre a influência do TEPT durante a gestação sobre essas alterações. Assim, um outro objetivo é estudar o desenvolvimento do TEPT durante a gestação e suas consequências neuroendócrinas e comportamentais tanto na mãe quanto na prole. Um outro foco da proposta, é avaliar o limiar nociceptivo de animais que apresentam TEPT e verificar o envolvimento da via descendente inibitória da dor nesses animais com TEPT. Com essa proposta, pode-se sugerir novos alvos farmacológicos para o tratamento do TEPT além de auxiliar no entendimento das alterações neuroendócrinas que ocorrem durante o desenvolvimento do TEPT que acomete mais de dois terços da população que já enfrentou experiências traumáticas em algum momento da vida. Em adição, esse transtorno implica em muitos aspectos de saúde relacionados à qualidade de vida, incluindo funções psicossociais tornando-se pertinente um estudo em que se possa identificar as alterações envolvidas no desenvolvimento desse transtorno.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Fabiana Cristina Donofrio

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • “influência das concentrações subinibitórias na expressão gênica diferencial e proteica do helicobacter pylori”
  • Helicobacter pylori é o principal agente etiológico causador da gastrite crônica, úlcera péptica, adenocarcinoma e linfoma gástrico. Concentrações subinibitórias de antimicrobianos podem modificar os fatores de virulência da bactéria e, consequentemente, a relação micro-organismo/hospedeiro, podendo alterar a progressão da infecção. Este estudo irá avaliar a expressão gênica diferencial e proteica dos principais fatores de virulência das cepas de H. pylori cultivadas em ½ concentração inibitória mínima de claritromicina e amoxicilina.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Fabiana de Amorim Marcello

Ciências Humanas

Educação
  • cinema e ensino de ciências: metodologias de ensino com imagens fílmicas
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Fabiana Faleiros Santana Castro

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • efeito da eletroestimulação transcutânea sacral no intestino neurogênico em paciente com lesão medular traumática: ensaio clínico randomizado, controlado e cego
  • As alterações da motilidade intestinal, perda do controle esfincteriano, juntamente com mobilidade reduzida e a falta de destreza manual, tornam a gestão do intestino um grande problema, limitando as atividades cotidianas, além de ser uma importante fonte de comorbidades, e é uma das grandes razões pela qual, os pacientes com lesão medular se restringem ao âmbito domiciliar e atividades sociais, diminuindo sua qualidade de vida. Por esta razão, deve ser realizado o quanto antes, intervenções e estratégias educativas incluídas em programas de reabilitação, que se inicie no ambiente hospitalar e se expanda para o contexto domiciliar. Alem disso faz-se necessário identificar e desenvolver novas tecnologias de reabilitação, que possam melhorar está disfunção intestinal neurogênica (DIN) causada pela lesão medular. A estimulação elétrica das raízes sacrais tem tido algum sucesso na DIN, porém na maioria das terapias são utilizadas técnicas invasivas para este procedimento de eletroestimulação. Métodos que utilizam a estimulação transcutânea como forma de tratamento para a DIN, apresentam um menor risco, por não ser invasivo, não apresentarem complicações ou efeitos colaterais, tendo relatado somente dermatite de contato ao eletrodo auto-adesivo. Além da possibilidade de ser aplicada em regime ambulatorial ou domiciliar. Nessa direção, o presente estudo pretende avaliar o efeito da eletroestimulação transcutânea sacral na disfunção intestinal neurôgenica, e esfincteriana anal em pacientes com lesão medular traumática, nos moldes da técnica alemã, contribuindo para o empoderamento, a capacitação e o oferecimento do tratamento para brasileiros com DIN causada pela LME. Visando a exploração do uso das tecnologias na reabilitação para o desenvolvimento de técnicas menos invasivas, com resultados mais promissores na gestão intestinal, refletindo no potencial físico, autonômico, de convívio social e inclusão social.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/07/2021
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Fabiana Fernandes Bressan

