Projetos de Pesquisa

 

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Vera Lúcia da Silva Valente Gaiesky

Ciências Biológicas

Genética
  • biologia evolutiva de espécies de drosophilidae: múltiplas abordagens
  • A formação em paralelo de Zoólogos e Geneticistas aptos para capazes de interagirem na solução de problemas taxonômicos e evolutivos, (principalmente da enorme e ainda desconhecida fauna de Dípteros brasileiros), tem sido uma meta de nosso laboratório já há várias décadas. Ao longo deste percurso, atuando junto aos Programas de Pós Graduação em Biologia Animal e em Genética e Biologia Molecular da UFRGS e anteriormente no PPG Biodiversidade Animal da UFSM, formamos profissionais altamente qualificados nas duas áreas, e muitos dos egressos seguem interagindo em suas diferentes instituições (UFPe, UFPel, UFSC, UNILA, FURG, UNIPAMPA, UFSM, UNISINOS, FEEVALE, URI), inclusive no exterior. As metodologias usadas para os trabalhos de campo foram semelhantes nos estudos feitos nos Biomas Pampa e Mata Atlântica, em ambientes nativos, transicionais e até urbanos, de forma que os resultados puderam gerar um robusto conjunto de dados, comparáveis com os de outros Biomas, como a Caatinga, por exemplo. No período de realização do presente projeto, finalizaremos as análises moleculares e estatísticas para concluirmos as redações de pelo menos mais cinco artigos dos Doutorandos pelos dois Programas de Pós Graduação que continuam atuando nos subprojetos, como voluntários e como Pós Doutorado Junior do CNPq (seis Doutorados defendidos no período, três Mestrados e três Iniciações Científicas). A importância da formação de pesquisadores capazes de trabalharem em equipes multidisciplinares pode ser atestada em nosso CV Lattes, onde constam muitos estudos de taxonomia, genética e evolução e seus resultados foram publicados e reconhecidos por pesquisadores de ambas as áreas do conhecimento (25 entre 2014 e 2018/I e dois Capítulos de livros). Neste contexto, a atual proposta pretende ampliar as abordagens da nossa linha de pesquisa, lançando mão de novas metodologias e formando pesquisadores de áreas afins, unindo as suas respectivas expertises em prol do conhecimento da riquíssima fauna de Drosophilidae e de suas estratégias adaptativas, através de suas bases genéticas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Lúcia Dias Siqueira

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • polimixina b em enterobactérias multirresistentes: avaliação proteômica e molecular da resistência e ação combinada com novas substâncias derivadas do (-)-canfeno.
  • O aumento de infecções causadas por bactéria multirresistentes, especialmente Enterobacteriaceae resistentes aos carbapenêmicos (ERC), associado à lentidão no desenvolvimento de novos antimicrobianos, levou ao aumento do uso das polimixinas em todo o mundo como uma última opção terapêutica. Entretanto, relatos de isolados resistentes às polimixinas estão em ascensão, sobretudo em algumas espécies de ERC, o que dificulta extremamente o tratamento de pacientes com infecções por estes multirresistentes. Os mecanismos de resistência às polimixinas, embora normalmente associados a modificações da estrutura da membrana externa bacteriana, ainda não estão totalmente definidos. Esperando contribuir para o tratamento e controle de infecções por ERCs resistentes à polimixina o presente estudo tem por objetivo caracterizar os mecanismos de resistência à polimixina B em ERC, sob abordagem molecular e proteômica, bem como avaliar a ação inibitória sinérgica entre polimixina B e tiossemicarbazida ou tiossemicarbazonas derivadas do (-)-canfeno sobre isolados de ERC. Este projeto terá a participação de um grupo de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, preocupados e envolvidos com estudos relacionados à resistência bacteriana e síntese química de novas substâncias com possível ação antibacteriana, empregando metodologias de alto padrão tecnológico e científico. Esta proposta está embasada em resultados preliminares obtidos por este grupo de pesquisadores, que mostraram importante ação inibitória bacteriana de algumas substâncias obtidas sinteticamente a partir do (-)-canfeno. A realização do presente projeto contribuirá para a consolidação do grupo de pesquisa e os resultados obtidos poderão fornecer inclusive importantes descobertas em relação à prováveis alvos, em ERC, para ação antimicrobiana de novas substâncias químicas.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Lucia Gaspar da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • objetos para consumo da escola: o que dizem as exposições universais, os museus pedagógicos e as leis da obrigatoriedade escolar
  • A composição material da escola dedicada à infância têm se afirmado como uma das chaves de leitura para se compreender tanto sua difusão, quanto os diferentes projetos políticos que a envolvem. Já temos acumulado uma significativa produção na área que permite afirmar que, ainda que se tenha difundido uma proposta de escola de caráter comum em itens como organização administrativa, formação de professores e conteúdos curriculares, a operacionalização dos projetos dá-lhes constituição material diferente, particularmente em função do público a que se destina. Neste estudo ajustamos as lentes para focar nos anos finais do século XIX e iniciais do século XX, buscando identificar em acontecimentos deste período, indícios que ajudem a alargar a compreensão sobre a constituição deste nível de escolarização e sua difusão, particularmente no que diz respeito a composição material. Para fazê-lo serão tomadas como balizas: as Exposições Universais deste período nos conteúdos que afetam a escolarização, a organização e composição dos Museus Pedagógicos e as Leis de Obrigatoriedade Escolar. Definidas as balizas que, de certo modo, apoiam uma interpretação sobre a escolarização da infância, optou-se por explorar um conjunto de fontes que, de algum modo a elas se articulam. Serão considerados neste estudo relatórios de educadores brasileiros e estrangeiros que circularam nas Exposições Universais por diferentes vias, Manuais Pedagógicos destinados a preparação e/ou formação de professores para atuarem na escola primária e documentação e estudos que tratem das leis de obrigatoriedade escolar. Com o apoio das fontes e da literatura da área que vem se dedicando ao tema, pretende-se dar certa inteligibilidade aos debates e representações sobre a provisão material da escola. São debates que indiciam não só sobre um modelo de escola mas, também, sobre um ideal de escolarização. A inserção da escola na vida social vem acompanhada de demandas e organiza novos processos. Por um lado a indústria e a urbanização emergentes impõem novos modos de organização social, por outro esta organização reclama certa racionalidade que acaba por também atravessar a constituição da escola. Nesta relação tanto a escola afeta o desenvolvimento tecnológico como é por ele afetada e a presente proposta buscará trabalhar considerando este "duplo movimento".
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Lúcia Gil da Silva Lopes

