Projetos de Pesquisa

 

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Alice Maria Costa Martins

Ciências da Saúde

Farmácia
  • estudo do potencial antichagásico de análogos e fragmentos das dinoponeratoxinas
  • As substâncias bioativas derivadas de produtos animais apresentam potencial aplicação em biotecnologia e podem servir de modelos para serem utilizadas como drogas na terapêutica. Previamente, demonstramos o efeito tripanocida do veneno da Dinoponera quadriceps e identificamos no transcriptoma da glândula de veneno, as dinoponeratoxinas (DNTXs), componente majoritário. Recentemente, estudamos o efeito das DNTXs em cepa y de Trypanosoma cruzi e demonstramos que efeito do veneno total foi parcialmente atribuído a duas destas DNTXs (Dq-2561 e Dq-3348). A Dq-2561 atendeu aos critérios estabelecidos pela OMS para um candidato antichagásico (CI50<1µg/mL; IS>50), mas apresentou mecanismo de morte celular que pode promover toxicidade ao organismo e a Dq-3348 apresentou um mecanismo de ação apoptótico, sendo considerado ideal para quimioterápicos, mais seletividade menor. A abordagem proposta no presente projeto é dar continuidade ao estudo, buscando moléculas mais seletiva e menos tóxicas que o benzonidazol para o tratamento da doença de Chagas. Assim, o projeto propõe-se estudar o potencial antichagásico de peptídeos análogos de dinoponeratoxinas, e subsequentemente identificar inibidores seletivos de enzimas dos tripanossomatídeos, importantes como alvos terapêuticos. Vale salientar, que a doença de Chagas permanece sendo um problema de saúde pública e as drogas disponíveis usadas no tratamento mostram efeitos colaterais importantes. Para os ensaios, serão realizadas análises racionais destas duas DNTXs e serão feitas modificações nas moléculas, fragmentando-as ou substituindo aminoácidos para melhorar o efeito e a seletividade. Em seguida serão sintetizadas em fase sólida por técnica de Fmoc as que foram consideradas promissoras em análises computacionais. Os testes do efeito tripanocida serão realizados primeiramente in vitro onde os análogos ou fragmentos das DNTXs serão solubilizadas em diferentes concentrações e adicionadas à cultura das formas tripomastigotas (obtidas através de infecção de células LLCMK2 e cultivadas em meio DMEM, a 37ºC e 5% de CO2) e avaliadas através de contagem em câmara de Neubauer após 24 horas de incubação. A toxicidade em células hospedeiras LLCMK2 será avaliada através de ensaios de MTT. Os peptídeos que atenderem aos critérios da OMS serão selecionados e avaliados em formas epimastigotas (cultivados em meio LIT, a 28ºC) em períodos de 24, 48 e 72 horas através de contagem em câmara de Neubauer. Os valores de CI50 e CL50 serão determinadas por regressão não linear com intervalo de confiança 95%. Para as formas amastigota, as células LLCMK2 serão infectadas e tratadas com peptídeos selecionados, 24 e 48 horas, e o número de amastigotas/100céls será determinado utilizando microscópio óptico. A atividade anti-amastigota será expressa como: %AA = [1- (nº amast/100céls) tratadas/ (nº amast/100 céls) controle] x 100. As alterações ultraestruturais serão analisadas por microscopia eletrônica e os efeitos dos peptídeos selecionados sobre a integridade da membrana plasmática e mitocôndria do parasito, através citometria de fluxo. Será também verificado o efeito destes peptídeos sobre a atividade de enzimas da via glicolítica dos tripanossomatídeos, bem como a possível interação com enzimas, alvos terapêuticos, por modelagem molecular. Na avaliação dos efeitos in vivo será feito o estudo toxicológico em dose única e em doses repetidas e posteriormente será determinado o potencial tripanocida. Este projeto será submetido à apreciação do Comitê de Etica em Pesquisa com Animais da Universidade Federal do Ceará. Os resultados serão expressos em média ± E.P.M e analisados utilizando ANOVA com Dunett’s post-test no programa GraphPad Prism 5.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Alice Marlene Grimm