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • geração de células tronco pluripotentes in vitro (células ips) no modelo suíno a partir de metodologia não invasiva e não transgênica
  • Com a possibilidade de induzir uma célula diferenciada a um estado indiferenciado através da expressão exógena de fatores de pluripotência embrionários, foi possível gerar células pluripotentes induzidas (iPS), que apresentam alto potencial de utilização tanto na medicina veterinária quanto na humana para a medicina regenerativa e terapia celular. O suíno é considerado o modelo animal mais adequado ao humano devido a sua semelhança quanto à fisiologia, morfologia e sistema imune, entre outros. Consequente à possibilidade de indução de células a pluripotencia através de vetores epissomais busca-se gerar células iPS, não transgênicas, à partir de três diferentes tecidos e métodos de coleta, sendo: fibroblastos a partir de biopsia de pele, células sanguíneas mononucleares a partir coleta de sangue periférico e células progenitoras a partir coleta de urina do modelo suíno. Será realizada a caracterização das células iPS obtidas dos diferentes tecidos por meio do teste de fosfatase alcalina, morfologia e diferenciação in vitro, para posterior análise dos resultados e comparação quanto a eficiência dos procedimentos. Os resultados obtidos juntamente com as contribuições de projetos desenvolvidos no próprio laboratório, serão utilizados como base para futuros experimento de diferenciação, caracterização e possibilidade de atuar com a engenharia genética com enfoque em medicina regenerativa e translacional.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Fabiana Gonçalves dos Reis

Ciências Biológicas

Genética
  • polimorfismos nos genes adh1b, adh7, mtfhr, egfr, cdh1, tlr4, hla-dqb1, prrc2a na suscetibilidade ao câncer de laringe, cabeça e pescoço, câncer de estomago e linfoma não hodgkin em trabalhadores rurais goianos: o uso de agrotóxicos é um fator de risco?
  • O câncer é a doença multifatorial que mais mata no mundo. Seu surgimento ocorre devido a interações de fatores ligados ao estilo de vida, exposição direta e indireta a agrotóxicos, hábitos de fumar e etilismo, dentre outros, sendo que a ação conjunta pode levar ao desenvolvimento do processo de carcinogênese, que apresenta duas formas distintas: a) cânceres familiais raros, primariamente causados pela herança de uma mutação específica, em linhagem celular germinativa, e b) esporádicos, apresentando mutações derivadas por diferentes formas de exposições a agentes genotóxicos. Pesquisas têm correlacionado variações genéticas e a exposição a agrotóxicos com o desenvolvimento de cânceres, como os de cabeça e pescoço, de estômago e linfomas. Neste sentido, como os agrotóxicos são potencialmente carcinogênicos e o Brasil tem se destacado, negativamente, há mais de 10 anos, como o maior consumidor, se faz necessário elucidar os mecanismos moleculares, aliados à exposição ambiental, que levam ao desenvolvimento desses cânceres. Assim, o objetivo deste estudo é caracterizar, molecularmente, os genes envolvidos na metabolização de agrotóxicos e associar com a susceptibilidade ao desenvolvimento dos canceres citados anteriormente. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo do tipo caso e controle que avaliará 600 agricultores, sendo 300 casos, compostos por indivíduos diagnosticados com câncer e atendidos na Associação de Combate ao Câncer do Estado de Goiás (ACCG) e 300 controles, compostos por agricultores goianos, expostos a agrotóxicos, mas saudáveis. Esta pesquisa visa aliar a suscetibilidade genética, com o ambiente (exposição ocupacional, tipos de agrotóxicos, tempo de exposição e cuidados básicos durante a aplicação dos produtos nas lavouras).
  • Universidade Estadual de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Fabiana Horn

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • a função da trealase periplasmática e do operon bgl na expressão da fímbria tipo i e no fenótipo invasivo em escherichia coli extra-intestinais
  • As Escherichia coli patogênicas extra-intestinais (ExPEC) são responsáveis por diversas infecções fora do trato gastrointestinal, incluindo infecções do trato urinário, meningite neonatal e sepse em humanos, infecções em cães e gatos de estimação, e em animais de criação. Na avicultura, a colibacilose aviária – como as infecções por ExPEC são coletivamente chamadas - causa grandes prejuízos econômicos. Ao triarmos uma biblioteca de 1710 mutantes da cepa ExPEC MT78, gerada pela a técnica de STM (signature-tagged mutagenesis), identificamos dois mutantes atenuados para adesão/invasão a células não-fagocitárias. Ambos mutantes foram afetados em genes que codificam para enzimas envolvidas no metabolismo de açúcares. Um dos mutantes perdeu o gene para a enzima periplasmática trealase, e o outro perdeu o gene para a enzima fosfo-β-glicosidase B. O objetivo deste projeto é elucidar a função da trealase TreA e do operon bgl na regulação da fímbria do tipo I em E. coli e no processo de invasão de células não-fagocitárias pela ExPEC MT78.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Fabiana Lopes Del Rei Passos

