Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Carlos Roberto Hall Barbosa

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • projeto e desenvolvimento de sistema de colheita de energia baseado em pvdf para aplicação em vants
  • Esta proposta visa projetar e desenvolver um sistema de colheita de energia (Energy Harvesting) baseado em Fluoreto de Polivinilideno (PVDF), para aplicação em Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). Historicamente, a colheita/captação de energia é uma prática que existe desde a invenção do moinho de vento, da vela e da roda d'água, sendo basicamente composta por diferentes maneiras de converter energia de fontes ambientais, como solar, eólica e das marés, em energia elétrica. O PVDF é um polímero de baixa densidade, boa resistência mecânica e elevada capacidade térmica de operação permanente (cerca de 140 °C), sendo utilizado em diversas aplicações estruturais, principalmente na indústria do petróleo. Apresenta comportamento piezoelétrico na forma de filmes finos, disponíveis comercialmente para aplicação como sensores e na forma de tarugos ou placas. Quanto aos VANTs, apesar de já estarem consolidados no mercado para diversas aplicações, a dependência de baterias elétricas como única fonte de alimentação compromete significativamente o potencial de aplicação desta tecnologia em tarefas que requeiram longos tempos de voo, como missões de mapeamento e localização de longa duração, dada a baixa autonomia de voo propiciada pelas mesmas – normalmente da ordem de algumas dezenas de minutos. Baterias avançadas, motores de combustão interna e, mais recentemente, células fotovoltaicas, representam exemplos alternativos de tecnologias de alimentação, mas que ainda apresentam inconvenientes à efetiva ampliação do tempo de voo da aeronave. Assim, este projeto visa à aplicação do PVDF como componente estrutural, em substituição a outros materiais atualmente empregados, como fibra de carbono, de modo a não acrescentar massa à estrutura, e na forma de filmes finos, como fonte complementar de energia elétrica, colhida a partir da vibração causada pelos motores elétricos do VANT e pelas fortes acelerações presentes na operação destas aeronaves.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Carlos Triveño Rios

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de revestimentos compósitos de ligas de alta entropia do sistema fecocrni com óxido de grafeno por eletrodeposição e caracterização de seu comportamento de corrosão e desgaste
  • O desenvolvimento de ligas de alta entropia – LAEs - (materiais multicomponentes baseados na mistura equimolar ou quase-equimolar de cinco ou mais elementos) vem ganhando destaque na comunidade científica devido à possibilidade da obtenção de materiais com propriedades mecânicas aprimoradas em relação às ligas metálicas convencionais. Do ponto de vista de aplicações práticas, revestimentos à base destes materiais são atrativos para diminuir o custo de obtenção em relação a ligas metálicas maciças. Neste cenário o processo de eletrodeposição desempenha um papel de destaque devido à possibilidade de produção em larga escala a um custo relativamente baixo quando comparado a outros métodos de deposição. Óxido de grafeno, GO, pode ser incorporada às LAEs para formar revestimentos compósitos com comportamento de corrosão e desgaste aprimorado. Na literatura ainda há poucos relatos sobre revestimentos de ligas de alta entropia obtidos por eletrodeposição sobre materiais metálicos convencionais. O objetivo do projeto aqui apresentado é desenvolver revestimentos compósitos de ligas de alta entropia/óxido de grafeno por eletrodeposição sobre um aço baixo carbono. Será utilizado como base o sistema FeCoCrNi e outras ligas FeCoNiCrX (X = Al, Mn, Cu e Mo). O comportamento de corrosão e desgaste dos revestimentos será avaliado por técnicas eletroquímicas (espectroscopia de impedância eletroquímica e polarização potenciodinâmica) e ensaios de deslizamento linear alternado, respectivamente. Os revestimentos serão caracterizados quanto à sua estrutura cristalina, microestrutura, rugosidade superficial e espessura de camada. A correlação entre parâmetros do processo de eletrodeposição sobre o comportamento de corrosão e desgaste será investigada.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 29/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Carlos Vinícius Gomes Costa Lima