Ciências da Saúde

Medicina
  • investigação etiológica em casos selecionados de fendas orais sindrômicas
  • A implantação de Bases de Dados é tendência mundial para reconhecimento epidemiológico e seu impacto – individual e coletivo – na prevenção, diagnóstico e tratamento. A Base Brasileira de Anomalias Craniofaciais (BBAC) coleta informações sociodemográficas, genéticas e realiza o seguimento clínico de anomalias craniofaciais, sendo que as fendas orais têm contribuição principal. Este projeto objetiva investigar etiologia de quadros sindrômicos incomuns que apresentam fendas orais como sinal cardinal por meio de Sequenciamento de Nova Geração (Next Generation Sequencing - NGS). Os casos foram selecionados a partir de um conjunto de 2000 indivíduos registrados na BBAC. Cada caso apresenta fenótipo único e esporádico, com suas histórias naturais detalhadas e exames prévios de análise cromossômica em microarranjos (Chromosomal Microarray Analysis - CMA) sem alterações patogênicas; as respectivas revisões de literatura não apontam para diagnóstico específico, sugerindo tratarem-se de novas condições clínicas. A partir de DNA total, será realizado sequenciamento de exoma do propósito, seguido de algoritmo de análise desenvolvido para anomalias craniofaciais pela Universidade de Nijmegen (Holanda), instituição que atuará em cooperação científica neste estudo. A confirmação laboratorial, assim como a investigação de genitores também está prevista. Como resultados científicos, além da formação de recursos humanos para interpretação de NGS com foco em anomalias craniofaciais, prevê-se caracterização clínica e etiológica de novos quadros sindrômicos com fendas orais e respectivas histórias naturais, facilitando o manejo clínico, e o reconhecimento da participação destas entre os quadros existentes na população brasileira. Estes serão parte de dados divulgados pela BBAC e pela Brazilian Initiative on Precision Medicine (BIPMed). Prevê-se, após a investigação laboratorial, a transmissão dos resultados às famílias.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Vera Lúcia Jacob Chaves

Ciências Humanas

Educação
  • financeirização do ensino superior privado no brasil: novas estratégias de inserção do capital estrangeiro
  • Este projeto, com o título “Financeirização do ensino superior privado-mercantil no Brasil: novas estratégias de inserção do capital estrangeiro” dá continuidade a pesquisa que está sendo concluída sobre as implicações para a educação superior brasileira da nova estrutura do setor privado-mercantil no contexto da concentração de capital, de sua oligopolização e de financeirização do setor, com ampliação e aprofundamento dos dados, em função dos resultados alcançados e da identificação de outras formas de inserção do capital estrangeiro na educação superior brasileira. O objetivo central é o de investigar as implicações da inserção de empresas estrangeiras com fundos de capital aberto, como a Laureate Education e a Wyden Educacional (ex-DeVry), na desnacionalização educação superior brasileira. Pretende-se analisar a forma de inserção dessas empresas na educação superior do país, as fontes de financiamento utilizadas, a atuação na oferta de cursos de graduação a distância, o modelo de gestão adotado e as implicações para o trabalho docente. Metodologicamente far-se-á uso de dados quantitativos e qualitativos conforme cada etapa de desenvolvimento da pesquisa.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022