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • biooroboro: o potencial biotecnológico das microalgas fechando ciclos em sistemas de tratamento de resíduos alimentares
  • A presente proposta tem como objetivo desenvolver pesquisas avançadas para aprimorar o tratamento de resíduos alimentares provenientes do restaurante universitário da UFMG em um sistema integrado. O sistema consiste de duas etapas de digestão anaeróbia, um reator em mistura completa e um reator UASB, seguido de uma lagoa de alta taxa onde microalgas desempenham um papel no tratamento do efluente e geração de produtos de valor agregado. O principal intuito é a reutilização de todos os subprodutos gerados no processo de tratamento, valorizando a biomassa microalgal, com foco em seu pré-tratamento e codigestão anaeróbia. Serão desenvolvidas pesquisas de ponta que ainda não foram implementadas em escala experimental com resíduo alimentar, como tecnologias para melhorar a sedimentabilidade das microalgas a partir da recirculação e o uso de pré-tratamento térmico para melhorar a biodegradabilidade da biomassa. A estratégia de processamento é de baixo custo, com a possibilidade de transformar o sistema integrado em autossuficiente ou gerador de energia. Além disso, será utilizada a Plataforma de Metanização de Resíduos Orgânicos (pMethar), um sistema já implementado no campus Pampulha da UFMG, onde ocorre diversas pesquisas científicas, projetos de pós-graduação e estudos em parceria com a Methanum (empresa privada de Engenharia Ambiental) e o INCT ETEs Sustentáveis (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia). 
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Fabiana Magalhães Teixeira Mendes

Ciências da Saúde

Nutrição
  • laboratórios em nanotecnologias – sisnano para o cenano
  • O INT é uma unidade de pesquisa integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e coloca o tema nanotecnologia como portador de futuro, integrando o plano diretor institucional. A nanotecnologia é tema de grande importância para o Instituto Nacional de Tecnologia, que há muito realiza iniciativas buscando consolidar ações na área. Tais ações possibilitaram a criação do centro de caracterização em nanotecnologia para materiais e catálise (CENANO). Os projetos de desenvolvimento e inovação na esfera deste laboratório possuem ação transversal e atendem às demandas estratégicas do país elencando entre seus temas prioritários aplicações na área de saúde, meio ambiente e energia (tradicionais e renováveis). As principais competências do INT em nanotecnologia são síntese, processamento e caracterização de nanopartículas e nanoestruturas. Neste contexto, destacam-se as áreas de Catálise e Processos Químicos (DCAP), Processamento e Caracterização de Materiais (DPCM), Corrosão e Degradação (DCOR) e de Ensaios de Materiais e Produtos (DEMP), que desde 2001 uniram esforços para implantar e consolidar o capital intelectual e a infraestrutura necessários ao desenvolvimento da nanotecnologia no INT. O CENANO visa atender as demandas de diversos setores, como órgãos governamentais, instituições de ensino e empresas privadas e estatais, atuando assim como instrumento de apoio às políticas governamentais e contribui para o avanço tecnológico do país. Além das pesquisas em nanotecnologia, o CENANO também corrobora com estudos (fora da dimensão nano) envolvendo biocombustíveis, ensaios de corrosão, e outros dedicados às demandas dos setores industriais. As principais competências do INT em nanotecnologia são síntese, processamento e caracterização de nanoestruturas. Na área de materiais há projetos relacionados à síntese e modificação química de nanopartículas, nanoencapsulamento de fármacos e suplementos alimentares, processamento de nanocompósitos e nanobiocompósitos poliméricos, desenvolvimento de nanoporosidade em superfícies de titânio, revestimento superficial de titânio com nanohidroxiapatita, síntese de membranas de nanofiltração e biocidas para remoção de microrganismos, entre outros. A área de catálise atua extensivamente no desenvolvimento de catalisadores com estruturas bem definidas em escala nanométrica. Sendo assim, é extremamente importante estudar a superfície dos materiais, a interação eletrônica da superfície e interfaces, morfologia, estrutura e a correlação destas com a reatividade e as modificações ocorridas nos processos de síntese e aplicação das nanoestruturas. Dentro das diversas atividades de pesquisa destacam-se dois temas: (i) Nanotecnologia aplicada à saúde e meio ambiente e (ii) Nanotecnologia aplicada à Energia. Neste escopo, podemos citar de forma resumida alguns projetos em andamento:
  • Instituto Nacional de Tecnologia - RJ - Brasil
  • 18/12/2019-31/12/2023
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Fabiana Oliveira de Araújo Silva

