Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Simoni Tormohlen Gehlen

Ciências Humanas

Educação
  • contribuições de paulo freire para a educação em ciências na bahia e alagoas
  • Objetiva-se investigar de que forma pesquisadores da América Latina, da área de Educação em Ciências, têm explorado pressupostos freireanos na organização de programas curriculares e na formação de professores de Ciências. De posse dessas informações, também se busca investigar limites e possibilidades da elaboração e desenvolvimento de processos formativos de professores da Educação Básica e o processo de inserção desses pressupostos em cursos de Licenciatura em Física e Pedagogia. Metodologicamente, a pesquisa compreende três etapas: i) levantamento de pesquisas em Educação em Ciências que tem como foco a abordagem do referencial freireano, realizadas em países da América Latina, e publicadas em periódicos nacionais e internacionais; ii) elaboração de processos formativos de professores de Ciências em parceria com Secretarias Municipais de Educação e escolas da Educação Básica, na região sul da Bahia; ii) implementação de algumas atividades didático-pedagógicas em cursos de Licenciatura em Física na UFRB e na UESC e Licenciatura em Pedagogia na UFAL. Como instrumentos para obtenção de informações serão utilizadas entrevistas com pesquisadores latino-americanos identificados por meio do levantamento e, no contexto do processo de formação continuada e inicial de professores, diário com registros das reuniões, videogravações das reuniões, produções dos professores e licenciandos, e narrativas, as quais serão analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, espera-se compreender como a pesquisa em Educação em Ciências, realizada na América Latina, tem incorporado elementos do referencial freireano na organização curricular e na formação de professores. Além disso, busca-se compreender limites e possibilidades de processos de formação inicial e continuada de professores estruturados com base na Investigação Temática, tendo como referência as ideias de Paulo Freire, bem como contribuir com a aproximação entre Universidade-Escola, por meio da elaboração e desenvolvimento de Temas Geradores na Educação Básica.
  • Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022