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • variabilidade climática e previsão subssazonal a sazonal na américa do sul
  • Esta proposta busca contribuir ao aperfeiçoamento e à disseminação do uso da previsão subssazonal a sazonal (SaS) na América do Sul, em vista de seus enormes potenciais benefícios: salvar vidas, proteger propriedades, aumentar a vitalidade econômica, proteger o meio ambiente e informar políticas públicas. As estratégias para buscar esse objetivo maior incluem, entre outras, os seguintes objetivos gerais de pesquisa, contemplados nesta proposta: a) Identificação e caracterização de fontes de previsibilidade nas escalas SaS, incluindo a previsibilidade de eventos extremos, focalizando modos naturais de variabilidade climática e processos relativamente lentos de fronteira, além de suas interações; b) Avaliação de previsões SaS, incluindo previsão de eventos extremos; testes de sistema SaS de previsão. Enquanto a primeira categoria de atividades envolve principalmente pesquisa básica sobre padrões de variabilidade em várias escalas de tempo, seus mecanismos, interações, impactos, teleconexões e previsibilidade, a segunda inclui verificação de modelos e pesquisa aplicada, utilizando um grande volume de dados de previsões retrospectivas do projeto internacional S2S (Subseasonal to Seasonal Prediction).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Alice Melo Ribeiro

Ciências Humanas

Educação
  • laboratórios remotos como ferramentas para a pesquisa e o ensino à distância
  • O projeto tem como objetivo desenvolver e disponibilizar laboratórios controlados a distância por usuários conectados à Internet, favorecendo o compartilhamento do mesmo ambiente dos usuários presenciais. Os laboratórios, ou módulos experimentais, serão construídos privilegiando-se o uso de material de baixo custo, com hardware aberto, e programas livres e abertos. Haverá módulos experimentais com estrutura específica (configurações) para a realização de experimentos voltados para o currículo do ensino médio e para o ensino superior nas áreas de Biologia e Química. Os módulos experimentais serão constituídos por três grupos de componentes: 1) os dedicados à medição e à atuação no âmbito da configuração específica, 2) os dedicados ao controle robótico reservado à webcam e 3) os dedicados ao processamento e tráfego dos dados. As configurações iniciais dos laboratórios viabilizarão experimentos de “Titulação ácido/base” e “Espectrofotometria”. A estrutura de comunicação também privilegiará o uso de programas livres e abertos. A utilização dos módulos remotos se dará, ressalta-se, preferencialmente no mesmo ambiente e nos mesmos períodos ocupados por alunos do ensino presencial, para que se exemplifique o compartilhamento, em igualdade de condições, da estrutura universitária entre as estratégias presencial e a distância. Tal previsão moldará o desenho do próprio módulo remoto e dos sistemas de comunicação para favorecer a inserção do aluno a distância no grupo do ensino presencial.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Alice Ribeiro Casimiro Lopes

Ciências Humanas

Educação
  • políticas de currículo numa perspectiva discursiva
  • Focalizo a compreensão da política de currículo em um enfoque pós-fundacional, operando com a dessedimentação dos discursos que tentam fundamentar representações de currículo. Noções como currículo de qualidade, sujeito educado, boa escola, bom ensino, conhecimento legitimado e currículo para o futuro, dentre outras enunciações discursivas que norteiam os sentidos da política, serão investigadas. O ato de dessedimentar implica expressar a contingência que tende a ser apagada na busca pelos fechamentos impossíveis, apostar na reativação e expressar a ausência de fundamentos. Sugere a importância da disseminação de sentidos como forma de romper com a estrutura que tenta estabilizar modos de ler/traduzir. Ao enfrentar esse debate teórico, procuro aprofundar as noções de estrutura descentrada, sujeito da falta e da identificação, antagonismo e deslocamento, tradução e demanda curricular com as quais defendo ser possível conceber os projetos curriculares como articulações discursivas (Laclau), projetos enunciados sempre a partir de uma negociação com os muitos outros. Serão particularmente investigadas nesta pesquisa as atuais políticas de educação básica, destacando aquelas dirigidas para o ensino médio. Este nível de ensino, por ter o caráter de terminalidade, é construído fortemente pelo projeto de formação do sujeito educado (sujeito para o mundo em mudança, sujeito emancipado, cidadão, profissional e tantos outros discursos associados ao projeto social da educação). Como material empírico, priorizo documentos curriculares com assinatura do MEC e produzidos por consultores oficialmente convidados, sejam as produções acadêmicas que apresentam orientações curriculares/teorias/proposições para as políticas.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021