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • mitigação e controle de florações de cianobactérias e fertilização interna em mananciais do semiárido brasileiro
  • A região semiárida brasileira possui milhares de reservatórios destinados ao armazenamento de água destinada a múltiplos usos, principalmente, ao abastecimento humano. A região vem sofrendo com uma seca extrema desde 2012, o que tem agravado ainda mais a qualidade da água desses reservatórios, uma vez que a redução do volume de água leva a concentração de nutrientes aumentando o estado trófico. Associado ao agravamento da eutrofização nesses ambientes, temos a ocorrência de florações de cianobactérias potencialmente produtoras de toxinas, cuja intensidade e frequência vem aumentando nos últimos anos, com registros de cianotoxinas em reservatórios utilizados para a abastecimento humano. O manejo e a recuperação de corpos aquáticos eutrofizados apresenta-se como uma urgência frente ao atual cenário de eutrofização no mundo, principalmente em locais que sofrem com escassez hídrica. Embora a geo-engenharia se apresente como a melhor estratégia para tal, o sucesso da técnica envolve a escolha de produtos efetivos e seguros ao meio ambiente. Um diagnóstico de cada sistema a ser restaurado deve preceder qualquer planejamento de manejo, e aliado a isso, a busca por novos produtos com custos reduzidos deve ser feita apara viabilizar a aplicação de técnica. Diante disso, a proposta deste projeto envolve a análise dos sistemas visando a busca por potencias materiais que possam mitigar os efeitos da eutrofização, baseando-se nos princípios da geo-engenharia como técnica de restauração. Este trabalho terá uma abordagem experimental para a proposição de técnicas de mitigação dos efeitos da eutrofização em reservatórios do semiárido e os resultados deste trabalho fornecerão informações necessárias ao diagnostico atual da qualidade da água, subsidiando assim o planejamento de medidas efetivas e preventivas para promoção dos usos múltiplos e aproveitamento otimizado dos recursos hídricos. As técnicas de mitigação à eutrofização poderão servir de alternativa para o enfrentamento de eventos extremos hidrológicos e climáticos associados às mudanças climáticas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Fabiana Rodrigues Costa Nunes

Ciências Biológicas

Zoologia
  • estudos multidisciplinares da evolução em pterosauria
  • O presente projeto apresenta como linha de pesquisa o estudo evolutivo de Pterosauria sob uma ótica multidisciplinar, integrando, portanto, dados de estudos biomecânicos, anatômicos e filogenéticos para implementar o conhecimento da paleobiologia deste grupo constituído pelos extintos répteis voadores que viveram durante o Mesozóico. Além disto, e com a abertura e ampliação de diferentes frentes de trabalho, objetiva-se a elaboração de respostas a diferentes questões levantadas dentro das áreas abarcadas, possibilitando a formação de diferentes competências e fomentando colaborações interdisciplinares com participantes dos grupos de pesquisas aos quais a proponente está vinculada e demais grupos, inclusive de cunho internacional.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Fabiana Villela da Motta