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • uma abordagem teórica e aplicada a problemas combinatórios em redes sociais
  • A internet facilitou a conexão entre indivíduos, levando ao surgimento de novas comunidades em ambientes virtuais. Nesse contexto, a detecção de comunidades e a disseminação de informação entre elas são de interesse nas áreas de computação, biologia e sociologia, já que a formação e disseminação de opiniões tem impactos em questões importantes como, por exemplo, em eleições. Faremos um estudo exploratório sobre a formação e disseminação de informações e também a identificação de comunidades que compartilham da mesma opinião para conseguir um melhor entendimento sobre algumas perguntas relacionadas aos processos de formação e disseminação de opinião, como Por que determinados grupos são mais eficazes no convencimento da opinião pública? Três problemas serão abordados no projeto: (1) Um processo reversível sobre um grafo é aquele onde cada vértice possui um entre dois estados, mudando se existir uma quantidade de vizinhos com estado oposto. Estudaremos parâmetros relacionados, como o número máximo de passos até repetir uma certa configuração. (2) No contexto de agrupamento, a detecção de comunidades tenta encontrar comunidades já existentes e outras que possam estar começando a emergir. Estudaremos o problema de detecção de comunidades sob uma nova perspectiva utilizando conceitos da Teoria dos Jogos. (3) O uso de técnicas de programação linear inteira para geração de modelos matemáticos que possam solucionar o Problema de Minimização de Custo de Propagação de Influência em Redes Sociais que consiste em encontrar um conjunto de indivíduos que influenciam um certo número de usuários com custo mínimo para contratá-los. O problema 1 será trabalhado de forma teórica, onde estudaremos propriedades dos grafos e processos que modelam a rede, além da complexidade computacional do mesmo. Os problemas 1, 2 e 3, serão trabalhados no viés prático, criando-se e implementando-se algoritmos para suas resoluções.
  • Universidade Federal do Cariri - CE - Brasil
  • 29/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Carmem Beatriz Neufeld

Ciências Humanas

Psicologia
  • atendimento psicológico on-line para prevenção e tratamento em saúde mental no brasil
  • No Brasil fica evidente a dificuldade de acesso da população à serviços de saúde mental, enfrentando-se dificuldades como estigma em relação ao tratamento, custo (em casos de atendimento privado) e distância geográfica de serviços de saúde. Assim, as intervenções on-line têm conquistado espaço importante no mundo todo, por demonstrar eficácia para um grande número de problemas. Esse tipo de intervenção é interessante pelo seu baixo custo e amplo poder de acesso (por questões geográficas), respeitando as necessidades e privacidade dos participantes. Assim, o objetivo deste projeto é criar e validar intervenções psicológicas via internet para prevenir e tratar sintomas como ansiedade, depressão e estresse. A presente proposta será dividida em 3 projetos:1) Revisão sistemática sobre intervenções via internet para ansiedade, estresse e depressão; 2) Elaboração e avaliação de diferentes intervenções psicológicas on-line: Atendimento psicológico individual on-line; Atendimento psicológico em grupo on-line; Programa assíncrono - via construção de site e aplicativo; Programa de treinamento de Terapeutas on-line; Programa de treinamento para Supervisão on-line; 3) Avaliação da Relação Terapêutica em atendimentos psicológicos on-line. A pandemia da COVID-19 dessensibilizou as pessoas para o uso de serviços de assistência on-line, mas a maioria dos estudos está concentrada no exterior, sendo bastante escassa a produção no Brasil. Diante disso, faz-se necessário ampliar o conhecimento sobre intervenções on-line no Brasil, para assim respeitar-se todas as necessidades culturais específicas e implementar serviços em saúde pautados em inovação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 03/05/2022-31/05/2025
Foto de perfil

Carmem Zeli de Vargas Gil

Ciências Humanas

Educação
  • criação e autoria: materiais didáticos de história
  • O projeto tem por objetivo criar e analisar materiais didáticos com professores/as de História da Educação Básica e com estudantes de História no âmbito de disciplinas de formação de professores. Os conceitos que estruturam o projeto são: autoria, historicidade e cidadania digital, promovendo a pesquisa e a produção/criação, a partir de narrativas silenciadas na história, da educação como prática da liberdade e mediação cultural; a docência como ato político e o ensino de História como um campo de ação poética que pensa o presente-passado, olhando para o futuro.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025