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • fabricação de nanofibras de go-tio2 por eletrofiação para desenvolvimento de um sistema fotocatalítico solar para degradação de poluentes
  • A tecnologia fotocatalítica solar ganhou enorme atenção para o tratamento de poluentes orgânicos. Apesar do grande número de fotocatalisadores já estudados, ainda se busca encontrar materiais com elevado desempenho, bem como entender melhor o funcionamento dos materiais já bem estabelecidos. O dióxido de titânio (TiO2) vem sendo destaque em diversas pesquisas de interesse ambiental, devido sua alta atividade fotocatalítica, sendo aplicados em fotocatalisadores para purificação de ambiente, uma vez que pode decompor um grande número de poluentes orgânicos e inorgânicos. No entanto, mesmo apresentando essas vantagens a atividade fotocatalítica do TiO2 e outros semicondutores são efetuadas geralmente com o auxílio de irradiação UV artificial ao invés de energia solar. A literatura reporta ainda um pequeno número de estações de tratamento de efluentes que utilizam a foto-oxidação catalítica com aproveitamento de luz solar. Dentro desta temática, muitos esforços se concentram em métodos que possam estender a banda de absorção do TiO2 para a região do visível e, portanto, melhorar a eficiência fotocatalítica do material sob radiação solar. Outra problemática é a imobilização em suportes destes catalisadores para tornar a técnica economicamente viável para o uso em larga escala. De um modo geral, para aumentar esta eficiência tem-se combinado o TiO2 com outros materiais formando compostos nanométricos com alto potencial fotocatalítico, uma vez que atuam por processos superficiais o que leva a propriedades diferenciadas. Neste contexto, no projeto proposto, pretende-se obter nanofibras poliméricas de TiO2-óxido de grafeno (GO) (e outras nanofibras a base de grafeno, tais como ZnO-GO e Ag-GO), pelo método de eletrofiação (electrospinning). Este estudo tem como objetivo de aumentar a eficiência fotocatalítica, utilizando nanofibras de materiais combinados ativados pela luz solar. A inovação do uso destes fotocatalisadores é a otimização de reaproveitamento e reuso, permitindo a utilização em maior escala.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Fabiane Olegário

Ciências Humanas

Educação
  • procedimentos didáticos e a reinvenção de arquivos na docência
  • A presente proposta é decorrente de uma pesquisa vêm sendo desenvolvida, desde 2013, pelo Grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates), cujo objetivo consiste em compreender e problematizar o modo como os espaços escolares e não escolares vêm produzindo práticas educativas e artísticas, em meio aos processos de ensinar e aprender. Para o projeto que se apresenta, busca-se pensar de que modo os professores da Educação Básica de uma das escolas parceiras da Pesquisa, planejam suas aulas, na medida em que, reinventam procedimentos didáticos, a partir dos arquivos - textos e conteúdos existentes. Através do método da transcriação (CAMPOS, 2013; CORAZZA, 2012, 2013) e dos procedimentos de reinvenção transcriadora (CAMPOS, 2013; CORAZZA, 2012, 2013) o presente projeto de pesquisa pretende investigar as práticas pedagógicas de professores da Educação Básica, a fim de compreender como os professores estão lendo e transformando as matérias do arquivo quando produzem uma aula.
  • Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Fabiane Picinin de Castro

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • caracterização físico-química e identificação de compostos voláteis durante a maturação do queijo colonial artesanal do sudoeste do paraná
  • O queijo Colonial é amplamente produzido e consumido no Sudoeste do Paraná, tendo grande importância econômica para a região. Na maioria das vezes, é fabricado com leite cru e comercializado com maturação entre dez e vinte dias. Até o momento, não existem estudos sobre a caracterização físico-química, propriedades físicas, proteólise e perfil de voláteis desse queijo durante a maturação. Dessa forma, é necessário caracterizar o queijo Colonial quanto a esses parâmetros, a fim de gerar embasamento científico para elaboração do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade e processo de Indicação Geográfica desse queijo. Serão coletados queijos de três queijarias da região nos tempos 1, 8, 15, 22, 29, 36, 50 e 64 dias de maturação. A coleta dos queijos será realizada em duas épocas do ano, no verão e no inverno. Os resultados obtidos a partir dessa proposta irão contribuir para o reconhecimento e agregação de valor do queijo Colonial artesanal da região Sudoeste do Paraná.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Fabiane Santana Previtali

Ciências Humanas

Educação
  • educação e trabalho docente na educação básica sob o estado gestor no brasil e em portugal a partir de 2000
  • O projeto de pesquisa “Educação e Trabalho Docente na Educação Básica sob o Estado Gestor no Brasil e em Portugal a Partir de 2000” está em desenvolvimento na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sendo de natureza interdisciplinar, intra-institucional e interinstitucional. Ele consubistancia um conjunto de reflexões e resultados de pesquisas sobre as relações entre o trabalho e a educação no âmbito da reestruturação produtiva do capital realizados pela proponente ao longo dos últimos anos em especial a partir de 2015, quando a proponente passa a ser pesquisadora Produtividade CNPQ –PQ nível 2. a coordenação geral das atividades se dá a partir do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES), do qual está proponente é líder, vinculando-se ao Programa de Pós-Gradução em Educação, na Linha Pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação na qual esta proponente é docente, ao Laboratório de Ensino de Sociologia (LESOC) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais, na Linha de Pesquisa Cultura, Identidades, Educação e Sociabilidade. No plano nacional, o projeto estabelece uma interface com a Universidade de Campinas (UNICAMP) no âmbito do Grupo de Pesquisa “Metamorfoses do Mundo do Trabalho”, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Antunes e com o Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" – HISTEDBR, coordenado pelo Prof. Dr. Demerval Saviani. e prof. Dr. José Claudinei Lombardi. No plano internacional, o projeto vincula-se ao Grupo de Pesquisa “História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais”, coordenado pela Dra. Raquel Varela no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa – IHC/UNL, instituição na qual a proponente realizou o seu pós-doutoramento (período: 2013-2014 com apoio CAPES) e é atualmente investigadora convidada no âmbito do Acordo de Cooperação Científica estabelecido entre o Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED/PPGED) e o Instituto de Ciências Sociais (INCIS/PPGCS), ambos da Universidade Federal de Uberlândia e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa em 2014, sob a coordenação desta proponente pelo lado brasileiro e da Dra. Raquel Varela pelo lado português, com o objetivo desenvolver projetos coletivos de pesquisas sobre as temáticas trabalho e educação numa perspectiva histórica e comparada entre ambos os países. Cabe mencionar ainda as atividades de pesquisa em interface com o ensino e a extensão, envolvendo estudantes dos cursos de licenciatura da UFU, professores/as da Educação Básica Pública de Uberlândia/MG. Para tanto, foi estabelecida uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), através do Centro de Formação de Professores (CEMEPE) e da Secretaria Estadual de Educação (SEE). A educação no Brasil, assim como em Portugal passa por um processo de reestruturação no contexto da mundialização do capital, das políticas neoliberais e das novas práticas de organização e gestão do trabalho docente no âmbito do novo Estado Gestor. Entretanto, as diferentes posições político-econômicas que cada país assume na divisão internacional do trabalho, bem como as suas configurações histórico-sociais e culturais proporcionam particularidades nesse processo. A pesquisa permitirá o conhecimento minucioso e sistemático sobre o objeto da pesquisa, contribuindo para aprofundar o debate acadêmico, bem como para a formação de recursos humanos altamente qualificados. A hipótese central que norteia a pesquisa é a de que tem havido, sob o Estado Gestor, uma ampla reestruturação do trabalho docente no que tange a formação profissional, as qualificações requeridas, os padrões de gestão dessa força de trabalho, o volume e a estrutura do emprego. Essas tendencias afetam qualitativa e quantitativamente o trabalho docente, particularmente os jovens profissionais recem-formados, com significativas implicações na sua subjetividade enquanto sujeito social, bem como nas suas formas de representação coletiva. A metodologia utilizada parte de uma abordagem comparativa de análise na medida em que esta constitui uma forma de conhecimento fundamental, seja para analisar os fatos sociais contingentes, seja para construir categorias analíticas. Muito se recorre às comparações internacionais para confrontar a singularidade das configurações históricas e culturais de cada país. Dessa forma, analisar numa perspectiva comparativa Brasil e Portugal permitirá indagar sobre o sentido social do processo de construção do novo trabalhador docente frente às políticas educacionais, de trabalho e emprego, implementadas pelo Estado Gestor. Os procedimentos e as técnicas de pesquisa que serão utilizados consistem na revisão de literatura, levantamento de banco de dados, análise documental e pesquisa empírica por meio de observações e aplicação de questionários. Para viabilizar o estudo, a pesquisa terá como base empírica escolas selecionadas no estado de Minas Gerais, Brasil e sessões sindicais de professores da rede pública no referido estado e em escolas selecionadas em Lisboa, Portugal. Os questionários, com questões fechadas e abertas, envolvem quatro eixos principais: (a) perfil sócio-econômico do professor recem-formado; (b) organização/gestão do trabalho docente; (c) políticas de avaliação, desempenho e qualificação implementadas pela gestão pública, (d) trans(formações) na subjetividade e (e) formas de resistências coletivas e estratégias sindicais.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022